quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Questões de Estrutura e Dinâmica da População - XV

Questão 170)

As populações movimentam-se no espaço em decorrência de diversos fatores. Os mapas 1 e 2 representam fluxos migratórios mundiais recentes.

Mapa 1

clip_image002

FONTE: Sopemi/OCDE. Tendências das migrações

internacionais 2000-2001. In: ALMEIDA,

Lúcia M. & RIGOLIN, Tércio B.

Geografia: Geografia Geral e do Brasil.

São Paulo: Ática, 2005. p. 228.

Mapa 2

clip_image004

FONTE: Sopemi/OCDE. Tendências das migrações

internacionais 2000-2001. In: ALMEIDA, Lúcia

M. & RIGOLIN, Tércio B.

Geografia: Geografia Geral e do Brasil.

São Paulo: Ática, 2005. p. 228.

A.a) Os mapas 1 e 2 ilustram fluxos migratórios diferentes. Explique a principal causa para a migração expressa no mapa 1 e para a migração expressa no mapa 2. (1)

A.b) A partir da II Guerra Mundial, a Europa Ocidental consolidou-se como uma área atrativa para as migrações permanentes; contudo, a origem desses fluxos migratórios sofreu mudanças. Aponte essas mudanças e explique, em linhas gerais, as suas causas. (2)

A.c) A partir da comparação entre os mapas 1 e 2, explique a diferença dos fluxos migratórios do continente africano. (3)

Gab:

A.a)

1. A principal causa para os movimentos migratórios da globalização (mapa 01) são os de ordem econômica e se caracterizam, de modo geral, por fluxos de países ou regiões de piores condições sociais e econômicas para países e regiões com melhor desempenho econômico e/ou condições sociais.

2. Como exemplos de áreas do mundo de piores condições sócio-econômicas destacam-se América Latina, África e parte da Ásia. Como áreas de melhores condições sócio-econômicas destacam-se a Europa Ocidental, a América Anglo Saxônica e o Japão.

3. O fluxo de refugiados (mapa 2) são migrações motivadas por fatores religiosos, políticos, étnicos e tribais que envolvem risco de morte e de perseguição.

4. Em volume, os principais fluxos envolvem a África e a Ásia, continentes com grande número de países em conflitos de ordem política, étnica e racial.

A.b)

1. Durante a vigência da Ordem Mundial Bipolar, com uma Europa rigidamente dividida entre países capitalistas e socialistas, predominaram os fluxos migratórios extra-continentais para a Europa Ocidental, com predomínio de migrantes oriundos da África e da Ásia, continentes que haviam sido colonizados, no século anterior, pelos países europeus.

A.c)

1. No mapa 1, o continente africano apresenta-se como área de emigração, motivada pelas más condições políticas e sociais da grande maioria dos países do continente, com baixo desempenho econômico, o que motiva a migração para áreas com maior oferta de oportunidades econômicas e sociais.

2. A maior parte dos fluxos que saem da África destinam-se à Europa e aos Estados Unidos, onde as ofertas de trabalho são maiores.

3. No mapa 2, o continente africano apresenta fluxos predominantemente intracontinentais, resultantes de movimentos de refugiados entre as fronteiras dos diversos países envolvidos em guerras, guerrilhas e conflitos étnicos e tribais.

4. Muitos conflitos, em curso no continente, localizam-se na África Subsaarina e têm raízes históricas na colonização européia, que dividiu o território de forma arbitrária, sem considerar as etnias, tribos e nações pré-coloniais.

Questão 171)

O crescimento populacional apresenta uma certa relação com o nível de desenvolvimento de um país ou região. Enquanto países subdesenvolvidos apresentam um índice de crescimento populacional que chega a superar 2,0 % ao ano, em países desenvolvidos, esse índice atinge 0,2%. O que pode justificar esse índice tão baixo nas nações mais desenvolvidas?

1. A Segunda Guerra Mundial, que provocou forte imigração, sobretudo na Rússia e na Europa Oriental.

2. A maior facilidade de aceitação e difusão de métodos contraceptivos.

3. A maior participação da mulher no mercado de trabalho.

4. O elevado custo social de criação dos filhos.

Está(ão) CORRETA(S):

a) apenas 1.

b) apenas 4.

c) apenas 1 e 3.

d) apenas 2, 3 e 4.

e) 1, 2, 3 e 4.

Gab: D

Questão 172)

O Brasil, atualmente, ocupa a 70ª posição no IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). Para a definição deste índice, são utilizadas variáveis básicas, referentes ao modo como vive a população. Entre essas variáveis, fazem parte do IDH:

a) Expectativa de vida, renda per capita e taxa de importação.

b) Taxa de exportação, consumo de energia e educação.

c) Renda per capita, expectativa de vida e educação.

d) Taxa de desemprego, taxa de exportação e expectativa de vida.

e) Educação, taxa de fecundidade e taxa de desemprego.

Gab: C

Questão 173)

A Universidade das Nações Unidas (UNU) estima que, num período de 5 anos, mais de 50 milhões de pessoas poderão ser consideradas “refugiados ambientais”, isto e, serão obrigadas a abandonar temporária ou definitivamente a região em que tradicionalmente vivem devido ao visível declínio do ambiente (por razões naturais ou humanas), de tal ordem que sua subsistência entrou em perigo. Entre os fatores que contribuem para esta situação, destacam-se:

I - O crescimento da população mundial, que tem forçado a ocupação de áreas mais sujeitas a catástrofes naturais, como, por exemplo, as regiões tectonicamente ativas.

II - Aumento de furacões, tufões e ciclones em todo o planeta, resultado direto do aumento da evaporação das águas dos rios e lagos dos continentes e da redução da precipitação nos oceanos.

III -. Aumento de freqüência de secas e enchentes catastróficas, resultado das mudanças climáticas causadas pelo aquecimento global.

Em relação às proposições acima podemos afirmar que:

a) I e II estão corretas.

b) I e III estão corretas.

c) II e III estão corretas.

d) Todas estão corretas.

e) Nenhuma está correta.

Gab: B

Questão 174)

A respeito de questões demográficas, assinale o que for correto.

01. A idéia de que um alto índice de jovens na população de um determinado país é um peso para os adultos, que terão de sustentá-los com gastos na educação, saúde, alimentação e outros itens, é predominante em países como a França, a Inglaterra e a Suécia, onde a população é bastante jovem e os índices de natalidade são significativamente elevados.

02. Algumas instituições e alguns governos, principalmente do Terceiro Mundo, começaram nas últimas décadas a colocar em prática medidas para diminuir os índices de natalidade, como o planejamento familiar, para limitar o número de membros das famílias, especialmente das mais carentes, por meio de métodos como distribuição gratuita de pílulas anticoncepcionais e de preservativos, abortos em massa, ligadura de trompas na mulher e vasectomia nos homens.

04. As áreas mais povoadas da Terra, ou seja, as de maior concentração demográfica, são as que apresentam os maiores índices de carência de alimentos, pobreza e taxas de mortalidade.

08. Após a Segunda Guerra Mundial, a preocupação com o "excesso de gente" na Terra renasceu com os neomalthusianos, favoráveis a uma política de controle de natalidade, em especial para os países subdesenvolvidos, a partir dos argumentos de que um rápido crescimento populacional é um obstáculo ao desenvolvimento econômico e que existem áreas superpovoadas nas quais os problemas de fome, miséria e pobreza estão ligados diretamente às elevadas taxas de natalidade.

16. Conforme a previsão de Thomas Malthus, em todos os países do mundo, hoje, o crescimento da população é mais rápido do que a produção de alimentos.

Gab: 10

Questão 175)

A respeito do desenvolvimento humano dos países e seus indicadores sociais, assinale o que for correto.

01. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) foi criado pela ONU para medir o desenvolvimento humano dos países a partir de indicadores de educação, longevidade e renda.

02. Os valores de IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) dos países varia de 0 (nenhum desenvolvimento humano) a 1 (desenvolvimento humano total).

04. Os indicadores sociais no Brasil, que reúnem um conjunto de indicadores sobre a realidade social brasileira, abrangendo informações diversas sobre educação, saúde, trabalho e rendimento, famílias, grupos populacionais específicos, domicílios, trabalho de crianças e adolescentes, entre outros, são pesquisados e analisados pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

08. Os países da América do Norte e da Europa Ocidental, o Japão, a Austrália e a Nova Zelândia normalmente apresentam elevados Índices de Desenvolvimento Humano, enquanto a maioria dos países africanos apresenta baixos índices.

16. Na avaliação do desenvolvimento humano dos países, os indicadores de educação levam em consideração a alfabetização e taxas de matrículas nas escolas, os indicadores de longevidade consideram a expectativa de vida do indivíduo ao nascer, e os indicadores de renda consideram o PIB per capita.

Gab: 31

Questão 176)

Sobre a América do Sul, sua colonização, ocupação territorial e algumas de suas características, assinale o que for correto.

01. Toda a extensão territorial da América do Sul está ocupada pelo elemento humano; não existem espaços anecúmenos no continente.

02. A ocupação e a colonização espanhola se processaram em grande parte do continente, com predomínio na porção ocidental, com a exploração da terra e dos povos pré-colombianos, e o espanhol é hoje a língua oficial na maioria dos países da América do Sul.

04. A base inicial da colonização da América Portuguesa era industrial e voltada para o mercado externo.

08. A Amazônia, a Cordilheira dos Andes, o Deserto de Atacama e a Patagônia são as regiões ecúmenas do continente sul-americano.

16. A colonização portuguesa se processou primeiramente na parte oriental da América do Sul e rumou em direção oeste, ultrapassando o Meridiano de Tordesilhas.

Gab: 18

Questão 177)

Como o texto abaixo nos permite compreender, a relação do europeu com as populações nativas do Novo Mundo se pautou, dentre outros fatores, em critérios de natureza religiosa. Nesse sentido, a empresa colonial implicou a ampla conversão dos indígenas à fé cristã, o que basicamente se deu por intermédio

Brasil

O Zé Pereira chegou de caravela

E preguntou pro guarani da mata virgem

– Sois cristão?

– Não. Sou bravo, sou forte, sou filho da Morte

Teterê tetê Quizá Quizá Quecê!

Lá longe a onça resmungava Uu! ua! uu!

O negro zonzo saído da fornalha

Tomou a palavra e respondeu

– Sim pela graça de Deus

Canhem Babá Canhem Babá Cum Cum!

E fizeram o Carnaval

(ANDRADE, Oswald de. Primeiro Caderno do Aluno de Poesia Oswald de Andrade. São Paulo: Globo, 1991, p. 41.)

a) dos cabildos.

b) das mitas.

c) das missões.

d) das encomiendas.

e) dos ayllus.

Gab: C

Questão 178)

A disparidade entre países ricos e pobres tende a crescer ainda mais, como reflexo da concentração de capital. São conseqüências desse processo para os países subdesenvolvidos, EXCETO:

a) Elevado crescimento demográfico e a pauperização dos países subdesenvolvidos.

b) A macrocefalia urbana de inúmeras cidades dos países subdesenvolvidos.

c) Ocorrência de trabalho infantil e exploração da mulher.

d) Expansão do emprego informal, pois a população oriunda do campo se torna um enorme exército de mão-de-obra que compõe parte da economia dos países subdesenvolvidos.

e) Predomínio da população economicamente ativa no setor secundário.

Gab: E

Questão 179)

A respeito dos fluxos migratórios internacionais é INCORRETO afirmar que:

a) os grandes movimentos migratórios ocorridos ao longo da história explicam a distribuição e a expansão da cultura ocidental, que se difundiu internacionalmente, com o desenvolvimento do sistema capitalista.

b) a crise econômica, que atingiu um grande grupo de países subdesenvolvidos na década de 1980, a situação de extrema pobreza dos povos da África Central e o fim do regime socialista, nos países da Europa Central e Oriental, originou fluxos migratórios de ordem econômica, em direção aos países desenvolvidos.

c) após a Segunda Guerra Mundial, o padrão das migrações internacionais se intensificou. A Europa continuou sendo uma região de emigração, fazendo com que se intensificasse o fluxo de correntes migratórias para países subdesenvolvidos como o Brasil.

d) atualmente, os fluxos migratórios mais comuns são periódicos, pois países desenvolvidos de imigração adotam um sistema de rotatividade, para evitar a instalação permanente do trabalhador. Esses movimentos produzem problemas como o fortalecimento da xenofobia e do racismo nos países mais desenvolvidos.

e) o êxodo de cientistas originários da extinta União Soviética, bem como a transferência de esportistas, artistas e pesquisadores de diversos países, para a Europa Ocidental, EUA e Israel, são exemplos da fuga de talentos, muito comum atualmente.

Gab: C

Questão 180)

O envelhecimento da população mundial, fato mais evidente nos países desenvolvidos, tem provocado mudanças significativas na condução das políticas econômicas e sociais no mundo atual. A projeção da população mundial feita pela ONU para o ano 2050 apresenta uma série de consequências para a sociedade do futuro em relação à sua estrutura etária. Que indicador(es) atual(is) revela(m) as consequências dessa projeção?

01. Mudança no perfil das famílias, decorrente da queda da fecundidade, resultado da maior participação da mulher no mercado de trabalho, do prolongamento da idade de casamento e da difusão de métodos artificiais contraceptivos.

02. Aumento dos gastos públicos com educação, em função do alto número de pessoas idosas com baixo nível de escolarização, necessitando a construção de infraestrutura específica para o ensino do idoso, em que o Estado deverá ter papel decisivo na condução da política social e na reformulação do sistema educacional.

04. Ampliação do domínio tecnológico sobre a geração da vida, com o enfraquecimento do livre arbítrio dos indivíduos em relação aos interesses do Estado para garantir a soberania nacional, retomando o domínio da gerontocracia nas nações ocidentais.

08. Transformações no espaço urbano e público para garantir qualidade de vida e inclusão social da pessoa idosa, através da implantação de equipamentos sociais comunitários e conjuntos habitacionais adaptados à pessoa idosa, inclusive com a construção da cidade do idoso.

16. Crescente sentimento xenófobo decorrente da maior contribuição do saldo migratório para o aumento da população em vários países, especialmente nos países desenvolvidos, resultado da migração de trabalhadores direcionada para vários setores da economia.

Gab: 17

Questão 181)

Leia a letra de música a seguir.

Iracema Voou

Iracema voou/Para a América

Leva roupa de lã/E anda lépida

Vê um filme de quando em vez

Não domina o idioma inglês

Lava chão numa casa de chá

Tem saído ao luar/Com um mímico

Ambiciona estudar/Canto lírico

Não dá mole pra polícia

Se puder, vai ficando por lá

Tem saudade do Ceará/Mas não muita

Uns dias, afoita/Me liga a cobrar

É Iracema da América

BUARQUE, Chico. As cidades. São Paulo: BMG. 1998. 1 CD. Faixa 2.

A migração se expressa por meio de deslocamentos no espaço decorrente de diferentes motivações e contextos, alterando, em diversos aspectos, as áreas de origem e destino dos migrantes. Considerando o tipo de migração e seus efeitos, conclui- se que a música apresentada aborda o tema da migração

a) pendular, que provoca alteração na rede de transporte e impacta o tempo diário do trabalhador.

b) pioneira, que ocasiona convivência com diferentes culturas, religiões e miscigenação étnica.

c) sazonal, que cria condições de trabalho vulneráveis e contribui para a desestruturação familiar.

d) internacional, que gera enfrentamento de posturas restritivas e adaptação a novos costumes.

e) rural – urbano, que causa inchaço nas cidades a partir do surgimento de favelas e saudades da terra natal.

Gab: D

Questão 182)

Considerando-se os movimentos migratórios dos Estados Unidos da América do Norte, é INCORRETO afirmar que:

a) nenhum outro país do mundo recebeu tantos imigrantes quanto os Estados Unidos: milhões desde o início do séc. XIX; o primeiro ciclo imigratório foi estimulado pela colonização agrícola, seguido pela lei de terras e pela colonização privada das terras do oeste e pela industrialização do Nordeste; na atualidade, os movimentos seguem pela expansão dos empregos no comércio e nos serviços.

b) no início do séc. XX, as maiores cidades norte-americanas, no nordeste e na costa leste, apresentavam mais da metade de suas populações constituídas de estrangeiro ou filhos de estrangeiros. A hostilidade dos “primeiros imigrantes”, protestantes, contra os recém-chegados, muitos deles católicos ou judeus, manifestou-se sob a forma de discriminação ativa.

c) a imigração do pós-guerra contrasta com a dos ciclos imigratórios anteriores, pois os imigrantes atuais provêm, essencialmente, da América Latina e da Ásia. Sendo os mexicanos o grupo de maior representação, rotulados de forma generalizada como hispânicos, compõe o maior grupo nascido fora do país na atualidade.

d) a maior parte da imigração mexicana é constituída por trabalhadores temporários (os braceros), que se empregam nas colheitas das fazendas do sudoeste dos Estados Unidos. Mas a maioria dos imigrantes, hispânicos ou asiáticos, destina-se ao comércio, aos serviços de baixa qualificação e à construção civil nas cidades.

e) as leis de segregação, de um lado, e a expansão industrial, de outro, provocaram o prolongado movimento migratório de negros do norte para as cidades do sudeste e do sudoeste. Do início de século passado até meados dos anos 70, mais de meia dezena de milhões de negros engajaram-se na “Grande Migração”, modificando o panorama demográfico dos Estados Unidos.

Gab: E

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis