segunda-feira, 3 de julho de 2017

Exercícios Agropecuária ENEM 8

Questão 180)


Nas últimas décadas, graças à aplicação da ciência e da tecnologia, através do uso de máquinas, de sementes geneticamente modificadas e de novos fertilizantes, a agricultura brasileira sofreu importante modernização. Duas das conseqüências dessa modernização são:

a) esgotamento dos solos e a menor concentração fundiária;

b) aumento do desemprego e redução da concentração fundiária;

c) aumento da produtividade e ampliação da fronteira agrícola;

d) aumento da produtividade e preservação das florestas;

e) aumento do desemprego e redução da fronteira agrícola.

Gab: C

Questão 181)


No período colonial, a escravidão africana e a pecuária bovina interligaram, de algum modo, as várias “ilhas regionais” daquele antigo “arquipélago econômico”, conforme definido por alguns autores.

Com base nessas informações e em seus conhecimentos, identifique

a) as duas principais portas de entrada e respectivas rotas de penetração do gado nordestino sertão adentro, durante a fase colonial;

b) a frente pioneira da expansão pecuária bovina no Brasil de hoje.

Gab:

a) A atividade criatória iniciou-se como apoio à atividade principal do Brasil colonial, especialmente no Nordeste, que era a plantação de cana e a produção de açúcar. Assim, a partir do agreste, o gado avançou adentro, em duas direções, uma pelo Sertão do Nordeste ocupando todo o Vale do São Francisco, que recebeu o apelido de Rio dos Currais, e, outra que a partir do Médio São Francisco, ocupa o Sertão Nordestino para o Norte, em direção ao Vale do Rio Parnaíba, formando o Estado do Piauí, parte do Maranhão e do Ceará, atingindo o litoral setentrional do Nordeste.

b) No Brasil da atualidade, o gado avança pelo Centro-Oeste, em direção à região norte, no que convencionou chamar de “Arco Sul do Desmatamento”. Isto ocorre em função de vários fatores como a facilidade de acesso permitida pelas melhorias nas estradas que penetram na borda sul da floresta (vindas do Centro-Oeste), a mudança de atividades no Centro-Oeste, como o avanço das lavouras comerciais, como a soja e o algodão, que valorizam as terras e empurram o gado em direção ao norte, além do aumento do contingente de cabeças em função do crescimento das exportações de carne. O gado cumpre a função de desbravador, ocupando o território após o desmatamento por meio das queimadas, ajudando a “assentar” o solo.

Ele é substituído, logo após, pela lavoura comercial, avança em direção ao norte, colaborando com novos desmatamentos.

Questão 182)


O desenvolvimento da agricultura nas áreas de chapadões do Brasil Central, a partir da década 1970, deveu-se à

a) elevação dos preços dos produtos agrícolas no mercado internacional e à desvalorização do dólar no mercado interno brasileiro.

b) implantação de uma política ambiental que possibilitou o aumento da produção e da produtividade.

c) modernização da agricultura favorecida pelas políticas de incentivos governamentais.

d) política nacional agrícola de preços mínimos do governo federal que deu segurança e financiamento aos pequenos produtores.

Gab: C

Questão 183)


A região Sul do Brasil apresenta atualmente as seguintes características:

a) pequenas propriedades e produção agrícola do tipo familiar, predominando nas áreas acidentadas a produção de frutas.

b) elevados índices de industrialização, baixa taxa de analfabetismo e crescimento vegetativo elevado.

c) elevado grau de desenvolvimento industrial e comercial baseado na exploração de madeira.

d) predomínio de extensas monoculturas mecanizadas (trigo e soja) destinadas à exportação.

Gab: A

Questão 184)


Observe as imagens para responder à questão.

clip_image002

clip_image004

(Folha de S.Paulo, 19.07.2008)

A análise das figuras e os conhecimentos sobre a economia brasileira permitem afirmar que a valorização da terra ocorreu devido a fatores como

a) a alta dos commodities e o aumento do grau de investimentos nacionais e estrangeiros no setor agropecuário.

b) o interesse de grupos estrangeiros e as novas leis ambientais que possibilitam a ocupação de áreas florestais.

c) a expansão das áreas canavieiras e de cultivos familiares de oleaginosas para a produção de biodiesel.

d) a reordenação fundiária e a expansão de cultivos destinados à produção de matérias-primas industriais.

e) a crescente ampliação da infra-estrutura de transportes, sobretudo hidrovias, e a expansão da pecuária.

Gab: A

Questão 185)


De acordo com dados do IBGE, menos de 10% da área territorial brasileira é ocupada por lavouras. Esse dado revela que

a) a modernização conservadora pela qual passou o campo ainda não atingiu todo o território nacional.

b) diminui a concentração de terras e, portanto, aumenta a produção dos agricultores familiares.

c) cai o padrão de utilização das terras que, historicamente, sempre foram dedicadas à pecuária.

d) possivelmente, nos próximos anos, a área dedicada à lavoura deverá triplicar.

e) a existência de grande porcentagem de áreas improdutivas está relacionada à estrutura fundiária concentradora.

Gab: E

Questão 186)


A abelha, no Brasil, é um híbrido das abelhas européias (Apis mellifera mellifera, Apis mellifera ligustica, Apis mellifera caucasica e Apis mellifera carnica) com a abelha africana (Apis mellifera scutellata). Essa abelha, africanizada, possui um comportamento muito semelhante ao da Apis mellifera scutellata, em razão da maior adaptabilidade desta raça às condições climáticas do País. Muito agressiva, porém menos que a africana, a abelha do Brasil tem grande facilidade de enxamear, alta produtividade e tolerância a doenças.

(Embrapa Meio-Norte, http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/Fontes

HTML/Mel/SPMel/racas.htm, acessado em 05/09/2008.)

clip_image006

Goudie, A. The Human Impact on the Natural Environment.

6ªed., Malden: Blackwell Publishing, 2006, p. 69.

a) Calcule a distância, em quilômetros, de propagação da abelha africana entre o ponto de origem e a cidade de Fortaleza. Por que a propagação da abelha africana não avançou para a Patagônia Argentina e a Cordilheira dos Andes?

b) A apicultura é uma atividade capaz de causar impactos positivos, tanto sociais quanto econômicos, além de contribuir para a manutenção e preservação de ecossistemas existentes. Aponte dois aspectos econômicos positivos trazidos pela apicultura, em especial para a agricultura familiar.

Gab:

a) A distância entre o ponto de origem e Fortaleza é de 2.400 quilômetros. A propagação das abelhas para a região da Patagônia e da Cordilheira dos Andes não ocorreu, principalmente, em razão das temperaturas baixas e da pouca umidade.

b) Aspectos positivos da apicultura para a agricultura familiar: melhoria da renda familiar; baixo custo de produção dessa atividade; pode ser feita em pequenas áreas; é possível associá-la com outras produções, especialmente de frutas, em razão da polinização; possibilita o cooperativismo e, em casos específicos, há produção para exportação; seu consumo crescente torna uma atividade promissora.

Questão 187)


Analise os gráficos e responda aos subitens propostos:

GRÁFICO 1 - CONCENTRAÇÃO FUNDIÁRIA NO BRASIL POR GRANDES REGIÕES GEOGRÁFICAS

EVOLUÇÃO DO ÍNDICE DE GINI*

1998

clip_image008

* O índice de Gini foi utilizado para medir o grau de concentração da terra. Quanto mais próximo do valor 1, maior é a concentração.

FONTE: elaborado com dados disponíveis em MDA/INCRA.

O Brasil desconcentrando suas terras. MDA/INCRA, Brasília, 2001.

clip_image010

FONTE: IBGE/INCRA. Disponível em

http://www.ambientebrasil.com.br/composer.php3?base=./

agropecuario/index.html&conteudo=./agropecuario/estrutura.html,

acessado em 20/07/2008.

C.a) À luz dos dados apontados no gráfico 1, caracterize, em linhas gerais, a estrutura fundiária brasileira. (7)

C.b) Considerando o processo de ocupação do território, o que justifica a diferença de concentração fundiária entre a Região Norte e a Região Sul? (8)

C.c) Relacione a concentração fundiária com o índice de aproveitamento das terras agricultáveis do país representado no gráfico 2. (9)

Gab:

C.a)

1. O gráfico demonstra que a propriedade da terra encontra-se bastante concentrada.

2. A concentração significa que poucos proprietários concentram em suas mãos a maior parte das terras.

3. Essa concentração apresenta variações nas grandes regiões geográficas, sendo evidente uma maior concentração nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste e menor no Sul e Sudeste. De modo geral, contudo, o país apresenta um perfil caracteristicamente latifundiário.

C.b)

1. A Região Sul do Brasil teve partes de seu território ocupado, predominantemente, na pequena propriedade familiar, nas áreas onde se fixaram os imigrantes estrangeiros (séculos XVIII e XIX) e posteriormente seus descendentes. Essa forma de ocupação pulverizou a propriedade da terra entre grande número de pequenos proprietários, reduzindo o grau de concentração da propriedade fundiária.

2. A Região Norte do país teve sua ocupação mais efetiva a partir da segunda metade do século XX, e ainda permanece com baixo adensamento populacional. Essa ocupação foi caracterizada, principalmente, pela instalação de grandes projetos agropecuários, madeireiros e de mineração, baseada em grandes extensões de terras, que compõem numerosos latifúndios, muitas vezes improdutivos. Atualmente, parcelas consideráveis de florestas estão sendo incorporadas na forma de grandes fazendas de pecuária extensiva ou de cultivo de grãos. Muitas vezes, a aquisição de propriedades nessa região teve finalidade especulativa.

C.c)

1. Os gráficos demonstram que, além das terras agrícolas estarem concentradas nas mãos de poucos proprietários, há um mau aproveitamento das mesmas, pois somente cerca de 15% estão sendo utilizados para o cultivos permanentes e temporários.

2. Nas áreas destinadas à pecuária (49% com pastagens naturais e cultivadas), predomina a prática da pecuária extensiva, muitas vezes com um grau de adensamento animal por área muito baixo. Essa prática reforça o indicativo sub–aproveitamento das terras.

Questão 188)


Sobre os conflitos sociais no campo é correto afirmar que

a) a estrutura fundiária extremamente concentrada, a existência de terras griladas, a permanência da jagunçagem como instrumento de repressão por parte dos latifundiários e a existência de milhões de camponeses sem terra ou minifundiários são os elementos fundamentais para a manutenção do quadro de violência no campo.

b) a violência permanece a despeito da reforma agrária massiva realizada pelo Estado brasileiro, principalmente no governo de Fernando Henrique Cardoso.

c) a violência está relacionada à presença de grupos guerrilheiros no campo brasileiro, alguns inclusive ligados ao tráfico de drogas.

d) Os conflitos atingem exclusivamente camponeses não vinculados aos sindicatos ou movimento sociais.

e) Acontecem conflitos sociais principalmente nas regiões em que o crescimento urbano é mais acelerado, provocando disputas entre os agentes imobiliários urbanos e os proprietários rurais.

Gab: A

Questão 189)


A cana-de-açúcar produzida nos estados de São Paulo e do Paraná alcança produtividade mais elevada por hectare, quando comparada à produzida nos estados de Pernambuco, Paraíba e Alagoas. A desvantagem que se verifica no Nordeste deve-se

a) aos baixos investimentos na melhoria genética das plantas.

b) à introdução recente daquela cultura nessa região do país.

c) às freqüentes secas que assolam o semi-árido nordestino.

d) à estrutura fundiária concentrada naquela área do Brasil.

e) à baixa altitude do relevo, que dificulta a mecanização.

Gab: A

Questão 190)


Recentemente, a relação entre a expansão da produção de agrocombustíveis e a produção de alimentos entrou na agenda política internacional. Considerando esse fato, responda às questões:

a) No Brasil, a produção de agrocombustíveis tem forte base na cultura da cana-de-açúcar. Aponte o principal impacto sócio-econômico advindo do crescimento da produção de cana-de-açúcar e identifique os principais Estados brasileiros em que essa expansão vem ocorrendo mais fortemente.

b) A implementação de uma política de soberania ou segurança alimentar tem sido indicada como alternativa à crise de alimentos. Quais os principais objetivos das políticas de segurança alimentar?

Gab:

a) Desde 1990 vem ocorrendo no Brasil a expansão da área plantada de cana, com a redução da produção de alimentos para o consumo interno, gerando escassez e aumento de preço. Além disso, vem ocorrendo também a absorção de pequenas propriedades pelos grandes latifúndios produtores de cana, aumentando ainda mais a concentração de terras. Há uma expansão concentrada em São Paulo, mas também há crescimento no Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais e Goiás. Em todos esses Estados houve redução na produção de alimentos.

b) Uma política de segurança alimentar objetiva o acesso regular e permanente de toda a população a alimentos básicos de qualidade (uso estratégico do estoque de alimentos) em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais. O ideal é que essa política tenha como base práticas alimentares promotoras de saúde (alimentação saudável), que respeite a diversidade cultural e que seja social, econômica e ambientalmente sustentável.

Questão 191)


Analise os mapas apresentados nos dois quadros.

BRASIL: PRODUÇÃO DE SOJA.

clip_image012

BRASIL: REBANHO BOVINO.

clip_image014

Compare os mapas de produção da soja no Brasil em 1990 e 2006 com os que representam o total do rebanho bovino nas mesmas datas. Qual é a constatação mais evidente? Que relação pode ser estabelecida entre estas duas atividades agropecuárias e a grande questão ambiental discutida atualmente no Brasil?

Gab:

Em 1990, o gado de corte estava mais concentrado em áreas de pastos naturais da Campanha Gaúcha, Pantanal e áreas do Cerrado, enquanto em 2006 é notória a expansão do gado em áreas da fronteira agrícola, mediante desmatamento e para cultivo de pastagens entre a Amazônia, o Centro-Oeste e o Nordeste. A soja, que já vinha expandindo-se em décadas anteriores, do Sul em direção às áreas tropicais, durante o período entre 1990 e 2006 avançou, a reboque da expansão do gado, em áreas ocupadas inicialmente por pastos que preparam o campo para o avanço do cultivo por meio da mecanização. Portanto, grande parte da destruição da biodiversidade no Cerrado e nas matas tropicais se deve ao avanço dessas duas atividades.

Questão 192)


CLIMATOLOGIA DA PRECIPITAÇÃO EM ALAGOAS (ABRIL, MAIO E JUNHO DE 2008)

clip_image016

(Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Estado de Alagoas)

Observando a tabela e utilizando seus conhecimentos sobre as paisagens naturais e econômicas de Alagoas, pode-se afirmar que

a) as precipitações com maior índice de chuvas ocorrem no sertão, por isso a vegetação é escassa e, conseqüentemente, a economia, de menor expressão.

b) a zona da mata produz a cana-de-açúcar, ocupando mais da metade da área cultivada, sendo que é uma das áreas de altos índices pluviométricos.

c) a menor precipitação está no sertão do São Francisco, com a produção de álcool combustível, demonstrando a verdadeira importância do complexo sucroalcooleiro.

d) no litoral as precipitações são insatisfatórias, possibilitando aos sistemas agrícolas um baixo nível tecnológico e produção destinada ao abastecimento do mercado interno.

e) no baixo São Francisco em expansão da área plantada, já no período de 1984 a 1994, a produção caiu 3,4%, e a baixa precipitação foi a causa da ascensão.

Gab: B

Questão 193)


Apesar do desempenho da grande lavoura de exportação, é de fundamental importância para a economia brasileira a produção familiar em propriedades com menos de 100 hectares.

Sobre esse setor, considere as informações a seguir:

I. Com a modernização acelerada do campo na década de 1970, hoje menos de 50% das propriedades rurais no Brasil têm menos de 100 hectares.

II. As propriedades com menos de 100 hectares empregam pouca mão-de-obra, em razão de seu alto custo, utilizando basicamente a mão-de-obra familiar e, nos períodos de colheita, os bóias-frias.

III. As propriedades com menos de 100 hectares são responsáveis por cerca de 70% dos alimentos produzidos no país, com destaque para a mandioca, o feijão, o milho, as aves e os suínos.

Está correto somente o que se afirma em

a) I.

b) I e II.

c) II.

d) II e III.

e) III.

Gab: E

Questão 194)


A partir dos anos de 1990, várias legislações regulamentaram aspectos da reforma agrária no Brasil. Entre elas, destacam-se:

1. Alteração da Lei do Rito Sumário: regulamentou a imediata posse, pelo governo, das terras em processo de desapropriação para fins de reforma agrária, após depósito judicial correspondente ao preço oferecido pelas benfeitorias e do lançamento dos Títulos da Dívida Agrária, para pagamento do valor da terra nua. Assim, mesmo que o proprietário entre com contestação judicial contra qualquer aspecto do processo de desapropriação, a posse da terra tornou-se imediata para o Governo.

2. Aumento do Imposto Territorial Rural para os proprietários de grandes extensões de terra e pequeno grau de utilização produtiva, que pode chegar a 20% do valor da propriedade.

3. Proibição de que a propriedade rural ocupada por trabalhadores rurais sem terra seja vistoriada ou desapropriada para fins de reforma agrária durante a ocupação e nos dois anos seguintes à sua desocupação.

Considerando o teor dessas legislações, pode-se dizer que:

a) todas elas representam vitórias políticas decorrentes da organização dos movimentos sociais no campo, que tomaram grande impulso ao longo dos anos de 1990.

b) demonstram a força política dos grandes latifundiários, pois reduzem a ação dos movimentos de luta pela terra e implementam o pagamento das terras desapropriadas.

c) ilustram a postura política dos governos da década de 1990 que, pressionados pelo avanço dos movimentos sociais, resolveram os conflitos por posse de terra no país.

d) representaram um retrocesso, pois impediram ou restringiram a aplicação das leis da reforma agrária aprovadas na Constituição de 1988.

e) refletem interesses opostos, pois em parte atendem demandas dos movimentos de luta pela terra e, por outro, protegem interesses dos proprietários de terras.

Gab: E

Questão 195)


A agricultura brasileira é marcada, atualmente, por uma diferenciação espacial relativa à produção e ao destino dos produtos oriundos dessa atividade. O agronegócio é o processo que envolve uma extensa cadeia desde a produção até a comercialização de produtos agropecuários.

Conforme esta informação, identifique duas características espaciais do agronegócio.

Gab:

Duas características espaciais do agronegócio, entre outras:

· produção em grande escala;

· forma de produção baseada na monocultura;

· expansão da propriedade territorial (latifúndio);

· produção para exportação;

· produção subsidiada pelo Estado;

· uso de alta tecnologia e informatização;

· uso de trabalho temporário (bóias-frias, trabalhador volante, subcontratação);

· uso intensivo de insumos agrícolas.

Questão 196)


Analise o texto e a figura abaixo.

“Rei da carne” tira boi do pasto e planta soja

“Belarmino Iglesias diz que não podia mais adiar a entrada na produção de soja. Tem uma das poucas fazendas que ainda se dedica à pecuária na região de Dourados(Mato Grosso do Sul). Cercado de soja por todos os lados, ele era assediado seguidamente por produtores que propunham o arrendamento de suas terras ou parcerias.

Já que as propostas eram tão vantajosas, decidiu entrar sozinho no negócio. O que pesou na decisão de reformar pastos com o rodízio de grãos é que a soja diminui os riscos que antes a fazenda poderia ter com a cultura de outros produtos.”

(Folha de São Paulo,25/09/2003)

Evolução da área livre de febre aftosa no Brasil

clip_image018

Fonte: Ministério da Agricultura

Tendo em vista os impedimentos levantados pela União Européia à importação de carne provinda de áreas atingidas pela febre aftosa, relacione a situação expressa no texto e nos mapas e aponte uma provável conseqüência para a área ainda ocupada pela Floresta Amazônica.

Gab:

A valorização da soja no mercado externo tem ocasionado seu avanço sobre as áreas tradicionalmente dedicadas a pastagem no Norte e no Centro-Oeste. Por outro lado, o contínuo aumento das áreas livres da febre aftosa, no país, converte-as em potenciais exportadoras de carne para mercados consumidores europeus. O aumento da capacidade de mobilidade da pecuária, neste caso, se articula com a expansão da soja nas áreas citadas acima. Esta realidade apresenta como uma de suas principais conseqüências o aumento da pressão exercida por estas atividades econômicas sobre grande parte da Floresta Amazônica, o que por sua vez pode resultar no agravamento do processo de desmatamento nesta área.

Questão 197)


Considere as afirmativas a seguir, que tratam dossujeitos que atuam no espaço agrário brasileiro.

I. Posseiro é o agricultor que ocupa terras abandonadas; legalmente pode valer-se do usucapião para reclamar a posse definitiva das terras após ocupá-las por certo tempo, dependendo dos casos estabelecidos em lei.

II. Gato é o especulador de terras que se apropria de grandes áreas, falsificando títulos de propriedade rural.

III. Grileiro é o empresário que arregimenta trabalhadores que vivem na sua localidade para leválos a outras regiões do país com promessas que costumam não ser cumpridas, podendo, inclusive, gerar trabalho escravo.

IV. Meeiro é o trabalhador, geralmente desprovido de terras, que oferece sua mão-de-obra e seus equipamentos em troca de uma parte da produção, conforme acordo firmado com o proprietário da terra a ser trabalhada.

As afirmativas corretas são, apenas,

a) I e II.

b) I e IV.

c) II e III.

d) III e IV.

e) I, II e IV.

Gab: B

Questão 198)


A Lei de Terras consolidou o domínio dos latifúndios no Brasil, dificultando alcançar a sonhada reforma agrária. Na atualidade, o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) é o principal movimento de luta pela terra. Outro movimento social que ocorreu entre as décadas de 1950 e 1960, iniciado no estado de Pernambuco, com objetivos similares ao MST, foi denominado de

a) Liga dos Sindicatos.

b) Ligas Camponesas.

c) Ligas Sertanejas.

d) Ligas Operárias.

Gab: B

Questão 199)


Considere as afirmações a seguir sobre a produção agrícola brasileira e o agronegócio:

I. O agronegócio (agrobusiness) no Brasil é baseado em tecnologia e alta produtividade e é voltado, sobretudo, para o mercado externo/exportações.

II. A produção agrícola no Brasil é voltada, exclusivamente, para o abastecimento do mercado externo.

III. O trigo é um elemento básico na produção de vários alimentos para os brasileiros, e está garantido o seu abastecimento e auto-suficiência, pelo avanço das áreas de cultivo no país.

IV. A produção de grãos, como a soja, é considerada um dos principais produtos de exportação do Brasil.

É correto o que se afirma apenas em

a) I e II.

b) III e IV.

c) I e IV.

d) II e III.

Gab: C

Questão 200)


A agricultura foi uma atividade de expressão, no Brasil, desde o Período Colonial. Nas últimas décadas, ela foi, sem dúvida, o setor da economia que mais cresceu. Sobre a agricultura e o agronegócio brasileiros, é correto afirmar:

01. O bom resultado do agronegócio está relacionado, exclusivamente, aos altos preços das commodities.

02. A produção recorde de alimentos, ocorrida nos últimos anos, forçou a queda de preços no mercado interno, favorecendo a população de baixa renda.

03. O crescimento do agronegócio é uma realidade, gerando uma melhor distribuição de renda e diminuindo, significativamente, as desigualdades regionais no país.

04. O mercado interno, em função do baixo poder aquisitivo da população, é insignificante, se comparado ao mercado externo e, por isso, o último é priorizado pelos empresários do agronegócio.

05. A safra agrícola, na última década, dobrou de tamanho, e o país, atualmente, é um dos principais mercados de aviões pulverizadores de lavoura de todo planeta.

Gab: 05

Questão 201)


A partir dos anos sessenta do século XX, a agropecuária brasileira conhece a ação contínua de reestruturação, com a incorporação da ciência, da tecnologia e da informação à sua produção. A aplicação dos procedimentos e métodos técnicos e científicos, com objetivo da aumentar a produção e a produtividade da agropecuária, constitui a sua modernização.

Sobre os impactos socioespaciais da modernização na agropecuária brasileira é INCORRETO afirmar que:

a) aprofundou a concentração da terra e promoveu a proletarização dos trabalhadores rurais.

b) criou a dependência da agropecuária de bens e serviços fornecidos pelos setores secundário e terciário urbanos.

c) eliminou postos de trabalho no campo e criou a necessidade de mão-de-obra especializada para a

realização da produção agropecuária.

d) reconfigurou de maneira desigual o espaço agrário nacional, concentrando-se no Centro-Sul e apresentando-se pontualmente nas demais regiões.

e) originou os complexos agroindustriais, que eliminaram a produção de subsistência e o trabalho estacional do espaço agrário nacional.

Gab: E

Questão 202)


No mapa abaixo estão destacados e enumerados três arranjos espaciais agrícolas do Nordeste, nos quais a agricultura é praticada incorporando investimentos em pesquisa agronômica e tecnologias de ponta. Nesse contexto, representam o Nordeste agrícola moderno, que contrasta com o Nordeste agrícola tradicional, no qual se pratica uma agricultura rotineira e vulnerável aos azares climáticos.

clip_image020

Sobre esses arranjos espaciais agrícolas, leia as afirmações e marque a opção que contém as corretas.

I. O arranjo espacial agrícola 1 corresponde ao médio São Francisco. Nele, empresas agrícolas nacionais e transnacionais cultivam frutas para a exportação in natura.

II. O arranjo espacial agrícola 2 corresponde aos cerrados nordestinos. Nele se cultiva melão, banana, abacaxi etc. para exportação. O arranjo espacial agrícola 3 representa o Baixo Jaguaribe(CE)/Apodi (RN)/Açu (RN), invadido, principalmente, pela cultura mecanizada da soja.

III. Os arranjos espaciais agrícolas 1 (médio São Francisco) e 2 (vales do Jaguaribe(CE), Apodi (RN) e Açu (RN)) estão inseridos na área de domínio do bioma Caatinga. O arranjo espacial agrícola 3 se insere na área de domínio do Cerrado. Nessas áreas, a expansão da monocultura tem intensificado a destruição da biodiversidade desses biomas.

IV. A modernização da agricultura, nas três áreas, vem acirrando o processo de concentração da terra e agravando a privatização da terra e da água etc., dificultando, desse modo, o acesso da maioria dos pequenos agricultores aos dois principais fatores de produção da agricultura.

V. Nos três arranjos espaciais agrícolas, algumas cidades têm se desenvolvido atreladas às atividades agrícolas e agroindustriais circundantes, a exemplo de Petrolina (PE) e Limoeiro do Norte (CE), localizadas nos arranjos espaciais agrícolas 1 e 2, respectivamente; e Balsas (MA), Uruçuí (PI), Barreiras (BA) e Luis Eduardo Magalhães (BA), localizadas no arranjo espacial agrícola 3 .

Estão corretas:

a) I, II, III e IV.

b) I, II, IV e V.

c) I, II e III.

d) I, IV e V.

e) I, III, IV e V.

Gab: E

TEXTO: 5 - Comum à questão: 203

Como se sabe, a escravidão foi a primeira forma generalizada de relação de trabalho no campo brasileiro, e junto com ela também se desenvolveu o trabalho familiar camponês. Com o advento da expansão cafeeira, houve a passagem do trabalho escravo para o colonato e houve também, com a colonização oficial, a ocupação de parte das terras do Sul do país por trabalhadores camponeses. O avanço da industrialização e o crescimento urbano, por sua vez, criaram possibilidades históricas para o estabelecimento do trabalho assalariado (capitalista, portanto) no campo.

clip_image022

(OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. Agricultura brasileira. In: ROSS, Jurandyr Luciano Sanches (Org.).

Geografia do Brasil. São Paulo: EDUSP/FDE, 1995. cap. 8, p. 495.)

Questão 203)


Sobre as medidas de caráter econômico e jurídico adotadas a partir da introdução do trabalho livre na cafeicultura brasileira, julgue como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das seguintes afirmações:

I. Houve incentivo a um novo surto imigratório, sobretudo para o oeste paulista.

II. Houve transformação da terra em meio de produção, resultante do trabalho humano.

III. Foi promulgada a lei que introduzia a compra da terra como forma de acesso a ela.

A seqüência CORRETA de respostas, de cima para baixo, é:

a) V F V

b) V V V

c) F V V

d) F F V

e) V F F

Gab: A

Questão 204)


Apesar de serem muitas as formas de praticar a agricultura, todos os sistemas agrícolas têm três fatores comuns:

a) O capital, a terra e o trabalho.

b) Produção, o trabalho e a tecnologia.

c) A tecnologia, o mercado consumidor e o trabalho.

d) O capital, a tecnologia e o mercado consumidor.

e) O trabalho, o mercado consumidor e o preço único por produto.

Gab: A

Questão 205)


As plantações de soja ocupam, atualmente, cerca de 35% das áreas de lavoura no Brasil (IBGE, Produção Agrícola Municipal, 2006). Sobre a soja, é CORRETO afirmar:

a) A produção de soja se destina ao abastecimento interno, compondo, atualmente, uma das bases alimentares da população brasileira.

b) A expansão das lavouras de soja se fez com a intensa utilização de tecnologias agrícolas, tais como maquinários e insumos.

c) A expansão do cultivo da soja promove uma melhor distribuição de terras, pois é realizada por pequenos produtores rurais.

d) A soja é uma das principais commodities brasileiras, destinada, principalmente, à produção de biodiesel.

e) A produção de soja diminui a dependência das importações de grãos para consumo humano, contribuindo para o programa de segurança alimentar.

Gab: B

TEXTO: 6 - Comum à questão: 206

O homem se aproveita das formações vegetais litorâneas para a utilização da lenha e a extração de tanino para curtume, provocando, por vezes, o completo desaparecimento dessa vegetação. Esse desaparecimento é também facilitado pelas obras de aterro ao longo de trechos da costa. A fim de contrabalançar ou, pelo menos, minorar os prejuízos causados pela devastação dessa formação vegetal, pouco ou quase nada tem sido feito. De modo geral, quase todas as iniciativas em prol do reflorestamento são devidas a particulares. Cumpre salientar, porém, que, em geral, o que se pratica entre nós, especialmente por iniciativa privada, não representa um verdadeiro reflorestamento, mas, sim, um plantio com objetivos comerciais. As principais áreas replantadas o foram, quase sempre, a fim de assegurar matéria-prima necessária a determinados empreendimentos.

clip_image024

(ROMARIZ, Dora de Amarante. A vegetação. In: Azevedo, Aroldo do (Org.). Brasil: a

terra e o homem. 2. ed. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1972. v. I , cap. IX, p. 547. Adaptado.)

Questão 206)


No território do Espírito Santo, as situações mencionadas no Texto se manifestam:

a) na urbanização diferenciada das áreas litorâneas, que promove a contenção da impermeabilização do solo.

b) nos aterros realizados no município de Vitória, que se destinaram exclusivamente às instalações portuárias.

c) no cultivo do eucalipto em sistema de monocultura, que assegura matéria-prima para a indústria de papel e celulose.

d) nas unidades de conservação e corredores ecológicos, que garantem a preservação de toda faixa litorânea capixaba.

e) no aproveitamento do tanino do mangue vermelho na fabricação das panelas de barro artesanais, o que tem promovido a extinção desta espécie.

Gab: C

Questão 207)


Analise o gráfico.

Preços médios de terras no Brasil, em R$ por hectare

clip_image026

(Folha de S. Paulo, 19/07/2008, p. B1)

A análise do gráfico e os conhecimentos sobre o contexto econômico brasileiro permitem afirmar que

a) o aumento mundial da demanda de etanol da cana-deaçúcar foi fator decisivo para o aumento do valor das terras da Amazônia, área mais visada para a instalação de canaviais.

b) a transposição das águas do São Francisco e o incentivo ao cultivo de trigo foram fatores decisivos para a valorização das terras nas regiões Nordeste e Sul.

c) a instalação da hidrovia Araguaia-Tocantins valorizou as terras das regiões Centro-Oeste e Nordeste, maiores beneficiárias dessa nova rede de transportes.

d) a valorização das terras está relacionada à expansão do agronegócio e deve ter ocorrido, principalmente, nas regiões Norte e Centro-Oeste.

e) a necessidade de suprir de alimentos os centros urbanos deve ter valorizado as terras da região Sudeste onde estão situadas as maiores metrópoles brasileiras.

Gab: D

Questão 208)


A cultura do arroz vem tendo grande desenvolvimento no Nordeste em conseqüência da expansão do seu mercado, devida, em grande parte, ao crescimento da população urbana. No Nordeste, cultivam-se dois tipos de arroz, o de “sequeiro” e o de inundação. Cultura de ciclo vegetativo curto, mas que requer grandes tratos, sobretudo quando se trata de arroz de inundação, ela é feita sempre por pequenos proprietários, por ocupantes de terras devolutas e por agricultores sem terras, que o cultivam de parceria com os grandes e médios proprietários.”

(ANDRADE, Manoel Correia de. Geografia Econômica do Nordeste. São Paulo: Ed. Atlas, S/D)

Observe o mapa a seguir e identifique a(s) região(ões) onde o produto analisado no texto é cultivado mais intensamente.

clip_image028

a) 1.

b) Apenas na parte meridional da área 4.

c) 3.

d) 2 e 3.

e) 3 e 4.

Gab: A

Questão 209)


Leia o texto a seguir.

"A competitividade sistêmica é um importante fator no processo de abertura e do próprio desenvolvimento dos países. Nesse ponto, destaque-se que não houve uma adaptação macroeconômica da economia brasileira que propiciasse ao produtor local um ambiente equivalente aos concorrentes internacionais. Os “fatores de competitividade sistêmica” são desfavoráveis à produção local em comparação aos importados."

LACERDA, Antonio Corrêa de. O impacto da globalização na economia brasileira. São Paulo: Contexto, 1999p 117.

Considerando esse assunto, e seus conhecimentos, analise as afirmativas que constituem exemplos do mercado agropecuário a que se refere o texto.

I) A elevada taxa de juros básicos da economia brasileira está entre as maiores da média internacional, o que impede uma maior competitividade no mercado.

II) A tributação incidente sobre produção, trabalho e exportações é muito elevada, porém não impede a competitividade do produto brasileiro no exterior.

III) As exigências burocráticas impostas às empresas brasileiras representam enorme custo econômico ao país, desestimulando os investimentos privados na agroexportação.

Está(ão) correta(s):

a) apenas I.

b) apenas II e III.

c) apenas I e III.

d) apenas III.

e) I, II e III.

Gab: A

Questão 210)


O campo brasileiro tem passado por intensas transformações e disputas econômico-sociais nas últimas décadas. Sobre esse tema, foram feitas as seguintes afirmações.

I. O trabalho assalariado convive ainda hoje com relações de trabalho familiares camponesas (posseiros e arrendatários) e relações de peonagem ou “escravidão branca”.

II. A reforma agrária, apesar de assegurada na Constituição Federal vigente, até hoje tem sido um processo lento e ainda com pequenos resultados efetivos no país.

III. As grandes propriedades, caracterizadas por relações assalariadas e melhor nível tecnológico, são responsáveis pela maior parte da produção de alimentos da cesta básica nacional.

IV. A maior parte do crédito agropecuário, nos últimos 30 anos, se destinou a pequenos e médios camponeses, o que fez florescer a agropecuária tecnológica intensiva em várias regiões.

É correto afirmar o contido em

a) I, II, III e IV.

b) I, II e III, apenas.

c) I e II, apenas.

d) I e IV, apenas.

e) III e IV, apenas.

Gab: C

Questão 211)


A história da estrutura fundiária do espaço agrícola brasileiro registra inúmeros e violentos conflitos. No período da colonização, as principais vítimas foram os indígenas, expulsos de suas terras de sobrevivência. No quadro atual, a violência no campo é resultado dos seguintes fatores, EXCETO.

a) Atuação de grileiros no espaço agrário brasileiro.

b) Desemprego estrutural, resultante da mecanização do espaço agrário brasileiro.

c) Relações de trabalho igualitárias e humanizadas, com a prática de utilização de mão-de-obra escrava e infantil.

d) Histórica concentração fundiária.

Gab: C

Questão 212)


A produção canavieira vem se expandindo no Brasil devido à demanda por novos combustíveis e pela lucratividade do setor. Em Goiás, a expansão da produção canavieira está em ascensão: em 2007, existiam 15 usinas; em 2008, já eram 25 e a previsão, para 2009, é de implantação de mais 120 usinas. No entanto, vários estudos demonstram os impactos ambientais desta expansão. Ela atinge a qualidade do ar e do clima por causa da queima da palha da cana, do suprimento e da qualidade da água, bem como pela expansão da fronteira agrícola, diminuindo assim a biodiversidade e produzindo a contaminação do solo e dos recursos hídricos devido ao uso de fertilizantes e defensivos agrícolas. Outro impacto é o decorrente do desgaste do solo por causa das queimadas, do uso de fertilizantes e de defensivos agrícolas. Outros estudos apontam os impactos sociais sobre a população, tais como o emprego informal, as condições de trabalho desfavoráveis, a baixa remuneração e a deterioração da saúde coletiva.

Tendo em vista a expansão da produção canavieira em Goiás e seus impactos socioambientais, é CORRETO afirmar:

a) Os impactos ambientais da expansão da produção canavieira são relativamente pequenos e não comprometem seu prosseguimento e nem atingem negativamente a população e o desenvolvimento econômico e social, nem a curto, nem a longo prazos.

b) Os impactos ambientais produzidos pela expansão da produção canavieira são menores do que aqueles produzidos por outras monoculturas, tais como as culturas de soja e eucalipto, ou mesmo pela pecuária.

c) Os impactos ambientais geram novos problemas sociais, atingindo a saúde coletiva e a força de trabalho, gerando, a longo prazo, custos sociais e gastos estatais voltados para assistência médica e social.

d) Os impactos ambientais comprometem a expansão da produção canavieira, promovendo uma situação na qual se torna necessária uma nova monocultura em substituição a ela.

Gab: C

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis