Questões de Estrutura e Dinâmica da População - XIII
Questão 148)
A teoria neomalthusiana apareceu, com certo destaque, após a Segunda Guerra Mundial. Entre os argumentos defendidos pelos adeptos dessa teoria podem ser citados os seguintes:
1. se a população for numerosa e os investimentos produtivos modestos, a renda per capita diminuirá.
2. o dinamismo histórico e econômico de um espaço geográfico reside no mecanismo da “luta de classes”.
3. o crescimento demográfico acelerado dificulta o crescimento econômico de um país.
4. a necessidade de um país realizar grandes investimentos sociais, para atender o crescimento populacional, diminui a possibilidade de aumentar os investimentos produtivos.
5. quanto maior o crescimento vegetativo da população, maior será potencialmente o crescimento econômico de um país.
Estão corretas apenas:
a) 1 e 2
b) 2 e 4
c) 1, 3 e 4
d) 2, 3 e 5
e) 1, 2 e 5.
Gab: C
Questão 149)
Sobre a proliferação da violência urbana no Brasil, assinale a afirmativa incorreta.
a) A baixa expressividade numérica das mulheres entre as vítimas de agressão por armas de fogo é decorrente da natureza dócil das mulheres.
b) A violência atinge principalmente os adultos jovens, solteiros, com escolaridade até o ensino fundamental.
c) As mulheres têm sido vitimadas especialmente por assaltos e pela violência de origem passional.
d) As taxas brasileiras de mortalidade por homicídio e acidentes de trânsito estão entre as mais altas em todo o mundo.
Gab: A
Questão 150)
“A divisão sexual do trabalho assume formas conjunturais e históricas, constrói-se como prática social, ora conservando tradições que ordenam tarefas masculinas e tarefas femininas na indústria, ora criando modalidades da divisão sexual das tarefas. A subordinação de gênero, a assimetria nas relações de trabalho masculinas e femininas se manifesta não apenas na divisão de tarefas, mas nos critérios que definem a qualificação das tarefas, nos salários, na disciplina do trabalho.”
(CARLOTTO, C. M. O Conceito de gênero e
sua importância para a análise das relações sociais.
Serv. Soc. Rev., Londrina, v. 3, n. 2, p. 205, jan./jun. 2001).
Sobre o trabalho feminino, é correto afirmar:
a) Mesmo no mundo globalizado, o trabalho feminino é muito utilizado em formas de emprego precárias, como contratos de curta duração e empregos em tempo parcial.
b) Os rendimentos das mulheres trabalhadoras mais escolarizadas tendem a ser superiores aos dos homens em igual posição.
c) Observa-se uma diminuição da presença das mulheres em atividades de maior prestígio e rendimentos devido à melhoria da qualificação da mão-de-obra masculina.
d) O trabalho doméstico é exercido predominantemente pelas mulheres em razão da baixa qualificação da mão-de-obra feminina.
Gab: A
Questão 151)
Analise o mapa e o gráfico.
Fonte: Umortier, B. Atlas des Religions.
Croyances, pratiques et territoires.
Considerando-se a expansão do Islamismo, a partir de aspectos numéricos e geográficos, conclui-se corretamente que:
a) a distribuição espacial dos muçulmanos corresponde à mesma etnia;
b) o Islã encontra-se estabilizado tanto numérica quanto geograficamente;
c) a expansão do Islamismo é inviabilizada pela modernização das sociedades;
d) as migrações internacionais são um importante fator de expansão do Islã;
e) os países mais populosos do mundo apresentam predomínio de muçulmanos.
Gab: D
Questão 152)
Sobre o fenômeno representado no mapa abaixo, é correto afirmar que se trata:
(Fonte da figura: L’economie internacionale en mouvement.)
1. do ritmo das atividades econômicas oriundas do relaxamento dos controles burocráticos e militares em alguns países do leste europeu.
2. da intensificação atual de grandes ondas de migração para a Europa, desencadeadas, sobretudo, pelos desequilíbrios econômicos entre sociedades ricas e pobres.
3. da intensificação de fluxos demográficos causados pelo recrudescimento das rivalidades étnicas, políticas e nacionais nos países do Oeste da Europa.
Está(ão) correta(s):
a) 1 apenas
b) 2 apenas
c) 2 e 3 apenas
d) 1 e 3 apenas
e) 1, 2 e 3
Gab: B
Questão 153)
Todos os anos, entre 2,5 milhões e 4 milhões de migrantes cruzam fronteiras internacionais sem autorização. Mais de 60% dos imigrantes de hoje vivem nas regiões mais ricas do mundo: Estados Unidos e Canadá, Europa, Japão e Austrália.
(Global Commission, UNPD e Secex. Adaptado)
A partir dessas informações e de seus conhecimentos, analise algumas causas das migrações internacionais.
I. Pobreza extrema: de acordo com a ONU, a miséria atinge elevadas parcelas das pessoas na África Subsaariana, no sul da Ásia e na América Latina.
II. Desemprego: a taxa no Oriente Médio e no norte da África é elevada, o dobro da dos países industrializados.
III. Educação: nas nações mais pobres, quase metade dos adultos são analfabetos, enquanto que nas ricas, o analfabetismo é quase inexistente.
IV. Qualidade de vida: a expectativa de vida em países pobres, devido aos avanços na medicina, é de 70 anos e nos ricos, de 90.
É correto o que se afirma em
a) I, II, III e IV.
b) I e II, apenas.
c) I, III e IV, apenas.
d) I, II e III, apenas.
e) II e IV, apenas.
Gab: D
Questão 154)
Os dados recentes sobre analfabetismo no Brasil e nos países da América Latina e Caribe, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2008), revelam importante aspecto das diferenças regionais.
Fonte: PNAD – Síntese de Indicadores 2007 (IBGE, 2008)
Fonte: PNAD – Síntese de Indicadores 2007 (IBGE, 2008)
a) Em termos regionais qual a situação da distribuição das taxas de analfabetismo no Brasil? De que maneira isso influencia a manutenção das desigualdades regionais?
b) Entre os países citados, qual apresenta a maior taxa de analfabetismo? De que maneira a situação política desse país contribui para explicar tal fato?
Gab:
a) As regiões Nordeste (19,9%) e Norte (10,8%), que são as menos desenvolvidas do país, apresentam as maiores taxas de analfabetismo, acima da média nacional (10%), enquanto as regiões Sudeste (5,7%) e Sul (5,4%), mais desenvolvidas, apresentam as menores taxas; a região Centro-Oeste apresenta uma situação intermediária (8,1%). Como o nível de escolaridade da população é um importante elemento para o desenvolvimento econômico e social, as regiões com maiores taxas de analfabetismo (Nordeste e Norte) tendem a manter um desenvolvimento comparativamente menor frente as regiões com alto nível de escolaridade (menor analfabetismo), o que reforça as desigualdades regionais existentes.
b) O Haiti apresenta a maior taxa de analfabetismo entre os países citados. Sua situação de instabilidade política, com guerras civis, prejudica a adoção de políticas públicas perenes que contribuam para a diminuição do analfabetismo no país.
Questão 155)
Considere o texto a seguir para responder à questão.
Um relatório divulgado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) sugere que mais de 99% das mortes durante o parto ocorrem em países em desenvolvimento. Segundo o documento, “Progresso para as Crianças: Um Relatório sobre a Mortalidade Materna”, as grávidas ou em situação de parto, da ____ I___ e do ____ II___, são as que mais riscos enfrentam, de acordo com o Unicef.
(www.unmultimedia.org/radio/portuguese/detail/7296.html)
Com base nos conhecimentos sobre as áreas de pobreza do mundo, pode-se concluir que I e II são, respectivamente,
a) América Andina … Caribe
b) África Subsaariana … sul da Ásia
c) Amazônia brasileira … sul da China
d) África mediterrânea … norte da Índia
e) América Central … Oriente Médio
Gab: B
Questão 156)
Em sete anos, União Européia terá mais mortes do que nascimentos
Enquanto endurece as restrições à entrada de imigrantes, a Europa vê o crescimento de sua população caminhar rumo à estagnação. De acordo com um estudo do EUROSTAT (o departamento de estatísticas da União Européia), em sete anos, o número de mortes nos 27 países da União Européia passará o de nascimentos.
Isso significa que, a partir de 2015, a imigração passará a ser o único fator de crescimento populacional do bloco. Uma das previsões mais surpreendentes é a do encolhimento da Alemanha, que terá quase 12 milhões de pessoas a menos do que hoje, perdendo a posição de maior população do bloco para o Reino Unido.
O estudo confirma que o envelhecimento da população européia, observado nas últimas três décadas continuará, com inevitáveis conseqüências sociais.
Marcelo Ninio, Folha de São Paulo, 27/08/08
A tendência apontada no texto constitui um grande problema dos países europeus, motivando políticas governamentais destinadas a combater as conseqüências sociais referidas.
a) Identifique e explique a principal preocupação da União Européia frente ao envelhecimento de sua população.
b) Com relação ao mercado de trabalho, comente uma medida adequada que possa ser adotada pelos países do bloco para enfrentarem o problema.
Gab:
a) A principal preocupação quanto ao envelhecimento da população refere-se à sobrecarga por ela acarretada nos sistemas previdenciários dos países do Bloco. A persistir a tendência atual, e considerando-se ainda a alta expectativa de vida nesses países, a porcentagem de população na terceira idade aumentará no conjunto da população total, representando um custo significativo para os Estados, sem contrapartida financeira equivalente (uma vez que o segmento populacional em questão, apesar de pagar impostos, não contribui diretamente para o crescimento econômico).
b) No tocante ao mercado de trabalho dos países afetados pelo envelhecimento populacional, são cabíveis as seguintes medidas:
• incentivo à entrada de trabalhadores estrangeiros qualificados (no caso, trata-se de uma medida seletiva de atração de mão-de-obra, e não uma liberalização geral da imigração, o que estaria em franca contradição com a orientação geral do Bloco).
• prolongamento da vida ativa dos trabalhadores europeus, os quais, em algumas atividades, costumam se aposentar precocemente.
• possível tendência à automação do trabalho para fazer frente ao déficit de população economicamente ativa (no caso, não se trata de uma tendência originalmente provocada pelo envelhecimento da população, fato que reduz sua eficácia como “solução” para o problema, frente às demais alternativas).
Questão 157)
Analise o mapa abaixo.
ALMEIDA, L. M. A. de; RIGOLIN, T. B. Geografia
geral e do Brasil. São Paulo: Ática, 2008. p. 228.
A análise do mapa, que representa os movimentos migratórios permanentes entre as décadas de 1990 e 2000, permite concluir o seguinte:
a) na Europa, a entrada de migrantes ocorre com a mesma intensidade em todas as regiões.
b) os países da Europa Oriental são os maiores receptores de migrantes dentre as regiões do planeta.
c) a maior parte dos migrantes da Ásia dirigiu-se, respectivamente, para a Europa e a América do Norte.
d) no continente americano, os Estados Unidos receberam o maior contingente de migrantes no período.
Gab: D
Questão 158)
As pirâmides etárias acima representam dois modelos de estrutura demográfica de diferentes grupos de países.
Acessado em outubro de 2008. Adaptado.
a) Caracterize cada uma dessas pirâmides quanto às taxas de natalidade e à expectativa de vida.
b) Quais são as condições de desenvolvimento de países representados pela pirâmide etária I ? Analise essa pirâmide, considerando aspectos econômicos, sociais e migratórios do grupo de países hipoteticamente representados.
Gab:
a) A pirâmide I caracteriza a estrutura etária de países com baixos índices de natalidade, pois apresenta a base estreita em relação ao corpo, indicativo de um menor percentual de jovens. O corpo e o topo mais largos indicam maior percentual de adultos e idosos, consequência de elevada expectativa de vida. A pirâmide II possui base larga, em razão do maior percentual de jovens em países de elevado índice de natalidade. O corpo e o topo mais estreito evidenciam menores percentuais de adul tos e idosos, fato típico de países com baixa expectativa de vida.
b) A pirâmide I caracteriza países com alto nível de desenvolvimento humano. São países com melhores condições de acesso a serviços de saúde, saneamento e alimentação. Melhores padrões de renda e escolaridade favorecem o planejamento familiar espontâneo por parte da população. Contudo, esses países podem apresentar carência de mão-de–obra jovem e pouco qualificada, o que poderia incentivar imigrações e o aparecimento de problemas como a xenofobia.
Questão 159)
Província Russa tem feriado para casais procriarem
O governador de uma das províncias da Rússia Ocidental instituiu a data de 12 de setembro para incentivar os casais a pensar em procriação em um dia livre do trabalho.
(www.notícias.uol.com.br <acesso em 12.09.2008>)
Nenhum comentário:
Postar um comentário