quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Questões de Estrutura e Dinâmica da População - II

Questão 13)

Examine o mapa-mundi a seguir.

clip_image002

A que correspondem as áreas contidas nos círculos indicados?

a) Círculos anticiclônicos.

b) Áreas de fortes tensões étnicas.

c) Áreas densamente povoadas.

d) Centros de emigração.

e) Círculos dominantes do Capitalismo Monopolista.

Gab: C

Questão 14)

Sobre distribuição e dinâmica da população, assinale o que estiver correto.

01. As cidades são áreas onde se concentram os maiores contingentes populacionais, característica dos países ou das regiões que se industrializaram e mecanizaram as atividades agrícolas.

02. O crescimento rápido e desordenado das cidades, nos países considerados subdesenvolvidos, provocado pelos deslocamentos populacionais, não é acompanhado no mesmo ritmo pela melhoria da infraestrutura. Por isso, esses espaços são deficientes em redes de água tratada, escolas, habitação, etc.

04. A reforma agrária foi a solução encontrada pelos países desenvolvidos para, ao mesmo tempo, modernizarem a agricultura, deslocarem as populações dos espaços urbanos para os espaços rurais e acabarem com os problemas ambientais da zona rural.

08. As atividades agrícolas, ao se modernizarem com a incorporação de avançados recursos tecnológicos, passam a empregar baixa quantidade de mão de obra e contribuem para a expulsão de trabalhadores que se deslocam para os espaços urbanos.

16. Ao proteger árvores que são símbolos de sobrevivência dos povos da floresta, caso do guaraná e das castanheiras, o novo Código Florestal do Brasil conseguiu acabar com os impactos ambientais e com o esvaziamento populacional das áreas de fronteira, como o Centro-Oeste e a região Amazônica.

Gab: 11

Questão 15)

Em Atenas, na época clássica, quando os poetas cômicos qualificavam um homem por seu ofício (Eucrates, o comerciante de estopa; Lisicles, o comerciante de carneiros), não era precisamente para honrá-los; só é homem por inteiro quem vive no ócio.

(Paul Veyne. Trabalho e ócio, 1990.)

Característico do mundo grego, o ponto de vista expresso no texto reflete uma sociedade em que o trabalho voltado para a produção do necessário à sobrevivência da sociedade é realizado por

a) prisioneiros políticos.

b) trabalhadores assalariados.

c) escravos.

d) proprietários de terras.

e) servos.

Gab: C

Questão 16)

Sobre dinâmica populacional, assinale o que estiver correto.

01. O crescimento demográfico ocorre em função de dois processos: o crescimento vegetativo, ou natural; e as migrações, ou movimentos migratórios.

02. População absoluta significa o número total de pessoas do sexo masculino, na faixa etária entre 18 e 65 anos, em determinado espaço geográfico.

04. A relação entre o número de nascimentos ocorridos no período de um ano e o total de habitantes define a taxa de natalidade.

08. A População Economicamente Ativa (PEA) é composta por pessoas que têm ocupação remunerada. A População Economicamente Inativa (PEI) corresponde às pessoas que não exercem atividade remunerada.

16. A relação entre a População Economicamente Ativa e a População Economicamente Inativa, quando a primeira é maior do que a segunda, define o PIB (Produto Interno Bruto) de um país ou de uma região.

Gab: 13

Questão 17)

Qualidade do ambiente e saúde da população

Perda de “dias de vida em boa saúde”

devido a doenças ambientais por

1.000 habitantes

clip_image004

clip_image006

Adaptado de Atlas do Meio Ambiente Le Monde Diplomatique Brasil, São Paulo: Instituto Pólis, 2008.

A qualidade do ambiente no qual vivem os grupos sociais, tanto no campo quanto na cidade, tem impacto direto sobre a saúde de seus integrantes.

Com base no mapa, cite um dos países onde a taxa de perda de “dias de vida em boa saúde” devido a doenças ambientais está no nível mais baixo e identifique o continente em que a média dessa taxa é mais elevada.

Em seguida, apresente dois exemplos de políticas públicas capazes de reduzir os efeitos de um ambiente degradado sobre a saúde pública.

Gab:

Um dos países:

• Canadá

• E.U.A.

• Chile

• Cuba

• Costa Rica

• Austrália

• Nova Zelândia

• Japão

• países da Europa Ocidental

Continente: África

Duas das políticas públicas:

• ampliação da rede de esgoto

• ampliação da oferta de água tratada

• investimento em programas de habitação popular

• implantação de legislação restritiva à poluição atmosférica

• aumento da fiscalização relativa à observância das leis ambientais

• investimento em programas de amparo à gestante e ao recém-nascido

• melhoria da oferta de atendimento e da qualidade da rede pública de saúde

Questão 18)

Os movimentos migratórios são mais intensos nos países com maiores desigualdades regionais, ou seja, naqueles onde poucas áreas muito ricas dividem o espaço com outras muito pobres. Esse quadro é comumente encontrado em países subdesenvolvidos industrializados, que, dependendo do ponto de vista, são também chamados de países em desenvolvimento ou emergentes. Esses movimentos ocorrem, também, entre países que apresentam níveis de desenvolvimento muito díspares.

Internet: <www1.folha.uol.com.br > (com adaptações).

A partir das informações do texto acima, assinale a opção correta a respeito dos movimentos migratórios no mundo atual.

a) Na África, as políticas de distribuição de renda e as de amparo à população pobre têm reduzido a saída de pessoas para países de outros continentes, principalmente para a Europa.

b) Países cujas economias se baseiam no setor agropecuário caracterizam-se por reduzidos deslocamentos populacionais.

c) O fenômeno descrito no texto não ocorre em economias emergentes como Brasil, Rússia e China.

d) A disparidade entre o nível de desenvolvimento da América Latina e o dos Estados Unidos da América provocou, nas últimas décadas, elevado êxodo dos trabalhadores latinos para esse país.

e) Nos países da Europa Ocidental, há pouca migração devido à elevada concentração de riqueza.

Gab: D

Questão 19)

As migrações internacionais são fluxos de populações que se deslocam dos países de origem para fixar residência em outros países. A história das migrações internacionais pode ser dividida em duas fases distintas: de 1830 a 1939 e de 1945 a 2005.

Observe o mapa seguir.

FLUXOS MIGRATÓRIOS INTERNACIONAIS

clip_image008

clip_image010

Disponível em: <http://clientes.netvisao.pt/carlhenr/9ano4.htm>. Acesso em: 14 jun. 2012. [Adaptado].

a) De acordo com o mapa, explique a diferença da dinâmica dos fluxos migratórios em relação à Europa, considerando os períodos em que ocorreram.

b) Explique, do ponto de vista econômico, por que o imigrante, na Europa, tem enfrentado problemas de discriminação.

Gab:

a) Durante o século XIX até por volta de 1939, a Europa foi a mais importante zona de repulsão demográfica do globo, com a ocorrência de fluxos migratórios para as Américas do Norte e do Sul, Ásia, Oceania e África do Sul. Esses fluxos foram estimulados pelo crescimento populacional, pela revolução técnica na agricultura, pelo processo de industrialização, pelas ocorrências de guerras e/ou epidemias e pela busca de novas oportunidades de trabalho. Diferentemente, após a Segunda Guerra Mundial, a Europa passou a ser uma zona de atração populacional em decorrência de sua reconstrução econômica, da necessidade de suprir mão de obra no mercado de trabalho, da política de bem estar social, da formação da união europeia, da busca de oportunidade de trabalho pelo imigrante e das facilidades de acesso à mobilidade e à informação.

b) O imigrante tem enfrentado problemas de discriminação, porque, em vários países europeus, são vistos pela população local como concorrentes no mercado de trabalho, devido à diminuição no ritmo de crescimento econômico e aos avanços tecnológicos que ocasionaram o aumento do desemprego.

ou

O imigrante tem enfrentado problemas de discriminação, porque, em vários países europeus, são vistos pela população local como concorrentes no mercado de trabalho, e a maior oferta de mão de obra tende a manter e a reduzir os valores dos salários pagos.

ou

O imigrante tem enfrentado problemas de discriminação, porque, em vários países europeus, são vistos pela população local como concorrentes no mercado de trabalho por se submeterem a salários mais baixos.

Questão 20)

Antes do século 20, nenhum ser humano tinha vivido o suficiente para testemunhar uma duplicação da população mundial, mas hoje há pessoas que a viram triplicar. Em algum momento no fim de 2011, segundo a Divisão de População das Nações Unidas, seremos 7 bilhões de pessoas.

(http://viajeaqui.abril.com.br/national-geographic/edicao-130/populacao-mundial-7-bilhoes-613876.shtml

Acesso em: 07.09.2011)

Assinale a alternativa que completa o texto anterior.

a) O crescimento da população deverá se refletir no processo de urbanização que poderá atingir 3/4 da população mundial em 2015.

b) As maiores contribuições para o crescimento demográfico vêm dos países que estão na fase inicial da transição demográfica.

c) Os principais responsáveis pelo crescimento populacional são os países que conseguiram reduzir as taxas de analfabetismo.

d) O crescimento demográfico anunciado permitirá uma distribuição mais homogênea da população pelo espaço terrestre.

e) O aumento da população esperado desmistifica a crença de que os países desenvolvidos apresentam baixas taxas de fertilidade.

Gab: B

Questão 21)

Transições demográficas em curso nos diferentes países do Sul, inverno demográfico em certos países do Norte, envelhecimento da população, urbanização sem precedentes: eis o que desenha uma paisagem demográfica inédita. Soma-se a questão das circulações migratórias: 214 milhões de pessoas residem de modo permanente em um país diferente daquele em que nasceram – um número que não inclui nem refugiados nem deslocados.

Gérard-François Dumont, 01 de Julho de 2011

http://diplomatique.uol.com.br/artigo.php?id=961

Sobre o significado dos conceitos utilizados no texto acima para descrever a atual paisagem demográfica, leia as seguintes afirmações:

I. Transição Demográfica refere-se ao período de transição entre uma situação de elevadas taxas de mortalidade e de natalidade para um regime de baixa mortalidade e natalidade, em dado país ou região.

II. Inverno Demográfico refere-se a uma situação na qual a natalidade continua a diminuir no final da transição demográfica, em dado país ou região.

III. Urbanização refere-se ao crescimento absoluto da população que reside em assentamentos definidos como urbanos, em dado país ou região.

IV. Deslocado refere-se ao migrante que atravessa uma fronteira política internacional em busca de inserção no mercado de trabalho em um país estrangeiro.

Está correto apenas o que se afirma em

a) I, II e III.

b) I e II.

c) I, II e IV.

d) I e III.

e) I, II, III e IV.

Gab: B

Questão 22)

O texto abaixo menciona três fatores que movem os fluxos migratórios internacionais.

“Ao contrário do que diz o senso comum, as migrações são regulares e permanentes. E majoritariamente legais: hipermidiatizadas, as migrações clandestinas são estatisticamente ínfimas. [...] Como no caso do movimento de urbanização, mesmo se fatores políticos (guerras, conflitos civis) forçam a emigração, são os fatores econômicos que continuam sendo o motor principal. A demografia propriamente dita é um terceiro fator de migração.”

Fonte: Gérard-François Dumont. Mitos da População Mundial. 01/07/

2011. Disponível em http://diplomatique.uol.com.br/artigo.php?id=961

Embora a maior parte das migrações contemporâneas ocorra por uma combinação entre os fatores mencionados, eles possuem características próprias. Sintetize essas características, utilizando, pelo menos, um exemplo para cada caso.

a) Fatores econômicos.

b) Fatores políticos.

c) Fatores demográficos.

Gab:

a) Entre os fatores econômicos responsáveis por movimentos migratórios internacionais estão as desigualdades econômicas entre os países que motivam a mobilidade de trabalhadores. Entre os exemplos, citam-se a migração de mexicanos para os EUA, a migração de países africanos para a Europa, de países do Leste Europeu para a Europa Ocidental, de países da América Latina para o Brasil e de brasileiros para o Japão.

b) Entre os fatores políticos responsáveis por movimentos migratórios internacionais estão guerras, conflitos civis, regimes políticos autoritários que motivam fluxos migratórios de refugiados. Entre os exemplos, encontram-se: a saída de afegãos em direção ao Paquistão, de iraquianos para o Irã, de palestinos para países do Oriente Médio, de cubanos para os EUA, de norte-africanos em direção à Europa mediterrânea.

c) As diferenças nas estruturas demográficas dos países desempenham importante papel nos fluxos migratórios internacionais, uma vez que diferentes taxas de crescimento vegetativo e de expectativa de vida influenciam na atratividade ou repulsão da mão de obra, o que se reflete na dinâmica da PEA (população economicamente ativa) dos países envolvidos como polos emissores ou receptores de população. Como exemplos, podemos citar a migração de populações de países da América Latina e do norte da África para países europeus e a migração europeia para a América, no século XIX.

Questão 23)

O declínio da fertilidade no mundo é surpreendente. Em 1970, o índice de fertilidade total era de 4,45 e a família típica no mundo tinha quatro ou cinco filhos. Hoje é de 2,435 em todo o mundo, e menor em alguns lugares surpreendentes. O índice de Bangladesh é de 2,16, uma queda de 50% em 20 anos. A fertilidade no Irã caiu de 7, em 1984, para 1,9, em 2006. Grande parte da Europa e do Extremo Oriente tem índices de fertilidade abaixo dos níveis de reposição.

(Carta Capital, 02.11.2011)

A queda da fertilidade em um país é responsável por novos arranjos demográficos, dentre eles

a) o forte aumento das taxas de urbanização.

b) a emergência de padrões de vida mais elevados.

c) a mudança na composição etária da população.

d) o aumento da expectativa de vida.

e) a estabilização da densidade demográfica.

Gab: C

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis