terça-feira, 4 de julho de 2017

Exercícios África ENEM 11

Questão 184)


Dentre os 50 países mais pobres do mundo, classificados segundo o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), 33 estão situados nessa região. Desnutrição, pobreza, analfabetismo e condições sanitárias precárias exemplificam o lado perverso da globalização, que amplia o crescimento das desigualdades no mundo.

Fonte: Adapt. http://www.monde-diplomatique.fr/cartes/pauvreteindimdv51

O texto refere-se:

a) ao Sudeste Asiático.

b) à Ásia Meridional.

c) à África Subsaariana.

d) à América Latina.

e) à África do Norte.

Gab: C

Questão 185)


"O continente condenado"

"África em chamas"

As manchetes que atualmente são publicadas sobre a África, como as apresentadas acima, expressam o trágico quadro sócio-econômico desse continente. Assinale a opção que NÃO inclui um aspecto desse quadro.

a) A baixa expectativa de vida de grande parte da população.

b) O número significativo de africanos contaminados com a Aids.

c) Os conflitos e guerras tribais envolvendo nações africanas.

d) As guerras civis estimuladas pelas potências imperialistas européias.

e) O contingente de africanos fora de seus países de origem, em busca de trabalho.

Gab: D

Questão 186)


Observe o mapa.

clip_image002

A porção hachurada no mapa retrata a área com predomínio

a) da população negra.

b) de atividades industriais.

c) da religião muçulmana.

d) de agroindústrias de produtos tropicais.

e) de imigrantes europeus e asiáticos.

Gab: C

Questão 187)


As alternativas abaixo apresentam comentários sobre diversos aspectos do continente africano. Assinale a alternativa em que o comentário NÃO esteja CORRETO:

a) Estão ali localizadas 69% das terras áridas do planeta. Do continente, 1/3 é desértico e outro 1/3 é coberto por florestas.

b) A chamada “África branca” localiza- se ao sul do continente, sendo separada por uma barreira natural: o deserto de Kalahari.

c) A economia africana é essencialmente agrícola, no entanto, 60% das terras cultivadas têm baixa produtividade.

d) Segundo a análise de técnicos da ONU, 33 dos 53 países do continente africano serão incapazes de se livrar do círculo vicioso da desintegração social e da miséria sem a ajuda da comunidade internacional.

e) Uma radiografia política do continente, nos três últimos anos, tem demonstrado que a instabilidade política de alguns países tem sido responsável por problemas na produção, distribuição e consumo de alimentos.

Gab: B

Questão 188)


Observe a figura abaixo:

clip_image004

(Fonte: Jornal O Estado de São Paulo, 19/04/2000. p. A 3)

A representação da África permite várias interpretações, como as que seguem abaixo:

I. A África chora a destruição das estruturas econômicas e sociais de suas antigas comunidades, decorrente da partilha colonial européia, oficializada pela Conferência de Berlim.

II. A lágrima, lembrando o formato de diamante, registra a pobreza de países africanos que possuem tal recurso. Em Angola, Congo ou Serra Leoa essas pedras tornaram-se motores de trabalho escravo, assassinato e colapso econômico.

III. Engrossada pelo lago Vitória, a lágrima alcança as proximidades de Zimbábue, país que enfrenta grave crise social, e de Moçambique, onde crianças desnutridas pagam com a vida a dívida externa do país.

IV. O cabelo trançado é uma alusão à população negra, predominante na porção setentrional do Continente.

V. As tranças, próximas umas das outras, indicam a elevada densidade demográfica na África do Norte.

Somente são verdadeiras as interpretações contidas em:

a) I, II e III.

b) II, III e IV.

c) I, III e V.

d) II, IV e V.

e) I, IV e V.

Gab: A

Questão 189)


Esta região, com uma população superior a 500 milhões de habitantes, tem a maior taxa de crescimento demográfico e a menor expectativa de vida do mundo. Dos 50 países mais pobres do planeta, 40 localizam-se nela.

O texto faz referência:

a) à África Negra.

b) aos países do Caribe.

c) ao Sudeste Asiático.

d) ao subcontinente Indiano.

e) à América Latina.

Gab: A

Questão 190)


A África não se contenta mais em ser infeliz. Ela é cada vez menos “visível”. Diríamos que “desertou” do mundo ou o mundo a esquece. Gostamos dela, mas viramos o rosto. Não compreendemos mais nada do que se passa neste continente. Renunciamos a acompanhar sua patética maldição. Diríamos que o mundo desenvolvido está “resignado com a África” como a África está “resignada consigo mesma.”

Gilles Lapouge - O Estado de São Paulo - 02/04/00

A dramática situação africana é agravada:

I. pelo crescimento da contaminação da população pelo vírus da AIDS, que atinge indiscriminadamente adultos homens e mulheres e crianças, o que tem provocado uma significativa redução da expectativa de vida.

II. pelas condições naturais, pois os climas desérticos e semiáridos caracterizam a totalidade do continente.

III. pelos governos ditatoriais e corruptos e pela economia primitiva, responsáveis pela pobreza crônica e pelos surtos periódicos de fome que atingem a maior parte dos países.

IV. pela divisão política baseada na existência de pequeno número de nações de grande extensão territorial.

São verdadeiros:

a) I, II, III e IV

b) apenas I, II e III

c) apenas I e III

d) apenas II e IV

e) apenas III e IV

Gab: C

Questão 191)


África Subsaariana - Principais indicadores sociais

clip_image006

Considerando as informações do quadro e a realidade que as sociedades da África Subsaariana têm vivido, pode-se assegurar:

a) O longo período das guerras de libertação colonial explica os péssimos indicadores de Uganda, Ruanda e Nigéria em termos da expectativa de vida e dos índices de analfabetismo da população.

b) Embora a África do Sul apresente os melhores indicadores, ainda persistem, no país, fortes desigualdades sociais em função do “recorte racial” econômico, diferenciando as condições de vida entre a minoria branca e a maioria negra.

c) Na África Subsaariana, a maioria dos países que se orientaram pelo modelo soviético de socialismo — a exemplo da República do Congo — conseguiram aliviar os mais sérios problemas socioeconômicos da região.

d) A descolonização mais recente da Nigéria e as violentas guerras civis em Angola respondem pelos indicadores sociais que, inclusive, são os menos favoráveis de toda a África Subsaariana.

e) A inserção subordinada do continente africano na globalização da economia obrigou os governos de Uganda e do Congo a concentrarem seus investimentos na extração e comercialização do petróleo, deixando de lado o bem-estar da população.

Gab: B

Questão 192)


Considere os seguintes dados de identificação de alguns territórios da África.

1. ..........: antiga colônia espanhola invadida pelo Marrocos.

2. ..........: pequeno país encravado em território sul-africano.

3. ..........: país da África Austral, rico em minério de cobre, cobalto e chumbo.

4. ..........: país de grande extensão territorial que permaneceu por quase 500 anos como colônia portuguesa.

5. ..........: país árabe, ex-colônia francesa, onde o turismo é uma das principais fontes de renda.

Assinale a alternativa que preenche corretamente, de cima para baixo, as lacunas acima.

a) Saara Ocidental, Suazilândia, África do Sul, Angola e Líbia.

b) Saara Ocidental, Lesoto, Zâmbia, Angola e Tunísia.

c) Saara Ocidental, Namíbia, Nigéria, Moçambique e Tunísia.

d) Mauritânia, Lesoto, África do Sul, Moçambique e Argélia.

e) Mauritânia, Namíbia, Zâmbia, Angola e Nigéria.

Gab: B

Questão 193)


A África é considerada um continente caracterizado por problemas de ordem natural, humana e econômica.

Todos os seguintes fatores contribuem para essa situação, EXCETO:

a) Concentração urbana no interior do continente, em megacidades, onde os investimentos no planejamento se têm mostrado pouco efetivos na solução dos problemas típicos dos grandes centro urbanos.

b) Exploração dos recursos naturais, que vem sendo feita de forma predatória, para atender às necessidades da população local ou realizada pelo capital estrangeiro, em detrimento dos interesses nacionais.

c) Interferência do componente étnico, que, acirrando as disputas pelo poder, conduz, alternadamente, diferentes grupos ao controle do Governo e dos recursos disponíveis, bem como ao desrespeito às demais etnias.

d) Produção de alimentos, que tem sido afetada tanto por desequilíbrios naturais e pela atuação humana, quanto pela estagnação técnica da agricultura e pela desorganização das formas tradicionais de uso da terra.

Gab: A

Questão 194)


Desde o século XVI, a África vinculou-se ao processo de desenvolvimento do capitalismo, civilizando a América com sua força de trabalho, ou derramando suas riquezas no mundo europeu. Atualmente, percebe-se um certo desligamento de parte do continente africano do fluxo de investimentos mundiais, o que demonstra que a África expressa, de alguma forma, o fracasso da modernização capitalista.

Indique duas razões que justifiquem esse fato.

Gab:

A herança do colonialismo pode ser apontada como um aspecto da “balcanização” existente no continente africano. Também guerras étnicas, multiplicidade de línguas e nações, exploração predatória dos recursos naturais (petróleo, pedras preciosas, exploração mineral de ouro e diamante), o socialismo em Angola e Moçambique são fatos que também demonstram o fracasso da modernização capitalista.

Questão 195)


INSTRUÇÃO: considere o mapa abaixo.

clip_image008

O país destacado no mapa, localizado ao Norte da Zâmbia, tem sofrido mudanças no seu perfil político, caracterizando transformações geopolíticas na África Central. O referido país é:

a) Angola.

b) República Democrática do Congo.

c) Tanzânia.

d) República Centro Africana.

e) República Popular do Congo.

Gab: B

Questão 196)


Observe o mapa e leia o texto seguinte.

clip_image010

“Esta região africana apresenta um relevo caracterizado pelo domínio de montanhas e estreitas planícies onde as secas prolongadas no verão e os invernos chuvosos caracterizam o clima. A população, predominantemente árabe e islâmica, dedica-se sobretudo ao cultivo de cereais e de frutas e à pecuária.”

O texto refere-se à região do mapa indicada com o número:

a) 1

b) 2

c) 3

d) 4

e) 5

Gab: B

Questão 197)


A África é cada vez menos “visível”. Diríamos que “desertou” do mundo ou o mundo a esqueceu. Gostamos dela, mas viramos o rosto. Não compreendemos mais nada do que se passa nesse continente.

(adap. Gilles Lapouge. Jornal O Estado de São Paulo. 2/04/2000.p. A 27.)

Assinale a alternativa que interpreta corretamente as idéias do texto acima:

a) Abandonada pela União Européia e pelos EUA, o Canadá constitui hoje a maior fonte de recursos para a África, inclusive intercedendo no BIRD para o perdão de sua dívida externa.

b) A África desertou do mundo desde a Conferência dos Países Não-Alinhados em Bandung, ocasião em que os países de sua porção meridional posicionaram-se contra o capitalismo e o socialismo.

c) A França e os Estados Unidos passaram a controlar a África Setentrional porque esta região é a mais pobre do continente e a que tem maior número de conflitos armados.

d) Após o fim da Guerra Fria, a perda de interesse político de algumas nações africanas que eram disputadas pelo bloco capitalista e socialista levou, nos anos 90, a um abandono do continente, principalmente da chamada África Negra.

e) A África é cada vez menos visível porque a fome, a miséria e as seitas religiosas contribuíram para reduzir sua taxa de crescimento demográfico, em torno de 3%, para menos de 1% ao ano.

Gab: D

Questão 198)


A violenta repressão das tropas governamentais do Bantustão de Ciskey às manifestações “anti-apartheid” promovidas pelo Congresso Nacional Africano (setembro-92) exemplifica a complexa realidade geopolítica da África do Sul. Com base nos conhecimentos desta região, pode-se afirmar:

00. Os Bantustões ou Pátrias tribais são territórios independentes dentro da África do Sul.

01. Uma das estratégias adotadas pela minoria branca para se manter no poder n África do Sul é o incentivo às disputas intertribais da população negra.

02. A quase totalidade dos Bantustões sobrevivem devido a ajuda financeira anual do Governo de Pretória.

03. O Congresso Nacional Africano, liderado por Nelson Mandela, luta para promover a completa independência dos Bantustões.

04. A África do Sul é um dos Estados-Membros da Organização da Unidade Africana.

Gab: ECCEE

Questão 199)


Sobre a África, assinale a alternativa incorreta.

a) A agricultura se dá, na maioria dos países, sob a forma de subsistência ou sob o regime de plantation.

b) A maior parte dos países exporta matérias-primas e produtos agrícolas e importa produtos manufaturados.

c) Devido à sua posição geográfica, assinale-se a presença dos climas equatorial, tropical, semi-árido, desértico e tropical mediterrâneo.

d) O continente é bastante fragmentado do ponto de vista político, e seu mapa político apresenta mais de cinqüenta estados nacionais independentes.

e) O traçado atual das fronteiras nacionais expressa divisões seculares, anteriores ao período da colonização européia.

Gab: E

Questão 200)


Assinale a alternativa incorreta sobre o continente africano.

a) A África detém grandes reservas minerais mas a exploração do subsolo está, em grande parte, sob a administração de companhias européias ou norte-americanas.

b) A África apresenta um sistema agrícola produtivos e diversificado devido às condições naturais bastante propícias.

c) Os graves problemas sanitários e habitacionais favorecem a incidência de doenças infecto-contagiosas.

d) O extrativismo animal ocupa relativa importância econômica regional, e entre os produtos se destacam o couro e peles e o marfim.

e) A escassez de capital, a falta de mão-de-obra técnica especializada e a insuficiência dos meios de transporte explicam em parte o quadro de subdesenvolvimento do continente.

Gab: B

Questão 201)


A situação atual do continente africano, objeto de preocupação de diversos organismos internacionais, está corretamente caracterizada em todas as alternativas, EXCETO em:

a) Incapacidade de atrair investimentos estrangeiros que se dirigem a outras regiões menos desenvolvidas do globo onde a mão-de-obra é mais qualificada.

b) Intensificação do bloqueio econômico imposto pelos grandes importadores de produtos primários, que visam forçar mudanças nas políticas sociais internas.

c) Intensificação dos conflitos tribais explicada, entre outros fatores, pelo acirramento da disputa pela posse dos meios de sobrevivência.

d) Intensificação dos desmatamentos, o que tem provocado uma expansão da área de incidência da seca.

Gab: B

Questão 202)


Sobre o Continente Africano, julgue os itens.

00. A pluviosidade na África é bem distribuída, sendo a principal responsável pela homogeneidade entre as paisagens africanas.

01. Após a Segunda Guerra Mundial, ocorreu na África um rápido processo de descolonização com a formação de cerca de quarenta novos países, segundo os interesses das ex-metrópoles européias. Esta divisão artificial das fronteiras acabou criando conflitos internos no continente africano, principalmente na África Meridional.

02. Na África do Sul, as leis do apartheit estabeleceram uma rígida integração entre negros, brancos e mestiços, portanto velhos conflitos tribais estão a caminho da extinção.

03. A ideologia da recolonização encontrou um terreno fértil para se desenvolver nos povos em busca de uma identidade. Como exemplo, pode-se citar a Ilha de Anjouan no leste da África, onde, atualmente, os separatistas lutam para a Ilha voltar a ser colônia francesa.

Gab: CCEC

Questão 203)


A formação histórica do continente africano gerou graves problemas, entre eles a fome. Segundo dados levantados pela ONU, 30 milhões de africanos podem morrer de desnutrição, apesar de mais da metade da população africana estar ocupada na agricultura.

Explica a insuficiência de alimentos na África:

a) baixa produtividade da agricultura destinada ao mercado interno

b) clima árido, que não permite a produção agrícola

c) ausência de integração territorial, impossibilitando a distribuição de alimentos

d) ocorrência de solos de baixa fertilidade natural, impedindo práticas agrícolas

Gab: A

Questão 204)


Conforme indica o mapa abaixo, vários trechos de fronteira que separam os países africanos foram traçados em linha reta. Em muitos casos essas fronteiras dividem, em Estados diferentes, povos com a mesma identidade cultural.

clip_image012

Conforme o enunciado anterior, e observando o mapa, é correto afirmar que:

01. entre as principais nações colonizadoras da África, e que foram responsáveis pelo estabelecimento das fronteiras entre os países do continente, merecem destaque a Inglaterra, Portugal, Estados Unidos e a ex-União Soviética.

02. o principal processo responsável pela atual configuração territorial da África foi o colonialismo europeu do século XIX e início do século XX.

04. a divisão em Estados diferentes, de povos com a mesma identidade cultural, faz com que países como Angola, Moçambique e Zâmbia, onde o idioma é o português, lutem pelo processo de unificação política entre as suas nações, desde que deixaram de ser colônias de Portugal.

08. em razão da configuração territorial atual, povos com idiomas e costumes diferentes, às vezes até inimigos tradicionais, acabaram ficando no mesmo território. Um exemplo típico dessa situação refere-se às etnias tutsi e hutus de Ruanda, que recentemente entraram em conflito no país.

16. a única nação africana que possui uma unidade de povo com idioma e costumes em comum é a África do Sul. Por causa dessa unidade cultural o país é considerado o mais desenvolvido economicamente no continente.

32. as potências colonizadoras dividiram a África entre si, estabelecendo fronteiras sem levar em conta os interesses dos povos africanos.

Gab: 42

Questão 205)


Nos últimos anos deste século, principalmente a partir de 1970, entramos na chamada Terceira Revolução Industrial ou Revolução Técnico-Científica. Comente, de forma sintética, os principais ramos industriais desta Terceira Revolução.

Gab:

As indústrias apresentam tecnologia avançada. Seus principais ramos industriais são: informática e robótica (computadores e substituição da mão-de-obra por máquinas inteligentes ou robôs); telecomunicações; química fina; biotecnologia e suas aplicações, especialmente na engenharia genética, na indústria farmacêutica, na medicina, na agricultura, nas matérias-primas de origem orgânica; indústria de alimentos (novos adoçantes, aromas, fermentos, etc.). Estão também sendo intensificadas as pesquisas para a produção de novas fontes de energia (solar, origem orgânica, marés, etc.).

Questão 206)


Com relação à África Tropical, NÃO podemos afirmar que:

a) A instalação do sistema de plantation, nas áreas onde as condições para a agricultura eram mais favoráveis, desarticulou a produção agrícola de subsistência.

b) A extroversão da economia no período pós-colonial aprofundou as diferenças regionais.

c) A desvalorização dos produtos primários no mercado mundial agravou a fragilidade das economias nacionais.

d) A homogeneidade étnica criou uma identidade cultural e uma estabilidade política que dificultaram a dominação externa.

e) O crescimento demográfico foi acompanhado por uma crescente urbanização, o que aumentou o desemprego, a exclusão e as tensões sociais.

Gab: D

Questão 207)


Considere as afirmações abaixo, relativas ao Sahel, região africana.

I. Sahel, região de transição entre o deserto do Saara e as florestas tropicais africanas, e densamente povoado e tem a sua economia baseada na agricultura de exportação e na exploração petrolífera.

II. Sahel e a faixa de terras semi-áridas que se estende ao sul do Saara, desde a costa do oceano Atlântico ate o oceano Indico. No Sahel, a conjunção de secas com a diminuição da fertilidade agrícola tem gerado dramáticas situações de fome.

III. A população do Sahel caracteriza-se pela majoritária origem árabe, pela religião islâmica, pelo nomadismo e pela predominância de um mesmo idioma.

Quais estão corretas?

a) Apenas I.

b) Apenas II.

c) Apenas III.

d) Apenas I e II.

e) Apenas II e III.

Gab: B

Questão 208)


Coloque Verdadeiro ou Falso

A crise de fome e miséria que vive o Continente Africano há décadas é conseqüência de determinados fatores, como por exemplo:

( ) A herança da denominação colonial e o modelo de colonização imposto pelas metrópoles européias para o Continente Africano no final do século XIX.

( ) O modelo agrícola atual que é voltado para a produção e exportação de produtos tropicais, onde são utilizados os solos mais férteis.

( ) O clima árido, a ausência de solos férteis e o desinteresse dos nativos pelo trabalho.

( ) Conflitos étnicos e guerra civis, muitas vezes estimulados por grupos econômicos e pela indústria armamentista.

( ) O descaso e desinteresse das nações mais ricas em ajudar os países africanos de fora séria e eficiente.

A seqüência correta é:

a) FVVFV

b) VFFVV

c) VVFVV

d) FVFVF

e) VFVFF

Gab: C

Questão 209)


A partir da leitura do mapa:

clip_image014

a) explique a economia desta porção do território africano;

b) aponte duas justificativas para essa organização econômica.

Gab:

a) economia baseada no plantation e mineração/exportação;

b) modelo colonial implantado na áfrica;

-presença de capital externo no controle da economia.

Questão 210)


A OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou nesta sexta-feira (8) que o surto na África Ocidental é uma emergência de saúde pública internacional, que exige uma resposta extraordinária para ser contido.

A OMS anunciou que o surto é preocupante o suficiente para merecer ser declarado uma emergência de saúde internacional. A organização declarou estado semelhante para a pandemia de gripe suína em 2009 e para a pólio, em maio. Fonte: http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/ redacao/2014/08/08/oms-declara-emergencia- -internacional-por-surto-.htm. (Acesso: 08/08/2014).

Fonte: http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/ redacao/2014/08/08/

oms-declara-emergencia- -internacional-por-surto-.htm. (Acesso: 08/08/2014).

A matéria trata do surto provocado pelo (a):

a) HIV

b) HN1

c) Ebola

d) Gripe aviária

e) Hepatite

Gab: C

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis