domingo, 15 de fevereiro de 2015

Exercícios Gegrafia–Terceiro ano

01) Considerando alguns aspectos do desenvolvimento regional brasileiro, pode-se afirmar que:

a) o Nordeste e a Amazônia são considerados áreas em desenvolvimento regional de nível intermediário

b) a região Sudeste apresenta um desenvolvimento regional homogêneo

c) o eixo São Paulo-Rio pode ser considerado como núcleo de uma região de rápido e intenso desenvolvimento

d) os centros regionais devem estimular o crescimento exclusivo de sua área urbana, sem preocupar-se com o desenvolvimento de sua área de influência

e) o desenvolvimento regional e global independe da participação dos centros regionais periféricos

02) Sobre o processo de regionalização no Brasil, afirma-se:

I. A região Sudeste exerce um poder imperialista sobre as demais regiões brasileiras, impossibilitando um desenvolvimento homogêneo do país.

II. As cinco macro-regiões (Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste) foram definidas pelo IBGE como correspondentes a regiões complementares homogêneas.

III. O processo de divisão social do trabalho, que implica divisão territorial do trabalho, tem como uma de suas resultantes a formação de regiões diferenciadas entre si.

Assinale a alternativa correta

a) Apenas a afirmativa I é verdadeira.

b) Apenas a afirmativa II é verdadeira.

c) Apenas a afirmativa III é verdadeira.

d) Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.

e) Apenas as afirmativas II e III são verdadeiras.

03) A divisão regional do Brasil em três complexos geoeconômicos tem as características a seguir, EXCETO:

a) Explica melhor o processo de formação histórico-territorial.

b) Permite observar as relações do espaço cada vez mais integrado física e economicamente.

c) Despreza os limites estaduais, acompanhando os aspectos mais marcantes das áreas.

d) Possibilita determinar áreas deprimidas e é fundada no conceito de regiões naturais.

e) Expressa a divisão territorial do trabalho, vinculada à dinâmica da acumulação capitalista.

04) A constituição do Brasil, promulgada em 1988, alterou a divisão territorial do País criando Estados, anexando territórios e transformando território em Estado. Assim, a Região

a) Centro-Oeste foi a que mais modificou, pois teve anexado, o estado de Tocantins.

b) Sul não sofreu nenhuma modificação, enquanto a região Sudeste teve o estado do Espírito Santo incorporado à sua área.

c) Norte e a Centro-Oeste foram as que tiveram sua área mais modificada, porque a Região Norte foi acrescida do Estado do Acre e a Região Centro-Oeste, do Estado de Tocantins.

d) Nordeste sofreu pequena alteração, com a anexação do antigo território de Fernando de Noronha ao Estado de Pernambuco.

e) Sudeste e a Centro-Oeste não sofreram modificações.

05) Acerca das Divisões Regionais do Brasil, são feitas as seguintes afirmações.

I - A Divisão Regional de 1946, elaborada com critérios naturais, localizava, por exemplo, o Estado de São Paulo na Região Sul e o Estado da Bahia no Leste.

II - A Divisão Regional de 1969, elaborada com critérios de homogeneidades físicas, demográficas e econômicas, localizou, por exemplo, o Estado de São Paulo na Região Sudeste e a Bahia no Nordeste.

III - A Divisão Regional de 1988 seguiu a Regionalização de 1969, incluindo o Estado de Tocantins, criado na Constituição de 1988, na Região Norte.

Quais são as corretas?

a) Apenas I

b) Apenas II

c) Apenas I e II

d) Apenas I e III

e) I, II e III

06) O período de 1969-1973 caracterizou-se pelo crescimento acelerado da economia brasileira, ou seja, as taxas de crescimento do produto interno bruto (PIB) alcançaram cifras superiores a 10% ao ano. Este processo foi gerado por medidas político-econômicas implementadas pelos governos militares pós-64. Nesse período ocorreu o que se denominou de:

a) "milagre brasileiro".

b) "crescer 50 anos em 5".

c) "Brasil ano 2000".

d) "Plano de Metas".

e) "Diretas-já".

07) Assinale a alternativa que NÃO pode ser considerada como fator concorrente para a urbanização:

a) A estrutura fundiária injusta que, através do minifúndio, é incapaz de atender às necessidades básicas de uma família.

b) A procura de emprego nas capitais para atender às mínimas necessidades de sobrevivência dos trabalhadores rurais desempregados.

c) Os grandes salários que os trabalhadores rurais recebem nas capitais do país.

d) A concentração de terras através de grandes latifúndios improdutivos.

e) O difícil acesso à terra através de uma política de concentração da mesma realizada pelo grande capital.

09 ) Observe as seguintes afirmações a respeito do atraso tecnológico do país:

I - Recusa dos meios acadêmicos em desenvolver pesquisas tecnológicas de uso imediato.

II - Falta de mais investimento público em ensino e pesquisa.

III - Pouco interesse do empresariado nacional em investir no desenvolvimento de novas tecnologias.

IV - Escasso suporte externo de tecnologia de ponta por parte das empresas multinacionais aqui instaladas.

V - Falta de pesquisadores qualificados.

Indique a alternativa correta:

a) II, IV e V.

b) I, II e III.

c) II, III e IV.

d) I, IV e V.

e) I e V.

10) Considere o texto apresentado a seguir.

"Na Amazônia, as madeireiras abrem brechas enormes na vegetação. Espaços de pastagens homogêneas substituem a mata. Culturas agrícolas de mercado se espalham extensivamente sobre antigas áreas florestadas. A vegetação original não se regenera e a erosão pluvial age de forma destruidora."

Assinale a alternativa que exprime o conteúdo do texto.

a) A coexistência da floresta com as atividades produtivas tem representado um dos obstáculos ao desenvolvimento da Amazônia.

b) O ecossistema amazônico, muito resistente, tem impedido a ocupação efetiva de seu espaço e tornado a região pouco atraente aos investimentos.

c) A rápida ocupação empresarial e capitalista, na Amazônia, tem provocado interferências profundas e irreversíveis no meio Amazônico.

d) As condições ambientais ligadas ao clima quente e muito úmido têm acentuado a dificuldade de ocupação permanente da Amazônia.

e) O aumento do número de pequenas e médias propriedades para o desenvolvimento de atividades produtivas na Amazônia tem representado verdadeiros desastres ecológicos.

11) Um estado brasileiro apresenta as seguintes características:

- seu território é mais extenso no sentido norte-sul do que na direção leste-oeste;

- a imensa maioria do seu território é formada por cerrados que começam a ser ocupados pela pecuária, com pastos plantados;

- o seu espaço é cortado por uma rodovia radial (as que partem de Brasília), interligando duas regiões ainda pouco povoadas;

- o seu extremo-norte, ponto de confluência de dois grandes rios de planalto, possui revestimento florestal e é uma área com conflitos pela terra.

Esse estado é:

a) Maranhão

b) Piauí

c) Tocantins

d) Mato Grosso

e) Goiás

12) Os solos amazônicos, nos quais está sustentada a densa floresta equatorial úmida, podem ser caracterizados pela

a) grande profundidade, permitindo a sustentação prolongada da vegetação nativa e das culturas que a substituem.

b) grande fertilidade, relacionada aos nutrientes originários dos sedimentos trazidos pelos rios.

c) grande fragilidade, relacionada a sua pouca espessura e dependência da camada de material orgânico proveniente de plantas.

d) baixa acidez, facilitando a adaptação de projetos de reflorestamento à medida que certas áreas vão sendo devastadas.

e) baixa produtividade, gerando espécies nativas pouco aproveitáveis comercialmente, bem como a rotatividade de outros cultivos.

O esquema a seguir mostra o ciclo de nutrientes que vai do horizonte superficial do solo até a copa das árvores na floresta amazônica

13)

Assinale a alternativa em que se descreve a interrupção desse ciclo e sua conseqüência, considerando a situação mais comum na floresta amazônica.

a) O desmatamento seletivo das formações arbóreas secundárias de porte pequeno e médio visando à queimada destas, para a conseqüente fertilização com cinzas de um solo que, pelo processo natural, é insuficiente em nutrientes para sustentar a uma floresta de grande porte.

b) O desmatamento não seletivo para extração da madeira e posterior queimada das áreas desmatadas, com a conseqüente exposição à erosão e lixiviação de um solo que, sem a cobertura vegetal, não mais fornece os nutrientes para a sustentação da floresta.

c) A derrubada da floresta mista pelo homem da terra e o reflorestamento com seringueiras e castanheiras para formar uma floresta uniforme mais produtiva, com posterior fertilização química do solo e a conseqüente valorização das reservas extrativistas.

d) A derrubada da floresta próxima aos centros urbanos visando à formação de áreas de pastagens, com o objetivo não só de abastecimento local mas também de uma primeira fertilização do solo com adubos naturais, pois se trata de uma região de solos lateríticos.

e) A derrubada da floresta mais densa, que é aquela encontrada junto às várzeas, para permitir maior vazão dos rios e a conseqüente deposição de solos aluvionais, mais ricos em nutrientes.

14) Desmembrado por lei complementar de 11/10/1977, é transformado em Estado em 1Ž/1/1979, com a posse do primeiro governador e da Assembléia Constituinte. É uma das mais prósperas fronteiras agrícolas do país.

a) Mato Grosso do Sul

b) Minas Gerais

c) Pará

d) Paraíba

e) Paraná

15) "Formados por terras pertencentes aos Estados do Amazonas e do Mato Grosso, o território é criado em 13/9/1943, com o nome de Guaporé. A descoberta de jazidas de cassiterita e a construção de rodovias estimulam a economia, até então baseada apenas na borracha e na castanha-do-pará. Torna-se Estado em 1981."

a) Rio Grande do Sul

b) Rondônia

c) Piauí

d) Pernambuco

e) Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis