quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Questões de Estrutura e Dinâmica da População - X

Questão 107)

Analise, nestes dois planisférios, a evolução da incidência da malária no mundo em cerca de meio século:

Regiões de ocorrência da malária 40 anos atrás

clip_image002

Regiões de ocorrência da malária na atualidade

clip_image004

Folha de S. Paulo, 26 abr. 2009. p. A23. (Adaptado)

A partir da análise desses planisférios e considerando-se outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar que

a) a persistência de um alto risco de transmissão da malária nas faixas de baixa latitude do Globo se deve não às características ambientais dessas regiões, mas às condições socioeconômicas das populações.

b) as porções continentais de mais elevada densidade demográfica na zona intertropical são as que apresentam os mais altos riscos de transmissão da malária, porque tornam mais caros os processos de erradicação da doença.

c) o mosquito transmissor sobrevive em ecossistemas tropicais, com temperaturas médias elevadas e alto índice de precipitação, e em ecossistemas temperados sujeitos a uma forte variação sazonal e à ocorrência de neve.

d) o percentual da população mundial exposto, na atualidade, ao risco de transmissão da malária é menor em relação à segunda metade do século anterior, embora abranja um número maior de indivíduos.

Gab: B

Questão 108)

Recentemente, a Austrália foi considerada referência como modelo de desenvolvimento econômico alternativo para as nações emergentes. Distante das áreas sob influência imediata das grandes potências mundiais, a Austrália desenvolveu-se de modo sustentável sobre seu território, de aproximadamente 7,7 milhões de km², ocupado por quase 21 milhões de habitantes, em 2007. Sobre esse país com características continentais, é correto afirmar:

01. É considerado uma nação rica, moderna e desenvolvida, muito mais pelos seus indicadores socioeconômicos, como alto IDH e elevada renda per capita, obtidos nos setores primário e terciário da economia, do que pela pujança de sua indústria, que é pouco diversificada se comparada às potências mundiais.

02. Seus principais parceiros econômicos são os países pobres do Sudeste Asiático e da Oceania, sobre os quais mantém forte influência econômica, pois adquiriu status de potência mundial, após sua independência da Inglaterra, ao criar, juntamente com o Canadá, a África do Sul e a Nova Zelândia, a Comunidade Britânica das Nações.

04. Originou-se da Comunidade Australiana, formada pelas seis ex-colônias britânicas, tendo adotado, como forma de governo, a monarquia e, como sistema de governo, o parlamentarismo; atualmente, o chefe de Estado é a rainha Elizabeth II, representada por um governador-geral, e o chefe de Governo é o primeiro-ministro.

08. Devido a condições geográficas adversas à ocupação humana, como a existência de grandes extensões de desertos no seu interior e as longas distâncias dos centros econômicos mundiais, a densidade demográfica tem permanecido baixa; houve um aumento na imigração de europeus, no período pós-guerra; e, mais recentemente, de diversas partes do mundo, porém sob severo controle do governo.

16. Abrange um conjunto de ilhas denominado Oceania, localizadas no Oceano Pacífico, às quais concedeu autonomia administrativa, e que pertencem à Comunidade Australiana das Nações, criada logo após a desocupação do domínio japonês pelas tropas norte-americanas, no final da Segunda Guerra Mundial.

Gab: 13

Questão 109)

Os fluxos migratórios são fenômenos antigos e bastante complexos que envolvem pessoas de países, regiões e cidades de diferentes culturas e classes sociais. Os motivos que levam as pessoas a se deslocarem são diversos e têm gerado consequências positivas e negativas no campo e na cidade. Na perspectiva de entender os fluxos migratórios, a Geografia trabalha com alguns conceitos e relaciona alguns fatores que explicam tal fenômeno. Sobre estes conceitos e fatores, faça o que se pede a seguir.

a) Defina:

a.I. êxodo rural:

a.II. migração pendular:

b) Cite:

b.I. dois fatores de repulsão populacional.

b.II. dois fatores de atração populacional.

c) Apresente:

c.I. uma consequência positiva ocasionada pelo deslocamento das pessoas no Nordeste brasileiro.

c.II. uma consequência negativa ocasionada pelo deslocamento das pessoas no Nordeste brasileiro.

d) Indique dois fatores que explicam o crescimento populacional de Fortaleza entre 1950 e 1960.

Gab:

Comentário:

Item a) a.I. O êxodo rural é a migração das pessoas que moram no campo para a cidade. Vários são os motivos que levam a população rural a migrar para a cidade, dentre estes se destacam as oportunidades de melhoria de vida, como a oferta de empregos, o acesso aos serviços de educação, assistência médica, saneamento, eletricidade. Contribuem também para o êxodo rural as secas periódicas, as geadas e a questão agrária, como a concentração fundiária, a mecanização da agricultura. a.II. A migração pendular é o deslocamento diário de uma população entre municípios. Esse fluxo de pessoas ocorre nas regiões metropolitanas, onde há uma forte integração socioeconômica entre os municípios. Trata-se de um movimento diário de pessoas entre o local de moradia e o local de trabalho. Nesse movimento há o uso intenso dos meios de transporte coletivo.

Item b) b.I. – Podemos destacar, como fatores de repulsão populacional, a estagnação econômica das áreas de repulsão, a concentração fundiária, que gera conflitos nestas áreas, as catástrofes naturais, como as secas periódicas e as geadas, a ausência de serviços educacionais de boa qualidade. A ampliação das relações capitalistas no campo, que desestrutura as antigas relações tradicionais de trabalho (a parceria, o arrendamento etc.), a mecanização da agricultura, a substituição da lavoura por pastos e a grande especulação imobiliária são também as causas da fuga da população do campo para a cidade. b.II. – Já os fatores de atração populacional dizem respeito à oferta de emprego gerada por algumas atividades na construção civil e na indústria presente nos grandes centros urbanos; à oferta de serviços, mesmo que temporários, na construção de rodovias, ferrovias, usinas hidrelétricas, tanto no campo como na cidade. No que se refere à região Norte do Brasil, destaca-se o fluxo de pessoas atraídas pelo garimpo, pela extração de madeiras e borracha e pelas indústrias de mineração. Nessa região, nas últimas décadas do século XX, assiste-se à ampliação da fronteira agrícola ao sul de seus limites territoriais, o que tem atraído grandes empresas agrícolas de outras regiões. Os atrativos das cidades, veiculados pela mídia sobre uma população que cada vez mais perde suas raízes com a terra, também contribuem para o êxodo rural. Ao mesmo tempo em que o campo expulsa, a cidade atrai.

Item c) c.I. – Podemos considerar, como consequências positivas ocasionadas pelo deslocamento das pessoas, a oportunidade de trocar suas experiências favorecendo assim o enriquecimento cultural por meio da troca de valores através dos contatos, a possibilidade de sucesso na vida profissional favorecido pela oportunidade de estudos nos diversos níveis de ensino (fundamental, médio e superior) e melhores condições de moradia em função da acessibilidade aos serviços como água, energia e saneamento básico. c.II. – São várias as consequências negativas ocasionados pelo deslocamento das pessoas de seu lugar de origem para outro. Quanto ao Nordeste brasileiro, podemos citar a perda da identidade do indivíduo causada pela ruptura com seu lugar de origem, ou seja, o distanciamento físico nas relações familiares e de amizades, assim como pelo abandono das imagens dos lugares que marcam o cotidiano das pessoas: bairros, ruas, povoados etc. Outra consequência diz respeito à condição de forasteiro, de estranho, e à necessidade de integração com o novo espaço físico e social. A população nordestina, em alguns casos, sofre preconceito regional. Mais uma consequência é a discriminação decorrente dos modos de falar e de vestir, do gosto musical etc. As condições de moradia dessa população que migra para as grandes cidades são precárias, pois poucos são os que conseguem moradia digna. Muitos moram nas periferias dos grandes centros urbanos, onde faltam serviços básicos, como assistência à saúde, coleta de lixo, esgotamento sanitário, pavimentação das ruas, entre outros.

Item d) – O crescimento populacional de Fortaleza entre os anos de 1950 e 1960 está intimamente vinculado às migrações provocadas pelas secas periódicas que ocorrem no interior do estado do Ceará e à estrutura fundiária calcada na grande propriedade. A população de Fortaleza entre 1940 e 1950 era de 89.984 habitantes e, de 1950 a 1960, passou para 244.649 habitantes.

Questão 110)

A respeito de crescimento populacional ou de pirâmide populacional, assinale o que for correto.

01. Thomas Malthus tornou-se célebre com sua previsão de que o crescimento demográfico não seria acompanhado pela proporcional produção de alimentos.

02. Em determinados períodos, especialmente na Idade Média, em vez de aumentar, a população diminuiu em decorrência das guerras e das epidemias mortíferas.

04. Um dos principais problemas dos países de população envelhecida e com a baixa natalidade, como muitos países europeus, é a manutenção dos benefícios sociais quando a maioria da população já não trabalha mais.

08. Os principais fatos que contribuíram para o aumento da população foram os avanços na medicina, que diminuíram a mortalidade e aumentaram a expectativa de vida, bem como a aplicação da tecnologia na produção de alimentos.

16. Nos próximos anos a maior demanda populacional deve ocorrer nos países subdesenvolvidos com poucas condições de garantir o bem estar das pessoas.

Gab: 31

Questão 111)

Leia as afirmações feitas a seguir sobre a situação da população mundial:

I. Nos países subdesenvolvidos da América Latina, África e Ásia, a chamada “explosão demográfica” se deu a partir da metade do séc. XX, quando teve início a melhoria das condições médico-sanitárias – introdução de programas de vacinação em massa e saneamento básico.

II. Nos países altamente desenvolvidos, atualmente predominam baixas taxas de natalidade, refletindo o estilo de vida urbano que se caracteriza, entre outros fatores, pelo alto custo de vida; difusão de métodos contraceptivos; elevado nível de escolaridade e inserção da mulher no mercado de trabalho.

III. Transição demográfica pela qual passa um determinado país é uma fase em que a mortalidade cai rapidamente e a natalidade cai de forma mais lenta, havendo então um crescimento populacional acelerado, de caráter transitório.

IV. No início do séc. XIX, Thomas Malthus alertava para o que considerava como crescimento populacional desordenado frente aos recursos disponíveis, a partir da seguinte formulação: enquanto o crescimento da população ocorria num ritmo geométrico, o aumento dos produtos de subsistência se daria num ritmo aritmético.

Assinale a alternativa que contém as informações corretas.

a) I e III.

b) II e IV.

c) I, II e III.

d) I, II, III e IV.

e) Apenas a II.

Gab: D

Questão 112)

O território argentino apresenta grande diversidade econômica. Sobre as características da Argentina, assinale a alternativa INCORRETA.

a) A Patagônia é uma das regiões de maior concentração populacional, bem como de indústrias.

b) Os Pampas argentinos são áreas de destaque na bovinocultura, devido a características naturais como o relevo de planície e solos férteis.

c) A região da província de Buenos Aires é a principal área econômica da Argentina, concentrando as atividades industriais e de serviços.

d) A região Andina da Argentina é pouco ocupada e as atividades econômicas são limitadas pelo relevo e pelo clima árido e semiárido.

Gab: A

Questão 113)

Os deslocamentos de pessoas pelo planeta pressupõem várias causas como: religiosas, políticas, naturais, ideológicas, psicológicas, bélicas e econômicas. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de 2% da população mundial emigrou de sua terra natal para viver como imigrante em outro país.

Analise o mapa a seguir, onde estão representados fluxos migratórios.

clip_image006

(Marcello Simão Branco, Discutindo Geografia –

Imigração. Integrar ou reprimir?

São Paulo, 2009. Adaptado.)

A partir da análise do mapa, mencione um fluxo importante (origem e destino) de imigrantes qualificados e outro grande fluxo causado por razões econômicas.

Gab:

É possível mencionar como fluxos importantes de imigrantes qualificados: o dos indianos que vão para os Estados Unidos ou para a Europa Ocidental, o dos asiáticos do sudeste e do Japão que rumam também para os Estados Unidos.

Já entre os fluxos causados por razões econômicas podemos mencionar o dos latino-americanos que migram para os EUA ou o dos africanos que se deslocam para a Europa Ocidental. Também se destacam os fluxos de chineses e asiáticos do sudeste para a Austrália e a Nova Zelândia e os de africanos e asiáticos de várias regiões em direção ao Oriente Médio, principalmente ao Golfo Pérsico.

Questão 114)

Analise os gráficos sobre a população brasileira.

clip_image008

clip_image010

(Disponível em http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/pesquisas/demograficas.html. Acesso em 24/10/2009.)

A partir das informações dadas, assinale a afirmativa correta.

a) As densidades demográficas das cinco macrorregiões brasileiras são bastante homogêneas, o que mostra haver planejamento oficial nas políticas que direcionam os fluxos migratórios.

b) Em 2000, a região Norte era a que apresentava a menor densidade demográfica, inferior a 5 hab/km2, já a região Sudeste continuava a mais densa, superior a 75 hab/km2.

c) O Brasil passou a receber o status de país urbanizado somente na década de 50 do século XX, período em que ocorreu o movimento migratório conhecido como êxodo rural.

d) Apesar do adensamento populacional nas cidades brasileiras, nas décadas de 80 e 90 do século XX, o meio rural ainda registrava metade da população total.

e) Com a explosão demográfica da década de 90 do século XX, a taxa média geométrica de crescimento populacional ficou acima de 3% ao ano.

Gab: B

Questão 115)

O crescimento demográfico está ligado a dois fatores: crescimento natural ou vegetativo, que corresponde à diferença entre nascimento e óbitos verificada numa população, e a taxa de migração, que é a diferença entre a entrada e a saída de pessoas de um território.

Em relação ao crescimento demográfico, analise as afirmativas abaixo.

I. Pelo princípio malthusiano, a população tenderia sempre a crescer mais do que os meios de subsistência, tornando a fome e a miséria uma realidade inexorável (PG x PA). Uma alternativa lógica para se evitar o desastre populacional seria o controle da natalidade por meio do uso de métodos contraceptivos, aborto, abstinência sexual no casamento etc.

I. Os avanços da medicina, as medidas de avanço da higiene pública e a melhoria do padrão de vida da população possibilitaram uma forte redução da taxa bruta de mortalidade em todo o mundo. Para os neomaethusianos, a queda da mortalidade não tem efeito se não for seguida da redução da taxa de fecundidade, pois impediria o crescimento econômico do país. Por isso, a solução seria o controle da fecundidade, por meio de métodos contraceptivos e esterilização em massa.

III. Uma das consequências da queda da fecundidade brasileira são taxas de crescimento diferenciadas dos vários grupos etários, com taxas menores para os grupos mais jovens. Isto tem resultado numa diminuição do peso da população jovem no país e num aumento da importância do segmento idoso. Esta tendência é chamada de envelhecimento populacional, pois se dá em detrimento da diminuição do peso da população jovem no total, o que acarreta também um aumento da idade média e mediana da população.

Assinale a alternativa correta.

a) Apenas I é verdadeira.

b) I e III são verdadeiras.

c) I e II são verdadeiras

d) II e III são verdadeiras.

Gab: D

Questão 116)

Todo país, seja subdesenvolvido ou desenvolvido, possui uma população economicamente ativa – PEA. Sobre a definição de PEA, assinale a afirmativa INCORRETA.

a) O conceito de PEA abrange todas as pessoas que trabalham e também as que estão temporariamente desempregadas.

b) O conceito exclui a população formada por aposentados, donas-de-casa, empregadas domésticas e estudantes.

c) A PEA é constituída pela população adulta que desempenha uma atividade no mercado formal de emprego.

d) A PEA é constituída pelas pessoas que integram o sistema produtivo e constituem a força de trabalho de um país.

Gab: B

Questão 117)

Em relação à dinâmica sócio-econômica recente, é INCORRETO afirmar que:

a) a taxa de desemprego sofreu forte redução nos últimos dois anos em países como a França, os EUA e a Alemanha.

b) está acontecendo um aumento da população nos países mais pobres, sem grandes alterações na taxa de crescimento demográfico dos países ricos

c) as fronteiras dos países com melhores condições de oferecer empregos, tem sido pressionadas em vista da entrada de trabalhadores estrangeiros.

d) o nível de consumo adotado pelos países ricos pode ser apontado como o principal responsável pela pressão sobre os recursos naturais.

e) as pressões sobre as áreas urbanas dos países pobres intensificam-se sem a correspondente infraestrutura para atender às novas demandas.

Gab: A

Questão 118)

O diretor da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), Jacques Diouf, no dia 16 de novembro de 2009, na abertura da Cúpula Mundial para Segurança Alimentar realizada em Roma disse que:

“Um bilhão de pessoas padece de fome, ou seja, uma em cada seis pessoas do mundo, 105 milhões a mais que em 2008, e cinco crianças morrem a cada 30 segundos.”

Adaptado de DIOUF, J. Declaración del Director General de la FAO. Disponível em: http://www.fao.org/wsfs/cumbre-mundial/es/

Observe os gráficos apresentados.

clip_image012

Adaptado de: FAO – ONU. El estado de la inseguridad alimentaria en el mundo.

Roma, 2009. Disponível em: www.fao.org/icatalog/inter-s.htm

clip_image014

Adaptado de: DALL´AGNOL A.; HIRAKURI M. H. Realidade e perspectivas do Brasil na

produção de alimentos e agroenergia, com ênfase na soja. Disponível em:

www.redeagroenergia.cnpm.embrapa.br/artigos/ Agronegociosoja2008.pdf

Apesar do aumento significativo da produção de alimentos no mundo, alguns fatores têm limitado o acesso dos mais pobres ao consumo das quantidades mínimas necessárias à sua própria sobrevivência.

Considerando esta informação e os gráficos apresentados, explique a relação entre a fome e:

a) o crescimento demográfico;

b) a distribuição de renda;

c) o crescimento econômico de países subdesenvolvidos;

d) o acesso à produção agrícola.

Gab:

a) Principalmente para os neomalthusianos, o grande crescimento demográfico de países onde a insegurança alimentar já é crônica compromete ainda mais o quadro grave de fome da maioria dos habitantes, pois, mesmo com o aumento da produção, este não seria suficiente para atender a demanda crescente da população

b) Mesmo com o crescimento da produção o aumento relativo dos preços dos alimentos básicos impediria o acesso de parcela significativa da população ao consumo destes, pois esta não possui renda suficiente para adquiri-lo, pela pobreza crônica em que vive.

c) Vários analistas econômicos indicam que, com o crescimento econômico de alguns países, notadamente China e Índia, uma parcela significativa da população passou a consumir mais, o que fez com que os preços dos alimentos aumentassem, dificultando ainda mais o acesso dos despossuídos.

d) Como a produção mundial de alimentos está relacionada à lógico do mercado de agronegócios, controlado por grandes corporações, mesmo com o aumento da produção, esta seria acessada apenas pelos que podem pagar por ela, continuando pois concentrada como pode ser verificado pela diferença da quantidade de calorias consumidas por diferentes parcelas da população mundial.

Questão 119)

Observe o gráfico para responder à questão.

clip_image016

(Conexões: Estudos de Geografia Geral e do Brasil, p. 309)

Com base nos dados apresentados no gráfico, pode-se concluir que a dinâmica demográfica corresponde à

a) América Latina, que reduziu a mortalidade mas ainda mantém alta natalidade devido à influência da religião católica.

b) África Subsaariana, onde alguns países ainda mantêm taxas de natalidade e mortalidade superiores às médias mundiais.

c) China e expressa o sucesso da política do filho único, que tem feito a natalidade no país declinar, ainda que de forma lenta.

d) Ásia de Monções e pode ser explicada pela grande população vivendo no meio rural, que naturalmente apresenta maiores taxas de natalidade.

e) Índia e expressa o fracasso das políticas de controle da natalidade neste país, em razão das resistências culturais e religiosas da população.

Gab: B

Questão 120)

Leia os textos apresentados para responder à questão.

I. A versatilidade do cacau e a arte de produzir seu principal derivado, o chocolate, são apresentadas em uma extravagante mostra em Nova York. Chocolate Show, instalada na sala de convenções do Metropolitan Pavilion, retrata uma cidade, com avenidas e ruas com nomes como Grão de Cacau e Chocolate Meio-amargo – é uma grande festa para os amantes do doce. Esta celebração do chocolate em todas suas formas inclui a apresentação de novos produtos, demonstrações culinárias, obras de arte de chocolate e até uma “Coleção de moda do cacau”.

(www.estadao.com.br/arteelazer/visuais/noticias/2006/nov/13/

229.htm. Adaptado)

II. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) estima que 284 mil crianças em quatro países da África Ocidental trabalham no cultivo e processamento industrial do cacau.

Essas crianças muitas vezes trabalhavam mais de 12 horas por dia. A maioria das 284 mil crianças usava facões perigosos para limpar os campos e outros objetos afiados para abrir o fruto do cacau. Mais da metade dos agricultores aplicava pesticidas sem equipamento de proteção. 64% desses trabalhadores tinham menos de 14 anos de idade e 40% eram meninas.

(http://usinfo.state.gov/journals/ites/0505/ijep/harkin.htm. Adaptado)

Os textos I e II

a) destacam as enormes diferenças nas formas de produção no campo entre os países ricos e pobres, justificando a necessidade de expandir os avanços da modernização agrícola para estes últimos.

b) revelam a desigualdade entre países ricos e pobres, principalmente quando se comparam às condições de vida e trabalho, mas se mantêm unidos pela expansão mundial do consumo promovida pela globalização.

c) explicam o atraso econômico africano, já que seus métodos de produção agrícola muito primitivos, a falta de mão de obra especializada, além de indústrias de processamento dificultam os ganhos de escala no setor.

d) apontam a necessidade de organismos como a Organização Mundial do Comércio (OMC), pois suas regras proíbem o comércio mundial de produtos obtidos de formas ilícitas, como o trabalho escravo ou mão de obra infantil.

e) demonstram as vantagens da modernização agrícola, que ainda é restrita aos países ricos, cujos setores agrícolas são dominados por grandes empresas, em contraste com as práticas agrícolas tradicionais ainda presentes nos países africanos.

Gab: B

Questão 121)

“Geralmente relutamos em usar esse termo. Mas agora ele deve ser usado: ‘o leste do Sahel enfrenta o fantasma da fome’, explica Olivier Longué, diretor-geral da Ação contra a Fome Madri, filial da organização não-governamental (ONG) que opera nessa região da África onde 300 mil crianças já morrem a cada ano de desnutrição [...] O Níger, ainda marcado pela grande fome de 2005, e onde a expectativa de vida é de 45,6 anos, é o país onde a situação é considerada a mais preocupante. No início do ano, um relatório governamental indicava que 7,8 milhões de pessoas, ou seja, 58% da população se encontravam em situação de insegurança alimentar severa ou moderada. Ou seja, três vezes mais do que em 2008. ”

Fonte: Clément Lacombe “Uma grave crise alimentar atinge o leste do Sahel”

Le Monde Diplomatique, 10/04/ 2010.

http://noticias.uol.com.br/midiaglobal/lemonde/2010/04/10/

uma-grave-crise-alimentar-atinge-o-leste-do-sahel.jhtm

A crise alimentar em curso no leste do Sahel africano pode ser atribuída

a) exclusivamente a fenômenos climáticos, pois a região, situada nas franjas meridionais no deserto do Saara, costuma ser afetada por longos períodos de seca, sucedidos por chuvas torrenciais.

b) ao descompasso entre a baixa produtividade da agricultura e o crescimento acelerado da população, resultante das elevadas taxas de fecundidade vigentes nos países da região.

c) à especialização produtiva da agricultura regional, direcionada para o cultivo de produtos tropicais, tais como o cacau, o algodão e o açúcar, destinados aos mercados europeus e norte-americanos.

d) ao aumento dos preços dos alimentos básicos no mercado internacional, resultante da expansão das áreas agrícolas dedicadas à produção de biocombustíveis.

e) aos crescentes déficits na balança comercial de produtos alimentares que caracterizam os países da região, em razão do aumento das importações de grãos produzidos pelas principais potências agrícolas do mundo.

Gab: E

TEXTO: 2 - Comuns às questões: 122, 123

Feiticeiros e aprendizes

Nenhum período da história foi mais penetrado pelas ciências naturais nem mais dependente delas do que o século XX. Contudo, nenhum período, desde a retratação de Galileu, se sentiu menos à vontade com elas.

O fato de que o século XX dependeu da ciência dificilmente precisa de prova. Até meados do século XIX, a ciência avançada tinha poucas aplicações práticas. No último terço do século, isso começou a mudar. Começaram a tornar-se visíveis não apenas os contornos da moderna tecnologia – automóveis, aviação, rádio e cinema – mas também os da moderna teoria científica: a relatividade, o quantum, a genética.

E, no entanto, o século XX não se sentia à vontade com a ciência que fora a sua mais extraordinária realização, e da qual dependia. A desconfiança e o medo da ciência eram alimentados por quatro sentimentos: o de que a ciência era incompreensível; o de que suas consequências tanto práticas quanto morais eram imprevisíveis e provavelmente catastróficas; o de que ela acentuava o desamparo do indivíduo, e solapava a autoridade.

A revolução do DNA, que dominou as ciências da vida na segunda metade do século e o darwinismo do século XX são dois temas notoriamente delicados, porque habitualmente descambam para a política. O conceito de “raça” ilustra essa interação. A lembrança das políticas raciais nazistas tornou praticamente impensável que intelectuais liberais operassem com esse conceito.

(Eric Hobsbawn, Era dos extremos. Adaptado)

Questão 122)

As políticas raciais levadas a cabo pelo partido nazista alemão no período anterior à Segunda Guerra Mundial inserem-se no contexto

a) da crise causada pela quebra da Bolsa de Nova Iorque e da negativa dos judeus alemães em contribuir para a recuperação econômica do país.

b) da discussão da teoria darwinista sobre a evolução das espécies e das agitações operárias que sacudiram a Europa no início do século XX.

c) da negação das teorias de Freud sobre o inconsciente e do neocolonialismo europeu baseado no conceito da superioridade racial do homem branco.

d) da valorização do povo alemão como representante puro da raça ariana e da ascensão de regimes totalitários ocorrida no entre-guerras.

e) da oposição entre países comunistas e capitalistas e dos movimentos de contracultura que defendiam os direitos das minorias.

Gab: D

Questão 123)

A citação sobre a retratação de Galileu no início do texto é utilizada para ilustrar o desconforto que acomete com certa frequência a humanidade frente aos avanços da ciência. No caso específico desse cientista, assinale a alternativa que explica o contexto em que houve esse desconforto.

a) Desde o Renascimento a Igreja Católica vinha sendo contestada em relação à sua explicação sobre o mundo natural, o que era parte de um processo que poderia reduzir sua influência sobre os cristãos.

b) Aos nobres feudais não interessava que a ciência e suas aplicações passassem a fazer parte do dia-a-dia da população, uma vez que isso permitiria o questionamento e desmonte do sistema de trabalho servil.

c) Para a população iletrada da Europa medieval, a ciência era vista com desconfiança, e por mais que a Igreja Católica apoiasse seu desenvolvimento, foi obrigada a calar Galileu, acusando-o de heresia.

d) Ao criar projetos de novas armas baseadas no uso da pólvora, Galileu passou a ser visto como uma ameaça, pois havia a possibilidade de que levasse seus inventos a outros governos que não o de seu país.

e) Ao questionar a experimentação como base científica e reafirmar o domínio da tradição vinda dos clássicos, Galileu desagradou à comunidade científica de sua época e invalidou suas descobertas.

Gab: A

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis