segunda-feira, 3 de julho de 2017

Exercícios Agropecuária ENEM 20

Questão 587)


No Brasil, denomina-se "roça" ao tipo de agricultura destinada ao abastecimento do próprio produtor e sua família sem entrar no circuito comercial. Essa atividade é considerada típica do subdesenvolvimento por causa do atraso técnico e cultural.

Por que este tipo de agricultura praticada no Brasil não consegue uma produção suficiente para o agricultor, apresenta baixo rendimento e cria problemas ambientais?

Gab:

Porque este tipo de agricultura caracteriza-se por utilizar técnicas rudimentares, pouco ou nenhum adubo e uso extensivo da terra.

Normalmente esta agricultura inicia-se com a derrubada da mata nativa seguida de queimada, provocando problemas ambientais quando o fogo escapa ao controle. A queimada consome parte dos nutrientes do solo pois destrói a matéria orgânica. O Nitrogênio deixado pelas cinzas é carregado pelas chuvas tropicais, tornando o solo empobrecido de ano a ano.

Após alguns anos de uso desta técnica, o solo é abandonado por ter sido inutilizado. Como resultado, teremos a queda de produção anual, o impacto ambiental criado pelas queimadas e a saída do homem do campo após o esgotamento do solo.

Questão 588)

No panorama da pecuária brasileira, uma região se destaca pela expressiva criação de aves e suínos em pequenas e médias propriedades, utilizando, geralmente, mão-de-obra familiar, que permite a grande concentração de frigoríficos. Trata-se:

a) do centro-oeste de Santa Catarina.

b) do interior do Estado de São Paulo.

c) da Campanha Gaúcha.

d) da região do Pantanal.

e) do sul do Mato Grosso do Sul.

Gab: A

Questão 589)


Qual das alternativas seguintes NÃO faz uma afirmativa correta sobre a situação da agricultura brasileira?

a) Nas últimas décadas, com o avanço do capitalismo no campo, a agricultura passou por um processo de modernização; mas isso não garantiu a melhoria do padrão de vida de grande parte dos trabalhadores rurais.

b) Nos últimos anos, a manutenção de latifúndios vem sendo duplamente ameaçada: pela ocupação de terras e pela queda do preço da terra.

c) Nos anos 90, o Movimento dos Sem Terra (MST) tem sido o mais forte movimento social em prol da distribuição da terra no país e vem contando com o apoio de grandes proprietários de terra e de grandes empresários rurais.

d) Na última década, as indústrias de alimentos inovam e diversificam os produtos alimentícios agregando maior valor à matéria-prima fornecida pelos produtores rurais e transferindo renda do campo para as grandes indústrias e cadeias de supermercados.

e) A partir da década de 60, a modernização da produção agrícola teve como condição básica os créditos agrícolas garantidos pelo Estado, e os grandes beneficiários foram os grupos sociais com maior poder político e econômico.

Gab: B

Questão 590)


A família do senhor Carlos ocupa há mais de 10 anos uma pequena área na denominada região colonial gaúcha. Tal porção de terra faz parte do que se denomina juridicamente como terras devolutas. A família do senhor Carlos pode ser caracterizada como:

a) arrendatária.

b) meeira.

c) parceira.

d) grileira

e) posseira.

Gab: E

Questão 591)


Considere o gráfico apresentado abaixo.

clip_image002

A partir dos dados apresentados e de seus conhecimentos sobre a estrutura agrária brasileira, pode-se concluir que

a) os estabelecimentos com mais de 1.000 ha são os mais produtivos, visto que os proprietários não necessitam utilizar toda a área disponível para a produção agrícola.

b) as pequenas propriedades e os minifúndios no Brasil caracterizam-se por um maior grau de utilização da terra para a agricultura.

c) as propriedades entre 10 e 1.000 ha apresentam maior equilíbrio na utilização da terra para a agricultura, mantendo grandes áreas de vegetação nativa.

d) a maior parte das propriedades com mais de 1.000 ha situam-se em aréas de proteção ambiental, e por isso não podem ser usadas para a agricultura.

e.) há um grande desequilíbrio na utilização da terra pelos proprietários de pequenas propriedades e minifúndios, já que a maior área é ocupada pela lavoura temporária.

Gab: B

Questão 592)


Considerando a organização espacial do Brasil em termos de desenvolvimento agrícola, é correto afirmar que:

a) a área de lavouras é maior que a área de pastagem no território brasileiro.

b) os minifúndios rurais, responsáveis pelo abastecimento interno, predominam nas “franjas” meridionais e orientais da Amazônia.

c) o aumento de bóias-frias está relacionado ao crescimento do trabalho permanente nas lavouras familiares.

d) a maior criação extensiva de bovinos do país encontra-se na Região Sul, devido ao crescente desmatamento.

e) os estados que mais produzem cana-deaçúcar e café são, respectivamente, São Paulo e Minas Gerais.

Gab: E

Questão 593)


O grande volume de produção de frutas tropicais do nordeste brasileiro, cujo grande consumidor é o mercado europeu, deve-se :

a) ao clima quente e úmido, sem mudanças bruscas e ao aproveitamento das águas das nascentes do Rio São Francisco.

b) à tecnologia de irrigação por gotejamento e ao aproveitamento das águas do Rio Capibaribe.

c) ao clima semi-árido e ao aproveitamento das águas do Rio São Francisco para irrigação.

d) ao clima tropical super úmido e ao aproveitamento das fortes chuvas concentradas no verão.

e) ao clima desértico e à utilização de tecnologia israelense, aproveitando o orvalho, freqüente na região.

Gab: C

Questão 594)


Se pudéssemos observar um mapa do espaço brasileiro da virada do século XVIII para o XIX, no momento da crise da mineração e do renascimento agrícola, veríamos nosso território organizado em grandes manchas de ocupação econômico-demográficas. Esse modo de organização do espaço agrário brasileiro teve raízes na Lei de Sesmarias. Contudo, as novas organizações desse espaço foram determinadas, em grande parte, pela Lei de Terras e pelo Estatuto da Terra.

A propósito disso, julgue os itens a seguir.

01. A Lei de Sesmarias outorgava o direito de agregar ao domínio das grandes propriedades todas as demais terras do espaço colonial; dessa maneira, demarcava o arranjo do espaço colonial-escravista.

02. Segundo a Lei de Sesmarias, o acesso à terra deveria ser proporcional ao número de escravos de propriedade de cada senhor, regulando assim, juridicamente, a repartição da propriedade fundiária.

03. A lei de Terras, de 1850, visava a democratizar o acesso ao mercado de terras, para camponeses, posseiros e escravos libertos.

04. O Estatuto da Terra, promulgado na década de 60 deste século, estabeleceu a empresa rural como referência de rearranjo do espaço agrário brasileiro.

Gab: CCEC

Questão 595)


O governo brasileiro, na tentativa de classificar as propriedades rurais, conforme a dimensão dessas propriedades, criou em 1964 o Estatuto da Terra. Com base no conceito de módulo rural, este Estatuto dividiu os imóveis em quatro categorias: Minifúndio, Latifúndio por dimensão, Latifúndio por exploração e Empresa rural.

De acordo com as características apresentadas para a categoria do “Latifúndio por exploração”, marque com (V) as alternativas que caracterizam esse tipo de latifúndio, e com (F) as demais.

01. É uma propriedade agrária com área superior a seiscentas vezes o módulo rural fixado para a respectiva região, cuja produção está voltada para o abastecimento interno, basicamente regional, de produtos hortifrutigranjeiros.

02. São imóveis de até seiscentos módulos rurais, onde a terra é mantida inexplorada em relação às possibilidades fiscais, econômicas e sociais do meio, com fins especulativos ou explorada de forma deficiente e inadequada.

03. São propriedades agrárias com área superior a seiscentas vezes o módulo rural médio fixado para a respectiva região e tipos de exploração nela ocorrentes; são as enormes propriedades agroindustriais, com produção quase sempre voltadas para a exportação.

04. São imóveis explorados de forma econômica e racional, com uma área que, no máximo, chega a seiscentos módulos rurais. Nessa categoria, temos as médias propriedades geralmente com produção de matéria-prima para abastecer a agroindústria da laranja, da cana etc.

05. São propriedades com área explorável inferior ao módulo fixado para a região em que se localiza e para o tipo de exploração que nela ocorre; quase sempre com menos de 50 hectares, sendo, na maioria das vezes, responsáveis pelo abastecimento do mercado interno de consumo.

Gab: FVFFF

Questão 596)


Durante as comemorações dos 500 anos do Brasil foi possível observar-mos intensas manifestações de setores descontentes com a atual política econômica oficial. Entre esses grupos estavam os primeiros habitantes desse país, os descendentes dos escravos trazidos a força da África, o MST e os pequenos agricultores e proprietários de terra. Suas principais reivindicações se relacionam com a demarcação das terras indígenas e de antigos quilombos e com a reforma agrária. Sobre essa questão podemos dizer que

I. a maioria da população rural não é proprietária da terra em que trabalha, pois predominam no país as grandes propriedades, muitas delas improdutivas.

II. um pequeno número de grandes proprietários concentra a maioria das Terras.

III. a modernização da agricultura provocou o aumento de empregos no campo e uma melhor distribuição da terra agrícola.

IV. o êxodo rural tem provocado um grande crescimento populacional urbano, diminuindo a qualidade de vida da população.

V. nos últimos anos observamos um aumento desproporcional entre as áreas cultivadas com produtos de exportação e outros de consumo interno, onde a soja teve um aumento de 390% de sua área e o milho apenas 11%; a laranja de 154% e a mandioca 2,5%.

As afirmativas corretas são:

a) I, II, IV, V

b) III e IV

c) II, III e V

d) I, II, III e IV

e) Todas estão corretas.

Gab: A

Questão 597)


“Com o vigoroso processo de modernização tecnológica ocorrido na agricultura brasileira a partir dos anos 70, o sistema oligárquico de produção perdeu sua hegemonia. Como resultado, seu carro-chefe, o latifúndio, perdeu o comando na dinâmica da agricultura”.

Francisco Graziano

Leia as afirmativas abaixo:

I. Após a modernização, é a grande empresa rural, capitalista, vinculada ao complexo industrial, que determina a forma de produção no campo.

II. No Nordeste ou nas franjas da Amazônia, onde a produção ainda se mostra tradicional, o latifúndio é residual na dinâmica da acumulação de capital do setor agrário.

III. Latifúndio é a grande propriedade inexplorada ou explorada de forma deficiente ou inadequada, baseada nas relações quase “feudais” de produção, dominada pela oligarquia rural.

IV. Grande empresa é a propriedade capitalista, com elevada produtividade, baseada no assalariamento da mão-de-obra, gerenciada por empresários.

Marque a alternativa CORRETA, se:

a) somente II e III estão corretas;

b) somente I e III estão corretas;

c) somente II e IV estão corretas;

d) todas estão corretas.

Gab: D

Questão 598)


Os dados apresentados a seguir correspondem aos resultados obtidos em pesquisa realigeografia zada nos Projetos de Assentamentos Oficiais das várias regiões brasileiras pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA), no ano de 1996.

ASSENTAMENTOS DA REFORMA AGRÁRIA NO BRASIL. USUÁRIOS DE VEÍCULOS, MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS MECÂ-NICOS NA PRODUÇÃO AGRÍCOLA OU PECUÁRIA, EM PORCENTAGEM (1996).

clip_image004

clip_image006clip_image008

a) Com base nos dados da tabela, o que se pode concluir quanto ao uso de veículos, máquinas e equipamentos agrícolas nos projetos de assentamentos, no Brasil?

b) Considerando as informações do gráfico, o que se pode inferir sobre a produtividade agrícola destas áreas? Justifique sua resolução.

Gab:

a) Os dados da tabela mostram que ainda 50% dos assentados não utilizam nenhum equipamento agrícola, e dos que utilizam, destaca-se o uso de tratores (17%).

b) O gráfico mostra que a maior parte dos assentados não utiliza ou faz pequeno uso de insumos agrícolas, o que poderá levar a um menor aproveitamento do potencial das terras e a uma menor produtividade das mesmas.

Questão 599)


A terra cedida a terceiros em troca de parte da produção caracteriza o sistema de meia ou de terça.

Esse modo de exploração da terra se dá sob forma de:

a) arrendamento.

b) parceria.

c) ocupação.

d) grilagem.

Gab: B

Questão 600)


O mapa abaixo mostra um dos aspectos do espaço agrário brasileiro.

clip_image010

ANUÁRIO ESTATÍSTICO DO BRASIL, 1995. p.143, IBGE. (adaptado)

Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

01. As setas indicam as tendências da expansão das áreas mais modernizadas da agropecuária.

02. As áreas pontilhadas assinalam que o uso da terra está destinado apenas à pecuária leiteira.

04. A área em branco representa, grosso modo, es-paços onde a agropecuária é pouco moderni-zada.

08. A produção agrícola com mais tratores, fertili-zantes e herbicidas corresponde à área pontilha-da do Centro-Sul.

16. A grande produção de trigo, laranja, cana-de-açúcar e café do país coincide com a área em branco do mapa.

Gab: 13

Questão 601)


Identifique a opção em que a situação do bóia-fria está mais bem caracterizada.

a) parceiro temporário e com participação indireta nos rendimentos da produção

b) assalariado permanente e residente fora do local de trabalho

c) trabalhador temporário, sem vínculo empregatício e remunerado por sua produtividade

d) trabalhador sazonal, residente na propriedade e com participação nos lucros da colheita

Gab: C

Questão 602)


Nos últimos anos várias áreas do Nordeste do Brasil foram irrigadas e se tornaram excelentes produtoras de frutas. A produção de uva no Nordeste tem localização definida e técnicas de cultivo diferenciadas das tradicionais plantações da Região Sul do Brasil.

Quanto à prática da irrigação, às características de temperatura e aos lugares de cultivo das videiras do Nordeste, assinale a alternativa correta.

a) Irrigação esporádica, temperaturas amenas e cultivo principalmente no Vale Médio do Rio São Francisco em Petrolândia (PE) e Barreiras (BA).

b) Irrigação sistemática, temperatura pouco variável e cultivo na Zona da Mata, em feira de Santana (BA) e Garanhuns (PE).

c) Irrigação sistemática, temperatura pouco variável, devido à proximidade do litoral, e cultivo em Ilhéus/Itabuna (BA) e Sobral (CE).

d) Irrigação sistemática, temperatura pouco variável e cultivo principalmente no Vale Médio do Rio São Francisco, em Petrolina (PE) e Juazeiro (BA).

e) Irrigação esporádica, temperatura mais baixa, devido às maiores altitudes, e cultivo nas áreas do Agreste, na Chapada Diamantina (BA) e na Chapada da Borborema (PB).

Gab: D

Questão 603)


A área em destaque no mapa abaixo é uma região do Estado de São Paulo que tem como principais atividades econômicas a pecuária de corte, as culturas de soja e cana-de-açúcar, além de uma agricultura de produtos alimentares pouco desenvolvida. esta região ganhou projeção nacional no ano de 1990,, quando o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) realizou uma ocupação em terras devolutas existentes na área. Mesmo passados quase dez anos da ação do MST, esta região é altamente conflitante, assim como outras do Brasil (Nonoai RS, Eldorado do Carajás PA e áreas do Sertão da Bahia).

clip_image012

A área em destaque no mapa é conhecida por

a) Alto Paraná.

b) Bico do Papagaio.

c) Baixo Pantanal.

d) Conceição do araguaia.

e) Pontal do Paranapanema.

Gab: E

Questão 604)


“É incontestável a necessidade crescente da produção de alimentos que possam atender ao crescimento do consumo pela população que cada dia a mais vive nas cidades. Para suprir tais necessidades, a tendência tem sido a de recorrer a tecnologias cada vez mais sofisticadas. Nesse processo de aperfeiçoamento técnico e na procura de aumento da produtividade por hectare por trabalhador, visando aumentar a lucratividade, o ambiente natural está cada vez mais sendo alterado, chegando em algumas áreas do Brasil e do mundo à verdadeira degradação ambiental”

(ROSS, Jurandyr Luciano Sanchez. A sociedade industrial e o ambiente. In: __ (Org.) Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp, 1995.p.225)

Das alternativas que seguem, a que melhor caracteriza a problemática acima mencionada diz respeito:

a) ao processo de degradação ambiental provocado pelas chamadas atividades agrícolas modernas, devido à grande quantidade de mão-de-obra utilizada, responsável por intensificar o aproveitamento do solo agrário em prejuízo da qualidade ambiental

b) ao uso freqüente dos chamados insumos agrícolas que, mesmo benéfico à conservação e manutenção das características naturais do solo agrário, traz sérias implicações sócio-econômicas, devido à liberação da mão-de-obra que é dispensada das chamadas lavouras modernas

c) à introdução de cultivos de ciclo curto nas regiões de florestas tropicais que, mesmo não prejudicando a manutenção da vegetação original, é responsável, em grande parte, pelo rápido esgotamento do solo, considerado insustentável a esse tipo de cultivo

d) à desertificação nas chamadas regiões de cerrados, decorrente principalmente da policultura moderna e da pecuária intensiva, destinadas ao abastecimento dos grandes centros urbanos, cuja demanda exige alta produtividade e rotatividade de culturas

e) à utilização de práticas e de técnicas de cultivo importadas de países de clima temperado para os de clima tropical, que tem sido responsável, em grande parte, por danos ambientais nestes últimos, uma vez que as condições e as especificidades locais são, muitas vezes, desconsideradas

Gab: E

Questão 605)


Os cultivos modificados geneticamente vêm sendo fortemente criticados e repudiados em sua comercialização como alimento, por alguns setores da Comunidade Européia. Assinale a alternativa correta que indica a denominação desses alimentos.

a) Poligênicos;

b) Clonados;

c) Enxertados;

d) Mutagênicos;

e) Transgênicos.

Gab: E

Questão 606)


Brasil 1994

clip_image014

Fonte: Graça Maria Lemos Ferreira. Atlas Geográfico, S.P., Moderna, 1998, p.23.

Na figura acima, I e II representam a espacialização:

a) do consumo nacional de soja e laranja.

b) da produção nacional de trigo e café.

c) das áreas exportadoras de soja e café.

d) do consumo nacional de trigo e laranja.

e) da produção nacional de uva e algodão.

Gab: B

Questão 607)


Com relação à economia catarinense, a alternativa VERDADEIRA é:

a) Com uma população de, aproximadamente, 5 milhões de habitantes, Santa Catarina é um estado que se caracteriza pelo equilíbrio regional, muito embora a renda per capita dos catarinenses seja uma das mais baixas do país.

b) As regiões dos planaltos norte e serrano concentram a maior parte do pólo florestal catarinense e no município de Lages, o mais extenso e populoso do estado, predomina a indústria moveleira.

c) O PIB (Produto Interno Bruto) que atualmente ultrapassa os 28 bilhões de dólares, vem caindo sistematicamente nas últimas décadas porque as indústrias catarinenses possuem expressão apenas local.

d) O estado de Santa Catarina responde por mais de 50% da produção nacional de pisos e revestimentos cerâmicos e as indústrias ligadas a este setor estão localizadas sobretudo no Vale do Itajaí.

e) Santa Catarina é um estado atípico no que se refere à estrutura fundiária, pois quase não possui latifúndios e entre as propriedades rurais predominam as pequenas e médias, o que favorece a melhor distribuição da renda.

Gab: E

Questão 608)


Relacione a modernização da agricultura brasileira:

a) à infra-estrutura de transportes no Brasil.

b) à degradação do solo agrícola e à poluição dos recursos hídricos.

Gab:

A agricultura brasileira cuja produção cresceu, durante décadas, graças ao aumento da área plantada, apresentou uma sensível alteração nos últimos 10 anos, com a melhoria da produtividade.

a) A ampliação, a diversificação e a modernização do sistema de transporte permitiu que maiores tonelagens de carga pudessem ser deslocadas, quer seja para exportação, quer para o consumo interno. A agricultura passou a ser condicionada pelas necessidades da agro-indústria. Os produtos mais importantes necessitam de melhor tecnologia para garantir boas produtividades.

b) A soja, a cana, o algodão, a laranja, necessitam de vários insumos industriais, como: adubos – fertilizantes – corretivos – defensivos – mecanização – irrigação – etc. A utilização maciça desses insumos deixa vários resíduos no solo e na água, que estão contaminando os rios e lençóis freáticos. A degradação dos solos deve-se principalmente a formas de agricultura arcaicas, que utilizam as queimadas como forma de limpeza dos solos. Nas áreas florestais desmatadas na Amazônia, onde o solo é frágil, sendo formado por delgada camada de húmus, a degradação é mais intensa. Outro fator que desgasta os solos é a monocultura que cultiva o mesmo produto seguidamente sobre o mesmo solo.

Questão 609)


O avanço das relações capitalistas na década de setenta provocou expressivas mudanças no espaço agrário gaúcho, ao mesmo tempo em que o país se preocupava com a inserção da sua economia no mercado internacional. A característica que melhor define a situação do Rio Grande do Sul nessa década é:

a) o predomínio da produção de alimentos em pequenas propriedades em função do abastecimento de uma sociedade urbanoindustrial local.

b) a produção de policulturas destinadas ao mercado interno gaúcho, realizada por antigos colonos com o auxílio de subsídios governamentais.

c) o intenso processo de reformas agrárias, que contribuíram definitivamente para o atual quadro fundiário gaúcho.

d) o retorno do migrante das grandes e médias cidades gaúchas, que busca novamente possibilidades no campo, amenizando os problemas sociais urbanos.

e) a produção voltada principalmente para a cultura do soja, com a finalidade de exportação, contribuindo para a diminuição da área destinada a outros cultivos.

Gab: E

Questão 610)

Abaixo estão relacionadas algumas características da produção agrícola familiar e da grande empresa agrícola no Brasil:

1. trabalho e gestão intimamente relacionados.

2. trabalho assalariado predominante.

3. predomínio da especialização da produção.

4. trabalho assalariado complementar.

5. trabalho e gestão completamente separados.

São características da produção agrícola:

Familiar Grande Empresa

a) 1 e 2 3, 4 e 5

b) 1 e 4 2, 3 e 5

c) 3, 4 e 5 1 e 2

d) 1, 2 e 3 4 e 5

e) 4 e 5 1, 2 e 3

Gab: B

Questão 611)

Nas regiões A, B e C do Estado de São Paulo predominam, respectivamente, a produção de:

clip_image016

a) laranja, gado de corte e algodão.

b) cana-de-açúcar, gado de corte e laranja.

c) cana-de-açúcar, laranja e gado de corte.

d) gado de corte, laranja e café.

e) café, algodão e gado de corte.

Gab: C

Questão 612)


Na atualidade, um dos fatos mais marcantes da agricultura brasileira é:

a) a quase extinção do trabalho familiar, devido à maciça ampliação do trabalho assalariado.

b) o desaparecimento da agricultura camponesa dedicada aos cultivos de subsistência.

c) a diminuição da interdependência técnica e econômica entre o campo e a cidade.

d) o expressivo aumento das propriedades com área superior a 1.000 ha – os latifúndios.

e) a redução do espaço agropecuário devido ao abandono de antigas áreas produtoras.

Gab: D

Questão 613)


Observe a figura abaixo.

clip_image018

A principal consequência da prática agrícola ilustrada nessa figura é

a) o aumento da infiltração da água no solo.

b) o aumento da erosão do solo.

c) a diminuição do escoamento das águas pluviais.

d) a melhoria da saúde das plantas.

e) o incremento da produtividade da lavoura.

Gab: B

Questão 614)


O relativo sucesso de alguns projetos de irrigação vem modificando a paisagem de algumas áreas do semi-árido nordestino, o que se reflete no(a):

a) declínio da participação da pecuária intensiva na economia nordestina.

b) expansão da produção de alimentos para o mercado interno.

c) modernização da agricultura através do uso intensivo de tecnologia.

d) redução das áreas agrícolas irrigadas em outras regiões do país.

Gab: C

Questão 615)


Sobre a questão agrária brasileira, é correto afirmar que:

a) A estrutura econômica e social, assentada na desigual repartição da terra e da renda, é geradora de privilégios, da miséria e da violência no campo.

b) A estrutura fundiária brasileira reflete uma distribuição democrática da terra, consolidada a partir de um modelo de posse baseado na pequena propriedade.

c) Nos conflitos pela posse de terras, os “capangas” agem legalmente ao defender os grandes proprietários rurais, que pagam em dia seus impostos.

d) Com a finalidade de fixar de vez o homem no campo, a reforma agrária é simples questão de distribuição de terras devolutas do Estado.

Gab: A

Questão 616)


Observe o mapa:

clip_image020

Fonte: Adaptado de IBGE, Atlas Nacional do Brasil, 1992. Apud MOREIRA, Igor. Construindo o espaço do homem 2.

Ática: São Paulo, 1998.

Marque a alternativa que completa corretamente a legenda do mapa.

a) I: pecuária de corte; II: pecuária leiteira;

b) I: áreas de assentamentos do INCRA; II: áreas de conflitos sociais comandados pelo MST;

c) I: maiores índices pluviométricos no verão; II: maiores índices pluviométricos no inverno;

d) I: mata tropical; II: mata atlântica.

Gab: A

Questão 617)


O gráfico mostra a distribuição da produção de soja no Brasil.

clip_image022

Com relação às informações contidas nesse gráfico e considerando a organização espacial da agricultura, assinale certo (C) ou errado (E).

01. em dez anos, a região Sul perdeu a hegemonia em relação à produção de soja, ao passo que, em 1991, o Centro-Oeste emergiu como grande região produtora;

02. a região Nordeste apresenta um crescimento contínuo de produção de soja, desde 1982, devido à introdução do hábito de consumo dessa leguminosa na alimentação;

03. a produção de soja no Centro-Oeste é o reflexo da necessidade abertura de novas frentes agrícolas, para suprir a crescente demanda do mercado internacional;

04. a produção de soja na região Sudeste cresceu no período 1982-1991, devido à rotação de culturas naquela região.

Gab: CECE

Questão 618)


Nas transformações recentes do espaço agrário brasileiro, existe a experiência da agricultura associada à agroindústria. Neste sentido, destaque qual a importância do cultivo da uva e do caju no contexto atual da economia nordestina.

Gab:

O cultivo do caju faz parte das atividades da agricultura nordestina há várias décadas, no entanto sua exploração em grande escala vem acontecendo simultaneamente ao processo agroindustrial que se implanta no Nordeste. É uma atividade sazonal que ocupa, durante a colheita, grande contigente de mão-de-obra, além de ocupar uma força de trabalho significativa nos processos agroindustriais, cujos subprodutos são exportados ou abastecem o mercado local e regional. Essa dinâmica na sua produção, distribuição e comercialização faz dele um produto importante na economia regional. Os estados onde a produção de caju é mais significativa são Ceará, Rio Grande do Norte e Piauí.

A uva é um fruto que vem sendo produzido nas áreas de irrigação do Vale do São Francisco, nas planícies fluviais de outro rios no semi-árido nordestino e em algumas serras úmidas. É uma atividade que proporciona, principalmente, no entorno do município de Petrolina (PE) o emprego de mão-de-obra na agricultura e na fabricação de vinhos. É uma atividade produtiva que não é típica da Região Nordeste, no entanto, os avanços técnicos da Engenharia Genética e da Irrigação, conseguiram adaptar o cultivo às condições locais. Hoje, a produção de uva tem um significado econômico e social importante para o Nordeste.

Questão 619)


Observe o mapa:

clip_image024

Com base no mapa e considerando os conflitos pela posse da terra no Brasil, indique as proposições certas (C) e as erradas (E):

01. a violência no campo ocorre, praticamente, em todo o território brasileiro, em maior ou menor proporção;

02. os assassinatos de trabalhadores rurais que lutam pela posse da terra foram constantes na década de 80, principalmente nas regiões Norte e Nordeste do Brasil;

03. os principais focos de violência, assinalados no mapa, ocorrem no nordeste do Pará, no sul do Maranhão e no leste do Mato Grosso e de Roraima;

04. a violência no campo restringe-se aos conflitos entre posseiros e latifundiários, sem atuação e intervenção do Estado.

Gab: CCEE

Questão 620)


Sobre a reordenação territorial do campo brasileiro, é correto afirmar:

01. A formação dos grandes mercados urbanos nas regiões metropolitanas permitiu que novos produtos agrícolas fossem cultivados, formando assim novas áreas produtoras e revigorando outras decadentes.

02. O Estado tem atuado regularmente estimulando culturas que se têm constituído historicamente na alimentação básica dos trabalhadores brasileiros.

04. O Estado fez surgir no campo brasileiro uma reordenação territorial, produto da combinação contraditória e desigual da expansão da agricultura especificamente capitalista e agricultura camponesa.

08. É inadequado afirmar que a forte concentração industrial e metropolitana de São Paulo articula hoje praticamente quase toda a produção agrícola brasileira.

16. A expansão da indústria de papel e celulose contribuiu para alterar o uso da terra com vastas plantações de pinus e eucalipto, principalmente nos estados de São Paulo, Paraná, Espírito Santo e Bahia.

32. A soja é responsável pela transformação radical do cerrado brasileiro, tendo se expandido para novas áreas produtoras nos estados de Mato Grosso, Goiás, Bahia e Tocantins.

Gab: 53

Questão 621)


Na tabela abaixo é apresentada a distribuição das terras em 1985.

clip_image026

*A diferença entre a soma dos estratos de área e o total refere-se aos outros estabelecimentos.

(Fonte: OLIVEIRA A.U. de. Agricultura brasileira: transformações recentes. In: ROSS, J. L. S. (Org). Geografia do Brasil.

São Paulo: EDUSP, 1995. p. 487.)

Com base nesta tabela, considere as afirmativas:

I. Os estabelecimentos com até 10 ha são aqueles que apresentam a menor participação relativa no conjunto e, contraditoriamente, a maior área ocupada.

II. A terra está mais concentrada entre os estabelecimentos com área entre 100 e 1000 ha.

III. Os dados indicam o caráter concentrador da estrutura fundiária brasileira: enquanto 90% dos estabelecimentos dispunham de 21,1% da área ocupada, 0,8% controlavam 43,9% desta.

Está(ão) correta(s) apenas

a) I

b) III

c) I e II

d) I e III

e) II e III

Gab: B

Questão 622)


A partir da análise da evolução da propriedade da terra e de conhecimentos sobre a realidade econômica brasileira deve-se afirmar que:

clip_image028

a) somente com concentração da propriedade foi possível ocupar e tomar produtivas grandes porções do Centro-Sul do País.

b) a concentração da propriedade possibilitou a expansão do trabalho familiar, reduzindo o trabalho assalariado.

c) a maior produção de gêneros agrícolas destinados ao mercado interno está associada à concentração das propriedades.

d) a tendência à concentração da propriedade deverá ser revertida com o crescimento do incentivo do Estado à exportação de produtos agropecuários.

e) o aumento da concentração da propriedade deve-se sobretudo à incorporação de novas terras agrícolas das Regiões Norte e Centro-Oeste.

Gab: E

Questão 623)


Corrente migratória considerada a maior da década de 90, já soma mais de um milhão e duzentos mil habitantes espalhados por vários Estados brasileiros, principalmente em RO, AM, BA e MT. Caracteriza-se por manter tradições e traços culturais de sua terra natal e por transformar a agricultura nessas regiões. (Adaptada da Revista Veja, 24/01/96)

O texto refere-se aos:

a) gaúchos, que introduziram a cultura irrigada de uvas no Nordeste e a pecuária intensiva nas pequenas propriedades da Amazônia.

b) gaúchos, responsáveis pelo plantio de soja no Centro-Oeste e Nordeste, uvas no Centro-Oeste, arroz e feijão na Amazônia.

c) mineiros, que desenvolveram a técnica do plantio de soja e café nas áreas de cerrado das regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste.

d) mineiros, que implantaram núcleos de colonização em regiões da Amazônia Legal, com a peculiaridade de preservarem o meio ambiente.

e) paulistas, responsáveis pelo desenvolvimento da pecuária intensiva na Amazônia Ocidental, do café no Nordeste e da soja no Centro-Oeste.

Gab: B

Questão 624)


Sobre a questão agrária no Brasil e seus aspectos sociais é verdadeiro afirmar que:

a) a concentração da propriedade fundiária no Brasil é considerada, atualmente, como uma das principais causas dos problemas agrários;

b) bóias-frias são trabalhadores rurais que vivem de forma permanente, nas fazendas, com todas as garantias sociais;

c) a expansão da agricultura familiar, voltada principalmente para o abastecimento do mercado interno, vem recebendo fortes incentivos governamentais;

d) na região Nordeste, com a expansão das culturas de cana-de-açúcar na Zona da Mata, e de algodão no Sertão, a parceria e o arrendamento foram totalmente substituídos pelo trabalho assalariado;

e) as lutas de posseiros, indígenas, e de seringueiros, assim como a dos "sem-terras", entre outras, são consideradas hoje como problemas já solucionados.

Gab: A

Questão 625)


“A rápida expansão da área cultivada deste produto, abrindo inclusive a fronteira ecológica dos cerrados para a agricultura seria impossível sem os melhoramentos genéticos, mecanização e a implantação de larga escala de pontos de beneficiamento.”

Becker & Egler – Brasil, uma nova potência regional na economia-mundo, p.195.

O produto a que se refere o trecho acima é:

a) a laranja.

b) a soja.

c) a cana-de-açúcar.

d) o café.

e) o fumo.

Gab: B

Questão 626)


O dinamismo agrário brasileiro atual não é dado pela terra-matéria, mas pela capacidade de transformá-la em terra-capital. Mas, embora o progresso agrário seja inegável, em grande parte do território, é também, como o progresso em geral, acoplado a profunda injustiça.

Adaptado de MULLER, Geraldo. São Paulo - o núcleo do

padrão agrário moderno. In STÉDILE, J. P. ( Org. ).

A Questão agrária hoje. Porto Alegre:

Ed. Da Universidade - UFRGS, 1994.

A partir do texto, assinale a alternativa que NÃO representa tendências do campo brasileiro:

a) os principais fatores de produção são a terra e o trabalho.

b) a modernização se faz mantendo a estrutura fundiária concentradora.

c) os pequenos produtores são, cada vez mais, obrigados a utilizar técnicas e equipamentos modernos de produção.

d) a tendência é elevar a produtividade sem incorporar mais gente, seja como mão-de-obra, seja como proprietário.

e) uma parcela significativa dos trabalhadores não obtém renda suficiente para cobrir suas necessidades básicas.

Gab: A

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis