quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Questões de Estrutura e Dinâmica da População - XIX

Questão 251)

Com a queda da taxa de natalidade observada em várias partes do mundo, alguns cientistas têm traçado para a economia global perspectivas futuras

a) preocupantes, pois o envelhecimento da população poderá provocar recessão econômica e dificuldades de reposição de mão-de-obra.

b) otimistas, pois a mudança na estrutura etária da população proporcionará maior produção econômica e menores custos sociais.

c) muito boas para a população dos países pobres, que passarão a dominar o mercado de trabalho nas nações fortemente industrializadas.

d) alarmantes, sobretudo para os países pobres que, contando com baixos níveis de mecanização agrícola, enfrentarão o problema da fome.

e) com poucas alterações, pois com a robotização em curso, o envelhecimento da população não afetará a produção econômica mundial.

Gab: A

Questão 252)

Considerando-se os reflexos das migrações internacionais na organização do espaço mundial, é INCORRETO afirmar que, na atualidade, há

a) um aumento de ações decorrentes da xenofobia que caracteriza parcela da população dos países receptores de imigrantes.

b) um crescimento do contingente de imigrantes ilegais, o que tem favorecido a criação de leis que dificultam e criminalizam a presença deles nos países receptores.

c) uma plena integração cultural e socioeconômica, no país receptor, das gerações posteriores de imigrantes, tornadas cidadãos nacionais.

d) uma tendência à mudança do perfil étnico, nos países receptores, em razão do número de imigrantes recebidos e de seu comportamento demográfico diferenciado.

Gab: C

Questão 253)

clip_image002

Newsweek, 27 de setembro de 2004

Tradução:

O Sumiço dos Bebês, Para um número cada vez maior de países, o problema não é ter gente demais, mas ter de menos.

Apresente os principais problemas resultantes da diminuição da taxa de natalidade em alguns países desenvolvidos.

Gab:

Com a redução da natalidade: a) aumenta a proporção de pessoas idosas na estrutura da população com conseqüente aumento dos gastos previdenciários; b) ocorre a redução do numero de jovens no mercado de trabalho com conseqüente necessidade de importação de mão-de-obra do exterior, o que muitas vezes gera tensões internas, manifestadas por posições étnico-raciais discriminatórias em relação aos imigrantes; c) o Estado perde simbolicamente o grupo etário que representa o futuro da nação.

Questão 254)

Sobre o crescimento populacional do Brasil e do mundo, é correto afirmar que:

00. As migrações em massa de população européia em direção à América e a revolução agrícola diluíram os efeitos do grande crescimento populacional na Europa do século XIX.

01. A explosão demográfica do século XX foi um fenômeno característico dos países subdesenvolvidos, que a partir de 1950 passaram a registrar elevadas taxas de crescimento demográfico.

02. A dinâmica demográfica brasileira é um exemplo do acelerado crescimento populacional ocorrido a partir de 1940, com as conquistas médicas e a conseqüente queda das taxas de mortalidade nos espaços geográficos subdesenvolvidos.

03. O neomalthusianismo defende que o crescimento da população vem sempre acompanhado do crescimento econômico, pois novos trabalhadores chegam ao mercado de trabalho, contribuindo, assim, para queda da densidade demográfica.

04. A taxa de fecundidade da mulher brasileira, um importante fator que é considerado para a definição do IDH, vem aumentando consideravelmente nas três últimas décadas; esse fato é uma decorrência dos avanços da Medicina no Brasil e de políticas governamentais mais agressivas no setor de saúde pública.

Gab: VVVFF

Questão 255)

Considere as afirmações sobre a dinâmica demográfica mundial.

I. Atualmente, é o continente africano quem lidera o crescimento demográfico mundial, e as maiores taxas aparecem justamente nas áreas de grande pobreza, como o Sahel.

II. A transição demográfica tem sido acelerada na América Latina em razão das posições favoráveis do Vaticano ao controle da natalidade por métodos anticoncepcionais.

III. O continente asiático apresenta grandes diferenças na dinâmica demográfica com alguns países importantes, como a China e a Índia, ainda apresentando altas taxas de natalidade.

IV. Os governos de alguns países europeus têm lançado políticas de estímulo à natalidade, em razão do baixo crescimento vegetativo e envelhecimento da população.

Está correto apenas o que se afirma em

a) I e II.

b) I e III.

c) I e IV.

d) II e III.

e) III e IV

Gab: C

Questão 256)

A demografia favorece os Estados Unidos.

Em relação aos fatores demográficos que contribuíram para o desenvolvimento norte-americano, não é correto afirmar que:

a) a chegada maciça de imigrantes, ao longo do século XIX, significou um aumento da força de trabalho.

b) o crescimento vegetativo, durante o século XX, representou um aumento do mercado consumidor.

c) a composição étnica homogênea, devido à imigração seletiva, garantiu a oferta de mão-de-obra necessária ao crescimento da economia.

d) a "migração de cérebros", praticada pelas grandes empresas e universidades, incentivou a pesquisa científica.

e) o elevado número de mulheres no mercado de trabalho, originalidade da sociedade americana, aumentou a população economicamente ativa.

Gab: C

Questão 257)

Os demógrafos, analisando a evolução da população européia após a Revolução Industrial, construíram a teoria da transição demográfica. Hoje, essa teoria passou a ser considerada como base para a compreensão do comportamento da população.

clip_image004

clip_image006

A partir do mapa e do gráfico, pode-se concluir que:

a) a realização da transição demográfica está relacionada ao nível de desenvolvimento econômico.

b) os países com baixo nível sanitário são os que apresentam maior crescimento demográfico.

c) a difusão da informação manteve a taxa de mortalidade elevada nos países que estão na fase intermediária da transição demográfica.

d) o crescimento vegetativo dos países que já terminaram a transição demográfica é suficiente para repor a taxa de mortalidade.

e) os países que se encontram na segunda fase da transição estimulam a taxa de natalidade.

Gab: A

Questão 258)

Examine o gráfico:

Evolução demográfica dos países mais populosos, 1975 – 2015 (em milhões de habitantes)

clip_image008

Ele é muito revelador sobre uma amostra essencial da dinâmica demográfica do planeta. Tendo em vista a condição geográfica dos países citados, é correto afirmar que

a) os países que apresentam um ritmo mais acelerado de crescimento populacional sofrem esse processo em razão do ritmo igualmente acelerado de urbanização.

b) os países que compõem o conjunto são “emergentes”, pouco desenvolvidos e desenvolvidos. No último caso o ritmo de crescimento demográfico vai de moderado até uma quase estagnação.

c) os países que possuem um ritmo mais veloz de crescimento são justamente aqueles nos quais domina o islamismo, prática religiosa que coloca sérias restrições ao controle da natalidade.

d) há uma relação direta entre o tamanho da população desses países e a extensão de seus territórios; quanto maior o território maior também a população.

e) imigração e crescimento demográfico associam-se no caso da China e da Índia; nesses países o crescimento se acelerará, devido à nova imigração, impulsionada pela força econômica de ambos.

Gab: B

Questão 259)

Sobre a localização, sobre os aspectos políticos e sobre os elementos que caracterizam a paisagem da Groenlândia, assinale a alternativa correta.

a) Situada na região polar antártica, essa ilha pertence ao Chile.

b) Em função das baixas temperaturas, a vegetação predominante é de florestas com árvores de grande porte.

c) Adaptados ao meio natural, os esquimós ou inuits são os habitantes mais típicos da região.

d) Seu principal produto de exportação é o açúcar extraído da beterraba.

e) Os pingüins, aves que habitam as regiões mais frias do hemisfério norte, são abundantes na Groenlândia.

Gab: C

Questão 260)

Assinale a alternativa correta sobre a demografia.

a) A taxa de crescimento vegetativo é calculada pela diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade em um período determinado.

b) A taxa de mortalidade corresponde à somatória da taxa de mortalidade infantil e dos índices gerais de mortalidade de uma determinada população.

c) A taxa de natalidade corresponde à somatória da taxa de fecundidade e da taxa de crescimento demográfico.

d) Na segunda metade do século XX, a aceleração no ritmo de crescimento da população européia resultou do processo de urbanização associado ao êxodo rural.

e) Malthus associou o crescimento demográfico da população à maior disponibilidade de alimentos, ressaltando que os recursos crescem exponencialmente e a população cresce aritmeticamente.

Gab: A

Questão 261)

Sobre os idiomas falados no planeta, assinale o que for correto.

01. Na família camito-semítica aparecem o coreano e o japonês, entre outros.

02. Na família indo-européia, incluem-se os idiomas da classe eslava (russo, ucraniano, polonês, tcheco, esloveno etc.), da classe celta (irlandês), da classe germânica (sueco, norueguês, holandês, alemão, inglês etc.) e da classe itálica ou românica (espanhol, português, francês, italiano etc.), entre outros.

04. O português é falado em países como Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

08. Entre os idiomas mais falados no mundo destacam-se: o mandarim (falado na China), o espanhol (com destaque para a Espanha e Américas), o inglês (Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, entre outros), o bengali (Bangladesh e Índia) e o hindi (Índia).

16. Considerando-se a língua materna de cada indivíduo, o inglês é o idioma mais falado no mundo, por cerca de 885 milhões de pessoas, que representam 15% da população mundial.

Gab: 14

Questão 262)

O sistema de castas, apesar de extinto por lei, ainda se mantém vivo na cultura do povo:

a) druso

b) chinês

c) muçulmano

d) indiano

e) turco

Gab: D

Questão 263)

Dentre as várias teorias demográficas formuladas para se compreender os mecanismos de crescimento populacional e as conseqüências que esse crescimento pode trazer para a sociedade, uma teoria em especial argumenta que a causa do subdesenvolvimento dos países deve-se à alta taxa de natalidade. Pregam o controle do crescimento populacional, através de diversos métodos anticoncepcionais.

As idéias acima se referem à teoria populacional conhecida como:

a) Teoria Reformista

b) Teoria Marxista

c) Teoria Terceiro-mundista

d) Teoria Neomalthusiana

e) Teoria Neoliberalista

Gab: D

Questão 264)

Preencha o espaço em branco com a alternativa correta:

Um estrangeiro que se encontra morando no Brasil foi _________ de seu país e quando aqui chegou tornou-se _________.

a) imigrante – emigrante

b) emigrante – imigrante

c) emigrante – nômade

d) imigrante – colono

e) nômade - emigrante

Gab: B

Questão 265)

“A bem da verdade, a raça humana vem se multiplicando explosivamente desde que existem as vacinas. Orgulham-se pelo fato de conseguir controlar epidemias e as doenças infantis, mas agora enfrenta a superpopulação. O homem não se deu conta que todas essas doenças eram a seleção natural dos mais fortes e mais aptos [...] Não foi exatamente Deus que controlava a superpopulação pelas epidemias que matavam os mais fracos e menos aptos?”.

(Ana Primavesi - Agroecologia: ecoesfera, tecnologia e agricultura, 1977.)

Com base no texto podemos afirmar que a teoria populacional desenvolvida pela autora baseia-se em princípios tipicamente

a) reformistas, ao ver na miséria a causa do crescimento demográfico.

b) marxistas, ao entender que só existem superpopulações relativas, vinculadas à forma como se desenvolve e se reproduz o capitalismo.

c) malthusianos, ao defender as calamidades como um obstáculo positivo ao crescimento populacional.

d) neomalthusianos, ao defender que o crescimento populacional provoca o subdesenvolvimento, se não for compatível com os recursos do território.

e) natalistas, ao observar que há um “ótimo populacional” para a qualidade do padrão de vida de uma nação.

Gab: C

Questão 266)

As migrações têm desempenhado um papel muito importante no crescimento demográfico da maioria dos países.

a) Cite os tipos de migração quanto ao tempo de duração e apresente dois exemplos de cada tipo.

a.1) Tipos de migração:

a.2) Exemplos:

b) Cite os tipos de migração quanto ao espaço de deslocamento, apresentando dois exemplos da atualidade.

b.1) Tipos de migração:

b.2) Exemplos:

c) Sobre as migrações no Brasil, nos últimos cinqüenta anos, nomeie:

c.1) as principais áreas de repulsão populacional.

c.2) as principais áreas de atração populacional.

Gab:

a)

a.1) em relação ao tempo de duração, as migrações podem ser definitivas ou temporárias.

a.2) exemplos de migração definitiva: migração de italianos para o Brasil; migrações nordestinas para outras regiões do País, entre outros. Exemplos de migração temporária: deslocamento de nordestinos do Agreste, durante a estiagem, para a Zona da Mata, para a colheita e moagem de cana-de-açúcar, retornando quando acontece a estação chuvosa na sua região; deslocamento de trabalhadores das regiões semi-áridas do sul do Saara, na África, para as áreas úmidas na época da colheita do cacau ou do café, entre outros.

b)

b.1) quanto ao espaço de deslocamento, as migrações podem ser classificadas em migrações internas (ou nacionais) e migrações externas (ou internacionais).

b.2) exemplos de migração interna: êxodo rural no Brasil (deslocamento das áreas rurais para as áreas urbanas); migração de sulistas para a região Norte do Brasil. Exemplo de migração externa: dos países subdesenvolvidos para os países desenvolvidos, na busca de melhores ofertas de emprego e remuneração, como a migração de mexicanos para os Estados Unidos, a migração para o Canadá e Austrália, entre outros.

c)

c.1) as principais áreas de repulsão demográfica têm sido os estados da região Nordeste, os estados da região Sul e a zona rural do Estado de São Paulo.

c.2) as principais áreas de atração populacional têm sido as regiões: Sudeste, Centro-Oeste e Norte.

Questão 267)

Observe os dados do quadro:

Número de homens (para 100 mulheres)

clip_image010

Adaptado de “Os números do preconceito”. In: Caderno Le Monde Diplomatique;

julho de 2006, disponível em http://diplo.uol.com.br

Com base nos dados da tabela e em informações a respeito das características demográficas da população mundial, assinale a alternativa incorreta:

a) A China, a Índia e o Paquistão são as nações asiáticas de maior população e também as que apresentam maior déficit de mulheres.

b) A Europa é o mais “feminino” dos cinco continentes e também é a região onde a esperança de vida das mulheres é superior à dos homens.

c) O déficit de mulheres nos países asiáticos é resultante da incapacidade biológica de reprodução das famílias mais pobres.

d) Os países onde o número de homens é maior do que o de mulheres são também os países que apresentam piores condições sanitárias.

Gab: C

Questão 268)

O fenômeno das migrações foi sempre um marco na história da humanidade. Segundo a ONU, o deslocamento populacional cresceu significativamente nos últimos 25 anos. Com relação a este movimento de pessoas, analise as proposições seguintes.

00. Pessoas com elevado grau de formação profissional, especializadas, de países periféricos e emergentes, são chamadas para assumirem postos de trabalho em países centrais. Esse tipo de migração é chamado de “migração de cérebros” ou “fuga de cérebros”.

01. O nordestino brasileiro continua a ser visto como uma “ave de arribaçã”, em função de viver se deslocando para outras áreas do país. Exemplo disso é a migração atual de trabalhadores para o Centro-Sul, a fim de atuarem na agroindústria canavieira.

02. A crise econômica que assolou a Europa, nos anos de 1970, provocou uma forte retração no movimento migratório. Contudo, nos anos de 1980, houve uma retomada desse movimento, principalmente por parte de pessoas oriundas do Leste Europeu, que se deslocaram em direção à Europa Ocidental.

03. O êxodo rural, que bem caracterizou as migrações no Brasil, nos anos de 1960 e 1970, continua a ocorrer e até mesmo com mais intensidade nessa primeira década do Século XXI, em função do poder de atração que têm as metrópoles.

04. A migração de garimpeiros da região norte brasileira para Venezuela, Guiana, Suriname, Guiana Francesa pode ser classificada, quanto ao espaço, em migração externa continental.

Gab: VVFFV

Questão 269)

Um estudo sobre a dinâmica e a distribuição da população de uma determinada área é realizado a partir do conhecimento e da compreensão dos seus indicadores demográficos. Em relação a alguns desses indicadores, analise as proposições abaixo.

00. A densidade demográfica é obtida a partir da divisão da superfície territorial de um lugar pela sua população absoluta.

01. O crescimento vegetativo é calculado com base nas taxas de natalidade, mortalidade e migração.

02. O superpovoamento de uma área não é identificado apenas pela densidade demográfica mas também pelas condições socioeconômicas existentes.

03. A taxa de mortalidade infantil identifica o número de óbitos de crianças menores de um ano.

04. A taxa de fecundidade é um indicador populacional que influencia diretamente o comportamento de um outro indicador, o da natalidade.

Gab: FFVVV

Questão 270)

Um país que tenha grande proporção de adultos possui um contingente maior de população ativa, isto é, pessoas que participam do processo de produção e das demais atividades sociais. Os países de população formada predominantemente por jovens e crianças possuem menos pessoas envolvidas no processo produtivo.

Assinale a alternativa que sintetiza o conteúdo do texto.

a) Cada país apresenta uma estrutura etária característica, não havendo comparação possível entre países diferentes.

b) A estrutura etária de uma determinada população oferece elementos significativos para indicar o grau de desenvolvimento econômico e a qualidade de vida do país.

c) Em geral, as variações entre as estruturas etárias dos países são reduzidas e as possibilidades de comparação são grandes.

d) Nos países que estão se industrializando recentemente, a estrutura etária se caracteriza pelo reduzido número de jovens.

e) A elevação do padrão de vida da população depende, principalmente, da ampliação do número de jovens na estrutura etária.

Gab: B

Questão 271)

A indústria cultural norte-americana teve enorme influência na vida social e cultural do Brasil e de toda a América Latina. Uma das mais importantes dessas influências esteve representada pela coluna de heróis e super-heróis, tais como: Flash Gordon, Jim das Selvas, Mandrake, Zorro, Fantasma, Tarzan, Super-Homem, Capitão América, Batman, Homem de Borracha, Capitão Marvel e muitos outros. Juntamente com os personagens de Walt Disney, que chegam ao Brasil na década de 40, a “invasão” desses personagens assinala o novo contexto socioeconômico, político e cultural da nação brasileira.

Tendo em vista as principais características socioespaciais do Brasil nesse contexto, assinale a afirmativa INCORRETA:

a) O país estava se industrializando e formava-se paulatinamente uma indústria cultural, que se difundia a partir da região Sudeste.

b) A difusão do american way of life impulsionou o consumo de mercadorias, o que interferiu no processo de instalação de indústrias de bens de consumo.

c) Em função da Guerra Fria, uma das estratégias da indústria cultural norte-americana foi a conquista de novos parceiros políticos e econômicos.

d) O elevado crescimento das cidades na região Sudeste, associado ao aumento da pobreza, impossibilitou a expansão da indústria cultural nas principais cidades da região Sudeste.

e) Os elevados investimentos em infra-estrutura, com vistas a integrar o território a partir da 2a Guerra, possibilitaram a difusão das idéias e produtos norte-americanos.

Gab: D

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis