terça-feira, 4 de julho de 2017

Exercícios África ENEM 6

Questão 73)


O rebelde e fugitivo Joseph Kony, líder do LRA (Exército de Resistência do Senhor), fundado em 1987, em Uganda, com a finalidade de lutar contra a ditadura do Musevene, cometeu crimes que chocaram o mundo. Ele assassinou e mutilou civis, incendiou e destruiu vilarejos em Uganda e nos países vizinhos, incentivou a abdução e a escravidão sexual de mais de 30 mil crianças, usando ele mesmo centenas delas como escravas sexuais.

clip_image002

(SIMIELLI, M. E. Geoatlas. São Paulo: Ática, 2004. p. 67.)

Identifique o número que, no mapa, corresponde a Uganda, país africano onde se originou o LRA.

a) 1

b) 2

c) 3

d) 4

e) 5

Gab: D

Questão 74)


Observe o mapa que mostra uma parte do continente africano.

clip_image004

clip_image006

(O Estado de S.Paulo, 20.08.2011)

O ano de 2011 ficou marcado por uma das maiores ondas de fome já ocorridas na África, que atingiu Dadaab, no Quênia, considerado o maior campo de refugiados do mundo, que cresce continuamente. Esse campo de refugiados está relacionado com

a) os conflitos decorrentes da ditadura e corrupção do governo de Kadafi.

b) a guerra civil e a miséria na região, agravada pela seca.

c) a pirataria que vem sendo combatida duramente pela polícia internacional.

d) os problemas sociais decorrentes do fim do apartheid na região do Chifre da África.

e) o crescimento do islamismo, que vem disseminando novos modos de vida.

Gab: B

Questão 75)


Um dos maiores problemas da atualidade é a expressiva carência alimentar de vários países africanos. O texto e o mapa a seguir descrevem esta situação.

CONDENADOS À FOME

No fim de julho, a ONU decretou que a região africana, em destaque no mapa, está sob estado de fome (...). Esse é o alerta que leva entidades de todo o mundo a enviar alimentos, remédios e médicos para atender os necessitados. Contudo, isso não ocorrerá na Somália. Seus habitantes não poderão ser socorridos pela solidariedade mundial, pois esse é o desejo do grupo Al Shabab, subordinados à Al Qaeda, que controla o sul do país.

Revista Veja – 10/8/2011. p. 98. Texto Adaptado.

clip_image008

Com base nas informações obtidas no texto e no mapa acima, é CORRETO afirmar que a fome na Somália está associada

a) à disputa de poder e aos conflitos territoriais, que desencadearam guerras civis em vários países do Sudeste africano.

b) à intensa seca, que tem sido a principal causa da desnutrição infantil, deixando a região devastada e em estado de extrema pobreza.

c) às raízes do flagelo do Noroeste africano, sustentadas pelo modelo de dependência econômica implantado pelo colonialismo europeu no continente.

d) aos problemas sociais do chamado Chifre da África, agravados em função da atuação das milícias, que impedem a entrada dos países ocidentais na Somália.

Gab: D

Questão 76)


clip_image010

Atualmente, grandes jazidas de diamantes, localizadas em diversos países africanos, abastecem o luxuoso mercado mundial de joias. O diamante é uma forma cristalina do carbono elementar constituída por uma estrutura tridimensional rígida e com ligações covalentes. É um mineral precioso devido a sua dureza, durabilidade, transparência, alto índice de refração e raridade.

Analise as afirmações abaixo:

I. O diamante e a grafite são formas alotrópicas de carbono com propriedades físicas e químicas muito similares. Apesar disso, o diamante é uma das pedras preciosas mais valiosas existentes e, a grafite, não.

II. A partir do cartaz acima, é possível inferir a associação entre a extração de diamantes na África e o comércio internacional de armas, que abastece grupos rivais envolvidos nas guerras civis desse continente.

III. O cartaz denuncia a vinculação dos países africanos islâmicos com o terrorismo internacional e o seu financiamento por meio do lucrativo comércio mundial de diamantes e pedras preciosas.

Está correto o que se afirma apenas em

a) I e II.

b) I e III.

c) II.

d) II e III.

e) III.

Gab: C

Questão 77)


Observe o mapa a seguir.

clip_image012

ALMEIDA, Lúcia Marina Alves de; RIGOLIN, Tércio Barbosa.

Geografia: geografia geral e do Brasil. São Paulo: Ática, 2002. p. 310.

Com base nos conhecimentos e na observação do mapa da África, é CORRETO afirmar:

a) o Saara, o mais extenso deserto do planeta, estende-se do Mar Vermelho ao Atlântico, e compõe a maior região da África do Sul.

b) a maior parte do continente africano corresponde à África subsaariana, sendo essa região marcada por guerras civis, pobreza e fome.

c) a África subsaariana é banhada pelo Mediterrâneo e reúne os países de população branca e islâmica; entre os países que a compõem podem ser citados o Egito e a Líbia.

d) a principal característica da chamada África subsaariana é a ausência de recursos minerais, agravando a situação de miséria dessa região do continente e impossibilitando seu desenvolvimento.

Gab: B

Questão 78)


Considerada a mais dura competição de automobilismo do mundo, o Rali Dacar (anteriormente Paris-Dacar) vem sendo realizado desde 1979. A prova geralmente tem seu ponto de partida em alguma cidade da Europa e termina nas praias de Dacar, capital do Senegal, após uma longa e difícil passagem pelo deserto do Saara. A edição de 2005 apresentou pilotos de 39 nacionalidades, sendo 75% europeus e quase todo o restante composto por norte-americanos, sulamericanos e japoneses. A participação africana tem sido extremamente reduzida, a não ser pelos exuberantes cenários desérticos e semiáridos do continente.

clip_image014

CONTEMPLAÇÃO - Um nativo observa o Nissan da dupla Thierry Lavergne e

Jacky Dubois atravessar o deserto durante a sétima etapa do rali Granada-Dacar.

Folha de São Paulo, 09/01/1999.

Tendo em vista o contexto em que se realiza essa competição e com base na fotografia, pode-se afirmar que a posição da África no mundo contemporâneo, em relação a outros continentes, é mais claramente evidenciada pelo predomínio dos seguintes aspectos:

a) desequilíbrio ambiental e ascensão militar.

b) marginalização econômica e atraso tecnológico.

c) reestruturação produtiva e decadência cultural.

d) instabilidade política e uniformidade étnica.

e) dependência financeira e estagnação industrial.

Gab: B

Questão 79)


Na primeira década do século XXI, as relações econômicas de países da África com outros países do mundo estão sendo favorecidas pelas exportações e importações de mercadorias e celebração de acordos de cooperação.

Nesse contexto de ampliação das relações econômicas e políticas, o Continente Africano:

a) representa uma fronteira de investimentos externos, principalmente pela diversidade e riqueza de recursos minerais.

b) tem aumentado o número de países com regimes políticos autoritários, devido à fragilidade dos movimentos populares.

c) representa um espaço de investimentos no setor agropecuário que impulsiona a redução da taxa de urbanização.

d) tem uma organização política em que o avanço da democracia eliminou as rivalidades entre os grupos étnicos.

Gab: A

Questão 80)


“Nós, filhos da tragédia,

trazemos no peito feridas incuráveis,

e uma história de humanidade desumanizada.

Na Argélia ou na Bósnia, em Ruanda ou Uganda...

Quantos Somos? Dezenas. Milhares...

Vidas assassinadas,

Sonhos roubados,

Direitos violados.

Vivemos numa cidade perturbada,

Onde o sangue jorra,

Onde o terror é o rei

E a arbitrariedade tem mais força que a lei.

Nós, filhos da tragédia,

Precisamos de alívio,

proteção, carinho, orientação...

Carregamos o destino da humanidade.

Pensem em transformar em uma sinfonia

de paz e fraternidade as declarações que assinaram

A Declaração dos Direitos do Homem é o nosso guia”.

(MOHAMMED, In: MAGALHÃES et al, 2005, p. 186).

Identifique as afirmativas verdadeiras.

A leitura do poema, aliada aos conhecimentos sobre o continente africano e sua história, permite afirmar:

I. A colonização da África pelos europeus foi facilitada pelos seus aspectos naturais, como um litoral recortado, um relevo predominantemente de planícies e grandes riquezas minerais.

II. A colonização europeia implantou novas formas de produção agrícola, sem desarticular o processo produtivo já existente no continente, o que explica a sua baixa produtividade atual.

III. Os versos evidenciam o fato de a partilha do continente africano não ter considerado a sua diversidade étnica, o que resultou na emergência de conflitos internos, após a descolonização.

IV. Os atuais conflitos que se verificam no continente são uma consequência das pressões demográficas e da necessidade de se estender as áreas agrícolas, não sendo, portanto, provocados por diferenças ideológicas, como no passado.

V. A África Subsaariana, por possuir solos mais férteis e não sofrer escassez de água, é a região que concentra o maior número de conflitos armados no continente.

A alternativa que indica todas as afirmativas verdadeiras é a

01. I e II

02. II e IV

03. III e IV

04. I, III e V

05. I, II, IV e V

Gab: 03

TEXTO: 4 - Comuns às questões: 81, 83


Em janeiro, a seleção de Togo seguia de ônibus até a província de Cabinda, em Angola, onde disputaria a Copa Africana de Nações. Mas a viagem foi interrompida por uma dissidência das Forças de Libertação do Estado de Cabinda (Flec), que metralhou o ônibus, matando três pessoas da delegação e deixando jogadores feridos [...].

Se o episódio de Cabinda lançou uma sombra sobre a Copa da África do Sul, é porque as tensões internas e os conflitos marcam o passado e o presente de diversos povos africanos. [...].

Desde o século XV, a África é subjugada pelos europeus. Por quatro séculos, Portugal, Espanha e Inglaterra levaram para o continente americano mão de obra escrava capturada na África. [...].

Mesmo controlando o tráfico negreiro, os europeus mantinham presença discreta no continente, limitada a entrepostos comerciais na região costeira. [...] Porém, no fim do século XIX, as potências europeias iniciaram uma corrida imperialista para controlar o continente, em busca de novas fontes de matérias-primas e de mercados para seus produtos manufaturados.

Era o auge da II Revolução Industrial. (ÁFRICA..., 2010, p.28).

Questão 81)


Sobre as características naturais, étnicas e econômicas do continente africano, é correto afirmar:

01. A corrida imperialista, no final do século XIX, limitou-se à África Central, pelo fato de essa região possuir as maiores reservas de combustíveis fósseis e de minerais metálicos nobres do planeta.

02. O fim do regime do apartheid, na África do Sul, consolidou uma democracia multirracial, uma das raras a vigorar no continente africano, mas não foi capaz de reduzir as diferenças socioecômicas entre brancos e negros.

03. A economia dos países africanos, embora frágil, expandiu-se com o processo de globalização e conseguiu escapar da vulnerabilidade em relação às oscilações das commodities, no mercado externo.

04. A pobreza da África Subsaariana tem sua raiz na colonização de povoamento, implantada pelo europeu, que desarticulou o processo produtivo e, consequentemente, provocou a fome endêmica, que caracteriza essa região.

05. A África Setentrional, por possuir unidade linguística, religiosa e étnica, teve seus interesses econômicos preservados, enquanto, na África Subsaariana, a grande diversidade étnica provocou o isolamento do subcontinente e sua atual estagnação econômica.

Gab: 02

Questão 82)


Populações inteiras são, às vezes, expulsas de seus territórios. Esses povos sem-território ficam acuados e privados de seus direitos de cidadania e passam a viver em condições extremamente precárias. Exemplifica esse fato a guerra entre as etnias hutu e tutsi, que provocou aproximadamente meio milhão de refugiados. Essa desterritorialização aconteceu na(no, em)

a) Croácia.

b) Eritreia.

c) Azerbaijão.

d) Afeganistão.

e) Ruanda.

Gab: E

Questão 83)


A história da África colonial é marcada por relações econômicas e culturais e, também, por conflitos internos e/ou relacionados às nações europeias, podendo-se afirmar que, no

01. processo de libertação colonial, durante a Guerra Fria, se verificou forte oposição por parte dos Estados Unidos e da União Soviética, temerosos de que a fragmentação política do continente fortalecesse o bloco dos não alinhados.

02. processo de dominação colonial, durante a expansão imperialista, se incentivaram as guerras entre as diversas etnias, o que resultou na criação de fronteiras que respeitavam as divisões culturais e na submissão dos reinos africanos.

03. processo de expansão mercantilista, os europeus ocuparam entrepostos na costa africana, enquanto, na colonização imperialista, ocorreu a dominação e a submissão do interior do continente, onde se localizavam os estados africanos.

04. período de exploração do comércio negreiro, os países que não participavam dessa atividade a acusavam de ser um empecilho à acumulação primitiva do capital, contribuindo para o subdesenvolvimento econômico do continente.

05. processo de colonização mercantilista, assim como durante a dominação imperialista do século XIX, a exploração de riquezas agrícolas e de escravos tornaram-se a principal razão da conquista dos povos africanos.

Gab: 03

Questão 84)


Soweto viu a Copa do Mundo. Em um Mundial questionado por seu impacto social apenas limitado e por excluir grande parte da população africana dos benefícios, os 4 milhões de moradores da cidade nas proximidades de Johannesburgo só souberam um dia antes que a seleção brasileira faria seu único treino aberto em Soweto.

(O Estado de S.Paulo, 04.06.2010. Adaptado.)

Considere as afirmações seguintes.

I. Soweto está localizado na região metropolitana de Johanesburgo e foi a maior township da África do Sul.

II. As townships nasceram durante o período do apartheid, devido à separação espacial entre negros e brancos.

III. Dentre os Prêmios Nobel da Paz, estão Nelson Mandela e o Arcebispo Desmond Tutu, que viveram em Soweto.

IV. Berço da luta contra o apartheid, durante o regime racista, Soweto conseguiu resolver seus problemas sociais, integrando-se totalmente ao restante da capital.

Estão corretas apenas as afirmações

a) I, III e IV.

b) III e IV.

c) I, II e III.

d) I e II.

e) II, III e IV.

Gab: C

Questão 85)


clip_image016

clip_image018

Assinale a interpretação correta para o cartograma acima.

a) As taxas de mortalidade infantil no continente africano são elevadíssimas.

b) O continente africano é o que possui a menor expectativa de vida do mundo.

c) A África é um continente com baixa presença de mão de obra infanto-juvenil.

d) O fluxo migratório interno do continente africano é limitado à sua faixa central.

e) A natalidade nos extremos sul e norte da África é menor do que a da sua região central.

Gab: E

Questão 86)


A independência da maioria das atuais nações africanas ocorreu nas décadas de 1960 e 1970. No entanto, a inserção dessas nações na economia mundial se deu de modo frágil, o que pode ser explicado pelo processo de Neocolonianismo.

Explique

a) o que é Neocolonialismo;

b) como as antigas metrópoles ainda exercem suas influências em alguns dos países africanos.

Gab:

a) Neocolonialismo pode ser definido como o domínio externo indireto de grandes potências sobre os Estados Africanos após a independência.

b) As antigas potências (metrópoles) continuam a exercer suas influências em alguns Estados africanos por meio da ajuda financeira, da cooperação militar e de tratados especiais de comércio.

TEXTO: 5 - Comum à questão: 87


Verdadeiros espetáculos da evolução humana (as exposições universais) traziam um pouco de tudo: de negros africanos em pessoa à arte francesa, indígenas com seus artefatos e a mais recente das inovações.

No fundo, para a grande maioria do público a feira significava diversão. É por isso mesmo que se vendiam muitos souvenirs, cartões postais e mesmo fotografias. Não foi mera coincidência o fato de a primeira máquina automática de fotografia ter sido apresentada na exposição de 1889.

As exibições universais constituíram, portanto, o corolário ideal da política imperialista de final do século XIX. Em um momento em que a burguesia triunfante pretendia conquistar o mundo todo (...), as feiras mundiais cumpriam um papel exemplar: expunham didaticamente o avanço de uns e o atraso de outros; a tecnologia na mão de alguns e o exotismo como privilégio de outros.

(Lílian Moritz Schwarcz, As barbas do imperador. 1998. Adaptado)

Questão 87)


A política imperialista de final do século XIX retalhou o continente africano em um grande número de colônias europeias que só se tornaram independentes na segunda metade do século XX. Atualmente, vários países africanos têm novamente recebido a presença maciça de estrangeiros que promovem a construção de estradas ou implantam sistemas de energia ou telefonia em troca da exploração de recursos minerais, fundamentais para seu rápido crescimento industrial.

Os estrangeiros a que o texto se refere são os

a) norte-americanos.

b) franceses.

c) chineses.

d) japoneses.

e) sul-coreanos.

Gab: C

Questão 88)


Sobre a África do Sul, país sede da Copa do Mundo de 2010, assinale a afirmativa INCORRETA:

a) O fim do apartheid, um regime segregacionista que negava aos negros direitos sociais, econômicos e políticos, produziu condições para a eliminação da desigualdade social.

b) O país tem uma população constituída por diversos grupos étnicos e, além do inglês, adota diversos outros idiomas oficiais.

c) O território abriga, em seu subsolo, uma grande quantidade de minérios, entre os quais se destacam o ouro e o diamante.

d) O país, cujo território está localizado no extremo sul do continente africano, tem a Cidade do Cabo e Johannesburgo como seus principais centros urbano-industriais.

Gab: A

Questão 89)


Quinze anos depois do genocídio que vitimou mais de 800 mil pessoas, visitar Ruanda ainda é uma espécie de jogo de adivinhação – a cada rosto que passa tenta-se descobrir quem foi vítima e quem foi algoz na tragédia de 1994. O governo do país recorre à união do povo. O censo e as carteiras de identidade étnicas não existem mais, todos agora são apenas considerados ruandeses. O esforço do presidente Paul Kagame em evitar um novo conflito é tão grande que chamar alguém de “tutsi” ou “hutu” de maneira ofensiva é crime, com pena que pode chegar a 14 anos.

Marta Reis

A presença do trauma do genocídio é o principal problema social de Ruanda, maior inclusive que a pobreza. Tratar esse trauma coletivo devia ser prioridade número um, e não transformá-lo num tabu. A política do governo é a do esquecimento por lei, por obrigação. Errada é a vitimização do genocídio, pois existe uma história de conflitos anterior e posterior ao massacre.

Marcio Gagliato

Adaptado de O Globo, 12/04/2009

A polêmica sobre os efeitos do genocídio de Ruanda, ocorrido em 1994, aponta para contradições dos processos de constituição de Estados nacionais na África contemporânea. Com base na análise dos textos, a resolução dessas contradições estaria relacionada à adoção das seguintes medidas:

a) conciliação político-religiosa – afirmação das identidades locais

b) punição das diferenças culturais – unificação da memória nacional

c) denúncia da dominação colonial – integração ao mundo globalizado

d) reforço do pertencimento nacional – revisão das heranças da descolonização

Gab: D

Questão 90)


A república da África do Sul será a sede da próxima Copa do Mundo de Futebol da FIFA. Sobre esse país situado na África Meridional, assinale o que for correto.

01. Tem uma das economias mais desenvolvidas do continente africano, baseada na mineração, e o país exporta ouro e diamantes.

02. É banhado pelos oceanos Atlântico e Índico e tem no Cabo da Boa Esperança, descoberto pelo navegador português Bartolomeu Dias, uma de suas atrações turísticas.

04. Embora o apartheid tenha acabado na África do Sul, os negros ainda são as maiores vítimas da desigualdade social com maior índice de pobreza, criminalidade e contaminação pelo vírus da AIDS.

08. Dentre suas maiores cidades estão a Cidade do Cabo, que é a sua capital legislativa, e Johanesburgo.

16. Na era contemporânea foi colonizado por ingleses, holandeses e alemães e tem como idiomas o africâner, o inglês e dialetos regionais.

Gab: 31

Questão 91)


Esquecida pela globalização e imersa em pobreza, fome, doenças e conflitos, a África é rica em recursos naturais cobiçados por regiões mais prósperas.”

Atualidades – Ed. Abril

clip_image020

Atualidades – Ed. Abril

Com vistas à descolonização e ao neocolonialismo africano, após a Segunda Guerra Mundial, assinale a alternativa INCORRETA.

a) No início da Segunda Guerra Mundial, a África contava com quatro Estados independentes – Egito, África do Sul, Etiópia e Libéria. A libertação da maioria das colônias ocorreu na década de 1960. Em outros casos, foi conquistada a partir de guerras e movimentos armados, provocando a retirada gradativa das potências européias.

b) O alicerce dos novos Estados africanos foi constituído, principalmente, pela estrutura administrativa criada pela colonização européia. Quando as independências ocorreram, os poderes político e militar passam das antigas metrópoles para as elites nativas urbanas, que instalaram regimes autoritários.

c) O panorama de extrema pobreza dos países da África Subsaariana deve-se ao fraco crescimento econômico registrado desde as independências. Nas classificações de 2008 do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e do IPH (Índice de Pobreza Humana) da ONU, os 27 últimos lugares são ocupados por países dessa região Africana.

d) O Pan-africanismo, defendido por Kwame Nkrumah, presidente de Gana (1957 e 1966), influenciou profundamente os líderes das lutas anticoloniais, conseguindo moldar uma forte política externa dos Estados africanos independentes, enfraquecendo a hegemonia das elites étnicas regionais.

e) Segundo o pensamento terceiro-mundista, em voga há três décadas, atribuía- -se apenas à herança colonial a pobreza africana, porém outros fatores corroboram para essa condição; entre eles, vastas áreas da África Tropical apresentam solos de baixa fertilidade, quinze países não têm saídas marítimas e as desvantagens geográficas são agravadas pelas pressões demográficas.

Gab: D

Questão 92)


Cartaz de 1994 da campanha de Nelson Mandela à presidência da África do Sul.

clip_image022

Fonte: AFP, 1994.

Essa campanha representou a

a) luta dos sul-africanos contra o regime do apartheid então vigente.

b) conciliação entre os segregacionistas e os partidários da democracia racial.

c) proposta de ampliação da luta anti-apartheid no continente africano.

d) contemporização diante dos atos de violência contra os direitos humanos.

e) superação dos preconceitos raciais por parte dos africânderes.

Gab: A

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis