terça-feira, 4 de julho de 2017

Exercícios África ENEM 3

Questão 34)


Genocídio que deixou 800 mil mortos em Ruanda completa 20 anos

Ruanda inicia nesta segunda-feira (7 de abril) as cerimônias em memória do 20º aniversário do genocídio de 1994, que, em apenas cem dias, deixou 800 mil mortos.

Disponível em: <http://noticias.r7.com/internacional/genocidio-que-deixou-800-mil-mortosem- ruanda-completa-20-anos-07042014> Acesso em: abril de 2014.

O texto acima expõe o que foi considerado o maior genocídio do planeta desde a II Guerra Mundial. Esse genocídio esteve relacionado a um conflito

a) territorial, gerado pela necessidade de ampliação das fronteiras e acesso à água.

b) religioso, provocado pela expansão conflituosa do Islamismo no continente africano.

c) étnico racial, motivado por questões econômicas e políticas.

d) ideológico, desencadeado por milícias armadas que tentavam derrubar um governo eleito por meio de eleições fraudulentas.

Gab: C

Questão 35)


clip_image002

Disponível em: http://4.bp.blogspot.com/. Acesso em: 9 dez. 2013.

A charge se refere ao processo de partilha da África, realizada na Conferência de Berlim (1884-1885). Esse processo foi responsável por diversos conflitos no continente, pois

a) atendeu aos interesses Imperialistas europeus e destinou a maior parte do Saara aos povos africanos.

b) não levou em consideração as diferenças étnicas e culturais e os interesses dos povos locais.

c) destinou aos EUA as terras mais ao sul do continente, ricas em ouro e diamantes.

d) não atendeu aos interesses da Turquia, berço do Império Otomano, deflagrando vários conflitos no norte do continente.

e) resumiu a partilha a quatro países: França, Inglaterra, Alemanha e Bélgica.

Gab: B

Questão 36)


A África começou a ser mais intensamente explorada pelas nações europeias nos fins do século XIX, por liderança do Rei Leopoldo II, da Bélgica, em busca dos produtos da floresta tropical. Ao sul, metais nobres e diamantes motivaram a forte presença da colonização inglesa, que se arrastou por quase todo o século XX.

O texto acima diz respeito

a) ao processo de descolonização do continente africano.

b) ao momento mais intenso da escravização.

c) ao processo da partilha do continente africano.

d) ao domínio luso-espanhol no continente africano.

e) à integração do continente africano ao processo de industrialização.

Gab: C

Questão 37)


O Sudão do Sul tornou um estado independente em julho de 2011. Desde então, as relações entre o Sudão e Sudão do Sul seguem marcadas por enfrentamentos armados e acusações mútuas. Sobre os fatores responsáveis pela tensão entre os dois países, leia as seguintes afirmações:

I. Após a independência, o governo do Sudão do Sul optou por utilizar exclusivamente portos marítimos situados em seu próprio território para o escoamento de sua produção petrolífera.

II. O governo do Sudão não reconheceu oficialmente a independência do Sudão do Sul, alegando fraude no plebiscito que a legitimou.

III. Ambos os países reivindicam a posse de territórios ricos em petróleo situados na zona fronteiriça.

Está correto o que se afirma em

a) I, apenas.

b) II e III, apenas.

c) II, apenas.

d) III, apenas.

e) I,II e III.

Gab: D

Questão 38)


O continente africano apresenta grande diversidade social, cultural, étnica e política.

clip_image004

(ponce.sdsu.edu/sahel_081015.html Acesso em 05.04.2013. Original colorido)

A região destacada no mapa da África é denominada

a) Sahel, que tem sido palco de longos períodos de seca e, consequentemente, de fome crônica.

b) Sahel, região mais desenvolvida de todo o continente e possuidora de uma considerável industrialização.

c) Sahel, onde prevalece o clima mediterrâneo, com economia baseada no sistema agrícola Plantation.

d) África Branca, onde o clima é equatorial e a economia se baseia principalmente na exploração mineral.

e) África Branca, que possui povos de origem árabe e apresenta os melhores índices econômicos do continente.

Gab: A

Questão 39)


Examine a charge.

clip_image006

(http://1.bp.blogspot.com)

Com base nos conhecimentos geográficos sobre o continente africano em seu período mais recente, a interpretação mais adequada para a charge é:

a) em razão da abundância de recursos naturais, a África é um dos únicos continentes que não participa da economia globalizada.

b) de acordo com os cientistas que estudam as mudanças climáticas, o continente africano é relativamente preservado das secas.

c) apesar de todos os problemas, o continente africano está sendo visto como uma região com riquezas naturais pouco exploradas.

d) a combinação entre clima ameno e abundância de terras fez da África o continente de maior produção agrícola e mineral do mundo.

e) a existência de áreas naturais pouco alteradas faz do continente africano um exemplo de como produzir riquezas sem destruir o meio ambiente.

Gab: C

Questão 40)


Existem duas versões sobre os acontecimentos recentes no Mali, que sugerem que a explicação para a invasão do norte do país por grupos islâmicos é terrivelmente simples.

Fonte: As raízes da guerra no Mali. Carta Capital, janeiro de 2013, nº 731.

Dentre as versões, podemos afirmar como plausíveis para explicar a crise do Mali:

a) A recente descoberta de petróleo no país e a seca prolongada que abate a África austral nesse ano.

b) A disputa pelos denominados “diamantes de sangue” nesse trecho da África e os resquícios da guerra civil na vizinha Somália.

c) O conflito religioso entre os hinduístas do sul e os muçulmanos do norte.

d) O levante contra a intervenção britânica no final de 2012 e a disputa entre clãs de religiões distintas.

e) A queda do regime de Muammar Kadafi que permitiu o tráfico de armas regional e a constante rebelião tuaregue contra o governo Malinês.

Gab: E

Questão 41)


A região conhecida como África Subsaariana é tida por alguns pesquisadores como uma das ultimas fronteiras do capitalismo. Sobre esta região, analise as afirmações abaixo e assinale (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.

( ) Esta região está sendo disputada pelos grandes grupos econômicos mundiais, pelo fato de possuir uma classe média dominante que anseia pelas comodidades proporcionadas pelo capital.

( ) Muitos desses países têm governos que são incapazes de cumprir com suas obrigações econômicas e sociais, fato que os fragiliza ainda mais frente ao capitalismo global.

( ) A África subsaariana é um espaço que ainda não está totalmente inserido na dinâmica da globalização, portanto muito susceptível às manobras neoliberais da economia global.

( ) Nesta região estão alguns países que ainda têm conflitos étnicos internos, além de profundos problemas sociais e econômicos que demandam ajuda humanitária de outros países.

A sequência correta, de cima para baixo, é

a) F, F, F, V.

b) V, F, F, F.

c) F, V, V, F.

d) V, V, V, V.

Gab: D

Questão 42)


O presidente François Hollande confirmou a entrada em combate, nesta sexta-feira [11.01.2013], das forças francesas no Mali para apoiar o Exército do país e lutar contra os grupos armados islamitas. Hollande disse que a decisão, “dentro do marco da legalidade internacional”, foi tomada nesta sextafeira após um acordo com o presidente malinense, Dioncounda Traoré.

(www.cartacapital.com.br)

É correto afirmar que as relações entre a França e o Mali são

a) recentes, pois se estabeleceram no início deste ano, quando a França assinou um acordo com o país africano.

b) recentes e visam defender os interesses econômicos franceses no Magreb e nos países da África subsaariana.

c) antigas e remontam às primeiras décadas do século XIV, quando agricultores franceses produziam algodão e café no norte da África.

d) antigas e remontam ao período neocolonial, sendo Mali parte dos antigos territórios franceses na África.

e) recentes e visam a cooperação econômica, política, social e militar entre os dois países.

Gab: D

Questão 43)


Com base nos conhecimentos acerca dos conflitos étnicos do continente africano, na contemporaneidade, pode-se afirmar que a alternativa que relaciona corretamente a causa do conflito ao país onde ele ocorre é a

01. Nigéria – disputas pelos escassos recursos naturais, aliadas às hostilidades entre os diversos clãs.

02. Costa do Marfim – disputas pelas riquezas minerais, com o envolvimento de vários países vizinhos no confronto.

03. República Democrática do Congo – desigualdade social e diferença na distribuição da renda entre o norte de maioria mulçumana e o sul cristão e mais rico.

04. Sudão – disputa por água, terras e poder político entre uma maioria de agricultores de tribos negras e a minoria nômade de criadores de animais, autodenominados árabes.

05. Somália – oposição entre o centro-sul, mais rico e de minoria cristã e animista, e o norte, muçulmano, menos desenvolvido e marginalizado pelo poder central.

Gab: 04

Questão 44)


O Sudão, maior país da África, enfrentou uma guerra civil que começou na década de 1950, devido à rivalidade entre os árabes muçulmanos – grupo majoritário no norte do país – e a população negra do sul do país, onde os cristãos e os animistas são maioria. No dia 8 de julho de 2011, a divisão do país foi efetivada. A população do Sudão do Sul celebrou a sua independência, resultado de um referendo realizado no início do mesmo ano.

A situação do Sudão ilustra a dinâmica que diz respeito à delimitação territorial de países africanos e à persistência de conflitos existentes em suas fronteiras.

Em relação ao Continente africano, explique por que alguns países continuam a enfrentar problemas de instabilidade em suas fronteiras.

Gab:

A instabilidade das fronteiras dos países africanos está relacionada com os processos de colonização e independência política. No período da colonização, vários grupos étnicos ficaram sob o domínio de uma metrópole europeia (ou país europeu), contrariando a organização social até então existente. A partir das independências que ocorreram pós-segunda guerra mundial, os países mantiveram as fronteiras herdadas do colonialismo, que, ao serem traçadas, não respeitaram as diferenças e as particularidades dos povos africanos e, assim, uniram, pela força, povos diferentes, por vezes até rivais, separando outros que viviam juntos. Dessa forma, com a independência política, foram acirradas as rivalidades étnicas e culturais que estão na base dos conflitos existentes, envolvendo disputas pelo poder e por territórios no interior desses países.

Questão 45)


Os países localizados na região denominada África do Norte apresentam características que os diferenciam dos países situados na África Subsaariana.

Entre as características dos países da África do Norte, destaca-se a

a) existência dos mais baixos indicadores socioeconômicos do continente.

b) economia em que prevalece a exportação de produtos agrícolas.

c) diversidade étnica e predomínio de religiões que cultuam a natureza.

d) predominância da população árabe e adepta da religião islâmica.

Gab: D

Questão 46)


a) indique um elemento fisiográfico e um fator cultural que estejam associados a essa divisão latitudinal do continente africano;

b) identifique dois países africanos que estejam localizados na parte setentrional e dois na parte meridional, que sejam característicos do contraste existente no continente africano.

Gab:

a) O candidato deverá indicar um elemento fisiográfico e um fator cultural dentre os apresentados a seguir:

– Elemento fisiográfico: o deserto do Saara, nas proximidades do paralelo de 25o Norte.

– Fator cultural: no norte, predomínio da cultura árabe e da religião muçulmana, frutos da ocupação pelo Império Otomano; no sul, predomínio de idiomas europeus como uma das línguas oficiais e de religiões cristãs (católicos, principalmente) e tradicionais (animistas).

b) O candidato deverá identificar dois países, tanto para a parte setentrional quanto para a meridional do continente, dentre os apresentados a seguir:

Setentrional (norte): Argélia, Chade, Egito, Gâmbia, Guiné, Líbia, Mali, Marrocos, Mauritânia, Niger, Nigéria, Somália, Senegal, Sudão, Tunísia.

Meridional (sul): Angola, Botswana, Burundi, Congo, Gabão, Lesoto, Madagascar, Malauí, Moçambique, Namíbia, Quênia, República da África do Sul, República Democrática do Congo, Ruanda, Suazilândia, Tanzânia, Uganda, Zâmbia, Zimbábue.

Questão 47)


O Sahel é conhecido como uma das regiões mais pobres da África. Localizada ao sul do deserto do Saara, essa faixa de terras apresenta um quadro estrutural marcado

a) pelo modo de vida tradicional vigente há séculos, o que constitui um fator de degradação do solo, contribuindo, inclusive, para o avanço do deserto, que cresce cerca de 100 mil hectares por ano.

b) pelos avanços tecnológicos recentes, o que tem permitido à população adaptar-se às precárias condições do meio e propiciado o aumento da densidade demográfica na região na última década.

c) pela manutenção da pobreza herdada do colonialismo, o que resulta na desestruturação da economia ancestral em função da ocupação das melhores terras para o cultivo de produtos de exportação.

d) pela restrição das migrações nas últimas décadas, o que tem solucionado o processo de avanço do deserto e a redução da crise na região, tornando a paisagem local menos suscetível à degradação.

Gab: C

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis