segunda-feira, 3 de julho de 2017

Exercícios Agropecuária ENEM 12

Questão 320)


Observe os mapas:

clip_image002

Fonte: Eduardo Paulon GIRARDI; Bernardo Mançano FERNANDES

In: M@ppemonde, 82 (2006.2)http://mappemonde.mgm.fr/num10/articles/art06206.html)

Assinale a alternativa que correlaciona adequadamente dois ou mais mapas:

a) A fronteira agropecuária (Mapa I) e a fronteira da expansão da soja (Mapa II) são, nos dias atuais, praticamente coincidentes, o que desmente que são os pequenos camponeses os pioneiros na fronteira agrícola.

b) A política de reforma agrária dos últimos 20 anos tem se pautado por regularizar as terras ocupadas pelos movimentos sociais do campo (Mapa III), o que explica a localização dominante dos assentamentos tal como mostra o Mapa IV.

c) Os assentamentos (Mapa IV) se concentram na zona de fronteira agropecuária (Mapa I), que é justamente onde dominam terras mais baratas e menos funcionais para a grande produção comercial como a soja (Mapa II), pois a infra-estrutura geográfica é precária (estradas, portos, etc.).

d) A fronteira agropecuária (Mapa I) resulta da política do Estado em implementar ali a reforma agrária nas últimas duas décadas, o que tem levado a região a sofrer sérios problemas relacionados à degradação ambiental, mas, por outro lado, eliminando a violência no campo (Mapa III).

e) A ocupação de terras (Mapa III) ocorre especialmente nas regiões onde predomina a produção de soja (Mapa II), porque na produção da soja dominam os maiores latifúndios do país atualmente, e os movimentos dos sem terra focalizam, nas suas ações, especialmente, os grandes latifúndios.

Gab: C

Questão 321)


A produção de grãos no Brasil, até a década de 1970, concentrava-se na região Sul, expandindo-se a partir daí para os chapadões da região Centro-Oeste, transformando-a numa das maiores produtoras de grãos do país. Neste contexto, indique o principal produto agrícola cultivado nessa região e explique a forma de utilização desse produto no mercado interno e externo.

Gab:

O principal produto agrícola produzido nessa região é a soja.

• Mercado interno: a soja é utilizada como matéria-prima do setor agroindustrial, destinada ao processamento para produção de óleo comestível comercializado no mercado interno tanto para o consumo doméstico como por indústrias do setor alimentício e, mais recentemente, como combustível. O subproduto resultante do esmagamento da soja para produção de óleo é o farelo de soja, largamente utilizado na fabricação de ração animal, sendo parte consumida no mercado interno e parte exportada.

• Mercado externo: a soja é exportada em forma de grãos para diversos países, destinada ao processamento industrial ou ao seu consumo direto, tendo papel importante no equilíbrio da balança comercial brasileira.

Questão 322)


Goiás vem se destacando nas manchetes dos jornais do país como celeiro nacional. A expansão da agricultura no estado resulta do crescimento tanto vertical como horizontal da produtividade agrícola e está associada a vários fatores. Sobre esse assunto é INCORRETO afirmar:

a) Dentre as maiores regiões agrícolas do estado, podem ser citadas as microrregiões Sudoeste Goiano e Meia Ponte.

b) Programas de incentivos ficais como o PRODECER (Programa de Cooperação Nipo-Brasileiro para o Desenvolvimento do Cerrado) e POLOCENTRO, entre outros, aceleraram a expansão agrícola atraindo, sobretudo, os sulistas.

c) A mecanização do campo com o uso de maquinários agrícolas foi dificultada em função de áreas muito acidantadas existentes no estado.

d) A abundância de calcário no estado foi importante para a correção dos solos ácidos do Cerrado.

Gab: C

Questão 323)


Sobre as características da região Sul do Brasil, assinale a alternativa correta.

a) Sua efetiva ocupação iniciou-se no século XIX, com a chegada de imigrantes portugueses que, utilizando mão-de-obra escrava, dedicaram-se à cultura cafeeira.

b) O principal parque industrial no estado do Paraná está localizado na região de Foz do Iguaçu, beneficiado pela energia da usina hidrelétrica de Itaipu.

c) Em virtude da proximidade da região com todos os países do Pacto Andino, tem ocorrido, nos últimos anos, um maior desenvolvimento das atividades industriais.

d) Única região brasileira situada totalmente em zona de clima tropical de altitude, destaca-se, na atualidade, como um grande exportador de cevada.

e) O setor agropecuário está atrelado às indústrias alimentícias. No oeste de Santa Catarina, por exemplo, encontram-se grandes abatedouros e frigoríficos, como os grupos Sadia e Perdigão.

Gab: E

Questão 324)


Em outubro de 2005, os grandes jornais brasileiros circularam com a seguinte manchete:

clip_image004

Reflita sobre a manchete e as proposições que seguem:

I. A pecuária é a segunda maior receita do agronegócio nacional.

As carnes bovina, suína e de frango representam 7 bilhões de dólares das vendas do Brasil e um terço do Produto Interno Bruto, colocando o país na liderança mundial na venda desses produtos.

II. A principal causa do sucesso do setor agropecuário é o aumento da produtividade decorrente do melhoramento genético e das condições sanitárias com os altos investimentos em tecnologia.

III. A doença não prejudicou as exportações, já que a carne contaminada não é prejudicial à saúde humana.

IV. O surgimento da aftosa demonstrou o despreparo brasileiro para tratar de um aspecto importante de sua economia. Para contornar os problemas o Congresso Nacional liberou 33 milhões de reais para o combate da doença, que se resolve com uma simples vacina.

Estão corretas APENAS as proposições

a) I, II e IV.

b) II, III e IV.

c) I e II.

d) II e III.

e) I e IV.

Gab: A

Questão 325)


Considerando as afirmações a seguir sobre as atividades econômicas no espaço rural do estado do Paraná, assinale a alternativa correta.

I. Um dos fatores decisivos para o bom desempenho econômico do setor agrícola foi o fortalecimento do sistema de cooperativas, que também é responsável pelo crescimento da agroindústria.

II. O Paraná ocupa lugar de destaque na agricultura nacional. As diferentes características físicas e climáticas do estado proporcionam a possibilidade da existência de atividades agrícolas diversificadas e a utilização de avançadas técnicas se traduz em altos índices de produtividade.

III. Associada às lavouras de milho, a suinocultura difundiu-se no oeste e no sudoeste do Paraná, onde se encontram os rebanhos de melhor qualidade e os maiores índices de produtividade.

Está(ão) correta(s)

a) apenas I.

b) apenas II.

c) apenas I e III.

d) apenas II e III.

e) I, II e III.

Gab: E

Questão 326)


A agricultura é hoje o maior negócio do país. Quando a colonização do Brasil começou, também era. Mas isso não quer dizer que nossa economia está parada no tempo. Muito ao contrário. É o poder do campo em gerar matéria-prima e riqueza que alavancou a indústria e os serviços depois de anos de estagnação.

Apenas [em 2005], a cadeia do agronegócio gerou um Produto Interno Bruto de 534 bilhões de reais.

(FARIA, 2006, p. 118).

A partir da leitura do texto, defina o agronegócio, cite duas novas áreas dessa atividade em destaque no país e indique a primeira cultura do Brasil Colônia que ainda continua expressiva em várias regiões do Brasil.

Gab:

• O termo agronegócio abrange a produção agrícola e pecuária, o setor de insumos e as cadeias produtivas de transformação e distribuição, exigindo, portanto, alto investimento de capital.

• Luiz Eduardo Magalhães (BA), Balsas (MA), Rio Verde (GO), Santarém (PA), Mineiros (GO), Uruçui (PI), entre outras, a exemplo da expansão de novas áreas no Baixo Médio São Francisco.

• A primeira cultura do Brasil Colônia que ainda continua expressiva em várias regiões do Brasil é a cana-de-açúcar.

Questão 327)


Na evolução econômica do Brasil, os produtos agrícolas e as matérias-primas (cana-de-açúcar, ouro, café, etc) foram se sucedendo como base da economia brasileira, de acordo com as tendências e necessidades do mercado externo. Alguns desses produtos se mantiveram por mais tempo como principal fonte de divisas para o País e provocaram diversificações na paisagem rural e urbana, como o café e a cana-de-açúcar. Outros tiveram influências meramente regionais, como o algodão e a borracha.

Pode-se inferir do texto acima que:

a) A organização do espaço brasileiro é produto da combinação do desenvolvimento de relações feudais de produção com relações capitalistas.

b) Dentre os produtos agrícolas e matérias-primas que se sucederam na evolução econômica do Brasil, o pau-brasil foi responsável pela ocupação total de extensas faixas de todo o litoral brasileiro.

c) Os ciclos da economia brasileira estão ligados, fundamentalmente, às especificidades naturais das diversas regiões do País.

d) Os processos econômico-sociais de valorização, ocupação e organização do território brasileiro, sempre estiveram ligados às necessidades de matérias-primas e alimentos por parte dos países ditos dominantes.

e) A economia brasileira se organizou como uma economia colonial, fornecedora de produtos industriais de que o mercado europeu não dispunha.

Gab: D

Questão 328)


Sobre a produção agropecuária brasileira, assinale o que for correto.

01. A produção de suínos concentra-se na região Nor-deste do Brasil por estar aliada à grande produção de milho da região.

02. As culturas de exportação têm sido, de forma geral, responsáveis pela caracterização básica da agricultura capitalista do Brasil.

04. A cultura da cana-de-açúcar, cuja área tradicional de plantio é a Zona da Mata Nordestina, expandiu-se grandemente em função da produção de álcool combustível, com destaque para o Estado de São Paulo.

08. O Paraná foi o principal produtor nacional de café, seguido por São Paulo, mas perdeu essa posição com a expansão que houve de novos cafezais para Minas Gerais e Espírito Santo.

16. A distribuição do rebanho bovino está mais concentrada na região Geoeconômica Centro-Sul do país (Centro-Oeste, Sudeste e Sul).

Gab: 30

Questão 329)


A modernização do espaço agrário brasileiro está associada ao desenvolvimento científico e tecnológico aplicado ao sistema de produção. Sobre a situação atual da agricultura no Estado do Ceará e seus principais produtos, pode-se afirmar, corretamente, que:

a) a fruticultura irrigada, em expansão na Chapada do Apodi, caracteriza-se pela modernização tecnológica e tem atraído investimentos de empresas internacionais.

b) o setor agropecuário é o mais dinâmico da economia cearense, tendo contribuído, nos últimos anos, com as mais elevadas taxas do PIB (Produto Interno Bruto) do Estado.

c) a cana-de-açúcar, produto cultivado no Cariri cearense, conta com modernas técnicas de cultivo, e sua produção é de larga escala, voltada para o mercado internacional.

d) o algodão arbóreo, cultura tradicional das superfícies sertanejas, teve grande avanço tecnológico nos últimos anos, sendo o principal produto nas exportações cearenses.

e) as relações de trabalho nas áreas de modernização da agricultura são caracterizadas pela estabilidade no emprego e por garantias sociais para o trabalhador e toda a sua família.

Gab: A

Questão 330)


Sobre as mudanças recentes, ocorridas na agricultura brasileira, assinale a alternativa que apresenta uma afirmação incorreta:

a) Houve aumento do contingente de trabalho assalariado.

b) Houve aumento do número de produtores especializados.

c) Houve aumento da industrialização do processo de produção.

d) Houve aumento do número de lavouras de subsistência.

Gab: D

Questão 331)


A questão está relacionada ao gráfico abaixo.

clip_image006

(IBGE)

Os números 1 e 2 no gráfico correspondem, respectivamente, às regiões

a) Sudeste e Nordeste.

b) Sul e Nordeste.

c) Sul e Centro-Oeste.

d) Centro-Oeste e Sudeste.

e) Nordeste e Sul.

Gab: C

Questão 332)


Assinale a(s) alternativa(s) que representa(m) as características da agricultura brasileira nos últimos anos.

01. Subutilização do espaço agrícola, considerando que menos de 10% do território brasileiro é aproveitado economicamente para o cultivo de lavouras perenes e temporárias.

02. Predomínio da produção de gêneros agrícolas destinados à industrialização e à exportação (soja, laranja, cana-de-açucar).

04. Reforma agrária implantada em diversos estados para assentamento da população que vive abaixo do nível de pobreza nas grandes cidades do país.

08. Diversificação da base econômica agrícola com a introdução de culturas tropicais ainda não exploradas intensivamente no território brasileiro, mas de grande aceitação no mercado internacional.

16. Expansão da agricultura extensiva, nos estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, ligada ao agronegócio.

Gab: 19

Questão 333)


A população brasileira que subsiste da atividade agrícola enfrenta, hoje, várias dificuldades, EXCETO

a) idade avançada da maioria dos agricultores.

b) precariedade no acesso aos serviços públicos básicos.

c) degradação dos recursos naturais.

d) altos preços dos produtos agrícolas.

Gab: D

Questão 334)


Considerando a Região Sudeste do Brasil, notamos uma moderna e bem diversificada agricultura no Planalto Ocidental Paulista e, nas demais regiões, menor diversidade e menor força político-econômica.

Assinale, no quadro abaixo, a alternativa INCORRETA.

clip_image008

Gab: B

Questão 335)


Considere o texto e as afirmações.

A safra brasileira da soja foi destaque em 2007. As condições climáticas e os investimentos feitos pelos produtores favoreceram a supersafra.

Quanto a essa cultura agrícola, afirma-se

I. Representa uma cultura de verão, fechando o binômio com o trigo, produzido no inverno.

II. A região que mais produz soja no Brasil é a Centro-Oeste.

III. A produção de soja é voltada totalmente para o consumo interno.

IV. Emprega muita mão-de-obra pois, devido à altura das plantas, não utiliza maquinaria na sua colheita.

Estão corretas apenas as afirmativas

a) I e II.

b) I, III e IV.

c) I e IV.

d) II e III.

e) II, III e IV.

Gab: A

Questão 336)


Os conhecimentos sobre a ocupação do território brasileiro permitem afirmar:

01. Os portugueses promoveram a degradação ambiental porque objetivavam implantar, no país, o sistema de jardinagem para produzir especiarias.

02. A colonização do Brasil foi de povoamento.

03. A cultura açucareira utilizou o sistema de plantation e latifúndios por dimensão.

04. O cultivo da cana-de-açúcar se limitou ao Nordeste porque apenas essa região possuía solos favoráveis para esse tipo de cultivo.

05. O sistema de plantation, por ser intensivo, não compromete a fertilidade do solo nem modifica sua composição.

Gab: 03

Questão 337)


Considerando a problemática da terra no Brasil, pode-se afirmar que

a) os “grandes celeiros da humanidade”, desde 1500, concentraram-se territorialmente no Centro Oeste e no Sul do Brasil, inicialmente com a produção de cana-de-açúcar, depois com a de café e de erva mate e, hoje, com a de soja;

b) não há identidade, na história brasileira, entre poder econômico ligado à terra (latifúndio, oligarquias rurais, agronegócio) e poder político;

c) o agronegócio firma-se, no Centro Oeste brasileiro, por intermédio das médias e grandes propriedades rurais, com alto uso de tecnologia e forte relação com a indústria para a agricultura (máquinas, implementos, fertilizantes) e com a agroindústria;

d) nas últimas décadas se intensificou a organização de movimentos sociais de luta pela reforma agrária no Brasil, sendo a União Democrática Ruralista - UDR - o seu expoente;

e) o agronegócio constitui-se, fundamentalmente, pela grande produção de alimentos básicos para a população brasileira.

Gab: C

Questão 338)


A expansão da fronteira agrícola em direção à região Centro-Oeste do Brasil relaciona-se ao esvaziamento demográfico rural, na referida região, nos anos 80 do século XX. Esse processo consubstanciou-se sobretudo

a) via introdução da monocultura de exportação (soja) que, desencadeando uma integração com o capital industrial, aliada à tradição pecuária, que demanda pouca mão-de-obra, alterou as relações de trabalho e de produção no campo;

b) na implantação de novas plantas industriais, especialmente as ligadas às indústrias de alta tecnologia, de bens de produção e de capital, estimuladas pelo crescimento populacional das principais cidades da região;

c) no predomínio na região, do setor secundário, cujas raízes se encontram na economia canavieira exportadora, que elevou significativamente a participação relativa do estado de Goiás no cenário nacional;

d) no fortalecimento do triângulo Cuiabá-Goiânia-Brasília como pólo industrial do País, resultando em um intenso crescimento não apenas populacional, mas principalmente econômico e social da região;

e) no crescimento da monocultura da cana, estimulada por um aparato de pesquisa agrícola e por subsídios públicos, envolvendo particularmente os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, os quais assumem papel de destaque no cenário nacional.

Gab: A

Questão 339)


O espaço agrário brasileiro vem experimentando intensamente, nos últimos anos, um grande e diverso processo de modernização tecnológica, segundo as novas ordens da economia global. Partindo desta constatação, é CORRETO dizer que:

a) Os interesses dos grandes produtores de soja representam ainda o único empecilho no processo de modernização tecnológica do campo brasileiro.

b) A modernização agrícola no Brasil vem gerando expansão das empresas rurais, exclusão social e problemas ambientais.

c) O novo modelo monocultor do campo brasileiro (soja), se mantém inteiramente distante dos impulsos da modernização tecnológica.

d) As grandes extensões da agricultura de exportação brasileira ainda se limitam a um espaço formado dominantemente por pequenos produtores rurais.

e) A modernização tecnológica do amplo setor agropecuário brasileiro representa, sobretudo, desenvolvimento social para as populações rurais pobres.

Gab: B

Questão 340)


O Sertão, conhecido como o “território do curral”, enquanto espaço de produção no período colonial brasileiro, compreendia grandes extensões de terras interioranas. Sobre o papel e as características da pecuária no desenvolvimento deste espaço da economia colonial, é INCORRETO afirmar que:

a) As relações de trabalho escravo foram dominantes na pecuária sertaneja.

b) A pecuária extensiva constituía a principal atividade econômica deste espaço.

c) A pecuária teve importante papel histórico na ocupação do território.

d) A pecuária definia a economia da caatinga nordestina e dos campos meridionais.

e) A pecuária estimulou a extração salineira no litoral setentrional do Nordeste.

Gab: A

Questão 341)


Sobre a modernização da agricultura brasileira é FALSO afirmar que:

a) O advento das inovações de caráter técnico e tecnológico e o amplo desenvolvimento de pesquisas em biotecnologia no Brasil ocorreram a partir das últimas décadas, quando o país começou a substituir lavouras de economia natural por atividades agrícolas integradas à indústria.

b) O crescimento do processo produtivo altamente mecanizado marcou a entrada definitiva do espaço agrário brasileiro no circuito moderno de produção agropecuária, em que, partindo das regiões Sul e Sudeste, os novos investimentos abrem eixos de expansão territorial, capitaneados pelo plantio da soja, do algodão, do café e de frutas tropicais.

c) Mesmo com o desenvolvimento da produção agrícola no Brasil, algumas regiões ainda não foram incorporadas pelos novos padrões modernos da produção e do consumo capitalistas, em especial, as regiões Nordeste e Norte do país, onde inexiste qualquer tipo de agricultura moderna e mecanizada.

d) O arranjo territorial da reestruturação produtiva da agricultura no Brasil vai se organizar de maneira seletiva, privilegiando determinadas “manchas” de expansão agroindustrial.

Gab: C

Questão 342)


Analisando a tabela 1, assinale a alternativa correta.

clip_image010

a) A categoria de estabelecimento Patronal é a mais indicada para o desenvolvimento de um país, pois sua produção é maior.

b) Há grande concentração de terras nas mãos de poucos.

c) Os totais dos estabelecimentos das categorias: Entidade Pública/Instit.Pia Religiosa superam em muito o total da categoria Familiar.

d) As terras públicas formam a maior parte dos estabelecimentos brasileiros.

e) O total de estabelecimentos da categoria Familiar é pouco representativo, se comparado com os totais de estabelecimentos de todas as outras categorias.

Gab: B

Questão 343)


O agronegócio, também conhecido por seu nome em inglês agribusiness, cujas cadeias produtivas se baseiam na agricultura e na pecuária, apresenta um grande dinamismo econômico e pode fazer do Brasil um dos maiores produtores agropecuários do mundo.

Com relação ao agronegócio no Brasil, assinale V (Verdadeiro) ou F (Falso) para as seguintes afirmativas.

( ) O café, a soja, o álcool e o açúcar juntamente com a pecuária podem ser considerados as estrelas do agronegócio brasileiro. Esses produtos garantem um volume elevado na pauta de exportações no país.

( ) A expansão monocultora de árvores como o eucalipto, o pinus e a acácia também tem contribuído para a fortificação do agronegócio brasileiro, uma vez que está comprovado que essa expansão não causará conseqüências sócio-ambientais.

( ) A agropecuária brasileira “deu uma tremenda volta por cima” em 2006, uma vez que o setor começou o ano em uma situação ruim e com péssimas perspectivas, entre elas, os preços baixos no mercado internacional, o real com cotação alta, a seca rigorosa na região sul e a febre aftosa no gado.

( ) O agronegócio é o conjunto da cadeia produtiva ligado à agropecuária, incluindo todas as atividades de indústria e serviços de antes, durante e depois da produção. Essa cadeia movimenta a economia ao empregar trabalhadores, gerar renda e pagar impostos.

( ) A expansão do agronegócio no Brasil não provocou mudanças no campo, mas gerou riquezas e contribuiu para a desconcentração de rendas e terras. Essa expansão diminuiu, recentemente, o êxodo rural.

A seqüência correta é apresentada na alternativa:

a) VFVVF.

b) VVFFV.

c) FVVFV.

d) FFVFF.

e) VVVFF.

f) I.R.

Gab: A

Questão 344)


Acusado pelo assassinado de missionária Dorothy Stang pede revogação de prisão “Brasília - O acusado de ser o mandante do assassinato da missionária norte-americana Dorothy Stang, Vitalmiro Bastos de Moura, conhecido como Bida, pediu a revogação da prisão preventiva dele no Supremo Tribunal Federal (STF). A notícia foi divulgada ontem (11) no site do STF. (...) Dorothy Stang, missionária norte-americana naturalizada brasileira, foi assassinada por pistoleiros com seis tiros à queima-roupa no dia 12 de fevereiro de 2005 em Anapu, no Pará. Ela trabalhava havia mais de 30 anos em pequenas comunidades pelo direito à terra e pela exploração sustentável da Amazônia.”

Fonte: Radiobrás 12/10/2006

O texto ilustra um dos desfechos da disputa por acesso à terra, destacando mais uma vez o problema fundiário no Brasil. Porém, trata-se de um grave problema social originado historicamente pela forma de ocupação do espaço rural brasileiro.

Diferencie uma pequena propriedade de uma grande propriedade, evidenciando seus objetivos e sua forma de produção.

Gab:

Pequena propriedade. Objetivo: subsistência familiar; produção de alimentos para consumo familiar; excedente para a venda; mão-de-obra familiar; pouco investimento em tecnologia moderna.

Grande propriedade: produção para exportação; produção de produtos para a indústria; mão-de-obra contratada; alto investimento em tecnologia moderna.

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis