terça-feira, 4 de julho de 2017

Exercícios África ENEM 1

Questão 01)

O Ministério das Relações Exteriores chinês, no dia 31 de outubro, respondendo a um apelo da ONU por um maior esforço mundial contra o ebola na África Ocidental, anunciou que a China enviará uma unidade de elite do Exército Popular de Libertação para ajudar a Libéria a combater o vírus.

Folha de S.Paulo, Caderno Mundo, 31/10/2014 (com adaptações).

Tendo como referência esse texto, assinale a opção correta.

a) Libéria, Costa do Marfim e África do Sul são os países mais atingidos pelo pior surto de ebola já registrado na história.

b) A China, uma das principais economias emergentes do planeta, tem liderado o apoio ao combate do vírus ebola.

c) A China, o maior parceiro comercial da África, tem tirado proveito dos recursos naturais do continente africano para sustentar seu próprio crescimento econômico ao longo das últimas décadas.

d) Os Estados Unidos da América têm negligenciado a solicitação internacional de impedir o alastramento do ebola, que já matou milhares de pessoas.

Gab: C

TEXTO: 1 - Comuns às questões: 2, 3


Observe o mapa e leia o texto.

clip_image002

“Uma epidemia fora de controle preocupa até quem está a quilômetros de distância, do outro lado do oceano. O atual surto de ebola que ocorre na África se espalha rapidamente sem respeitar fronteiras nacionais e já é o maior da história. Na Guiné, na Libéria, em Serra Leoa e na Nigéria, já fez mais de 1.700 vítimas e provocou 932 mortes em menos de um mês. Mas será que a doença pode chegar ao Brasil?”

Sofia Moutinho. “Ebola: motivo de preocupação no Brasil?”, in Ciência Hoje, 14.08.2014.

http://cienciahoje.uol.com.br/noticias/

Questão 02)


A partir do mapa, do texto e de seus conhecimentos, pode-se afirmar que

a) o crescimento do número de pessoas infectadas pelo vírus ebola, na África, é resultado da forte expansão econômicofinanceira da região.

b) a expansão da atual epidemia de ebola na África deve-se à ausência de laboratórios e de centros de tratamento e pesquisa sobre a doença no continente africano.

c) o aumento dos casos registrados de ebola pode ser considerado preocupante, mas ainda não se justifica o desenvolvimento de ações internacionais de combate à doença.

d) a maioria dos recentes casos de ebola ocorreu em países da costa Atlântica da África, mas existe risco de expansão da doença para outras áreas, dentro e fora do continente africano.

e) a febre hemorrágica ebola pode ser tratada e curada cirurgicamente, mas os países que enfrentam os maiores surtos não têm recursos financeiros, nem apoio internacional para atender a população infectada.

Gab: D

Questão 03)


Assinale a alternativa correta.

a) As primeiras epidemias de ebola ocorreram no continente africano, durante o processo de descolonização, nas décadas de 1940 e 1950, e foram provocadas pelas guerras e pela miséria.

b) A febre hemorrágica ebola assumiu a condição de pandemia nos anos 1980, tendo atingido todos os continentes e provocado mortes na Austrália, na Espanha, nos Estados Unidos e no Brasil.

c) A primeira epidemia de ebola foi registrada em 1976 e, atualmente, teme-se que a doença se espalhe para qualquer parte do planeta, temor justificado por recentes casos nos Estados Unidos.

d) As primeiras epidemias de ebola na África foram provocadas pela introdução do vírus no continente,levado por colonizadores europeus, no decorrer do século XIX.

e) A doença provocada pelo vírus ebola manifestouse, pela primeira vez, em 1995, no Congo, e todos os casos registrados, desde então, ocorreram em países da costa oriental do continente africano.

Gab: C

Questão 04)


“O conflito de Darfur é um conflito armado em andamento na região de Darfur, no oeste do Sudão, que opõe principalmente os Janjaweed (milicianos recrutados entre os baggara) e os povos não-árabes da região. O governo sudanês, liderado pelo general Omar Hassan AL-Bashir, embora negue publicamente que apóia os Janjaweed, tem fornecido armas e assistência”.

“ A Criação do Estado Independente do Sudão do Sul é realizada após 12 anos de guerra civil e deixou 1,5 milhão de mortos. Em janeiro de 2011, 99% dos eleitores do Sudão do Sul votaram a favor da separação da região”.

Disponível em http://www.oficinadoestudante.com.br/site_novo/ tira-duvidas.php?codigo=2708

Acesso em: 30 ago. 2014

clip_image004

Disponível em http://unpolicebrasil.blogspot.com.br/2012/07/ sudao-do-sul-1-aniversario-de.html Acesso em : 30 ago. 2014

Os conflitos na região descrita no mapa acima já provocaram muitas mortes.

Sobre estes conflitos, é correto afirmar que

I. o conflito que resultou na divisão do Sudão em 2011 ocorreu entre o Norte (cristão e animista) e o Sul (árabe e muçulmano).

II. o conflito na região de Darfur é de natureza étnico-cultural.

III. o Sudão do Sul nasceu em 2011 como um dos países mais pobres do mundo, com a maior taxa de mortalidade materna, com a maioria das crianças fora da escola e com um índice de analfabetismo que chega em 84% entre as mulheres.

IV. a maior parte dos campos petrolíferos concentra-se no Sudão do Sul próximo à fronteira. Já as refinarias localizam-se no Sudão do Norte, e os oleodutos atravessam o Norte para o petróleo ser exportado através do Mar Vermelho. Estes fatores têm levado a instabilidades na região, e analistas temem a retomada da guerra civil.

Estão corretas apenas

a) II e IV.

b) I, II e III.

c) I, II e IV.

d) I, III e IV.

e) II, III e IV.

Gab: E

Questão 05)


“A única arma para melhorar o Planeta é a Educação com ética. Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor da pele, por sua origem, ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar”.

O pensamento acima foi manifestado por Nelson Mandela, uma das maiores personalidades políticas do século XX, falecido em 5 de dezembro de 2013. Nascido na África do Sul, um dos maiores produtores mundiais de metais preciosos, Mandela foi líder do movimento contra o Apartheid. Condenado em 1964 à prisão perpétua, foi libertado em 1990, depois de grande pressão internacional. Recebeu o Prêmio Nobel da Paz, em dezembro de 1993, pela sua luta contra o regime de segregação racial e, em 1994, foi eleito o primeiro presidente negro daquele país. Seu governo foi marcado pela forte tentativa de unificação da sociedade, dividida entre brancos e negros, e pela ausência de revanchismo dos negros sobre a elite branca que sempre os oprimiu e que manteve Mandela preso por 27 anos.

Partindo das informações apresentadas, é correto afirmar que

a) o território Sul-africano destaca-se como um dos principais produtores mundiais de petróleo, uma vez que contém parte do deserto do Saara e faz limite com a Região do Oriente Médio.

b) o Apartheid foi uma política oficial de segregação racial dos governos Sul-africanos. Nela, os negros eram impedidos de participar da vida política do país e eram obrigados a viver em zonas residenciais específicas.

c) a África do Sul foi uma região dominada por colonizadores de origem francesa e norte-americana, tornando-se oficialmente independente após a 1ª Guerra Mundial, no contexto do processo de descolonização da África e da Ásia, com importante participação de Mahatma Gandhi.

d) o rosto de Nelson Mandela foi exaustivamente reproduzido em intervenções artísticas da Pop Art, onde os ídolos cultuados pela sociedade no século XX são imagens despersonalizadas e sem consistência.

e) a extração de ouro é uma das principais atividades econômicas da África do Sul. Supondo que durante o período em que Mandela esteve preso tenha sido extraído 64 m3, isso teria permitido construir um cubo de ouro maciço com 6 m de aresta.

Gab: B

Questão 06)


clip_image006

Disponível em: <www.pordentrodaafrica.com>

Acesso em: 19 set. 2014.

Sobre o continente africano, é CORRETO afirmar que:

01. é um continente cuja população urbana é superior à rural, considerando que a indústria é a atividade econômica predominante.

02. mesmo com enormes riquezas naturais, em sua maior parte é um continente pobre e subdesenvolvido que apresenta baixos índices de desenvolvimento econômico.

04. a origem dos baixos índices de desenvolvimento econômico e social no continente tem raízes históricas, relacionadas às ocupações e à expropriação de riquezas por parte de vários países europeus desde pelo menos o século XV.

08. a maior parte dos países que formam o continente teve suas fronteiras traçadas por países colonizadores que não se preocuparam com as culturas das diversas etnias nem com o uso de seus territórios.

16. os problemas sociais dos países africanos são resultado da forma de organização política e econômica, baseada em culturas ancestrais, e do isolamento do mundo ocidental.

32. a Revolução Técnico-Científico-Informacional, ocorrida na Europa oriental, motivou vários países europeus a explorar matérias-primas no continente, especialmente minérios, fundamentais para a produção industrial.

Gab: 14

Questão 07)


Não há livro didático, prova de vestibular ou resposta correta do Enem que não atribua a miséria e os conflitos internos da África a um fator principal: a partilha do continente africano pelos europeus. Essas fronteiras teriam acotovelado no mesmo território diversas nações e grupos étnicos, fazendo o caos imperar na África. Porém, guerras entre nações rivais e disputas pela sucessão de tronos existiam muito antes de os europeus atingirem o interior da África. Graves conflitos étnicos aconteceram também em países que tiveram suas fronteiras mantidas pelos governos europeus. É incrível que uma teoria tão frágil e generalista tenha durado tanto – provavelmente isso acontece porque ela serve para alimentar a condescendência de quem toma os africanos como “bons selvagens” e tenta isentá-los da responsabilidade por seus problemas.

(Leandro Narloch. Guia politicamente incorreto da história do mundo, 2013. Adaptado.)

A partir da leitura do texto, é correto afirmar que:

a) as desigualdades sociais e econômicas no mundo atual originam-se exclusivamente das contradições materiais do capitalismo.

b) o conhecimento histórico que privilegia a “óptica dos vencidos” apresenta um grau superior de objetividade científica.

c) na relação entre diferentes etnias, o etnocentrismo é um fenômeno antropológico exclusivo dos países ocidentais modernos.

d) para explicar a existência dos atuais conflitos étnicos na África, é necessário resgatar os pressupostos da ideologia colonialista.

e) a tese filosófica sobre um “estado de natureza” livre e pacífico é insuficiente para explicar os conflitos étnicos atuais na África.

Gab: E

Questão 08)


“No final da semana passada a epidemia de ebola na África do Oeste atingiu uma cifra sinistra. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o número de mortos pela doença ultrapassou 3 mil pessoas, num total de 6.574 casos suspeitos ou confirmados. Um estudo feito pelos Centers for Disease Control (CDC), rede de órgão do governo americano, cuja sede se encontra perto de Atlanta, indica que a cada 30 dias o número de novos casos diários de ebola triplica. Na hipótese mais pessimista haveria 1,4 milhões de pessoas contaminadas na África do Oeste, no próximo mês de janeiro.”

(Luiz Felipe de ALENCASTRO. O ebola é um desafio da saúde pública no

século 21.http://noticias.uol.com.br/blogs-ecolunas/ coluna/luiz-felipe-alencastro

/2014/09/29/o-ebola-e-umdesafio- da-saude-publica-no-seculo-21.htm, 29/09/2014)

Considerando essa epidemia e as condições geográficas das regiões onde ela se origina pode ser afirmado que

a) ela está restrita apenas às zonas rurais e mais florestadas (que no caso da África são bastante habitadas), pois seus agentes transmissores não sobrevivem em ambientes urbanos.

b) a falta de meios e ações preventivas, assim como de assistência nas concentrações urbanas dos países do oeste africano, aumenta o risco de a epidemia ganhar outras localidades do planeta.

c) a baixa conexão entre a África e outros continentes, que implica uma movimentação mínima das pessoas desses países, diminui o risco de essa epidemia atingir outras partes do mundo.

d) essa doença é própria dos climas tropicais e sua área possível de expansão terá de ter as mesmas características, o que elimina os riscos dessa epidemia no hemisfério norte temperado.

e) ela está confinada a apenas alguns países africanos, pois a circulação intracontinental é ínfima por falta de ligações geográficas, logo não há risco de essa doença se espalhar no continente.

Gab: B

Questão 09)


Leia a matéria e observe o mapa de regionalização africana.

Após décadas de um suposto controle do vírus ebola, em agosto passado, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a nova epidemia como uma emergência pública internacional. Este é o surto mais longo desde a sua descoberta, em 1976.

Revista Espaço Aberto USP, nº 167. USP. São Paulo, COSEAS?USP< 2014.

clip_image008

A região mais atingida pela epidemia retratada na matéria é:

a) África setentrional.

b) África ocidental.

c) África central.

d) África meridional.

e) África oriental

Gab: B

Questão 10)


A África tem sido palco de inúmeros problemas sociais e econômicos nos últimos anos. Observe o mapa a seguir:

clip_image010

A respeito das áreas assinaladas no mapa, é correto afirmar que

a) a área 1 indica os países Guiné, Serra Leoa e Libéria, onde o surto do ebola continua a se proliferar de maneira alarmante, colocando, segundo a OMS, um sério risco para a segurança sanitária global.

b) a área 2 assinala a Nigéria, o país mais populoso da África, onde encontra-se a maior população muçulmana em guerra, lutando pelo separatismo entre sunitas e xiitas.

c) a área 3 indica o país República Democrática do Congo, onde durante a guerra, teve origem a doença ebola, a partir de morcegos frugíveros encontrados nas cavernas do deserto do Calaari.

d) a área 4 assinala o Egito, onde a queda do governo do Hamas provocou a expansão rápida do califado ISIS.

e) a área 5 indica a África do Sul, que apresenta IDH muito elevado, destacando-se pela crescente urbanização e pelo parque industrial, que permitiram sua entrada no bloco da Aliança do Pacífico.

Gab: A

Questão 11)


A existência nacional da Libéria está “seriamente ameaçada” pelo vírus mortal do Ebola, que está “se espalhando como fogo e devorando tudo em seu caminho”, disse o ministro da Defesa do país ao Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) nesta terça-feira [09/09/2014].

http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/ebola-ameaca-

seriamente-a-existencia-da-liberia-diz-ministro

Sobre esse tema, é correto afirmar:

a) A epidemia está presente em países como Libéria, Guiné e Serra Leoa, mas a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou que se trata de um problema da região e que não há risco de disseminação internacional.

b) Na Libéria, os efeitos da atual epidemia de Ebola se fazem sentir não apenas na infraestrutura do sistema de saúde, já sobrecarregada, mas também na segurança pública e no conjunto da economia.

c) Contrariando recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), a Libéria se recusou a estabelecer áreas de quarentena e a impor toque de recolher, fato que aumenta as possibilidades de contaminação.

d) Por causa da epidemia, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomendou a suspensão de viagens aéreas para a Libéria e demais países afetados, mesmo de aviões de carga que levem alimentos e remédios.

e) Apesar da epidemia, nenhum país africano fechou fronteiras ou adotou restrições comerciais com as áreas atingidas, seguindo orientações da União Africana (UA).

Gab: B

Questão 12)


Observe a figura e leia os textos a seguir.

clip_image012

Disponível em: <http://www.worldpressphoto.org/content/2014-

photo-contest-press-kit-john-stanmeyer>. Acesso em: 2 set. 2014.

A massificação dos celulares é um fenômeno vivido em toda a África. Em grande parte dos países africanos, o acesso aos telefones móveis é maior que à energia elétrica. (...)

Disponível em:<http://operamundi.uol.com.br/conteudo/entrevistas/16516/

celulares+sao+cada+vez+mais+importantes+na +africa+diz+ativista+da+

freedomfone.shtml>. Acesso em: 3 set. 2014.

a) Por que o continente africano é o mercado de celulares que mais cresce no mundo?

Gab:

a) Espera-se que o candidato apresente os seguintes fatores:

- O baixo custo do aparelho e dos serviços (muito menor que no Brasil), os celulares se transformaram em uma das poucas opções de comunicação disponíveis e assumiram diversas funções: desde realizar pequenas operações bancárias até para receber recomendações médicas.

- Os celulares estão se tornando cada vez mais importantes, principalmente nas áreas rurais e remotas. Há lugares onde não existe nem telefonia fixa, mas existe sinal de celular, que se transforma na única ferramenta disponível para se comunicar com o resto do mundo, para microfinanças e operações bancárias e na saúde.

- Os celulares têm suas limitações, mas são a mídia mais acessada e o canal mais adequado para fornecer informações para as pessoas. Então podem ser usados para promover ativismo, mobilizar.

- Na África, por exemplo, a popularização de telefones móveis representa a possibilidade de trocar mensagens, chamar ajuda médica em lugares ermos.

- A evolução da tecnologia da informação, principalmente móvel, pode acabar com o isolamento em lugares como a África.

- Entre 2005 e 2010, o uso de celulares na África aumentou 400%, e isso não significa só gente conversando, também quer dizer mais dinheiro entrando: aumento na penetração dos telefones móveis resultam num crescimento de 0,6% na economia local.

- O que aumenta o uso de celular na África é também o baixo custo de instalação das redes, se comparado ao lucro que se tem com os novos usuários.

TEXTO: 2 - Comum à questão: 13

Um dos traços marcantes da história das últimas décadas é a caminhada acelerada rumo ao mundo globalizado. De forma ampla, a palavra globalização indica o avanço do tempo histórico, resultante da expansão da economia de mercado e da intensificação do comércio. Na base desse processo está o aumento da velocidade das comunicações e dos transportes, devido, sobretudo, ao extraordinário desenvolvimento da tecnologia. De acordo com o geógrafo Milton Santos, “a globalização constitui o estágio supremo da internacionalização, a amplificação em sistema-mundo de todos os lugares e de todos os indivíduos, embora em graus diversos”.

Fonte: ARRUDA, J. J. de A.; PILETTI, N. Toda a história: história geral e história do Brasil.

11. ed. São Paulo: Ática, 2002. p. 470. (Parcial e adaptado.)

Eixo temático “Globalização”

Questão 13)


O intenso fluxo de um número cada vez maior de pessoas transitando por diversas nações do mundo em períodos cada vez mais rápidos fez com que a disseminação de um patógeno pudesse se tornar mais rápida e fácil. Esse processo pode culminar em um surto epidêmico e até mesmo em uma pandemia, caso a doença se espalhe por uma área geograficamente extensa.

Em 2014, o mundo deparou-se com o maior aparecimento repentino de ebola já registrado na história, desde que essa doença foi descoberta em meados da década de 1970. O surto teve início no mês de março e se espalhou rapidamente por vários países do Continente Africano. Até o mês de agosto, mais de 1.500 pessoas morreram, como mostra a Figura 1. Pesquisadores do Instituto Pasteur trabalham atualmente em duas vacinas, que devem ser testadas em seres humanos até o final de 2015.

Disponível em: <http://www.clickideia.com.br/portal/mostrarConteudo.php?idPagina=35190>

<http://www1.folha.uol.com.br/bbc/2015/01/1582101-virus-do-ebola-pode-ter-ficado-

maiscontagioso-advertem-cientistas.shtml.> Acesso em: 25 fev. 15. (Adaptado.)

clip_image014

Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2014/08/1507822-

senegal-confirma-primeiro-caso-de-ebola-no-pais.shtml>. Acesso em: 25 fev. 15.

Tendo como referência as informações apresentadas no texto acima e na Figura 1, assinale a alternativa correta.

a) O ebola é uma doença com alta taxa de mortalidade, provocada por uma bactéria, que pode ser transmitido por meio do contato direto com sangue, secreções e fluidos corporais de uma pessoa contaminada.

b) A Guiné, de acordo com as informações apresentadas na Figura 1, foi o país que teve o maior percentual de mortes em relação ao número de casos de ebola, de março a agosto de 2014.

c) O baixo desenvolvimento econômico, associado às altas taxas de analfabetismo das regiões Sul e Nordeste do Continente Africano, contribui para que essas duas regiões detenham os piores índices de incidência do ebola, como mostra a Figura 1.

d) O Continente Africano, por possuir grandes reservas minerais, faz com que uma parcela razoável da sua população trabalhe em minas e, portanto, esteja suscetível à contaminação por mercúrio, um metal de transição interna que afeta diretamente o sistema imunológico, aumentando a produção de leucócitos e, consequentemente, a rápida proliferação de doenças.

e) As vacinas e os soros são métodos de imunização ativa que contêm, em sua composição, anticorpos contra o agente infeccioso.

Gab: B

Questão 14)


Chefes de Estado prestam homenagem no enterro de Mandela

Presidente Obama disse que Nelson Mandela ensinou ao mundo o poder da ação e o poder das ideias. "Foi preciso um homem como Mandela não apenas para libertar os prisioneiros, mas também para libertar seus captores."

"Da mesma forma que os sul-africanos choram nos seus cantos 'Madiba' e 'Nelson Mandela', nós, a nação brasileira, que trazemos o sangue africano nas nossas veias choramos o exemplo deste grande líder que faz parte do panteão da humanidade", diz Dilma Rousseff e encerra seu discurso: "Viva Mandela para sempre.”

Disponível em: http://www.bbc.co.uk. Acesso em: 10 dez. 2013 (adaptado).

As homenagens a Nelson Mandela ressaltam

a) a importância da unificação da África do Sul em torno de um líder que soube sufocar as rebeliões tribais, trazendo ordem ao país.

b) a participação desse líder no processo de independência da África do Sul contra a dominação holandesa na guerra dos Bôeres.

c) sua determinação em levar à justiça os responsáveis pela implantação do Apartheid e os antigos governantes da África do Sul.

d) sua luta contra o Apartheid e, principalmente, o exemplo de tolerância e capacidade de unir pacificamente grupos que cultivaram ódios por décadas.

e) sua determinação em combater o Imperialismo europeu, organizando uma forte resistência aos produtos estrangeiros, principalmente ingleses.

Gab: D

Questão 15)


Leia as informações sobre a febre Ebola e analise o mapa da África com alguns países numerados.

Uma epidemia mortal e sem precedentes assombra a África. É o surto da Ebola, uma febre hemorrágica transmi­tida por contato direto com o sangue, os fluidos ou os tecidos dos indivíduos infectados, e para a qual não existe tratamento específico. Os países africanos atingidos pela febre estão marcados no mapa com os números 1,2 e 3.

clip_image016

A alternativa que apresenta a correta identificação dos países numerados, em ordem crescente, é

a) Guiné – Serra Leoa – Libéria

b) Camarões – Guiné Equatorial – Togo

c) República do Congo – Eritreia – Chade

d) Nigéria – Níger – Mauritânia

e) Marrocos – Argélia – Tunísia

Gab: A

Questão 16)


Após se recusar a usar uniforme de réu, [Mohamed] Morsi compareceu à primeira audiência do julgamento vestindo terno e aparentando boa saúde. Isolado numa jaula e acompanhado de outros 14 membros da Irmandade, também acusados, o presidente deposto falou aos juízes em tom de desafio. 'Sou o presidente da república e esse tribunal é ilegal', afirmou Morsi.”

Jamil Chade. “Morsi rejeita uniforme de réu e juízo é suspenso”, O Estado de S. Paulo, 05.11.2013.

As tensões provocadas pelo julgamento de Mohamed Morsi, presidente deposto do Egito, agravam

a) as críticas de setores islâmicos a Morsi, que é acusado de abrir o país ao capital e aos interesses norte-americanos.

b) os conflitos políticos e religiosos internos, já manifestos no momento do golpe e na repressão ao grupo muçulmano que apoia Morsi.

c) as relações diplomáticas dentro do mundo árabe, pois Morsi sempre contou com apoio incondicional dos governos dos países vizinhos.

d) as reações negativas da comunidade internacional, que apoiava incondicionalmente o Estado militar implantado por Morsi.

e) os protestos populares, que defendem a plena democratização nacional comandada por Morsi, durante seu governo.

Gab: B

TEXTO: 3 - Comum à questão: 17


Lembranças de Makoko, uma das mais famigeradas comunidades de posseiros em Lagos, na Nigéria — metrópole presa entre a modernidade e a miséria. Com centenas de modos de transferência assíncronos (ATM, na sigla em inglês), recordes de centros de internet e milhões de telefones celulares, essa cidade agitada e congestionada com 8 milhões a 17 milhões de habitantes (dependendo de onde se traça a linha de contorno ou de quem faz a contagem) está conectada à grade global. Centro internacional de negócios empresariais e capital comercial do país mais populoso da África, Lagos atrai perto de 600 mil novos visitantes todos os anos. Mas a maioria dos bairros, mesmo alguns dos melhores, não dispõe de água encanada, saneamento básico e eletricidade. Makoko — parte sobre terra firme, parte flutuando sobre lagoas — é uma das comunidades mais carentes da megalópole.

Bairros como esse existem no mundo todo. [...]

Quando os governos negam a essas comunidades o direito de existir, as pessoas demoram mais para melhorar suas casas. Quando as autoridades do Rio de Janeiro decretaram guerra às favelas nos anos 60, por exemplo, as pessoas temiam ser expulsas de suas casas, ou que estas fossem incendiadas e por isso não tinham pressa em melhorá-las. A maioria das favelas permaneceu primitiva — pouco diferentes das cabanas de barro e dos barracos de madeira de Mumbai e Nairóbi. Mas quando os políticos perceberam a reação e passaram a se comprometer com as comunidades, elas começaram a proliferar sem controle. (NEUWIRTH, 2013. p. 22-24-26).

NEUWIRTH, R. Bazar globalizado. Scientific America Brasil – Aula Aberta.

São Paulo: Moderna, ano II, n. 11. 2012. Geografia.

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis