domingo, 15 de fevereiro de 2015

Exercícios Amazônia…

1ª) A Amazônia representa, atualmente, uma região de importantes conflitos de interesses no contexto geopolítico global, como palco de novas territorialidades que se articulam diretamente com o espaço internacional, alvo de movimentos sociais globais e instrumento de pressão ecológica externa. A respeito desse processo, julgue os itens a seguir e marque a alternativa correta.

I- A partir da pressão ecológica internacional e da luta pelo controle e pela soberania sobre os limites territoriais da Amazônia, pode-se entender a retomada do discurso oficial da unidade territorial, das práticas estratégicas geopolíticas e da constante presença das forças armadas do Brasil na região.

II- A criação de novos estados na Amazônia consolida a disputa pelo poder político regional e local, ampliando as representações e lideranças dos movimentos sociais e ecológicos locais em defesa dos interesses nativos.

III- Dos conflitos pela terra entre índios e seringueiros, passou-se à disputa pelos territórios de madeiras e de jazidas minerais; atualmente, organiza-se a luta pelo domínio da fronteira tecnológica, da biodiversidade e da engenharia genética.

IV- A urbanização da região deve ser tratada como um critério básico na constituição da rede urbana regional, como um fator de inter-relação dos sistemas sociais e naturais e, portanto, como um problema ambiental associado à localização das cidades em sítios de risco, com precária infra-estrutura urbana.

a) estão corretos os itens I, II, e III.

b) estão corretos os itens I, II, e IV.

c) estão corretos os itens I, III, e IV.

d) estão corretos os itens II, III e IV.

e) estão corretos os itens II, e III.

Resolução: B

2ª) Pelo potencial que representa, a Floresta Amazônica tem, atualmente, grande importância para a humanidade. A respeito desse tema, julgue os seguintes itens e marque a alternativa correta.

I- A Floresta Amazônica é o pulmão do mundo, devido à sua capacidade de produzir oxigênio e, assim, oxigenar o planeta.

II- A grande importância que hoje a Floresta Amazônica tem para o mundo deve-se à riqueza de sua biodiversidade.

III- Juntamente com o fundo dos oceanos e a Antártida, a Floresta Amazônica é reconhecida contemporaneamente como uma das três grandes fronteiras ainda pouco exploradas.

IV- A Bacia Amazônica estende-se até a fronteira da região Norte e parte da região Centro-Oeste.

V- A produção amazônica de borracha, espécie nativa da região, atende às necessidades mundiais desde o início do século XX.

a) estão corretos os itens I, II, e III.

b) estão corretos os itens I, II, e V.

c) estão corretos os itens I, III, e IV.

d) estão corretos os itens II, III e V.

e) estão corretos os itens II, e III.

Resolução : E

3ª) A organização espacial do Nordeste está relacionada a diferentes processos de construção do espaço, tais como as atividades extensivas, e a vulnerabilidades ambientais, que estabelecem fortes condicionantes para a realização de uma ocupação sustentável. Essa relação sociedade-natureza torna-se base relevante para o entendimento do desenvolvimento regional. A respeito dessa temática, julgue os itens a seguir.

I- O agrossistema do Agreste, zona de transição entre a Zona da Mata e o Sertão, caracteriza-se por sua diversidade produtiva, devido à existência de uma variedade de microclimas, solos e relevos.

II- Atualmente, o elevado grau de assoreamento do rio São Francisco, que sempre facilitou o acesso às terras vastas e desocupadas do interior, tem dificultado a navegação.

III- A partir da década de 80 do século XX, os cerrados da Bahia começaram a ser ocupados pelo cultivo da soja, principalmente devido à migração de levas de agricultores sem terras, provenientes da região Norte e Nordeste, atraídos pelo baixo preço das terras.

IV- A intensificação da ocupação da pré-Amazônia maranhense por meio de uma agricultura moderna produziu impactos ambientais moderados sobre a floresta tropical úmida, em virtude da tecnologia empregada.

V- Os processos que mais influenciaram a organização do espaço regional emanaram principalmente de desenvolvimentos externos à região, e não de sua dinâmica interna.

a) estão corretos os itens I, II, e IV.

b) estão corretos os itens I, II, e V.

c) estão corretos os itens I, III, e V.

d) estão corretos os itens II, III e IV.

e) estão corretos os itens III, IV e V

Resolução: B

4ª) No mapa, a que número corresponde a sub-região descrita no texto a seguir?

‘É uma área de povoamento antigo. Compreende grande parte das bacias do Parnaíba e do Itapicuru. É coberta por duas formações ve­getais: os Cocais e o Cerrado. Os Cocais dominam nas várzeas. Essa sub-região destacou-se no passado, por sua produção de arroz, de algodão e até de açúcar, atividades agrícolas que contribuíram forte­mente para o povoamento. Os centros urbanos da sub-região,

capazes de ter uma função polarizadora na economia regional, varia­ram através dos tempos.”

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a) 1

b) 2

c) 3

d) 4

e) 5

Resolução: 3

5ª) Segundo o Greenpeace, hoje, o desmatamento da Amazônia chega a 16% dos 4 milhões de km2 da área total coberta por florestas. O processo de desflo­restamento em grande escala iniciou-se entre o final dos anos 1960 e o inicio dos anos 1970, período em que se instituiu a política “Integrar para não entregar”, em que se desenvolveram projetos sem um adequado estudo do potencial socioeconômico do pais. Um dos objetivos propostos para a inte­gração da Amazônia era:

a) transformar esse espaço geográfico na Nova Fronteira Agrícola do país, incen­tivando o cultivo de cereais para a auto­suficiência nacional.

b) desviar o eixo de migração interna, que até então se orientava para os grandes centros urbanos, construindo rodovias intra e inter-regionais.

c) explorar o grande potencial hidráulico da região, para abastecer as diversas áreas metropolitanas do Norte e do Centro-Oeste do país.

d) regularizar a estrutura fundiária da região, para que os novos assentamentos passassem a adotar o conceito de desen­volvimento agro-ecológico.

e) estimular as atividades extrativas vegetais, que, na época, apresentavam alto valor econômico, para aumentar o superávit da balança comercial.

R= B

01) Em 1990, as maiores taxas de crescimento natural da população ocorriam no oeste e leste da África (3,0%) e na América Latina (2,1%). De acordo com a tendência geral apresentada pelos diversos países, é verdadeiro afirmar que

a) as taxas de crescimento natural da população independem do nível de desenvolvimento econômico do país.

b) quanto maior o nível de desenvolvimento de um país, maior é a taxa de crescimento natural de sua população.

c) quanto maior o nível de desenvolvimento de um país, mais elevada é a taxa de natalidade de sua população.

d) a taxa de crescimento natural da população tende a diminuir com o desenvolvimento econômico.

e) quanto maior o nível de desenvolvimento de um país, maior a tendência de aumento do número de filhos por família.

02) "Hoje, milhões de pessoas estão tentando deixar o Hemisfério Sul em direção ao Norte. É o oposto do que houve no passado. Entre os 12 países da Unidade Européia (UE), 11 já se tornaram países de imigrantes. Até mesmo algumas nações da Europa Central, como a Hungria e a Polônia, estão recebendo imigrantes, que vêm de regiões mais pobres, como os rincões do antigo império soviético, África e Ásia. Até mesmo Portugal que era o país mais pobre da Europa, hoje recebe mais gente do que exporta. Todo o planeta está envolvido num processo de transição."

Jean-Claude Chesnais.

"O Estado de São Paulo", 20 set. 94.

Assinale a alternativa FALSA:

a) Parte dos emigrantes africanos para a Europa constitui-se de refugiados das guerras civis que assolam certos países desse continente.

b) Os jovens dos países pobres do Hemisfério Sul constituem o principal segmento populacional a emigrar para o Norte, em função da ausência de perspectivas nos seus países de origem.

c) A UE (Unidade Européia) tem estabelecido políticas de restrições à entrada de imigrantes nos 12 países que a constituem, entre outras razões, pela pressão de grupos nacionalistas-xenófobos.

d) O Extremo Oriente, em especial o Japão, é uma área de emigração, pois seu grande desenvolvimento tecnológico, libera muita mão-de-obra qualificada para a Europa e os EUA.

e) A globalização (ou mundialização) das relações econômicas, sociais e culturais, viabilizada em muito pelo desenvolvimento tecnológico dos meios de informação, funciona como um estímulo ao fluxo migratório dos países pobres para os desenvolvidos.

03)clip_image001

A elevada dívida externa é um dos principais problemas de alguns países na atualidade. Observe o gráfico e assinale a alternativa ERRADA, isto é, que NÃO se sustenta pelos dados do gráfico acima:

a) Antes de 72 o endividamento dos países subdesenvolvidos era baixo.

b) Durante a década de 70 houve uma elevação do endividamento devido a um excesso de capitais em circulação nos países avançados, os quais estabeleceram condições favoráveis de financiamentos internacionais.

c) O crescimento da dívida externa mundial seguiu uma trajetória acelerada e contínua, não apresentando saltos bruscos, exceto em 1980.

d) O período de endividamento de 1972 a 1982 corresponde à fase em que as importações de produtos de tecnologia avançada, e de bens de equipamento, eram muito caros, porém necessários à expansão industrial dos países subdesenvolvidos.

e) A evolução da dívida externa mostra que o desenvolvimento industrial dos países do terceiro mundo ocorreu de forma concentrada a partir da década de 70.

04) Sobre o surto de urbanização que se verifica no mundo é correto afirmar que:

a) é verificado com a mesma intensidade nos países desenvolvidos e subdesenvolvidos.

b) é provocado em todo o mundo pelos altos índices de natalidade.

c) é um fenômeno característico dos países industrializados europeus.

d) é mais intenso nos países subdesenvolvidos tendo como causa o êxodo rural.

e) é mais intenso nos países desenvolvidos devido ao desenvolvimento industrial.

05) Assinale a alternativa correta sobre aspectos da urbanização nos países subdesenvolvidos.

a) Nestes países, verifica-se um ritmo muito intenso no processo de urbanização.

b) A urbanização teve início ainda no final do século passado.

c) O processo de urbanização está sendo acompanhado em igual ritmo pelo processo de industrialização.

d) O Equador e a Venezuela são os países subdesenvolvidos mais urbanizados, onde a população urbana já supera 80% da população total.

e) A população urbana dos países subdesenvolvidos é sempre superior a 60% da população total.

01) A Cisjordânia e o Kuwait são territórios ocupados respectivamente por:

a) Síria e Iraque.

b) Irã e Síria.

c) Turquia e Israel.

d) Iraque e Arábia Saudita.

e) Israel e Iraque.

02) Leia com atenção as afirmações a seguir.

I. Localização das maiores reservas petrolíferas do planeta.

II. Homogeneidade de línguas e religiões.

III. Existência de povos sem territórios nacionais.

IV. Predomínio de estruturas políticas arcaicas e tradicionais.

Caracterizam a atual situação do Oriente Médio a(s) assertiva(s)

a) I, apenas.

b) II e III.

c) I, III e IV

d) I, II e IV.

e) III, apenas.

03) O Oriente Médio é uma região de grande instabilidade política, onde encontramos um emaranhado de culturas diferentes, antagonismos religiosos, múltiplas formas de organização política e econômica e interesses das grandes potências industriais do petróleo, que acirram bastante os problemas regionais.

Sobre o assunto, assinale a afirmativa CORRETA.

a) O Estado de Israel foi criado em 1948, durante o período da Guerra Fria, pela recém-criada Organização das Nações Unidas.

b) O Oriente Médio é rico em reservas florestais, sendo o maior responsável pela produção de energia térmica do mundo.

c) A maior parte das Nações do Oriente Médio obteve sua independência recentemente, nos idos de 80 e 90, quando se intensificaram os nacionalismos étnicos após a queda do muro de Berlim.

d) O Mar Morto é rico em pescados, que é a principal fonte alimentícia dos povos árabes dos desertos.

e) A Síria é o maior produtor mundial de gás natural e petróleo.

04) Apesar da industrialização, os países latino-americanos não conseguiram ainda romper o elevado grau de dependência em relação aos centros da economia mundial capitalista. Esta dependência deve-se, principalmente, à

a) ausência generalizada de medidas que incentivem a integração econômica, através da criação de blocos regionais.

b) necessidade de fluxos de capitais internacionais para incrementar as atividades econômicas nacionais.

c) brusca redução das alternativas de exportação provocada pela crise dos países socialistas.

d) ausência generalizada de dispositivos legais que privilegiem o ensino básico, facilitando a incorporação de cidadãos no mercado de trabalho.

e) hipertrofia do setor secundário da economia, provocando grande desequilíbrio na balança comercial dos países.

05) Apesar da industrialização, os países latino-americanos não conseguiram ainda romper o elevado grau de dependência em relação aos centros da economia mundial capitalista. Esta dependência deve-se, principalmente, à

a) ausência generalizada de medidas que incentivem a integração econômica, através da criação de blocos regionais.

b) necessidade de fluxos de capitais internacionais para incrementar as atividades econômicas nacionais.

c) brusca redução das alternativas de exportação provocada pela crise dos países socialistas.

d) ausência generalizada de dispositivos legais que privilegiem o ensino básico, facilitando a incorporação de cidadãos no mercado de trabalho.

e) hipertrofia do setor secundário da economia, provocando grande desequilíbrio na balança comercial dos países.

06) Apesar da industrialização, os países latino-americanos não conseguiram ainda romper o elevado grau de dependência em relação aos centros da economia mundial capitalista. Esta dependência deve-se, principalmente, à

a) ausência generalizada de medidas que incentivem a integração econômica, através da criação de blocos regionais.

b) necessidade de fluxos de capitais internacionais para incrementar as atividades econômicas nacionais.

c) brusca redução das alternativas de exportação provocada pela crise dos países socialistas.

d) ausência generalizada de dispositivos legais que privilegiem o ensino básico, facilitando a incorporação de cidadãos no mercado de trabalho.

e) hipertrofia do setor secundário da economia, provocando grande desequilíbrio na balança comercial dos países.

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