quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Questões de Estrutura e Dinâmica da População - V

Questão 46)

Considerando que as pirâmides são gráficos que representam a estrutura de uma população distribuída por faixa de idade e sexos, observe as pirâmides 1, 2 e 3 e assinale com V ou com F as proposições, conforme sejam respectivamente Verdadeiras ou Falsas em relação à interpretação das mesmas.

clip_image002

clip_image004

clip_image006

( ) A base larga da pirâmide 1 indica uma alta expectativa de vida, que corresponde no geral aos países subdesenvolvidos, era a pirâmide típica do Brasil até o censo de 1980.

( ) A pirâmide 2 indica que o país apresenta uma elevação da expectativa de vida e que a população passa por um processo de envelhecimento. Assemelha-se à pirâmide que o Brasil começa a esboçar a partir dos anos 1990.

( ) A pirâmide 3 indica que o país apresenta uma baixa taxa de natalidade ao lado de uma baixa expectativa de vida, é a pirâmide típica dos países de economia emergente, a exemplo do Brasil e da Índia.

( ) A pirâmide 1 indica que o país necessita fazer altos investimentos em educação e saúde para qualificar sua mão-de-obra jovem enquanto que a pirâmide 3 indica que o país enfrenta altos gastos com aposentadorias, assistência social e carência de mão-de-obra nativa.

A sequência correta das assertivas é

a) F V F V

b) V F V F

c) V V V V

d) F F F F

e) F F V V

Gab: A

Questão 47)

Desde meados dos anos de 1960, as mulheres ingressaram de modo mais destacado no mercado de trabalho. Após décadas desse fato, pode-se afirmar que,

a) depois das cotas femininas dos partidos políticos, houve um equilíbrio de gênero na indicação de líderes, pois as mulheres passaram a candidatar-se a cargos eletivos em todo o mundo.

b) mesmo quando possuem a mesma escolaridade que os homens, recebem salários mais baixos e não chegam, na mesma proporção que eles, a postos de comando em empresas.

c) apesar do aumento da participação feminina no mercado de trabalho, ela é menor no segmento informal, como evidencia a carência de empregadas domésticas nos grandes centros urbanos.

d) ainda que elas tenham se tornado mais independentes, falta-lhes experiência em cargos de gestão, em função dos afazeres domésticos que predominam em seu cotidiano.

e) depois da queda das taxas de natalidade, elas passaram a ser estimuladas a abandonar suas atividades profissionais, para aumentar o crescimento populacional.

Gab: B

Questão 48)

As discussões sobre a migração começam tipicamente com uma descrição dos fluxos entre países em desenvolvimento e países desenvolvidos, ou aquilo que por vezes é livremente – e inadequadamente – designado por fluxos de “Sul – Norte”.

Fonte: PNUD, Relatório de Desenvolvimento Humano 2009:

Ultrapassar fronteiras: mobilidade e desenvolvimento humano.

Sobre as migrações no mundo contemporâneo, assinale a alternativa correta.

I. Como resultado da globalização, as migrações internacionais se tornaram mais numerosas do que as migrações internas.

II. A maior parte das migrações internacionais ocorre entre países que possuem níveis semelhantes de desenvolvimento econômico, considerando-se os critérios da Organização das Nações Unidas (ONU).

III. As taxas de emigração entre países de IDH muito elevado são, em média, superiores àquelas vigentes entre países de IDH baixo.

Estão corretas

a) apenas as afirmativas I e II.

b) apenas as afirmativas I e III.

c) apenas as afirmativas II e III.

d) apenas a afirmativa II.

e) todas as afirmativas.

Gab: C

Questão 49)

Observe e compare o mapa com o gráfico e o quadro abaixo, e, com base na observação destes, assinale a leitura plausível a partir das referidas figuras e dados.

clip_image008

clip_image010

clip_image012

I. O século XX apresentou o mais rápido processo de urbanização conhecido pela humanidade, fazendo com que ao final deste período a população mundial já fosse majoritariamente urbana.

II. As megacidades com mais de dez milhões de habitantes se concentram majoritariamente nos países onde o processo de industrialização clássica favoreceu a urbanização acelerada e uma rede urbana macrocefálica.

III. Os países subdesenvolvidos, em grande parte agrários, apresentam um crescimento mais acelerado das suas metrópoles que os países centrais mais urbanizados, motivo pelo qual o maior número de megacidades tende a se intensificar nesse grupo de países.

IV. O crescimento explosivo das cidades no terceiro mundo transfere a pobreza presente no campo para suas metrópoles, cujo crescimento é concomitante com a falta de infraestrutura, desemprego ou subemprego, aumento da violência, surgimento de favelas e outros tantos problemas geralmente denominados de urbanos.

Estão corretas apenas as proposições:

a) I, III e IV

b) II, III e IV

c) I, II e IV

d) II e III

e) I e III

Gab: A

Questão 50)

A distribuição da população mundial se faz de maneira desigual, sendo que algumas áreas são muito povoadas enquanto que outras são tão vazias que podem ser chamadas de "desertos populacionais". Nesse contexto, assinale o que for correto.

01. O nordeste dos Estados Unidos é uma região muito industrializada e urbanizada, com elevado índice populacional, contendo população heterogênea oriunda de movimentos migratórios.

02. As regiões de florestas equatoriais possuem adensamento populacional causado por fortes correntes migratórias onde predomina uma população rural.

04. A porção setentrional da Eurásia e da América do Norte possui um vazio populacional causado pelas condições climáticas que dificultam a ocupação agrícola.

08. O Sudeste Asiático e o Extremo-Oriente possuem elevado índice populacional ligado a uma agricultura intensiva, tendo como principal produto o arroz.

16. A região da Europa Centro-Ocidental possui um adensamento populacional em uma área que primeiro sofreu a revolução industrial.

Gab: 29

Questão 51)

A crise econômica mundial está afetando vários brasileiros que moram no exterior, a ponto de muitos estarem voltando ao Brasil. No Reino Unido, por exemplo, vários brasileiros com empregos no setor de construção não conseguem mais trabalhar porque a crise praticamente paralisou as atividades na área. Já, no Japão, grande parte dos 317 mil brasileiros que vivem no país é composta por operários de fábrica e, com a queda na produção, muitos resolveram voltar ao Brasil. (BARBOSA, 2011, p. 164).

BARBOSA, Marcos P. Atualidades. Salvador: Vento Leste. Fundação Pedro Calmon, 2011.

Os movimentos da população mundial têm sofrido alterações, principalmente no período pós-crise de 2008. Sobre essa questão, pode-se afirmar:

01. O movimento de população que mais se destaca atualmente na Europa é o de transumância.

02. A pirâmide etária dos Estados Unidos sofre um processo de mudança, com o aumento da população jovem, o que resultou na proibição da entrada de imigrantes latinoamericanos, como forma de proteger a oferta de emprego para essa parcela da população.

03. Os imigrantes, no Japão, recebem todo apoio da população e do governo local, trabalham em igualdade de condições dos trabalhadores japoneses e são absorvidos, principalmente, pelas atividades agrícolas.

04. A política de imigração adotada no Brasil é muito rígida, consequência do fato de o país ser muito populoso e povoado e de a economia não ser capaz de absorver mão de obra estrangeira.

05. A fragilidade da economia dos países de origem do migrante e a necessidade de envio de remessas de dinheiro para a família deixada para trás constituem-se os fatores determinantes para a emigração, na atualidade.

Gab: 05

Questão 52)

A distribuição desigual da população na superfície terrestre leva à existência de regiões densamente povoadas e de regiões subpovoadas. São exemplos de áreas densamente povoadas:

a) Europa Setentrional e Meridional.

b) Ásia de Sudeste e Europa Centro-Ocidental e Meridional.

c) Ásia de Sudoeste e África Meridional.

d) Oriente Médio e Oceania.

e) Kalaari e África Setentrional.

Gab: B

Questão 53)

Analise a Tabela abaixo, correlacionando-a com as proposições apresentadas a seguir.

clip_image014

a) Os Estados Unidos e o Brasil são os únicos países situados na América Anglo-Saxônica.

b) Os Estados Unidos e o Brasil são os mais populosos e também os mais povoados do planeta.

c) As taxas de crescimento demográfico mais baixas são um reflexo da ocorrência de taxas de fecundidade também baixas.

d) Os indicadores demográficos utilizados para o cálculo da taxa de crescimento demográfico foram aqueles referentes às taxas de natalidade e de mortalidade.

e) A densidade demográfica de Bangladesh de 1.099,14 hab/km2 foi obtida da divisão da sua população relativa pela sua extensão territorial.

Gab: C

Questão 54)

A busca por melhores condições de vida – tanto espaciais quanto socioculturais – tem sido uma constante na história de homens e mulheres em todos os tempos.

a) O que significou para o povo hebreu o episódio da sua história reconhecido como o Êxodo?

b) Como podem ser classificadas as migrações quanto ao seu espaço de deslocamento?

Gab:

a) O episódio reconhecido como Êxodo significou, para o povo hebreu, a libertação de sua condição de povo escravo, submisso aos caprichos dos mandatários egípcios, e, contrariamente, a possibilidade de acesso a uma vida social, político-religiosa, e econômica, livre, autônoma e produtiva.

b) As migrações podem ser classificadas como internas, quando ocorrem dentro de um mesmo país, e, externas ou internacionais, quando implicam a travessia de uma ou mais fronteiras.

Questão 55)

A globalização como processo caracteriza-se pela difusão de tecnologias por meio de inúmeros recursos de comunicação, com a disseminação de padrões de consumo, a internacionalização da economia, a interação entre as nações e suas culturas e o acirramento das diferenças socioeconômicas e culturais. Um dos efeitos da globalização é a ampliação do número de migrantes que, embora existissem, cresceram muito nas últimas décadas. O fluxo da migração internacional direcionou-se sobremaneira aos países de rendimento elevado. Segundo o Relatório de Desenvolvimento Humano de 2004, em 1960, eram 76 milhões de migrantes; em 1990, esse número cresceu para 154 milhões e, em 2000, para 175 milhões. Tendo em vista o contexto em questão,

a) apresente uma causa que impulsiona a migração internacional e um impacto desse processo na vida dos migrantes;

b) apresente e explique um dos efeitos da migração internacional em um país subdesenvolvido.

Gab:

a) O candidato deverá apresentar uma das causas que impulsione a migração internacional, dentre as listadas:

• precárias condições de trabalho nos países de origem;

• busca de melhores condições de vida nos países centrais;

• crises econômicas, políticas e problemas sociais nos países de origem dos migrantes;

• acirramento dos conflitos étnicos, culturais e religiosos.

O candidato deverá apresentar um dos impactos na vida dos migrantes, dentre os listados:

• conflitos entre migrantes e a população local decorrentes da xenofobia;

• condição ilegal e clandestina, ocasionando enfrentamento de políticas retaliativas;

• precarização das condições de trabalho e/ou emprego;

• segregação socioespacial dos migrantes.

b) O candidato deverá apresentar um dos efeitos da migração internacional nos países subdesenvolvidos:

• melhoria das condições de vida das famílias dos migrantes que residem nos países subdesenvolvidos, por meio do recebimento de remessas de dinheiro enviadas pelos trabalhadores migrantes;

• interferência na economia local com recebimento de remessas que dinamizam a economia.

Questão 56)

Analise o mapa anamórfico.

Mortalidade infantil

(Dados de 2002 que computam a morte no primeiro ano de vida)

clip_image016

(www.worldmapper.org)

Explique essa representação cartográfica e mencione dois exemplos de regiões geográficas mundiais com maiores e dois com menores taxas de mortalidade infantil.

Gab:

A representação cartográfica é denominada anamorfose. Ela mostra a intensidade da ocorrência de um fenômeno geográfico em determinada área. No caso dessa anamorfose, o fenômeno em questão é o da taxa de mortalidade infantil no mundo. A observação do fenômeno em questão permite que se conclua, por exemplo, que as maiores taxas de mortalidade infantil ocorrem no continente africano e no Sul e Sudeste asiáticos; as menores taxas de mortalidade infantil ocorrem na Europa e na América Anglo-Saxônica.

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis