quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Questões de Estrutura e Dinâmica da População - VI

Questão 57)

Analise o mapa anamórfico.

Mortalidade infantil

(Dados de 2002 que computam a morte no primeiro ano de vida)

clip_image002

(www.worldmapper.org)

Explique essa representação cartográfica e mencione dois exemplos de regiões geográficas mundiais com maiores e dois com menores taxas de mortalidade infantil.

Gab:

A representação cartográfica é denominada anamorfose. Ela mostra a intensidade da ocorrência de um fenômeno geográfico em determinada área. No caso dessa anamorfose, o fenômeno em questão é o da taxa de mortalidade infantil no mundo. A observação do fenômeno em questão permite que se conclua, por exemplo, que as maiores taxas de mortalidade infantil ocorrem no continente africano e no Sul e Sudeste asiáticos; as menores taxas de mortalidade infantil ocorrem na Europa e na América Anglo-Saxônica.

Questão 58)

Envelhecer é um processo natural que caracteriza uma etapa da existência humana, possibilitando mudanças físicas, psicológicas e sociais na vida dos indivíduos. Apesar do envelhecimento da população atingir todas as regiões do mundo, há diferenças substanciais entre os países subdesenvolvidos e desenvolvidos. Segundo estudo realizado por Camarano (2002), pesquisadora do Ipea, 7,4% das pessoas estavam, na Inglaterra, com mais de 60 anos em 1870, enquanto, no Brasil, 5,1% estavam na mesma condição em 1970. Já a fecundidade inglesa caiu 58%, no período de 1870 a 1970, enquanto a brasileira caiu 60%, de 1970 a 2000.

Considerando a mudança do padrão demográfico da população brasileira ao longo dos anos e as diferenças entre o Brasil e os países desenvolvidos, nos quais ocorreu o declínio lento da fecundidade e o envelhecimento da população,

a) apresente duas causas do envelhecimento da população nos países desenvolvidos.

b) apresente e explique um impacto socioeconômico do rápido envelhecimento da população na sociedade brasileira.

Gab:

a) Duas causas do envelhecimento populacional no Primeiro Mundo são, dentre outras:

– aumento da expectativa de vida;

– melhoria nas condições de saúde;

– avanços na área da medicina, os quais prolongam a vida e melhoram a qualidade de vida;

– melhoria no padrão econômico, possibilitando acesso a uma alimentação melhor e a bens de consumo;

– investimentos em saneamento básico, reduzindo mortes por endemias e melhorando as condições de vida;

– redução das mortes por causas não biológicas.

b) Um impacto socioeconômico, dentre outros, do rápido envelhecimento da população brasileira:

– elevação dos investimentos públicos para atender políticas públicas destinadas à terceira idade, sobretudo nos aspectos ligados à qualidade de vida, à segurança alimentar e à proteção e preservação da saúde;

– investimentos na edificação ou adequação de equipamentos, construções e infraestrutura para atender às demandas da população idosa, que têm necessidade de condições diferentes para a sua mobilidade e seu acesso aos espaços, garantindo o seu direito de ir e vir;

– aparecimento de novas oportunidades profissionais e de emprego. Surgem novos profissionais, como o cuidador de idosos. Outros são fortalecidos como os médicos geriatras, especializados no envelhecimento;

– pressão no sistema previdenciário público. O número maior de pessoas chegando à terceira idade, adquirindo direito ao benefício previdenciário eleva os gastos públicos e provoca alterações no sistema; uma dessas é a elevação do tempo mínimo de contribuição para aposentadoria.

– políticas de proteção ao idoso, como o Estatuto do Idoso, que garante vários benefícios e serve de instrumento disciplinador e punitivo para as instituições e empresas que desrespeitarem a lei e, ainda, força a sociedade a aprender a viver e a respeitar a população idosa, possibilitando a emergência de uma cultura de cuidado e proteção aos idosos.

Questão 59)

Suponha que o seguinte gráfico representa a evolução populacional de uma determinada região do globo.

clip_image004

Com base no gráfico, é CORRETO afirmar:

a) o maior crescimento percentual foi no período de 1980 a 1990 e o menor foi entre 1950 e 1960.

b) no período de 1960 a 1970 houve um crescimento absoluto maior que no período de 1980 a 2010.

c) a queda da população entre os anos 1960 e 1980 foi superior àquela registrada entre 1970 e 1980.

d) o crescimento percentual no período de 1950 a 2010 foi de 50%, enquanto entre 1990 e 2000 foi de 4%.

Gab: B

Questão 60)

clip_image006

Com base no mapa e nos conhecimentos sobre a distribuição da população mundial e brasileira, é correto afirmar:

a) Em I, verifica-se uma menor taxa de crescimento demográfico, nos últimos anos, e uma elevada densidade média, destacando-se a ocupação da região do Sahel.

b) Em II, a população está concentrada na porção setentrional e meridional do continente, porém imensos vazios demográficos sobressaem-se nas porções oriental e centro-ocidental do seu território.

c) Em III, alternam-se enormes manchas de baixo povoamento, na península Arábica, nas regiões montanhosas e desérticas centrais e ao norte, na Sibéria, e regiões altamente povoadas, na porção sul-oriental do continente.

d) Em IV, no início do século XXI, verifica-se, no Brasil, uma grande ocupação espacial, sem vazios demográficos.

e) Em V, a população é bem distribuída, devido à ausência de áreas anecúmenas, sobressaindo-se as altas densidades das planícies costeiras do Pacífico.

Gab: C

Questão 61)

Sobre estrutura da população mundial e brasileira, pode-se afirmar:

a) A velhice demográfica é uma característica dos países da África e da América Latina.

b) A pirâmide etária dos países subdesenvolvidos costuma apresentar uma base bem mais estreita e um ápice bem mais largo do que a dos países desenvolvidos.

c) O grau de instrução varia entre a população de vários países, todavia ele não interfere no crescimento demográfico nem na expectativa de vida da população.

d) A pirâmide etária resulta da interação de dois elementos básicos, que são o crescimento vegetativo e a expectativa média de vida.

e) A transição demográfica é uma característica dos países centrais, devido à implantação de políticas antinatalistas.

Gab: D

Questão 62)

As características de uma determinada população mudam em função de condições socioeconômicas, políticas e territoriais, submetidas às múltiplas determinações culturais. A análise da orientação, do ritmo e da natureza do crescimento dessa população, a par dos deslocamentos, permite entender seu comportamento e fazer projeções para o futuro. (TARNDJIAN, 2004, p. 113).

Considerando-se as informações do texto e os conhecimentos sobre a dinâmica populacional, é correto afirmar:

a) O total de habitantes de um lugar tem como principal fator de aumento os movimentos migratórios.

b) As taxas de natalidade, nos países desenvolvidos, registraram aumentos intensos no decorrer do século XX.

c) O crescimento vegetativo e os fluxos migratórios internacionais tornam mais compreensível a dinâmica demográfica brasileira.

d) As últimas décadas registram grande aumento dos fluxos imigratórios no Brasil, devido ao apoio do governo à expansão do agronegócio.

e) O aumento da fecundidade das mulheres brasileiras, a partir dos anos cinquenta do século passado, está relacionado com a crescente urbanização do país.

Gab: C

Questão 63)

Leia:

“O mundo está ameaçado por uma bomba populacional – de pessoas idosas [...] Um número excessivo de habitantes no planeta deixou de ser a principal preocupação dos demógrafos; agora, o medo é que [o mundo] seja pequeno demais.”

PHILLIP LONGMAN. O trôpego futuro da sociedade de idosos. In: O

Estado de S. Paulo, 24/10/2010, p. J5

Considerando a estrutura etária das populações é correto afirmar que

a) ‘nos países do continente africano, a situação do aumento exponencial de idosos é mais grave, porque neles não há como estruturar um sistema de apoio à velhice.

b) o aumento de idosos, derivado da evolução da expectativa de vida, tem suscitado medidas para retardar as aposentadorias em alguns países da Europa.

c) nos países emergentes não se verifica um aumento percentual da população de idosos; quer dizer que isso é apenas um fenômeno de alguns países ricos.

d) a evolução da expectativa de vida que resulta no aumento de idosos contraria o perfil desse índice no século XX, quando ele era bem mais baixo e estável.

e) o aumento de idosos contraria a denominada transição demográfica que aconteceu nos países ricos da Europa, da Ásia e da América do Norte.

Gab: B

Questão 64)

Observe a figura.

clip_image008

Fonte: ONU, 2011.

A figura traz uma estimativa populacional, elaborada pela ONU, para a população mundial em 2050.

Com base nas tendências do crescimento demográfico mundial para 2050, é CORRETO afirmar que

a) a população estará concentrada em países pobres, principalmente na Ásia e na África.

b) a maior parte da população mundial será representada, nos países ricos, por jovens.

c) a taxa de urbanização mundial diminuirá devido à concentração de problemas socioambientais nas cidades.

d) os Estados Unidos, devido ao crescimento econômico, terão a maior população do planeta.

Gab: A

Questão 65)

Analise o gráfico sobre a evolução ocorrida e a perspectiva de crescimento da população mundial no período de 1950 a 2050.

População, 1950-2050

clip_image010

(Marie-Françoise Durand et al. Atlas da Mundialização: compreender o espaço mundial contemporâneo, 2009. Adaptado.)

A partir da análise do gráfico, pode-se afirmar que

a) a população da América do Norte apresenta um expressivo crescimento populacional no período de 1950 a 2050, superando a taxa de crescimento da África.

b) a Ásia apresenta o maior total absoluto da população mundial, mas perde para a Oceania no ritmo do crescimento populacional em termos relativos, em todo o período analisado.

c) a Europa, no período de 2005 a 2050, projeta um crescimento negativo, com índices que mostram uma redução populacional.

d) a África apresenta o menor crescimento em termos absolutos no período de 1950 a 2050, perdendo sua posição de segunda colocada entre as regiões mais populosas do mundo.

e) a América do Norte apresenta o maior crescimento populacional em termos absolutos no período de 1950 a 2050 e é mais populosa do que a América Latina e Caribe.

Gab: C

Questão 66)

Analise a tabela.

População pobre e extremamente pobre no meio rural –

América Latina (%)

clip_image012

Fonte: CEPAL (1997) apud Chonchol (2005).

Sobre o assunto da tabela, é CORRETO afirmar que

a) os países apresentam os mesmos indicadores de pobreza rural porque têm a economia baseada no setor primário.

b) o país com o menor percentual de população rural em condições de pobreza é um país da América Central Ístmica.

c) os países mais industrializados, como o Brasil, possuem menor população no campo, por isso apresentam as menores taxas de pobreza rural.

d) a Colômbia possui os mais altos índices percentuais de população em condições de extrema pobreza.

Gab: B

Questão 67)

Analise o mapa.

A grande migração transatlântica, final do séc. XIX e início do séc. XX

clip_image014

(Marie-Françoise Durand et al. Atlas da mundialização: compreender o espaço mundial contemporâneo, 2009. Adaptado.)

Analise as cinco afirmações feitas a respeito do tema estampado no mapa:

I. Durante esse período, a América Central se transformou numa importante região imigratória.

II. O Japão e a China também participaram deste período, com expressivo contingente populacional se deslocando para a América do Sul.

III. O maior contingente migratório se deslocou para os Estados Unidos, saindo principalmente da Grã-Bretanha e da Itália.

IV. O fim gradual da escravidão no continente americano e a demanda por mão de obra para substituir os escravos, associada à primeira revolução dos transportes, constituiram elementos que estimularam e intensificaram o fluxo migratório europeu.

V. No final do século XIX, muitos europeus emigraram em direção ao continente americano para fugir das crises agrícolas, da pobreza e das perseguições.

Estão corretas apenas as afirmações:

a) I, II e III.

b) II e V.

c) III, IV e V.

d) I, III, IV e V.

e) II, III, IV e V.

Gab: C

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis