terça-feira, 4 de julho de 2017

Exercícios África ENEM 8

Questão 114)


Ao refletirmos sobre a condição da África e seu papel frente aos desafios da globalização e da internacionalização do capital, deparamo-nos com uma contradição: de um lado, a exclusão de grande parte do continente do sistema econômico mundial; de outro, as muitas iniciativas por parte de governos, buscando parcerias econômicas e tecnológicas com alguns países do continente.

Com base nas afirmações do texto e nos conhecimentos sobre a realidade africana, assinale a afirmativa CORRETA:

a) Os países do continente convivem com uma forte desigualdade social e com problemas de fome e saúde pública e, ao mesmo tempo, com grandes progressos econômicos oriundos de investimentos privados.

b) Os países da África Subsaariana são os que apresentam as menores contradições socioeconômicas, em função de acordos produtivos com países europeus.

c) Os países da chamada “África Branca” conseguiram atingir um maior grau de desenvolvimento econômico, graças à democracia histórica, às riquezas minerais e às características étnicas.

d) O continente apresenta, majoritariamente, uma riqueza natural que é explorada por empresas estrangeiras, mediante a permissão da elite local, oprimindo e empobrecendo a população.

Gab: D

Questão 115)


Leia o texto a seguir e complete as lacunas com as palavras da alternativa correta.

Os conflitos étnicos e sociais na África

Em geral, as culturas negro-africanas tiveram como base histórica as comunidades tribais e a religiões tradicionais ....(I).... . A situação atual da África é marcada pela crise econômica, a miséria, a doença e os conflitos armados generalizados, que estão fortemente ligados à longa história de dominação ocidental, principalmente na fase do ....(II)...., que fixou fronteiras arbitrárias no continente, colocando povos inimigos num mesmo território nacional ou um mesmo povo dividido em dois ou mais países. Após as independências nacionais, geralmente as elites africanas que assumiram o poder adotaram como língua oficial o idioma da antiga metrópole e os velhos métodos autoritários de governo e exploração econômica. Isso tudo acirra as ditaduras, os ódios interétnicos e as guerrilhas de extermínio, tais como as ocorridas entre os Hutus e os ....(III).... em Ruanda. Por outro lado, tais culturas entram em choque com a crescente expansão da religião ....(IV)...., que conquista novos fiéis no Centro e até no Sul do continente, gerando um caldeirão com novas diferenças culturais e talvez futuros novos conflitos.

As lacunas são corretamente preenchidas com:

clip_image002

Gab: A

Questão 116)


A África é um continente imerso em conflitos, com lutas intertribais e disputas territoriais. Em alguns países, verifica-se a fragilidade dos governos em controlar o crescente poder de milícias locais que se confrontam com o poder nacional e fomentam genocídios. A causa dessa situação relaciona-se

a) à disputa pelo controle de regiões ricas em recursos minerais em grande quantidade de diamantes.

b) às disputas entre China e Estados Unidos interessados em controlar o petróleo ali existente.

c) à criação de Estados-nações com fronteiras definidas pelos colonizadores, sem respeitar a realidade étnica.

d) às disputas religiosas entre grupos radicais católicos e muçulmanos.

e) à presença de uma minoria branca que ainda detém o poder e age de forma segregadora.

Gab: C

Questão 117)


Analise o gráfico.

clip_image004

Fonte: Elsa Artadi e Xavier Sala i Martin

Com base nas informações do gráfico, assinale a alternativa CORRETA.

a) A crise social na África ocorre devido à concentração de renda no planeta, pois a riqueza no mundo cresce e a população sem acesso ao capital aumenta.

b) A situação social do continente africano tem melhorado ao longo dos anos, em função da ajuda dos países mais desenvolvidos.

c) Os dados mostram uma tendência de aumento da renda da população africana, nos próximos anos.

d) A pobreza no mundo aumenta num ritmo superior ao do crescimento da população africana que vive com menos de 1 dólar por dia.

Gab: A

Questão 118)


“A palavra África origina-se de Ávriga, nome de uma tribo berbere que habitava a região de Cartago. No início do século XV, o termo passou a designar todo o continente.” (Almanaque Abril, 1989, p. 439)

Com relação a esse continente, é incorreto afirmar que:

a) a África foi berço de uma civilização milenar: a dos egípcios, que há quatro mil anos desenvolveu, às margens do Nilo, uma sociedade próspera, cujas marcas persistem até hoje, como é o caso das pirâmides.

b) o Canal de Suez foi construído pelos franceses e ingleses no século XIX, para estabelecer uma rota mais curta entre a Europa e o Oriente.

c) foi somente no final do século XIX que as potências europeias colonialistas estabeleceram acordos e repartiram o continente africano entre si, o que está na raíz de uma série de conflitos territoriais que persistem até os dias atuais.

d) o deserto do Saara, localizado ao centro-sul do continente, é habitado por populações nômades.

e) a nação mais industrializada do continente é a África do Sul, cujo território é rico em ouro e diamantes.

Gab: D

Questão 119)


Sobre a África, é correto afirmar que

a) a razão pelo quadro generalizado de fome deve-se ao hostil quadro natural do continente.

b) o traçado das fronteiras, herdado do período colonial, é um dos fatores responsáveis pelos conflitos que abatem o continente e agravam a miséria.

c) o retorno dos escravos liberianos da América provocou o atual cenário beligerante e socialmente degradante.

d) sua inserção na globalização agravou o quadro social e econômico do continente, uma vez que, até então, o continente estava isento dos violentos conflitos vigentes nos dias atuais.

d) o pleno esgotamento das riquezas minerais africanas, verificado nos dias atuais, fez com que as potências se desinterassassem do continente, motivo que agravou o quadro socio-econômico nos países da África Subsaariana.

Gab: B

Questão 120)


“Enquanto durara a rivalidade bipolar em escala mundial, a África constituía uma das grandes forças internacionais. Graças à intervenção das superpotências no Chifre da África ou em Angola, especialmente, ou, de modo mais geral, à ação da `polícia da África` que era então, por um acordo geopolítico, a França, a estabilidade do continente foi assegurada. Após a guerra fria, uma boa parte da África – saheliana, mas também equatorial, incluindo até mesmo o Zaire – foi estrategicamente ´desclassificada` e, de fato, abandonada”.

SMITH, Stephen. África – a atração perdida do continente. In:

CORDELLIER, Serge. (Coord.) O Mundo

Hoje 1995/96: anuário econômico e geopolítico

mundial. São Paulo: Ensaio, 1996.

Sobre a questão abordada na passagem anterior, assinale a alternativa INCORRETA:

a) A rivalidade bipolar mencionada se refere à influência na política dos países africanos por parte dos EUA e China.

b) O texto faz menção à intervenção militar das superpotências no Chifre da África, mais especificamente na Somália, nos anos noventa do século XX.

c) Com o fim do período caracterizado como guerra fria, parte expressiva da África passa a ser considerada pouco atrativa para a economia mundial, ao mesmo tempo em que as grandes potências passam a focalizar investimentos na “África útil”, ou seja, naqueles países com potencialidade de expansão de mercado ou com recursos, como o petróleo.

d) Entre as mudanças políticas que ocorreram nos países africanos nos anos noventa do século XX, merece destaque o fim oficial do apartheid na África do Sul, com a ocorrência das primeiras eleições multirraciais no país, que conduziram Nelson Mandela à presidência.

e) Após a descolonização européia, diversos países do continente africano estiveram envolvidos em conflitos armados entre grupos étnicos diferentes. Entre as causas dessa violência, muitos países tiveram suas fronteiras traçadas pelos colonizadores europeus sem respeitar a antiga organização tribal, formando nações multiétnicas em que predomina desavença entre os grupos.

Gab: A

Questão 121)


No continente africano encontramos focos de guerras civis e entre países. No chamado Chifre da África, nos últimos anos, foram registrados violentos conflitos entre

a) países pela definição de fronteiras, envolvendo Burundi e Ruanda.

b) países pelo acesso à água, por parte do Egito e do Sudão.

c) brancos e negros na África do Sul.

d) lideranças locais na Somália.

e) grupos étnicos em Ruanda.

Gab: D

Questão 122)


As fronteiras da África, delimitadas pelo colonizador e preservadas após a independência dos países, constituem um dos elementos que acirram os conflitos políticos no interior do continente.

Nesse contexto, é correto afirmar que, no continente africano, a demarcação das fronteiras

a) ampliou a mobilidade das populações no interior do continente, intensificando as tensões entre as tribos.

b) considerou a organização territorial das tribos africanas, contribuindo para eliminar as rivalidades entre países vizinhos.

c) reuniu tribos rivais em um mesmo país, contribuindo para a acentuação dos conflitos étnicos.

d) consolidou a democracia nos países africanos, ampliando as disputas entre as tribos pelo controle do Estado.

Gab: C

Questão 123)


clip_image006

Os fluxos migratórios representados no mapa têm como explicação a conjugação de fatores específicos.

Assinale a opção que contém a conjugação desses fatores.

a) proximidade geográfica e facilidade de transporte entre os continentes

b) envelhecimento da população e necessidade de mão-de-obra europeus

c) alargamento da União Européia e globalização do mercado de trabalho

d) elevada natalidade nos países africanos e acolhida humanitária na Europa

e) agravamento das desigualdades sociais e conflitos sociais e políticos africanos

Gab: E

Questão 124)


Os mapas mostram as atuais divisões políticas e as históricas divisões étnicas e culturais do continente africano. As brutais diferenças desses traçados comprovam a artificialidade das fronteiras, onde os europeus, em seus regimes colonialistas, não respeitavam as diversidades de culturas que hoje ainda incitam vários conflitos internos, em diversos países do continente.

FRONTEIRAS ÉTNICAS

E POLÍTICAS DA ÁFRICA

clip_image008

clip_image010

Atualidades/Vestibular 2005

Essa atual e artificial divisão política da África foi decidida

a) na Conferência de Berlim.

b) na Conferência de Bandung.

c) na Conferência de São Francisco.

d) na Conferência de Bretton-Woods.

e) nos Acordos de Oslo.

Gab: A

Questão 125)


Desde 2003, uma guerra civil no Sudão já deixou 200 mil mortos na porção oeste do país: Darfur. As causas desses conflitos se assemelham a tantos outros no continente. Considere as afirmativas:

I. Assim como ocorreram na Etiópia e Somália, no Sudão as disputas são pelas grandes reservas de petróleo.

II. Diferenças étnicas, como ocorreram em Ruanda, e, no caso do Sudão, ocorrem devido a presença de grupos sedentários e milícias de origem árabe.

III. Assim como ocorreu em Angola, no Sudão a disputa está relacionada às diferenças ideológicas entre grupos que apóiam o capitalismo e outros que buscam maior interferência do Estado na economia.

IV. Disputa por terras e fontes de água em Darfur e apoio do governo a milícias que atuam no País são exemplos da guerra no Sudão.

Está correto o que se afirma em

a) I, II, III e IV.

b) I, II e III, apenas.

c) II, III e IV, apenas.

d) II e IV, apenas.

e) III e IV, apenas.

Gab: D

Questão 126)


Três países – Etiópia, Sudão e Egito – usam grande quantidade da água que corre pelo Rio Nilo, na África. Para atender ás necessidades de populações que crescem com rapidez, a Etiópia e o Sudão planejam desviar mais água do Nilo do que já desviam. Diante de dificuldades naturais que caracterizam o ciclo hidrológico nessa região, como baixa pluviosidade e altas taxas de evaporação, esses desvios feitos rio acima poderiam reduzir a quantidade de recursos hídricos disponíveis para o Egito, o último país ao longo da extensão do rio, que não pode sobreviver sem esses recursos naturais.

Miller Jr., G. T. Ciência Ambiental. São Paulo: Thomson, 2007 (adaptado)

Diante dessa ameaça, qual seria a melhor opção para o Egito?

a) Entrar em guerra contra a Etiópia e o Sudão, para garantir seus direitos ao uso da água.

b) Estabelecer acordos com a Etiópia e o Sudão visando o uso compartilhado dos recursos hídricos.

c) Aumentar sua produção de grãos e exportá-los, elevando sua capacidade econômica de importar água de outros países.

d) Construir aquedutos para trazer água de países que tenham maior disponibilidade desse recurso natural, como o Irã e o Iraque.

e) Estimular o crescimento de sua população e, desse modo, aumentar sua força de trabalho e capacidade de produção em condições adversas.

Gab: B

Questão 127)


A continuidade dos conflitos sociais na África revela a persistência de obstáculos às políticas de desenvolvimento nesse continente, desde o final do século XIX. Mesmo com alguns ensaios de democracia, repetiram-se, em 2008, eventos que indicam como a África está longe da paz e da estabilidade.

clip_image012

A associação adequada entre país e causa direta de um conflito atual está expressa na seguinte alternativa:

a) Cabo Verde - guerras civis

b) Quênia - disputas eleitorais

c) Angola - antagonismos religiosos

d) Burkina Faso - crises econômicas

Gab: B

Questão 128)


Observe a área destacada no mapa do continente africano e analise as afirmações sobre esse grupo de países.

clip_image014

(João Carlos Moreira e Eustáquio de Sene. Geografia Geral e do Brasil:

espaço geográfico e globalização. v 2. São Paulo: Scipione, 2008. p. 78)

00. A sigla SADC refere-se ao bloco econômico regional chamado Comunidade de Desenvolvimento da África Austral, criado na década de 1990 para promover o comércio entre os países participantes, tendo como membro mais importante a África do Sul.

01. Quanto às características naturais, a porção continental da região destacada no mapa caracteriza-se pelo predomínio de planaltos e pela ocorrência de diversos tipos de vegetação: mediterrânea ao sul, desértica a sudoeste, floresta equatorial ao norte e, no restante do território, predominam as savanas.

02. Dentre os objetivos da criação da SADC, principal bloco econômico da África, está o de controlar a exploração de petróleo, visto que nesses países se encontram as principais jazidas desse recurso natural no continente africano, atualmente exploradas por empresas transnacionais européias.

03. Com exceção de Angola e Moçambique, excolônias portuguesas que passaram por guerras civis após a independência, os demais países da SADC foram colonizados pela Inglaterra, fato que contribuiu para a transição pacífica do período colonial para a independência política.

04. O quadro físico-natural dessa região identificada como SADC caracteriza-se pela diversidade climática: na porção sul encontram-se os climas mais úmidos e as florestas tropicais, devido à proximidade dos oceanos; ao norte encontra-se a floresta equatorial e, ao centro, as savanas, intercaladas por pequenas áreas desérticas.

Gab: VVFFF

Questão 129)


I. Durante a partilha da África, nos tratados da Conferência de Berlim, no final do século XIX, essa região coube à Itália;

II. É uma região de tradicional rivalidade religiosa entre cristãos e muçulmanos;

III. Aproximadamente 45% da população dessa região vivem na miséria e enfrentam secas e inundações recorrentes;

IV. É uma região estratégica, uma vez que é rota internacional de petróleo.

A sub-região do continente africano, a que se referem I, II, III e IV, está corretamente assinalada em:

a)

clip_image016

b)

clip_image018

c)

clip_image020

d)

clip_image022

e)

clip_image024

Gab: B

Questão 130)


Sobre os conflitos atuais na África Negra, é correto afirmar:

a) Na África Central, sobretudo em Ruanda, há uma tensão crescente entre grupos rivais, Tutsis e Hutus, pois estes apoiaram os colonizadores belgas e continuam no poder, apesar de serem minoria.

b) No Sudão, o conflito entre o governo islâmico e a minoria cristã está relacionado à disputa territorial pela região do Darfur, no sul do País, pois essa região possui grandes reservas de petróleo e grande produção agrícola.

c) Os conflitos na África estão relacionados à colonização européia do final do século XIX, pois os colonizadores impuseram fronteiras artificiais, baseadas nos meridianos e paralelos, que separaram povos da mesma etnia e agruparam tribos rivais no mesmo território.

d) Na África do Sul, o fim do Apartheid reduziu as desigualdades sociais entre brancos e negros, o que dinamizou a economia do País, pois os recursos naturais, sobretudo as jazidas de petróleo, vêm sendo explorados em benefício da maioria negra.

e) Atualmente em vários países da África, como Serra Leoa, a disputa por recursos naturais, como o petróleo e diamantes, tem agravado os conflitos territoriais, pois os grupos rivais pretendem utilizar tais recursos para o desenvolvimento dessas nações.

Gab: C

Questão 131)


Analise o gráfico para responder à questão.

clip_image026

Assinale a alternativa que reflete as condições sul-africanas apresentadas no gráfico.

a) Com o fim do apartheid vários países europeus romperam relações com a África do Sul, o que provocou uma forte crise econômica.

b) A ascensão de novos países emergentes como a Nigéria tem provocado problemas sociais e econômicos à África do Sul.

c) Após um “boom” de crescimento pós-apartheid, a África do Sul tem apresentado vários problemas que se refletem na sociedade local.

d) O fraco crescimento econômico do país é um obstáculo à absorção dos negros no mercado de trabalho.

e) O fim da política do apartheid não conseguiu ainda promover de forma significativa a inclusão dos negros na economia.

Gab: E

Questão 132)


Observando o mapa do continente africano a seguir verifica-se que muitas de suas fronteiras são retilíneas, fruto de uma divisão decidida fora de seus domínios, que levou em consideração os interesses das potências européias.

clip_image028

Essa divisão trouxe como conseqüência:

a) a concentração da população branca na porção meridional do continente.

b) a montagem de uma rede de transporte ferroviário para ligar as áreas litorâneas ao interior do continente.

c) a separação de etnias irmãs, enquanto etnias rivais foram reunidas em um mesmo território, provocando conflitos étnicos que duram até hoje.

d) o desenvolvimento de uma agricultura comercial de exportação feita em minifúndios policultores.

e) a independência das colônias africanas que possibilitou a unificação lingüística e religiosa das etnias que povoam o continente.

Gab: C

Questão 133)


Analise o texto a seguir.

“Cinco anos após o fim de uma das piores guerras civis da história africana, essa nação, movida pelo boom do petróleo, tornou-se o país que mais cresce no mundo. A previsão para 2008 é um salto de 27,2% do PIB do país, segundo o Fundo Monetário Internacional, o maior entre 180 países. (...) O país enche os cofres com o petróleo (e, em menor escala, com diamantes), mas cresce tanto por partir de uma base dilacerada por 27 anos de um conflito que envolveu marxistas-leninistas, cubanos, a CIA e guerrilheiros financiados pelo apartheid sul-africano. O saldo foi de 1 milhão de mortos e 4 milhões de refugiados.”

(Adaptado do jornal A Folha de São Paulo, 4/11/2007).

clip_image030

Com base nas informações contidas no texto, assinale o número que, no mapa, corresponde a esse país.

a) 1

b) 2

c) 3

d) 4

e) 5

Gab: A

Questão 134)


Após a leitura do texto abaixo, identifique, no mapa, a nação a que ele se refere.

“Descoberta por Vasco da Gama em 1498, é uma das nações mais pobres do planeta e também o país que permaneceu mais tempo sob domínio colonial, de 1505, quando os portugueses se apossaram de sua região costeira até a independência, em 1975. O movimento nacionalista, surgido na década de 50, ganha impulso em 1962, com a criação da FRELIMO, de linha marxista, sob a liderança de Eduardo Mondlane. A FRELIMO inicia imediatamente guerrilhas contra os portugueses, adquirindo, a partir de 1964, o controle do norte da colônia.”

clip_image032

Assinale a alternativa que contém o número que indica, no mapa, essa nação.

a) 1.

b) 2.

c) 3.

d) 4.

e) 5.

Gab: E

Questão 135)


O genocídio praticado em 1994 foi talvez o evento mais trágico da segunda metade do século passado. Estimativas dão conta de mais de um milhão de mortos ao longo do mês de abril daquele ano. O ódio entre hutus e tutsis é antigo, porém a divisão e o antagonismo foram reforçados pelo domínio colonial europeu. Os massacres não foram frutos de uma explosão de loucura coletiva, mas a expressão de um ódio muito antigo.

O texto acima refere-se ao genocídio ocorrido:

a) no Burundi.

b) no Chade.

c) em Ruanda.

d) na África do Sul.

e) Na Namíbia.

Gab: C

Questão 136)


Sobre os processos de colonização e descolonização do continente africano, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Após o processo de descolonização, vários grupos étnicos foram forçados a conviver em um mesmo Estado, intensificando os conflitos armados como o ocorrido entre as etnias Tutsi e Hutus, em Ruanda.

( ) O critério de regionalização do continente africano mais utilizado pós-descolonização, com base em elementos étnicos e culturais, classifica-o em África Branca ou Setentrional e África Negra ou Subsahariana.

( ) As potências imperialistas européias reunidas na Conferência de Berlim dividiram o espaço da África entre si, criando fronteiras sem respeitar a antiga organização tribal e a distribuição geográfica das etnias no continente.

Assinale a seqüência correta.

a) VFV

b) VVF

c) VVV

d) FFV

e) FFF

Gab: C

Questão 137)


Na descolonização da África, encontram-se casos em que a independência foi conquistada com grande violência, assim como situações em que a libertação da colônia ocorreu de modo mais pacífico. No entanto, em todos os processos, pode-se afirmar a existência de uma relação entre a situação interna da colônia e realidades mais amplas. Sobre a independência de Angola, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Aconteceu no âmbito da Guerra Fria como demonstra a guerra civil ocorrida após a independência entre o MPLA, apoiado pela União Soviética, e a UNITA, apoiada pelos Estados Unidos da América.

( ) Deve ser compreendida no contexto da desagregação do Império Português após a independência do Brasil e o fim do tráfico negreiro, a grande fonte de renda do estado lusitano.

( ) Foi resultado da globalização que, ao permitir o maior fluxo comercial e de idéias, fez surgir no povo angolano o sentimento de liberdade e o desejo de auto-determinação.

( ) Foi impulsionada pelo fim da ditadura salazarista, marcado pela Revolução dos Cravos, que significou o abandono da guerra colonial e da política imperialista portuguesa.

Assinale a seqüência correta.

a) VFVF

b) VFFV

c) FVFV

d) FFFV

e) VVVF

Gab: B

Questão 138)


No mapa, destaca-se uma região da África Ocidental ameaçada pela fome.

clip_image034

(Oxfan, 2005.)

Assinale a alternativa que contém a identificação dos três países assinalados, respectivamente, com os números 1, 2 e 3 e as causas que provocaram acentuada queda na produção de alimentos.

a) Marrocos, Angola, Sudão; enchentes, AIDS, queimadas.

b) Camarões, Costa do Marfim, Serra Leoa; seca, terremotos, doenças.

c) Senegal, Guiné, Argélia; pragas, tsunamis, furacões.

d) Gabão, Congo, Zaire; erosão, chuvas, desnutrição.

e) Mauritânia, Mali, Níger; seca, pragas, guerras.

Gab: E

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis