segunda-feira, 3 de julho de 2017

Exercícios Agropecuária ENEM 16

Questão 437)


Com relação à estrutura e características do campo brasileiro na atualidade, é correto afirmar

01. que uma das características principais da agricultura brasileira é sua crescente industrialização, ou seja, um processo de introdução do modo industrial de produzir no campo que desencadeia um inter-relacionamento intenso entre a agricultura e a indústria.

02. que o traço essencial da estrutura fundiária brasileira é o caráter concentrador da terra, pois, segundo dados da distribuição geral da terra no Brasil em 1985, enquanto 90% dos estabelecimentos (mais de 5 milhões) com menos de 100 hectares dispunham de apenas 21,1% da área ocupada, 1% dos estabelecimentos (cerca de 50 mil) com mais de 1000 hectares controlavam 43,9% da área ocupada.

04. que o território brasileiro tem incorporado muitas das características da chamada revolução agrícola, especialmente nas culturas de exportação que consolidam a divisão territorial do trabalho mundial.

08. que há uma clara tendência de valorização e expansão das culturas alimentares básicas e de tradição nacional, como arroz, feijão e mandioca, em detrimento de culturas como soja, laranja e cana-de-açúcar.

16. que, em geral, a distribuição territorial da produção dos principais produtos agrícolas mostra uma forte concentração na Região Sul, onde se encontra a principal região agrícola do país, seguida pela Região Sudeste, à qual cabe outra fatia significativa da agrícola do país, seguida pela Região Sudeste, à qual cabe outra fatia significativa da produção agrícola no campo brasileiro.

32. que a mudança das fronteiras agrícolas no território brasileiro sempre teve como objetivo o aumento da produção de culturas alimentares básicas como arroz e feijão.

Gab: 23

Questão 438)


Pode-se relacionar a charge abaixo à seguinte ação econômica empreendida na República Velha:

clip_image002

a) compra de excedentes dos cafeicultores pelo governo federal

b) concessão de moratória a fazendeiros para cancelamento das dívidas

c) limitação do crédito à expansão cafeeira decorrente do encilhamento

d) desvalorização do café pela troca de favores entre os governos estaduais e o federal

Gab: A

Questão 439)


Venda Nova, distrito de Teresópolis, tem como vocação econômica a agricultura hortigranjeira. Vários pequenos plantadores de verduras se espalham pelas encostas das montanhas, em propriedades operadas, em geral, pela família do agricultor. (...) Se o tempo não ajuda, perde-se toda uma produção. (...)

A atividade rural é mal paga e (...) o risco da comercialização corre por conta do pobre agricultor que não participa do lucro da operação, só do prejuízo eventual. Os atravessadores, que possuem frotas de caminhões, passam pela manhã (...) para levar o produto para os mercados centrais.

Estipulam um preço que não é pago na hora, só depois de [ser vendida] a mercadoria. Caso não consigam vendê-la, devolvem a carga ao agricultor (...) praticamente estragada pela viagem.

(MALTA, Maria Teresa. Um sonho que se tornou realidade. Revista da Comunidade Emanuel, 2003.)

Apesar dos incrementos de produtividade e da expansão do agronegócio, o texto nos aponta dificuldades enfrentadas por parte dos pequenos agricultores brasileiros, que devem ser compreendidas a partir das relações políticas e econômicas vigentes hoje no campo.

Uma causa básica e uma conseqüência para as dificuldades enfrentadas pelos pequenos produtores rurais são:

a) ausência de linhas de financiamento − lucratividade retraída

b) precária base tecnológica − sistema de transportes subutilizado

c) fracionamento das propriedades − mercado de consumo depreciado

d) carência de uma política agrícola favorável − produção familiar inviabilizada

Gab: A

Questão 440)


Observe os gráficos a seguir:

clip_image004

clip_image006

Fonte: IBGE, Censo agropecuário 1995-1996.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA.

Atlas geográfico escolar. Rio de Janeiro: IBGE, 2002. p. 132.

As recentes transformações no espaço agrário brasileiro têm possibilitado um aumento significativo dos movimentos sociais. Com base na interpretação dos gráficos, explique a relação existente entre o número e a área dos estabelecimentos rurais com os movimentos sociais no campo.

Gab:

Os dados sobre o número e a área dos estabelecimentos rurais, no Brasil, no período de 1995 a 1996, expressam uma estrutura fundiária concentrada, pois quase 50% do número de estabelecimentos possuem área inferior a 10 ha e, por outro lado, menos de 1% dos estabelecimentos rurais, com área igual ou superior a 2000 ha, possui mais de 30% da área dos estabelecimentos rurais. É contra esta estrutura desigual de posse e de concentração da terra que têm surgido e intensificado os movimentos sociais rurais, que lutam pela posse da terra e por melhores condições de trabalho.

OU

Os gráficos indicam que:

O número de estabelecimentos rurais, no Brasil, concentra-se em estabelecimentos rurais com menos de 10 ha. A concentração dos estabelecimentos rurais com menos de 10 ha é responsável por menos de 5% da área dos estabelecimentos rurais no Brasil.

Pequeno número de estabelecimentos rurais com 2000 ha ou mais.

O pequeno número dos estabelecimentos rurais com 2000 ha e mais tem quase 35% da área dos estabelecimentos rurais no Brasil.

A desigualdade na distribuição e na área dos estabelecimentos rurais justifica a luta pelo acesso à terra daqueles que dela precisam para viver e produzir, visto que, pela interpretação dos gráficos, muitos pequenos agricultores teriam dificuldades para produzir a contento em áreas relativamente tão reduzidas.

OU

Quanto maior a área dos estabelecimentos rurais menor é o número deles.

Formação de vários movimentos sociais rurais, tais como: aqueles que lutam pela posse da terra, outros que reivindicam melhores condições de trabalho e outros ainda que reivindicam financiamento para a produção agrícola.

Questão 441)


Um engenho de cana-de-açúcar, como outras inúmeras atividades desenvolvidas no campo, tem o poder de transformar as condições ambientais do local. Considere as afirmações sobre essas transformações.

I. A prática da queimada precedendo o plantio ou a colheita reduz a atividade microbiológica do solo e aumenta a poluição atmosférica.

II. Os cultivos de soja espalhados pelo mundo são um exemplo de modificações ambientais consideradas pouco impactantes; como a soja é um tipo de lavoura temporária, utiliza pequenas quantidades de agrotóxicos e fertilizantes, pois permite ao solo se recompor entre uma colheita e outra.

III. Em áreas onde se pratica a monocultura, o uso de agroquímicos cria uma série de problemas: polui os lençóis freáticos, o solo, além de afetar a fauna e ameaçar a saúde dos trabalhadores rurais.

Está correto o que se afirma SOMENTE em

a) I.

b) II.

c) I e II.

d) I e III.

e) II e III.

Gab: D

Questão 442)


“Mesmo com a mecanização e o avanço tecnológico, as atividades agrícolas estão sujeitas à forte influência dos fatores naturais. A interferência pode-se dar de várias maneiras, destacando-se, porém, os limites impostos pelo clima e solo.”

(MOREIRA, I. O espaço geográfico. Geografia Geral e do Brasil. São Paulo: Editora Ática. 1999. p. 305.)

Utilizando exemplos brasileiros, explique as limitações relativas ao clima e solo nas atividades agrícolas modernas. Sua resposta deve ter de 8 a 10 linhas.

Gab:

As atividades primárias (agricultura e pecuária) são dependentes dos elementos abióticos (com exemplo clima e solo), mesmo com a evolução das tecnologias tem que avaliar os limites da natureza, algo que é muito avaliado nessa sociedade capitalista (relação do custo e do benefício).

Questão 443)


Povoando dramaticamente esta paisagem e esta realidade social e econômica, vagando entre o sonho e o desespero existem 4.800.000 famílias de rurais sem terras. A terra está ali, diante dos olhos e dos braços, uma imensa metade de um país imenso, mas aquela gente (quantas pessoas ao todo? 15 milhões? mais ainda?) não pode lá entrar para trabalhar, para viver com a dignidade simples que só o trabalho pode conferir, porque os voracíssimos descendentes daqueles homens que haviam dito: “Esta terra é minha” (...) rodearam a terra de leis que os protegem (...).

(SARAMAGO, José. In: MORISSAWA, Mitsue. A História da luta pela terra e o MST.

São Paulo: Expressão Popular, 2001.)

OS SERTÕES

Foi no século passado

No interior da Bahia

Um homem revoltado com a sorte

Do mundo em que vivia

Ocultou-se no sertão

Espalhando a rebeldia

(...)

Defendendo Canudos

Naquela guerra fatal.

Edeor de Paulo

Samba-enredo da escola de samba Em Cima da Hora, 1976

Os dois textos acima têm como principais elementos geradores das problemáticas apontadas os processos de:

a) assentamento agrícola e êxodo rural

b) proletarização rural e reforma agrária

c) modernização agrícola e revolta social

d) concentração fundiária e conflitos no campo

Gab: D

Questão 444)


O projeto de desenvolvimento rural, adotado ao longo de décadas no Brasil, tem como principal objetivo

a) a fixação do homem no campo.

b) a superação da pobreza rural.

c) a expansão e consolidação do agronegócio.

d) a produção de alimentos para subsistência.

Gab: C

Questão 445)


Primeiro é necessário discutir algo sobre o conceito de modernização. Normalmente, quando se fala em modernização da agricultura, pensa-se apenas nas modificações ocorridas na base técnica de produção, na substituição das técnicas agrícolas tradicionalmente utilizadas por técnicas modernas: o burro pelo trator, o estrume pelo adubo químico, a enxada pelo arado. E, quando se pretende avaliar o processo de modernização, procura-se analisar apenas a evolução dos índices de utilização das máquinas e dos vários insumos agrícolas. Modernização, porém, significa muito mais que isso. Ao mesmo tempo que vai ocorrendo aquele progresso técnico na agricultura, vai-se modificando também a organização da produção, que diz respeito às relações sociais (e não técnicas) de produção. A composição e a utilização do trabalho modificam-se, intensificando-se o uso do bóiafria e do trabalhador volante; a forma de pagamento da mão-de-obra é cada vez mais assalariada; os pequenos produtores, sejam proprietários, parceiros ou posseiros vão sendo expropriados, dando lugar, em certas regiões, à organização da produção em moldes empresariais.

Francisco Graziano Neto - Questão Agrária e Ecologia: crítica da agricultura moderna

Considere as afirmações abaixo e assinale a alternativa que complementa o texto, tendo, o Estado brasileiro, o papel fundamental de agir como agente regulador do espaço agrário.

I. Rever a política da estrutura fundiária do país, adequada às políticas modernas de reforma agrária.

II. Regulamentar as relações de trabalho nas áreas rurais.

III. Estabelecer uma política de prioridades na produção, que vise ao abastecimento na seguinte ordem: mercado externo, agroindústria e mercado interno.

IV. Garantir financiamento e subsídios agrícolas.

a) Somente I complementa.

b) Somente III complementa.

c) Todas complementam.

d) Somente I, II e III complementam.

e) Somente I, II e IV complementam.

Gab: E

Questão 446)


O processo de globalização da economia provocou transformações profundas no processo produtivo associado à atividade agropecuária, que foi amplamente reestruturado com a introdução da ciência, da tecnologia e da informação, resultando um novo modelo técnico, econômico e social de desenvolvimento agrícola. No Brasil, a modernização do setor foi intensa desde os anos 60 do século XX.

Assinale a alternativa que NÃO corresponde a realidade brasileira.

a) O aumento da extensão da área cultivada continua sendo o fator principal de crescimento da produção agrícola, uma vez que o uso intensivo de capital e tecnologia não possibilitou a elevação da produtividade do trabalho e da terra, que continua avançando muito lentamente até hoje.

b) Uma característica da modernização da agricultura é a ampla utilização de máquinas, insumos químicos e biotecnológicos, fornecidos pela atividade industrial, provocando notáveis metamorfoses nas relações sociais de produção.

c) A modernização da agropecuária privilegiou determinados segmentos sociais, econômicos e os espaços agrícolas mais rapidamente suscetíveis à uma reestruturação sustentada pelas inovações científico-técnicas e pela globalização da produção e consumo.

d) Acirrou-se a expansão das relações capitalistas de produção no meio rural, tendo sido conduzida de forma extremamente prejudicial à maioria da população rural, à organização do território e ao meio ambiente, promovendo um desenvolvimento cada vez mais desigual no país.

Gab: A

Questão 447)


Em relação ao uso do solo no Brasil, verifica-se que a expansão desse produto agrícola deixou marcas significativas na estrutura fundiária do Estado de São Paulo, onde as pequenas propriedades quase desapareceram e o trabalho temporário foi implantado. Depois, essa relação de trabalho expandiu-se para quase todas as outras lavouras e fez surgir no país um novo tipo de trabalhador rural – o bóia-fria.

Trata-se:

a) da cana-de-açúcar.

b) da soja.

c) da laranja.

d) do café.

e) do arroz.

Gab: A

Questão 448)


Sob o ponto de vista econômico do Brasil, essa área dedica-se tradicionalmente à prática de atividades pecuaristas, com destaque para o gado zebu; porém, hoje, essas atividades dividem com o cultivo da soja a função de principal fonte de renda para o empresariado rural local.

Trata-se:

a) da Zona da Mata Mineira.

b) do Triângulo Mineiro.

c) do Vale do Rio São Francisco.

d) do Vale do Rio Paraíba.

e) do Norte Fluminense.

Gab: B

Questão 449)


A partir da década de oitenta do século XX, programas agrícolas promoveram o desenvolvimento da região centro-oeste do Brasil. Isso foi realizado com grande aplicação de capital e utilização de técnicas agrícolas avançadas. Podemos afirmar que a substituição das formações do cerrado pela agricultura mecanizada, entre outras características,

a) foi favorecida pela grande fertilidade de suas terras planas, próprias dos chapadões.

b) aumentou a tendência natural de processos erosivos por interferências antrópicas, como a compactação do solo.

c) desnudou extensas áreas de mares de morros, provocando assoreamento de rios, como o Araguaia.

d) gerou poucos impactos ambientais, tendo em vista a substituição de uma cobertura vegetal por outra.

e) eliminou as queimadas naturais e antrópicas na região com o uso de irrigação por gotejamento.

Gab: B

Questão 450)


Observe o mapa.

clip_image008(Veja, 01.10.2003)

A situação verificada no mapa ilustra a expansão

a) dos conflitos de terras.

b) da agro-mineração.

c) do cultivo de soja.

d) do desmatamento.

e) da pecuária extensiva.

Gab: C

Questão 451)


A maior notícia que neste momento o governo pode dar ao país (...): trata-se dos 50 milhões de hectares que, até o começo de dezembro, serão tomados de grileiros no Amazonas. É quase um terço do estado, que tem 153 milhões de hectares. Mas só um quarto maior do que os 39,6 milhões de hectares cancelados até a semana passada, sem qualquer anúncio oficial. (...)

A desembargadora Marinildes Costeira de Mendonça Lima encontrou municípios em que havia mais grilagem do que terras.

(CORRÊA, Marcos Sá. Jornal do Brasil, 28/10/2001.)

Em contraponto à grande disponibilidade de terras, o processo de grilagem na Amazônia avança associado à seguinte situação:

a) especulação fundiária, buscando maior lucratividade

b) demanda acentuada por terra, determinando novas invasões

c) procura de terras devolutas, ampliando a produção agrícola extensiva

d) ausência da fiscalização do Estado, propiciando o aumento de latifúndios

Gab: A

Questão 452)


Observe a charge a seguir.

clip_image010

Fonte: ANGELI. Terra para todos. Folha de S. Paulo, São Paulo, 01 jul. 2003. p. A 2.

Considerando a perspectiva do cartunista sobre o campo brasileiro, a charge evidencia:

a) A proliferação dos minifúndios em virtude das sucessivas partilhas por herança e conseqüente insustentabilidade econômica das propriedades.

b) O amplo acesso à terra decorrente da distribuição eqüânime entre as diferentes estirpes familiares desde os primórdios da colonização.

c) A legitimidade tanto do uso das armas quanto da consolidação de milícias privadas para a manutenção do patrimônio fundiário intra-familiar.

d) O acelerado processo de desconcentração fundiária decorrente das sucessivas vendas de terra entre uma mesma linhagem familiar.

e) O bloqueio do acesso democrático à terra em virtude da ausência de limites máximos de extensão das propriedades.

Gab: E

Questão 453)


Hoje, o campo brasileiro, em especial na Região Sudeste, não se configura exclusivamente pelo predomínio das atividades primárias (agricultura e pecuária), uma vez que recentes empreendimentos econômicos emergem e reduzem as diferenças entre o rural e o urbano. Essa mudança geográfica pode ser identificada com o advento dos seguintes fatores:

a) difusão da cultura urbana através da televisão, implantação de políticas de migração de trabalhadores qualificados para o campo e ampliação do turismo ecológico (uso de rios, montanhas e fazendas como lugares de passeio)

b) ampliação dos cultivos tradicionais, crescimento de tecnologias modernas de produção (adubos, defensivos, sementes selecionadas) e a ampliação do trabalho assalariado permanente e temporário

c) multiplicação de infra-estruturas de circulação (rodovias, ferrovias e aeroportos), redução do trabalho familiar nas pequenas propriedades e difusão de hábitos de consumo urbanos

d) difusão de serviços técnicos de comunicação, expansão do turismo (hotéis-fazenda, clubes, práticas desportivas) e localização de pequenas e médias indústrias vinculadas às cadeias produtivas urbanas

e) ampliação do consumo de bens urbanos, crescimento da renda do conjunto dos trabalhadores rurais e o crescimento da industrialização das atividades primárias

Gab: D

Questão 454)


Nos últimos anos, vem crescendo, no Brasil, o excedente de trabalhadores rurais.

Todas as alternativas apresentam razões que podem, em parte, explicar esse fato, EXCETO:

a) Áreas de agricultura familiar, a exemplo do que vem ocorrendo no norte do Paraná, voltaram-se para cultivos altamente mecanizados – como os da soja e do trigo.

b) Regiões que se especializaram na agricultura de exportação seguem o padrão internacional de redução de custos do trabalho na produção.

c) Espaços de incorporação recente à economia agrícola – como o sul do Maranhão e o oeste da Bahia – optaram por técnicas modernas, que dificultam a retenção da mão-de-obra no campo.

d) Parcelas de terra de cultivo têm permanecido ociosas em conseqüência da oscilação negativa da demanda de alimentos no mercado internacional.

Gab: D

Questão 455)


Apenas em dois momentos específicos da história, no ciclo do açúcar e no do café, o Brasil controlou amplamente o comércio global de um produto agrícola como acontece agora com o mercado mundial de laranja. De acordo com os números mais recentes, 70% do suco consumido no mundo é plantado ou industrializado por brasileiros.

(VEJA, n. 19, ano 36, p. 39, 14 maio 2003).

Considere o texto acima e os conhecimentos acerca da produção agrícola brasileira, assina-lando a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

01. A produção mundial de laranjas está geogra-ficamente concentrada nos estados de São Paulo, no Brasil e da Flórida, nos Estados Unidos.

02. O texto exagera porque o suco de laranja nem sequer aparece no ranking dos principais pro-dutos da balança de exportações brasileiras.

04. A laranja brasileira é competitiva no mercado internacional porque seu cultivo é beneficiado por condições naturais e por uma política agrária que privilegia o pequeno produtor rural.

08. Os ciclos do açúcar e do café, citados no texto, correspondem aos períodos históricos em que esses produtos sobressaíam como a maior riqueza agrícola do país.

16. O suco de laranja brasileiro é destaque mun-dial porque possui um preço competitivo devi-do à produtividade elevada e ao protecionismo dos países compradores.

Gab: 09

Questão 456)


O espaço agrário em Goiás destaca-se no território brasileiro pela produção agrícola, com o cultivo de soja, e pela pecuária, com a criação de gado. Apresente duas características da pecuária quanto:

a) ao uso e à apropriação do solo;

b) aos impactos ambientais negativos que provocam.

Gab:

a) É por excelência a criação de gado bovino praticada no sistema extensivo. Grandes propriedades destinadas ao gado de corte. Ex.: Sudeste de Goiás e Vale do Paraíba.

b) Ocorre o desmatamento nas chamadas fronteiras agrícolas.

A compactação do solo devido ao sobrepastoreio além das queimadas.

Questão 457)


A modernização da agricultura no planalto Central se dá por meio da relação entre mecanização e apropriação do relevo em áreas de cerrado. É característica dessa relação:

a) a destruição das veredas destinadas às atividades de policultura.

b) o desenvolvimento da monocultura em vastas áreas de topografia plana.

c) a drenagem dos solos hidromorfizados para atividades de pecuária.

d) a compactação dos solos nas áreas de fundos de vale para edificações de armazéns.

e) o uso de solos em áreas de declividade acentuada para rotação de culturas.

Gab: B

Questão 458)


No Paraná, o setor primário da economia é dinâmico. Assinale o que for correto sobre a agropecuária paranaense.

01. No processo de ocupação do Norte do Paraná, o café foi plantado nas áreas serranas, impróprias para o cultivo mecanizado da soja e do trigo.

02. As fortes e constantes geadas típicas do clima subtropical de altitude foram responsáveis pelo encerramento do ciclo do café, no Paraná.

04. Nas áreas de colonização européia, no Sudoeste paranaense, o cultivo do milho aparece, freqüentemente, associado à criação de suínos.

08. O centeio, a cevada e a aveia são cultivos associados a climas mais frios, no território paranaense, sendo exemplo a mesorregião Centro-Sul, onde se localiza Guarapuava.

16. A agroindústria paranaense conta com a participação de cooperativas que atuam, por exemplo, no beneficiamento de produtos primários e na comercialização de óleos vegetais, de álcool, de rações e de laticínios, dentre muitos outros produtos.

32. A pecuária bovina desenvolve-se em duas grandes áreas, no território paranaense: ao norte, onde predomina a pecuária leiteira, e na porção central do Estado, onde se destaca a pecuária de corte.

64. A sericicultura desenvolveu-se, principalmente, nas porções norte e noroeste do Estado.

Gab: 92

Questão 459)


Observe atentamente a tabela abaixo.

clip_image012

Assinale a alternativa FALSA.

a) Dados do último Censo Agropecuário do IBGE (1995) mostram que as terras produtivas não utilizadas reuniam a maior parte da área total dos estabelecimentos existentes no espaço rural do município de Aquiraz, o que denota uma utilização da terra para fins que não o da função social da terra, dado os inúmeros problemas de trabalhadores agrícolas sem terra.

b) Em 1995, em terceiro lugar em utilização das terras dos estabelecimentos agropecuários vinham as lavouras temporárias. As lavouras temporárias abrangem as áreas plantadas com culturas de curta duração e que necessitam, geralmente, de novo plantio após cada colheita, tais como: arroz, algodão, milho, mandioca, hortaliças, entre outros.

c) No caso cearense, as lavouras temporárias associam-se, na sua maior parte, à produção de alimentos para o mercado externo, como o das grandes Regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste, para os quais o estado envia parte significativa da sua produção agrícola.

d) A existência de grande quantidade de terras produtivas não utilizadas mostra a existência de potencial à expansão da agropecuária, uma vez que se prestam à formação de culturas (temporárias e permanentes), pastos e matas plantadas.

Gab: C

Questão 460)


Uma das temáticas mais polêmicas da atualidade diz respeito aos transgênicos.

Assinale a alternativa FALSA:

a) dentre os problemas mais graves associados aos transgênicos está o do reconhecimento da propriedade intelectual das empresas que produzem e comercializam as sementes transgênicas, permitindo a cobrança de royaltes, como já está acontecendo no Rio Grande do Sul;

b) existem poucas certezas e muitas incógnitas entre os pesquisadores do tema, sobre os reais impactos dos transgênicos para a saúde do homem e do meio ambiente;

c) não há nenhum motivo para polêmicas sobre o assunto, pois já está provado que a utilização dos transgênicos não trás nenhum mal nem à saúde do homem, nem a do meio ambiente;

d) a expansão dos transgênicos corrobora para o processo de perda da biodiversidade inerente à introdução, em larga escala, de plantas e animais geneticamente modificados.

Gab: C

Questão 461)


Observe o gráfico:

clip_image014

(EMBRAPA)

A evolução apresentada no gráfico demonstra a possibilidade de o Brasil, nos próximos anos, liderar a produção mundial de:

a) café.

b) carne bovina.

c) cana-de-açúcar.

d) oja.

e) trigo.

Gab: D

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis