quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Questões de Estrutura e Dinâmica da População - VIII

Questão 80)

O crescimento da população mundial vem sendo, há muito tempo, objeto de preocupação de especialistas.

Leia atentamente as reportagens e observe o gráfico a seguir.

Reportagem 1: A primeira coisa que Shi Youxun, cinco anos, faz ao chegar em casa do jardim de infância é ligar o computador [...] Ele escolhe entre dezenas de programas que o ensinam sobre ciência, testam seus conhecimentos de matemática [...] “Nós queremos que ele aprenda duas ou três línguas e, no futuro, iniciaremos o menino na música e na arte.”, revela seu avô [...] com quem o menino fica para que os pais possam trabalhar. Com seus quatro avós e dois pais para cuidar dele [...] Shi Youxun é o membro do que ficou conhecido como família “uma boca, seis-bolsos”, um resultado da política do filho único iniciada 24 anos atrás. O primeiro grupo de filhos únicos, especialmente os meninos, ficou conhecido como “pequenos imperadores” por causa da atenção e luxos despejados sobre ele.

China Daily, 05 nov. 2003.

Reportagem 2: O governo de Xangai, China, está orientando casais formados por homens e mulheres que são filhos únicos a terem dois filhos [...] É a primeira vez em décadas que autoridades estimulam o nascimento de bebês, desde que a política do filho único foi implantada, no fim dos anos 1970 [...] Dados divulgados pela agência estatal [...] indicam que as famílias com apenas um filho representam 97% do total da cidade de 19 milhões de habitantes...

Jornal do Brasil, 24 jul. 2009

China - taxa média de crescimento demográfico (%)

clip_image002

Disponível em: http://esa.un.org/unup

Contando atualmente com cerca de 1,3 bilhões de habitantes, a China se revela como um interessante exemplo das tendências demográficas mundiais.

a) Com referência à reportagem 1 e aos dados apresentados no gráfico, justifique a adoção da política do filho único, na China, no final da década de 1970.

b) Apresente duas preocupações econômicas do governo chinês para a mudança na política populacional apresentada na reportagem 2.

Gab:

a) A política do filho único adotada pelo governo chinês, em 1978, reflete uma ação de controle de natalidade, cujo principal objetivo era reduzir as taxas de crescimento demográfico da população chinesa, evitando seus efeitos como, por exemplo, gastos públicos com saúde, transporte, educação, habitação, prestação de serviços básicos, etc.

b) A redução das taxas de crescimento vegetativo, apresentada no gráfico, revela que a população chinesa está seguindo a tendência mundial registrada há décadas nos países mais desenvolvidos, expressando a transição demográfica, em que há a passagem da caracterização de um país tipicamente jovem para um país que registra um processo de envelhecimento da população. Como possíveis conseqüências para essa alteração, podem ser citados os problemas relativos à escassez de mão de obra no futuro e a crescente pressão sobre os sistemas de saúde e previdência.

Questão 81)

NOVOS SENTIDOS DO TRABALHO

Ruptura profunda de valores dominantes até a crise intensifica debate sobre emprego.

“O que significa trabalhar? A crise econômica, deflagrada em setembro de 2008, trouxe uma série de matizes às possíveis respostas desta pergunta, aparentemente simples. São sucessivos colapsos – o mais recente revés foi a concordata da General Motors esta semana – que estão elevando o desemprego a níveis inéditos. Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), 14 milhões de pessoas perderam o emprego em 2008 e há estimativas de que, no fim deste ano, haja 50 milhões desempregados a mais que em 2007.”

(Bertol, Rachel. O Globo. Prosa e Verso, Sábado, 6 de junho de 2009)

Diante deste quadro de depressão, identificando as características da história do trabalho, assinale a afirmativa correta.

a) O modelo de grandes organizações e multiespecialização dos funcionários se consolida no trabalho do pós-Guerra, onde abre-se espaço para a realização pessoal no processo produtivo. Por outro lado, as pessoas são mais exigidas.

b) No trabalho do Renascimento os servos eram responsáveis por produzir tudo o que a sociedade consumia, de alimentos a utensílios e armas. O protestantismo, de acordo com os valores da burguesia nascente, legitima o comércio como paraíso.

c) Com a criação das máquinas, no trabalho da Revolução Industrial, um número cada vez maior de trabalhadores era necessário para fabricar produtos industrializados. A força de trabalho, abundante e barata, sofria com as longas jornadas de trabalho repetitivo.

d) Na era digital o trabalho mecânico é cada vez mais valorizado junto às tarefas mais complexas, que exigem criatividade e emoção, levando em conta o bom ambiente do trabalho e a satisfação pessoal. Ocorre a entrada em massa das mulheres no trabalho.

e) Com o trabalho na Idade Média inicia-se uma valorização do homem, onde seus atos mundanos, inclusive o trabalho, passam a ser bem vistos. A religião também tem um impacto sobre a visão do trabalho, com o clero se dedicando à teologia.

Gab: C

Questão 82)

Os gráficos abaixo apresentam a média de gastos mensais dos franceses com diferentes itens do orçamento doméstico em 1950 e em 1973.

clip_image004 clip_image006

VINCENT ADOUMIÉ Histoire et Géographie. 3e. Paris: Hachette, 2004.

As mudanças observadas na distribuição dos percentuais das despesas domésticas, no período analisado, estão associadas ao seguinte processo histórico ocorrido nos países desenvolvidos:

a) elevação do custo de vida da classe trabalhadora, relacionada à crise do petróleo

b) desestruturação dos serviços públicos, ligada à ascensão de partidos políticos liberais

c) consolidação da sociedade de consumo de massa, vinculada à afirmação do modelo produtivo fordista

d) diminuição do poder de compra da população, articulada à depressão econômica do período keynesiano

Gab: C

Questão 83)

Assinale as alternativas que apresentam apenas áreas ecúmenas do planeta.

01. Noroeste da Europa, deserto australiano, planície siberiana e Antártida.

02. Zona da Mata Nordestina, vale do Pó, planalto paulista e planície platina.

04. Montanhas Rochosas, vale do Mekong, floresta Amazônica e norte da Itália.

08. Europa Central, deserto do Saara, Ásia das Monções e planalto do Tibete.

16. Planície gaúcha, delta do Nilo, nordeste dos Estados Unidos e vale do Mississipi.

Gab: 18

Questão 84)

As proposições abaixo tratam das migrações e do papel do Estado no processo no mundo globalizado.

I. Até a década de 1970, muitos governos dos países desenvolvidos estimularam as migrações objetivando mão-de-obra qualificada. No final da década de 1990, esses mesmos governos começaram a restringir a imigração, temendo a concorrência com a mão-de-obra local. Os Estados Unidos instituíram a obrigatoriedade do Green Card (documento que autoriza a permanência no país).

II. Com a globalização da economia, os países de economia desenvolvida têm requisitado trabalhadores especializados em países periféricos, num movimento conhecido como “fuga de cérebros”.

III. Parte da população migrante em alguns países tem sido vítima de intolerância e xenofobia, exercidas por grupos que hostilizam, negam e excluem sua cultura, contribuindo para conflitos,mortes e destruição.

IV. As políticas que negam a liberdade cultural estão tendo cada vez menos aceitação. Muitos governos têm-se conscientizado da necessidade do multipluralismo, da tolerância e do entendimento cultural.

Estão corretas

a) apenas as proposições I e II

b) apenas as proposições II e III

c) todas as proposições

d) apenas as proposições III e IV

e) apenas as proposições I e III

Gab: C

Questão 85)

Considerando que, desde os tempos mais remotos, as populações deslocam-se de um lugar para outro, num constante processo migratório, assinale o que for correto.

01. A mais expressiva migração que ocorreu da Europa para a América foi ao longo de todo o século XIX e dos primeiros anos do século XX e teve como motivadores o estado de miséria da população europeia e a política de estímulo à imigração adotada pelos Estados Unidos.

02. Nos últimos anos do século XX, o deslocamento populacional mais expressivo foi em direção à China, tendo como causa política a abertura do regime comunista e, como causa econômica, o fortalecimento industrial chinês e a consequente geração de emprego.

04. Os movimentos migratórios intercontinentais ocorridos no século XVI tinham a finalidade de colonizar e explorar novas terras e se desenvolveram no contexto do colonialismo europeu, marcado pelos grandes descobrimentos.

08. No Brasil, entre o final do século XIX e o início do século XX, o processo migratório interno esteve direcionado à ocupação das terras da região amazônica, na nova frente agrícola aberta para o avanço das lavouras de soja e de trigo.

16. Guerras e conflitos internos, muitas vezes, ocasionam deslocamentos populacionais. Nos últimos tempos, o mais intenso deslocamento é o de judeus, que fogem em direção à Palestina, em função da Guerra do Oriente Médio.

Gab: 05

Questão 86)

Observe as imagens abaixo.

clip_image008

MALI, família Natomo

Cada habitante do Mali, na África Ocidental, gasta em média US$ 616 anualmente com as despesas domésticas.

clip_image010

JAPÃO, família Kita

US$ 15 342 são destinados anualmente a despesas domésticas por habitante no Japão.

O ESTADO do planeta 2010. Dossiê Terra.

National Geographic Brasil,

São Paulo, 2009. p. 52

Como essa realidade econômica interfere na estrutura demográfica desses países?

Gab:

No Mali, o baixo poder aquisitivo impede que grande parte da população consiga satisfazer suas necessidades básicas de saúde, alimentação, educação, saneamento, informação, e outras. Isso acarreta maiores taxas de mortalidade, baixa expectativa de vida, falta de planejamento familiar. Diferentemente do Japão, que por sua população ter maior poder aquisitivo, tem maior expectativa de vida, menores taxas de natalidade e mortalidade,

A banca considerará tanto as respostas que afirmarem ser a pobreza (baixo poder aquisitivo) conseqüência do crescimento populacional como as resposta que destacarem a ineficiência ou incapacidade do estado em proporcionar melhor distribuição de renda.

Questão 87)

Um dos principais traços da dinâmica demográfica mundial é a migração internacional, que recria conflitos espaciais de diferentes ordens. Esse tipo de migração é explicado

a) pela incorporação de valores ocidentais no Oriente e de valores orientais no Ocidente, diminuindo as fronteiras simbólicas.

b) pela facilidade do fluxo de trabalhadores condicionados pelos novos meios de comunicação e transportes.

c) pela aprendizagem de idiomas dos países ricos como forma de incorporação às novas demandas da indústria.

d) pelo livre acesso dos indivíduos no interior dos países signatários de acordos de livre comércio e cooperação.

e) pelo aumento global do desemprego, que gera miséria nas nações de baixo índice de desenvolvimento humano.

Gab: E

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis