quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Questões de Estrutura e Dinâmica da População - III

Questão 24)

Nos últimos anos, vêm ocorrendo mudanças significativas nos fluxos mediterrâneos de imigrantes ilegais. Sobre esse tema, é correto afirmar:

a) A ação de patrulhamento da Frontex, agência de gerenciamento das fronteiras externas da União Europeia, teve como resultado uma redução substancial da chegada de imigrantes ilegais pelas rotas marítimas.

b) O sucesso das iniciativas do governo grego de combate à imigração ilegal teve como resultado uma redução substancial dos fluxos que atravessam as fronteiras terrestres do país.

c) Malta enfrenta uma grave crise, provocada pelo aumento substancial dos fluxos de imigrantes ilegais que chegam à ilha, vindos da África do Norte.

d) A Espanha tornou-se a principal porta de entrada de imigrantes ilegais na União Europeia.

e) Os principais fluxos migratórios deslocaram-se do Mediterrâneo Oriental para o Mediterrâneo Ocidental.

Gab: A

Questão 25)

Observe o gráfico:

clip_image002

Fonte: Época Negócios. Como se formou

a alma coreana. Editora Globo,

Nº 55, setembro de 2011. p. 139.

O gráfico foi publicado numa reportagem sobre o desenvolvimento socioeconômico da Coreia do Sul. Considerando a relação dos índices de fertilidade (taxa de fecundidade) com o desenvolvimento, pode-se concluir que

a) como se nota pelo gráfico, a relação é direta: quanto menor o índice, mais o país será desenvolvido, em termos econômicos.

b) quanto menor a taxa de fecundidade, maior o desenvolvimento social, como fica nítido na comparação dos países que compõem o “bloco” denominado BRIC.

c) baixas taxas de fecundidade pesam negativamente no sistema produtivo que usa mão-de-obra intensiva, como no caso do Brasil, o que prejudica o desenvolvimento.

d) taxas de fecundidade declinantes são positivas para o desenvolvimento, em especial nos países europeus que têm abundância de mão-de-obra.

e) baixas taxas de fecundidade alargam a vida profissional das mulheres, e isso pode favorecer o desenvolvimento econômico.

Gab: E

Questão 26)

Quando se analisa a população economicamente ativa (PEA) de países desenvolvidos, verifica-se um elevado porcentual de ativos com baixos índices de desemprego. Por outro lado, a situação dos países subdesenvolvidos apresenta uma realidade oposta, com uma considerável parcela da população dedicada ao subemprego e, portanto, ligada à economia informal. A esse respeito, é CORRETO afirmar:

a) o crescimento da economia informal nos países desenvolvidos está diretamente ligado ao processo de globalização que gerou o desemprego estrutural.

b) o Estatuto da Criança e do Adolescente proíbe, no Brasil, o trabalho de menores de 18 anos, mesmo na condição de aprendizes.

c) os vendedores ambulantes, guardadores de carros, diaristas, entre outros, fazem parte da população economicamente ativa, pois não têm vínculos empregatícios.

d) na economia informal, os trabalhadores não participam do sistema tributário, não têm carteira assinada e nem acesso aos direitos trabalhistas.

Gab: D

Questão 27)

“Não quero que a minha casa seja cercada de muros por todos os lados, nem que minhas janelas sejam tapadas. Quero que as culturas de todas as terras sejam sopradas para dentro de minha casa, o mais livremente possível. Mas recuso-me a ser desapossado da minha por qualquer outra.”

GANDHI, M. Relatório do desenvolvimento humano 2004. In: TERRA,

Lygia; COELHO, Marcos de A. Geografia geral. São Paulo: Moderna, 2005. p.137.

Considerando-se as idéias pressupostas, o texto

a) afirma que a globalização aumentou, de modo sem precedente, os contatos e a união entre os povos e seus valores, reforçando o respeito às diferenças socioculturais.

b) critica a intolerância com relação a outras culturas, gerando assim os conflitos comuns neste novo século.

c) indica o reconhecimento à diversidade cultural, além das necessidades de afirmação e de identidade, seja étnica, seja cultural, seja religiosa.

d) nega a existência da exclusão cultural e ressalta a homogeneização mundial e a superação/eliminação de fronteiras culturais.

Gab: C

Questão 28)

Leia o texto a seguir:

... a desigualdade de gênero continua disseminada e arraigada em muitas culturas. As mulheres e as meninas constituem 3/5 do bilhão de pessoas mais pobres do mundo; as mulheres são 2/3 dos 960 milhões de adultos em todo o mundo que não sabem ler, e as meninas representam 70% dos 130 milhões de crianças que não vão para a escola. Algumas normas e tradições culturais e sociais perpetuam a violência associada ao gênero e tanto os homens como as mulheres podem aprender a fazer “vista grossa” ou aceitar a situação. De fato as mulheres podem defender a estrutura que as oprime.

Fonte: FUNDO da População das Nações Unidas (UNFPA).

Relatório sobre a situação da população mundial, 2008. Adaptado.

Com base no texto, analise as seguintes afirmativas:

I. Os indicadores sociais da população atual, correspondentes à discriminação de gênero, apontam que as mulheres, em todos os países do mundo, ainda são vítimas de discriminação e apresentam taxas de participação política e equidade salarial superiores às da população masculina.

II. A opressão de gênero não se origina em bases estruturais, pois mantém relação direta com as variáveis biológicas, definidas de acordo com o sexo, e considera que homem e mulher são construções naturais, conforme demonstram os índices demográficos.

III. As estatísticas demográficas oficiais compreendem gênero como uma construção relacional sociológica, político-cultural do termo sexo, indicando a necessidade de referências concretas sobre a identidade masculina e feminina.

Apenas está CORRETO o que se afirma em

a) I.

b) II.

c) I e II.

d) II e III.

e) III.

Gab: E

Questão 29)

O mundo chegou a sete bilhões de pessoas em 2011. Nossa espécie já ocupa tanto espaço, com plantações, cidades, estradas, poluição e lixo que, para alguns cientistas, entramos em um novo período geológico, o Antropoceno. As atividades humanas já seriam a força mais relevante para moldar a superfície da Terra. Alimentar e dar conforto a toda essa gente pode exaurir os recursos naturais.

(Adaptado “O planeta dos humanos”. Revista Época, Especial População, 06/jun/2011, p. 87.)

a) Aponte duas explicações para a maior disponibilidade de alimentos nas décadas recentes, situação nunca antes existente na história humana.

b) Considerando a sustentabilidade ambiental, quais seriam os principais desafios para alimentar e dar conforto a todos os seres humanos?

Gab:

a) A maior disponibilidade de alimentos nas últimas décadas se deve a diversos fatores, dentre os quais se destacam: desenvolvimento de novas tecnologias agrícolas, como maquinários e equipamentos; aprimoramento de técnicas de irrigação; desenvolvimento de sementes geneticamente modificadas; melhorias de sementes naturais; maior utilização de insumos agrícolas; técnicas de correção e melhorias do solo.

b) A sustentabilidade ambiental implica o uso do solo de forma não predatória, visando a preservá-lo para gerações futuras. Esse cuidado envolve a valorização de técnicas agrícolas que gerem menor impacto ambiental como: plantio em curvas de nível; terraceamento em áreas de elevada declividade; rotação de culturas; redução do uso de agrotóxicos; incentivo à agricultura orgânica e aos sistemas agroflorestais — diferentemente, portanto, do que ocorre no modelo dominante nos dias atuais.

Questão 30)

O principal parâmetro utilizado pela ONU para medir o padrão de vida de um país é o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). O IDH leva em conta três parâmetros: índice de expectativa de vida, índice educacional e índice de renda. Cada um dos três índices é calculado de modo a fornecer um número entre 0 e 1, sendo que, quanto mais próximo de 1, melhor o indicador. Os índices de renda e de expectativa de vida, por exemplo, são dados, respectivamente, pelas fórmulas clip_image004 e clip_image006, em que x é o produto nacional bruto per capita anual, em dólares; ln é o logaritmo neperiano (base e); e y representa a expectativa de vida média do país, em anos. O IDH é a raiz cúbica do produto desses três índices. A antiga versão do cálculo do IDH (utilizada até 2010) era obtida pela média aritmética simples desses três índices. A partir das informações fornecidas e de seus conhecimentos sobre esse tema, assinale o que for correto.

01. Segundo a fórmula atual, o IDH de um país com índice de expectativa de vida 0,6, com índice educacional 0,9 e índice de renda 0,4 é maior do que seria com esses mesmos índices pela fórmula antiga.

02. O índice de renda não se alteraria se, no lugar do logaritmo neperiano, fosse utilizado o logaritmo na base 10.

04. Pela fórmula do índice de expectativa de vida, nos países afiliados à ONU, a maior expectativa de vida não deve superar 73,2 anos.

08. Pela fórmula atual, é possível que um país com índice educacional igual a 0,6 possua IDH de 0,9.

16. Como o índice de renda leva em conta somente o produto nacional bruto per capita, ele não mede a desigualdade na distribuição de renda do país.

Gab: 18

Questão 31)

Analise o gráfico.

clip_image008

(Demétrio Magnoli, Regina Araújo. Projeto de Ensino de

Geografia, 2005. Adaptado.)

O gráfico de transição demográfica auxilia na interpretação da nova dinâmica populacional no mundo. A partir da análise do gráfico e de seus conhecimentos, assinale a alternativa correta.

a) o período de pós-transição define-se pelas baixas taxas de mortalidade e natalidade.

b) o regime demográfico tradicional ocorre nos países de elevado crescimento vegetativo.

c) o crescimento natural da população é resultado direto do saldo migratório que vem ocorrendo no mundo.

d) a fase de transição demográfica caracteriza-se pelo aumento acentuado das taxas de natalidade.

e) a tendência demográfica mundial é manter a mortalidade e natalidade sob taxas elevadas.

Gab: A

Questão 32)

Analise a tabela.

clip_image010

Os dados da tabela e seus conhecimentos geográficos permitem afirmar que

a) o indicador exprime as diferenças regionais no desenvolvimento da tecnologia para agricultura.

b) a tabela retrata as condições de vida das populações nos diversos países do mundo.

c) o índice reflete o ranking dos países mais povoados.

d) a parcela da população que vive sob fortes privações apresenta alto desenvolvimento humano.

e) a posição dos países no ranking é calculada pela estabilidade econômica.

Gab: B

Questão 33)

Com relação a teorias demográficas e evolução do crescimento demográfico, assinale o que for correto.

01. Desde os primórdios da humanidade até o final do século XIX, o crescimento da população teve baixo índice, pois se caracterizava por altas taxas de natalidade e também de mortalidade, sendo que isso ocorre em alguns países nos dias atuais.

02. A fase do crescimento rápido da população ocorre quando as taxas de natalidade são elevadas e as taxas de mortalidade são baixas, o que tem ocorrido, atualmente, em alguns países subdesenvolvidos.

04. Os chamados neomalthusianos defendiam teorias demográficas marxistas e consideravam a própria miséria responsável pelo acelerado crescimento populacional, enquanto os chamados reformistas defendiam a ideia de que é o acelerado crescimento populacional que leva à situação de miséria dos países subdesenvolvidos.

08. A tendência de equilíbrio da população mundial ocorre na medida em que diminuem as taxas de mortalidade e de natalidade sendo que só por volta de 2050 a população mundial deixará de ter um crescimento acentuado, segundo estimativa da Organização das Nações Unidas – ONU.

16. Baixíssimo crescimento populacional ocorre quando as taxas de natalidade e de mortalidade são muito baixas, sendo que muitos países desenvolvidos encontram-se nessa fase, com taxas de crescimento geralmente inferiores a 1%, ou até em estágio de estagnação com taxas nulas, e até negativas.

Gab: 27

Questão 34)

Leia o texto a seguir.

Países pobres, como Somália e Haiti, mantêm altas taxas de natalidade e pequena queda na taxa de mortalidade, o que causa expressivo aumento populacional. Países em desenvolvimento, como Índia e Honduras, apresentam taxas de natalidade um pouco menores e mortalidade em redução, o que ainda caracteriza uma população relativamente crescente. Países da União Europeia apresentam taxas pequenas de natalidade e de mortalidade, o que se traduz em um crescimento populacional inexpressivo. Em alguns deles, como Itália e Alemanha, as taxas de crescimento da população são negativas: morrem mais pessoas que nascem.

(http://www.cgee.org.br/noticias/view

Boletim.php? in_news=716&boletim=18. Adaptado)

O conteúdo do texto e os conhecimentos sobre a dinâmica demográfica mundial permitem concluir que

a) as altas taxas de natalidade são responsáveis pela atual condição de pobreza em alguns países, pois não há como gerar empregos suficientes para a demanda.

b) as diferentes fases da transição demográfica em que se encontram os países destacados têm relação com o nível de desenvolvimento e a renda.

c) a dinâmica demográfica sofre influência da urbanização. Portanto, quanto maior a população rural de um país, menores serão as taxas de natalidade e mortalidade.

d) conforme os países se desenvolvem economicamente, os índices de natalidade tendem a cair e os de mortalidade tendem a subir novamente.

e) a melhoria das condições de vida em países pobres contribuiu para aumentar a pobreza, pois o crescimento da renda incentivou o aumento da natalidade.

Gab: B

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis