quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Questões de Estrutura e Dinâmica da População - IV

Questão 35)

De acordo com estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU), a população mundial atingiu os 7 bilhões de habitantes no dia 31 de outubro. O gráfico abaixo está presente no Relatório sobre a Situação da População Mundial 2011, produzido pela Divisão de Informações e Relações Externas do Fundo de Populações das Nações Unidas (UNFPA/ONU).

ESTIMATIVA E PROJEÇÃO DA POPULAÇÃO POR ÁREA GEOGRÁFICA, COM VARIANTE MÉDIA, 1950 - 2100 (EM BILHÕES)

clip_image002

clip_image004

Fonte: UNFPA/ONU

Sobre a questão do crescimento demográfico mundial e com base na informação do gráfico NÃO se pode considerar como verdadeira a afirmativa:

a) Grande parte da população mundial vive no continente asiático que possui os dois países de maior população: a China e a Índia.

b) Em conjunto com os países do continente asiático, os países da América Latina apresentam a maior taxa de crescimento demográfico.

c) A população africana apresenta uma taxa de crescimento bem evidente e sem previsão de estabilização e reversão para o século XXI.

d) A população asiática provavelmente alcançará seu pico na metade do século (de acordo com as projeções) e começará a declinar gradativamente a partir daí.

e) Por ser ainda um continente pobre, o crescimento demográfico africano é visto com preocupação.

Gab: B

Questão 36)

Mundo chega a 7 bilhões de pessoas; confira curiosidades e números

A população mundial alcançou a marca dos sete bilhões de habitantes nesta segunda-feira (31/10/2011), por volta das 4h, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU); e uma pequena filipina de nome Danica, nascida em Manila, foi a escolhida inicialmente para simbolizar os desafios planetários de crescimento demográfico.

“O mundo e seus sete bilhões de habitantes formam um conjunto complexo de tendências e paradoxos, mas o crescimento demográfico faz parte das verdades essenciais em escala mundial”, declarou a representante do Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA) nas Filipinas, Ugochi Daniels.

Internet: <http://g1.globo.com> (com adaptações). Acesso em 25/4/2012.

Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir, assinalando (V) para os verdadeiros e (F) para os falsos.

00. O número de 7 bilhões de habitantes no planeta é preocupante, uma vez que ressuscita e comprova a Teoria de Malthus, que afirma a incapacidade de produção de alimentos para um número tão significativo de habitantes.

01. O crescimento demográfico mundial decorre, entre outros fatores, da manutenção dos elevados índices de natalidade nas nações mais pobres do mundo.

02. O incremento demográfico ocorre de forma linear e constante entre todas as nações do mundo, independentemente do seu nível de desenvolvimento econômico.

03. A China é o país mais populoso do mundo, fato explicado pelo elevado índice de crescimento vegetativo do país e também pela significativa entrada de imigrantes.

04. No Brasil, a redução da mortalidade acompanhada do aumento da expectativa de vida demonstra avanços na área de saúde e sanitarismo, mas causa preocupação na previdência social.

Gab: FVFFV

Questão 37)

Veja o mapa:

POPULAÇÃO NASCIDA NO EXTERIOR: ESTADOS UNIDOS, 2007

clip_image006

Fonte: Sciences Po: Atelier de Cartographie. In: http://cartographie.

sciences-po.fr/fr/etatsunis-C population-n-e-l-tranger-2007, acesso 24/05/2012

Considerando o que está representado, pode-se dizer que

a) em razão da vizinhança na fronteira Norte dos EUA, os estados da região têm ummaior número de estrangeiros na sua composição populacional.

b) em todo estado onde a população estrangeira é expressiva, os estrangeiros vão para o campo, como, por exemplo, no caso da Flórida.

c) embora haja forte presença de estrangeiros em algumas cidades, nas principais cidades americanas, essa presença não é importante.

d) o Meio-Oeste e o Norte, por serem mais rurais, têm mais estrangeiros no conjunto da população, por que esses são mão de obra desqualificada.

e) na costa Oeste dos EUA, a forte presença de estrangeiros deve-se, entre outros fatores, à forte migração na sua fronteira Sul.

Gab: E

TEXTO: 1 - Comum à questão: 38

A regra da igualdade não consiste senão em quinhoar desigualmente aos desiguais, na medida em que se desigualam. Nesta desigualdade social, proporcionada à desigualdade natural, é que se acha a verdadeira lei da igualdade... Tratar com desigualdade a iguais, ou a desiguais com igualdade, seria desigualdade flagrante, e não igualdade real.

(Rui Barbosa)

Questão 38)

Embora, com base no PIB (Produto Interno Bruto), apurado pelo FMI (Fundo Monetário Internacional), o Brasil esteja entre os dez primeiros países na economia mundial, na classificação baseada no IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), que varia em uma escala de 0 a 1, ele está na 20ª posição no ranking da América Latina, cuja primeira posição pertence ao Chile. O PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) estabeleceu, em 2011, que os 47 países com o maior IDH são Países de Desenvolvimento Humano Muito Elevado. O último colocado nessa classificação atingiu IDH igual a 0,793.

A tabela a seguir apresenta dados do IDH, constantes no relatório do Desenvolvimento Humano de 2011, do PNUD.

clip_image008

(Disponível em: <htp://www.redeacqua.com.br>. Acesso em: 16 abr. 2012. – Adaptado.)

Considerando as informações do texto e da tabela acima, assinale a alternativa correta.

a) Os continentes em que o país com o IDH mais elevado e o país com o IDH mais baixo estão localizados são, respectivamente, Europa e Ásia.

b) A Nova Zelândia, que está entre os cinco países com o maior IDH, encontra-se no continente africano.

c) A diferença entre o IDH do Brasil e o IDH do país da América do Sul com maior desenvolvimento humano é de 0,87%.

d) Mantido o IDH dos demais países, se o Brasil tivesse atingido mais 0,076 pontos, teria sido classificado como País de Desenvolvimento Humano Muito Elevado.

e) Entre os países da América Latina com maior IDH, estão o Chile e a Venezuela, que são as duas únicas nações da América do Sul a não fazerem divisa com o Brasil.

Gab: D

Questão 39)

Considere os dados da tabela abaixo e assinale a(s) alternativa(s) correta(s) sobre os indicadores sociais que ela apresenta:

INDICADORES SOCIAIS – 2010

clip_image010

Fonte: Relatório de Desenvolvimento Humano 2011.

Nova York: PNUD; Coimbra: Almedina, 2011

(Disponível em www.pnud.org.br. Acesso em 24 de abril de 2011.)

* Em 2010, o IPH (Índice de Pobreza Humana) sofreu mudanças na medição da desigualdade e da pobreza e é substituído pelo IPM (Índice de Pobreza Multidimensional), que considera uma gama maior de variáveis.

01. Um IDH elevado corresponde a uma condição de vida melhor para toda a população de forma igualitária, como a alta da renda per capita.

02. O Índice de Desenvolvimento Humano considera três dimensões básicas de desenvolvimento: longevidade, alfabetização e o PIB per capita.

04. O Índice de Desenvolvimento Humano é uma média que ainda esconde as desigualdades, como no caso brasileiro.

08. O Índice de Pobreza Multidimensional revela a parcela de pessoas que sofrem carências em dimensões básicas como saúde, educação e padrões de vida.

16. O Índice de Desenvolvimento Humano mede a qualidade de vida considerando quatro dimensões básicas: PEA, PIB per capita, saneamento básico e alfabetização.

Gab: 14

Questão 40)

Na virada do milênio ocorreu uma onda de desemprego estrutural. O desemprego conjuntural é provocado por crises localizadas e temporárias, enquanto que o estrutural está relacionado à estrutura produtiva que sofreu modificações e gera um desemprego massivo, mesmo em países ricos. A OIT estimou em 1 bilhão de desempregados, no ano de 1998. Sobre as transformações no mundo do trabalho, conforme a ordem da estrutura econômica do Período Técnico Científico, é correto afirmar:

01. O sistema de organização científica do trabalho consiste em controlar os tempos e os movimentos dos trabalhadores e fraciona as etapas do processo produtivo. Esse sistema, que possibilita um enxugamento do quadro da empresa, é denominado taylorismo.

02. Henry Ford desenvolveu a linha de montagem no processo produtivo, o que trouxe inovações. A produção em massa exige consumo em massa, com isso criou um novo arranjo socioespacial que gerou desemprego estrutural.

04. O desenvolvimento tecnológico exigiu novos métodos de organização da produção, como o just-intime e a flexibilização, em contraposição à rigidez do fordismo. A crescente automação das fábricas levou muitos operários a perderem seus postos de trabalho.

08. A crise econômica mundial levou a mudanças bruscas do processo produtivo. O consumo de massa foi reduzido e milhares de operários perderam seus postos, gerando desemprego apenas nos países desenvolvidos.

16. As mudanças no processo produtivo, como a produção enxuta, ou toyotismo, e a flexibilização da mão de obra tiveram como suporte o avanço da robótica, da automação e de todo aparato tecnológico, o que implicou, no entanto, a redução do número de empregados na produção.

Gab: 20

Questão 41)

Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), metade da população mundial vive em centros urbanos e essa concentração deve aumentar. Por outro lado, a população rural deve crescer e depois começar a cair.

Considerando-se essas informações e os conhecimentos sobre o processo de urbanização mundial, é correto afirmar:

a) O grande contingente de PEA no setor primário é característico de um país urbanizado, uma vez que as atividades desse setor são mais intensas nas cidades.

b) O conceito de urbanização é sempre o mesmo para os países do mundo, pois a zona urbana é a que teve as áreas conurbadas regulamentadas como região metropolitana.

c) O ritmo de urbanização, nas nações menos desenvolvidas, é maior do que a média dos países desenvolvidos, e as cidades que mais crescem se encontram, justamente, nos países mais pobres.

d) A contenção do processo de urbanização mundial é a estratégia mais eficaz para combater as mudanças climáticas globais, pois são as cidades, através dos veículos automotores que nelas trafegam, as maiores responsáveis pela emissão de gases estufa na atmosfera.

e) A relação entre industrialização e urbanização não faz mais sentido, atualmente, visto que processo de urbanização está se acelerando em todo o planeta, inclusive nos países centrais, onde esse processo se encontrava estagnado.

Gab: C

Questão 42)

Sobre o IDH, assinale a alternativa correta.

“Conforme divulgado no início de novembro de 2011, nesse ano, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) brasileiro chegou a 0,718 ponto, valor 0,003 ponto superior ao de 2010. Com esse resultado, o Brasil subiu uma posição no ranking global do indicador, o qual, variando entre zero e um (quanto mais próximo de um, maior o nível de desenvolvimento humano), leva em conta as realizações médias de um país em três dimensões: a possibilidade de usufruir uma vida longa e saudável, o acesso ao conhecimento e um padrão de vida digno”.

Disponível em http;//www.bbc.co.uk/portuguese/ noticias/ Acesso em 07/11/2011 (adaptado)

a) Na América do Sul, o Brasil obteve um índice inferior aos índices de países como Argentina, Peru e Equador.

b) Com o resultado divulgado em 2011, o Brasil permaneceu no grupo de países com IDH médio, uma categoria abaixo das nações com IDH muito elevado e elevado.

c) O Índice de Desenvolvimento Humano Ajustado à Desigualdade (IDHAD) referente ao Brasil é elevado, em razão do igual acesso à saúde, educação e renda por parte de todos cidadãos brasileiros.

d) Como em 2010, o ranking do IDH em 2011 é liderado por Estados Unidos (0,943), Japão (0,929) e Alemanha (0,910).

e) O IDH brasileiro em 2011 possibilitou ao país ultrapassar a nação caribenha de São Vicente e Granadinas, alcançando a 84ª posição entre 187 países.

Gab: E

Questão 43)

O Coeficiente de Gini é uma relação estatística para medir a desigualdade social, incluindo a distribuição de renda, e varia de 0 (zero) a 1 (um). O gráfico apresenta, no período de 2005 a 2009, os coeficientes encontrados em alguns países do G20, onde para a distribuição de renda o coeficiente 0 corresponde à completa igualdade na renda (todos detêm a mesma renda per capita) e o coeficiente 1 corresponde à completa desigualdade entre as rendas.

Coeficiente de Gini da renda em países do G20, 2005-2009

clip_image012

(www.oxfam.org. Adaptado.)

A partir da análise do gráfico, é correto afirmar que, no período e dentre os países analisados,

a) o Brasil é o segundo país com maior desigualdade na distribuição de renda dentre os países do G20.

b) o Brasil apresenta a melhor taxa de distribuição de renda dos países da América Latina.

c) assim como no Brasil, os governos de países de economias emergentes priorizaram a melhoria na distribuição de renda.

d) a África do Sul apresenta a melhor distribuição de renda do grupo em função dos recursos minerais existentes em seu território.

e) países desenvolvidos como França, Alemanha e Canadá, embora apresentem economia estável, possuem elevados índices de desigualdade social.

Gab: A

Questão 44)

Sobre as migrações internacionais, é correto afirmar:

01. Atualmente, na Europa, multiplicam-se, notadamente, grupos e movimentos neonazistas que agridem os imigrantes oriundos de países pobres. A maior parte dos partidos políticos de extrema direita propõe leis que advogam o controle da migração.

02. Antes da Primeira Guerra Mundial, os países da Europa tinham uma economia em ascensão, e as políticas públicas internas promoviam a atração de latinos e asiáticos, pois não havia excedentes demográficos.

04. Nas últimas décadas do século XX, ocorre uma grande mobilidade de trabalhadores para os países do Norte, oriundos dos países do Sul, gerando uma remessa significativa de recursos financeiros para os países de origem.

08. Na última década, nos Estados Unidos, houve uma política estatal (de acolhimento) para os imigrantes não documentados ou ilegais, em razão da grande necessidade de uma mão de obra barata e que se sujeitasse a realizar trabalhos considerados insalubres.

16. Na República Velha, o Brasil recebeu uma grande leva de imigrantes de origem europeia e asiática, que vieram suprir as necessidades da lavoura cafeeira em substituição ao trabalho escravo.

Gab: 21

Questão 45)

O mapa da distribuição da população mundial mostra a irregularidade de ocupação humana pelo espaço, que de um modo geral está associada a três fatores principais: físico ou natural, histórico e econômico. Identifique as áreas assinaladas pelos numerais de 1 a 5 com os seus respectivos fatores favoráveis ou não à ocupação humana.

clip_image014

( ) Norte do Canadá, que deve sua baixa densidade demográfica ao fator climático de influência polar.

( ) Nordeste dos Estados Unidos e Região dos Grandes Lagos, que devem sua intensa densidade demografia à presença da maior concentração industrial norte-americana.

( ) Leste da China, tem na história muito antiga da sua ocupação um dos motivos para apresentar uma alta densidade demográfica.

( ) Bangladesh, cuja localização no delta dos rios Ganges, Brahmaputra e Meghna, deve a esses rios as terras de aluvião muito férteis que atraíram uma das maiores concentrações populacionais do mundo.

( ) Planalto do Tibete na Ásia Central, cuja grande altitude e consequente associação de baixa temperatura e pressão atmosférica dificultam a ocupação humana.

A sequência correta da numeração é:

a) 5 3 1 4 2

b) 4 3 2 4 5

c) 3 2 5 1 4

d) 3 4 1 5 2

e) 4 3 2 1 5

Gab: D

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis