terça-feira, 4 de julho de 2017

Exercícios África ENEM 2

Questão 17)


A África é um continente marcado pelos contrastes e teve sua história intimamente relacionada ao desenvolvimento econômico da Europa, durante

01. a utilização, pelo europeu, do modelo de escravidão africano e de sua modalidade de tráfico, na implantação do sistema colonial americano.

02. a penetração do elemento europeu no interior do continente a partir da expansão imperialista do século XIX, interessada na ampliação dos mercados e na aplicação do excedente de capital industrial.

03. a Segunda Guerra Mundial, contribuindo para o desenvolvimento autônomo das sociedades africanas, em função de os conflitos armados terem sido restritos ao continente europeu.

04. a Guerra Fria, quando se estabeleceu uma política desinteressada dos europeus e dos norte-americanos em relação a esse continente, devido ao fato de estarem focados nas suas divergências com a União Soviética.

05. o processo de descolonização, que estabeleceu por princípio o pan-africanismo, conquistada pela Unidade Africana, por meio de negociações pacíficas e de retorno de vantagens econômicas com a Inglaterra e a França.

Gab: 02

Questão 18)


“Durante o período do neocolonialismo, a África foi dividida em fronteiras artificiais de acordo com os interesses europeus. Portanto, grande parte dos conflitos existentes na África são originados por problemas de território, uma vez que as delimitações das fronteiras dos países africanos foram estabelecidas por colonizadores que não levaram em consideração a identidade e tradição tribal confrontando assim, as etnias dentro docontinente”.

(FERREIRA et all. ÁFRICA DE ONTEM, ÁFRICA DE HOJE,

RESQUÍCIOS DE PERMANÊNCIA? IN: Revista de História Contemporânea. Nº 2, maio out. 2008).

A partir do texto e da análise dos aspectos econômicos, políticos e sociais do continente africano, é correto afirmar que:

a) os colonizadores dividiram os territórios, segundo os interesses políticos e econômicos dos africanos, estabelecendo fronteiras artificiais, que eram, muitas vezes, a reunião em um mesmo território de grupos étnicos amigos ou aliados, daí o respeito às tradições e à história desses povos.

b) na época da Guerra Fria, começou a enfraquecer a luta pelo movimento de libertação nacional na África, devido às antigas potências colonialistas terem consolidado seu poder na 2ª Guerra Mundial e oferecerem várias alternativas de enriquecimento aos movimentos que lutavam pela independência.

c) ao fim da 2ª Guerra Mundial, um número significativo de etnias, que falavam mais de mil idiomas, conviviam no continente africano, que estava dividido em áreas de exploração colonial entre França, Itália, Portugal, Alemanha, Espanha, Bélgica e Grã-Bretanha e como as rivalidades tribais eram significativas, beneficiaram os europeus, que as estimulavam para melhor dominá-las.

d) os EUA e a ex-União Soviética, interessados em ampliarem suas influências no contexto da Guerra Fria, eram desfavoráveis aos projetos de descolonização e estimularam os movimentos de independência a lutar contra as divisões arbitrárias que os colonizadores europeus utilizaram no processo de definição das fronteiras africanas.

e) com o fim da Guerra Fria, as fronteiras artificiais estabelecidas pelos colonizadores foram redefinidas, adiando a tarefa de redesenhar politicamente o continente de acordo com as tradições e interesses africanos, o que promoveu a eclosão de uma série de conflitos entre as diversas etnias existentes no continente.

Gab: C

Questão 19)


Apartheid é um termo que define a política de segregação racial e territorial que tem como objetivo separar as diferentes “raças” existentes em um território. Até o início da década de 1990, o país em que esta política prevaleceu fortemente foi o (a)

a) Sudão.

b) África do Sul.

c) Namíbia.

d) República Popular do Congo.

Gab: B

Questão 20)


É um país jovem, em todos os sentidos: ficou independente na década de 1960 e cerca de 40% da população possui menos de 15 anos. Seu mercado consumidor é enorme: são 170 milhões de habitantes, com estimativa de chegar a 400 milhões em 2050. Sua população é composta por mais de 250 grupos étnicos, fato que contribui para a diversidade cultural, mas também é motivo de tensões e conflitos internos. Apesar do crescimento econômico da última década, uma boa parte da população ainda vive e trabalha em áreas rurais. As oportunidades de investimento são variadas, da infraestrutura aos bens de consumo, com destaque para a exploração mineral. Conflitos interétnicos e religiosos são desafios a serem enfrentados pelas empresas que desejam investir

a) na Nigéria.

b) no Timor Leste.

c) no México.

d) na China.

e) na Bolívia.

Gab: A

Questão 21)


Uma das contradições que afetam as sociedades africanas é a não correspondência entre as fronteiras territoriais dos diversos Estados-nacionais e as divisões entre grupos étnicos locais, como se observa no mapa abaixo:

clip_image002

Adaptado de OLIC, Nelson Basic; CANEPA, Beatriz.

África: terra, sociedades e conflitos. São Paulo: Moderna, 2012.

Na maioria dos países africanos, essa contradição provoca, principalmente, o seguinte efeito:

a) deficit comercial

b) instabilidade política

c) degradação ambiental

d) dependência financeira

Gab: B

Questão 22)


Autoridades nigerianas da área de saúde ainda tentam entrar em contato com passageiros e comissários dos dois aviões tomados pelo americano Patrick Sawyer, 40, morto após ser infectado pelo ebola. Das 59 pessoas, apenas 20 foram localizadas. Sawyer, que trabalhava na Libéria, um dos principais países afetados pela epidemia de ebola, teria contraído a doença de uma irmã, que também morreu. O americano tomou o primeiro voo na Libéria, pela Asky Airlines, mesmo apresentando os sintomas comuns da doença – vômito e diarreia. Ele então fez duas paradas – em Gana e Togo (onde mudou de avião)– e rumou para Lagos, capital da Nigéria. Na Nigéria, Sawyer permaneceu em quarentena em um hospital, mas não resistiu à doença e morreu na última sexta-feira (25).

Fonte: http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2014/07/29/americano-que-

morreu-por-ebola-tevecontato- com-59-pessoas-em-2-avioes.htm

O caso acima relatado trata de mais uma vítima do vírus Ebola no mundo. Tem-se discutido que o Continente Africano vem enfrentando o maior surto de Ebola desde o descobrimento da doença, em 1976. A Organização Mundial de Saúde já se pronunciou afirmando que tal epidemia de febre hemorrágica trata-se da maior já ocorrida quando da comparação em termos de extensão geográfica de pessoas afetadas por número de mortes. Considerando, então, o tema proposto é incorreto afirmar que

a) a Organização Mundial de Saúde enviou diversos profissionais de saúde para o território sujeito à epidemia, mas tais profissionais vem enfrentando diversas dificuldades para trabalhar em algumas regiões em razão da desconfiança da população nativa.

b) a Organização Mundial de Saúde é ligada a ONU e por isso todas as suas recomendações com relação à epidemia de Ebola devem ser obrigatoriamente cumpridas pelos países que se encontram em situação crítica da doença.

c) o surto do Ebola foi tido como uma das piores epidemias já ocorridas na África, mas a Organização Mundial de Saúde não chegou a realizar restrições com relação a voos, nem com relação ao fechamento de fronteiras terrestres.

d) no Brasil, a Anvisa já informou que seguirá as mesmas diretrizes da Organização Mundial de Saúde, inclusive no que diz respeito à detecção e isolamento de casos suspeitos.

e) alguns países decidiram fechar suas fronteiras terrestres para evitar uma propagação do surto do Ebola, dentre eles a Libéria.

Gab: B

Questão 23)


O continente africano é compreendido como uma unidade, no entanto é dotado de ampla diversidade étnicolinguistíca, religiosa e cultural. Devido a esses aspectos, a África comumente é chamada de "Duas Áfricas". Essa regionalização deve-se

a) ao fato de o norte do continente apresentar características árabes, mulçumanas e brancas, enquanto o sul apresenta características negras, cristã e animistas.

b) ao movimento segregacionista ocorrido na África do Sul, conhecido como Apartheid.

c) ao fato de terem ocorrido conflitos em Ruanda, entre Tutsis e Hutus.

d) ao fato de o sul do continente apresentar características árabes, mulçumanas e brancas, enquanto o norte apresenta características negras, cristãs e animistas.

e) ao fato da presença, no norte do continente, do Deserto do Saara, e no sul, a presença da Floresta Equatorial do Congo.

Gab: A

Questão 24)


A febre hemorrágica ebola é uma doença provocada por um vírus do mesmo nome, que foi inicialmente identificada às margens do rio Ebola. Em qual continente está situado esse rio?

a) América do Norte.

b) África.

c) Europa.

d) Ásia.

e) América do Sul.

Gab: B

Questão 25)


No mapa abaixo estão indicados por números três países do Continente Africano. Assinale a alternativa que apresenta corretamente a localização e características desses países.

clip_image004

a) Angola (1) e Moçambique (2) foram colonizados por franceses, enquanto a África do Sul (3) integra atualmente o NAFTA.

b) Angola (3) e Moçambique (1) foram colonizados por ingleses, enquanto a África do Sul (2) integra atualmente o G7.

c) Angola (1) e Moçambique (2) foram colonizados por portugueses, enquanto a África do Sul (3) integra atualmente os BRICS.

d) Angola (2) e Moçambique (3) foram colonizados por portugueses, enquanto a África do Sul (1) integra atualmente os BRICS.

Gab: C

Questão 26)


Observe o mapa a seguir:

clip_image006

Fonte: www.eatig2008.wordpress.com. (Adaptado)

A faixa destacada, apontada pela seta, corresponde CORRETAMENTE

a) ao território conhecido como Sahel, que possui baixos índices pluviométricos anuais, com incidência de secas e causas estruturais de crise alimentar, desnutrição de centenas de milhares de crianças, além de diversos conflitos religiosos e étnicos.

b) ao polo mais desenvolvido da economia da África. Está caracterizado atualmente como uma “zona em crise” e passou a ser chamado de Frost Belt pelo fato de uma parte de sua agroindústria não ter acompanhado o desenvolvimento tecnológico.

c) ao deserto do Kalahari, caracterizado pelo baixo grau de ocupação humana e pelos aspectos culturais bastante heterogêneos, com dialetos e costumes oriundos das diversas nações africanas e intensos conflitos armados entre grupos inter-raciais e religiosos.

d) à região do Saara Ocidental que possui médias pluviométricas bastante baixas e está localizada nas latitudes próximas ao Equador. Essa área se caracteriza pela implantação de sistemas de irrigação facilitados pelo afloramento de nascentes subterrâneas.

e) ao território dos bantustões, onde a fome atinge níveis alarmantes, ocasionada por secas periódicas. Essa região se notabiliza também por várias situações de instabilidade política e problemas causados pela migração de milhares de refugiados, vindos da África Oriental.

Gab: A

Questão 27)


Sobre a África, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

01. Países europeus mantiveram colônias na África até meados do século passado. A descolonização teve como marco histórico recente a independência de Gana, em 1957, sendo completada em 1990, originando os atuais países ou estados nacionais africanos.

02. O continente africano é o segundo maior do mundo em extensão geográfica, com seus 10.832.224 km², sendo superado pela América do Sul, que tem 12.984.126 km². Na divisão interna do continente africano, um terço do território é ocupado por florestas equatoriais, um terço por desertos e um terço por áreas utilizadas pela agricultura moderna.

04. Muitos dos países ou estados nacionais africanos têm seu território delimitado por fronteiras políticas artificiais, onde foram instalados, pelos colonizadores, grupos étnicos rivais. Ausência de fronteiras naturais e convivência forçada de povos de etnias e culturas diferentes têm sido causas de conflitos internos.

08. A regionalização com base em critério étnico ou cultural divide o continente em África Branca, ou Setentrional, formada predominantemente por povos árabes que professam o islamismo; e África Negra,ou Subsaariana, com população predominantemente negra e com multiplicidade religiosa.

16. A África, depois de cinco séculos de exploração colonial e nos seus 40 anos de descolonização, temconseguido conviver com regimes democráticos na maioria dos Estados Nacionais, graças, principalmente, aos recursos econômicos gerados pelo petróleo e aplicados em projetos culturais.

Gab: 13

Questão 28)


Sobre o continente africano, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

01. A grande diversidade étnica e cultural da África não impede a divisão do continente em dois grandes conjuntos separados pelo monte Everest: a África Meridional e a África Subsaariana.

02. Desde o século XVI, pelo menos, a África passou a integrar o sistema capitalista europeu com as feitorias comerciais portuguesas na costa do oceano Atlântico.

04. O rio Nilo foi considerado de importância fundamental para a formação do Egito antigo, devido às cheias de suas margens, cuja matéria orgânica era utilizada na agricultura.

08. As inovações tecnológicas desenvolvidas a partir dos anos 1970, que utilizam baixa quantidade de capital e mão de obra, fazem com que a extração de minérios e as exportações de petróleo em alguns países africanos percam importância.

16. A África é o único continente cortado pela linha do Equador e pelos trópicos de Câncer (23º27’N) e de Greenwich (0º).

32. A forma como foi explorado o continente, principalmente pelos países europeus, mais precisamente, desde o século XIX, após o Congresso de Berlim, é uma das explicações para os conflitos étnicos, culturais e religiosos.

Gab: 38

Questão 29)


clip_image008 clip_image010

Adaptado de HERGÉ. Tintim na África. Rio de Janeiro: Record, 1975.

Na década de 1930, foi publicada a primeira edição da história em quadrinhos em que o personagem

Tintim, um jovem repórter belga, faz uma expedição ao Congo, colônia do seu país na época.

Com base nas imagens e nos diálogos apresentados, nota-se que Tintim simbolizava as práticas de colonização europeia na África, associadas à política de:

a) integração étnica

b) ação civilizadora

c) cooperação militar

d) proteção ambiental

Gab: B

Questão 30)


clip_image012

Disponível em: <www.saltonsea.sdsu.edu>. Acesso em: 30 jul. 2012.

Das características da região destacada no cartograma acima, está correta a afirmação de que nela:

a) as doenças endêmicas estão sob controle público.

b) as savanas e florestas são predominantes.

c) as crises de fome são menos regulares.

d) os fluxos migratórios são intensos.

e) os rios de planalto são perenes.

Gab: D

Questão 31)


Dentre as transformações ocorridas no mundo a partir da década de 1990, destaca-se o aumento da mobilidade populacional, por meio de deslocamentos sob variados motivos – turismo, trabalho, fuga de situações de fome, de conflitos religiosos e étnicos, etc. No campo da saúde, essa situação teve grande impacto nos países mais pobres da África, pois, seus governos

a) passaram a ser pressionados pela ONU para que seus sistemas de saúde se tornassem compatíveis com os dos países desenvolvidos.

b) tiveram que passar a investir na saúde para atrair o turism internacional, cujas exigências nessa área incluem saneamento básico.

c) precisaram lidar com doenças novas e complexas, como a AIDS, mesmo sem conseguir erradicar doenças endêmicas, como a malária.

d) não conseguiriam atrair bons profissionais do exterior, porque precisavam investir a maior parte de seus recursos na saúde da população.

e) não conseguiram vencer a demanda por atestados de saúde dos imigrantes que chegaram em busca de trabalho.

Gab: C

Questão 32)


Observe abaixo a figura do continente africano com os países identificados pelos números de 1 a 5.

clip_image014

Fonte: <http://www.gangamacota.blogspot.com.br/ 2012/03/

africa-mapa-sem-escala-paracolorir. html>. Acesso em: 23 set. 2013.

No bloco superior abaixo, estão listados países do continente africano; no inferior, a paisagem desses países.

Associe adequadamente o bloco inferior ao superior.

(1) Namíbia

(2) Egito

(3) Congo

(4) Uganda

(5) Zâmbia

( ) A alta nebulosidade que se desenvolve sobre este país, em virtude da insolação intensa, propicia o desenvolvimento de uma floresta tropical bastante biodiversa.

( ) As águas frias do oceano, neste país, dificultam a formação de nuvens, criando condições para o surgimento de um deserto litorâneo.

( ) Este país, famoso pela paisagem desértica, tem 95% de seu território coberto por areias, em que a amplitude térmica é grande, oscilando entre 50 oC durante o dia e -5 oC à noite.

( ) O clima, neste país, é amenizado pela altitude e alterna estação chuvosa e seca. Tal característica justifica a cobertura de savanas sobre a maior parte do território, que abriga grande variedade de animais.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

a) 3 – 2 – 5 – 1.

b) 4 – 5 – 3 – 1.

c) 3 – 1 – 2 – 5.

d) 5 – 1 – 2 – 3.

e) 2 – 1 – 5 – 4.

Gab: C

Questão 33)


“A África é o segundo maior e mais populoso continente do mundo. É também o continente com maior número de conflitos duradouros em todo o planeta. De um total de 54 países que compõem a África, 24 encontram-se atualmente em guerra civil ou em conflitos armados”.

Fonte: Organização das Nações Unidas.

Relatório de conflitos no continente africano, 2012, s/p.

É correto afirmar que:

a) A dominação colonial americana impôs ao continente africano um processo de artificialização de fronteiras que provocou a unificação num mesmo território de povos historicamente rivais, causa da maioria dos conflitos no continente.

b) Os países africanos em guerra ficam na chamada África do Sul. A região é caracterizada pela pobreza, instabilidade política, economia precária, epidemias, baixos indicativos sociais e constantes embates entre governos e rebeldes.

c) Os povos africanos, vítimas históricas da fragmentação territorial construída pelo colonialismo europeu, convivem ainda com rivalidades de toda ordem, como demonstram as várias guerras regionais, exemplificadas no conflito de Ruanda. Esses conflitos internos têm como principais causas a falência do Estado, a batalha pelo controle do governo e a luta por autonomia dos grupos étnicos.

d) Com a ajuda humanitária, todos os países em guerra na África estão conseguindo se reconstruir economicamente, alterando, de forma efetiva, as condições de vida da população.

e) Na atualidade, com a independência política formal, o continente africano vivencia um avanço econômico e, consequentemente, um cessar nos conflitos internos.

Gab: C

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis