quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Questões de Estrutura e Dinâmica da População - IX

Questão 88)

INDICADORES DEMOGRÁFICOS DA RÚSSIA - 1950-2050

clip_image002

LYGIA TERRA et al.

Adaptado de Conexões. São Paulo: Moderna, 2008.

No gráfico, é possível observar uma alteração na dinâmica demográfica russa, a partir do final dos anos 1980.

Essa alteração pode ser associada ao seguinte contexto:

a) fim da economia planificada

b) implantação de regime ditatorial

c) planejamento do controle migratório

d) eliminação do sistema previdenciário

Gab: A

Questão 89)

Índice de Desenvolvimento Humano - IDH

clip_image004

MARIETA DE MORAES et al.

História em curso: da Antiguidade à globalização. São Paulo:

Editora do Brasil; Rio de Janeiro: FGV, 2008.

Considerando o mapa, a associação adequada entre o valor do IDH, a localização geográfica e uma de suas causalidades históricas está identificada em:

a) médio – sudeste asiático – proeminência chinesa

b) elevado – América do Norte – colonização inglesa

c) baixo – África subsaariana – neocolonialismo europeu

d) elevado – países do Mercosul – modernização agrícola

Gab: C

Questão 90)

Veja bem, este país, em seus dias de glória, parecia até um zoológico. Um zoológico limpinho e bem arrumado. Todos tinham o seu lugar e viviam felizes. Quem era chamado de halwai fazia doces. Quem era chamado de criador de gado criava gado. Os intocáveis limpavam latrina.

Até que, em 1947, quando os britânicos foram embora, todas as jaulas foram abertas. Aí a lei da selva substituiu a lei do zoológico. Os mais ferozes devoraram os demais e ficaram barrigudos.

Resumindo: antigamente havia mil castas e destinos na Índia. Hoje só há duas castas: a dos homens barrigudos e a dos homens sem barriga.

ARAVIND ADIGA

Adaptado de O tigre branco. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.

O fragmento de texto acima faz referência a uma das transformações ocorridas na Índia, a partir de 1947.

Essa transformação explicita a relação entre as seguintes características na sociedade indiana:

a) diversidade de etnias – liberdade de expressão

b) divisão do trabalho – hierarquização dos grupos

c) centralização do Estado – eliminação da censura

d) racionalização da produção – preservação das tradições

Gab: B

Questão 91)

A população mundial tem passado por um acelerado processo de urbanização, o que acarretou mudanças significativas no crescimento vegetativo e na expectativa de vida.

Considerando a expectativa de vida e o crescimento vegetativo da população dos países subdesenvolvidos, especialmente os emergentes, é correto afirmar:

a) O êxodo rural acarretou uma maior urbanização, o que fez crescer junto às grandes cidades bairros periféricos com elevados índices de mortalidade infantil e criminalidade, culminando na diminuição da expectativa de vida e do crescimento vegetativo.

b) A taxa de fecundidade da mulher é mais elevada nas cidades, devido ao aumento da expectativa e da qualidade de vida e à proximidade de centros hospitalares, elevando o crescimento vegetativo.

c) A população rural, possui uma expectativa de vida superior à população urbana, devido a um estilo de vida em harmonia com o meio ambiente, menores índices de violência e alimentação mais saudável, elevando o crescimento vegetativo.

d) A urbanização acarretou uma melhor assistência médica, acesso aos métodos contraceptivos, medicina preventiva e saneamento básico, elevando a expectativa de vida e reduzindo o índice de crescimento vegetativo.

e) A urbanização contribuiu para o aumento da violência principalmente nas periferias das metrópoles, atingiu, em grande parte, os jovens, reduziu a expectativa de vida e anulou o crescimento vegetativo.

Gab: D

Questão 92)

O conhecimento do perfil demográfico de um lugar ocorre a partir da compreensão do comportamento de seus indicadores populacionais. A esse respeito, analise as afirmações abaixo.

00. O crescimento vegetativo da população de um país é obtido a partir da comparação do comportamento entre os indicadores ‘taxa de natalidade’ e ‘taxa de mortalidade’.

01. As taxas de fecundidade e de natalidade bem como a expectativa de vida são indicadores, cujos comportamentos podem modificar o formato de uma Pirâmide Etária.

02. Densidade Demográfica é a quantidade de habitantes por quilômetro quadrado. Ela reflete a concentração, para mais ou para menos, de habitantes em uma área.

03. Um país populoso é aquele que apresenta uma elevada população relativa. Normalmente, eles também podem ser densamente povoados.

04. Os países periféricos possuem uma elevada taxa de mortalidade infantil, o que significa um grande número de óbitos de crianças com menos de cinco anos de idade.

Gab: VVVFF

Questão 93)

Considere o gráfico.

clip_image006

(educacao.uol.com.br)

Considere as afirmações.

I. A primeira fase de transição demográfica é marcada pelo rápido crescimento da população, como consequência da queda da mortalidade e manutenção das elevadas taxas de natalidade.

II. A segunda fase caracteriza-se pela diminuição das taxas de fecundidade, provocando queda da taxa de natalidade mais acentuada que a de mortalidade e diminuindo o ritmo de crescimento da população.

III. A terceira fase, encontrada em diversos países europeus, é denominada de fase de estabilização demográfica.

IV. O Brasil ainda se encontra na primeira fase da transição demográfica, apesar das melhorias das condições médicosanitárias.

Está correto apenas o que se afirma em

a) I e II.

b) II e III.

c) III e IV.

d) I, II e III.

e) II, III e IV.

Gab: D

Questão 94)

Segundo Samuel Huntington, a política mundial está sendo reconfigurada seguindo linhas culturais e civilizacionais, nas quais o papel das religiões é muito importante.

Correlacione as duas colunas:

clip_image008

Os países e suas respectivas religiões predominantes são:

a) 1b, 2c, 3a e 4d.

b) 1c, 2a, 3d e 4b.

c) 1b, 2c, 3d e 4a.

d) 1c, 2d, 3a e 4b.

e) 1b, 2d, 3c e 4a.

Gab: D

Questão 95)

Observe o mapa da Taxa de Fecundidade da Índia – 2003.

clip_image010

(Atlas géopolitique et culturel, 2005. Adaptado.)

a) Descreva a distribuição geográfica da Taxa de Fecundidade na Índia.

b) Qual relação pode ser estabelecida entre a Taxa de Fecundidade e a inserção do setor de serviços da Índia na economia mundial? Cite ao menos um exemplo e comente.

Gab:

a) O mapa apresenta as taxas de fecundidade da Índia distribuídas em quatro faixas, organizadas de maior para menor, no sentido norte-sul.

b) Predominam na Índia regiões com elevadas taxas de fecundidade, o que determina numerosa população jovem e, consequentemente, abundância de mão de obra. O baixo preço dessa mão de obra facilitou a sua inserção no mercado de serviços mundial, sendo um dos exemplos mais citados a criação de imensos call centers (os maiores do mundo), em sua maior parte com atendimento telefônico em língua inglesa, trabalhando para empresas norte-americanas, inglesas e canadenses, entre outras, com serviços de voz, vendas, pesquisas de mercado, help desk, etc.

Questão 96)

O impacto sobre São Paulo dos migrantes nordestinos, que chegaram à cidade no meio do século XX, foi tão grande quanto os efeitos produzidos pelos imigrantes que vieram da Europa, do Oriente Médio e da Ásia em décadas anteriores. Nos dois casos, os que dominavam a cidade incentivaram a vinda desses trabalhadores e suas famílias (...). Entretanto, os efeitos sociais e políticos foram sempre mais difíceis de digerir como demonstram os casos recentes de uma prefeita da cidade e de um presidente da República, nascidos no Nordeste, e objetos em São Paulo de preconceitos nada sutis.

(Adaptado de Paulo Fontes, Um Nordeste em São

Paulo – Trabalhadores migrantes em São Miguel

Paulista (1945-66). Rio de Janeiro: FGV, 2008. p.13.)

a) Qual a maior cidade nordestina fora do Nordeste brasileiro? Por que houve o incentivo ao processo imigratório de nordestinos para São Paulo?

b) Quais as principais determinantes sociais e econômicas do processo migratório de nordestinos para São Paulo em meados do século XX?

Gab:

a) A maior cidade nordestina fora do Nordeste Brasileiro é São Paulo. A intensificação do processo migratório ocorreu entre as décadas de 1930 e 1950, quando a Capital Bandeirante passava por um intenso processo de desenvolvimento urbano-industrial, necessitando absorver um maior contingente de mão de obra.

b) Em meados do século 20, o Nordeste apresentava economia estagnada: agropecuária pouco desenvolvida, grande concentração fundiária e de renda e pequeno desenvolvimento industrial faziam com que certa parcela da população ficasse à margem do processo produtivo.

Nesse quadro, a possível oferta de trabalho e a esperança de melhores condições de vida geraram significativos fluxos migratórios para São Paulo e sua região metropolitana.

Questão 97)

Observe o gráfico abaixo e responda às questões:

clip_image012

a) Indique a(s) região(ões) do globo com taxa de esperança de vida ao nascer inferior à média mundial, nos intervalos 1965-1970 e 1995-2000. Indique a região representada no gráfico com o melhor desempenho no aumento de expectativa de vida ao nascer entre os períodos 1965/1970 e 1995/2000.

b) Por que, entre os períodos 1965/1970 e 1995/2000, houve aumento da esperança de vida ao nascer em todas as regiões indicadas no gráfico?

Gab:

a) A África é a única região do mundo com taxas de esperança de vida ao nascer inferiores à média mundial nos dois períodos analisados. A Ásia possui taxa inferior apenas no intervalo 1965-1970, também apresentando o melhor desempenho no aumento de expectativa de vida ao nascer entre os períodos destacados.

Em valores aproximados, a Ásia teve crescimento de 25%, a África de 20%, América Latina e Caribe de 20% e Países Desenvolvidos de 10%.

b) O aumento da esperança de vida ao nascer, em todas as regiões destacadas no gráfico, deve-se aos seguintes fatores:

— avanço nos conhecimentos e técnicas medicinais, aumentando o controle de doenças, especialmente em países desenvolvidos;

— crescimento urbano, possibilitando a maior número de pessoas o acesso a saneamento básico e a informações sobre normas elementares de higiene;

— melhoria significativa no padrão alimentar de grande parcela da população, sobretudo em países desenvolvidos;

— maior distribuição de remédios em países subdesenvolvidos, reduzindo a mortandade por epidemias.

Questão 98)

Calcula-se a idade média da população somando-se a idade de todos os indivíduos e dividindo o resultado pelo número de indivíduos. O mapa abaixo representa a projeção da idade para os países em 2009.

clip_image014

a) Com base neste mapa, indique a faixa de idade média da Itália e do Paraguai. Indique dois desafios socioeconômicos que a Itália enfrenta em relação a idade média da sua população.

b) Dê duas associadas ao fato de a Àfrica Subsaariana apresenta uma elevada população jovem em relação á adulta, portanto uma média de idade muito baixa.

Gab:

a) A faixa de idade média da Itália entre 40 anos e mais e a do Paraguai é entre 20 e 25 anos. A Itália apresenta a população em envelhecimento, o que traz como consequências: baixa PEA (falta de mão-de-obra), gastos com previdência (aposentadorias), gastos com saúde geriátrica. O envelhecimento afeta a oferta de mão-de-obra e por isso há maior pressão de imigrantes estrangeiros, o que pode provocar atritos culturais.

b) A região apresenta alta taxa de natalidade e baixa expectativa de vida derivadas dos seguintes fatores: pobreza (más condições de vida); baixo acesso á educação e saúde; epidemias; guerras (violência); baixa esperança de vida ao nascer; falta de saneamento básico; fatores culturais derivados de uma sociedade rural; baixo uso de métodos anticoncepcionais (falta de planejamento familiar), elevado número de filhos por família, mães muito jovens com muitos filhos.

Questão 99)

A obesidade significa um excesso de gordura corpórea, situação na qual a pessoa esta acima do seu peso ideal. Só recentemente a obesidade foi considerada como um importante problema demográfico mundial pelas organizações internacionais. Neste sentido, podemos afirmar:

a) A África subsaariana, a Ásia (menos o Japão e os Tigres Asiáticos) e a América Latina possuem significativo número de pessoas obesas, devido ao consumo excessivo de alimentos.

b) Em média a expectativa de vida de uma pessoa obesa é bem maior do que a de um indivíduo que está no seu peso ideal.

c) Nos Estados Unidos, na Europa e no Japão a proporção de pessoas obesas não ultrapassa 15% da população total.

d) A OMS – Organização Mundial da Saúde – criou o termo globesidade, uma espécie de epidemia de obesidade. A população mundial passa por uma “transição alimentar”, impulsionada pelo consumo cada vez maior de gorduras saturadas, o que é percebido tanto em países ricos como em países pobres.

e) Em algumas regiões do mundo, principalmente entre as pessoas mais pobres, o consumo reduzido de alimentos conduz a baixos índices de mortalidade.

Gab: D

Questão 100)

“No início da década de 1990, devido à ruptura social no Leste Europeu, o asilo político aumentou o número de imigrantes, em especial na Alemanha. Em termos gerais, na União Européia, estimava-se que, no início da década de 1990, o total da população estrangeira de cidadãos não europeus era cerca de 13 milhões, dos quais aproximadamente um quarto seria de clandestinos... A situação mudou em fins da década de 1990, quando as migrações do Leste europeu se intensificaram na Alemanha, na Áustria, na Suíça e na Itália, e os migrantes africanos entraram no sul da Europa. A imigração ilegal em massa era um fenômeno relativamente novo, em especial no Leste Europeu, quase sempre organizada por círculos criminosos, com milhares de mulheres escravizadas para o lucrativo tráfico de prostituição nos países civilizados do oeste europeu”.

(Manuel Castells, 2005).

As tendências atuais do fenômeno migratório evidenciado no texto acima se caracterizam por reproduzir, para além da Europa, em outras escalas continentais, sobretudo em países desenvolvidos, os seguintes fatores, exceto:

a) em razão das taxas diferenciais de natalidade entre a população nativa e os imigrantes, as sociedades afluentes estão se tornando etnicamente mais diversas.

b) a visibilidade dos trabalhadores imigrantes e de seus descendentes aumentou devido a sua concentração nas maiores áreas metropolitanas e em algumas regiões.

c) embora os trabalhadores imigrantes sejam um componente cada vez mais importante do mercado de trabalho de muitos países, isso não significa que a força de trabalho se globalizou.

d) a composição étnica e cultural da imigração vem tendo uma proporção crescente de imigrantes de origem europeia nos EUA e uma pequena proporção de imigrantes africanos, asiáticos e muçulmanos nos países europeus.

e) a etnia e a diversidade cultural tornaram-se um importante problema social na Europa, representam uma nova questão no Japão e continuam a ser preocupante prioridade na agenda norte-americana.

Gab: D

Questão 101)

As desigualdades no bem-estar das populações dos dois países, destacados pelas setas nos mapas abaixo, apontadas pelo mais recente relatório do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e divulgado pelo PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), foram medidas considerando-se os seguintes indicadores:

clip_image016

clip_image018

1. esperança média de vida ao nascer.

2. acesso ao conhecimento, com base na alfabetização e na escolarização.

3. PIB per capita, associado ao poder de compra em dólares americanos.

4. localização geográfica.

5. consumo diário de calorias.

Estão corretas:

a) 1 e 2 apenas

b) 1, 2 e 3 apenas

c) 3, 4 e 5 apenas

d) 1, 3, 4 e 5 apenas

e) 1, 2, 3, 4 e 5

Gab: B

Questão 102)

Fertilidade total entre 2005-2010. Variação média (crianças por mulher)

clip_image020

Fonte: Divisão de População do Departamento de Desenvolvimento Econômico e

Assuntos Sociais do Secretariado das Nações Unidas (2007).

A respeito dos Índices de Crescimento Populacional no mundo, assinale a alternativa INCORRE TA.

a) Na atualidade, verifica-se uma queda dos índices de natalidade, embora em alguns países as taxas se mantenham elevadas.

b) No Brasil, o índice, desde 1920, obedece a sucessivos recuos, graças ao processo de substituição de importações, que impulsionou a indústria nacional nessa mesma década, absorvendo muita mão de obra.

c) Devido à intensa urbanização, as pessoas passaram a ter acesso aos métodos anticoncepcionais, o que facilitou a redução do número de filhos por família.

d) No meio urbano, a necessidade da mão de obra feminina estimula o aprimoramento profissional. Para esse grupo, sucessivas gestações comprometeriam o padrão de vida da família e a possível ascensão profissional.

e) A dinâmica do crescimento populacional no mundo está sendo alterada nas últimas décadas, devido aos avanços na medicina, ao aumento do acesso à educação e ao saneamento básico.

Gab: B

Questão 103)

Analise as pirâmides etárias A e B de duas situações demográficas fictícias.

clip_image022

Fonte: adaptação do autor.

Leia as afirmações I a IV e decida quais delas estão corretas.

I. A pirâmide A representa um país que dispõe de uma população economicamente ativa proporcionalmente maior que as outras faixas etárias, mas que tende a apresentar um sistema previdenciário deficitário em algumas décadas.

II. A pirâmide B pode indicar dificuldades orçamentárias mais relacionadas à educação básica do que ao setor previdenciário (aposentadorias).

III. Comparativamente, a pirâmide A pode indicar uma população mais instruída, e a pirâmide B, uma população mais excluída dos serviços sociais.

IV. A base larga da pirâmide B indica maior acesso aos serviços de saúde, o que se reflete em menor mortalidade infantil.

a) Estão corretas apenas as afirmações I, II e III.

b) Estão corretas as afirmações I, II, III e IV.

c) Estão corretas apenas as afirmações II e III.

d) Estão corretas apenas as afirmações I e III.

e) Estão corretas apenas as afirmações II, III e IV.

Gab: A

Questão 104)

A chamada “crise do século XIV”, na Europa Ocidental, caracterizou-se por um conjunto de fatores como más colheitas, fome, epidemias, rebeliões camponesas e guerras. Pode-se dizer que tais elementos

a) fortaleceram as instituições medievais, principalmente o caráter internacional das universidades.

b) abalaram o sistema feudal, provocando uma acentuada queda demográfica, num processo inverso ao da expansão verificada entre os séculos XI e XIII.

c) contribuíram para o aumento relativo da população das cidades, onde os índices de mortalidade eram menores que no campo.

d) provocaram um enfraquecimento geral da cristandade, sobretudo na península Ibérica, o que permitiu uma nova ofensiva islâmica na região.

e) fizeram diminuir as taxas e obrigações senhoriais que recaíam sobre os servos e levaram à adoção da escravidão de africanos nos senhorios feudais.

Gab: B

Questão 105)

Em geral, a economia dos países do Sul da Ásia baseia-se na agricultura, com exceção da Índia, que possui uma atividade industrial expressiva para um país do Sul. Com relação ao país indiano, podemos verificar que:

a) A renda per capita do país alcançou a média do Brasil que é de cerca de 8 mil dólares.

b) A expectativa de vida da população indiana é de 65 anos, e 70% dos habitantes vivem abaixo da linha internacional de pobreza.

c) Com cerca de 3,2 milhões de quilômetros quadrados e 1,1 bilhão de habitantes, a Índia só perde para a Rússia e o Canadá, em superfície territorial.

d) A taxa de analfabetismo da população indiana, com 15 anos ou mais de idade, é apenas de 10%.

e) O sistema de Castas é uma das principais características da sociedade indiana. Esse sistema contribui para diminuir as desigualdades sociais da população.

Gab: B

Questão 106)

Grande parte da população economicamente ativa, no Brasil, dedica-se às atividades do Setor Primário da Economia, que ainda desempenha um papel muito importante no PIB brasileiro. Não pode ser considerado um trabalhador do Setor Primário aquele que trabalha:

a) na silvicultura.

b) no cultivo de camarão.

c) no cultivo da cana-de-açúcar.

d) na construção de um edifício.

e) na extração de látex.

Gab: D

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis