segunda-feira, 3 de julho de 2017

Exercícios Agropecuária ENEM 9

Questão 213)


A agricultura brasileira sempre esteve entre as principais atividades econômicas do país. Porém alguns dos maiores problemas sociais brasileiros estão centralizados no campo, como a estrutura fundiária marcada pela concentração de terras e os conflitos pela posse da terra. Sobre a estrutura fundiária e os conflitos de terra no Brasil, é correto afirmar:

01. A principal característica da estrutura fundiária brasileira é o predomínio de grandes propriedades, originadas do sistema colonial de produção, denominado plantation, que necessitava de grandes extensões de terras para compensar os custos de produção, uma vez que as mercadorias eram enviadas para o mercado externo.

02. Com a Lei de Terras, promulgada em 1850, foi instituída a propriedade privada da terra no Brasil, ao determinar que as terras devolutas só poderiam ser adquiridas por meio de compra, limitando o acesso à posse de terras a quem tivesse recursos para isso, excluindo os imigrantes europeus recém-chegados, os negros libertos e as pessoas sem recursos.

04. A distribuição desigual de terras acabou gerando conflitos cada vez mais violentos e generalizados entre proprietários e não proprietários, levando à criação de organizações sociais como a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Campo (CONTAG) e o Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST).

08. Os primeiros projetos de reforma agrária visavam assentar colonos europeus no interior paulista, para promover uma distribuição mais igualitária da terra, porém foram prejudicados pela perda das pequenas propriedades para as empresas agrícolas e grandes fazendeiros, decorrente de dívidas contraídas com os bancos.

16. A modernização das atividades agrícolas provocou transformações profundas nas relações de trabalho e na organização do espaço rural brasileiro. Uma delas foi o crescimento do número de parceiros, meeiros e arrendatários e a diminuição do número de trabalhadores assalariados no campo.

Gab: 07

Questão 214)


O Brasil é um país de dimensões territoriais, cujos limites foram construídos historicamente. Sobre a formação e a expansão do território brasileiro, assinale a alternativa correta.

a) A demarcação dos limites territoriais do Brasil foi iniciada com o tratado de Tordesilhas, reconstruída com o Tratado de Madrid e concluída com a proclamação da independência do país; a partir desse fato, permaneceu com seus 8.514.876 km² até os dias atuais.

b) As atividades econômicas foram fatores essenciais para a expansão territorial brasileira no período colonial, especialmente a plantação de cana-de-açúcar, a criação de bovinos, a mineração do ouro e a extração de produtos florestais, ampliando os limites territoriais para o interior do continente.

c) As fronteiras terrestres brasileiras com os países vizinhos são definidas sobre linhas secas, canais fluviais ou lagos, não tendo motivo de contestação por parte de nenhum país sul-americano, pois foram firmadas sob acordos internacionais com a anuência das potências mundiais.

d) Os problemas de litígio territorial com países vizinhos inexistem no Brasil. Um país moldado pela perspectiva da paz, que possui boas relações diplomáticas e sólidos acordos econômicos, científicos e culturais com seus vizinhos, nunca chegou a motivar conflito político por causa de domínio territorial. Mesmo internamente, os problemas de litígio político-territorial não aparecem nem entre os estados e nem entre os municípios brasileiros.

e) O limite político-territorial brasileiro tem expandido em direção aos territórios bolivianos e paraguaios em função do intenso processo de aquisição de propriedades agrícolas pelos brasileiros naqueles países em áreas contíguas à fronteira nacional.

Gab: B

Questão 215)


Analise as imagens.

clip_image002

(hotsites.sct.embrapa.br) (marcelokatsuki.folha.blog.uol.com.br)

Assinale a alternativa que relaciona corretamente as imagens apresentadas.

a) O pequi, uma fruta típica do Cerrado, muito utilizada na culinária regional e ainda obtida pela prática do extrativismo simples, combina muito bem com o frango, introduzido na região pela moderna atividade agroindustrial.

b) Os Cerrados do Brasil central, anteriormente considerados improdutivos e utilizados para a produção de carvão vegetal, hoje se destacam no panorama agropecuário nacional pela produção irrigada de frutas, como o pequi, destinadas à exportação.

c) O clima tropical, alternadamente seco e úmido, é um fator fundamental na definição das áreas ocupadas pelos Cerrados, pois o período de estiagem seleciona as espécies mais resistentes, como o pequi, utilizado para alimentar o gado.

d) Na ocupação dos Cerrados do Brasil central, papel destacado teve a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), principalmente na seleção e adaptação de espécies frutíferas de clima temperado, como o pequi e o pêssego.

e) Os Cerrados do Brasil central compõem-se de variados ambientes, o que permite vários tipos de exploração econômica, desde o extrativismo simples, do pequi, passando pela produção de aves e a fabricação de carvão vegetal.

Gab: A

Questão 216)


Deputados pedirão investigação de cartel em empresas de defensivos agrícolas

(www.agenciabrasil.gov.br/noticias, 24.04.2009)

Nessa investigação, se procurará saber se as empresas

a) funcionam como empresas de “fachada”, terceirizando a produção e o fornecimento para empresas informais, embolsando a diferença nos custos de produção.

b) funcionam como representantes de uma única empresa, que lhes fornece os defensivos agrícolas com preços fixos, impedindo a concorrência.

c) possuem realmente capital nacional ou se são “testas-deferro” de empresas multinacionais que desejam explorar o mercado brasileiro.

d) não conseguem abastecer a demanda por defensivos agrícolas, levando a tentativas de produção associada entre algumas delas.

e) fazem acordos entre si para controlarem a oferta de defensivos agrícolas no mercado, com o intuito de manter os preços elevados.

Gab: E

Questão 217)


Leia o texto e assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas.

A soja é considerada como planta de dias curtos (noites longas); por isso grande parte da área mundial cultivada com essa cultura está localizada em latitudes maiores que 30º, onde prevalecem condições de clima temperado. O Brasil representa uma exceção dentro desse contexto. Atualmente, cerca de metade da produção brasileira é colhida nos estados compreendidos em latitudes menores que 20º. As regiões situadas em latitudes menores que 10º representam atualmente a área de expansão da soja, especialmente nos estados, e .

(www.cptsa.embrapa.br/catalogo/livrorg/sojamelhoramento.pdf)

a) de Mato Grosso do Sul … Mato Grosso … Goiás

b) da Bahia … Pernambuco … Piauí

c) de Goiás … Rondônia … Roraima

d) do Maranhão … Piauí … Tocantins

e) de Minas Gerais … Espírito Santo … Bahia

Gab: D

Questão 218)


Numere, no quadro, a coluna da esquerda de acordo com a da direita, associando cada área do Brasil à respectiva característica predominante quanto à organização do espaço agrário.

Organização do espaço agrário brasileiro

clip_image004

(Magnoli e Araújo, Geografia: a construção do mundo. Moderna, 2005. Adaptado)

Assinale a opção que apresenta a associação correta.

a) 1, 2, 3 e 4.

b) 1, 3, 2 e 4.

c) 2, 3, 4 e 1.

d) 3, 4, 2 e 1.

e) 4, 3, 1 e 2.

Gab: B

Questão 219)


Leia os fragmentos dos textos 1 e 2.

Texto 1:

“O capitalismo é o primeiro regime social que produz uma ideologia segundo a qual ele mesmo seria “racional”. A legitimação dos outros tipos de instituição da sociedade era mítica, religiosa ou tradicional. [...] Sem dúvida, esse critério, ser racional (e não consagrado pela experiência ou pela tradição, dado pelos heróis ou pelos deuses etc.), foi propriamente instituído pelo capitalismo.

CASTORIADIS, Cornelius. Figuras do pensável: as encruzilhadas do labirinto.

Vol. VI. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004. p. 90-91.

Texto 2:

“... o fato do Brasil se apresentar atualmente do ponto de vista internacional com um novo significado no que tange a divisão internacional do trabalho [...] e fundamentalmente averiguam-se novos e velhos atores em cena, os quais após destruir /consumir parte considerável de suas reservas naturais, [...] vê nas potencialidades econômicas da cana-de-açúcar que se configura essencialmente como uma nova forma de garantir o progresso do desenvolvimento econômico a partir de uma velha forma de acumular capitais, a situação parece mais grave na medida em que o território em disputa [...] está [...] nas mãos [...] de várias [...] corporações que possuem imensurável peso nos rumos de países ainda hoje dependentes de políticas externas de financiamento...”

AZEVEDO, José Roberto Nunes. Expansão da agroindústria canavieira no Mato Grosso do Sul. Dourados: UFGD, 2008. p. 70.

Tendo em vista as informações apresentadas, assinale a alternativa INCORRETA.

a) A lógica do sistema capitalista define e redefine os territórios nacionais a partir do arranjo e rearranjo espacial subordinado às necessidades econômicas das grandes corporações.

b) A ideologia capitalista reforça o cenário de ajustamento territorial equilibrado, no qual cada país executa suas funções econômicas sem interferências de outros, já que existe o predomínio do livre comércio absoluto e da livre concorrência.

c) A lógica das grandes corporações capitalistas influencia o cotidiano de inúmeras pessoas, por meio dos investimentos em novas zonas de produção que subordinam a especificidade de um lugar aos interesses das corporações.

d) Os territórios nacionais, tal como o Brasil, sofrem interferências internacionais econômicas conforme a presença ou a ausência de investimentos por parte das corporações multinacionais.

Gab: B

Questão 220)


Com o auxílio de imagens de satélites, o Governo Brasileiro, através do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE – constatou que o Pará é o estado que apresenta o maior índice de desmatamento dos estados amazônicos.

Assinale a alternativa que apresenta a principal causa do desmatamento no estado do Pará.

a) A extração mineral, pois, no Pará, estão os maiores projetos de mineração do país, como o projeto Carajás.

b) As madeireiras legais e ilegais que retiram madeira protegidas por lei para exportação.

c) A pecuária extensiva, responsável pela retirada da vegetação para o cultivo de capim para alimentar o gado.

d) A produção de soja, responsável pela devastação da floresta no sul do estado do Pará, avançando para o norte.

Gab: C

Questão 221)


Sobre a distribuição na produção da agropecuária brasileira, assinale a alternativa INCORRETA.

a) O oeste do estado de São Paulo destaca-se na produção agrícola, notadamente no cultivo de trigo e soja.

b) O estado de Mato Grasso é o maior produtor de soja, apesar de esse produto estar em expansão em vários estados brasileiros.

c) O café, que era produzido em maior parte no estado de São Paulo, atualmente, tem sua produção concentrada nos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo.

d) O nordeste, que aumenta sua produção de frutas de forma exponencial, fica em segundo lugar na fruticultura, perdendo para a região sul.

Gab: A

Questão 222)


A exploração racional de todas as potencialidades do Norte de Minas, através da produção de grãos, agricultura irrigada com fruticultura, existência de mão-de-obra abundante, capacidade empreendedora dos produtores e mobilização associativa das comunidades, aliadas à farta disponibilidade de recursos naturais, são fatores de atração de agroindústrias, favorecendo o estabelecimento das cadeias de produção e comercialização de frutas, grãos, carnes e lácteos. (BNB, 2000)

Assinale a alternativa que indica um fator restritivo ao desenvolvimento da agroindústria no Norte de Minas.

a) Falta de projetos de irrigação pública, implantados ou em implantação.

b) Disponibilidade de tecnologia de produção.

c) Condições edafoclimáticas desfavoráveis à produção de fruticultura.

d) Deficiências nas estruturas de transporte e armazenagem da produção.

Gab: D

Questão 223)


Sobre a organização do espaço brasileiro após os anos de 1990, é INCORRETO afirmar que:

a) a região Centro-Sul, a mais urbanizada, constitui também a área mais atrelada à economia internacional.

b) as fronteiras agrícolas se deslocaram para o interior da Amazônia, tendo o café e a cana como os principais produtos.

c) a migração interna é caracterizada pelo movimento sazonal de trabalhadores rurais das regiões mais pobres para as mais ricas.

d) as cidades médias têm atraído investimentos econômicos e, consequentemente, têm apresentado crescimento populacional.

Gab: B

Questão 224)


A agricultura familiar caracteriza-se por:

a) práticas agrícolas usando tecnologias modernas, como máquinas e insumos industrializados.

b) produção intensiva de grãos, voltada essencialmente ao mercado externo.

c) uso da terra voltado ao sustento da família e à produção de bens comerciais.

d) produção extensiva, principalmente de matériasprimas para indústrias.

e) uso intensivo de mão de obra assalariada ao longo de todo o ano.

Gab: C

Questão 225)


“O Brasil, além de ser o maior exportador líquido de alimentos, reserva à agricultura apenas 7,4% das terras agricultáveis. Nos EUA, as lavouras ocupam 28% do território, enquanto alguns países do Leste Europeu chegam a utilizar até 60% das terras para o plantio.” A partir desse enunciado do ex-Ministro da Agricultura, Marcos V. Pratini de Moraes (Revista Carta Capital, 13/08/2008, p.45), responda, assinalando a alternativa que melhor explique o desenvolvimento da agricultura no País.

a) O estímulo à agricultura familiar e a reforma agrária, promovidos pelo atual governo, têm resultado, ano após ano, em um expressivo aumento do agronegócio para exportação.

b) As boas condições de trabalho no campo, resultantes de uma fiscalização trabalhista forte, têm aumentado a lucratividade do agronegócio nacional.

c) A gradativa abertura dos mercados europeu e norte-americano aos nossos produtos agrícolas tem aumentado a demanda e estimulado a produção.

d) Climas e solos diversificados e pesquisas científicas de órgãos como a Embrapa favorecem adaptações de cultivos em diferentes ambientes, aumento da produtividade por hectare e o número de safras anuais.

e) As jazidas de potássio e enxofre disponíveis no território nacional possibilitam a produção de fertilizantes, aumentando a autonomia e barateando a produção.

Gab: D

Questão 226)


Assinale com F ou V as proposições, conforme sejam respectivamente Falsas ou Verdadeiras em relação ao agronegócio e à agropecuária brasileira.

( ) O Brasil está entre os líderes mundiais no mercado de diversos produtos agropecuários. É o primeiro produtor e exportador de café, açúcar, álcool e suco de frutas. Também lidera o ranking das exportações de frango, soja, carne bovina, couro e calçados de couro.

( ) O agronegócio vem se modernizando, ficando mais eficiente e competitivo. Incorporou avanços tecnológicos como mecanização agrícola e a manipulação da engenharia genética, objetivando a melhoria da produtividade.

( ) As cadeias produtivas, com base na agricultura e na pecuária, pelo dinamismo da economia pode tornar o Brasil, na próxima década, o maior produtor de alimentos do mundo.

( ) Em várias áreas vêm sendo empregadas técnicas avançadas e ambientalmente corretas para o plantio e recuperação de solos degradados.

( ) Os polêmicos produtos transgênicos, também integrantes do agronegócio brasileiro, já estão totalmente liberados no mercado, e estudos científicos já comprovam seguramente que os mesmos não causam nenhum prejuízo aos seres humanos e ao meio ambiente.

A alternativa que apresenta a seqüência correta é:

a) F F V V V

b) F F F F V

c) V F V F V

d) F V F V F

e) V V V V F

Gab: E

Questão 227)


Escreva F ou V conforme sejam Falsas ou Verdadeiras as proposições que tratam dos interesses da soja em terras das regiões Sul, Centro- Oeste, e sua expansão no Norte e Nordeste.

( ) Seu cultivo tem garantido aos pequenos proprietários rurais o acesso à terra.

( ) Sua produção tem exigido grandes investimentos em insumos industriais.

( ) Sua produção está associada aos complexos agroindustriais e ao agronegócio.

( ) Seu preço no mercado mundial tem envolvido mercados de ações e grupos financeiros.

( ) Sua exportação tem contribuído para a obtenção de superavits na balança comercial.

A alternativa que apresenta a seqüência correta é:

a) V V F F F

b) V V V V F

c) F V V V V

d) F F F V V

e) V F V F V

Gab: C

Questão 228)


A manchete publicada em jornal de grande circulação nacional nos leva a reflexão de que:

clip_image006

I. Segundo o representante da ONU para Direito à Alimentação, o uso de terras férteis para cultivos destinados a fabricar biocombustíveis reduz as superfícies destinadas à produção de alimentos.

II. No Brasil, o ministro da Agricultura afirmou que a produção de álcool não prejudica a produção de alimentos. Existe uma perfeita compatibilidade entre a produção de álcool e de alimentos. A plantação da cana-de-açúcar representa menos de 1% da produção total agrícola brasileira e as novas áreas para produção de álcool avançam para as pastagens.

III. Segundo o representante da ONU para o Setor da Agricultura e Alimentação (FAO) o etanol e o biodiesel têm condições de serem transformados em aliados no combate à fome, desde que acompanhados de políticas públicas que estimulem a agricultura familiar, a oferta de créditos, e uma estrutura de mercado que favoreça o comércio de alimentos sem amarras protecionistas.

IV. Atualmente o etanol é a maior fonte de energia do país.

Estão corretas:

a) Apenas as proposições II e III

b) Apenas as proposições I e II

c) Apenas as proposições I, II e III

d) Apenas as proposições I e IV

e) Todas as proposições

Gab: C

Questão 229)


Concentração da terra

clip_image008

Modernização agrícola

clip_image010

Compare os mapas acima.

A alternativa que indica de forma correta dois Estados brasileiros e o tipo de relação, verificada em ambos, entre os graus de concentração da terra e de modernização agrícola é:

a) Maranhão e Piauí – inversa

b) São Paulo e Bahia – direta

c) Mato Grosso e Tocantins – direta

d) Santa Catarina e Espírito Santo – inversa

Gab: A

Questão 230)


As figuras abaixo ilustram o modelo de agricultura tradicional ainda presente em vários países do mundo, especialmente nos subdesenvolvidos. Este modelo é ainda o que predomina em Pombal e Sumé, bem como no Sertão e no Cariri da Paraíba como um todo.

Figura 01

clip_image012

Fonte: pojinha.blogspot.com. Acesso: 23/03/2009.

Figura 02

clip_image014

Fonte: www.cp.pt. Acesso: 26/06/2009.

Sobre este modelo de agricultura e as suas implicações na produção do espaço geográfico é correto afirmar que:

a) Apresenta elevada produtividade por hectare e ocupa a maior parte das terras agricultáveis dos espaços agrários nos países onde é praticado.

b) Utiliza as energias humana e animal para acionar os instrumentos de produção, realizar o trabalho e produzir o espaço; as suas relações sociais estão organizadas em torno da estrutura familiar de produção; é praticado visando o sustento familiar e a produção simples de mercadorias.

c) Usa, de forma intensiva, adubos, fertilizantes, herbicidas, pesticidas etc. para tornar os solos mais produtivos e combater as ervas daninhas e pragas que atacam as lavouras.

d) Recebe subsídios e dispõe de amplas linhas de financiamento do Estado, pois representa a principal fonte de divisas das exportações e a mais importante fonte de produção de alimentos para os países subdesenvolvidos.

e) É ambientalmente sustentável, pois seus métodos e técnicas de produção não degradam os dois principais fatores de produção na agricultura: o solo e as águas.

Gab: B

Questão 231)


Tratores continuam ceifando a floresta

Além dos novos caminhos abertos para o gado na Amazônia, os pátios das madeireiras estão cheios de toras prontas para entrega.

clip_image016

Com base nos conhecimentos sobre a dinâmica da ocupação na Amazônia, pode-se concluir que, no esquema acima, I e II são, respectivamente,

a) área embargada clip_image018reserva extrativista.

b) expansão da pecuária clip_image018[1]soja.

c) grilagem das terras clip_image018[2]revenda.

d) agricultura de roça clip_image018[3]pecuária intensiva.

e) garimpo clip_image018[4]abandono da terra.

Gab: B

Questão 232)


A paisagem geográfica é composta de formas naturais e culturais ou artificiais. Suas formas naturais resultam da combinação dos elementos da natureza (clima, relevo, vegetação, geologia etc.). Suas formas culturais ou artificiais são o produto das transformações da natureza pela cultura humana. As formas artificiais da paisagem geográfica são velhas e novas, mas sempre com o predomínio das novas. Por isso, a paisagem é sempre um acúmulo de vários períodos da história dos lugares ou das regiões. As imagens abaixo representam fragmentos da paisagem geográfica do Cariri Paraibano. Observe-as, analise-as, correlacione-as às suas respectivas descrições e, em seguida, assinale a alternativa correta.

Figura 01

clip_image024

Foto: Benvenut t i. In: picasaweb. google.com. Acesso em 18/03/2009.

Figura 02

clip_image026

Foto: Givanildo Santos. In: nomeucariri. blogspot.com. Acesso em 18/03/2009.

Figura 03

clip_image028

Fonte: JC On Line. In: butecodoberg. wordpress. Acesso em 23/03/2009.

Figura 04

clip_image030

Foto: Eduardo Rabenhorst. In: modosdedizeromundo. blogspot.com. Acesso em 18/03/2009.

I) A figura 01 faz referência à caprinocultura extensiva adaptada à formação vegetal da caatinga. Esta forma de criação de caprinos é bastante presente na paisagem geográfica da região. A figura 02 mostra as espécies vegetais espinhosas da Caatinga, formação vegetal adaptada à semiaridez climática da região.

II) A figura 03 demonstra o vaqueiro com sua vestimenta típica de couro. O vaqueiro surgiu no processo de formação econômica e cultural da região durante o período colonial, processo baseado na pecuária extensiva. O vaqueiro, na apartação do gado das fazendas, precisava adentrar a Caatinga e, para se proteger dos espinhos e galhos dos seus arbustos e árvores, usava a vestimenta de couro. Esse costume corre o risco de desaparecer da paisagem da região em função do avanço das modernizações.

III) A figura 01 faz referência à caprinocultura intensiva praticada na região para abastecer os mercados do Sudeste de carne e leite. A figura 04 representa os afloramentos graníticos em forma de “pães-de-açúcar”, resultantes do predomínio da ação da desintegração química das rochas que formam a paisagem geomorfológica da região, a exemplo dos afloramentos do Sítio Pai Mateus em Cabaceiras.

IV) A figura 02 se refere às espécies higrófitas, espinhosas e de folhas perenes da formação vegetal da Caatinga. Trata-se de espécies vegetais adaptadas ao clima subúmido e aos solos profundos da região. A figura 03 retrata, na paisagem geográfica, a penetração e a absorção do estilo country norteamericano pelos vaqueiros da região.

V) A figura 04 mostra os afloramentos graníticos presentes na paisagem geográfica da região. Tais afloramentos se apresentam em amplas superfícies do tipo lajedos, ocorrendo, também, inúmeros matacões de dimensões e formatos variados, resultantes da desintegração mecânica das rochas, a exemplo dos afloramentos do Sítio Pai Mateus, em Cabaceiras, mostrado pela figura.

Estão corretas:

a) I, IV e V.

b) I, II e V.

c) III e IV.

d) III e V.

e) III, IV e V.

Gab: B

Questão 233)


Sobre a agricultura paranaense, assinale o que for correto.

01. O Norte do Paraná, ocupado entre o final do século XIX e o início do século XX com a chegada do café e a derrubada das matas tropicais, configurou-se inicialmente como espaço de expansão da agricultura paulista.

02. Em todo o Estado, a pequena propriedade é inviável economicamente, tanto que, para a complementação da renda familiar, os pequenos proprietários se empregam como cortadores de cana nas usinas de açúcar e álcool.

04. O uso intensivo de tecnologia agrícola se verifica nas grandes propriedades, mas podemos constatar que também existem pequenas propriedades familiares tecnificadas que conseguem garantir bons rendimentos na produção.

08. O aumento da produção agrícola tem ocorrido na proporção direta do aumento da área cultivada, o que justifica o total desaparecimento das matas ciliares e de outras áreas de preservação no Estado, transformadas em áreas de cultivo.

16. A agricultura paranaense atualmente depende menos da natureza do que dependia no passado, porém passou a depender cada vez mais da técnica, da indústria de transformação e de empresas ligadas ao comércio internacional.

Gab: 21

Questão 234)


A atividade agropecuária em Goiás vem se modernizando bastante nas últimas décadas. Dentre os elementos que podem comprovar tal modificação estão o aumento na venda de agrotóxicos e a comercialização de máquinas agrícolas, com a implementação do chamado agribusiness. Em Goiás, esse setor tem como seus grandes representantes os complexos cereais-carne e sucroalcooleiro. A respeito dessa modernização da atividade agropecuária em Goiás, responda ao que se pede.

a) Identifique a região de predominância desses complexos.

b) Identifique os reflexos dessa atividade na estrutura fundiária.

Gab:

a) O complexo cereais-carne localiza-se, predominantemente, na região Sudoeste do Estado de Goiás. O complexo sucroalcooleiro também se localiza na mesma região do Estado, embora a Microrregião de Ceres também tenha importante participação neste setor.

b) Como se tratam de atividades que ocupam grandes extensões de terra, o reflexo mais imediato do crescimento desta atividade na estrutura fundiária é a concentração de terras nas mãos de poucos produtores, formando grandes latifúndios.

Questão 235)


A região Centro-Oeste do Brasil apresenta condições que beneficiam a produção de soja e de cana-de-açúcar, entre elas

a) solos lateríticos.

b) clima equatorial semiúmido.

c) solos lixiviados.

d) chuvas bem distribuídas ao longo do ano.

e) clima tropical, com ausência de invernos rigorosos.

Gab: E

Questão 236)


Acabaram a União Soviética e a Guerra Fria e todos suspiramos aliviados. Mas em vez de espíritos desarmados proliferaram novos fantasmas nucleares e perdemos até a primeira condição para um tranqüilizador equilíbrio de terror que é saber de que lado virão os mísseis. A crise atual no mundo é uma crise de nitidez (...). Os que insistem em reduzir tudo a um choque de civilizações querem, na verdade, reduzir tudo a outra Guerra Fria, recuperar a simplicidade de um confronto entre potências com a simplificação adicional de que desta vez só um lado é uma potência...

Luiz Fernando Veríssimo O Globo, 13/08/2006

As características da atual geopolítica mundial que justificam o ponto de vista expresso pelo autor são:

a) assimetria política – corrida espacial – dispersão mundial do poder bélico

b) sectarismo religioso – corrida armamentista – constituição de blocos militares

c) bipolaridade cultural – proliferação nuclear – militarização dos países islâmicos

d) multipolaridade econômica – unipolaridade militar – multiplicação dos conflitos regionais

Gab: D

Questão 237)


Sobre os produtos cultivados no território baiano, pode-se afirmar:

01. O algodão, cultura temporária cuja produção se destina exclusivamente ao mercado externo, foi introduzido no sertão baiano nas últimas décadas do século passado.

02. A expansão da rizicultura na região oeste do Estado contribui para o dinamismo regional, a exemplo da soja, implantada desde a década de 80 do século passado.

03. A produção de cacau se concentrou na porção setentrional do Estado, devido ao solo e ao clima favoráveis, sendo esse produto o mais valorizado e aceito no mercado externo na atualidade.

04. A cafeicultura, recentemente introduzida no Vale do São Francisco, apresenta a mais elevada produtividade do país devido à grande qualidade dos grãos.

05. A citricultura vem se destacando na última década, sendo a mesorregião Centro-Sul a maior produtora nacional, porém a produção só atende ao mercado interno.

Gab: 02

Questão 238)


Observe a figura para responder à questão.

clip_image032

(www.americobrasiliense.sp.gov.br/images)

No Brasil, esta forma de organização da produção no campo está associada

a) à formação do complexo agroindustrial no setor da canade- açúcar, incentivado pela adoção do Pró-Álcool, pelo governo federal, na década de 1970.

b) à introdução de empresas multinacionais no setor agropecuário, a partir da abertura econômica iniciada na década de 1990, pelo governo Collor.

c) aos programas de geração de renda no campo, desenvolvidos pelo governo Lula, baseados na produção de matérias-primas para os biocombustíveis.

d) à saída das indústrias dos grandes centros metropolitanos, em busca de terrenos mais baratos e da proximidade com as matérias-primas.

e) à adesão do país aos termos do Protocolo de Quioto, que busca incentivar a adoção de sistemas agrícolas sustentáveis e com baixo impacto ambiental.

Gab: A

Questão 239)


A melhor idéia que a imagem a seguir revela é uma realidade do (da):

clip_image034

a) agronegócio brasileiro.

b) agricultura de jardinagem asiática.

c) agricultura familiar.

d) monocultura exportadora.

e) invasões de terra.

Gab: C

Questão 240)


Em relação aos processos econômicos e de povoamento do território brasileiro, nos séculos XVI e XVII, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

01. As lavouras de café desenvolvidas em São Paulo e na região Norte do Paraná atraíram imigrantes europeus na condição de proprietários rurais independentes.

02. A ocupação do interior nordestino se deu por meio da introdução da pecuária bovina em áreas não propícias ao desenvolvimento da cana-de-açúcar.

04. As lavouras canavieiras e a criação de gado pelo sistema de confinamento foram atividades que contribuíram para a efetiva ocupação do espaço brasileiro, do Nordeste até o estado de São Paulo.

08. No início do povoamento do território, a população de origem europeia ficou bastante restrita ao litoral, desenvolvendo atividades relacionadas à produção mercantil.

16. As trilhas construídas pelos indígenas, com destaque para os Caminhos de Peabiru, na região Norte, contribuíram para a ocupação do interior e para a descoberta das primeiras jazidas de recursos minerais em Goiás.

Gab: 10

Questão 241)


Sobre a produção agropecuária, as principais lavouras e a agricultura moderna no Estado do Ceará, são feitas as seguintes afirmações:

I. A fruticultura, denominada de agronegócio, é um setor que vem recebendo incrementos do Estado.

II. O cajueiro “anão” precoce é considerado de produtividade superior ao cajueiro comum, além de apresentar mais resistência a pragas, doenças e efeitos da seca.

III. Atualmente, o deficitário desempenho da pecuária na economia cearense contrasta com sua fundamental importância histórica no processo de povoamento e ocupação do território cearense.

É verdadeiro o que se afirma

a) somente em I e II.

b) somente em I e III.

c) somente em II e III.

d) em I, II e III.

Gab: D

Questão 242)


Em relação ao processo de concentração de renda no Brasil, pode-se afirmar:

01. O salário mínimo, instituído durante a Era Vargas, equiparou o poder econômico e político das regiões brasileiras e erradicou a pobreza em torno das grandes metrópoles.

02. O governo Juscelino Kubistchek, ao descentralizar a implantação dos complexos industriais, conteve o processo de migração rural, contribuindo para uma distribuição de renda compatível.

03. As Reformas de Base implantadas no Brasil, ao longo do governo de João Goulart, desestabilizaram as oligarquias estaduais, mantenedoras, até então, de sesmarias e latifúndios.

04. O “Milagre Econômico” possibilitou um crescimento econômico, pautado na ascensão da classe média e no empobrecimento vertiginoso dos segmentos sociais constituídos por operários e trabalhadores em geral.

05. O Plano Cruzado provocou uma forte oposição por parte do empresariado, ao estabelecer a limitação do consumo através do congelamento dos preços e da desativação de fábricas e indústrias.

Gab: 04

Questão 243)


A interpretação geopolítica, difundida, sobretudo, pela geógrafa Bertha Becker, revela três grandes períodos que marcaram a ocupação da Amazônia desde a formação territorial brasileira: primeiro, entre 1616 e 1930; segundo, entre 1930 e 1985; terceiro, a partir de 1985.

O ano de 1966 é considerado como o momento em que o “Estado tomou a decisão de iniciar e ordenar um ciclo de devassamento amazônico num projeto geopolítico para a modernidade acelerada da sociedade e do território nacionais.”

Políticas Públicas Territoriais na Amazônia Brasileira - Conflitos entre conservação ambiental e desenvolvimento 1970-2000 é a tese de doutoramento de Neli Aparecida de Mello apresentada à

Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da USP e a Université de Paris X Nanterre.

Disponível em: http://www.amazonia.org.br. Acesso em: 25 set. 2008. Adaptado.

Leia as afirmativas a seguir.

I. A Amazônia foi vista como solução para as pressões sociais internas advindas da expulsão de pequenos produtores do Nordeste e do Sudeste pela modernização da agricultura.

II. A crise do petróleo de 1974 obrigou a alteração da geopolítica regional, transformando a Amazônia numa grande fronteira de recursos a serem exportados por meio da implantação de grandes projetos minerais e hidrelétricos, fazendo de Carajás sua maior expressão.

III. O segundo choque do petróleo, a elevação dos juros internacionais, o aumento da dívida externa e o projeto Calha Norte marcam o término do segundo período.

Assinale a alternativa CORRETA.

a) Apenas a afirmativa I é verdadeira.

b) Apenas a afirmativa II é verdadeira.

c) Apenas a afirmativa III é verdadeira.

d) As afirmativas I, II e III são verdadeiras.

e) Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.

Gab: D

Questão 244)


O mapa demonstra a prática do extrativismo no País.

clip_image036

(Hervé Théry e Neli Aparecida de Mello, Atlas do

Brasil – disparidades e dinâmicas do território)

Em alguns locais, o extrativismo expressa características culturais regionais. No mapa, por exemplo, as áreas A e B destacam-se, respectivamente, pelo extrativismo de

a) caju e fumo.

b) palmito e pinhão.

c) pequi e erva-mate.

d) borracha e aveia.

e) açaí e erva-mate.

Gab: E

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis