quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Questões de Estrutura e Dinâmica da População - XI

Questão 124)

clip_image002

MOREIRA, João Carlos; SENE, Eustáquio de. Geografia para o

ensino médio: Geografia geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2002. p. 154.

Tendo por base a análise do cartum acima, é CORRETO afirmar:

a) os avanços tecnológicos, o desenvolvimento das técnicas agrícolas, as conquistas científicas e a revolução verde foram alguns dos fatores que contribuíram para a redução da fome no mundo.

b) nos países subdesenvolvidos, a política agrícola vem priorizando a produção voltada para as necessidades internas de consumo, reduzindo assim a subnutrição e a fome.

c) uma grande parte da população, constituída pelos excluídos, permanece à margem do desenvolvimento e não usufrui dos benefícios advindos do avanço da ciência e da tecnologia.

d) a condição social das populações carentes é resultante de uma possível inferioridade mental de origem genética, não estando portanto relacionada a fatores econômicos.

Gab: C

Questão 125)

Considere os gráficos referentes ao crescimento vegetativo de diferentes regiões do mundo.

Crescimento vegetativo comparado

clip_image004

clip_image006

clip_image008

Fonte: United Nations Population Division, 2008. (adaptado)

A análise dos gráficos permite concluir que

a) o menor crescimento vegetativo em 2010, nas três regiões comparadas, é o da Ásia Meridional, apesar de a Índia fazer parte deste espaço geográfico.

b) a América Latina, em 1960, apresentava o maior crescimento vegetativo entre as áreas comparadas, sendo que nas décadas seguintes a redução das taxas de natalidade foram maiores que a redução das taxas de mortalidade.

c) as três áreas comparadas apresentam em todas as décadas um decréscimo da natalidade inferior ao decréscimo da mortalidade, deixando estável a taxa de crescimento vegetativo.

d) a taxa de crescimento populacional vegetativo da África Subsaariana, em 2010, é mais alta que o crescimento vegetativo da Ásia Meridional e da América Latina juntas.

e) a região da América Latina, comparada proporcionalmente com as outras regiões, apresentou ao longo das décadas a maior queda nas taxas de mortalidade.

Gab: B

Questão 126)

Leia o texto a seguir.

“No dia 28 de agosto de 2001, um navio cargueiro de bandeira norueguesa resgatou 438 pessoas que estavam num barco indonésio à deriva em alto mar. A maior parte dessas pessoas vinham do Afeganistão, mas também havia passageiros do Sri Lanka e do Paquistão, todos tentando chegar à Austrália. A imprensa se dividiu entre falar em um navio cheio de refugiados ou em um navio cheio de imigrantes ilegais. A Austrália se recusou a recebê-los. Os passageiros, por sua vez, se recusaram a voltar e resolveram entrar em greve de fome. Durante uma semana, o navio Tampa permaneceu no mar, vigiado pela marinha australiana e impedido de atracar em qualquer lugar do mundo”.

(Rossana Rocha Reis, Políticas de imigração na França e nos Estados Unidos. 2007)

Com referência ao fato descrito no texto, é correto afirmar que

a) os países geralmente reservam-se o direito de escolher quem é e quem não é bem-vindo em seu território.

b) os direitos humanos fizeram desaparecer as fronteiras, o que é explícito nos assuntos relacionados às migrações internacionais.

c) o aumento da circulação de produtos e do capital, característicos do processo de globalização, deve permitir a circulação irrestrita das pessoas.

d) Afeganistão, Sri Lanka e Paquistão são países marcados por guerras, daí as pessoas no navio serem classificadas como imigrantes ilegais.

e) a Austrália, pela proximidade geográfica aos países de onde vinham as pessoas, é obrigada a recolhê-las e dar-lhes asilo político.

Gab: A

Questão 127)

Observe o mapa.

clip_image010

SIMIELLI, Maria Elena. Geoatlas. São Paulo: Ática, 2006. (Adaptado).

A área destacada no mapa inclui uma das cidades mais violentas do mundo, segundo a ONU. A causa desse problema deve-se à

a) mudança recente da política sobre a migração nos Estados Unidos, facilitando o deslocamento de mexicanos.

b) implementação de acordos econômicos entre EUA, México e Canadá, que impulsionaram um forte crescimento industrial e uma enorme desigualdade social.

c) concentração de pessoas atraídas pelo sonho de viver nos Estados Unidos em função da facilidade de acesso através daquela fronteira.

d) intensificação do movimento migratório de trabalhadores estadunidenses em busca de empregos nas “maquiladoras” mexicanas.

e) adoção de política socioeconômica do governo mexicano que promoveu concessões de crédito e atraiu a população rural para as cidades.

Gab: B

Questão 128)

Neste país, aproximadamente 30% dos filhos de estrangeiros são descendentes de um determinado grupo de imigrantes, somando mais de sete milhões de pessoas. Eles já são a metade de todos os imigrantes constantes deste país e também a maior parcela dos imigrantes ilegais. Talvez por isso, a violência, o abandono e a perseguição aguardam os que ainda tentam entrar pelos quase 4 mil quilômetros de fronteiras.

(www.adital.com.br. Adaptado.)

O texto aborda a situação atual dos imigrantes

a) turcos na Alemanha.

b) mexicanos nos Estados Unidos.

c) brasileiros em Portugal.

d) argelinos na França.

e) paquistaneses na Inglaterra.

Gab: B

Questão 129)

Observe a figura abaixo e faça o que se pede.

clip_image012

Fonte: SOPEMI/OCDE. Tendência das Migrações Internacionais,

2000-2001.In: ALMEIDA, Lúcia M. & RIGOLIN, Tércio B. Geografia:

Geografia Geral e do Brasil. São Paulo: Ática, 2005. p. 228.

a) Identifique a direção dos principais fluxos migratórios que têm ocorrido na atualidade.

b) Explique as principais causas dos movimentos migratórios apresentados na figura.

Gab:

a) A partir da análise do mapa apresentado na terceira questão fica evidente três principais fluxos migratórios atuais, representados pelos seguintes países e/ou regiões:

· Estados Unidos, Canadá e/ou América do Norte;

· Europa e/ou Europa Ocidental;

· Japão.

b) Os movimentos migratórios apresentados atualmente têm como principais causas:

· Busca de emprego: este subitem considera que as pessoas migram para fugir do desemprego, em busca de oferta de trabalho e melhores salários, este fato ocorre tanto por profissionais qualificados ou não;

· Busca por melhores condições de vida: a busca por melhores condições de vida inclui o acesso a bens de consumo (carros, moradia, tecnologia, etc.) e serviços (saúde, educação, lazer, etc.), além de melhores condições econômicas e financeiras;

· Motivos políticos/religiosos: em diversos países ocorrem conflitos étnicos, políticos e/ou religiosos, dessa forma parte da população vê-se obrigada a fugir de locais conflitantes em busca de melhores condições de vida em outros países.

Questão 130)

Leia os fragmentos de textos.

Texto I- A equação é a seguinte: quanto mais gente no mundo, menor a fatia do bolo a que cada um tem direito. (Revista Veja, 1992)

Texto II- As cidades do mundo em desenvolvimento estão a um passo da explosão pela pressão de suas populações. Seu enorme crescimento é similar ao que se produziu no Norte com a industrialização no século XIX, mas em escala gigantesca. A cada dia que passa, estima-se que cerca de 75 mil pobres cheguem às cidades, procedentes de áreas rurais, sobrecarregando serviços e administração.

(N. Myers, El Atlas Gaia de la Gestion del Planeta, 1987. Trad. Roberto Giansati)

Considerando os recortes temporal e espacial enfocados nos fragmentos dos textos e estabelecendo um paralelo com as teorias demográficas, é CORRETO afirmar que

a) enfatizam a Teoria Malthusiana do século XVIII.

b) reforçam a Teoria Neomalthusiana após a II Guerra Mundial.

c) enfatizam a Teoria Socialista do início do século XX.

d) reforçam a Teoria Reformista no final do século XIX.

Gab: B

Questão 131)

Sobre os conceitos básicos da Geografia da População, assinale a alternativa INCORRETA.

a) Áreas ecúmenas são regiões densamente ocupadas pelo homem, pois apresentam características naturais que facilitam a ocupação pelo ser humano.

b) Taxa de natalidade é a relação entre o número de nascimentos ocorridos em 1 ano e o número de habitantes.

c) Crescimento vegetativo é a soma das taxas de natalidade e de imigração em um determinado país.

d) Taxa de reprodutividade refere-se ao número de crianças do sexo feminino, nascidas em grupos de mil mulheres com idades entre 15 e 50 anos.

Gab: C

Questão 132)

A noção de desenvolvimento humano está ligada, entre outros fatores, às condições sociais em que as pessoas vivem e ao padrão de consumo das sociedades em que as pessoas estão inseridas. Considerando essa afirmativa, assinale o que for correto.

01. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1990, reflete quatro variáveis básicas: consumo de alimentos, concentração de renda e da riqueza nacional, endividamento público e princípios democráticos.

02. Se uma população apresenta uma expectativa de vida média elevada, pode-se concluir que, de forma geral, as pessoas levam uma vida saudável.

04. Expectativa de vida tem o mesmo significado que vida média de uma população. Corresponde à média aritmética das idades de morte e indica o quanto vive uma população de um determinado espaço geográfico.

08. Taxa de crescimento vegetativo ou natural corresponde à diferença entre nascimentos e óbitos verificada numa população em determinado período, geralmente um ano.

16. Índice de mortalidade infantil constitui indicativo de qualidade de vida de uma população: quanto melhor a qualidade de vida, menor a taxa de mortalidade até um ano de idade.

Gab: 26

Questão 133)

Observe com atenção a figura abaixo e responda:

clip_image014

Acesso em: 10 set. 2009

Qual dos estudiosos a seguir formulou uma Teoria Demográfica sobre a situação representada na figura.

a) Charles Darwin

b) Thomas Robert Malthus

c) Karl Marx

d) Friedrich Engels

e) Max Weber

Gab: B

Questão 134)

Em relação a alguns indicadores demográficos de uma dada população, assinale a alternativa correta.

a) A taxa de crescimento vegetativo é calculada pela diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade, em um período determinado.

b) A taxa de mortalidade corresponde à somatória da taxa de mortalidade infantil e dos índices gerais de mortalidade.

c) A taxa de natalidade corresponde à somatória da taxa de fecundidade e da taxa de crescimento demográfico.

d) A taxa de expectativa de vida é medida pelo número total de anos que um indivíduo adulto pode viver.

e) A taxa de fecundidade corresponde ao número total de filhos por grupo de cada 100 mulheres.

Gab: A

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis