Questão 158)
Observe o mapa abaixo:
A frágil democracia na África
Como se observa, há uma situação geral, no continente africano, de instabilidade democrática. Sobre esse quadro, é correto afirmar que
a) uma das causas dessa situação é a ineficácia do regime democrático para organizar a vida em países pobres.
b) a democracia não se organiza no continente africano, mesmo com a substancial ajuda financeira e apoio tecnológico dos ex-países colonizadores.
c) uma das causas dessa situação é a herança colonial que legou à África fronteiras políticas que dividiram diferentes nações e grupos étnicos africanos.
d) a resistência das sociedades africanas em se incorporar ao processo de globalização é a grande responsável pela fragilidade democrática.
e) a descolonização tardia não é um fator da crise democrática, pois a longa permanência do colonizador ampliou o tempo de contato com a democracia.
Gab: C
Questão 159)
A tragédia africana
“As árvores têm braços. As pessoas, ramos. E continuam em pé, inexplicavelmente em pé, sob um céu desamparador...”
Eduardo Galeano
Atualmente, muitos países da Ásia e da América Latina estão presentes nas pautas de negociação do grande mercado mundial. No entanto, a África subsaariana, mergulhada em problemas de difícil solução, e ante a indiferença dos países ricos, tem seu potencial humano ameaçado e seu potencial natural pouco aproveitado.
Explique dois dos mais graves problemas em que hoje estão mergulhados os povos africanos ao sul do Saara.
Gab:
Os povos da África sub-sahariana enfrentam sérios problemas: a epidemia da AIDs está dizimando parcelas crescentes da população em todas as faixas etárias, devido à falta de assistência médica sistemática e à ausência de infra-estrutura sanitária e educacional; a fome, que atinge várias regiões, devido ao desmantelamento da agricultura tradicional, às guerras e à desertificação; a falta de recursos para ações imediatas de controle das doenças; os conflitos étnicos, que dão origem a guerras de longa duração e alimentam a proliferação de campos de refugiados vivendo em condições precárias; a instabilidade política, que reflete a grande desigualdade de renda e as disputas entre grupos de interesse e lideranças de origem tribal; a escassez de investimentos em setores estratégicos da economia, que agravam as condições e a qualidade de vida das populações.
Questão 160)
Os mapas abaixo apresentam diferenças nas fronteiras políticas e étnicas da África.
Fonte: Adaptado de de GLASSNER, Martin Ira - Politial Geography. London, 2004.
Aponte e comente uma conseqüência dessas diferenças.
Gab:
A divisão do continente, estabelecida pelos europeus no período colonialista, não respeitou a diversidade política e cultural dos africanos, acabando, freqüentemente, por reunir grupos rivais num mesmo território, e/ou até por dividir membros de uma mesma etnia em distintos territórios, nos países formados no período pós-colonial.
Como conseqüência, instauraram-se diversos conflitos no continente africano, influindo decisivamente na situação de extrema pobreza, na recorrência de guerras civis, golpes de Estado e no persistente subdesenvolvimento da maioria de seus países.
Questão 161)
É a região do globo que se mantém com o ritmo de crescimento demográfico mais acelerado.
No entanto, além da pobreza e dos conflitos (religiosos, políticos e interétnicos), na última década a expansão da AIDS tem atuado como um perverso redutor populacional.
Trata-se das características da dinâmica demográfica:
a) dos países que compunham a extinta União Soviética, como a Ucrânia.
b) dos países mais pobres da América Latina Caribe, como Cuba e Haiti.
c) do continente africano, principalmente em países como Angola e Zimbábue.
d) do Sudeste Asiático, com destaque para a Indonésia e Filipinas.
e) dos novos países que surgiram na Europa, como a Croácia e a Eslovênia.
Gab: C
Questão 162)
A tabela e o mapa abaixo revelam que no sul do continente africano se concentra um dos mais altos índices de pessoas infectadas pelo HIV/AIDS. Esta tragédia africana representa, em nível mundial, 70% da população infectada, 75% das mortes por AIDS e 90% das crianças contaminadas pelo HIV no planeta
(Adaptado de ONUSIDA).
Fonte: Hérodote, 2003.
Tabela de Projeções demográficas nos países da África austral, onde a incidência da AIDS é superior a 10% sobre a população.
Fonte: (Adaptado de Hérodote, 2003)
Sobre o assunto,
a) cite uma causa da forte incidência da AIDS sobre a população dos países relacionados na tabela.
b) cite, com base no mapa, na tabela e nos seus conhecimentos, duas conseqüências da forte incidência da AIDS sobre o comportamento demográfico dos países relacionados na tabela.
c) explique uma das conseqüências acima citadas.
Gab:
Questão 163)
O mapa a seguir mostra os principais conflitos armados na África.
A disseminação de conflitos pelo continente africano pode ser explicada pela:
I. demarcação arbitrária de limites territoriais pelas antigas metrópoles.
II. diversidade e rivalidade étnica que estimulam processos separatistas conflituosos.
III. presença de governos autoritários e corruptos pouco representativos dos interesses nacionais.
IV. riqueza mineral do subsolo que tem alimentado disputas entre grupos nacionais e internacionais.
Assinale a opção correta:
a) apenas as afirmativas I e II estão corretas;
b) apenas as afirmativas III e IV estão corretas;
c) apenas as afirmativas I, II e III estão corretas;
d) apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas;
e) as afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
Gab: E
Questão 164)
O continente africano é extremamente diverso. Pesquisadores o dividem em regiões como a do Magreb, localizada:
a) ao sul do Saara, formada por países que foram colônias francesas.
b) no noroeste da África, constituída por países onde predomina a religião islâmica.
c) no extremo sul, onde se encontram os países mais industrializados da África.
d) na África Central, onde as fronteiras políticas estabeleceram-se antes que nas demais regiões.
e) no nordeste da África, foco de conflitos tribais pela definição de fronteiras.
Gab: B
Questão 165)
A África, o mais pobre dos continentes, explorado na colonização européia, sofre atualmente com a fome, as doenças e o alto índice de mortalidade, entre outros problemas. A respeito desse continente, considere as seguintes proposições:
I. A convivência pacifica entre grupos de etnias diferentes, como os tutsis e os hutus em Ruanda, em Burundi e na República Democrática do Congo, coloca esses países entre os poucos com desenvolvimento econômico no continente.
II. Em alguns países, após a independência, subiram ao poder representantes da maioria da população africana, o que gerou estabilidade política e amenizou os conflitos armados.
III. A fragilidade das políticas agrícolas e industriais aliada à alta dívida externa, às lutas armadas e as epidemias são, entre outros fatores, os principais obstáculos ao desenvolvimento do continente.
IV. A maioria da população africana sobrevive graças à ajuda internacional. Essa ajuda diminui a cada ano, fato que eleva o índice de mortalidade da população.
V. A exploração das reservas de petróleo, carvão, cobre e diamante, além de outros minérios, em vez de gerar riqueza para a maioria da população africana, alimenta a guerra civil em alguns países, financiando a compra de armamentos.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) Apenas as proposições I, IV e V são verdadeiras.
b) Apenas as proposições II, III e V são verdadeiras.
c) Apenas as proposições III, IV e V são verdadeiras.
d) Todas as proposições são verdadeiras.
e) Todas as proposições são falsas.
Gab: C
Questão 166)
Analise o mapa.
a) Descreva o mapa.
b) Explique as diferenças regionais.
Gab:
a) No continente africano, observam-se elevados índices de subnutrição (acima de 30% da população), concentrados, sobretudo, na porção denominada África subsaariana, localizada ao sul do deserto do Saara. Os países com menores índices de subnutrição do continente concentram-se em três regiões: Meridional, Ocidental (também conhecida como Golfo da Guiné) e Setentrional.
b) As três regiões com menores índices de subnutrição destacam-se por apresentar países com a melhor estrutura econômica do continente, baseada, principalmente, na agricultura de plantation e na exportação de minérios e petróleo. Os índices econômicos mais expressivos facilitam os investimentos sociais e o combate mais eficaz de problemas como a subnutrição. Os países com os mais elevados índices de subnutrição do continente apresentam economias extremamente frágeis, amplamente ligadas à agricultura de subsistência. Outro flagelo que assola vários países desse grupo são as guerras civis que opõem diferentes grupos étnicos, somadas, muitas vezes, à deficiente estrutura política. Tudo isso resulta em ciclos aparentemente intermináveis de golpes e contra-golpes de Estado.
Questão 167)
No mapa, identifique o país africano descrito a seguir.
“Em função de acentuadas pressões internas e sobretudo externas, através de restrições financeiras e comerciais ao país, a política do Apartheid não sobreviveu às transformações geopolíticas que ocorreram no planeta, ao longo dos anos 80. Com o fim da Guerra Fria, a idéia de se manter posições no continente africano a qualquer custo deixou de ser estratégica para as grandes potências.”
GARCIA, H.C. e CARAVELO, T.M. Geografia Geral. Ed. Scipione.
O país está indicado pelo número
a) 1.
b) 2.
c) 3.
d) 4.
e) 5.
Gab: E
Questão 168)
Leia estas manchetes e notas de jornal sobre a África, uma amostra obtida em apenas dois dias consecutivos:
“Governo de Obasanjo (Nigéria) enfrenta dilema ao permitir uso da sharia.”
Folha de S. Paulo, São Paulo, 15 jun. 2003. Caderno Mundo, p. A 24.
“O governo enviou reforços à região oeste, onde, em fevereiro, surgiu um novo grupo rebelde, o Movimento pela Libertação do Sudão.”
Folha de S. Paulo, São Paulo, 15 jun. 2003. Caderno Mundo, p. A 22.
“As tensões entre negros e árabes [Mauritânia] aumentaram após a prisão de opositores muçulmanos. O país, muçulmano, tem relações com Israel.”
Folha de S. Paulo, São Paulo,15 jun. 2003. Caderno Mundo, p. A 22.
“Garoto de 13 anos de milícia pró-governo carrega arma para combate em Monróvia (Capital); o presidente Charles Taylor e rebeldes ainda não chegaram a acordo de cessar-fogo.”
Folha de S. Paulo, São Paulo, 16 jun. 2003. Caderno Mundo, p. A 14.
A partir da leitura dessas manchetes e notas jornalísticas, é INCORRETO admitir que
a) a instabilidade política e os freqüentes golpes de estado continuam sendo uma constante em muitos países africanos.
b) o componente religioso se manifesta em alguns dos conflitos e tensões – como é o caso da Nigéria, palco de confrontos entre cristãos e muçulmanos.
c) as guerras civis estão afetando irreversivelmente crianças e adolescentes africanos, que participam diretamente das lutas armadas.
d) as lutas étnicas ou tribais deixaram de preocupar organismos internacionais por terem sido apaziguadas temporariamente.
Gab: D
Questão 169)
Com relação aos aspectos geográficos do continente africano, assinale o que for correto.
01. No Noroeste da África, a cadeia do Atlas isola as terras de clima mediterrânico das terras onde predominam os climas áridos e semi-áridos saarianos.
02. O domínio das savanas estende-se ao norte e ao sul da floresta equatorial, isto é, até as proximidades do deserto do Saara, ao norte, e do deserto do Calaari (ou Kalahari), ao sul.
04. A Argélia e a Líbia são dois países da África Setentrional que se destacam pela produção de petróleo.
08. A região do Sahel corresponde a um território de transição entre as savanas úmidas, ao norte, e a floresta equatorial do Congo, ao sul.
16. A Namíbia, colonizada por portugueses, foi visitada pelo presidente do Brasil, no segundo semestre do ano de 2003. Esse país, localizado na África de Sudeste, impressionou o chefe de estado brasileiro pela limpeza e pelo seu desenvolvimento econômico.
32. A África do Sul destaca-se, no contexto do continente africano, por ser uma nação industrializada.
Gab: 39
Questão 170)
Com o fim da Segunda Guerra Mundial, muitos países africanos investiram em armamentos, vendidos principalmente pelos Estados Unidos, pela França e pela antiga União Soviética. Assinale o que for correto sobre os conflitos no continente africano, recorrendo ao quadro abaixo, quando necessário.
01. Líbia, Egito, Angola e Nigéria constituem os países do "Magreb" que mais se envolveram em conflitos internos.
02. No século XIX, os impérios coloniais europeus repartiram arbitrariamente o território africano. Com isso, tribos rivais foram reunidas em um mesmo território, e grupos de uma mesma etnia e cultura foram divididos e separados, espacialmente. Com a descolonização, esses grupos se confrontaram, criando-se muitos conflitos pela posse de territórios e pela imposição de valores culturais.
04. Angola e Etiópia são exemplos de países onde a luta armada envolveu grupos étnicos diferentes.
08. A África foi usada, em conseqüência de seus conflitos internos, para "desencalhar" o estoque de armas obsoletas, soviéticas e norte-americanas.
16. Apesar dos conflitos étnico-culturais, o cenário econômico africano evoluiu positivamente, nas décadas de 80 e 90 do século XX, reduzindo a miséria do povo.
32. Os países da África Equatorial ficaram à margem dos conflitos étnicos que ocorreram ao Norte e ao Sul do continente. Porém foi na faixa equatorial que grassou a epidemia da Aids.
Gab: 14
Questão 171)
Com relação aos aspectos geográficos do continente africano, assinale o que for correto.
01. No Noroeste da África, a cadeia do Atlas isola as terras de clima mediterrânico das terras onde predominam os climas áridos e semi-áridos saarianos.
02. O domínio das savanas estende-se ao norte e ao sul da floresta equatorial, isto é, até as proximidades do deserto do Saara, ao norte, e do deserto do Calaari (ou Kalahari), ao sul.
04. A Argélia e a Líbia são dois países da África Setentrional que se destacam pela produção de petróleo.
08. A região do Sahel corresponde a um território de transição entre as savanas úmidas, ao norte, e a floresta equatorial do Congo, ao sul.
16. A Namíbia, colonizada por portugueses, foi visitada pelo presidente do Brasil, no segundo semestre do ano de 2003. Esse país, localizado na África de Sudeste, impressionou o chefe de estado brasileiro pela limpeza e pelo seu desenvolvimento econômico.
32. A África do Sul destaca-se, no contexto do continente africano, por ser uma nação industrializada.
Gab: 39
Questão 172)
Nas últimas décadas, a pobreza e a miséria devastaram o continente africano. Essa situação teve como origem:
a) a fragmentação das antigas áreas colonizadas pelos europeus em razão de conflitos étnicos e tribais.
b) as reformas políticas que tentaram implantar governos democráticos nas novas nações.
c) a expansão do islamismo no continente que substituiu o cristianismo imposto pelos colonizadores.
d) a instalação de empresas multinacionais que espoliaram as riquezas do continente e se mudaram após o seu esgotamento.
e) o baixo crescimento vegetativo da população que criou imensos vazios demográficos que passaram a ser disputados por vários países europeus.
Gab: A
Questão 173)
A África é um dos continentes mais afetados pela pobreza, guerras e conflitos étnicos. Acrescenta-se, ainda, à dramática realidade africana, a proliferação de doenças, entre elas, a AIDS, que já atinge cerca de 25 milhões de africanos (70 % do total mundial dos soropositivos, segundo as informações da OMS). Para muitos autores a África representa uma “periferia abandonada” ou, até mesmo, “desconectada” do capitalismo globalizado. Entretanto, nesse continente, observa-se a presença de “periferias exploradas” que, em função dos seus recursos naturais estratégicos, atendem aos interesses das empresas globais; esse processo mantém, no século XXI, formas históricas de exploração do colonizado pelo colonizador .
Dentre os recursos estratégicos das “periferias exploradas” da África, merecem destaque:
a) os diamantes na África do Sul e o petróleo na Argélia e na Nigéria
b) o urânio e o ferro em Uganda e Angola
c) a bauxita e o alumínio na Somália e no Zaire
d) o cobre na Líbia e o estanho na Tunísia e em Benin
e) o carvão no Egito e o silício na Costa do Marfim
Gab: A
Questão 174)
De acordo com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), a África subsaariana abriga os 20 países mais pobres do mundo. Neles, cerca de 30% da população sofrem de subalimentação.
Sobre a pobreza, nesses países africanos, nas últimas décadas, é CORRETO afirmar que:
a) as conjunturas climáticas e/ou políticas adversas são responsáveis pela miséria de enorme parcela da população.
b) o aumento da importação de alimentos e o crescimento da receita nas exportações favoreceram o equilíbrio da balança comercial.
c) o índice de pobreza na região do Sahel é menor do que em outras regiões, devido às favoráveis condições climáticas.
d) os instrumentos usados para o recente controle da natalidade são suficientes para atender a população.
e) o tráfico de crianças para exploração de seu trabalho vem diminuindo nos últimos anos.
Gab: A
Questão 175)
Assinale o que for correto sobre a geografia econômica do continente africano.
01. A Argélia e a Nigéria são países produtores de petróleo.
02. Na África Equatorial, a presença de rios, como o Nilo, o Zambeze e o Níger, facilita a navegação fluvial leste-oeste.
04. Na África negra, a agricultura dominante é a tradicional ou de subsistência, que utiliza técnicas primitivas de produção. Entre os itens produzidos, destacam-se a mandioca, o milhete, o sorgo e o inhame.
08. A extração e a comercialização de "madeiras de lei" das savanas sudanesas têm concorrido para acelerar o desequilíbrio ambiental na região.
16. Na África Setentrional, no Norte da cadeia do Atlas, as principais culturas agrícolas, como a do trigo, da soja, do milho e do arroz, estão associadas à presença do clima mediterrânico.
32. A África do Sul é rica em recursos minerais, sendo exemplos o ouro, os diamantes e o carvão mineral, dentre outros produtos.
Gab: 37
Questão 176)
Com base no mapa africano, abaixo apresentado.
O país assinalado no mapa, que apresenta um dos menores valores referente ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do mundo, é:
a) Líbia.
b) Serra Leoa.
c) Uganda.
d) Argélia.
e) Marrocos.
Gab: B
Questão 177)
Com base no mapa africano, abaixo apresentado.
A estrutura da divisão política africana caracteriza-se por:
a) conter países com áreas semelhantes e limites políticos com linhas retas, em função da influência da Europa sobre sua divisão política.
b) respeitar as características tribais, dividindo-se os países conforme a ocupação feita pelas etnias.
c) obedecer à lógica da divisão política da Ásia, ou seja, considerar em cada país as características religiosas já pertencentes aos grupos étnicos.
d) ter países com pequenas áreas, situados na Costa Oriental, e países com grandes áreas, na Costa Ocidental.
e) apresentar o resultado de guerras entre tribos nativas que tinham como prêmio a conquista e delimitação de novos territórios.
Gab: A
Questão 178)
Observe o mapa do continente africano e leia as afirmativas que se seguem, numerando-as de acordo com a região a que se referem.
( ) A região possui uma economia baseada no comércio e na exploração mineral, principalmente o petróleo. É uma das regiões com maior desenvolvimento no continente.
( ) O país viveu, recentemente, o fim do regime de segregação racial. Apresenta o maior desenvolvimento econômico do continente, embora sofra com graves problemas de saúde pública.
( ) A região é conhecida como chifre da África. Sofreu com uma agricultura comercial predatória e é uma das regiões mais pobres do mundo, alvo de campanhas mundiais contra a fome.
( ) A região é marcada por vários problemas sociais, agravados pelas condições climáticas, devido à predominância dos climas semi-árido e desértico.
( ) É uma região de climas tropical úmido e equatorial, com vegetação predominante de florestas. É marcada por conflitos étnicos nos vários países, em conseqüência da colonização européia.
Assinale a alternativa que apresenta a numeração CORRETA:
a) 5, 3, 4, 2 e 1.
b) 3, 5, 2, 4 e 1.
c) 2, 5, 1, 4 e 3.
d) 5, 4, 1, 3 e 2.
e) 3, 5, 1, 4 e 2.
Gab: E
Questão 179)
“A ‘África Branca’ é marcada pelo predomínio de população de origem não negra, basicamente árabes que chegaram ao norte do continente durante o processo de expansão do islamismo.”
(MOREIRA, Igor. Construindo o espaço mundial. 2. ed. São Paulo: Ática. 2001. p. 152.)
Com base nos conhecimentos sobre o assunto, pode-se afirmar que a “África Branca”
01. concentra a maior parte da produção de petróleo do continente.
02. distingui-se das demais partes do continente pele elevado índice de desenvolvimento humano.
03. é também denominada África Subsaariana.
04. possui uma maior concentração da população nos vales interiores e no litoral mediterrâneo.
Gab: CEEC
Questão 180)
Observe o mapa.
O continente representado
Gab: E
Questão 181)
Assinale o que for correto sobre a geografia econômica do continente africano.
01. A Argélia e a Nigéria são países produtores de petróleo.
02. Na África Equatorial, a presença de rios, como o Nilo, o Zambeze e o Níger, facilita a navegação fluvial leste-oeste.
04. Na África negra, a agricultura dominante é a tradicional ou de subsistência, que utiliza técnicas primitivas de produção. Entre os itens produzidos, destacam-se a mandioca, o milhete, o sorgo e o inhame.
08. A extração e a comercialização de "madeiras de lei" das savanas sudanesas têm concorrido para acelerar o desequilíbrio ambiental na região.
16. Na África Setentrional, no Norte da cadeia do Atlas, as principais culturas agrícolas, como a do trigo, da soja, do milho e do arroz, estão associadas à presença do clima mediterrânico.
32. A África do Sul é rica em recursos minerais, sendo exemplos o ouro, os diamantes e o carvão mineral, dentre outros produtos.
Gab: 23
Questão 182)
Observe o mapa abaixo. A região assinalada, no mapa, identifica:
a) A bacia do Rio Congo e a Floresta Equatorial.
b) As savanas e o Planalto da Etiópia.
c) A bacia do Rio Níger e o Magreb.
d) A depressão de Ngami e a Bacia do Rio Zimbeze.
e) A bacia do Lago Chade e a vegetação saheliana.
Gab: A
Questão 183)
Nenhum comentário:
Postar um comentário