quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Questões de Estrutura e Dinâmica da População - VII

Questão 68)

Os conhecimentos sobre a distribuição geográfica da população mundial e brasileira possibilitam afirmar:

a) As áreas de maior densidade geográfica dos continentes estão concentradas nas porções setentrionais.

b) A Ásia, além de ser o continente mais populoso, concentra, na sua porção sul-oriental, dois países populosos, a China e a Índia.

c) A África, após resolver sérios problemas internos, como a devastação pela AIDS e pela malária e guerras sangrentas, dentre outros, desenvolve um intenso programa de controle de natalidade e de redistribuição populacional.

d) O equilíbrio na distribuição da população brasileira coloca o país entre o grupo de países que possuem a ocupação do espaço mais racional e democrática.

e) A população brasileira sempre se concentrou em determinadas áreas do país, sobretudo no sertão do Nordeste e nas margens dos grandes rios.

Gab: B

Questão 69)

Analise o gráfico.

clip_image002

(www.geografiaparatodos.com.br. Adaptado)

A partir dos índices apontados no gráfico e de conhecimentos sobre os países mais populosos do mundo, as letras A, B, C, D e E correspondem, respectivamente, a

a) Estados Unidos, China, Índia, Indonésia e Brasil.

b) China, Índia, Estados Unidos, Indonésia e Brasil.

c) Brasil, Índia, Estados Unidos, China e Indonésia.

d) China, Índia, Indonésia, Brasil e Estados Unidos.

e) Estados Unidos, Brasil, Índia, China e Indonésia.

Gab: B

Questão 70)

A questão está relacionada ao gráfico a seguir.

População por Idade, Anos %Total, Estimativa Para 2010

clip_image004

(Divisão da População da ONU)

A análise do gráfico e os conhecimentos sobre a dinâmica demográfica permitem afirmar que no grupo de países

a) 1, a idade média da população supera os 30 anos, o que significa um elevado potencial de população economicamente ativa.

b) 1, os governos locais necessitam criar políticas que atendam à saúde e educação de grande parcela de crianças e jovens da população.

c) 1, há a necessidade de criação ou fortalecimento dos sistemas previdenciários para atender à demanda da população acima de 20 anos de idade.

d) 2, o maior desafio é acelerar o processo de transição demográfica devido à grande proporção de adultos e idosos.

e) 2, os Estados devem assumir posturas neoliberais para atender ao grande contingente de jovens e adultos no conjunto da população.

Gab: B

Questão 71)

clip_image006

Considerando-se os gráficos e os conhecimentos sobre a estrutura da população mundial e brasileira, é correto afirmar:

a) A expansão da rede de saneamento básico em todas as regiões do país é responsável pelo aumento da expectativa de vida da população brasileira, principalmente na região Norte.

b) O Brasil possui uma população majoritariamente masculina em todas as regiões, com exceção do Nordeste, em razão da melhoria nas condições de vida das mulheres.

c) O crescimento demográfico brasileiro vem se desacelerando nas últimas quatro décadas, em decorrência, principalmente, da queda constante da taxa de fecundidade.

d) Nos países desenvolvidos, onde a natalidade e a expectativa de vida são altas, as pirâmides etárias apresentam, de forma geral, uma base larga e um ápice mais estreito.

e) A população brasileira atingiu uma alta qualidade de vida, assemelhando-se aos países desenvolvidos da Europa.

Gab: C

Questão 72)

“Migração é uma forma de deslocamento populacional, no espaço da superfície terrestre, envolvendo mudança permanente de residência. Quando feita entre dois países diferentes, elas são conhecidas como migrações internacionais e, dentro de um mesmo país, são chamadas migrações internas”.

Considerando-se a informação e os conhecimentos sobre a dinâmica do espaço populacional, é correto afirmar:

a) A maioria das migrações é de países em desenvolvimento para nações desenvolvidas, como o México e os países da Europa Oriental.

b) As pessoas se deslocam de uma região (área de emigração) para outra (área de imigração).

c) Os habitantes das regiões mais pobres são os que mais migram, internacionalmente.

d) O colonato de posse dos europeus, no sul do Brasil, nos dois primeiros séculos da ocupação portuguesa, aconteceu em razão das condições naturais da região.

e) A região Norte, no início do século XXI, devido à expansão industrial da Zona Franca de Manaus, foi o centro de atração das migrações internas.

Gab: B

Questão 73)

O Índice de Massa Corporal (IMC) é o número obtido pela divisão da massa de um indivíduo adulto, em quilogramas, pelo quadrado da altura, medida em metros. É uma referência adotada pela Organização Mundial de Saúde para classificar um indivíduo adulto, com relação ao seu peso e altura, conforme a tabela abaixo.

clip_image008

Levando em conta esses dados, considere as seguintes afirmações:

I. Um indivíduo adulto de 1,70 m e 100 kg apresenta Obesidade Grau 1.

II. Uma das estratégias para diminuir a obesidade na população é aumentar a altura média de seus indivíduos por meio de atividades físicas orientadas para adultos.

III. Uma nova classificação que considere obesos somente indivíduos com IMC maior que 40 pode diminuir os problemas de saúde pública.

Está correto o que se afirma somente em

a) I.

b) II.

c) III.

d) I e II.

e) I e III.

Gab: A

Questão 74)

“Pela primeira vez na história da humanidade, mais de um bilhão de pessoas, concretamente 1,02 bilhão, sofrerão de subnutrição em todo o mundo. O aumento da insegurança alimentar que aconteceu em 2009 mostra a urgência de encarar as causas profundas da fome com rapidez e eficácia.”

Relatório da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação [FAO], primeiro semestre de 2009.

Tendo em vista as questões levantadas pelo texto, é correto afirmar que

a) a principal causa da fome e da subnutrição é a falta de terra agricultável para a produção de alimentos necessários para toda a população mundial.

b) a proporção de subnutridos e famintos, de acordo com os dados do texto, é inferior a 10% da população mundial.

c) as principais causas da fome e da subnutrição são disparidades econômicas, pobreza extrema, guerras e conflitos.

d) as consequências da subnutrição severa em crianças são revertidas com alimentação adequada na vida adulta.

e) o uso de organismos geneticamente modificados na agricultura tem reduzido a subnutrição nas regiões mais pobres do planeta.

Gab: C

Questão 75)

Há menos de um mês, a África do Sul era o país das vuvuzelas, as cornetas coloridas e estridentes da Copa das Confederações. Nos últimos dias, elas deram lugar a artefatos mais afeitos à história do país, como paus, pedras e balas. A erupção de mais uma onda de violência impressiona pela velocidade com que protestos pipocaram por várias cidades.

Folha de S.Paulo, 24/07/09, p.A18.

Aponte a alternativa que apresente a melhor explicação para estes fatos.

a) Estagnação econômica que se reflete no aumento do desemprego, atingindo hoje mais de 20% da população ativa, e deterioração das condições de vida da grande maioria.

b) Disputa entre as cidades para sediar os jogos da Copa do Mundo, o que se traduziria em altos investimentos em infraestrutura.

c) Questionamento sobre a legitimidade das recentes eleições que levaram Jacob Zuma ao poder, diante das evidências de fraudes apontadas por observadores internacionais.

d) Embora com um PIB de quase 500 bilhões de dólares (2008), o atual regime de apartheid mantém cerca de 50% da população abaixo da linha de pobreza.

e) Protesta-se contra a entrada ilegal de imigrantes miseráveis do Zimbawe e Madagascar, os quais agravam o quadro de desemprego.

Gab: A

Questão 76)

Na Rússia, a mortalidade era de 16‰ em 2005 contra 8‰ nos Estados Unidos, e a natalidade, de 10‰ na mesma data contra 14‰ nos Estados Unidos. A esperança de vida é de 58 anos para os homens (era 63,8 anos nos anos de 1960) e de 72 anos para as mulheres. O déficit de população ativa é estimado em 18 milhões de pessoas e, apesar do clima de xenofobia existente, o país deverá apelar para a imigração para complementar a população ativa que necessita.

(C.W.Wenden. Atlas mondial des migrations. Adaptado)

A leitura do texto e os conhecimentos sobre a realidade socioeconômica russa, na atualidade, permitem afirmar que o país

a) está em fase de transição tanto econômica quanto demográfica.

b) enfrenta uma situação social e demográfica alarmante.

c) deve aumentar o ritmo de crescimento demográfico quando concluir a transição política.

d) passa por um período de instabilidade demográfica semelhante ao que ocorre na Europa.

e) tem adotado uma política de controle demográfico para manter a estabilidade econômica.

Gab: B

Questão 77)

Observe a foto de uma manifestação de dekasseguis no Japão em janeiro de 2009.

clip_image010

(www.oglobo.globo.com/fotos/2009.01.18/18_MHG_japao.jpg)

A partir da análise da foto, dos conhecimentos sobre a migração brasileira e da atual economia japonesa, assinale a alternativa que apresenta a legenda mais adequada para a situação representada.

a) Os imigrantes brasileiros, considerados essenciais para a economia japonesa, desenvolvem atividades especializadas e reivindicam melhores salários.

b) A crise econômica no Japão tem gerado um protecionismo em relação aos trabalhadores brasileiros que passaram a ter a preferência em relação aos imigrantes de outros países asiáticos.

c) A recessão econômica enfrentada pelo Japão tem mudado o cenário para muitos dos milhares de brasileiros que passaram a enfrentar a situação de desemprego.

d) Depois de décadas de trabalho no Japão, os brasileiros protestam porque não aceitam serem substituídos por trabalhadores chineses que recebem salários mais baixos.

e) No Japão, os imigrantes brasileiros desempenham atividades bem remuneradas e, por isso, têm sido substituídos por mão de obra asiática, mais barata.

Gab: C

Questão 78)

DESIGUALDADES NA DISTRIBUIÇÃO DE RENDIMENTOS

clip_image012

Fonte: Dados do PNUD, 2007/2008.

Nota: Nessa representação, o índice de Gini mede o grau de concentração de rendimento, cujo valor varia de 0 (completa igualdade) até 1 (desigualdade máxima)

Com base no mapa e em seus conhecimentos, explique por que

a) França (A) e Índia (B) ocupam a mesma classe estatística na representação acima sobre as desigualdades na distribuição dos rendimentos.

b) o Sistema Tributário Nacional contribui para a expressiva desigualdade na distribuição dos rendimentos, no Brasil.

Gab:

a) França e Índia apresentam a mesma classificação estatística (entre 0,30 e 0,45 do Índice Gini) na representação que destaca as desigualdades na distribuição dos rendimentos. Esse fato decorre da utilização de um indicador estatístico que mede as desigualdades fundamentado em dados econômicos, demonstrando que nos dois países há pequena concentração de rendimentos, apesar de apresentarem grandes diferenças sociais. A França possui um padrão socioeconômico superior ao indiano, no entanto a concentração de renda nas diferentes classes sociais é semelhante nos dois casos.

b) O Sistema Tributário Nacional contribui para a expressiva desigualdade na distribuição dos rendimentos no Brasil porque, segundo muitos analistas econômicos, a maioria dos impostos pagos pelos contribuintes está embutido nos produtos consumidos, cobrando-se a mesma taxa de todos os consumidores. Esse fato penaliza a população de menor poder aquisitivo, que paga mais impostos em relação à renda se comparada às classes sociais mais abastadas.

Outro argumento utilizado para explicar as expressivas desigualdades é a pequena diferenciação nas taxas cobradas no Imposto de Renda, que não discrimina adequadamente as classes sociais em relação ao poder aquisitivo de cada uma.

Questão 79)

“As projeções indicam um futuro com população maior, mais velha, mais pobre, urbanizada e dependente da globalização e da migração. As diferenças serão muito grandes entre países desenvolvidos, em desenvolvimento e países pobres” (ALMEIDA, Lúcia Marina e RIGOLIN, Tércio. Geografia. São Paulo: Ática, 2002. P. 122).

Considerando a citação e seus conhecimentos, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

01. O crescimento demográfico será menor nos países pobres e maior nos países desenvolvidos industrializados, onde a urbanização é intensa e os cuidados com a saúde pública são mais eficientes.

02. As maiores expectativas de vida continuam sendo nos países industrializados desenvolvidos, onde o povo vive mais e melhor, e as menores, em países subdesenvolvidos e pobres, com grandes desigualdades sociais.

04. O crescimento demográfico se dará em escala maior nos países pobres, onde é representativa a participação de crianças e de adolescentes, e menor, nos países ricos, onde a população de idosos é mais representativa.

08. As populações se deslocam constantemente e não se encontram igualmente distribuídas, estando mais concentradas nos espaços urbanos, nas grandes cidades e nos países emergentes.

16. A desigualdade social tem como uma das causas a concentração da renda e da riqueza, maior nos países pobres e menor nos países ricos, onde não é tão grande a distância entre os maiores e os menores salários.

Gab: 30

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis