quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Questões de Estrutura e Dinâmica da População - I

Estrutura e Dinâmica da População

Questão 01)

Leia a tabela abaixo a respeito da população.

clip_image002

Fonte: IBGE in Especial 18 anos: Carta capital 03/10/2012

Sobre os dados apresentados na tabela é correto afirmar, exceto:

a) China, Índia e Estados Unidos - as três maiores potências econômicas do planeta - permanecerão nesta ordem como os três mais populosos, sendo que a Federação Russa e o Japão apresentarão em 2050, recuo de sua população em relação a 2008.

b) O Brasil vem, há décadas, apresentando diminuição nas taxas de crescimento populacional, fruto da redução da natalidade e da fecundidade, e aumentando a esperança média de vida, com o consequente aumento do número de idosos para o qual se exigirá aumento de preocupação e atenção por parte dos ativos.

c) Estados Unidos e Japão são os únicos representantes na tabela dos chamados países desenvolvidos, enquanto que quatro deles formam o chamado BRIC: Brasil, Rússia, Índia e China.

d) O Brasil, atualmente o quinto país mais populoso do mundo, com 189,6 milhões de habitantes, cairá para o oitavo lugar em 2050 quando terá 215,2 milhões, fato previsto devido à redução no ritmo de crescimento da sua população.

Gab: A

Questão 02)

O gráfico abaixo está retratando a (o):

clip_image004

Fonte: World Bank, 2012.

a) Taxa de analfabetismo.

b) Taxa de fertilidade.

c) IDH.

d) Envelhecimento.

e) Concentração de renda.

Gab: B

Questão 03)

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida comparativa usada para classificar a qualidade de vida oferecida por um país aos seus habitantes, levando em consideração três dimensões básicas do desenvolvimento humano: renda, educação e saúde.

O IDH vai de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, mais desenvolvido é o país.

Analise a tabela a seguir:

clip_image006

(www://hdr.undp.org/en/media/HDR_2011_PT_Tables.pdf. Acesso em: 24.09.2012. Adaptado)

Pode-se concluir corretamente que

a) a Etiópia, por contar com qualidade nos serviços de saúde e de saneamento ambiental, ampliou a expectativa de vida de seus habitantes.

b) o Zimbábue apresenta a média de anos de escolaridade igual à do Brasil e tem o Rendimento Nacional Bruto superior ao da Etiópia.

c) Cuba, apesar de ter o rendimento nacional bruto elevado, não investe no setor educacional e na saúde de sua população.

d) a Argentina, por estar em crise econômica, apresenta os índices de renda, educação e saúde inferiores aos do Brasil.

e) a Noruega tem a maior classificação no IDH por, entre outros fatores, garantir vários anos de escolaridade para seus habitantes.

Gab: E

Questão 04)

O gráfico mostra a quantidade de pessoas vivendo em favelas na América Latina e no Caribe em termos relativos e absolutos.

América Latina e Caribe: tendência da população urbana que vive em favelas, 1990-2010

clip_image008

(ONU. Estado de las ciudades de América Latina y el

Caribe 2012: Rumbo a una nueva transición urbana, 2012. Adaptado.)

Analisando a evolução da população residente em favelas, e conhecendo as características econômicas e sociais desses países, é correto concluir que

a) as favelas continuam crescendo em termos absolutos e relativos, em decorrência do descaso das autoridades da America Latina e do Caribe com a população pobre.

b) a população residente nas favelas tem aumentado em números relativos e diminuído em números absolutos de 1990 a 2010, em razão do intenso êxodo rural observado nesse período.

c) a população absoluta em favelas tem diminuído constantemente de 1990 a 2010, indicando uma suposta queda na porcentagem de natalidade observada nesses países.

d) o crescimento da população urbana é menor nas favelas do que no restante das cidades, o que pode indicar uma tendência de melhoria da qualidade de vida.

e) a população rural tem perdido o interesse em migrar para as cidades, devido ao crescimento contínuo do número de favelas, à baixa qualidade de vida e à poluição ambiental.

Gab: D

Questão 05)

De acordo com a Eurostat, agência oficial de estatísticas da União Europeia (UE), em julho de 2012, a média de desemprego entre os países da Zona do Euro foi de 11,3% da população ativa, atingindo um total de 18 milhões de pessoas.

Sobre o desemprego nos países que compõem a zona do Euro, é correto afirmar:

a) As taxas de desemprego tendem a ser maiores nos países que apresentam custos de produção mais elevados, tais como a Áustria e a Holanda.

b) As taxas de desemprego tendem a ser menores entre os jovens de 15 a 24 anos, já que eles recém-ingressaram no mercado de trabalho.

c) Na Espanha e na Grécia, países fortemente atingidos pela crise econômica, mais de 1/5 da população ativa está desempregada.

d) A elevação do desemprego na região resulta da adoção de tecnologias pouco intensivas em mão de obra, pois contrasta com os sucessivos aumentos da produção industrial registrados na região desde o início de 2012.

e) Ainda que continuem elevadas, as taxas de desemprego registradas em julho de 2012 são menores do que as registradas no mesmo período de 2011, quando os países da região estavam em plena crise econômica.

Gab: C

Questão 06)

O lançamento do relatório “Estado das Cidades da América Latina e Caribe”, produzido pelo Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-HABITAT), em 21 de agosto de 2012, repercutiu intensamente na mídia impressa e digital.

Sobre o tema desse relatório, é correto afirmar:

a) Com cerca de 80% de sua população vivendo em cidades, a região formada pela América Latina e pelo Caribe figura entre as mais urbanizadas do mundo.

b) A maior parte da população urbana da América Latina e do Caribe vive em aglomerações urbanas com mais de 10 milhões de habitantes, conhecidas como megacidades.

c) Apesar do recente incremento da urbanização, estima-se que mais da metade do PIB da América Latina e Caribe seja produzido em áreas rurais, onde se concentram as atividades ligadas ao agronegócio.

d) O número de cidades da América Latina e Caribe vem diminuindo nos últimos cinquenta anos, graças ao padrão concentrador que caracteriza a urbanização regional.

e) Na América Latina e Caribe, as elevadas taxas de fecundidade vigentes entre a população rural alimentam um crescente êxodo migratório do campo para as cidades.

Gab: A

Questão 07)

A partir de levantamentos demográficos, o órgão da ONU que estuda a população elaborou as pirâmides etárias que representam modelos de estrutura demográfica dos continentes.

Observe as pirâmides I, II e III, referentes ao ano de 2010, apresentadas a seguir.

clip_image010clip_image012clip_image014

(http://esa.un.org/wpp/population-pyramids/

population-pyramids_percentage.htm)

Considerando a dinâmica demográfica predominante em cada continente, pode-se afirmar que a pirâmide

a) I é representativa da explosão demográfica observada nas décadas de 1960/80 na América Latina.

b) II é característica da Ásia, onde o crescimento demográfico é garantido pelos imigrantes.

c) II é típica da Europa, que reduziu a natalidade a partir das últimas décadas do século XX.

d) III é característica da África, onde a transição demográfica encontra-se nas fases iniciais.

e) III é típica da Oceania, onde os grupos humanos apresentam elevada taxa de fecundidade.

Gab: D

Questão 08)

Falar de indicadores demográficos da população mundial é apagar as dinâmicas particulares:

• aquelas de países com taxa de natalidade elevada e baixa expectativa de vida ou

• aquelas de países nos quais a taxa de natalidade não compensa a taxa de mortalidade.

Essas duas situações devem ser relativizadas como exemplos, por não caracterizarem tendências demográficas generalizadas.

DUMONT, G-F. Mitos da população mundial. Le monde Diplomatique Brasil, ano 4, n. 48, jul. 2011, p.10. Adaptado.

Dois países que apresentam, respectivamente, as dinâmicas demográficas particulares descritas são

a) Japão e França

b) Níger e Rússia

c) França e Rússia

d) Alemanha e Mali

e) Mali e Bangladesh

Gab: B

Questão 09)

“Com quase 80% de sua população nas cidades, a América Latina é uma das regiões mais urbanizadas do mundo, mas convive com redução do crescimento demográfico e praticamente com o fim da migração campo-cidade, responsável pelo “boom” da urbanização até os anos 90” (FOLHA DE SÃO PAULO, 22 de agosto de 2012, p. A15). Considerando o enunciado e seus conhecimentos sobre demografia, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

01. A redução do crescimento demográfico tem como causa principal a incapacidade de o continente latinoamericano gerar postos de trabalhos por meio da industrialização. Na última década, por exemplo, enquanto em outros continentes a industrialização avançou 10% ao ano, ela não atingiu 3% ao ano na América Latina.

02. A urbanização é um sinal característico da modernização econômica. A transferência da população do meio rural para o meio urbano acompanha a transição de um padrão de vida econômico, apoiado na produção agrícola, para outro padrão, baseado na indústria, no comércio e nos serviços.

04. Com o início do processo de globalização, no ano 2010, a urbanização foi intensificada na América Latina. Na época, a implantação dos blocos econômicos regionais ampliou o mercado de trabalho urbano, o que estimulou os deslocamentos populacionais da zona rural para a zona urbana.

08. A redução do crescimento demográfico na América Latina deve-se às políticas de controle da natalidade, patrocinadas pelos governos nacionais. Em muitos países, famílias foram proibidas de terem o segundo filho como estratégia para manter um crescimento populacional de, no máximo, 1% ao ano.

16. A concentração da propriedade das terras agrícolas e a precariedade das condições de vida no campo levam grandes parcelas da população rural a migrarem para as cidades, de modo que estas, às vezes, crescem desordenadamente. Na paisagem urbana de alguns países latinos, são comuns as submoradias, a falta de saneamento básico e outras situações que denotam más condições de vida.

Gab: 18

Questão 10)

Taxa de fecundidade

clip_image016

Adaptado de veja.abril.com.br.

A despeito das taxas de fecundidade apresentadas, a estabilidade demográfica, projetada para vários países desenvolvidos em 2050, baseia-se em fenômenos atuais, com destaque para:

a) redução da natalidade, estabelecida pela maior expectativa de vida

b) expansão da mortalidade, provocada pelo envelhecimento dos grupos etários

c) deslocamento populacional, condicionado pelas disparidades socioeconômicas

d) demanda por mão de obra qualificada, favorecida por políticas governamentais

Gab: C

Questão 11)

As regiões metropolitanas das cidades têm forte integração econômica e estão integradas por migrações pendulares, que é o movimento:

a) diário de trabalhadores entre o local de moradia e o local de trabalho.

b) de migrantes entre diferentes cidades.

d) de migrantes de cidades menores para cidades maiores.

d) da população rural em direção aos grandes centros urbanos.

e) de trabalhadores rurais em busca de trabalhos em áreas urbanas.

Gab: A

Questão 12)

A proporção entre a população e a superfície territorial é um dos elementos que define a relação entre sociedade e espaço. Observe os dados informados abaixo:

clip_image018

SIMIELLI, Maria Elena. Geoatlas. São Paulo: Ática, 2009.

De acordo com a tabela, o país mais povoado é a:

a) China

b) França

c) Holanda

d) Argentina

Gab: C

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis