quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Questões Vestibulares–Poluição das Águas I

Questão 01)

Observe a ilustração

clip_image002

http://amanatureza.com

Com base na observação da figura e no processo de ocupação e de uso do solo da Região Metropolitana de São Paulo, considere I, II, III e IV abaixo.

I. A construção de vias de grande fluxo, em fundo de vale, foi uma decisão acertada do ponto de vista socioambiental, pois viabilizou a circulação em terrenos aplanados, com reduzidos impactos na cidade.

II. A ocupação da várzea do rio Tietê foi acompanhada pela especulação imobiliária, que avançou sobre áreas naturais de transbordamento do rio. Isso agravou o problema das enchentes, por ocasião das chuvas de verão.

III. A construção de avenidas marginais ao longo da várzea do rio Tietê foi feita com grande preocupação socioambiental. Contudo, a falta de cuidados da população, que insiste em depositar lixo nas vias públicas, constitui a causa maior dos problemas com enchentes da cidade de São Paulo.

IV. Somam-se, à ocupação inadequada da várzea do rio Tietê, problemas como o assoreamento, a impermeabilização dos solos e a remoção da vegetação na cidade. Esses fatores, combinados, reduzem a capacidade de absorção das águas pluviais, aumentam a velocidade de escoamento e comprometem a capacidade de vazão do rio, o que favorece enchentes na cidade.

Estão corretas, apenas,

a) I e II.

b) II e III.

c) I e III.

d) III e IV.

e) II e IV.

Gab: E

Questão 02)

[...] podem ser considerados verdadeiros santuários ecológicos, uma vez que a água regula o ritmo de reprodução de inúmeras espécies. Entretanto, são afetados pela ação agressiva da sociedade humana. No primeiro caso, a agressão vem da erosão nas cabeceiras dos rios que correm na direção da planície, além dos agrotóxicos. Quanto à outra área, a especulação imobiliária, juntamente com o lançamento dos esgotos urbanos, coloca em risco a manutenção de importante habitat para inúmeras espécies de peixes e crustáceos [...].

(Roberto Filizola. Geografia, 2005. Adaptado.)

Assinale a alternativa que indica, respectivamente, as duas áreas brasileiras descritas.

a) Pantanal e Amazônia.

b) Pantanal e Zona Costeira.

c) Zona Costeira e Pantanal.

d) Amazônia e Zona Costeira.

e) Zona Costeira e Amazônia.

Gab: B

Questão 03)

A constante degradação ambiental nas bacias hidrográficas de intensa ocupação antrópica tem alterado significativamente a qualidade dos seus corpos d`água. O aumento da eutrofização nestes cursos d`água leva à proliferação e à predominância de grupos algais e de cianobactérias. Sobre as cianobactérias e os efeitos dos impactos ambientais gerados, é CORRETO afirmar:

a) as bacias hidrográficas do rio São Francisco e do Tocantins, ambas abrangendo o estado de Goiás, apresentam problemas ambientais como o uso frequente de agrotóxicos, originados nas atividades das monoculturas.

b) as cianobactérias são organismos que possuem estratégias de crescimento que, sob condições ambientais favoráveis, promovem florações evidenciadas nos corpos d`água como um “caldo esverdeado”.

c) a crescente eutrofização dos ecossistemas aquáticos tem sido produzida por atividades antrópicas, tais como as descargas de esgotos domésticos e industriais dos centros urbanos.

d) as cianobactérias podem liberar para o ambiente neurotoxinas que afetam a saúde humana, tanto pela ingestão da água como pelo contato primário em atividades de recreação.

Gab: C

Questão 04)

O Brasil apresenta uma extensa rede hidrográfica com inúmeros rios atravessando centros urbanos. A falta de planejamento fez com que grandes áreas próximas aos cursos dos rios fossem ocupadas de forma desordenada e predatória, influenciando negativamente na dinâmica natural dos rios urbanos.

Com base no exposto e na literatura sobre o assunto, identifique as afirmativas corretas:

I. O rio Solimões, que margeia a cidade de Manaus, sofreu no ano de 2009 a maior cheia de sua história, agravada pelo excesso de lixo urbano que diminuiu consideravelmente sua vazão.

II. O rio Tietê, que atravessa a cidade de São Paulo, teve nesse trecho, com a construção de importantes avenidas, sua planície fluvial totalmente descaracterizada e seu curso retilinizado.

III. O rio Paraíba, que margeia a grande João Pessoa, apresenta, no seu baixo curso, um extenso manguezal que vem sendo ocupado intensamente, contribuindo para o assoreamento do seu leito.

IV. O rio Capibaribe, no trecho que atravessa a cidade de Recife, teve sua planície flúvio-marinha, com seus manguezais, fortemente descaracterizada pelo avanço da urbanização.

V. O rio Amazonas, que margeia a cidade de Macapá, vem sofrendo forte impacto ambiental, devido à intensa urbanização, acarretando o assoreamento do rio e a diminuição considerável de sua vazão.

Gab: II, III, IV

Questão 05)

Leia o texto.

Apesar de a irrigação ser necessária e urgente, não se deve esquecer que, fora das margens dos dois rios perenes (São Francisco e Parnaíba), só se pode irrigar menos de 1% dos 118 milhões de hectares do Polígono das Secas. É preciso, portanto, ao lado da irrigação, desenvolver uma tecnologia apropriada ao aproveitamento das áreas secas marginais. A utilização de plantas e animais resistentes à seca, nas terras não irrigadas, é uma exigência para o desenvolvimento harmônico da região.

(Benedito Vasconcelos Mendes: Plantas e animais para o Nordeste)

Com base nos conhecimentos sobre a região Nordeste e o problema da seca e analisando o conteúdo do texto, é possível concluir que

a) a construção de grandes barragens, como as existentes no rio São Francisco, é necessária para tornar perenes os rios do Polígono das Secas, permitindo sua utilização por meio da irrigação.

b) a seca afeta uma pequena parte do sertão semiárido, pois a maior parte das terras sertanejas faz parte das bacias dos rios Parnaíba e São Francisco.

c) grandes projetos, como a transposição do rio São Francisco, possuem um alcance restrito, pois as redes de canais terão abrangência limitada, em relação à extensão do Polígono das Secas.

d) a pecuária é a atividade mais adequada para as áreas do sertão semiárido distantes das fontes hídricas, pois utiliza pouca água e não necessita de irrigação.

e) o principal entrave para o desenvolvimento econômico do sertão nordestino é a falta de água, pois as únicas áreas economicamente viáveis são as margens dos rios perenes.

Gab: C

Questão 06)

“O RIO PARAÍBA corria bem próximo ao cercado. Chamavam-no ‘o rio’. E era tudo. Em tempos antigos fora muito mais estreito. Os marizeiros e as ingazeiras apertavam as duas margens e as águas corriam em leito mais fundo. Agora era largo e, quando descia nas grandes enchentes, fazia medo. Contava-se o tempo pelas cheias. [...] O leito do rio cobria-se de junco e fazia-se plantações de batata-doce pelas vazantes. Era o bom rio da seca a pagar o que fizera de mau nas cheias devastadoras.”

REGO, José Lins do. Meus verdes anos. Biblioteca Luso Brasileira. Ficção completa.

Volume II. Rio de janeiro: Editora Nova Aguiar S/A, 1987. p.1175.

A partir do relato do autor podemos identificar que

a) o rio Paraíba precisou de um projeto de engenharia para corrigir o seu leito, tornar suas margens mais largas e com isso controlar as enchentes que prejudicavam toda a população ribeirinha.

b) o rio Paraíba, por ser temporário, não teve importância econômica no processo de ocupação do território paraibano e era visto pela população ribeirinha como uma coisa má e insignificante do ponto de vista identitário.

c) o processo de degradação do rio Paraíba não é recente e que a retirada da mata ciliar contribui para o seu assoreamento e o alargamento de suas margens, o que passou a ter como consequência as grandes enchentes.

d) a utilização das várzeas do rio Paraíba pela plantation da batata-doce, voltada para exportação, contribuiu enormemente para o assoreamento do seu leito e a devastação das suas margens.

e) o desequilíbrio ecológico ocorrido com a propagação do junco que passou a ocupar o leito do rio Paraíba fez com que o Paraíba deixasse de ser um rio caudaloso, como fora no passado, e se transformasse num rio seco.

Gab: C

Questão 07)

Referindo-se aos impactos das atividades antrópicas sobre os recursos hídricos - as extrações desmedidas dos corpos de água e a contaminação são os dois grandes problemas que tem ocupado as atenções dos governos nas últimas décadas.

TEIXEIRA, Wilson et al organizadores. Decifrando a Terra. São

Paulo: Oficina de Texto, 2000. p.427

Observando o texto, marque a alternativa que justifica a atenção dos governos e representa uma grande preocupação com a escassez da água como recurso hídrico no planeta.

a) O abastecimento de água em áreas metropolitanas, não tem exigido grandes alterações e nem comprometimentos dos recursos hídricos, mesmo que os rios sirvam para lançamentos de esgotos urbanos, de lixos e efluentes agro-industriais, pois são realizados muitos projetos e programas de recuperação ambiental com aplicação de altas tecnologias com capacidade de devolver aos rios a qualidade original de suas águas.

b) Apesar dos rios, em áreas metropolitanas, tradicionalmente servirem de receptores de grandes quantidades de esgotos urbanos, lixos e efluentes agroindustriais, os mesmos não sofrem significativas alterações, pois independente do nível de contaminação, os rios são capazes de degradarem seus contaminantes e de restituírem seu equilíbrio normal.

c) O abastecimento de água em áreas metropolitanas, exige que a água seja trazida de regiões cada vez mais distantes, onerando e comprometendo os recursos hídricos. Ao mesmo tempo os rios estão servindo de receptores de esgotos urbanos, lixos e efluentes agroindustriais. Deste modo em várias regiões o meio ambiente tem sido incapaz de degradar estes contaminantes e de restituir seu equilíbrio normal.

d) Apesar dos rios, em áreas metropolitanas, tradicionalmente servirem de receptores de grandes quantidades de esgotos urbanos, lixos e efluentes agroindustriais, os mesmos não sofrem significativas alterações e não apresentam altos níveis de contaminação, devido à grande capacidade natural de descontaminação.

Gab: C

Questão 08)

A figura abaixo apresenta os dez rios mais ameaçados do mundo, entre eles o rio da Prata e sua bacia formada pelos rios Paraná, Paraguai e Uruguai, que se destacam pela sua importância econômica para o Brasil, Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai. Elabore um texto explicando três ameaças relacionadas à Bacia do Rio da Prata.

clip_image004

(Disponível em: <http://planetasustentavel.abril.com.br>. Acesso em: 20 set. 2009. Modificado.)

Gab:

O candidato poderá abordar no texto como ameaças relacionadas à Bacia do Prata:

Ameaça 1 – Construção de Hidrovias (Navegação).

Ameaça 2 – Construção de Usinas Hidrelétricas / Barragens.

Ameaça 3 – Mudanças Climáticas Globais.

Ameaça 4 – Ampliação de áreas agrícolas.

Ameaça 5 – Crescimento descontrolado de cidades.

Ameaça 6 – Poluição da bacia por agrotóxicos e/ou indústrias.

Tais ameaças podem provocar o comprometimento de biomas, a exemplo do pantanal, em função do rompimento do equilíbrio ecológico dos rios levando a uma redução significativa de quantidade e qualidade das águas. Outras ameaças, como a construção de Usinas Hidrelétricas, provocam impacto social em função do deslocamento de centenas de pessoas para dar lugar às áreas alagadas, como no caso da Usina Hidrelétrica de Itaipu.

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis