quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Questões de Estrutura e Dinâmica da População - XX

Questão 272)

Para a explicação do crescimento da população e de sua relação com o desenvolvimento, algumas teorias foram formuladas: malthusiana, reformista e neomalthusiana. Os adeptos da teoria reformista

a) consideram que o rápido crescimento demográfico exerce pressão sobre os recursos naturais, sendo um sério risco para o futuro da humanidade.

b) defendem a necessidade de reformas socioeconômicas que permitam a elevação do padrão de vida da população.

c) defendem que o alto crescimento demográfico é causa da pobreza generalizada, sendo imprescindíveis reformas políticas rígidas de controle da natalidade.

d) consideram o descompasso entre a população e os recursos necessários para a sua sobrevivência como causa para a existência da miséria do mundo.

Gab: B

Questão 273)

Considere o seguinte texto:

“A crise econômica que atingiu um grande grupo de países subdesenvolvidos na década de 1980, a situação de extrema pobreza dos povos da África central e o fim do regime socialista nos países da Europa central e oriental originaram fluxos migratórios de ordem econômica em direção aos países que ofereciam melhores oportunidades de vida e de trabalho. Esses movimentos se mantêm até hoje”.

MOREIRA, Igor. Espaço geográfico – Geografia Geral e do Brasil. São Paulo: Ática, 2002. p. 167.

O processo descrito no texto tem sido responsável pela

a) remessa monetária para os países pobres e pela manifestação da xenofobia e do racismo nos países receptores de migrantes.

b) extinção de políticas restritivas de imigração, beneficiando as populações migrantes dos países da Europa oriental e da África.

c) revisão das políticas migratórias e pela restrição legal dos intercâmbios culturais e da qualificação de profissionais oriundos dos países subdesenvolvidos.

d) reestruturação da economia dos países da África central e da Europa central e oriental, garantindo direitos sociais e cidadania aos migrantes.

Gab: A

Questão 274)

Marque o correto:

a) Com os episódios desencadeados a partir dos atentados de 11 de setembro, nos Estados Unidos e o aumento das restrições aos imigrantes neste país, a entrada de brasileiros no território norte-americano foi totalmente interrompida.

b) A partir da década de 1980, ficou, cada vez mais, claro que um crescente número de brasileiros passara a residir no exterior, sendo que somente uma pequena parte dos fluxos migratórios era constituída do que se convencionou chamar de “ilegais” ou “clandestinos”.

c) O contexto global atual tem alterado o caráter da migração internacional, sobretudo no que se refere à livre circulação de migrantes brasileiros, cada vez mais, aceitos nos países desenvolvidos, em função de uma rápida adaptação política, econômica e cultural.

d) A forma como a questão da imigração tem sido tratada nos países desenvolvidos parece revelar a consolidação de um padrão que tem adotado políticas restritivas e interessadas em coibir o fluxo de estrangeiros, além de restringir o direito de imigrantes, já estabelecidos, como é o caso de alguns brasileiros na Inglaterra e na França.

Gab: D

Questão 275)

“O povoamento do Brasil deve-se principalmente – pelo menos até a grande imigração européia da segunda metade do século XIX – ao tráfico de escravos africanos. Na época do primeiro recenseamento (1872), 58% dos quase 10 milhões de brasileiros eram de origem africana, pura ou mestiça. Até a abolição do tráfico negreiro (1850), 3,5 milhões de escravos haviam sido transportados em navios negreiros para o Brasil, o que representava 38% de todo o tráfico transatlântico”

(In LIVI-BACCI, M. 500 anos de demografia brasileira: uma resenha. Revista Brasileira de Estudos

de População, v. 19 n. 1, jan./jun., pp. 141-160, 2002).

Para que sejam entendidos os processos demográficos que formaram a sociedade brasileira, é importante que os impactos dessa formação sejam observados, também, nos lugares de onde os fluxos migratórios foram impulsionados. Faça o que se pede a seguir.

a) Explique o que é um “lugar de saída” nos estudos populacionais e identifique duas dinâmicas que definem esse tipo de lugar.

b) Identifique um impacto socioeconômico gerado pela desestabilização demográfica do continente africano, ao longo dos 300 anos de tráfico negreiro.

Gab:

a) Lugares de saída são os espaços de onde saem fluxos emigratórios diversos. O “sair” desses lugares tem causas diversas, como guerras nacionais e civis, escassez alimentar ou de outros recursos, epidemias, políticas públicas demográficas, modernização tecnológica, dentre outros.

b) Dentre os impactos socioeconômicos mais expressivos que ocorreram (ocorrem) no continente africano como resultado da transformação do continente em um “lugar de saída” por mais de 300 anos pelo tráfico negreiro, destacam-se: a desorganização da população economicamente ativa das etnias escravizadas, reduzindo o quadro de mão-de-obra disponível para a geração de riquezas no continente; a perda de muitas tradições culturais milenares; a desestruturação das sociedades rurais africanas e o estímulo à urbanização do continente; o incremento demográfico causador de impactos expressivos na qualidade de vida das etnias africanas.

Questão 276)

O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) foi criado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), para servir como indicador em estudos comparativos das condições de vida das populações do mundo. Desde então, divulga-se o IDH das nações, classificando-as em uma escala de 0 a 1. O IDH contribui para orientar a adoção de políticas públicas que objetivam reduzir níveis de pobreza e de desigualdade regional. São indicadores que compõem o IDH, EXCETO:

a) A expectativa de vida ao nascer, visto que o aumento da longevidade expressa a redução dos níveis de mortalidade.

b) O consumo médio de energia per capita, uma vez que sua elevação indica o acesso da população aos bens de consumo da sociedade moderna.

c) O nível de renda, cujos resultados exprimem, segundo alguns economistas, as condições de acesso da população aos bens de consumo.

d) O nível de instrução, uma vez que a ampliação da escolarização tem importantes efeitos na melhoria da renda e conseqüente redução da pobreza.

Gab: B

TEXTO: 6 - Comuns às questões: 277, 279

Considere a interpretação dos gráficos Hipotéticos referentes à “evolução do crescimento demográfico e econômico” dos Países centrais e dos países periféricos mais atrasados.

clip_image002

clip_image004

Questão 277)

Com referência ao gráfico Y – Países Periféricos Mais Atrasados, assinale a afirmativa INCORRETA.

a) No século XX, a expansão demográfica favoreceu um maior equilíbrio entre produção e população.

b) As taxas de crescimento líquido da economia desses países mantiveram-se positivas até o final do século XIX.

c) As maiores taxas de crescimento demográfico e econômico ocorreram ao longo do século XX.

d) Nos séculos XVIII e XIX, a taxa de crescimento da produção manteve-se superior à do crescimento demográfico.

Gab: A

Questão 278)

Assinale a alternativa que contempla o significado de “Crescimento natural ou vegetativo” da população.

a) É a diferença entre as taxas de natalidade e de mortalidade.

b) É a soma entre os nascimentos e os óbitos da população.

c) É a soma de todos os nascimentos por partos normais de uma população.

d) É a diferença entre o aumento da população rural e da população urbana.

e) É a diferença entre o número de trabalhadores que entram no contingente da população ativa e o contingente de trabalhadores que se aposentam.

Gab: A

Questão 279)

Com referência ao gráfico X – Países Centrais, assinale a afirmativa INCORRETA.

a) O maior ritmo de crescimento econômico e demográfico dos países centrais ocorreu ao longo do século XIX.

b) O ritmo de crescimento da produção manteve-se em ascensão por todo o período posterior à Revolução Industrial.

c) Na primeira metade do século XX, registrou-se queda na evolução demográfica desse grupo de países.

d) Ao comparar a diferença entre população e produção, o maior crescimento líquido da economia registrou-se durante o século XX.

Gab: B

Questão 280)

Desde que o acordo para a redução da fome no mundo foi firmado, há dez anos, pelas lideranças planetárias, mais 18 milhões de pessoas engrossaram as fileiras dos que não têm garantida, diariamente, a quantidade mínima de 2.700 calorias recomendada pela organização Mundial de Saúde. A África Subsaariana concentra a maior parte dos países mais assolados pela fome.

(JORGE, 2006, p.5).

A partir da análise do texto, aliada aos conhecimentos sobre as atividades econômicas em escala mundial, é correto afirmar:

01. O aumento da fome tem como fator principal a desaceleração da produção agrícola mundial.

02. A África Subsaariana é a região mais povoada e populosa do planeta, fato que, associado aos limitados recursos naturais, a pobreza dos solos inviabiliza as atividades agrárias e a ausência de cursos de água perenes agrava a fome na região, gerada pelos conflitos étnicos.

03. A fome, na América Latina, se limita à América do Sul, em função da estrutura fundiária concentrada, característica de todos os países do Continente.

04. A fome endêmica, na África, resulta, entre outros fatores, da manutenção do modelo agrícola de exportação implantado pelos colonizadores, e é agravada pelos conflitos étnicos.

05. O problema da fome, na China e na Coréia do Norte, foi eliminado, devido à reforma agrária implantada, com sucesso, pelos vários governos que se sucederam, após o processo de descolonização.

Gab: 04

Questão 281)

clip_image006

Com base na análise das pirâmides etárias e nos conhecimentos sobre a dinâmica da população brasileira, é correto afirmar:

01. As pirâmides I e II apresentam o mesmo perfil demográfico.

02. A pirâmide III indica que a população brasileira é, predominantemente, jovem.

03. A pirâmide III evidencia, na composição da população, que o número de mulheres é superior ao de homens.

04. As modificações da estrutura etária brasileira têm como causa principal o fato de o IDH da população ter alcançado o mais alto nível de todos os tempos.

05. As modificações nas pirâmides etárias brasileiras só foram possíveis porque os programas de combate à fome e à desnutrição são eficientes em todas as regiões, e o controle da natalidade foi implantado como política de Governo.

Gab: 03

Questão 282)

Sobre população mundial, é correto afirmar:

01. O movimento mais expressivo da população mundial, devido a fatores econômicos, é a transumância.

02. A intensa imigração verificada, nas últimas décadas, na América anglo-saxônica explica por que o seu crescimento vegetativo é o mais alto do Planeta.

03. A Revolução Sanitária no campo, ocorrida na África, conseguiu deter o êxodo rural e reduzir a mortalidade infantil.

04. A implantação de campanhas contra a desnutrição e o uso do soro caseiro constituem-se fatores responsáveis pelo declínio da mortalidade infantil na África.

05. O seu crescimento não se mantém constante no tempo e no espaço.

Gab: 05

Questão 283)

As migrações são movimentos populacionais que remontam a tempos pré-históricos e que, ao longo da evolução da humanidade, sempre se fizeram presentes, em função de causas distintas e com tempo de permanência também diferenciados. Analise as proposições abaixo a respeito desses movimentos e identifique a alternativa correta.

a) As migrações internas intra-regionais ocorrem dentro de um mesmo país, entre regiões distintas.

b) Os Séculos XVIII, XIX e a primeira metade do Século XX foram marcados por uma intensa migração de europeus para diferentes partes do mundo, especialmente para o Novo Mundo e para a Oceania.

c) As migrações externas podem ser continentais ou intercontinentais. A saída de australianos para a Nova Zelândia é exemplo de um deslocamento intercontinental.

d) Causas econômicas fizeram com que, em um determinado momento, migrantes originários de países periféricos se dirigissem para a Europa. Contudo, após a criação da União Européia, os movimentos migratórios se reduziram consideravelmente.

e) A extração de petróleo em países do Golfo Pérsico faz com que estes, a exemplo dos Emirados Árabes Unidos, do Kuwait, da Jordânia, sirvam de atração a migrantes provenientes de países mais pobres da Ásia, a exemplo de Cingapura.

Gab: B

Questão 284)

Analise o Quadro abaixo, onde constam alguns países do mundo com as suas respectivas superfícies e populações, correlacionando-o com as proposições apresentadas.

clip_image008

a) Os dois países mais populosos estão situados em dois continentes do mundo: América Anglo-Saxônica e Oceania, respectivamente.

b) O continente europeu está representado pela Bélgica, país mais povoado entre aqueles do grupo apresentado no Quadro.

c) O somatório da população absoluta dos países asiáticos que constam no Quadro é superior à população existente nos Estados Unidos, naquele período considerado.

d) Taiwan, no grupo de países apresentados, ocupa uma posição de sexto colocado em população relativa, podendo-se afirmar ser ele o menos populoso.

e) De posse dos indicadores superfície e população, calcula-se a densidade demográfica de cada um desses países, a partir da divisão da superfície pelo número de habitantes existentes.

Gab: C

Questão 285)

A Taxa de Fecundidade é um indicador demográfico de grande influência na dinâmica populacional de um lugar. Assim, em relação a esse indicador, se pode afirmar que:

a) países emergentes, a exemplo do Brasil, vêm registrando, a partir da segunda metade do Século XX e, nesses primeiros anos do Século XXI, elevação nas taxas de fecundidade, acompanhadas, também, pela ampliação na esperança de vida.

b) existe uma forte relação entre o aumento relativo da população rural, em determinada área, e a ampliação da taxa de fecundidade brasileira, nos últimos anos.

c) o avanço da medicina, reduzindo a mortalidade nos países subdesenvolvidos, levou a uma ampliação da fecundidade.

d) apesar da relação existente entre a taxa de fecundidade e a de natalidade, o seu comportamento, no entanto, está dissociado do indicador custo de formação do indivíduo.

e) esta taxa diz respeito à média de filhos tidos por mulher em idade reprodutiva, considerada como tal, a faixa que vai mais ou menos dos 15 aos 45 anos.

Gab: E

Questão 286)

Observe a figura que representa a distribuição etária da população mundial.

clip_image010

ONU, 2005

O modelo de transição demográfica explica as alterações nas taxas de natalidade e de mortalidade dos países, conforme passam por diferentes estágios da economia industrial.

É correto afirmar que

a) há um equilíbrio entre as taxas de natalidade e de mortalidade no início da transição demográfica. O número de nascimentos e de óbitos apresenta valores ainda pouco expressivos, correspondendo à fase denominada de pré-industrial.

b) os países desenvolvidos, que tiveram sua industrialização entre o fim do século XVIII e início do XIX, apresentam uma queda na taxa de mortalidade devido aos avanços na medicina e na tecnologia. Nessa fase, a segunda da transição demográfica, ocorre um crescimento populacional em todas as faixas etárias.

c) há um novo equilíbrio entre as taxas de natalidade e de mortalidade, com valores elevados, quando a transição demográfica atinge a quarta fase. Os nascimentos são altos, mas equilibrados com as altas taxas de mortalidade. É o caso dos países de industrialização tardia, como os da América Latina e Ásia.

d) alguns países experimentam uma fase de crescimento negativo da população, quando a taxa de natalidade é menor que a de mortalidade. Esse fato é próprio de países muito pobres, com políticas sociais precárias e que incentivam as famílias a não terem filhos.

e) os processos de transição demográfica apontam para o envelhecimento da população dos países. Os dois extremos de riqueza apresentam preocupações: os mais pobres sofrem com o desemprego em massa, e os mais ricos sentem a falta de jovens para o trabalho.

f) I.R.

Gab: E

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis