quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Questões de Estrutura e Dinâmica da População - XII

Questão 135)

Nas últimas décadas do século XX, os deslocamentos populacionais, diferentemente daqueles ocorridos na segunda metade do século XIX, se intensificaram por conta da globalização econômica e de uma série de conflitos localizados, além do desenvolvimento desigual das várias regiões do mundo.

Em relação a esse fenômeno social, tem-se observando que

a) a imigração italiana e alemã para os países da América Latina tem aumentado, nos últimos anos, em virtude dos ataques neonazistas nos países europeus.

b) a diminuição dos movimentos xenófobos e os conflitos étnicos vêm ganhando força e abrindo caminho para o aumento da clandestinidade como forma de garantir importante parcela de mão de obra barata para os países receptores e de emprego para trabalhadores imigrantes.

c) a legislação de alguns países que receberam imigrantes se modificou após os atentados de 11 de setembro, passando a impedir a imigração de população muçulmana.

d) os governos dos países que recebem os imigrantes têm ampliado o número de propostas e benefícios concedidos aos refugiados e exilados políticos, com o objetivo de retardar o seu retorno ao país de origem.

e) o aumento da competitividade no mercado de trabalho e a necessidade de manutenção do emprego de trabalhadores locais tendem a fortalecer os movimentos xenófobos, ao mesmo tempo em que se vem deteriorando a infraestrutura das cidades que recebem grande contingente de imigrantes.

Gab: E

Questão 136)

É um dos indicadores demográficos que mais alterações sofreu no pós-guerra [1939-1945]. Ela se diferencia de país para país, dependendo, sobretudo, de particularidades do crescimento vegetativo e da natureza dos processos migratórios, sendo que as guerras também exercem uma grande influência. Por sua vez, influi sobre os outros indicadores demográficos, como a mortalidade e a natalidade, além de determinar o encargo econômico e a disponibilidade de mão de obra. Ainda, é de grande relevância na elaboração de planos socioeconômicos mais consistentes. (COIMBRA; ARNALDO, 1995, p. 117).

O texto retrata as características comuns da estrutura da população e se refere

a) à política demográfica do mundo.

b) ao processo de transição demográfica.

c) à estrutura etária da população da Terra.

d) à estrutura da população economicamente inativa.

e) ao processo migratório pós-guerras.

Gab: C

Questão 137)

Sobre a dinâmica do espaço populacional, pode-se afirmar:

a) As variáveis responsáveis pelo crescimento demográfico nos países subdesenvolvidos modificaram-se no início do século XIX, o que contribuiu para o declínio da natalidade.

b) O final desta década registra acentuado aumento da mortalidade entre os idosos dos países desenvolvidos da Europa, tendo como consequência enormes encargos para a previdência social e aumento da natalidade.

c) O crescimento vegetativo consiste na diferença entre o número de nascimentos e o de mortes, em determinado período (geralmente um ano).

d) As migrações internacionais são importantes para calcular o crescimento da população mundial, porém não são consideradas no crescimento ou no declínio da população de cada país.

e) O crescimento contínuo da produção de alimentos tem contribuído para aumentar a qualidade de vida dos povos ao sul do Saara e para diminuir as taxas de mortalidade.

Gab: C

Questão 138)

Em 1979 a população mundial alcançou a marca de 6 bilhões de pessoas, o último bilhão tendo sido acrescentado há apenas doze anos depois de ter atingido 5 bilhões. Se a última taxa de crescimento registrada na década de 90 fosse mantida na próxima década, a população no planeta alcançaria 7 bilhões daqui a sete anos, em torno do ano 2011 ou um pouco antes. (COUTINHO, 2004, p. 6).

Com base nas informações do texto e nos conhecimentos sobre população, crescimento, distribuição e movimentos, pode-se afirmar:

a) A desaceleração do crescimento populacional verificada nas últimas décadas ocorre devido à política demográfica adotada pelos governantes dos países subdesenvolvidos.

b) A teoria de Malthus foi reafirmada, porque previa a desaceleração demográfica no século XX.

c) O impacto da AIDS, a popularização dos anticoncepcionais e a urbanização constituem as principais causas da desaceleração demográfica mundial.

d) A redução da taxa de natalidade ocorreu de forma desigual, e essa afirmação explica a explosão demográfica verificada na América Latina, na China e na África.

e) O movimento mais expressivo da população mundial, nas últimas décadas, é a transumância.

Gab: C

Questão 139)

No que se refere à dinâmica populacional, assinale o que for correto.

01. Nos primeiros períodos da história da humanidade, existiu um equilíbrio entre as taxas de natalidade e as taxas de mortalidade, o que produzia um crescimento natural pequeno e estável.

02. A partir da Revolução Industrial, o declínio das taxas de mortalidade provocou desequilíbrio entre a mortalidade, que diminuiu rapidamente, e a natalidade, que se manteve estável.

04. Em alguns países desenvolvidos, o declínio das taxas de natalidade atingiu níveis muito baixos nos últimos tempos. Na Alemanha e na Dinamarca, por exemplo, a taxa de natalidade chega a ser menor do que a taxa de mortalidade, o que produz um crescimento vegetativo negativo da população.

08. Depois da Segunda Guerra Mundial, as taxas de mortalidade começaram a aumentar, tendo como causa principal o avanço de epidemias e a fome, que se generalizou entre os países subdesenvolvidos.

16. A mortalidade infantil sempre foi significativa antes da Revolução Industrial, o que levava as famílias a terem muitos filhos, como forma de garantir que alguns chegassem à idade adulta.

Gab: 23

Questão 140)

As previsões catastrofistas dos “neomalthusianos” sobre o crescimento demográfico e sua pressão sobre os recursos naturais não se confirmaram, notadamente, porque

a) o processo de globalização permitiu o acesso voluntário e universal a meios contraceptivos eficazes, impactando, sobretudo, os países em desenvolvimento.

b) a nova onda de “revolução verde”, propiciada pela introdução dos transgênicos, afastou a ameaça de fome epidêmica nos países mais pobres.

c) as ações governamentais e a urbanização implicaram forte queda nas taxas de natalidade, exceto em países muçulmanos e da África Subsaariana, entre outros.

d) o estilo de vida consumista, maior responsável pela degradação dos recursos naturais, vem sendo superado desde a Conferência Rio-92.

e) os fluxos migratórios de países pobres para aqueles ricos que têm crescimento vegetativo negativo compensaram a pressão sobre os recursos naturais.

Gab: C

TEXTO: 3 - Comum à questão: 141

O mundo da ciência e da técnica

Duzentos anos atrás, apenas 3% da população mundial vivia em cidades. Há um século, na esteira da Revolução Industrial, a porcentagem tinha subido para 13% — ainda uma minoria em um planeta essencialmente rural. Em algum momento deste ano, de acordo com estimativas das Nações Unidas, pela primeira vez na história o número de pessoas que vivem em áreas urbanas ultrapassará o de moradores do campo. Segundo o mesmo estudo, nas próximas décadas praticamente todo o crescimento populacional do planeta ocorrerá nas cidades, nas quais viverão sete em cada dez pessoas em 2050. A população rural ainda deve aumentar nos próximos dez anos, antes de entrar em declínio gradativo. A atual migração para as cidades é de tal ordem que se pode compará-la, de forma alegórica, a um novo salto na evolução. O Homo sapiens cedeu lugar a seu sucessor, o Homo urbanus.

(Trecho do texto O Planeta Urbano. Veja, 16.04.2008)

Questão 141)

Observe o mapa.

URBANIZAÇÃO

clip_image002

A leitura do mapa e os conhecimentos sobre a população mundial permitem afirmar:

a) os países fortemente industrializados apresentam elevada taxa de urbanização, como é o caso do conjunto latino-americano.

b) de modo geral, as mais elevadas taxas de urbanização são encontradas nos países mais populosos do globo, como é o caso de alguns países europeus.

c) as mais baixas taxas de urbanização ocorrem nos países onde as atividades agrícolas são pouco mecanizadas, como é o caso do Magreb, na África.

d) coincidentemente, várias das áreas caracterizadas por baixas taxas de urbanização apresentam baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

e) há estreita relação entre as áreas de forte desenvolvimento e as altas taxas de urbanização, explicada pelo avanço do setor secundário.

Gab: D

Questão 142)

Principais fluxos migratórios no final do século XX e início do século XXI

clip_image004

Cerca de 200 milhões de pessoas (3% da população mundial) não vivem em seus países de origem.

Do ponto de vista do nível de desenvolvimento do país de origem e do país de destino, distinguem–se na atualidade três tipos de fluxos migratórios, identificados no mapa com os números 1, 2 e 3.

Identifique dois desses movimentos populacionais e aponte a característica principal do perfil do trabalhador migrante que participa de cada um deles.

Gab:

Dois dos movimentos populacionais e respectivas características:

1- Deslocamento de países subdesenvolvidos para países desenvolvidos: trabalhadores com qualificação reduzida, ocupando atividades pouco valorizadas nos países de destino.

2- Deslocamento entre países desenvolvidos: trabalhadores altamente qualificados, em busca de ampliação de seus horizontes profissionais.

3- Deslocamento entre países pouco desenvolvidos: trabalhadores desempregados ou subempregados, com baixa qualificação, em busca de ocupação em áreas com maior dinamismo econômico.

Questão 143)

O demógrafo inglês Thomas Robert Malthus (1766-1834) afirmou que a população mundial, quando não controlada, cresce em uma proporção geométrica – PG, enquanto os meios de subsistência crescem em uma proporção aritmética – PA. Considerando tal afirmativa, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

01. Para reduzir a escalada do aumento populacional, Malthus propôs que o homem não deveria se casar enquanto não tivesse recursos suficientes para sustentar a família.

02. Malthus propôs, ainda, que as concentrações populacionais que viviam no Hemisfério Norte deveriam ser aliviadas com a ocupação dos vazios demográficos existentes no Hemisfério Sul.

04. Outra solução apontada por Malthus foi o desenvolvimento de tecnologias agrícolas tendo em vista o aumento da produção de gêneros de subsistência.

08. Malthus defendeu o princípio de que o crescimento ilimitado da população não se ajustava à capacidade limitada dos recursos naturais existentes no planeta.

16. Malthus justificou que a fome e a miséria forçariam naturalmente o planejamento familiar e o equilíbrio entre a oferta e a demanda de alimentos.

Gab: 09

Questão 144)

Sobre movimentos migratórios, assinale o que for correto.

01. Significam o deslocamento da população rural para o espaço urbano e também o aumento do número de habitantes de um determinado território.

02. São entendidos como o resultado do crescimento vegetativo de uma população, que se dá quando o número de nascimentos supera o número de mortes registrado.

04. Constituem deslocamentos populacionais de um para outro lugar, tendo como causas principais fatores econômicos, religiosos e políticos.

08. No Brasil, os movimentos migratórios sempre foram internos, marcados apenas pelo deslocamento de populações de uma região para outra.

16. Os movimentos podem ser espontâneos, ocorrendo sem o controle de órgãos públicos disciplinadores ou controlados pela ação de tais órgãos.

Gab: 20

Questão 145)

A respeito da China, sua população, sua extensão territorial e localização, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

01. É o segundo maior continente do mundo, perdendo em extensão territorial apenas para a América do Sul.

02. Localiza-se na Ásia, onde também estão o Japão e a Índia.

04. Possui a maior população absoluta do mundo, embora não seja a maior em densidade demográfica.

08. A alta densidade demográfica da China é conseqüência das políticas de estímulo à natalidade adotadas pelo governo.

16. O espaço geográfico da China foi ampliado no final dos anos 1990 com a anexação de parte dos territórios do Tibet e da Coréia do Sul.

Gab: 06

TEXTO: 4 - Comuns às questões: 146, 147

Texto I

Thomas Malthus (1766-1834) assegurava que, se a população não fosse de algum modo contida, dobraria de 25 em 25 anos, crescendo em progressão geométrica, ao passo que, dadas as condições médias da terra disponíveis em seu tempo, os meios de subsistência só poderiam aumentar, no máximo, em progressão aritmética.

Texto II

A idéia de um mundo famélico assombra a humanidade desde que Thomas Malthus previu que no futuro não haveria comida em quantidade suficiente para todos.

Organismos internacionais – Organização das Nações Unidas, Banco Mundial e Fundo Monetário Internacional – chamaram a atenção para a gravidade dos problemas decorrentes da alta dos alimentos. O Banco Mundial prevê que 100 milhões de pessoas poderão submergir na linha que separa a pobreza da miséria absoluta devido ao encarecimento da comida.

(Adaptado: FRANÇA, R. O fantasma

de Malthus. Veja. 23 abr. 2008.)

Questão 146)

Com base nos Textos I e II e nos conhecimentos sobre o tema da fome no mundo, considere as afirmativas.

I. Nas previsões sobre o problema da fome, contidas nos Textos I e II, estão excluídas considerações sobre a heterogeneidade socioespacial desse problema na escala mundial.

II. No Texto I, a explicação sobre as causas da escassez de alimentos baseia-se em uma combinação de fatores dentre os quais está ausente a evolução da produtividade no setor primário da economia.

III. No Texto II, o crescimento populacional que culminará no aumento de 100 milhões de pessoas pobres no mundo é apontado como o responsável pela expansão da fome.

IV. No Texto II, para os organismos internacionais, as previsões de Malthus se confirmaram, pois a atual expansão do número de famélicos se deve à insuficiência estrutural da produção mundial de alimentos.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.

b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

Gab: A

Questão 147)

Assinale a alternativa que identifica os fatores causadores da escassez de alimentos apontados pelos Textos I e II, respectivamente.

a) Limites naturais e crescimento demográfico acelerado.

b) Elevação dos custos de produção dos alimentos e empobrecimento da população.

c) Pauperização dos solos e subdesenvolvimento.

d) Controle de natalidade e explosão demográfica.

e) Produção insuficiente de alimentos e elevação dos preços dos alimentos.

Gab: E

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis