segunda-feira, 3 de julho de 2017

Exercícios Agropecuária ENEM 9

Questão 245)


As figuras A e B apresentam formas de produção em espaços e tempos distintos no território brasileiro.

Figura A. Cultivo de soja. Mato Grosso. 2005.

clip_image002

Figura B. Engenho de açúcar. RJ. Séc. XIX.

clip_image004

A opção que descreve corretamente a estrutura socioespacial relacionada às figuras é:

a) Figura A: pequena propriedade – elevada produtividade em decorrência da expansão da fronteira agrícola – policultura. Figura B: grande propriedade – monocultura – trabalho escravo.

b) Figura A: grande propriedade – relações de trabalho servis – produtividade elevada devido à aplicação do conhecimento técnico-científico na produção. Figura B: grande propriedade – monocultura – trabalho escravo.

c) Figura A: grande propriedade – monocultura – produtividade relacionada à incorporação de terras e superexploração do trabalho. Figura B: pequena propriedade – monocultura – desmatamento em grandes proporções da Mata Atlântica.

d) Figura A: grande propriedade – adoção do conhecimento técnico-científico no sistema produtivo – emprego de mão-de–obra pouco numerosa e qualificada. Figura B: grande propriedade – trabalho escravo – produtividade ligada à superexploração da mão-de-obra e à expansão da área de produção.

e) Figura A: pequena propriedade – monocultura – contaminação dos rios e lençóis freáticos. Figura B: grande propriedade – predomínio de relações escravocratas – desaparecimento da floresta de araucária.

Gab: D

Questão 246)


“O Paraná retomou no ano passado o posto de maior produtor brasileiro de grãos, com participação de 19,8% na safra nacional”

(Folha de São Paulo, 20 de julho de 2007, p. B11).

Assinale a alternativa que caracteriza, corretamente, a agricultura paranaense.

a) Tradicional, dependente das condições favoráveis em termos de clima e de solo.

b) Moderna, incorporadora de tecnologias que geram ganhos de produtividade.

c) Dependente das pequenas e médias propriedades que têm, nas lavouras de soja e de trigo, sua principal motivação econômica.

d) Predominam as grandes propriedades onde se processa a pecuária extensiva como principal atividade econômica.

e) O melhor desempenho deve-se às melhores condições do clima do Paraná em relação ao clima dos outros estados produtores.

Gab: B

Questão 247)


Observe o mapa apresentado.

Expansão do Cultivo de Soja no Brasil (1977-1999)

clip_image006

Fonte: Théry, Hervé. Novas fronteiras da Amazônia

(http://ww.atmos.ggf.br/arquivos/artigos/FronteirasAM.pdf)

Dentre os fatores que explicam o sentido geográfico dessa expansão da soja no País, destaca-se o seguinte:

a) política oficial de assentamento de colonos em áreas de fronteira agrícola, visando à melhor distribuição da terra;

b) política oficial de incentivo agrícola, visando a aumentar a produção de alimentos para o consumo interno;

c) disponibilidade de terras férteis, permitindo sua ocupação imediata e conseqüente evolução da produtividade;

d) pressão do mercado externo pelo produto, incentivando investimentos sociais e ambientais por parte do governo;

e) investimento elevado em tecnologia, viabilizando o cultivo em diversos ambientes ecológicos.

Gab: E

Questão 248)


Um fator determinante do processo de uso e ocupação do território goiano é a demanda do mercado por produtos agropecuários e seus derivados. Atualmente, verifica-se o aumento da instalação de unidades agroindustriais e da área cultivada de

a) pastagens para criação de gado destinado à produção de leite e derivados.

b) soja para a produção do biodiesel.

c) algodão para produção de sementes e fibras.

d) pastagens para criação de gado destinado à produção de carne e derivados.

e) cana-de-açúcar para a produção do etanol.

Gab: E

Questão 249)


Considerando que as tabelas são representações da realidade, analise os significados quantitativos e qualitativos referentes à estrutura fundiária da microrregião de Sousa

(sertão paraibano).

clip_image008

Sobre a análise dos dados da tabela, (número de estabelecimentos (%) e a área dos estabelecimentos (%)), é CORRETO afirmar que

I. em relação à área dos estabelecimentos identifica-se uma distribuição eqüitativa de terras.

II. em relação ao número dos estabelecimentos rurais constata-se a grande concentração de terras, na qual 94,4% das propriedades são menores que 100 ha e, representam 33,9% da área dos estabelecimentos.

III. as propriedades maiores que 100 ha. representam 66,1% da área dos estabelecimentos disponível para a agropecuária.

IV. é visível uma estrutura agrária com alto índice de concentração de terras, o que pode provocar conflitos sociais e disputas de interesses.

V. o grande número de estabelecimentos rurais com menos de 10 ha. pode ser explicado pelo intenso processo de modernização destas propriedades.

Estão corretas:

a) I, III e V.

b) I, IV e V.

c) I, II e IV.

d) II, III e IV.

e) III, IV e V.

Gab: D

Questão 250)


Na figura do satélite LANDSAT - 5 TM a seguir, as áreas de cor clara representam o desmatamento efetuado no período de 1977 a 1984 na Amazônia.

clip_image010

(DGI/INPE. Disponível em: http://www.dgi.inpe.br/html/gal-1.htm. Acesso em: 22 out. 2007.)

Com base na figura e nos conhecimentos sobre o tema “satélites a serviço da questão ambiental”, é correto afirmar:

I. Criado em 1970, o Projeto RADAM da Amazônia teve como objetivo realizar o levantamento dos recursos do solo e do subsolo da Amazônia. Com o auxílio de um avião equipado com radar e instrumentos específicos, obtiveram-se imagens por teledetecção. Os resultados forampositivos e o programa foi ampliado para todo o território nacional, passando a ser denominado RADAMBRASIL.

II. Os colonizadores converteram quase totalmente suas terras de florestas em campos de cultivo, e, em seguida, em pastagens. Este tipo de transformação da paisagem é conhecido popularmente como “arco do desenvolvimento”, localizado nos planaltos e chapadas da borda sul da bacia do Paraná.

III. Mecanismos indutores governamentais, iniciados por Getúlio Vargas, foram reativados por Juscelino Kubitschek e revigorados pelos Planos Nacionais de Desenvolvimento (PNB) e Programa de Integração Nacional (PIN) ao longo da ditadura militar. Assim, nas décadas de 1960 e 1970 foi iniciada a abertura de uma rede de estradas, cortando os cerrados e as matas, com finalidade de induzir a ocupação territorial por meio delas.

IV. No decênio 1970-1980, a região dos Planaltos e Serras do Atlântico Leste e Sudeste ocupou posição singular no processo de mudança da agricultura brasileira pois, ao mesmo tempo em que ali se expandiu aceleradamente o espaço ocupado pela atividade agropastoril, verificou-se também acentuada modernização do processo produtivo, com o mais alto crescimento relativo do parque de tratores, que foi de 53,1%.

Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas.

a) I e II.

b) I e III.

c) II e IV.

d) I, II e IV.

e) II, III e IV.

Gab: B

Questão 251)


A distribuição espacial dos frigoríficos de carne bovina no Brasil obedece a lógicas distintas. Por exemplo, algumas empresas distribuem seus frigoríficos por diferentes estados, em função de problemas sanitários.

No entanto, é possível observar a existência de algumas importantes concentrações espaciais, a exemplo das destacadas no mapa com os números 1 e 2.

clip_image012

Fonte: Adaptado de DBO – A Revista de

Negócios da Pecuária. Setembro, 2007.

Nesse sentido, explique a concentração de frigoríficos

a) na área 1, citando, ao menos, duas características geográficas dessa área.

b) na área 2, considerando, ao menos, um aspecto físico-natural e um histórico-geográfico dessa área.

Gab:

a) Na área 1, temos áreas tradicionais de criação extensiva, como noroeste do Paraná, extremo oeste de São Paulo, Triângulo Mineiro e sudoeste de Mato Grosso do Sul, áreas planálticas pouco acidentadas, drenadas pela bacia do Paraná e com uma densa rede de circulação (ferrovias, rodovias e hidrovias).

b) Na área 2, região dos Pampas e centro-sul do Rio Grande do Sul, também uma tradicional área pecuarista, temos relevo pouco acidentado e presença de pastagens naturais. Do ponto de vista histórico, a ocupação inicial da região foi baseada em grandes propriedades criatórias.

Questão 252)


Passados quase cinqüenta anos da publicação de A terra e o homem no Nordeste (Andrade, 1963), novas dinâmicas instalaram-se na região. A respeito das dinâmicas espaciais do passado e do presente, nas sub-regiões representadas ao lado, é correto afirmar que

clip_image014

Fonte: Andrade, 1963.

a) a Zona da Mata, onde se desenvolveram, no passado colonial, o extrativismo do pau-brasil e a cultura da cana, abriga, hoje, extensas áreas produtoras de grãos, destinados ao mercado externo.

b) o Agreste, ocupado durante os séculos XVIII e XIX por criadores de gado, manteve a mais rígida estrutura agrária do Nordeste, concentrando, hoje, extensos e improdutivos latifúndios.

c) o Sertão, devido às suas características físico-naturais e apesar de sucessivas políticas públicas de combate às secas e incentivo ao desenvolvimento agrícola, mantém sua economia restrita a atividades tradicionais.

d) a Zona da Mata, antes lugar de plantation colonial, escravista, concentra, hoje, a produção industrial regional, distribuída espacialmente na forma de manchas, no entorno de algumas capitais.

e) o Agreste, caracterizado, no início da colonização, como região de pequena propriedade e de agricultura de subsistência, concentra, hoje, os maiores e mais dinâmicos complexos agroindustriais da região.

Gab: D

Questão 253)


Leia o fragmento de texto a seguir.

“O impacto da soja excede em muito a perda direta de áreas naturais convertidas a esse uso da terra, porque somente a soja pode justificar o desenvolvimento da infraestrutura volumosa necessária para prover transporte para o escoamento da safra e chegada de insumos. Outras formas de uso da terra, como pastagens, ocupam vastas áreas, mas não têm o peso político necessário para induzir o governo a construir oito hidrovias, estradas de ferro e uma rede extensa de rodovias. Muito da porção amazônica do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) dá seqüência a planos anteriores para a expansão de infra-estrutura para soja.

[...] Muitos dos efeitos dos projetos de infra-estrutura vêm do que os planejadores brasileiros chamam de ‘efeito de arrasto’, ou seja, a estimulação de investimento privado como resultado de uma despesa pública em um projeto”.

Fonte: Ameaça da soja. Philip M. Fearnside in: Amazônia: destinos. v.3. Scientific American Brasil. São Paulo: Ediouro, Segmento-Duetto Editorial.

a) O que é o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)?

b) Cite um impacto sobre os ecossistemas naturais provocado pelo ‘efeito de arrasto’.

c) Por que somente a soja pode justificar o desenvolvimento da infra-estrutura volumosa necessária para prover transporte para o escoamento da safra e chegada de insumos?

Gab:

a) O candidato deverá definir o PAC como um instrumento de desenvolvimento do Governo Lula, que procura criar condições de assegurar o crescimento sustentável a médio e longo prazo, e citar um dos objetivos a seguir: aumentar o emprego, promover a melhoria das condições de vida da população brasileira, incentivar o investimento privado, aumentar o investimento público em infra estrutura e remover obstáculos ao crescimento.

b) O candidato deverá citar um dos impactos a seguir: perda da biodiversidade, impactos severos de alguns dos sistemas de transporte, erosão do solo e efeitos de substâncias químicas agrícolas sobre o meio ambiente e a saúde humana.

c) Para isso, o candidato deverá enfocar um dos aspectos a seguir para responder ao item c.

A cultura da soja tem grande importância para o Brasil, principalmente quando se refere à geração de divisas, por isso é de fundamental importância que ela apresente baixos custos de produção, aumentando assim sua competitividade no mercado internacional.

A soja aparece como principal produto agrícola brasileiro, e com potencial para crescer em produção, produtividade e área plantada.

Questão 254)


Analise o gráfico que se segue:

clip_image016

A evolução da produção de milho no período foi bem superior ao aumento da área plantada, tendo o seguinte reflexo:

a) A redução do problema da fome no aumento da produção de grãos;

b) O crescimento da produção de grãos está relacionado à introdução de novas máquinas agrícolas e novas tecnologias no meio rural;

c) A eficiência de programas conjuntos de controle de natalidade e desenvolvimento agrícola no país;

d) O esforço realizado pelas regiões de maior avanço tecnológico, no sentido de promover uma revolução agrícola nacional;

e) A possibilidade de retorno da teoria Malthusiana estabelecendo a volta do crescimento populacional.

Gab: B

Questão 255)


A produção de erva-mate no Estado de Mato Grosso do Sul, está relacionada com a história de ocupação de seu território. Entretanto, a produção declinou tanto que, segundo o IBGE, o Estado respondia, em 2005, por 0,2% da produção total do país. O que justifica a diminuição da produção de erva-mate em Mato Grosso do Sul?

01. O cultivo ocupava áreas de cerrado, que foram transformadas em pastagens.

02. Escassez de mão-de-obra com a dizimação dos indígenas.

04. Enfraquecimento do mercado externo, devido à concorrência da Argentina e do Paraguai.

08. A destruição e a não-reposição dos ervais nativos.

16. As mudanças climáticas da região com a intensificação da estiagem.

Gab: 12

Questão 256)


A agropecuária é uma atividade produtiva integrante do setor primário da economia, caracterizada pela produção de bens alimentícios e matérias-primas decorrentes do cultivo de plantas e de criação de animais. No Brasil, a partir da década de 1950, essa atividade se modernizou atingindo atualmente elevados índices de produção. Considerando estes dados, responda ao que se pede.

a) Diferencie agropecuária extensiva e intensiva.

b) Identifique e explique dois aspectos positivos da agricultura moderna para a economia brasileira.

c) Identifique e explique dois impactos negativos, resultantes da modernização da agricultura, para os trabalhadores rurais.

Gab:

a) – Agropecuária extensiva: Grandes áreas ocupadas, baixo emprego de mão-de-obra, baixo grau de mecanização, baixa produtividade.

- Agropecuária intensiva: Alto grau de mecanização, utilização de pouca mão-de-obra, alta produtividade, monoculturas agro-exportadora.

b) – Alta produtividade: Geração de renda;

- Maior oferta de produtos a preços mais acessíveis;

- Geração de excedentes para exportação e conseqüente geração de divisas

- Maior capacidade de produção de produtos agropecuários.

c) – Utilização de pouca mão-de-obra e conseqüente expulsão do homem do campo; concentração fundiária, degradação das condições de trabalho.

Questão 257)


Analise o mapa.

clip_image018

De acordo com o mapa, é INCORRETO afirmar que,

a) na região Norte de Minas, a principal área produtora de frutas fica na microrregião de Janaúba, onde merece destaque a produção de banana, principalmente no projeto Jaíba.

b) no Vale do Jequitinhonha, a área ocupada pela fruticultura é uma das mais baixas do estado, podendo ser comparada com a porção noroeste.

c) na região Centro-Oeste, a área ocupada pela fruticultura é proporcional à área ocupada pela mesma atividade na região da Zona da Mata.

d) no Triângulo Mineiro, estão concentradas as áreas utilizadas no cultivo de frutas do estado, merecendo destaque as microrregiões de Uberlândia e Uberaba.

Gab: C

Questão 258)


Observe o mapa.

Localização das indústrias de álcool no Brasil

clip_image020

Fonte: Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Estratégico (Nipe).

Sobre o assunto mostrado no mapa, é INCORRETO afirmar que

a) o estado de São Paulo é responsável por mais da metade de toda a produção nacional de cana-de-açúcar.

b) o Brasil é o país com a maior experiência em biocombustíveis e com a maior produção e exportação de etanol combustível do mundo.

c) o clima da Amazônia é o mais adequado para o cultivo da cana-de-açúcar, que tende a crescer muito, concentrando muito açúcar.

d) a produção de etanol deve implicar novas fronteiras agrícolas para o Brasil e pode provocar danos ambientais em vários ecossistemas.

Gab: C

Questão 259)


Segundo dados da Comissão Pastoral da Terra de 2005, os estados com mais mortes por conflitos no campo no Brasil foram Pará, Mato Grosso, Bahia e Pernambuco.

a) Aponte fatores históricos que expliquem por que persistem conflitos pela terra no Brasil em pleno século XXI.

b) Aponte e explique as razões das mortes na luta por terras no Pará e no Paraná.

Gab:

a) Entre os fatores históricos que explicam a persistência de conflitos de terra no Brasil, relacionados à concentração fundiária em grandes propriedades, na sua maioria não produtivas, temos as capitanias hereditárias (regime das sesmarias) e a Lei de Terras (1850).

b) As mortes estão inseridas no contexto dos conflitos fundiários no Brasil, relacionados à expansão da fronteira agropecuária e ao problema de grilagem de terra no Pará, ao crescimento dos movimentos rurais organizados no Paraná (Estado de origem do MST) e à expropriação de pequenos proprietários rurais no Sul do país.

Questão 260)


Leia o texto a seguir para responder a questão.

Há anos que o sr. Judson Barros vem conversando sobre a Bunge Alimentos em qualquer lugar que vá e para qualquer pessoa que o escute. Ele é membro da Fundação Águas do Piauí – FUNÁGUAS cujo objetivo definido em seus estatutos é a preservação do meio ambiente e que vem desde 2003 enfrentando a Bunge e o governo do Estado do Piauí em diversas ações movidas, por si mesma ou aliada aos Ministérios Públicos Federal e Estaduais, contra o licenciamento ambiental da unidade de beneficiamento da unidade industrial da empresa, instalada em Uruçuí, e o processo de desmatamento decorrente direta e indiretamente de sua operação.

(www.cebrac.org.br. Acessado em 15.10.2007. Adaptado.)

A partir dos conhecimentos sobre os processos recentes de ocupação dos domínios morfoclimáticos brasileiros, pode-se concluir que o tema central do texto trata da

a) ocupação dos cerrados do Piauí pela cultura da soja, em razão da expansão da fronteira agrícola do Centro-Oeste para o Nordeste.

b) construção de uma usina hidrelétrica no rio Parnaíba, para abastecer a fábrica da Bunge, inundando uma grande área de campos naturais.

c) expansão da cultura da mamona sobre a caatinga, impulsionada pelo projeto de construção de uma grande usina de biodiesel no Piauí.

d) entrada da cana-de-açúcar na Zona dos Cocais, no Piauí, cultura que poderá inviabilizar a continuidade no extrativismo do babaçu e da carnaúba.

e) transformação da extração de mel no Piauí, que passa de artesanal, na forma de pequenas manufaturas rurais, para a produção industrializada.

Gab: A

Questão 261)


Observe o gráfico abaixo.

clip_image022

INSTITUTO Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Disponível em:

<www.ibge.gov.br>. Acesso em:

27 mar. 2005. Org. pelos autores. (dados de 2002). Apud:

GARCIA, H. C.; GARAVELLO, T. M. Geografia: de

olho no mundo do trabalho. São Paulo: Scipione, 2005.

p. 208. Volume único para o ensino médio. (adaptado)

A partir da interpretação do gráfico acima e com base nos seus conhecimentos, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S) sobre o tema agricultura.

01. A fertilidade do solo e a sua disponibilidade não interferem na produção agrícola.

02. A biotecnologia aplicada às atividades agrícolas tem como único objetivo a erradicação da fome, principalmente nos países do Eixo Sul.

04. A produção de soja e cana-de-açúcar é muito mais elevada que a dos produtos voltados para a subsistência.

08. Sobretudo nas regiões mais ricas do planeta, a agricultura insere-se na cadeia produtiva dos agronegócios, cujas culturas registram elevados investimentos em capital e alta tecnologia.

16. No Brasil, na década de 1970, como forma de aliviar a pressão sobre a “conta petróleo”, intensifica-se a cultura da cana-de-açúcar para produção de álcool como alternativa para substituir a gasolina nos motores dos veículos.

32. Com a introdução dos cultivos da cana-de-açúcar e da soja, as propriedades monocultoras deixaram de existir em toda extensão das terras agricultáveis do território brasileiro.

Gab: 28

Questão 262)


Tecnologia, clima e abundância de terra e água colocam País em posição privilegiada na corrida por combustíveis limpos.

“(...) De acordo com estudos realizados pelo Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético (Nipe) da Unicamp, dentro de duas décadas o Brasil terá capacidade de produzir etanol suficiente para substituir 10% de toda a gasolina consumida no mundo, estimada em 1,7 trilhão de litros por ano. Isso corresponderia a uma adição de 104 bilhões de litros à produção brasileira atual. Os investidores já estão-se mexendo para manter o Brasil como protagonista dessa história. Atualmente, existem 248 usinas na região Centro-Sul e 88 no Nordeste e, até 2012, devem entrar em funcionamento 86 novas usinas no País.

‘Com os investimentos em curso vamos dobrar a produção de cana’, diz o diretor de energia da Fiesp, Luiz Gonzaga Bertelli. Hoje a cana-de-açúcar no Brasil ocupa 6 milhões de hectares, o equivalente a 1% da área agrícola do País”.

CARDOSO, Denis & ALVES, Vânia. Nova matriz energética mundial. São

Paulo: Gazeta Mercantil, 15 de Agosto, 2007. Disponível em:

http://www.investnews.com.br/

Levando-se em conta uma futura ampliação na demanda por Etanol no mundo, aponte duas possíveis conseqüências socioespaciais negativas do provável aumento da área e da quantidade de lavouras de cana-de-açúcar no Brasil.

Gab:

A expansão das lavouras de cana-de-açúcar no país pode gerar as seguintes conseqüências sócio-espaciais:

- Reafirmação das grandes lavouras em propriedades rurais monocultoras, em detrimento da agricultura de natureza familiar.

- Aumento da concentração da propriedade fundiária, em função da pressão das usinas de álcool sobre os pequenos e médios produtores.

- Abandono de pequenos e médios produtores que não possuem condições para a produção do álcool.

- Expulsão das culturas alimentares de certas áreas e redução dos cultivos de alimentos.

- Elevação do preço dos alimentos no mercado interno, em função da redução da área plantada.

- Aumento da prática de queimadas, muito comum em canaviais para a retirada das folhas, a fim de aumentar o rendimento do corte da cana, causando a diminuição da produtividade do solo, poluição atmosférica, destruição de matas.

- Contaminação de rios e lençol freático pelo vinhoto.

- Homogeneização da paisagem.

- Estímulo ao êxodo rural.

- Aumento do consumo de água nas áreas urbanas para efetuar-se a limpeza dos resíduos das queimadas dispersos por chuvas de fuligens.

- Migração de animais promovida pela implantação de lavouras extensivas e ocorrência de pragas e doenças.

- Problemas nas relações de trabalho: mortes por exaustão, problemas de saúde de trabalhadores quando não respeitadas as regulamentações sobre saúde e segurança.

Questão 263)


Observe a figura a seguir.

clip_image024

DEBRET, J. Pequena moenda de cana portátil, século XIX.

Leia os textos adiante.

No início do período colonial do Brasil, cada pedaço de terra e todo esforço da mão-de-obra escrava eram destinados à produção do valioso açúcar.

Atualmente o Brasil se torna alvo das atenções mundiais como país que possui as melhores condições para produzir biocombustível, em especial o etanol, ou seja, o álcool da cana-de-açúcar que já abastece parte de sua frota de veículos.

Os textos acima demonstram a importância do setor sucroalcooleiro do Brasil e alertam para o risco de uma expansão canavieira mal planejada, levando perigo de recondução do Brasil à prática da monocultura.

Com relação à prática da monocultura no Brasil, é INCORRETO afirmar que

a) as crises de escassez de alimentos e a alta de preços dos itens de alimentação básica, em decorrência da monocultura, foram problemas constantes para a população do Brasil colônia, em vários pontos do país e em diversos momentos.

b) a expansão da cana-de-açúcar pode trazer implicações como a prática da queimada da palha após a colheita, o que, além da poluição atmosférica, causa sérios danos ao solo. A vinhaça, resíduo das destilarias de álcool, pode contaminar os lençóis freáticos.

c) não é comum, em virtude da multiplicidade do agronegócio brasileiro, a prática de qualquer produção que abranja grandes áreas com o plantio de um único vegetal no Brasil.

d) existe, no aspecto econômico, o risco que uma única praga, ou quedas do preço do produto no mercado coloquem a perder toda uma cadeia produtiva regional.

e) existe, além de exaurir o solo e reduzir a biodiversidade com o tempo, a possibilidade de implicações sociais, pois reduz o uso da mão-de–obra no campo e afugenta as populações rurais.

f) I.R.

Gab: C

Questão 264)


clip_image026

O mapa indica a localização de dois importantes pólos do agronegócio no Nordeste brasileiro. Os produtos que aí têm origem destinam-se, sobretudo, ao mercado extra-regional e internacional.

a) Indique o tipo de produto dominante no pólo A e apresente a principal técnica de produção agrícola que permite seu desenvolvimento.

b) Indique o tipo de cultivo predominante no pólo B e descreva as condições gerais para seu surgimento e desenvolvimento.

Gab:

a) As frutas tropicais são o tipo de produto dominante no pólo A. A principal técnica utilizada é a irrigação.

b) O cultivo de grãos é predominante no pólo B. Entre as condições gerais para seu surgimento e desenvolvimento, estão: a existência de uma topografia favorável (tabuleiros), a presença de vias de circulação, os fluxos de migrantes capitalizados da região sul do país, o preço mais barato das terras, o desenvolvimento de sementes adaptadas ao bioma do cerrado e o aumento dos preços das commodities no mercado externo.

Questão 265)


Um agrossistema é um tipo ou modelo de produção agrária em que se observa quais cultivos ou criações são praticados, quais são as técnicas utilizadas, como é a relação da agricultura ou da pecuária com o espaço – tanto em termos de densidade quanto da dimensão e propriedade da terra – e qual é o destino da produção.

A partir desse conceito, qual seria a melhor forma de classificar os agrossistemas?

a) Agricultura tradicional, moderna e alternativa.

b) Agricultura mediterrânea, plantations, itinerante e de subsistência.

c) Agricultura irrigada, minifúndios e latifúndios.

d) Agricultura de jardinagem, itinerante e mediterrânea.

e) Pecuária extensiva e intensiva.

Gab: A

Questão 266)


Estudos recentes indicam que a agricultura brasileira poderá sofrer grandes alterações em função das mudanças climáticas em curso. Considerando as possibilidades de aumento de +1 ºC, +3 ºC e +5,8 ºC e 15% a mais de chuvas, pesquisadores calcularam as perdas de produção na cafeicultura e nas lavouras de soja. As alterações estimadas aparecem na tabela e nos mapas.

BRASIL: PERDAS DE PRODUÇÃO DECORRENTES DO AUMENTO

DA TEMPERATURA MÉDIA E DA QUANTIDADE DE CHUVA.

clip_image028

(UNICAMP e EMBRAPA, 2006.)

clip_image030

clip_image032

Assinale a alternativa que indica a cultura que será mais prejudicada, o motivo principal e o percentual de diminuição na produção, caso se confirme o aumento de 1 ºC nas temperaturas médias e 15% a mais de chuva, nos próximos quinze anos.

a) Café; diminuição da produtividade; redução de 58% no total produzido.

b) Soja; diminuição da área com aptidão climática; redução de 39% no total produzido.

c) Café; diminuição da área com aptidão climática; redução de 23% no total produzido.

d) Soja; diminuição da produtividade; redução de 10% no total produzido.

e) Café; diminuição da área com aptidão climática; redução de 64% no total produzido.

Gab: C

Questão 267)


Assinale a alternativa cujo mapa indica a distribuição da produção da laranja no Brasil.

a) clip_image034

b) clip_image036

c) clip_image038

d) clip_image040

e) clip_image042

(IBGE, 1999.)

Gab: C

Questão 268)


Sobre o espaço rural brasileiro, é INCORRETO afirmar que

a) o atraso e a violência herdados do latifúndio e da escravidão colonial ainda permanecem em vários espaços rurais do país.

b) as famílias rurais estão se tornando cada vez menos agrícolas e mais dependentes das transferências sociais como aposentadorias e pensões.

c) o setor de serviços, em que se inclui o turismo rural, é uma das atividades que vêm ganhando espaço no campo e gerando novos empregos.

d) o número de sem-terras vem diminuindo com o surgimento de novas oportunidades de trabalho no campo, como o agribusiness.

Gab: D

Questão 269)


A agricultura brasileira tem grande importância social e econômica.

Entre os fatores que a caracterizam, é INCORRETO afirmar:

a) A atividade agrícola fornecedora de alimentos gera as maiores receitas financeiras, seguida de fontes de matéria-prima e produtos de exportação.

b) As atividades agrárias sofrem influência de fatores naturais, como características tropicais, que favorecem a produção de cultivos de destaque no mercado mundial.

c) A economia agro-exportadora contribuiu, durante um extenso período, para estabelecer uma organização social que relacionou a propriedade da terra à concentração do poder político e econômico, favorecendo os conflitos existentes.

d) A atividade agrícola apresenta forte dualidade entre uma agricultura comercial, mecanizada e de exportação, e lavouras arcaicas de subsistência, com trabalho familiar.

Gab: A

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis