quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Questões de Estrutura e Dinâmica da População - XIV

Questão 159)

Província Russa tem feriado para casais procriarem

O governador de uma das províncias da Rússia Ocidental instituiu a data de 12 de setembro para incentivar os casais a pensar em procriação em um dia livre do trabalho.

(www.notícias.uol.com.br <acesso em 12.09.2008>)

Esse tipo de iniciativa evidencia

a) a questão demográfica alarmante da Rússia, que apresenta uma taxa de natalidade muito baixa e registra, atualmente, um crescimento natural negativo.

b) a necessidade de o governo russo demonstrar a superioridade étnica dos eslavos frente a grupos étnicos minoritários, como os tchetchenos.

c) o esforço do Estado para associar o crescimento demográfico com o econômico, pois ambos ainda se ressentem do período de transição política.

d) a preocupação geopolítica russa com os grandes espaços vazios a serem povoados, principalmente, nas áreas de fronteira com os outros países da CEI.

e) a nova política demográfica do governo russo, voltada para recuperar a posição que tinha até o final da década de 1980, de país populoso.

Gab: A

Questão 160)

Nos cadernos internacionais dos principais jornais, já se tornou rotina a leitura de notícias sobre a travessia, em barcos toscos e frágeis, de africanos que tentam vencer o Mediterrâneo e chegar às terras européias. Os que sobrevivem, em geral, são presos e obrigados a fazer o caminho de volta. A Europa não quer mais imigrantes.

Refletindo sobre o conteúdo do texto, é correto afirmar que

a) o ciclo migratório africano e mundial está em fase de esgotamento, pois a automação crescente das atividades econômicas não prevê mão-de-obra pouco qualificada.

b) os acordos econômicos e diplomáticos entre os países de emigração e os de imigração têm sido postos em prática para coibir a movimentação, sobretudo de homens jovens.

c) as propostas civilizatórias européias destinadas aos imigrantes, em vigor durante todo o século XX, estão sendo abolidas frente às crises econômicas.

d) os países europeus, em processo de transição demográfica e em plena fase de 3.ª Revolução Industrial, já não admitem a entrada de imigrantes.

e) a globalização neoliberal promove a livre circulação de capitais e mercadorias, mas fecha as fronteiras para a força de trabalho.

Gab: E

Questão 161)

Os países desenvolvidos, que oferecem bom nível de vida à população, dominam a história das Olimpíadas.

(Paulo Zocchi)

A afirmação, referente à última Olimpíada ocorrida em Pequim, revela que

a) o progresso industrial favorece o desenvolvimento do esporte, por isso a maioria dos países industrializados medalhou.

b) o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) dos países mais bem colocados é elevado, com exceção da China.

c) a Europa, apesar de concentrar muitos países desenvolvidos, não investiu na qualidade dos atletas.

d) os países africanos, apesar do alto IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), foram bem colocados no ranking.

e) a qualidade de vida da população mundial não está relacionada com a classificação dos atletas participantes.

Gab: B

Questão 162)

Em 2010, 26% da população da Alemanha, Áustria e Hungria terão mais de 65 anos de idade. As conseqüências desse processo de envelhecimento, um fenômeno que atinge muitos países da Europa e já alcança outros como o Brasil, só que de maneira lenta, mas já perceptível, vem preocupando pesquisadores sobre o assunto e gestores públicos, que alertam para a criação de políticas públicas, devido aos problemas que podem decorrer em uma sociedade em que há predominância de idosos.

As preocupações presentes neste texto resultam do seguinte fato:

a) os Estados com populações jovens, que não precisam investir em infra-estrutura, podem estagnar-se economicamente.

b) o envelhecimento da população exige investimentos vultosos em assistência social e infra-estrutura, despesas que incidem sobre população economicamente ativa.

c) os países industrializados, com população idosa, estão precisando estimular a emigração de idosos para substituir o déficit de trabalhadores jovens.

d) o envelhecimento da população implica o aumento da taxa de desemprego e da informalidade, sobretudo em relação aos serviços direcionados para a chamada “terceira idade”.

e) os países industrializados, com altas taxas de expectativa de vida, tornaram-se superpopulosos e com cidades inchadas.

Gab: B

Questão 163)

Considere a seguinte tabela:

clip_image002

FONTE: http:www.prb.org/; http://www.worldbank.org/; http://www.cia.gov/.

O processo de globalização atrelado ao mercado tem produzido efeitos muito favoráveis ao desenvolvimento de países e blocos econômicos, preferencialmente para aqueles que já detinham um mínimo de condições para sair da linha da pobreza. Sobre o tema, com o auxílio da tabela acima, é correto afirmar:

a) Uma das condições para que um país saia da linha da pobreza e faça parte do mundo globalizado é o tamanho de sua população.

b) Um percentual elevado de pessoas abaixo de 15 anos é o fator definidor para que um país saia da condição de subdesenvolvido e seja considerado emergente.

c) Tanto nos paises emergentes como nos desenvolvidos a pirâmide etária é invertida, ou seja, a base é menor que o topo.

d) O Brasil, embora seja considerado um país emergente, já apresenta índices de IDH comparáveis aos dos países desenvolvidos.

e) A solução para que os países subdesenvolvidos reduzam a sua situação de pobreza é a busca do crescimento vegetativo negativo.

Gab: D

Questão 164)

O mapa contém o sentido da migração entre vários países latino-americanos e a renda per capita de cada um deles.

RENDA PER CAPITA EM DÓLARES.

clip_image004

(Banco Mundial, 2007.)

Assinale a alternativa que contém o sentido geral das migrações, um destino na América do Norte, um na América do Sul e outro no Caribe, nesta ordem.

a) Para países ricos: Nicarágua para El Salvador; Panamá para Colômbia; Costa Rica para Nicarágua.

b) Para países mais pobres: Haiti para República Dominicana; Costa Rica para Panamá; Nicarágua para Costa Rica.

c) Para países menos pobres: Guatemala para México; Colômbia para Venezuela; Haiti para República Dominicana.

d) Para países pobres e ricos: Nicarágua para Costa Rica; Venezuela para Colômbia; República Dominicana para Haiti.

e) Para países com mesma renda per capita: Panamá para Costa Rica; Colômbia para Venezuela; El Salvador para Guatemala.

Gab: C

Questão 165)

A União Européia adotou leis que dificultam a imigração nos últimos anos. Porém, no passado, a Europa

a) recepcionou comunistas e anarquistas perseguidos pelos bolcheviques, após a Revolução Russa.

b) abrigou milhares de refugiados políticos japoneses, que fugiram após a Segunda Guerra.

c) extraditou judeus do continente para Israel, durante a supremacia do período nazi-fascista.

d) expulsou nórdicos para as franjas do continente europeu, apesar do calor na faixa mediterrânea.

e) enviou milhares de europeus pobres a outras partes do mundo, em especial para a América.

Gab: E

Questão 166)

Em alguns países da Europa Ocidental, medidas estão sendo adotadas para restringir a entrada de migrantes, sob a justificativa de que esses trabalhadores tomam o emprego dos trabalhadores nativos.

Quanto à veracidade dessa alegação, assinale a alternativa correta.

a) É uma justificativa verdadeira, pois os migrantes são trabalhadores altamente qualificados que assumem postos de gerência e administração nas empresas européias.

b) É uma justificativa falsa, pois os trabalhadores migrantes cumprem funções que os trabalhadores locais não aceitam realizar, como o trabalho manual. A alegação serve mais para esconder a incapacidade das economias européias em manter o padrão de desenvolvimento social adquirido ao longo das últimas quatro décadas.

c) É uma justificativa verdadeira, pois os trabalhadores locais são preteridos aos migrantes, já que esses são mais baratos e bem vistos pela sociedade européia, e boa parte são oriundos das antigas colônias africanas.

d) É uma justificativa falsa, pois não há desemprego na Europa Ocidental, portanto, os migrantes obtêm empregos, mas não desempregam os trabalhadores nativos.

e) É uma justificativa falsa, pois os migrantes vão para a Europa apenas porque estão fugindo das guerras e conflitos na África e Ásia, não porque precisam de emprego.

Gab: B

Questão 167)

A taxa mínima de fecundidade para manter a estabilidade demográfica é de 2,1 filhos por mulher. Analise as tabelas.

TABELA 1

TAXA DE FECUNDIDADE EM

ALGUNS PAÍSES, EM 2005.

clip_image006

(ONU, 2006.)

TABELA 2

PAÍSES COM MAIOR PERCENTUAL

DE PESSOAS COM 60 ANOS E MAIS.

clip_image008

(Instituto de Política Familiar, Espanha, 2007.)

Utilizando seus conhecimentos, relacione as informações das tabelas com a classificação destes países quanto ao nível de desenvolvimento econômico e estabeleça dois grupos.

Descreva as principais características da população de cada grupo em função das faixas etárias.

Gab:

O dois grupos possíveis de se estabelecer são: “Países Velhos”, onde se incluiriam Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Grécia, Itália, Japão, Letônia, Portugal e Suécia. Nesse grupo, também se incluiriam Espanha, França, Holanda, “Inglaterra” (parte do Reino Unido), República Checa e Suíça. De outro lado, teríamos os “países jovens”, como Burundi, Guiné-Bissau, Mali, Níger, Serra Leoa, Timor Leste e Uganda.

O grupo dos países velhos se caracteriza pela baixa natalidade, alta expectativa de vida, o que faz com que o número de idosos sobrepasse taxas superiores a 23% da população; a fecundidade já se reduziu abaixo de 2,1 filhos por mulher, não há reposição suficiente de jovens; geralmente coincide com países da economia desenvolvida. No grupo de “países jovens”, os valores de fecundidade ultrapassam 7,5 filhos por casal e o número de idosos é baixo, denotando uma economia geralmente subdesenvolvida. O elevado número de jovens cria problemas educacionais difíceis de se gerenciar em função da falta de recursos.

Questão 168)

Os países formadores da América Anglo-Saxônica e da Europa Ocidental ainda atraem um considerável contingente migratório, formado principalmente por grupos de:

a) islâmicos, principalmente da Turquia, os quais fogem das perseguições realizadas por grupos favoráveis a um Estado laico.

b) sul-americanos e japoneses, que, por sua inserção no mundo globalizado, facilitam o movimento demográfico de empresários e de mão-de-obra especializada para trabalharem em empresas transnacionais.

c) populações pobres da África, Ásia e América Latina, os quais, na falta de melhores oportunidades de trabalho, correm riscos, vivendo, muitas vezes, na clandestinidade.

d) sub-saarianos, que fogem das epidemias de Aids e de outras doenças sexualmente transmissíveis, sendo facilmente incorporados no mercado de trabalho.

e) europeus orientais, que procuram oportunidades de trabalho e também asilo político, fugindo das perseguições de grupos associados ao crime organizado que assumiram o comando das exrepúblicas soviéticas, após a dissolução da URSS.

Gab: C

Questão 169)

O governo britânico entregou uma carta ao Itamaraty dizendo que o Brasil havia sido incluído em uma lista de 11 países de fora da União Européia que têm até o fim deste ano para adotar medidas especiais de combate à imigração ilegal.

(estadao.com.br. 16.08.2008. Adaptado)

Na lista, composta por países considerados “de risco” para a imigração ilegal, somente um pertence à Ásia. Trata-se

a) de Israel.

b) da Coréia do Norte.

c) da Letônia.

d) de Chipre.

e) da Malásia.

Gab: B

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis