quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Questões de Estrutura e Dinâmica da População - XXI

Questão 287)

De acordo com estatísticas acerca da população mundial, haverá mais gente vivendo em cidades do que no campo, em 2007, pela primeira vez na história. A urbanização é um processo que ocorre de maneira desigual no mundo, por ser dependente das condições econômicas dos países.

A respeito da urbanização nos países desenvolvidos ou centrais, é correto afirmar que

a) essa urbanização provocou uma drástica redução da migração do campo para a cidade, e a tendência é que haja uma estabilização das taxas de urbanização em torno de índices muito elevados.

b) essa urbanização, por ter sido um processo extremamente rápido, não esteve integrada com a área rural. Esse fato fez com que as cidades não acompanhassem as migrações, produzindo espaços sem os equipamentos adequados.

c) as taxas de crescimento da urbanização ainda se mantêm em um patamar elevado na maior parte da Europa Ocidental, na América Anglo-Saxônica e no Japão. Isso pode ser evidenciado na excelente qualidade de vida experimentada pela população urbana nesses locais.

d) o crescimento nas cidades desses países ainda é muito grande. Deve-se considerar que o processo de crescimento vegetativo também é elevado nessas localidades.

e) o rápido processo de urbanização provocou o fenômeno da “macrocefalia urbana”, produzindo cidades totalmente desprovidas de planejamento urbano, infra-estrutura e equipamentos.

f) I.R.

Gab: A

Questão 288)

GRANDE SALVADOR É MAIS DESIGUAL QUE BRASIL – Morador da localidade mais rica da Região Metropolitana de Salvador recebe 25 vezes o que ganha habitante da porção mais pobre (...)

GRANDE SALVADOR TEM IDH DE EUROPA E ÁFRICA – Dados do Índice de Desenvolvimento Humano desmembrados por bairros ou grupo de bairros, explicitam desigualdade social da região.

(www.pnud.org.br)

DADOS DO IDH – 2004

clip_image002

*Região Metropolitana de Salvador (PNUD, 2004)

Com base no exposto, aponte a alternativa que contém a explicação correta.

a) A realidade de países africanos e do Nordeste brasileiro é similar, ou seja, apresenta muita desigualdade interna. Já nos EUA não existe pobreza e, portanto, a sociedade é igualitária.

b) Essa realidade retrata o processo de desenvolvimento desigual e combinado, que ocorre em grande parte do território nacional, e que afeta também parcelas da população nos diversos lugares do mundo, as quais estão sendo excluídas dos benefícios do progresso e do dinamismo econômico.

c) No Brasil, essas diferenças de renda ocorrem nas regiões Norte e Nordeste, o que não se dá, por exemplo, com a região Sul, que é um território homogêneo.

d) A localização geográfica é um fator de restrição ao desenvolvimento. Salvador, por ser cidade litorânea, suas praias são áreas exclusivas dos turistas e dos moradores mais ricos, enquanto que as zonas interiores são ocupadas pelos pobres.

e) O desenvolvimento desigual ocorre apenas nos países periféricos do mundo globalizado; em contrapartida, nos países desenvolvidos, o que ocorre é uma generalização da riqueza.

Gab: B

Questão 289)

As enfermidades infecciosas são responsáveis por doenças em diversas partes do mundo e constituem aspectos negativos da política de saúde pública, pois inexiste em alguns países uma política de prevenção adequada para erradicar esses agravos.

Com base no exposto, assinale a alternativa que retrate de forma correta a situação dessa problemática.

a) No Brasil, especificamente no estado do Amazonas, os assentamentos mineiros têm contribuído para o aumento de casos de esquistossomose.

b) Na Indonésia, o número de ocorrências de esquistossomose, provocado pelo intenso desmatamento, aumentou significativamente nos últimos anos.

c) O número de pessoas com acesso à água potável triplicou em países da África e na Índia, porém, não o suficiente para reduzir os riscos de diarréias.

d) A transição econômica tem afetado os serviços de saúde e contribuído para o reaparecimento da difteria (tifo) na Rússia e na Europa Oriental.

e) As usinas hidrelétricas na China, Egito, Gana e Israel têm provocado um aumento de casos de malária.

Gab: D

Questão 290)

Leia o texto abaixo e responda:

CAI NÚMERO DE BRANCOS NAS MAIORES CIDADES AMERICANAS

Eles são maioria só em 52 das 100 maiores cidades, enquanto em 1990 eram em 70.

ERIC SCHMITT The New York Times WASHINGTON.

Pela primeira vez, em quase metade das cem maiores cidades dos Estados Unidos há mais negros, hispânicos, asiáticos e outras minorias do que brancos, segundo análise dos números do último censo. Enquanto a população das cidades que apresentaram o crescimento mais rápido do país, como Las Vegas e Phoenix, aumentou em todas as raças e etnias, a grande maioria das cidades americanas - 71 entre as 100 maiores - perdeu habitantes brancos. Como resultado, brancos não-hispânicos são agora minoria no total da população dos cem maiores centros urbanos do país.

Enquanto os brancos deixavam muitos núcleos urbanos para ir morar nos bairros afastados ou além deles, as maiores cidades americanas ganharam 3,8 milhões de habitantes hispânicos, o que representa um aumento de 43% em relação a uma década atrás. A combinação de fuga dos brancos dos centros urbanos e do influxo de hispânicos, em particular, evidencia até que ponto a imigração e as altas taxas de natalidade entre os nascidos no exterior estão modificando o caráter das cidades, fomentando um renascimento em alguns centros urbanos e obrigando os líderes civis a tomar decisões difíceis sobre como lidar com uma coletividade em rápido processo de mudança. “Isso mostra a volatilidade e a complexidade das mudanças nos Estados Unidos hoje em dia”, disse Bruce Katz, diretor do Centro de Política Urbana e Metropolitana da Brookings Institution daqui. “Quem fica e quem deixa as cidades têm enormes implicações econômicas para a força fiscal, vitalidade econômica e influência política das cidades.” Muitas dessas descobertas estão contidas em uma análise preliminar elaborada pelo centro de política urbana da Brookings, que oferece algumas das provas mais detalhadas até agora da diversidade crescente nas cidades do país, com grandes implicações para as autoridades municipais. Por exemplo, as bases tributárias das cidades podem estar encolhendo.

(O Estado de São Paulo, 2/4/01.)

Apresente duas razões para a grande participação de imigrantes latino-americanos no mosaico étnico dos Estados Unidos.

Gab:

Proximidade geográfica que reduz o custo do deslocamento e a grande influência cultural dos EUA na América Latina, o grande dinamismo da economia dos EUA.

Questão 291)

Leia o texto abaixo e responda:

O crescimento do desemprego é um fenômeno mundial, atingindo países desenvolvidos e em desenvolvimento. Apesar do maior fôlego de crescimento econômico do capitalismo global nos últimos anos, o elevado desemprego persiste evidenciando o seu caráter estrutural. Estamos diante, na verdade, de um novo paradigma no mundo do trabalho.

A esse respeito:

Identifique duas tendências globais recentes no mundo do trabalho.

Gab:

Enfraquecimento dos movimentos sindicais, flexibilização da legislação trabalhista, maior exigência de qualificação, maior número de faixas salariais, crescimento dos contratos temporários e crescimento do trabalho informal.

Questão 292)

Observe a tabela abaixo.

clip_image004

Atlas Geográfico Escolar do IBGE. 2. ed.

Rio de janeiro, 2004.

Com base nos dados desta tabela, assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem.

O número _____ identifica na tabela _______, país considerado ___________.

a) 1 – o Brasil – muito populoso

b) 2 – o Canadá – muito povoado

c) 3 – a Rússia – pouco populoso

d) 4 – a Austrália – pouco povoado

e) 5 – o Japão – muito populoso

Gab: E

Questão 293)

Analise a figura.

clip_image006

Fonte: MOREIRA, Igor. Construindo o espaço americano.

São Paulo: Ática, 2005, vol. 3, p. 161.

A análise da figura permite concluir que o México é um país que

a) passa pelo processo de transição demográfica.

b) apresenta um elevado crescimento vegetativo.

c) possui uma alta taxa de migração.

d) é o mais povoado do mundo.

Gab: B

Questão 294)

Observe o gráfico para responder à questão.

Os 10 países mais populosos do mundo – Previsão do número

de habitantes para 2050

clip_image008

(U.S. Census Bureau International)

Mantidas as atuais condições demográficas dos dez países, pode-se afirmar que a previsão apresentada no gráfico indica que, países

a) como a Rússia e o Japão passarão de receptores de imigrantes à posição de países de emigração, o que provocará diminuição da população.

b) que atualmente estão em fase inicial da transição demográfica terão crescimento populacional expressivo, como a Nigéria e o Paquistão.

c) emergentes como a China, Índia e Brasil terão pequeno aumento demográfico em virtude do forte crescimento econômico.

d) desenvolvidos apresentarão crescimento demográfico superior ao dos países asiáticos, como é o caso dos Estados Unidos.

e) predominantemente urbanizados, como os Estados Unidos, Japão e Brasil deverão deixar a lista de países mais populosos do mundo.

Gab: B

Questão 295)

Os fluxos migratórios internacionais, ocorridos entre a Segunda Guerra Mundial e a década de 1970, caracterizaram-se por serem da periferia para o centro e tiveram caráter intracontinental e entre colônias e colonizadores.

Apresente os fatores de atração e de expulsão que motivaram essa mobilização internacional da população.

Gab:

Como fatores de atração, podemos destacar os processos de recuperação econômica e reconstrução da infra-estrutura e da estrutura produtiva européia pós-Segunda Grande Guerra, necessitando de mão-de-obra e possibilitando uma maior oferta de emprego, oportunidade e melhores salários. Como fator de repulsão, temos a precária condição socioeconômica, agravada por conflitos étnicos e/ou religiosos dos novos países, principalmente, oriundos do processo de descolonização da África e da Ásia.

Questão 296)

Analisando a tabela, observa-se que há um progressivo envelhecimento da população mundial, quer nos paises desenvolvidos quer nos países em desenvolvimento.

PROPORÇÃO DA POPULAÇÃO IDOSA E JOVENS

clip_image010

(US Bureau of the Census, International Data Base. 2004.)

Cite duas das mais importantes conseqüências desse progressivo envelhecimento da população mundial.

Gab:

Dentre as mais importantes conseqüências desse progressivo envelhecimento da população mundial, temos a redução da População Economicamente Ativa (PEA) e a pressão sobre o sistema de seguridade social.

Questão 297)

O desemprego tecnológico está associado a/à/ao

a) setor industrial, que passa a produzir menos, o que provoca demissões em larga escala.

b) setor de serviços, que se expande, provocando desemprego no setor industrial e atraindo a mão-de–obra para um novo setor.

c) retração da economia, que provoca ondas de desemprego, gerando crises financeiras e sociais.

d) novas formas de gerenciamento e automação da produção que são inseridas no processo produtivo.

Gab: D

Questão 298)

Segundo o Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2000, o país possuía 2.096 municípios com população rural igual ou maior do que a população urbana em 2000. Nesse universo, todos os municípios com Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) superior a 0,800 localizavam-se no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, ao passo que todos os municípios com IDH-M inferior a 0,500 localizavam-se em estados do Norte e principalmente do Nordeste.

Explique o que é o Índice de Desenvolvimento Humano e indique ao menos dois fatores que ajudam a explicar as diferenças socioeconômicas observadas entre os municípios rurais do Sul e do Norte/Nordeste.

Gab:

O IDH foi criado para medir o nível de desenvolvimento humano dos países a partir de indicadores de educação (alfabetização e taxa de matrícula), longevidade (expectativa de vida ao nascer) e renda (PIB per capita). Seus valores variam de 0 (nenhum desenvolvimento humano) a 1 (desenvolvimento humano total). Países com IDH até 0,499 são considerados de desenvolvimento humano baixo; com índices entre 0,500 e 0,799 são considerados de desenvolvimento humano médio; e com índices maiores que 0,800 são considerados de desenvolvimento humano alto.

O Índice de Desenvolvimento Humano também é utilizado para aferir o nível de desenvolvimento humano em municípios, denominando-se IDH-Municipal ou IDH-M e, embora meça os mesmos fenômenos - educação, longevidade e renda, os indicadores levados em conta no são mais adequados para avaliar as condições de núcleos sociais menores.

Questão 299)

Leia a tabela a seguir:

Percentual da população urbana 1950, 1970 e 2005

clip_image012

Dados disponíveis em: <http://www.esa.un.org/unpp>.

Acesso em: 23 março de 2007.

Com base na análise da tabela e nos seus conhecimentos sobre a população mundial, assinale a afirmativa correta:

a) O aumento do percentual da população urbana é decorrente da industrialização, do êxodo rural e do crescimento vegetativo dessa população.

b) O continente asiático dobrou sua população urbana, conseqüência do processo de abertura econômica no Japão e do incentivo ao aumento da natalidade na China.

c) O alto percentual da população urbana na América Latina e no Caribe é explicado pela industrialização pautada na indústria de alta tecnologia e nas emigrações para os E.U.A.

d) O continente africano teve uma redução do percentual da população urbana, em função dos processos de modernização da agricultura e diminuição da pobreza.

Gab: A

Questão 300)

Sobre Movimentos Migratórios, assinale a alternativa incorreta.

a) Duas fronteiras geográficas destacam-se como ponto de tensão por causa da entrada de imigrantes, quase sempre ilegais: a do México - Estados Unidos e a das cidades espanholas de Ceuta e Melilla, na costa do Marrocos.

b) A fuga de "cérebros" (mais um motivo de movimentação populacional) ocorre quando os melhores cientistas e pesquisadores são disputados para suas áreas de tecnologia de ponta; isso ocorre somente nos países desenvolvidos (motivado pela baixa qualificação da mão-de-obra nesses países).

c) O movimento de população já foi mais intenso entre os países da União Européia; entretanto os benefícios concedidos a países-membros de economia mais fraca, têm ajudado a diminuir os movimentos no interior dessa comunidade.

d) A Xenofobia e o Racismo crescem rapidamente no mundo globalizado, tendo a concorrência no mercado de trabalho como uma das causas da discriminação de imigrantes nos países ricos e dando margem a posições radicais, como a dos neonazistas ou "skinheads", na Alemanha.

e) Os IDPs - "Internally Displaced Persons", são pessoas que sofrem perseguições ou ameaças dentro do seu próprio país, sem poder contar com a proteção do governo. São o grupo de imigrantes que mais crescem no mundo, por exemplo, no Afeganistão após os ataques do Estados Unidos, em resposta ao atentado terrorista de 11 de setembro de 2001, em Nova York.

Gab: B

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis