quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Questões Vestibulares–Poluição das Águas IV

Questão 31)

O mapa mostra a divisão do Estado do Rio de Janeiro segundo os problemas ambientais

clip_image002

A Região das Baixadas Litorâneas - Região dos Lagos - teve seus problemas ambientais agravados nos últimos trinta anos. Assinale a alternativa que indica algumas das razões desse agravamento.

a) O empobrecimento das pastagens e a grande extensão urbanizada aceleram a erosão dos solos e o deslizamento das encostas.

b) O avanço dos loteamentos nas áreas de extração do sal e a falta de infra-estrutura urbana aumentam a poluição hídrica, prejudicando a pesca.

c) O lançamento do vinhoto pela agro-indústria do açúcar nos rios da região provoca o assoreamento dos leitos dos rios e grandes enchentes.

d) A "venda" da paisagem pelos empreendimentos imobiliários descaracteriza os movimentos sociais que atuam na preservação ambiental e na conservação do patrimônio histórico das cidades.

e) As invasões de terras nas encostas dos morros destroem os manguezais e provocam a obstrução dos canais de comunicação dos lagos.

Gab: B

Questão 32)

Segundo dados da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, a Lagoa de Camorim apresenta uma concentração de 8 milhões de coliformes fecais para cada 100mL de água, e a Lagoa de Marapendi 180.000 coliformes para cada 100mL de água, quando o padrão adotado no Brasil é de 1.000 coliformes para cada 1000mL de água.

clip_image004

As razões dessa situação são:

1. os despejos de resíduos orgânicos que provocaram o avançado processo de assoreamento das lagoas;

2. os dejetos "ïn natura" lançados nas lagoas pelos condomínios residenciais que não utilizam os equipamentos adequados no tratamento de esgoto;

3. lançamento do esgoto e do lixo pelas populações de baixa renda que não dispõem de infra-estrutura de serviços básicos urbanos nas áreas onde residem;

4. as substâncias lançadas nas lagoas pelas empresas industriais e de prestação de serviços instaladas no entorno das lagoas.

Estão corretas as afirmativas:

a) 1 e 3.

b) 2 e 3.

c) 1, 2 e 4.

d) 2, 3 e 4.

e) 1, 2, 3 e 4.

Gab: E

Questão 33)

A poluição dos mares tem-se agravado bastante nos últimos cinqüenta anos. Um dos mais fortes exemplos disto é o caso do mar Mediterrâneo que, famoso por sua beleza e importância nos fluxos comerciais, é reconhecido como um elemento de questio-namento do modelo civilizatório dominante, face a seu elevado grau de degradação ambiental.

A poluição do mar Mediterrâneo é uma conseqüência:

a) da presença, em seu entorno, de países subdesenvolvidos que se caracterizam pela ausência de recursos para implementar a conservação e a recuperação de ecossistemas marinhos;

b) da concentração da extração de petróleo na plataforma continental marinha, o que implica vazamentos constantes de poluentes, e do intenso tráfego de embarcações de grande porte em sua águas;

c) do lançamento, em suas águas, de esgoto industrial e doméstico provenientes da margem européia e de resíduos das refinarias de petróleo localizadas na margem africana (Líbia e Tunísia);

d) do baixo nível cultural das sociedades localizadas na sua costa oriental (Marrocos, Tunísia, Líbia e Egito) que desenvolvem atividades econômicas predatórias dos recursos marinhos;

e) da sua condição geográfica de mar semifechado e de sua baixa sustentabilidade ecológica para atender às demandas de produção e consumo dos países localizados em seu entorno.

Gab: C

Questão 34)

“OS RIOS PEDEM SOCORRO”

A água é um dos mais preciosos bens materiais para a humanidade. Entretanto a ação antrópica vem causando a degradação dos mananciais, despertando preocupação nos dirigentes de vários países.

No Espírito Santo, temos assistido de perto à morte lenta de nossos rios, sobretudo dos rios que formam as bacias do Santa Maria e do Jucu, em virtude do(a):

I. assoreamento provocado pelo acúmulo de terras levadas pela água da chuva.

II. degradação dos solos com aumento da carga de resíduos sólidos dos rios.

III. presença de bolsões de pobreza, nas zonas mais elevadas, onde se situa a área mais densamente povoada.

IV. uso inadequado de defensivos agrícolas que contaminam alimentos, solos e o próprio homem.

Estão corretos os itens:

a) I e II.

b) I e III.

c) II e IV.

d) I, II e IV.

e) I, II, III e IV.

Gab: D

Questão 35)

A contaminação dos recursos hídricos no Brasil vem assumindo grandes proporções nas duas últimas décadas.

Entre as causas dessa contaminação pode-se destacar:

a) redução da pluviosidade e crescimento da evaporação devido ao aquecimento global do planeta

b) reduzido potencial das bacias hidrográficas no tocante às demandas da produção de energia

c) lançamento de resíduos industriais e de esgotos domésticos in natura nas bacias hidrográficas

d) aumento do consumo de água potável em função do veloz crescimento demográfico

e) baixo nível tecnológico das atividades econômicas das populações ribeirinhas

Gab: C

Questão 36)

A retomada do crescimento econômico no Estado do Rio de Janeiro passa pela revalorização de suas vantagens comparativas, de sua população e de suas vocações naturais. Neste contexto, a recuperação da Baía de Guanabara está mais do que justificada. Do ponto de vista técnico, o projeto de recuperação envolve a:

a) reversão do avançado estágio de eutrofização das águas através da implantação de sistemas e redes de saneamento no Grande Rio.

b) retirada da vegetação dos manguezais responsáveis pelo acúmulo de lama, detritos e sedimentos grosseiros.

c) anulação da capacidade de erosão e de sedimentação das correntes existentes na Baía pela construção de diques e de quebra-mares.

d) redução das taxas atuais de assoreamento pela transferência do movimento portuário para a Baía de Sepetiba.

e) diminuição dos impactos ambientais dos aterros sanitários, em virtude de sua implantação em áreas menos poluídas no fundo da Baía.

Gab: A

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis