quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Questões de Estrutura e Dinâmica da População - XVII

Questão 198)

Catástrofes ambientais como o derretimento de geleiras e calotas polares, o aumento da intensidade de furacões e a aceleração do processo de desertificação, têm criado um novo tipo de migrante: "o refugiado ambiental". Sobre o assunto são feitas as seguintes afirmações:

I. Os refugiados do clima ainda não dispõem de legislações específicas como é o caso dos refugiados políticos.

II. As áreas costeiras deverão estar entre aquelas que apresentarão maiores deslocamentos populacionais.

III. Diferente do que ocorre com o refugiado político, o refugiado ambiental tende a permanecer em seu próprio país, deslocando-se apenas de região.

IV. As condições de tropicalidade da África e da América Latina reduzem as possibilidades de ocorrerem migrações por problemas ambientais.

Está correto o que se afirma SOMENTE em

a) I, II e III.

b) I, II e IV.

c) I e IV.

d) II, III e IV.

e) III e IV.

Gab: A

Questão 199)

O desemprego no mundo que já se apresentava de forma problemática foi agravado por uma serie de crises recentes e por mudanças estruturais dos meios de produção e do regime de acumulação. Para se compreender o desemprego estrutural, deve-se associar a economia ao seguinte evento:

a) Crescimento do emprego formal que exige grande qualificação da mão de obra tornando milhares de vagas ociosas;

b) Expansão do setor de serviços que absorvem integralmente a mão de obra industrial;

c) Crise do petróleo que provoca uma redução na linha de produção industrial e de serviços;

d) Crescimento do setor formal principalmente na área do comércio e prestação de serviços;

e) Novas tecnologias que são inseridas no processo produtivo eliminando vagas definitivamente.

Gab: E

Questão 200)

Observe a figura.

clip_image002

(Folha de S.Paulo, 14.09.2007. Adaptado)

O pôster, divulgado pelo Partido do Povo Suíço, faz referência a uma temática de grande repercussão em vários países europeus. Trata-se

a) da crescente preocupação de produtos europeus com a entrada crescente de carne mais barata, importada de países como o Brasil.

b) do questionamento de muitos europeus às políticas de recepção de imigrantes em seus países, considerada por uma parcela da população como sendo muito liberal.

c) do crescimento do tráfico de drogas, relacionado à livre circulação de pessoas, o que tem facilitado a ação de traficantes de países da Europa Oriental.

d) da possível entrada da Turquia na União Européia, o que muitos europeus consideram errado, alegando grandes diferenças culturais e religiosas.

e) do questionamento da liderança política e militar dos Estados Unidos, que ainda se faz presente na Europa na forma de bases militares e instalação de mísseis.

Gab: B

Questão 201)

Até 1989, quando foi derrubado, o Muro de Berlim também era chamado de Muro da Vergonha. Esse muro, além de dividir a cidade de Berlim ao meio, simbolizava a divisão do mundo em dois blocos ou partes: Berlim Ocidental (RFA), que era constituído pelos países capitalistas encabeçados pelos Estados Unidos da América; e Berlim Oriental (RDA), constituído pelos países socialistas simpatizantes do regime soviético. O fim desse muro, em conseqüência do fim da Guerra Fria e da União Soviética, não significou o fim dos muros.

Em período mais recente, outros Muros da Vergonha foram erguidos. Assinale a alternativa que apresenta a correta relação entre a localização e as características desses novos muros.

a) Postos militares de controle entre Peru e Equador, devido à migração de peruanos em busca de trabalho nas empresas de petróleo no Equador, causando conflitos com a população local.

b) Muros e arames farpados cercam Ceuta e Mellila, enclaves espanhóis no norte da África, para evitar a entrada de africanos que tentam migrar para o continente europeu.

c) Fechamento das fronteiras entre Canadá e Estados Unidos, na tentativa de barrar a entrada de canadenses de origem árabe, vinculados a grupos considerados terroristas.

d) A China reivindica o fim do muro que separa a cidade de Hong Kong, enclave britânico na Ásia, do resto do país, e o livre acesso de seus cidadãos através da fronteira.

e) O muro de proteção, construído por Israel, impede a entrada de árabes que buscam empregos na Cisjordânia e Faixa de Gaza.

Gab: B

Questão 202)

Hoje, a população idosa no mundo é de aproximadamente 650 milhões de habitantes. Segundo a ONU, a perspectiva para 2050 é de que o mundo tenha 2 bilhões de pessoas com mais de 60 anos.

Assinale a alternativa que corresponde à correta distribuição demográfica de idosos no planeta, nesse período.

a) A população idosa terá uma distribuição demográfica homogênea, devido à conquista de recursos na área de saúde, que atingirão a maior parte da população mundial.

b) A maior parte da população idosa estará concentrada nos países desenvolvidos, onde o investimento no social é alto, gerando uma elevada expectativa de vida.

c) A distribuição da população idosa terá uma maior concentração entre os países ricos e emergentes, por terem maior acesso à tecnologia da medicina.

d) A maior concentração de idosos estará em países subdesenvolvidos, proveniente do elevado crescimento vegetativo de hoje.

e) O maior número de idosos se concentrará no continente europeu, devido ao crescimento e à expansão da União Européia, que proporcionará igualdade de tecnologia e tratamentos médicos à sua população.

Gab: D

Questão 203)

CAI MORTALIDADE INFANTIL MUNDIAL

“Pela primeira vez desde que os levantamentos sobre mortalidade infantil começaram a ser feitos, no início dos anos 60, o número de mortes entre crianças em todo o mundo é inferior a 10 milhões por ano (...) Esse trunfo da saúde pública foi alcançado, segundo especialistas do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em parte por conta das campanhas contra sarampo, malária e amamentação.”

(O GLOBO, 14/09/2007)

A despeito das melhorias nas últimas décadas, os índices de mortalidade infantil caíram menos e permanecem mais elevados no (a):

a) África subsaariana.

b) Oriente Médio e Norte da África.

c) Sul da Ásia.

d) América Latina.

e) Leste asiático.

Gab: A

TEXTO: 5 - Comum à questão: 204

Nos quadros a seguir, estão uma canção de Gilberto Gil (TEXTO I) e um depoimento de César Paz (TEXTO II), ambos intitulados “Cérebro Eletrônico”, abordando uma polêmica sobre o desenvolvimento tecnológico dos anos de 1960.

TEXTO I

O cérebro eletrônico faz tudo, faz quase tudo.

Faz quase tudo, mas ele é mudo.

O cérebro eletrônico comanda, manda e desmanda.

Ele é quem manda, mas ele não anda.

Só eu posso pensar se Deus existe, só eu.

Só eu posso chorar quando estou triste, só eu.

Eu cá com meus botões de carne e osso,

eu falo e ouço, eu penso e posso.

Eu posso decidir se vivo ou morro. Por que?

Porque sou vivo, vivo pra cachorro

e sei que cérebro eletrônico nenhum

me dá socorro no meu caminho

inevitável para a morte.

Porque sou vivo, sou muito vivo

e sei que a morte é nosso impulso primitivo

e sei que cérebro eletrônico nenhum

me dá socorro com seus botões de ferro

e seus olhos de vidro.

TEXTO II

O debate pautado nos anos dourados era o impacto que o computador e sua incrível capacidade de processar dados causariam na vida e no emprego das pessoas. Enfim, pairava o medo da substituição do homem, suas características, sentimentos, medos e percepções, por hardwares e softwares.

Gil compôs essa canção mais de dez anos antes do PC e pelo menos 25 anos antes da internet comercial, compôs numa época em que os computadores residiam ainda tranqüilos, sem ameaça de vírus, em salas limpas e brancas, com piso elevado e temperatura controlada nas megacorporações.

Nos anos seguintes, o computador já não era mais chamado de cérebro eletrônico, desceu do pedestal para invadir todos os departamentos das grandes empresas (microinformática), as empresas pequenas e médias e até nossas casas. Depois, todos os computadores se conectaram em redes locais e em pouco tempo na grande rede mundial, que passou a aceitar também outros dispositivos, como handhelds, celulares e até geladeiras!

Na continuidade natural desse mundo tecnológico e evolucionista, a bola da vez é uma “web viva”, ou melhor, a web 2.0. colaborativa, plena de conteúdo de opinião e serviços gratuitos (ou quase) de alta relevância e interatividade. É nessa “web viva” que finalmente o usuário tem vez e voz. É nela que “eu falo e ouço, eu penso e posso”.

(Disponível em: http://webinsider.uol.com.br/index.php/2007/04/30/o-cerebro-eletronico/.

Acesso em: 28 set. 2007.)

Questão 204)

Considere a realidade expressa nos textos I e II e assinale V (Verdadeiro) ou F (Falso) nas proposições que contenham argumentos corretos a favor e contra o uso das novas tecnologias.

( ) Através da história e da vida cotidiana nossas atividades vêm sendo afetadas instantaneamente pelas novas tecnologias, especializadas em adiantar nossas tarefas.

( ) Se existe um crescimento no número de pessoas conhecendo novas tecnologias, em outro extremo, estão pessoas à mercê de equipamentos, que, por muitas vezes, mais se assustam e se irritam do que se entusiasmam com eles.

( ) Os computadores estão longe de se tornarem parte importante no desenvolvimento de uma nova geração de indivíduos.

( ) A possibilidade de acesso a um mundo programado em um computador, permite que as pessoas trabalhem, experimentem e vivam nele. Isso faz com que esse tipo de tecnologia seja influente nas questões de transformações culturais.

( ) Estudos têm, com freqüência, denunciado as novas tecnologias como as principais responsáveis pelo isolamento e pela solidão em que vivem vários sujeitos atualmente.

Assinale a alternativa que contém a seqüência correta.

a) FVVVV.

b) FVFVV.

c) VFVFV.

d) VVFFF.

e) VFVFF.

Gab: B

Questão 205)

A qualidade de vida de uma população é avaliada a partir de alguns índices, entre os quais se destaca o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que vem sendo calculado para o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), desde 1990.

Tal índice representa três características desejáveis e esperadas do processo de desenvolvimento humano, quais sejam:

a) – a taxa de crescimento de uma população expressa nos índices de natalidade;

– a longevidade de uma população, dada pelo índice de mortalidade;

– o grau de conhecimento de uma população, traduzido pela variável educacional da taxa de alfabetização e do índice de evasão escolar.

b) – o PIB de uma população, ajustado para refletir a capacidade de sua produção;

– a renda per capita de uma população, dada para demonstrar o poder de compra entre os países;

– o grau de conhecimento de uma população, expresso na variável educacional da taxa combinada de matrícula nos três níveis de ensino.

c) – a população absoluta de um país expressa nos índices de natalidade e mortalidade;

– a capacidade de produção de um país, indicada pelas taxas de importação e exportação;

– a variável educacional de um país, dada pelo índice de analfabetismo.

d) – a taxa de natalidade e mortalidade infantil de uma população, que indica a esperança de vida;

– o PIB de uma população, dado para refletir a produção per capita do país;

– a taxa combinada de matrícula nos três níveis de ensino, mais a taxa de analfabetismo de uma população.

e) – a longevidade de uma população expressa pela esperança de vida;

– o grau de conhecimento de uma população, dado por duas variáveis educacionais: a taxa de alfabetização de adultos e a taxa combinada de matrícula nos três níveis de ensino;

– a renda ou PIB per capita de uma população, ajustada para refletir a paridade do poder de compra entre os países.

Gab: E

Questão 206)

Segundo o Human Development Report (HDR – Boletim da ONU) de 2001, 2002, pobreza significa a negação das oportunidades de escolha mais elementares para o desenvolvimento humano, tais como: ter uma vida longa, saudável e criativa; ter um padrão adequado de liberdade, dignidade, autoestima, e gozar de respeito por parte das outras pessoas. Pode-se constatar que o conceito de pobreza envolve um forte componente de subjetividade ideológica. Assim, numa perspectiva de interpretação neoclássica e conservadora, a pobreza é considerada uma condição ou um estágio na vida de um indivíduo ou de uma família. A linha de pobreza, neste caso, é definida como um padrão de vida (normalmente medido em termos de renda ou de consumo) abaixo da qual as pessoas são consideradas como pobres. Já, na perspectiva de que é historicamente determinada, a pobreza se constitui numa resultante da competição e dos conflitos que se dão pela posse daqueles ativos, sejam eles produtivos, ambientais ou culturais. As pessoas simplesmente não nascem pobres.

(Adaptado de: LEMOS, J. de J. e NUNES, E. L. L. Mapa da exclusão

social num país assimétrico: Brasil. Revista econômica do

Nordeste. Fortaleza: vol. 36, n. 2, abr./jun. 2005.)

Com base no texto, considere as afirmativas:

I. A linha de pobreza situa-se numa posição passível de quantificação determinada pela posição relativa do indivíduo ou da família no que se refere à posse e ao acesso aos bens, serviços e à riqueza.

II. O texto defende um eixo básico na definição de pobreza de um ponto de vista da economia política: a pobreza resulta das capacidades do indivíduo de superar as adversidades determinadas pela sua posição social ao nascer.

III. Para a perspectiva neoclássica, pobreza não se trata simplesmente de um estado de existência; ela é determinada e definida pela forma como se dão as relações entre os grupos sociais, e no poder que determinado grupo tem de apoderar-se dos ativos gerados pelas diversas atividades sócio-culturais e ambientais.

IV. Na perspectiva de que é determinada historicamente, a pobreza constitui-se nos resultados de conflitos que resultam, de forma competitiva, na privação do poder, da riqueza ou de diversos ativos, requisitos necessários ao bem estar das pessoas.

Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas.

a) I e II.

b) I e IV.

c) III e IV.

d) I, II e III.

e) II, III e IV.

Gab: B

Questão 207)

REPORTAGEM 1

clip_image004

Trecho do cartaz presente na reportagem

Segundo o líder do partido político responsável pelo cartaz acima, “os imigrantes que estão cá por bem têm consciência de que aquilo não é com eles. (...) Quem deverá ser expulso? Os marginais, os ilegais, os indigentes. Os que vêm para cá viver de subsídios. (...) Somos contra a nacionalidade dada burocraticamente. Portugal é para os portugueses”.

Adaptado de Diário de Noticias. Lisboa, quinta-feira, 29 mar. 2007.

REPORTAGEM 2

As boas-vindas aos empresários imigrantes

“A nova lei de imigração prevê que os trabalhadores por conta própria e imigrantes empreendedores tenham direito a legalizar–se automaticamente. (...) A idéia da lei é premiar os grandes empresários que queiram investir em Portugal e já tragam os fundos com eles ou que tenham obtido créditos de um banco para o fazer”.

Adaptado de Diário de Noticias, Lisboa, sexta-feira, 3 ago. 2007.

A partir da leitura dos trechos acima:

a) aponte dois indicadores demográficos da Europa Ocidental da atualidade que se contrapõem à política de expulsão de estrangeiros de Portugal proposta pela reportagem 1;

b) diferencie o tipo de imigrante da reportagem 1 do da reportagem 2 em relação às políticas de bem-estar social dos Estados nacionais europeus.

Gab:

a) Em diversos países da Europa Ocidental atual verifica-se:

• a queda das taxas de natalidade;

• o aumento da expectativa de vida (o envelhecimento da população);

• a redução da taxa de crescimento da população (a perda de população absoluta);

• a queda das taxas de fertilidade.

Todos esses fatores trazem como conseqüência a necessidade da utilização da mão-de-obra dos imigrantes para suprir as frentes de trabalho que tendem a ficar vagas, oferecendo-lhes a oportunidade de deixarem sua condição de "marginais, ilegais e indigentes".

b) O tipo de imigrante retratado na reportagem 1- marginais, ilegais e indigentes-, por estarem em situação ilegal, não contribuem com a previdência social e demais impostos que serão aplicados em investimentos na área social como saúde, educação etc. Por outro lado, esses mesmos imigrantes fazem uso de uma grande quantidade de serviços sociais que são financiados pelos impostos arrecadados. Já o tipo de imigrante da reportagem 2 - "trabalhadores por conta própria e empresários"-, na medida em que são legalizados, automaticamente passam a contribuir com o pagamento dos referidos impostos, além de colaborarem com a geração de empregos o que, por sua vez, eleva a quantidade de contribuintes.

Questão 208)

clip_image006

Disponível em:http://www.fourmilab.ch/cgi-bin/Earth?opt=-p&img=learth.evif

A foto de satélite acima nos ajuda a confirmar todas as sentenças abaixo, COM EXCEÇÃO da opção:

a) A localização geográfica do istmo centro-americano explica a sua importância estratégica como rota do fluxo de mercadorias no comércio marítimo internacional, principalmente a partir da construção do canal do Panamá.

b) A localização geográfica da ilha de Cuba, na entrada do Golfo do México, fez com que ela se tornasse, ao longo do processo de formação territorial do continente americano, um importante ponto estratégico.

c) O fato de Cuba estar localizada a apenas 180 quilômetros de distância dos Estados Unidos constitui o principal motivo do interesse dos cubanos insatisfeitos com o regime socialista em fugirem para aquele país.

d) Mesmo estando a ilha Hispaniola mais próxima de Cuba do que dos Estados Unidos, essa ilha não representa uma rota de fuga para os cubanos insatisfeitos com o regime socialista, já que as condições de vida lá encontradas são bastante precárias para a grande maioria da população.

e) A ilha de Cuba, que se localiza no mar do Caribe, está muito próxima da península da Flórida, da península de Yucatán e da ilha da Jamaica, compondo a região das Grandes Antilhas.

Gab: C

Questão 209)

Observe o quadro abaixo.

Distribuição da PEA, em % (2001)*

clip_image008

Comparando a estrutura da População Economicamente Ativa (PEA) dos países acima, é correto afirmar:

01. Os produtos agrícolas têm um alto preço no mercado internacional, por isso são preferidos pela força de trabalho dos países desenvolvidos.

02. Nos países subdesenvolvidos, a urbanização é responsável pela elevada participação da mão-deobra no setor primário.

04. A tendência é de diminuição relativa da PEA no setor primário e de expansão do setor terciário nos países subdesenvolvidos.

08. Nos países desenvolvidos, o setor terciário é o que mais emprega para garantir a produção interna de mercadorias.

16. As mudanças mais acentuadas na estrutura da PEA, com o desenvolvimento industrial e tecnológico, serão nos países subdesenvolvidos.

Gab: 20

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis