segunda-feira, 3 de julho de 2017

Exercícios Agropecuária ENEM 17

Questão 462)


A distribuição observada no mapa retrata

clip_image002

(Atlas Geográfico, IBGE, 2002)

a) a agroindústria do açúcar e álcool.

b) os principais centros industriais com metalúrgicas.

c) a concentração do rebanho bovino.

d) as principais áreas produtoras de arroz.

e) os municípios com maiores taxas de analfabetismo.

Gab: A

Questão 463)


Sobre a agropecuária no Brasil, indique o que pode ou não ser dito.

00. Uma das principais causas do dinamismo da agropecuária brasileira, nos últimos anos, é o aumento da produtividade, conseqüência dos investimentos feitos na modernização tecnológica da produção.

01. No ano de 2002, houve um considerável decréscimo da produção agropecuária brasileira, porque se verificou uma notável retração do setor industrial nacional.

02. Os investimentos na mecanização da agricultura brasileira vêm provocando um certo dinamismo na indústria de máquinas e equipamentos agropecuários nas áreas urbanas.

03. Novas fronteiras agrícolas estão despontando no oeste da Bahia, sudoeste do Piauí, norte do Mato Grosso, Rondônia, Tocantins e Maranhão; com o surgimento dessas novas fronteiras, está havendo uma certa competição com as regiões agrícolas tradicionais.

04. A importância econômica da agropecuária do País reduz-se à produção primária de alimentos e à criação de animais (pecuária).

Gab: VFVVF

Questão 464)


As afirmativas a seguir referem-se a alguns aspectos da agricultura brasileira. Analise-as.

00. O desenvolvimento de áreas de agricultura intensiva em capital mostrou-se capaz de gerar os empregos necessários para absorver a oferta de trabalho rural.

01. A estratégia de modernização da agricultura significou a afirmação do modelo dos complexos agroindustriais, que resultou na supressão do distanciamento antes existente entre agricultura e indústria.

02. As atividades agrícolas realizadas numa parte do Centro-Oeste têm propiciado a contaminação, por agrotóxicos, de áreas das bacias formadoras do Pantanal.

03. O processo de modernização da agricultura foi marcado por desigualdade em sua distribuição, refletindo seu caráter parcial e sua articulação ao processo de internacionalização da economia.

04. A expansão agrícola ocorrida nas áreas de cerrados apoiou-se, principalmente, nas lavouras de trigo e café.

Gab: FVVVF

Questão 465)


Em 1985, o Brasil colheu 58 milhões de toneladas de grãos em uma área de 40 milhões de ha. Em 2003, a área total era apenas 10% maior, ou seja, 44 milhões de ha. A produção, entretanto, cresceu mais de 100%.

(Adaptado de Globo Rural. n. 216, outubro de 2003. p.54)

Um dos fatores que explica o ocorrido é:

a) o aumento da agricultura do tipo familiar.

b) o forte crescimento tecnológico e gerencial no campo.

c) a expansão do trabalho assalariado no setor primário.

d) a ocupação das áreas antes recobertas por floresta tropical.

e) a redução do número absoluto de grandes propriedades.

Gab: B

Questão 466)


Considere o mapa abaixo:

Mapa do Estado do Ceará, segundo agropólos.

clip_image004

De acordo com ele, assinale a alternativa verdadeira:

a) O cartograma apresenta os agropólos, que foram a unidade de planejamento e gestão da Secretaria dos Recursos Hídricos do Estado do Ceará, extinta após a posse do último governador.

b) Os agropólos compõem a unidade de planejamento e gestão da Secretaria de Recursos Hídricos, criada durante o último governo de Tasso Jereissati e que foi incorporada pela Secretaria de Agricultura Irrigada, em 2003.

c) Os agropólos são a unidade de planejamento e gestão do principal programa da Secretaria de Agricultura Irrigada do Estado do Ceará, criada em 1999: Programa Cearense de Agricultura Irrigada (Proceagri), que tem como principal objetivo articular e integrar os diversos elos do agronegócio.

d) Os agropólos têm por objetivo dinamizar a agricultura cearense em todo o Estado do Ceará, notadamente através do subsídio à pequena produção de base familiar para a produção de culturas como o feijão, o milho e a mandioca.

Gab: C

Questão 467)


O Brasil é o segundo país do mundo com maior índice de concentração de terras. Conforme os dados do Censo Agropecuário, os minifúndios representam 62% dos imóveis, ocupando 7,9% da área total e, no outro extremo, verifica-se que 2,8% dos imóveis são latifúndios que ocupam 56,7% da área total.

A partir da leitura do texto, é INCORRETO afirmar que:

a) o problema fundiário do Brasil remonta ao período colonial, sendo que, nas últimas décadas, gerou um movimento de repercussão internacional, o MST.

b) os minifúndios, apesar de ocuparem parcela reduzida da área agrícola do país, são mais bem aproveitados que os latifúndios, ou seja, são menos ociosos.

c) os mecanismos estatais, como Estatuto da Terra e o assentamento de colonos, têm demonstrado a eficácia do poder público para resolver o problema do acesso à terra.

d) os pequenos proprietários são os principais responsáveis pela produção de alimentos para subsistência e, também, pelo abastecimento do mercado interno.

Gab: C

Questão 468)


Todo desenvolvimento de Mato Grosso veio na esteira da soja. Somos mais viáveis aqui porque temos o dobro da produtividade do Sul.(Produtor de soja, 1994)

São fatores que justificam a expansão de soja no Centro-Oeste, EXCETO:

a) as linhas especiais de créditos, criadas pelo governo, para estimular a ocupação dos espaços vazios nas áreas de fronteiras agrícolas.

b) as condições naturais do terreno, favorecidas pela intensa luminosidade, e a topografia que facilita a mecanização.

c) o baixo preço da terra que, na década de 70, atraiu investidores vindos principalmente da região sul do Brasil, onde já cultivavam a soja.

d) o baixo custo de produção, quando comparado à cultura no Sul, pois no Centro-Oeste o emprego de tecnologia no campo ainda é pequeno.

Gab: D

Questão 469)


O processo de industrialização da agricultura, intensificado após a década de 50 (séc. XX), conseqüência da expansão industrial, contribuiu para importantes mudanças no campo e nas relações da agricultura com outros setores da economia. Os produtos agrícolas não são mais entregues in natura, agora, são processados para depois serem vendidos ao consumidor final, e os insumos para a agricultura (adubos, máquinas, etc.) são adquiridos da indústria, e não fabricados dentro das propriedades.

Assim, a agricultura deixou de ser um setor isolado, passando a ser integrado a outras atividades econômicas, sobretudo à indústria.

Marque a alternativa que corresponda a uma característica desse processo:

a) Formação de complexos agroindustriais.

b) Intensa reforma agrária.

c) Ampliação do cultivo de arroz na região Nordeste.

d) Fim dos latifúndios.

e) Predomínio da agricultura ecológica e alternativa.

Gab: A

Questão 470)


Em 1994, a FAO e o INCRA diferenciaram os dois principais modelos de produção agropecuária do Brasil: patronal e familiar. Assinale a alternativa em que aparecem as características que melhor representam o modelo familiar.

a) Trabalho e gestão intimamente relacionados / trabalho assalariado predominante / agricultura de capital intensivo.

b) Ênfase em práticas agrícolas padronizáveis / tendência à especialização produtiva / a propriedade é o local de residência.

c) Separação entre gestão e trabalho / lucro é o fator determinante de todas as ações / ênfase na diversificação produtiva.

d) Agricultura de capital intensivo / trabalho assalariado predominante / prevalência de práticas agrícolas padronizáveis.

e) Trabalho e gestão intimamente relacionados / ênfase na diversificação produtiva / trabalho assalariado complementar.

Gab: E

Questão 471)


A Região Serrana é uma das principais áreas agrícolas do Estado do Rio de Janeiro. Municípios como Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo são responsáveis por grande parte da produção de verduras e legumes que abastecem a metrópole carioca.

a) Quais as condições naturais que favorecem o cultivo de hortaliças na região Serrana?

b) Quais as características principais do sistema agrícola da horticultura?

Gab:

a) As condições naturais da Região Serrana que favorecem a horticultura são: clima tropical de altitude, que ameniza a temperatura; regime pluvial chuvoso devido ao relevo; ampla cobertura da rede de drenagem; solos aluvionais das pequenas várzeas encaixadas nos interstícios dos morros.

b) O sistema agrícola da horticultura ou jardinagem caracteriza-se por: pequenas propriedades, intensivas em trabalho, muitas vezes familiares; uso de adubos orgânicos e, na maioria dos casos, de agrotóxicos.

Questão 472)


A respeito da fronteira agropecuária na Amazônia, assinale a alternativa correta.

a) Com a modernização agrícola do Centro-Sul, os agricultores foram “empurrados” em direção à fronteira norte do país, um dos poucos “territórios livres” ainda oferecidos.

b) Os projetos de colonização do Incra vêm substituindo os colonos originais e têm apresentado baixa capacidade de investimento na produção.

c) Os projetos privados de colonização são realizados por grandes produtores do Sul, que dispõem de capital abundante.

d) Os projetos pecuários em áreas reservadas pelo Incra são explorados por fazendeiros, que se instalam nessas áreas, extraem e vendem madeiras de baixo valor econômico.

e) Surgiram conflitos com pequenos fazendeiros ou empresas que procuraram se apropriar das melhores áreas da região, algumas vezes munidos de títulos de propriedade duvidosos.

Gab: A

Questão 473)


Identifique, dentre as opções abaixo, aquela que menciona a propriedade fundiária definida a seguir. “Imóvel que explorado, racionalmente ou não, possui dimensão superior a 600 módulos da região em que se situa.”

(Estatuto da Terra)

a) Empresa Rural

b) Latifúndio por Dimensão

c) Sistema de Plantation

d) Latifúndio por Exploração

e) Minifúndio por Extensão.

Gab: B

Questão 474)


No Paraná, o setor primário da economia é dinâmico. Assinale o que for correto sobre a agropecuária paranaense.

01. No processo de ocupação do Norte do Paraná, o café foi plantado nas áreas serranas, impróprias para o cultivo mecanizado da soja e do trigo.

02. As fortes e constantes geadas típicas do clima subtropical de altitude foram responsáveis pelo encerramento do ciclo do café, no Paraná.

04. Nas áreas de colonização européia, no Sudoeste paranaense, o cultivo do milho aparece, freqüentemente, associado à criação de suínos.

08. O centeio, a cevada e a aveia são cultivos associados a climas mais frios, no território paranaense, sendo exemplo a mesorregião Centro-Sul, onde se localiza Guarapuava.

16. A agroindústria paranaense conta com a participação de cooperativas que atuam, por exemplo, no beneficiamento de produtos primários e na comercialização de óleos vegetais, de álcool, de rações e de laticínios, dentre muitos outros produtos.

32. A pecuária bovina desenvolve-se em duas grandes áreas, no território paranaense: ao norte, onde predomina a pecuária leiteira, e na porção central do Estado, onde se destaca a pecuária de corte.

64. A sericicultura desenvolveu-se, principalmente, nas porções norte e noroeste do Estado.

Gab: 92

Questão 475)


O setor agropecuário brasileiro vem incorporando importantes avanços no que se refere a mecanização, produtividade e exportações agrícolas, resultantes do processo de penetração do capital no campo.

Com relação a esse processo, marque a alternativa INCORRETA:

a) A modernização instalou-se especialmente na região Centro-Sul, onde os índices de mecanização, uso de fertilizantes e emprego de defensivos agrícolas cresceram aceleradamente.

b) A modernização agrícola atingiu de forma desigual as diferentes áreas do país, além de determinar também a diferenciação de produtos (cultura de rico e cultura de pobre).

c) A modernização do campo provocou uma redução significativa da agricultura familiar e da pequena propriedade.

d) Os agentes dessa modernização são empresas capitalistas que provocam um intenso êxodo rural e modificações nas relações de trabalho, causando a proletarização do trabalhador rural.

e) A modernização no meio rural acarretou graves problemas ambientais, como destruição vegetal, erosões, envenenamento das águas e dos solos, compactação dos solos pelo uso de máquinas, entre outros.

Gab: C

Questão 476)


Observe a charge.

clip_image006

(Fonte: Brasil de Fato – 25/09 a 1/10/03)

A charge se refere

a) à pressão do governo estadunidense para a liberação da produção de soja transgênica no Brasil.

b) à necessidade do povo brasileiro de aprender a consumir a soja transgênica, que terá o seu sabor alterado.

c) à preocupação do governo brasileiro quanto aos riscos pelo consumo da soja transgênica.

d) à garantia de toda a venda da soja transgênica brasileira para a grande transnacional Monsanto.

Gab: A

Questão 477)


Identifique a região de Santa Catarina, destacada no mapa.

clip_image008

Fonte: Atlas Ambiental da Região de Joinville. Florianópolis: FATMA/GTZ, 2002.

Considerando a região destacada no mapa, assinale a alternativa incorreta.

a) A abertura da estrada Dona Francisca no final do século XIX, subindo a serra do Mar, propiciou a expansão da colonização em direção ao planalto Norte e favoreceu o comércio e o beneficiamento da erva-mate, dinamizando a economia regional.

b) A região em foco no mapa apresenta traços característicos de sua colonização luso-açoriana, predominantemente no litoral, e colonização alemã um pouco mais para o interior, sendo que a cidade de São Francisco do Sul constitui o primeiro núcleo de povoamento, fundado no século XVII.

c) A baía de Babitonga, formada entre o continente e a Ilha de São Francisco do Sul, apresenta sérios problemas de poluição decorrentes de esgotos domésticos, rejeitos e efluentes industriais, assim como uso indiscriminado de “defensivos agrícolas” e fertilizantes provenientes de áreas rurais.

d) A fundação da Colônia Dona Francisca em 1851, em terras de propriedade do Príncipe de Joinville e da Princesa Dona Francisca, deu origem à cidade de Joinville, principal centro urbano da região, além de maior pólo industrial e colégio eleitoral do Estado.

e) O mapa destaca o litoral Norte de Santa Catarina, cuja formação sócio-espacial é marcada pelo domínio dos campos gerais que possibilitou o desenvolvimento de uma pecuária de exploração extensiva e o surgimento de agroindústrias.

Gab: E

Questão 478)


Relacione o croqui apresentado abaixo com a legenda numerada de I a IV para assinalar a resposta correta.

clip_image010 clip_image012

A seqüência correta da legenda do croqui está contida na alternativa:

a) clip_image014

b) clip_image016

c) clip_image018

d) clip_image020

e) clip_image022

Gab: B

Questão 479)

Sabendo-se que a integração entre setores da economia caracteriza os complexos agroindustriais e que a produção brasileira de milho recuou 13,28% na safra 2001/02, assinale a alternativa correta.

a) A avicultura foi pouco afetada pelas flutuações do preço do milho, por ser essa um tipo de agroindústria com grande participação de capital estrangeiro.

b) A queda na produção do milho elevou seu preço, com impacto na avicultura, que o utiliza como componente de ração.

c) As flutuações dos preços do milho repercutiram diretamente na economia dos estados nordestinos, onde se concentra a maior produção avícola do país.

d) A alta do preço do milho não interferiu nos lucros da avicultura porque sua produção se destina ao mercado externo para equilibrar a balança comercial.

e) A diminuição da produção de milho não levou o país a importar tal produto para abastecer a cadeia produtiva avícola, em razão das exigências do FMI.

Gab: B

Questão 480)

Sem recursos e orientação para investir em lavouras menos dependentes de pesticidas, pequenos agricultores brasileiros sacrificam a saúde dos trabalhadores e geram prejuízos ao ambiente, como forma de sua sobrevivência no campo.

A partir dessa realidade, é comum encontrar as situações abaixo, EXCETO:

a) embalagens de agrotóxicos espalhadas pelas plantações ou junto aos cursos d’água, o que aumenta os riscos de contaminação.

b) sistemas de irrigação funcionando ininterruptamente, protegendo os mananciais e evitando o assoreamento e o desperdício de água.

c) despreparo desses produtores, agravado pela falta de orientações técnicas suficientes para defender as plantações e controlar o uso adequado de insumos.

d) custos elevados e qualidade inadequada dos alimentos, por falta de políticas eficientes de financiamento, apoio, fiscalização e educação ambiental.

Gab: B

Questão 481)

Pão Nosso: mistura de fécula de mandioca à farinha de trigo já é lei em algumas cidades, tramita em outras e pode virar regra no país. Folha de São Paulo/Agrofolha – 01.10.2002

A possibilidade da aprovação dessa lei tem como um de seus objetivos:

a) reduzir a área da triticultura no Brasil, para reduzir a produção nacional e valorizar o trigo no mercado nacional.

b) incentivar a produção nacional de trigo e garantir o abastecimento do mercado externo em vista da alta do dólar.

c) incentivar a produção nacional para os produtores de mandioca, a maioria dos quais é de agricultores familiares.

d) aumentar a área de cultivo da mandioca no país, uma vez que essa produção é mais rentável se comparada à produção do trigo.

e) incentivar as empresas rurais que se dedicam à produção de fécula de mandioca para concorrer com os triticultores.

Gab: C

Questão 482)


Leia com atenção o texto abaixo:

“A ocupação do Paraná intensificou-se na década de 40, com a chegada das culturas de café e de algodão no norte do Estado, nas áreas pioneiras polarizadas por Londrina. Nelas, multiplicaram-se as pequenas e médias propriedades e a oferta de emprego rural. Milhares de migrantes chegavam anualmente à região: entre 1950 e 1960, a população paranaense cresceu mais de 100%, um recorde entre os estados brasileiros.

A partir de 1970, a introdução do cultivo de soja alterou substancialmente a estrutura agrária de vastas porções do Estado. (...) Entre 1970 e 1980 o Paraná voltou a quebrar um recorde, só que desta vez negativo: sua população cresceu apenas 11%, o menor índice entre os estados brasileiros.”

(MAGNOLI, D. e ARAÚJO, R. A Nova Geografia , Ed. Moderna)

Assinale a alternativa que indica as causas dessa grande mudança no crescimento populacional do Paraná:

a) O crescimento do tamanho médio das propriedades e a mecanização agrícola.

b) A fragmentação das grandes unidades rurais em novas pequenas propriedades de terra, acompanhada pela melhoria da infra-estrutura para o escoamento da produção do pequeno agricultor.

c) A ampliação de oportunidades econômicas na região rural do Estado e o deslocamento de parte da população urbana das médias e pequenas cidades do interior para as áreas rurais para trabalhar no cultivo de soja.

d) A estabilidade da política agrária, sobretudo no que concerne aos incentivos e subsídios ao pequeno trabalhador rural e o conseqüente crescimento de sua renda familiar.

e) A instalação de assentamentos rurais destinados a retomar a cultura do café e o aumento da necessidade de mão-de-obra no campo.

Gab: A

Questão 483)


A extensão territorial brasileira, as decisões individuais ou de grupos e as ações governamentais possibilitaram um movimento de integração de novas áreas - as fronteiras - à economia nacional. Nas últimas décadas, esta integração se deu em direção ao Centro-Oeste e à Amazônia, como resultado da expansão geográfica dos capitais produtivos, mercantis e financeiros realizada, destacadamente, pelos complexos agroindustriais.

Assinale a alternativa que NÃO indica uma estratégia adotada por esses complexos:

a) seletividade na escolha dos cultivos;

b) utilização intensiva de tecnologia;

c) utilização de linhas especiais de crédito criadas pelo governo;

d) substituição dos insumos agrícolas pela fertilidade natural dos solos;

e) ocupação de áreas anteriormente utilizadas pela agricultura de subsistência e pela pecuária extensiva.

Gab: D

Questão 484)

O complexo geoeconômico do Nordeste, tido como sinônimo de pobreza, tem visto surgirem, pontualmente, áreas de modernização de práticas agrícolas diferentes daquelas tradicionais.

Essas áreas constituem pólos que têm sido bastante valorizados como solução para problemas nordestinos. Esses pólos caracterizam-se por, EXCETO:

a) grandes investimentos em pesquisa e tecnologia nas áreas agrícolas.

b) relações mais amplas com os mercados nacionais e internacionais.

c) utilização de mão-de-obra minimamente qualificada.

d) relações capitalistas de produção, amplamente regularizadas pela legislação trabalhista.

Gab: D

Questão 485)


A partir de 1970, surgiram novas culturas no espaço agrário brasileiro, como, por exemplo, a soja.

Sobre esse produto, assinale a alternativa correta.

a) Cultura produzida por grandes empresas rurais e destinada, principalmente, ao mercado externo.

b) Cultura produzida em pequenas propriedades e, principalmente, para o mercado interno.

c) Cultura de subsistência, produzida, principalmente, na região Centro-Oeste do país.

d) Cultura produzida em escala comercial e dominante na Zona da Mata nordestina.

e) Cultura produzida em escala familiar utilizando muita mão-de-obra.

Gab: A

Questão 486)


Analise a tabela e marque a alternativa verdadeira.

clip_image024

a) A concentração fundiária é uma das principais características da estrutura agrária brasileira.

b) Os estabelecimentos com até 100 ha somam cerca de 90% do número total dos estabelecimentos e concentram o maior percentual de área.

c) Há uma igual distribuição do número de estabelecimentos segundo as classes de área total.

d) As grandes propriedades somam o maior percentual dos estabelecimentos agropecuários e concentram o maior percentual de área.

Gab: A

Questão 487)


Justifique a seguinte afirmação:

“A questão fundiária no Brasil encontra suas origens no passado e não na falta de terras”.

Gab:

A questão fundiária no Brasil envolve vários problemas. Um dos mais destacados problemas diz respeito à grande concentração de terras em poucas mãos. Essa concentração possui raízes históricas. No Período Colonial um dos atrativos que existia para a ocupação e valorização econômica do vasto território era o poder dado aos governantes das capitanias de doar terras sob forma de sesmarias. Dessa maneira vastas extensões de terras, com o passar do tempo, ficaram nas mãos de grandes famílias. Esse sistema perdurou até 1850, quando foi aprovada a Lei de Terras, que aboliu formalmente o regime de sesmarias. Segundo tal lei, o acesso à terra só seria possível mediante a compra, o que, desde já, vedava o acesso à terra àqueles que não dispusessem de rendas. Dessa forma era perpetuada a concentração fundiária, que, com poucas alterações, se mantém até os dias atuais.

Questão 488)


O Programa Nacional do Álcool (Proálcool) foi criado em 1975, como uma forma encontrada pelo governo brasileiro para enfrentar as crises do petróleo, iniciadas em 1973. Sobre o Proálcool, assinale a alternativa INCORRETA:

a) Baseou-se em uma forte política de subsídios e financiamento a juros baixos aos grandes usineiros, agravando ainda mais o problema fundiário no país.

b) Contribuiu para atenuar a crise do setor açucareiro brasileiro na década de 70, devido aos baixos preços internacionais do açúcar.

c) Possibilitou a abertura de novas fronteiras agrícolas, evitando investimentos em plantações e usinas já existentes.

d) Representou uma fonte de desenvolvimento de tecnologias “limpas” por aproveitar a cana-de-açúcar como fonte de energia renovável.

e) Ocasionou uma série de problemas ambientais pela dificuldade de aproveitamento e armazenamento dos resíduos da produção de álcool.

Gab: C

Questão 489)


No centro-sul do Brasil encontramos o mais alto índice de mecanização agrícola e de uso de insumos industriais, gerando assim um maior volume de produção. Em conseqüência disso, culturas ligadas ao sistema agroindustrial (grandes empresas ligadas à agricultura) são as mais beneficiadas. Que opção representa os melhores exemplos da agroindústria no Brasil?

a) Soja, laranja, café.

b) Cana-de-açúcar, laranja, soja.

c) Café, cacau, soja.

d) Soja, cacau, cana-de-açúcar.

Gab: B

Questão 490)


O mapa a seguir demonstra um quantitativo das mortes no campo relacionadas a conflitos fundiários no Brasil.

clip_image026

Fonte: VESENTINI, J. W. Brasil: sociedade e espaço. São Paulo: Ática, 2001. p. 130.

Com base na interpretação do mapa e nos conhecimentos sobre ao assunto, faça o que se pede:

a) Cite 2 (dois) estados, com suas respectivas regiões, onde a violência no campo é mais acentuada.

b) Relacione a estrutura fundiária brasileira com a violência no campo uma das regiões citadas.

Gab:

a) Pará (Região Norte); Maranhão (Região Nordeste)

b) Forte concentração fundiária (concentração de terras)

Questão 491)


No século XX, intensificaram-se os movimentos sociais no campo brasileiro em busca de reforma agrária e de melhores condições de vida para o homem rural.

Em relação aos movimentos sociais, considere as proposições a seguir:

I. Projetos agropecuário implantados no século XX na Amazônia, no norte do Tocantins, no sudeste do Maranhão, no sudeste do Pará e em Mato Grosso provocaram intensos conflitos entre fazendeiros e posseiros.

II. Grandes obras do Estado também ocasionaram movimentos sociais no campo, quando a desapropriação da área atinge camponeses, como exemplificam os movimentos dos atingidos por construções de barragens.

III. Os movimentos de luta no campo, no Brasil, vão além das fronteiras do país, como ocorre com os chamados “brasiguaios”, que lutam para serem assentados em terras brasileiras.

IV. Outros movimentos surgem com a criação de sindicatos dos trabalhadores rurais que lutam contra a apropriação da terra pelos latifundiários.

V. O destaque mundial dado ao líder Chico Mendes deve-se à sua luta pela preservação da floresta Amazônica e pela reforma agrária na região Norte do país.

Marque a alternativa CORRETA:

a) Apenas as proposições I e II são verdadeiras.

b) Apenas as proposições I e III são verdadeiras.

c) Apenas as proposições II, IV e V são verdadeiras.

d) Todas as proposições são verdadeiras.

e) Todas as proposições são falsas.

Gab: D

Questão 492)


Sobre a agricultura de subsistência ou itinerante, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

01. Envolve grandes contingentes de mão-de-obra temporária, de bóias-frias.

02. Como dispensa o uso de maquinário pesado, favorece a conservação da estrutura e dos minerais do solo.

04. Utiliza técnicas rudimentares, simples.

08. Utiliza adubos orgânicos e é intensiva em mão-de-obra; por esses motivos, a produtividade é elevada, como se observa nos cultivos de arroz das planícies inundadas da Ásia.

16. Ocupa preferencialmente grandes propriedades rurais, latifúndios improdutivos e zonas de ocupação pioneira.

32. Atende ao consumo alimentar dos próprios agricultores ou ao comércio urbano local, e ainda é comum em países africanos e em certas regiões do Sul e do Sudeste asiáticos e da América Latina.

64. No período colonial, foi responsável pelos cultivos de plantation.

Gab: 51

Questão 493)


Pesquisas recentes indicam a existência de um crescimento generalizado do grau de concentração fundiária no Brasil. Sobre os fatores que contribuem para esse processo, julgue os itens.

00. A estrutura montada para implantar a modernização da agricultura priorizou o financiamento dos pequenos produtores de alimentos tendo em vista a crescente demanda urbana.

01. A presença direta do grande capital no campo gera mecanismos de expropriação de pequenos produtores que não conseguem capitalizar-se, em especial daqueles que detêm formas precárias de acesso à terra, como posseiros, parceiros e pequenos arrendatários.

02. O capital se faz presente no campo de forma direta – grandes empresas que se dedicam à produção agropecuária – e de forma indireta – grandes empresas que controlam a comercialização e a transformação dos produtos.

03. O sistema de cooperativas é controlado pelos trabalhadores rurais e tem se mostrado eficiente porque livra os produtores dos esquemas de comercialização estabelecidos pelos grandes complexos agroindustriais.

Gab: ECCE

Questão 494)


Indique duas transformações básicas ocorridas na agropecuária brasileira, resultantes da introdução do capitalismo no campo.

Gab:

A introdução do capitalismo no campo trouxe uma série de transformações na agropecuária brasileira, entre as quais pode-se citar:

1.    Modificação das relações de trabalho;

2.    Introdução de novas tecnologias (implementos, fertilizantes etc);

3.    Liberação de mão-de-obra;

4.    Criação e desenvolvimento de centros específicos de pesquisa;

5.    Aumento nas taxas de produtividade agrícola;

6.    Melhoria na qualidade dos produtos, tanto na agricultura como na pecuária

7.    Substituição de culturas alimentares por culturas comerciais de exportação.

Questão 495)


“Mais recentemente, o cultivo de arroz e a expectativa da implantação da soja em larga escala, como monoculturas voltadas para a exportação, também são os motivos de grandes preocupações quanto á conservação ambiental e benefícios sociais, isto porque a implantação desses projetos implica desmatamento de grandes áreas contínuas, introdução de máquinas pesadas e uso de agrotóxicos, além do manuseio dos solos, que requerem práticas de sua preservação e conservação, bem como da vegetação e dos mananciais hídricos.” (Iracilde Maria de Moura Fé Lima, 1995)

O conteúdo do texto refere-se a:

a) Possibilidade de cultivo de arroz e soja nos tabuleiros litorâneos;

b) Implantação de grandes projetos de plantio de soja na região dos cerrados;

c) Estabelecimento de cultivo de arroz na zona da caatinga;

d) Monocultura de soja na região do vale dos rios Parnaíba e Poti em Teresina;

e) Policultura na região das serras da Tabatinga e Serra Grande.

Gab: B

Questão 496)


Considerando a produção agrícola piauiense é INCORRETO afirmar:

a) Os principais produtos agrícolas são o milho, o feijão, o algodão, o arroz e a soja;

b) É um dos maiores produtores e beneficiadores de castanha de caju do país;

c) Exportador de frutas, suas safras de manga e limão são enviadas para a Europa e Estados Unidos;

d) A produção da carnaúba, do babaçu, buriti e jatobá participam efetivamente na economia do Estado;

e) O algodão herbáceo passa a integrar os produtos produzidos por conta do apoio do governo através de incentivos fiscais aos plantadores.

Gab: D

Questão 497)


Sobre o campo brasileiro, assinale o que for correto.

01. A modernização agrícola é conduzida pelas culturas de exportação, em detrimento das culturas tradicionais.

02. A maior parte das terras utilizadas para a agropecuária destina-se à criação de gado em grandes propriedades.

04. Cerca de 70% dos solos brasileiros são de excelente qualidade agrícola em virtude de serem planos e ricos em nutrientes.

08. Solos ricos, o massapê e a terra roxa são aproveitados, respectivamente, para o cultivo de cana-de-açúcar e café.

16. O cultivo de café em Minas Gerais e de soja e milho no oeste da Bahia fazem parte do atual quadro agrário brasileiro.

Gab: 27

Questão 498)


As proposições a seguir retratam a modernização no espaço agrário brasileiro. Analise-as e identifique a alternativa INCORRETA.

a) A desruralização é um processo patente no espaço agrário brasileiro. O campo foi tomado por uma modernização de caráter urbano, a ponto de não podermos identificá-lo inteiramente como rural.

b) As inovações tecnológicas permitiram: a expansão das áreas cultivadas, a elevação dos índices de produtividade, mas não aumentaram a oferta de empregos agrícolas.

c) A modernização ampliou os contatos do homem do campo. O telefone, os jornais, a televisão, a circulação de revistas, expandiram o universo dessas relações, inserindo-o num mundo moderno e consumidor.

d) A expansão das relações capitalistas deu-se com grandes investimentos de capitais, da mecanização agrícolas, incorporação de novos solos, da biotecnologia e da abolição total da concentração de terras.

e) O Centro Sul é o palco principal de todo processo da modernização brasileira.

Gab: D

Questão 499)


A implantação da agroindústria da soja, no Paraná, exigiu uma série de transformações espaciais e de infra-estrutura, dentre outras. Assinale o que for correto, sobre essas transformações.

01. Expansão das redes ferroviária, aeroviária e rodoviária, para o transporte de carga e de passageiros.

02. Melhoria no armazenamento de produtos agrícolas.

04. Ampliação e equipagem dos portos, com destaque para o porto de Paranaguá.

08. Ampliação da rede de telecomunicações.

16. Expansão da eletrificação rural.

Gab: 07

Questão 500)


A tabela abaixo mostra a estrutura fundiária brasileira. BRASIL: Estrutura Fundiária- 1992

clip_image028

Adaptado de: Incra, Atlas fundiário brasileiro, 1996.

Os dados apresentados na tabela contribuem para a compreensão do uso e da ocupação do solo no campo brasileiro. A partir desses dados, podemos afirmar que:

a) os imóveis rurais médios ocupam um pouco mais de 10% do total, porém são mais bem aproveitados, tanto para culturas alimentares como de exportação.

b) os grandes imóveis rurais com mais de 1.000 ha perfazem um pouco mais de 1% do total, porém ocupam quase 50% da área agrícola total, assumindo importância por sua produção agrícola voltada para o mercado interno.

c) os pequenos imóveis rurais correspondem a mais de 80% do total, ocupando menos de 20% do total da área agrícola, e são considerados como responsáveis pela produção alimentar básica da população.

d) os pequenos imóveis rurais representam o maior número percentual do total e o menor em relação à área ocupada, o que justifica a ociosidade e o subaproveitamento das terras como sendo sua principal característica.

Gab: C

Questão 501)


"Em 1964, o Estatuto da Terra estabeleceu o conceito de ‘módulo rural’ para orientar a política de reforma agrária, o qual consiste numa propriedade com extensão de terra suficiente para oferecer condições de vida adequadas para uma família de quatro membros adultos. Isso significa que o tamanho de um módulo rural varia de região para região, dependendo da fertilidade do solo, da localização da propriedade em relação aos mercados consumidores e do tipo de produto cultivado na região. Desse modo, foi possível classificar os vários tipos de propriedades rurais conforme suas dimensões em relação ao módulo rural definido para a região onde cada propriedade se localiza." (Adaptado de: SENE, E.; MOREIRA, J. C. Geografia geral e do Brasil: espaço geográfico e globalização. São Paulo: Scipione, 1998. p. 280.)

O texto acima mostra que, na política de reforma agrária, o importante não é o tamanho da propriedade em si, mas o uso que se faz dela. Sobre o assunto, e seguindo os critérios usados para fins de reforma agrária, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

01. O minifúndio é um tipo de propriedade com extensão inferior ao módulo rural da região, sendo portanto impróprio para gerar renda suficiente ao sustento digno de uma família de tamanho médio.

02. O latifúndio por dimensão é um tipo de propriedade com tamanho superior a 600 vezes o módulo rural da região e produção agroindustrial em larga escala.

04. O latifúndio por exploração tem como principal característica a improdutividade, já que a área desse tipo de latifúndio é destinada sobretudo à especulação imobiliária.

08. A empresa rural é um tipo de propriedade explorada de forma inadequada; utiliza intensamente agrotóxicos e técnicas agrícolas que degradam a fertilidade dos solos, sendo por isso objeto de desapropriação para fins de reforma agrária.

Gab: V (*V/F) V F

* Ambas as respostas serão consideradas corretas.

Questão 502)


Considere os cinco itens seguintes.

I. Crescente importância da produção voltada à exportação.

II. Diminuição do tempo necessário aos ciclos vegetais.

III. Alta dependência do ritmo pluviométrico da natureza.

IV. Intensificação de uso de sementes selecionadas e de agrotóxicos.

V. Grande crescimento do trabalho familiar e do cooperativismo.

Assinale a alternativa que contém as três características que melhor representam a modernização agrícola no Brasil.

a) I, II e III.

b) I, II e IV.

c) I, II e V.

d) I, IV e V.

e) II, IV e V.

Gab: B

Questão 503)


a) Como evoluiu a distribuição de terras rurais no Brasil no período de 1985 a 1996?

b) Quais relações podem se estabelecer entre esta evolução e as ocupações de terras entre 1990 e 1999?

clip_image030

Gab:

a) De acordo com a tabela de distribuição de terras rurais no Brasil, podemos perceber que a estrutura fundiária do Brasil mantém-se muito concentrada, confirmando a tendência no processo de concentração. Observamos que as pequenas propriedades apresentaram maior redução percentual da área ocupada, enquanto as médias propriedades apresentaram uma redução menos acentuada, e as grandes propriedades aumentaram a sua ocupação. No entanto, as grandes propriedades classificadas com mais de 10 mil ha mantiveram seu percentual de ocupação.

b) No período entre 1990 e 1999, houve uma intensificação das ocupações e aumento significativo do número de famílias ocupantes. Esta evolução pode ser explicada pela alta concentração de terras, o que pressiona os movimentos rurais organizados com destaque, no período analisado, para a modernização agrícola, gerando desemprego e exacerbando a luta pela terra.

Questão 504)


Sobre o setor agropecuário no Brasil, pode-se dizer que:

00. a modernização da política e a reorientação do sistema de desenvolvimento tecnológico se impõem tanto para possibilitar à agricultura produzir com menores custos quanto para satisfazer a procura interna por alimentos;

01. a década de 1980 caracterizou-se pela recessão econômica, pela queda dos preços internacionais dos produtos agrícolas e pela instabilidade na consecução de políticas agrícolas no País;

02. nos últimos anos, a expansão da agricultura vem ocorrendo nas novas fronteiras agrícolas, sobretudo nas regiões de menor densidade populacional, como por exemplo nas regiões Norte e Centro-Oeste;

03. a maior parte da produção do setor pecuário brasileiro volta-se ao mercado interno, no entanto, a parte destinada às exportações vem crescendo com o apoio governamental;

04. a persistência do setor agrícola como um dos grandes determinantes do nível de atividade econômica leva à conclusão de que a evolução tecnológica da agricultura é imprescindível ao desenvolvimento da economia brasileira.

Gab: VVVVV

Questão 505)


Sobre o setor agropecuário no Brasil, pode-se dizer que:

00. a modernização da política e a reorientação do sistema de desenvolvimento tecnológico se impõem tanto para possibilitar à agricultura produzir com menores custos quanto para satisfazer a procura interna por alimentos;

01. a década de 1980 caracterizou-se pela recessão econômica, pela queda dos preços internacionais dos produtos agrícolas e pela instabilidade na consecução de políticas agrícolas no País;

02. nos últimos anos, a expansão da agricultura vem ocorrendo nas novas fronteiras agrícolas, sobretudo nas regiões de menor densidade populacional, como por exemplo nas regiões Norte e Centro-Oeste;

03. a maior parte da produção do setor pecuário brasileiro volta-se ao mercado interno, no entanto, a parte destinada às exportações vem crescendo com o apoio governamental;

04. a persistência do setor agrícola como um dos grandes determinantes do nível de atividade econômica leva à conclusão de que a evolução tecnológica da agricultura é imprescindível ao desenvolvimento da economia brasileira.

Gab: FVVVF

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis