terça-feira, 4 de julho de 2017

Exercícios África ENEM 7

Questão 93)


A democracia sul-africana completou quinze anos em 2009. O delicado processo histórico de transição negociado desde 1990, dirigido por Nelson Mandela e o então presidente Frederik de Klerk, resultou em um novo governo de unidade nacional. No que se refere ao processo de transição democrática sul-africana é correto afirmar:

a) Foi marcado pela radicalização política e pela oposição entre negros e brancos, dando início à luta armada.

b) Foi marcado pela imposição de sanções da ONU e pela expulsão da África do Sul das Federações Esportivas Internacionais.

c) Foi marcado pelo aprofundamento dos conflitos com protestos de movimentos estudantis, boicotes e greves decretados pelos sindicatos negros.

d) Foi marcado pela guerra civil e a vitória militar do governo do apartheid.

e) Foi marcado pela tolerância política e pela reconciliação entre os principais opositores durante o apartheid: o Partido Nacional e o Congresso Nacional Africano.

Gab: E

Questão 94)


Conflitos recentes (2010) no Sudão e na Nigéria, que deixaram milhares de mortos e desabrigados, expuseram ao mundo uma herança da partilha colonial africana, a imposição de fronteiras pelas metrópoles, que acabou por gerar uma série de disputas por controle territorial.

Assinale a alternativa que apresenta as causas dos conflitos mencionados.

a) O crescimento desordenado das cidades e o controle de áreas de produção extrativista.

b) A disputa por recursos naturais associada às diferenças étnicas, culturais e religiosas.

c) A disputa entre as grandes potências pelo controle da produção industrial regional.

d) A migração de grandes contingentes populacionais associada ao crescimento da produção agrícola.

Gab: B

Questão 95)


Leia o mapa a seguir.

clip_image002

clip_image004

clip_image006

SIMIELLI, Maria Helena. Geoatlas. Atica: São Paulo, 1998. [Adaptado].

As civilizações são a expressão de diferentes aspectos do desenvolvimento técnico e sociocultural da sociedade. Elas ultrapassaram os limites geográficos dos continentes em que surgiram, embora ainda exerçam importantes influências em suas regiões de origem. A área de abrangência destacada no mapa indica a localização da civilização

a) islâmica, caracterizada pelos avanços no campo da matemática e da astronomia.

b) africana, caracterizada pelas diferentes formas de organização familiar.

c) chinesa, caracterizada pelo milenar sistema de irrigação.

d) ocidental, caracterizada pelos avanços no âmbito da ciência e da filosofia.

e) indiana, caraterizada pela diversidade religiosa e pelo sistema de castas.

Gab: A

Questão 96)


O continente africano estende-se aproximadamente entre os paralelos de 37º N e 35º S, o que significa que é atravessado praticamente no centro pela linha do equador.

Adaptado de: ARAUJO, Regina; MAGNOLI, Demétrio.

Geografia: a construção do mundo – Geografia geral e do Brasil.

São Paulo: Moderna, 2005. p. 528.

Sobre o continente africano, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

01. De acordo com a sua posição latitudinal, é possível identificar uma sucessão de domínios naturais como estepes, vegetação mediterrânea, florestas tropicais, florestas equatoriais, entre outros.

02. De modo geral, pode-se afirmar que as atividades econômicas do continente africano não são muito diversificadas, com limitado uso de inovações e afetando consideravelmente a renda das populações locais.

04. Considerando os seus extremos de latitude, o continente africano sofre a influência, sobretudo da massa tropical continental.

08. A pecuária no continente africano é bastante moderna, pois praticamente toda a produção é exportada para os exigentes mercados europeus.

16. A baixa expectativa de vida, a subnutrição e a fome estão relacionadas a catástrofes naturais e não à falência das estruturas de poder político.

Gab: 03

Questão 97)


A segregação socioespacial na África do Sul, decorrente da colonização europeia, existe desde o século XVII, quando a região foi ocupada por ingleses e holandeses. No entanto, o regime do apartheid data de 1948, quando se intensificaram a institucionalização e o processo de formação de territorialidades da população negra segregada no território nacional e nos espaços urbanos de uma mesma cidade.

Considerando o exposto,

a) caracterize o regime do apartheid.

b) explique a relação entre a Lei de Criação dos Bantustões, de 1951, e a Lei de Reserva de Amenidades Separadas, de 1953, quanto à institucionalização das territorialidades da população negra segregada.

Gab:

a) O regime do apartheid caracteriza-se pelo controle político de um governo de minoria branca, de origem europeia, sobre a maioria da população negra africana, impondo-lhe leis, regras e sistemas de controle social. Esse regime definiu o que era permitido à população negra quanto à mobilidade, ao uso de bens, aos serviços e equipamentos públicos e à ocupação de determinadas áreas no espaço urbano.

b) A Lei de 1951, que determinou a criação dos Bantustões, bairros só para negros, instituiu a segregação socioespacial ao definir as áreas nas cidades destinadas às territorialidades da população negra segregada.

– A Lei de 1953, de Reserva de Amenidades Separadas, codificou o apartheid nas estações de embarque e desembarque, cinemas, hotéis, praças, parques, praias, piscinas e outros locais de lazer. O ensino também passou a ser separado para as diferentes origens étnicas, assim como qualquer competição interracial foi proibida em todo o território nacional.

Questão 98)


“Vimos uma revolução nascer de um anseio por dignidade humana básica na Tunísia e vimos manifestantes pacíficos, homens e mulheres, jovens e velhos, cristão e muçulmanos, ocupando a praça Tahir e vimos o povo da Líbia se defendendo corajosamente contra um regime determinado a tratar com brutalidade seus próprios cidadãos. Em toda parte vimos jovens se erguendo. Uma nova geração exigindo o direito de determinar seu próprio futuro”.

Fonte: http://g1.globo.com/obama-no-brasil/noticia/2011/03/leia-integra-do-discurso-

de-barack-obama-no-theatro-municipal.html, capturado em 21 de março de 2011.

O texto foi extraído do discurso realizado pelo Presidente norte americano Barack Obama na ocasião de sua visita ao Brasil, em março de 2011. A respeito das abordagens do texto, leia as afirmações abaixo:

I. A Tunísia é um pais localizado no norte do continente africano onde, em dezembro de 2010, iniciou uma revolta popular, conhecida como Revolução do Jasmim, que reivindicava a renúncia de Zine El Abidine Ben Ali que governava o país desde 1987.

II. A praça Tahir, localizada na cidade do Cairo, capital do Egito, foi o local de diversos protestos organizados contra Hosni Mubarak, que há cerca de 30 anos governava o país egípcio.

III. A Líbia é um país localizado no norte do continente africano que tem sofrido intensos conflitos com rebeldes que em oposição ao governo reivindicava a renúncia de Muammar Kadafi, que governa o país desde 1969.

IV. A maioria da população de países como Egito, Líbia e Tunísia é de religião islâmica, o que faz com que essas revoltas populares sejam temidas como uma nova cruzada islâmica, daí a formação de uma zona de exclusão aérea sobre todos os países de religião islâmica.

V. O Conselho de Segurança da ONU aprovou uma resolução permitindo a formação de uma zona de exclusão aérea sobre todas as nações do norte do continente africano afim de conter as revoltas populares e seus reflexos sobre o Ocidente.

São CORRETAS apenas as afirmações contidas na alternativa:

a) I, II e III

b) I, II e IV

c) III, IV e V

d) II, IV e V

e) II, III e V

Gab: A

Questão 99)


A escravidão é uma relação social que esteve presente em diversos momentos da história da humanidade. A escravização de prisioneiros de guerra, por exemplo, foi praticada desde a Antiguidade em diversas regiões do mundo, inclusive na África. No entanto, a situação criada com o escravismo e o tráfico negreiro a ele associado entre os séculos XV e XIX não pode ser tratada como o mesmo fenômeno. A esse respeito é correto afirmar que:

a) o tráfico atlântico não provocou mudanças na organização das sociedades africanas, apenas propiciou novas direções para aqueles indivíduos que, de uma maneira ou de outra, seriam escravizados na própria África.

b) o escravismo foi uma prática econômica que teve breve duração e cujos efeitos restringiram-se exclusivamente ao continente africano, em razão das suas especificidades históricas.

c) os europeus comercializavam os escravos que eram aprisionados no litoral, não modificando a dinâmica escravista das diferentes sociedades africanas estabelecidas no interior.

d) o tráfico negreiro, como forma de exploração do trabalho, diferenciou-se da escravidão, pois não considerava o escravo como mercadoria e sim como um elemento na propagação da religião cristã.

e) o tráfico internacional de escravos marcou uma ruptura radical na história da África, pois, ao ser conduzido numa escala até então desconhecida, favoreceu a desagregação de estruturas políticas e a formação de outras a partir do tráfico.

Gab: E

Questão 100)


Nos primeiros meses de 2011, diversos países do norte da África e do Oriente Médio (tais como Tunísia, Egito, Líbia, Bahrein e Síria) foram palco de protestos da população destinados a forçar a saída de governos impopulares. Em relação a tais eventos, assinale a alternativa correta.

a) Entre as causas desses protestos encontra-se a insatisfação com a religião islâmica.

b) A presidente Dilma Roussef manifestou apoio à repressão das manifestações populares pelas forças policiais por entender que o único objetivo de tais manifestações é derrubar governos com os quais o Brasil mantém fortes vínculos políticos e econômicos.

c) Como consequência da instabilidade política, observa-se um aumento do fluxo de refugiados e migrantes ilegais dos países envolvidos por tais manifestações com destino a Europa.

d) A internet não tem sido utilizada pelos manifestantes na organização e divulgação dos protestos contra governos populares.

e) Os países atingidos pelas manifestações são democracias, caracterizadas pela realização periódica de eleições livres e democráticas

Gab: C

Questão 101)


Desde 1998, a __________ vive uma guerra civil, que envolve conflitos étnicos e rivalidades entre países. É um país africano rico em ouro, nióbio, estanho e diamante, sendo um dos líderes na produção mundial desses minérios. Sua capital é Kinshasa, e a expectativa de vida, em média, da população é de 44 anos. Desde o início dessa guerra, cerca de 3 milhões de pessoas já morreram; por isso, é chamada de “a primeira guerra mundial da África”.

(Atlas Universal. Difusão Cultural do Livro. São Paulo. 2008, p.20. Adaptado.)

O país que completa adequadamente a lacuna é a

a) República Democrática do Congo.

b) República da África do Sul.

c) Angola.

d) República da Etiópia.

e) Ruanda.

Gab: A

Questão 102)


No início dos anos 1990, o presidente Frederik de Klerk declarou oficialmente o fim do apartheid na África do Sul. Esta política racista

a) prevaleceu durante toda a história independente do país e assegurou o convívio harmonioso de brancos e negros sulafricanos.

b) foi implantada após o final da Segunda Guerra Mundial e prolongou o domínio britânico sobre o país por mais cinquenta anos.

c) vigorou por mais de quarenta anos e foi um dos instrumentos da minoria branca sul-africana para se impor à maioria negra.

d) foi encerrada apesar do amplo apoio internacional e revelou a dificuldade dos africanos de solidificarem suas instituições políticas.

e) determinou o prevalecimento socioeconômico de uma elite mestiça e aprofundou as relações interraciais no país.

Gab: C

Questão 103)


Sobre a geografia da África, continente sede da Copa do Mundo de 2010, assinale o que for correto.

01. A maior parte do continente localiza-se na Zona Tropical, sendo cortado pelo Trópico de Câncer, na porção setentrional (norte), e pelo Trópico de Capricórnio, na porção meridional (sul).

02. A forma predominante de relevo são as planícies, os desertos e as grandes depressões. As áreas de planaltos são de pouca extensão e localizam-se ao longo das zonas costeiras.

04. O rio de maior significado histórico é o Nilo. O rio Nilo, com quase sete mil quilômetros de extensão, corta o deserto do Saara sem receber nenhum afluente.

08. A divisão política da África, em países, é herança do período do colonialismo europeu. A demarcação de fronteiras dos países não corresponde às divisões naturais ou humanas e sim às antigas zonas de ocupação realizadas pelos colonizadores.

16. Conflitos tribais são constantes em todo o território africano, e os principais objetivos dos rebeldes são a completa expulsão dos colonizadores europeus e seus descendentes, o estabelecimento de um único idioma no continente (o bantu) e a nacionalização da exploração econômica dos recursos naturais.

Gab: 13

Questão 104)


Vitimada pelas guerras civis, disputas políticas, conflitos étnicos, pobreza e epidemias, a África é um continente que detém os piores indicadores de vida do planeta.

A respeito desse fato,analise os comentários a seguir.

I. As sucessivas crises econômicas decorrentes de prejuízos herdados ao longo das guerras fazem da Somália um palco de conflitos e tensões socioeconômicas constantes, levando grande parte da população somali ao estado de miserabilidade absoluta, vitimada pela fome e por doenças.

II. O aumento das fronteiras artificiais na África é um indicador do reconhecimento da diversidade étnico-cultural da região por parte das potências ocidentais, apesar das diferenças ideológicas entre estas e o continente, fortalecendo, assim, a formação dos Estados Nacionais na região.

III. A África vem recebendo solidariedade dos países ocidentais por meio do estabelecimento de uma política assistencialista que orienta os governos locais no gerenciamento dos diversos conflitos internos, apesar dos efeitos gerados pelas políticas impostas durante a colonização.

Está(ão) correto(s) o(s) comentário(s)

a) I, apenas.

b) III, apenas.

c) I e II, apenas.

d) II e III, apenas.

e) I, II e III.

Gab: A

Questão 105)


Tomando por base o mapa abaixo, aponte a alternativa que descreve corretamente a situação atual da área questionada.

clip_image008

a) Na província sudanesa de Darfur, em territórios do antigo Estado de Rabah, trava-se, hoje, uma sangrenta guerra civil, envolvendo, entre outros, diferentes grupos étnicos e religiosos.

b) Nas antigas possessões zanzibaritas vêm ocorrendo, há vários anos, violentas disputas entre diversos grupos tribais em torno do controle da produção de petróleo.

c) Ao norte dos antigos estados Bôeres, região então conhecida como Bechuanalândia, travou-se, há poucos anos, violenta luta, envolvendo os grupos étnicos tutsis e hutus.

d) No extremo ocidental do Golfo da Guiné, ao sul da região anteriormente controlada pelos mouros, os conflitos atuais estão relacionados à disputa pelo controle das ricas jazidas de prata ali existentes.

e) A Etiópia, que sempre teve fronteiras relativamente bem definidas, foi, por essa mesma razão, o único país africano capaz de manter a paz interna até nossos dias.

Gab: A

Questão 106)


A situação descrita no texto apresentado abaixo ocorre na região do mapa apontada pela seta.

“Quando avistam um navio de carga, os criminosos se aproximam em lanchas rápidas e lançam granadas na sala de controle. Em metade dos ataques, eles conseguem fazer com que a embarcação reduza a velocidade. Então, escalam com cordas o casco e aprisionam a tripulação”.

(Veja, 08 de outubro de 2008).

clip_image010

Esta região é conhecida como:

a) Chifre da África.

b) África Ocidental.

c) Região do Maghreb.

d) Saara Oriental.

e) Saara Ocidental.

Gab: A

Questão 107)


AS TRÊS FACES MARÍTIMAS DA ÁFRICA

O continente africano se abre a leste para o oceano Índico, a oeste para o oceano Atlântico e ao norte para o mar Mediterrâneo, o que possibilitou no passado − e continua a permitir no presente − a formação das mais diversas redes de relações culturais, econômicas e migratórias com diferentes partes do mundo. No passado, pelo oceano Índico, indianos exploravam rotas comerciais anos antes dos europeus; pelo Atlântico, o oeste africano foi fonte importante para o tráfico negreiro. Mas foi por meio do mar Mediterrâneo que as redes de relações sempre foram mais intensas e conflituosas.

Descreva dois tipos atuais de relações entre a África e a Europa, um de natureza conflituosa, outro de natureza não conflituosa.

Gab:

As relações de natureza conflituosa entre a Europa e a África resultam, principalmente, do crescimento lento das economias européias e da redução dos postos de trabalho que estão levando a um aumento das restrições ao ingresso de população de origem africana na Europa, favorecendo a eclosão de conflitos étnicos e religiosos e o recrudescimento da intolerância com relação aos imigrantes e seus descendentes;

Quanto às relações de natureza não conflituosa encontram-se: o comércio complementar de alimentos e bens industriais; o amplo espectro de trocas culturais; a modernização tecnológica da agricultura norte-africana por europeus; o investimento europeu na industria turística africana.

Questão 108)


O continente africano continua sendo palco de vários conflitos.

A guerra civil na República Democrática do Congo (RDC) é um dos exemplos mais recentes. De um modo geral, pode-se atribuir como causa(s) dos conflitos:

a) a rivalidade étnica e a disputa pelos recursos minerais.

b) a dívida externa contraída do FMI (Fundo Monetário Internacional).

c) os recursos naturais, como o petróleo e o carvão mineral.

d) a ascensão do processo agrícola e industrial.

e) a disputa de territórios e a alta do dólar.

Gab: A

Questão 109)


Não adianta mais procurar. A Esperança desapareceu. Esperança Noé tinha dois anos e pesava seis quilos. Tudo aconteceu no dia 09 de março de 2006, vítima da Aids. Assim como a maioria da população de Moçambique, um dos 10 países mais miseráveis do dito mundo globalizado, morava em uma palhoça sem energia elétrica, banheiro ou água encanada.

DIÁRIO CATARINENSE. Florianópolis: p. 26, 09 jul. 2006.

Sobre o contexto político e socioeconômico do continente africano, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

01. Em diversas áreas do continente africano, disputas territoriais, rivalidades étnicas e tribais levam a guerras civis e entre países, além de ocasionarem uma grande instabilidade política.

02. O neocolonialismo do século XX deixou como herança uma economia agrícola para subsistência, suficiente para erradicar a fome crônica que assola grande parte do continente africano.

04. O processo de islamização imposto pelos Estados Unidos restringe as possibilidades de intervenção econômica, principalmente dos países europeus, no continente africano.

08. Com o crescimento vertiginoso do apartheid, países como Moçambique, Angola e África do Sul, colonizados por ingleses, estão sofrendo embargos econômicos por parte de todos os países da União Européia.

16. Durante o período da Guerra Fria, os EUA e a URSS, disputando a hegemonia mundial, fizeram da África um dos palcos de lutas de seus interesses.

Gab: 17

Questão 110)


A África vem passando por transformações profundas, ocorridas no século XX, após o processo de descolonização e a criação dos estados nações. As questões a seguir tratam de transformações e problemas que ocorrem ou ocorreram no continente africano.

a) Responda o que se pede a seguir.

I. A partir de que década ocorreram as liberações das colônias?

II. Como passou a ser denominada, a partir de 2002, a Organização de Unidade Africana (OUA), criada em 1961?

b) Cite o nome de duas nações africanas que possuem conflitos étnicos.

c) Defina apartheid.

Gab:

a) as liberações das colônias africanas se deram após a II Guerra Mundial, principalmente na década de 1950.

a Organização de Unidade Africana (OUA), criada em 1961, em 2002 passou a ser denominada de União Africana. A principal iniciativa da nova organização foi a criação do conselho de paz e segurança, objetivando intervir nos conflitos étnicos e prevenir genocídios. A mudança deu uma maior unidade à organização nas lutas em prol da África.

b) entre as nações africanas que estão em conflitos étnico-culturais, econômicos, políticos e religiosos, podemos citar Somália, Huanda, Gana e Congo.

c) apartheid é um regime segregacionista controlado pela minoria branca descendente de alemães, holandeses e britânicos que se estabeleceram na África, principalmente na África do Sul. Com os processos de industrialização, o investimento de capital estrangeiro intensificou os processos de isolamento entre brancos e negros. Havia a superexploração do trabalho e a criação dos territórios isolados de grupos étnicos. Nelson Mandela, Steve Biko e Desmond Tutu foram líderes sul africanos que comandaram as lutas contra o apartheid. Concomitantemente, o mundo se manifestou pressionando as elites brancas a pôr um fim a este regime. Em 1994, o mundo comemorou o fim do apartheid.

Questão 111)


Segundo o Banco Mundial, cerca de oitenta países vão entrar em conflito por causa dos recursos hídricos nos próximos anos. Rios que atravessam diferentes países representam fontes essenciais de abastecimento de água e constituem motivo de disputas acirradas. Os problemas tornam-se mais graves quando a disputa pela água se mistura com desavenças político-religiosas. Qual alternativa representa o caso específico de conflito pela água no rio Nilo?

a) Apesar de ser um rio internacional, poucos países utilizam as águas do Nilo, exceto o Egito, cuja população depende das águas dele para o abastecimento e a produção de alimentos, enquanto que nos outros países banhados pelo mesmo rio, como a Etiópia e o Sudão, a população, por estar concentrada no litoral, tira pouco proveito de suas águas.

b) A instalação de várias usinas hidrelétricas e a captação de água para irrigação, em países localizados no alto da bacia, têm prejudicado o aproveitamento feito no Egito, situado no baixo curso do rio, que contava com as cheias periódicas para a fertilização do vale.

c) É um rio genuinamente egípcio, e as disputas pelas terras agricultáveis de suas margens são entre os povos nômades do deserto e os árabes muçulmanos que mantêm o controle político em todo o vale do rio.

d) Era navegável em toda a sua extensão, desde as nascentes, no lago Vitória até a foz, considerando que ele atravessa extensa área de planície desértica; entretanto, essa utilização foi interrompida com a construção da represa de Assuã, em território egípcio, o que causou desentendimento com o governo sudanês.

e) Outros países africanos poderiam utilizar suas águas para o abastecimento e a irrigação, como a Etiópia e o Sudão, porém não as utilizam por cumprirem acordos políticos com o Egito, que historicamente detém o direito de exploração das águas, garantido pela ONU.

Gab: B

Questão 112)


Sobre a África do Sul, leia o texto a seguir.

“A África do Sul ocupa uma posição estratégica no sul do continente africano, como eixo de passagem entre os oceanos Atlântico e Índico. Além disso, possui muitos recursos naturais, especialmente ouro, pedras preciosas e minerais. Porém a sua inserção como potência regional define-se mais pela sua liderança no continente, reforçada pela formação da União Africana em julho de 2002. Essa nova organização é uma iniciativa para estimular o desenvolvimento e combater a pobreza no continente”

(KRAJEWSKI, A. C; GUIMARÃES, R. B; RIBEIRO, W. C. Geografia, Pesquisa e Ação.

2 ed. São Paulo: Moderna, 2003. p. 115).

Considerando a África do Sul como potência regional e a sua relação com os demais países da África Subsaariana, é correto afirmar:

a) O forte desenvolvimento econômico e a abertura democrática fizeram com que a África do Sul exercesse forte influência sobre o continente africano, no final do século XXI, especialmente sobre a África Subsaariana, intermediando acordos de paz em países como Angola e Moçambique.

b) A influência da África do Sul sobre o continente africano, especialmente sobre a maioria dos países subsaarianos, sempre ocorreu em razão do bloqueio econômico imposto pela ONU aos países que eram seus concorrentes diretos, como a Líbia.

c) Ao contrário dos demais países da região, a homogeneidade étnica na África do Sul contribuiu para o fortalecimento da democracia, que sempre prevaleceu nesse país, e o ajudou a se tornar uma das maiores potências regionais.

d) A economia da África do Sul é altamente modernizada, principalmente no setor mineral. Esse crescimento econômico com base nos recursos minerais foi direcionado para beneficiar a sociedade como um todo e inspirou a superação de conflitos étnicos em países, como Serra Leoa e Congo, nos quais tribos rivais disputaram, durante muito tempo, o controle das reservas minerais.

e) Durante a Guerra Fria, a África Sul, com o aval de grandes potências capitalistas, apoiou grupos pró-ocidentais em conflitos regionais, como ocorreu em Angola e Moçambique. Esses conflitos destruíram a infra-estrutura e comprometeram a produção de alimentos nos referidos países.

Gab: E

Questão 113)


A escravidão, cuja mão-de-obra forçada perdurou por séculos. Terra dividida e marcada pela fome, pela pobreza extrema, pela proliferação da AIDS e outras doenças ainda sem cura, pela baixa expectativa de vida e pela guerra. É também o continente com maior número de conflitos da atualidade. Cerca de 7 milhões de pessoas vagam sem rumo pelo continente, 30% do total de refugiados no mundo contemporâneo. Não há dados certos sobre o número de mortos, mas segundo a ONU, nos últimos dez anos, pelo menos 15 milhões de africanos foram assassinados em guerras civis."

(Concursos & Vestibular Geografia, 2008, p.60).

Dentre os principais conflitos na África, a Guerra de Biafra, ocorrida na Nigéria, é um exemplo dos intensos conflitos étnicos existentes no continente. O referido conflito, que durou entre 1966-1970, envolvia quais grupos?

a) Os Tutsis (que detinham o poder econômico) e Hutus (que reivindicavam sua independência).

b) Sul cristão (dominado pelas etnias ioruba e ibo) e o norte islâmico (predominantemente das etnias haussá e fulani).

c) Os xhosas (situados nos bantustões) e a maioria branca e muçulmana (que estava no poder).

d) Os muçulmanos (que possuem o poder político) e os guerrilheiros cristãos e animistas (que assumiram os principais pontos de extração de diamantes).

e) Eritreus (que reivindicavam uma ampliação dos limites fronteiriços) e Bantos (que possuíam o poder político e econômico da região).

Gab: B

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis