quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Questões Vestibulares–Poluição das Águas III

Questão 17)

Observe: 64.

clip_image002

Podem-se esperar as seguintes conseqüências do desmatamento nas nascentes dos rios que compõem a bacia do Xingu:

I. Os rios, inclusive o Xingu, serão assoreados devido ao aumento dos sedimentos que serão carreados para seus leitos.

II. Na área do entorno do Parque Indígena, os rios sofrerão redução no nível d'água e na área interna do Parque a água será recuperada.

III. Várias das nascentes dos rios situadas fora do Parque poderão secar, inviabilizando as novas atividades agropecuárias que estão sendo ali praticadas.

IV. As atividades desenvolvidas pelos indígenas, como a pesca, não serão prejudicadas, pois ocorrem no interior do Parque, que é área protegida.

Assinale a alternativa que contém as afirmações corretas:

a) I, III e IV

b) II, III e IV

c) II e IV

d) I, II e III

e) I e III

Gab: E

Questão 18)

Leia o trecho a seguir:

Cerca de 97,5% de toda a água na Terra são salgadas. Menos de 2,5% são doces e estão distribuídas entre as calotas polares (68,9%), os aqüíferos (29,9%), rios e lagos (0,3%) e outros reservatórios (0,9%).

HIRATA, Ricardo. Recursos hídricos. In: TEIXEIRA, Wilson et al. (Org.).Decifrando a Terra. São Paulo:

Oficina de Textos, 2001. p. 422.

Embora a água esteja presente em toda parte, como substância em diversos estados, há problemas relativos à escassez de água potável. Este fato deve-se à:

a) desigualdade entre a disponibilidade de água doce e o contingente populacional.

b) grande quantidade de água doce nas calotas polares e à sua indisponibilidade ao consumo humano.

c) contaminação dos mananciais e ao mau uso dos recursos hídricos.

d) desigual distribuição dos aqüíferos no subsolo e às formas de captação.

e) utilização dos rios de água doce para geração de energia elétrica e para a irrigação.

Gab: C

Questão 19)

As agressões ao ambiente, notadamente aos corpos d`água (rios, lagos e oceanos), têm resultado no abaixamento dos níveis nos aqüíferos, na retirada de quantidades superiores à vazão dos rios, na poluição das águas oceânicas, por vazamentos de navios petroleiros, nos rompimentos sucessivos de dutos de transporte de petróleo, e mostram que o poder econômico se sobrepõe aos interesses da sociedade e da proteção ao ambiente.

Do texto acima, é INCORRETO afirmar que o (a)

a) encolhimento da área da superfície do mar de Aral ocorreu devido ao fornecimento d`água para irrigação, transformando as áreas descobertas em um deserto salino.

b) manejo dos recursos hidricos, no que tange a transposição de bacias, constitui-se em uma ação que não agride o ambiente, correpondendo apenas a impactos positivos.

c) utilização dos rios como escoadouros de resíduos industriais é uma atividade comum nos países desenvolvidos e em desenvolvimento.

d) contato da água do mar sobre os aqüíferos, devido ao rebaixamento do lençol freático, é uma possibilidade real, tornando a água, desse modo, imprestável para utilização em diversas atividades.

e) poluição dos rios, por meio de esgotos sanitários, e os desmatamentos das nascentes ocasionam a redução de peixes e do volume do escoamento que chega à foz.

Gab: B

Questão 20)

Observe o mapa.

clip_image004

Simielli - Geoatlas, 2003

Os algarismos I e II indicam recursos hídricos poluídos, entre outros existentes no Brasil.

Assinale a alternativa que apresenta uma causa correta para este problema ambiental.

a) Atividade de garimpo e mineração.

b) Agrotóxicos dos canaviais.

c) Resíduos industriais.

d) Desmatamento e esgoto doméstico.

e) Petróleo e derivados.

Gab: A

Questão 21)

Segundo a ONU, a Etiópia é o país que sobrevive com a menor taxa de consumo de água per capta do mundo — apenas 15 litros/dia. Já os EUA consomem cerca de 1400/dia. A ONU estima que, em 2030, a falta de água para consumo atingirá cerca de 5,5 bilhões de pessoas.

Diante dessa problemática, assinale a(s) proposição(ões) que corretamente aponta(m) as causas de tal disparidade no consumo de água.

01. Devido às suas heranças culturais, os países africanos consomem menor quantidade de água que outros povos, em especial os ocidentais.

02. A agricultura moderna baseia-se no cultivo irrigado. Prova disso é que mais de 70% da água consumida no Brasil é utilizada para a irrigação.

04. A água não é consumida apenas na alimentação e na higiene, mas também na produção agrícola, industrial e no setor de serviços.

08. A água não se encontra distribuída na natureza na mesma proporção que a população, havendo grandes reservas de água doce muito distantes dos centros consumidores.

16. A água é um bem renovável e inesgotável, porém seu uso está diretamente ligado ao avanço tecnológico das sociedades.

Gab: 14

Questão 22)

O Pantanal Matogrossense apresenta uma elevada biodiversidade, que vem sendo comprometida em razão do uso da terra no Cerrado, que não leva em conta os limites e riscos ambientais. Devido ao manejo agrícola inadequado das lavouras, tem ocorrido um intenso processo de degradação dos rios do Pantanal. Esse processo denomina-se:

a) tectonismo;

b) intemperismo;

c) assoreamento;

d) erosão;

e) lixiviação.

Gab: C

Questão 23)

Essas são algumas manchetes recentes encontradas nos jornais de grande circulação do Rio de Janeiro. Elas denunciam o sério problema da poluição das lagoas fluminenses e das baías da Guanabara e de Sepetiba, que vem se agravando e comprometendo as atividades produtivas e de lazer da população.

clip_image006

a) Apresente dois fatores responsáveis pela poluição e contaminação das lagoas e baías do Estado do Rio de Janeiro.

b) Aponte uma medida que pode ser tomada para reduzir o problema da poluição das lagoas em áreas urbanas.

Gab:

a) Entre os fatores responsáveis encontram-se: a falta de saneamento, em geral; os despejos de resíduos orgânicos que provocam o assoreamento das lagoas; os dejetos in natura lançados nas águas por residências que não utilizam os equipamentos adequados no tratamento de esgoto; o lançamento do esgoto e do lixo diretamente nas águas, em áreas que não dispõem de infra-estrutura e de serviços básicos urbanos; a especulação imobiliária que ocupa áreas valorizadas, mais lucrativas, e que não respeita e não cria condições adequadas de preservação ambiental; o despejo de material tóxico proveniente das atividades industriais.

b) Entre as medidas podemos apontar: maior rigor no controle do cumprimento das leis ambientais e nas sanções aplicadas; educação e conscientização da sociedade em relação às questões ambientais; mobilização da população para a cobrança da realização efetiva dos projetos anti-poluição já existentes; resistência em relação à pressão dos lobbies do setor imobiliário; implantação de saneamento básico; uso de técnicas de dragagem; elaboração e execução de planos diretores para a recuperação e reordenação do espaço urbano.

Questão 24)

Não é de hoje que o carioca enfrenta o problema das enchentes na cidade, como mostra a charge abaixo:

Não só as características climáticas da região explicam esse fato, mas o acelerado processo de ocupação também tem contribuído para o aumento dos pontos de enchente na cidade.

Agravaram essa situação a:

clip_image008

a) dispersão de gases poluentes na atmosfera e a ocorrência de chuvas frontais

b) impermeabilização dos solos e o assoreamento dos rios

c) canalização dos rios e a contaminação do lençol freático

d) criação de ilhas de calor e a destruição da camada de ozônio

e) ocupação das áreas de encosta por favelas e a formação de chuvas ácidas

Gab: B

Questão 25)

A prática do garimpo polui as águas pluviais e, algumas vezes, é responsável pela destruição de matas ciliares que cobrem as margens dos rios, provocando mudanças ambientais, como ilustra a figura abaixo:

clip_image010

Adaptado da Folha de São Paulo, 18/03/2001

Acerca das alterações ambientais identificadas na situação II, conclui-se que:

a) redução do escoamento das águas superficiais interfere no volume hídrico das descargas fluviais e aumenta a sedimentação dos rios.

b) A desproteção do solo nas margens facilita os processos erosivos que alteram o lençol freático e promovem o assoreamento dos rios.

c) A exposição das margens dos rios à erosão reduz a ocorrência de enchentes, pois, facilita o fluxo das águas pluviais.

d) A ampliação dos depósitos sedimentares decorrente da erosão favorece a vida biológica e permite a intensificação do transporte fluvial.

e) A erosão nas margens dos rios facilita o escoamento das águas pluviais, provoca maior assoreamento e amplia os lençóis freáticos.

Gab: B

Questão 26)

Na verdade, a crise não é de recursos, mas de sua utilização. No caso latino-americano, o aumento da demanda decorreu da mudança do modelo econômico da região. Temos uma disponibilidade no Brasil 17 vezes maior que a da Alemanha e quase 10 vezes a da França. Por falta de boa administração, o Brasil já enfrenta crise de abastecimento em algumas áreas.

Ciência Hoje – junho de 1995

O texto faz referência a um recurso natural que constitui, hoje, uma preocupação mundial.

Trata-se:

a) do petróleo.

b) do gás natural.

c) dos minerais metálicos.

d) da eletricidade.

e) da água.

Gab: E

Questão 27)

“Um vazamento de óleo voltou a poluir a baía de Guanabara. Ontem pela manhã, a mancha chegou a se estender por três quilômetros,mas, com o calor, o óleo evaporou e, ao meio-dia, se espalhava por 700 metros.” (Jornal do Brasil/2001)

Além dos vazamentos de óleo, outras formas de poluição comprometem a fauna e a flora da baía de Guanabara. Dentre elas podemos citar:

a) os dejetos industriais lançados em vários rios da região metropolitana

b) os agrotóxicos utilizados na lavoura canavieira do norte fluminense

c) os resíduos de metal pesado da CSN nas águas do rio Paraíba do Sul

d) o lixo radioativo proveniente das usinas nucleares de Angra dos Reis

e) os gases tóxicos expelidos pelas plataformas de petróleo na bacia de Campos

Gab: A

Questão 28)

No mês de agosto último, o derramamento de 4 milhões de litros de petróleo no rio Barigüi, afluente do rio Iguaçu, provocou um grave acidente ecológico na área em destaque no mapa abaixo.

clip_image012

A alternativa incorreta é:

a) O no 1 do mapa indica o município paranaense de Araucária, onde se localiza a Refinaria Getúlio Vargas, pertencente à Petrobrás, empresa que atua na produção de petróleo no Brasil.

b) A área afetada pelo vazamento do óleo da Refinaria Getúlio Vargas da Petrobrás corresponde a uma vasta porção do território do estado do Rio Grande do Sul.

c) O no 2 assinala o porto catarinense de São Francisco do Sul, onde se localiza o terminal da Petrobrás que recebe, armazena e transfere petróleo bruto para a Refinaria de Araucária.

d) O produto que vazou da refinaria da Petrobrás estendeu-se também à bacia do rio Iguaçu, afluente do rio Paraná.

e) A mancha negra de petróleo que atingiu o rio Iguaçu colocou em risco o meio-ambiente de municípios do Norte catarinense, banhados por ele.

Gab: B

Questão 29)

"Definida como sede dos Jogos Olímpicos de 2004, Atenas, capital da Grécia, afirma já estar trabalhando intensamente para proporcionar aos atletas e visitantes saúde e qualidade de vida.

De acordo com a líder da candidatura, Gianna Angelopoulos, a construção de um novo metrô reduzirá a poluição do ar e acabará com o tráfego pesado.

O número de carros nas ruas, prometem os lideres atenienses, será reduzido a 250 mil por dia, e a qualidade do ar, aumentada 35%".

Folha de S. Paulo, 7/9/1997

clip_image014

Marque a alternativa INCORRETA:

a) a queima de combustíveis fósseis pelas atividades industriais e por automóveis parece constituir a principal causa da elevação das concentrações de CO2 na atmosfera;

b) os aspectos mais importantes dos metrôs são representados pelo fato de apresentarem grande capacidade de transporte, não provocarem ruídos ou poluição atmosférica, além de reduzirem o número de acidentes;

c) havendo melhoria na qualidade do ar, haverá maior diferença entre a temperatura da superfície urbana e da atmosfera imediatamente superior, o que promoverá melhor circulação do ar;

d) os Jogos Olímpicos serão realizados no verão, o que poderá causar transtornos devido ao maior índice pluviométrico da cidade de Atenas ocorrer nessa estação;

e) a Grécia faz parte do Mercado Comum Europeu desde a década de 80.

Gab: D

Questão 30)

Caracterize a atuação antrópica numa bacia hidrográfica, identificando dois problemas ambientais decorrentes de cada situação abaixo:

a) a área urbana;

b) a área rural.

Gab:

a) erosão e assoreamento; enchentes; poluição dos mananciais; aumento do escoamento superficial (enxurrada).

b) poluição das águas e dos solos por agrotóxicos; erosão e assoreamento; empobrecimento do solo.

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis