segunda-feira, 3 de julho de 2017

Exercícios Agropecuária ENEM 10

Questão 270)


No Brasil, a modernização da agricultura não se fez juntamente com um processo de reforma agrária e desconcentração fundiária, ocorrendo justamente o contrário, um aumento da área das grandes propriedades em detrimento das pequenas propriedades.

Assinale a alternativa que traz os fatores que contribuíram para isso:

a) O processo de industrialização do país, que melhorou a distribuição de renda e permitiu que as pessoas mudassem do campo para a cidade, esvaziando as pequenas propriedades.

b) A mecanização e o uso de novas tecnologias que possibilitaram o aumento da produtividade e da rentabilidade nas grandes propriedades, enquanto as pequenas propriedades, em sua maioria, permaneceram sem acesso à assistência técnica e às novas tecnologias.

c) As mudanças nas relações de trabalho, que forçaram os grandes fazendeiros a contratar mais mão–de–obra assalariada em substituição aos agregados e foreiros, levando ao aumento das propriedades.

d) A lei de terras de 1950, que promulgou que a partir dessa data todas as terras devolutas passassem ao Estado, não podendo mais serem adquiridas senão através de compra e venda, impossibilitando aos posseiros e grileiros de terem acesso à terra.

e) O avanço da agricultura familiar comercial, que conseguiu substituir a agricultura camponesa na produção de gêneros alimentícios de subsistência para os mercados dos centros urbanos do país, levando ao aumento do tamanho das propriedades.

Gab: B

Questão 271)


Sobre os bóias-frias, emitem-se as frases seguintes:

I. Trabalhadores que ocupam terras devolutas ou particulares.

II. Pequenos produtores, arrendatários, transportados para o trabalho de caminhão.

III. Trabalhadores rurais temporários, diaristas e sem vínculo empregatício.

Está (ão) correta (s):

a) Apenas II

b) Apenas I

c) Apenas III

d) II e III, apenas

e) As três

Gab: C

Questão 272)


Os municípios de Petrolina-PE e Juazeiro–BA têm-se destacado no Nordeste como agropólos destinados à produção comercial. Sobre a produção e a destinação dos produtos nesses municípios do interior nordestino, assinale a alternativa correta.

a) Fumo e cacau para o mercado nacional e internacional.

b) Mamona, dendê e caju para a produção de biodiesel.

c) Cana-de-açúcar e beterraba para a produção de álcool.

d) Algodão arbóreo para a indústria têxtil regional.

e) Uva para produção de vinho tipo exportação.

Gab: E

Questão 273)


Analise a charge abaixo e responda a seguir.

clip_image002

(Jornal do Brasil. 25/01/08 in

http://www.chargeonline.com.br/doano.htm)

Sobre o tema é correto afirmar:

a) O avanço das atividades agropecuárias e a expansão do turismo sustentável na Amazônia representam risco ao patrimônio histórico e cultural das comunidades ribeirinhas da região.

b) O desmatamento provocado pelo avanço da pecuária na Amazônia é o custo do amplo crescimento econômico e social em 2007, como indicam os índices de qualidade de vida medidos na região norte do Brasil.

c) O avanço da pecuária e da agricultura de soja na Amazônia Legal comprova a hipótese de desenvolvimento sustentável na região norte do Brasil, já que os produtores reservam parte de suas terras à preservação ambiental.

d) A ampliação do desmatamento, representada pela expansão das fronteiras agropecuárias, afeta a biodiversidade amazônica, comprometendo as pesquisas nas áreas farmacêuticas e alimentícias.

e) A preservação ambiental na Amazônia independe do avanço da pecuária na região, já que o crescimento do setor está relacionado ao melhoramento genético e ao aumento de produtividade em espaços já usados por ele.

Gab: D

Questão 274)


O atual território nordestino foi ocupado a partir do Litoral-Mata, no Século XVI, com a cultura da cana-de–açúcar.

Posteriormente, já no Século XVII, começou a penetração para o interior, partindo os colonizadores de dois pontos do litoral: Recife/Olinda e Salvador.

É correto afirmar que esta penetração para o interior se deu através da atividade:

a) silvicultora.

b) extrativa vegetal.

c) pecuária.

d) mineradora

e) abastecedora de gêneros aos centros do litoral.

Gab: C

Questão 275)


Considere os textos a seguir para responder à questão.

I. Nos solos do Brasil Central, a quantidade de potássio disponível é normalmente baixa e a adubação com esse elemento produz resultados significativos. Aumentos de produção de 100% com a adição de 120 a 150 kg de fertilizante por hectare são comuns nestes solos.

(www.portaldoagronegocio.com.br)

II. Os preços das matérias-primas básicas para a produção de fertilizantes, como uréia, sulfato de amônia, cloreto de potássio e superfosfato simples, crescentes desde 2003, dispararam em 2007. Aproximadamente 70% da demanda interna de fertilizantes no Brasil é atendida com importações. Além disso, o país produz apenas 10% do potássio que consome e Sergipe é o único Estado produtor deste mineral.

(www.semeato.com.br)

Sobre os textos apresentados, pode-se afirmar que

a) I e II são complementares e demonstram o problema da desigual distribuição dos recursos minerais no planeta, com impacto sobre a economia.

b) não se relacionam, pois I trata da expansão da fronteira agrícola no Brasil, e II destaca a necessidade de abertura da economia brasileira.

c) I e II são complementares, pois destacam os problemas ambientais no campo brasileiro, causados pelo uso excessivo de fertilizantes importados.

d) I e II tratam do relativo atraso do setor mineral no país, em razão do domínio do setor por empresas estatais até a década de 1990.

e) não se relacionam, pois I discute a viabilidade da agricultura no Cerrado, enquanto II trata das exportações minerais do país.

Gab: A

Questão 276)


Observe os mapas apresentados a seguir para responder à questão.

clip_image004

clip_image006

(IBGE, Atlas Geográfico Escolar. Rio de Janeiro, 2002)

Os mapas apresentam duas culturas agrícolas que destacam a divisão existente entre a agricultura de exportação, estruturada pelo agronegócio, e a agricultura para o abastecimento interno, em que tem grande importância a propriedade familiar.

São elas:

a) I – laranja e II – feijão.

b) I – soja e II – cana-de-açúcar.

c) I – arroz e II – laranja.

d) I – feijão e II – soja.

e) I – cana-de-açúcar e II – arroz.

Gab: A

Questão 277)


Com uma população de aproximadamente 2,6 milhões de habitantes, distribuída em 104 municípios e com uma área total de 14 milhões de hectares, desde 2003 a paisagem na chamada Metade Sul do Rio Grande do Sul começou a vivenciar alterações pelo plantio de espécies florestais. A alteração do uso do espaço provoca mudanças em muitas outras áreas.

Observe o mapa a seguir.

RS, Metade Sul: Características da ocupação.

clip_image008

Ageflor, Censo Agropecuário 2006 IBGE, Estudo Rumos 2015.

É correto afirmar que a implantação de empresas florestadoras na Metade Sul do Rio grande do Sul

a) provoca diminuição no plantio de acácia e pinus, já que a espécie utilizada para reflorestamento é apenas o eucalipto.

b) causa a diminuição no número de empregos, pois a falta de diversificação da produção não estimula a geração de mão-de-obra direta ou indireta.

c) promove o decréscimo da economia urbana, haja vista que o investimento se dá apenas no meio rural.

d) gera incremento do PIB, que tende a ser baixo na região devido ao baixo valor agregado dos produtos de origem agropecuária.

e) ocasiona o aumento da criminalidade em função da diminuição da oferta de mão-de-obra, uma vez que a região possui um baixo índice de desempregados.

f) I.R.

Gab: D

Questão 278)


A expansão capitalista no campo provocou profundas transformações no espaço geográfico brasileiro, como

01. a retração do mercado de trabalho, em função da proibição do trabalho infantil no campo.

02. as transformações na estrutura fundiária, com a eliminação do latifúndio por dimensão.

03. as alterações nas relações de trabalho e a disseminação do trabalho temporário.

04. o aumento do número de trabalhadores permanentes, na Região Centro-Sul, devido ao uso da biotecnologia e da mecanização.

05. as grandes conquistas sociais, que asseguraram aos trabalhadores rurais os mesmos direitos e salários dos trabalhadores urbanos.

Gab: 03

Questão 279)


Considerando as seguintes afirmações sobre a produção agrícola brasileira:

I. O produto é de elevado valor protéico, ocupa extensas terras no país, tornando-se, em alguns estados, a cultura principal. Grande parcela da produção nacional destina-se à exportação.

II. É um produto de grande difusão em vários estados brasileiros e esteve associado à suinocultura. Recentemente, sua lavoura tem se modernizado e sua produção tem sido exportada.

Essas afirmações referem-se aos seguintes produtos, respectivamente:

a) Soja e milho

b) Laranja e feijão

c) Café e trigo

d) Cana-de-açúcar e algodão

Gab: A

Questão 280)


A maior parte do capital aplicado na industrialização brasileira, a partir de 1930, teve origem nos lucros obtidos com a exportação de:

a) soja

b) açúcar

c) café

d) petróleo

e) carvão

Gab: C

Questão 281)


Considere os grupos dos maiores e dos menores estabelecimentos rurais a seguir.

Número dos estabelecimentos rurais do Brasil por grupos de tamanho em

hectares – % sobre o número total de estabelecimentos - 1996

clip_image010

Área dos estabelecimentos rurais do Brasil por grupos de tamanho em

hectares – % sobre a área total dos estabelecimentos – 1996

clip_image012

Fonte: IBGE, Censo Agropecuário de 1996. www.sidra.ibge.gov.br – consulta em 30/09/07.

Com base nos dados das tabelas acima, faça o que se pede.

a) comente a principal característica da estrutura fundiária no Brasil.

b) qual é a região em que essa característica é mais acentuada?

c) qual é a região em que essa característica é menos acentuada?

d) aponte os dados das tabelas que confirmam essa característica nas regiões apresentadas como respostas dos itens B e C.

Gab:

a) O valor atribuído a esta alternativa é de 6 pontos, sendo 3 para a citação da característica da estrutura fundiária brasileira e 3 pontos para o comentário a respeito de tal característica.

Considerou-se que a principal característica da estrutura fundiária brasileira é a concentração de propriedade rural, ou seja, o predomínio (por poucos proprietários) de extensa áreas de terra apropriado por poucos proprietários rurais. Para comentar a característica anterior é necessário avaliar os dados contidos nas duas tabelas apresentadas na questão.

b) A resposta é Região Centro Oeste.

c) Região Sul.

d) A resposta da alternativa B se confirma a partir dos seguintes dados: 8,41% dos estabelecimentos maiores que 1000 há, ocupam uma área de 72,15% da área total ocupada por estabelecimentos rurais, enquanto 59,15% dos estabelecimentos ocupam uma área 4,47%.

A resposta da alternativa C se confirma pela análise dos seguintes dados: a quantidade de estabelecimentos da região Sul que possuem área de 0 a menos de 100ha e de 100 a menos de 1000 ha, ocupam uma área maior que o número de estabelecimentos com área de 1000 há e mais. Deve-se considerar o enunciado da questão que é analisar os grupos dos menores e dos maiores estabelecimentos rurais.

Questão 282)


Analise as seguintes afirmações, relacionadas à agricultura brasileira.

I. A introdução de técnicas que aumentam a produtividade no campo ampliou a concentração de terras.

II. Há, de forma crescente e evidente, a articulação entre indústria e agricultura.

III. Houve um avanço do capital na agricultura brasileira e a introdução exclusiva do trabalho assalariado.

IV. Os pequenos produtores tornaram-se independentes, tanto em relação aos produtos a serem comercializados quanto aos recursos financeiros.

Estão corretas somente as afirmações

a) I e II.

b) I e III.

c) I e IV.

d) II e III.

e) III e IV.

Gab: A

Questão 283)


No Brasil, quanto à questão agrária, é correto afirmar:

a) A maior participação do agronegócio na balança comercial superou o valor e volume de produtos industrializados, desencadeando na última década um superávit comercial.

b) A Lei de Terras, criada em meados do século 19, contribuiu para uma melhor distribuição de terras agricultáveis, ampliando a ocupação de várias regiões do país.

c) A modernização do campo, como a implantação de implementos agrícolas através de financiamentos subsidiados pelo Estado, gerou uma maior produtividade, desestimulando o produtor rural a ocupar novas áreas rurais, mudando o perfil do modo extensivo para intensivo.

d) A concentração de grandes extensões de terras nas mãos de muitos proprietários ocorre desde a colonização, contribuindo para o desenvolvimento agroexportador, e a diversidade de produtos agrícolas.

e) No Sul, em regiões de colonização, as propriedades são pequenas se comparadas com a estrutura fundiária brasileira, cujas dimensões são equivalentes à estrutura fundiária européia.

Gab: E

Questão 284)


O livro Cidades Mortas, de Monteiro Lobato, refere-se a uma região brasileira outrora pujante, mas que atingiu a decadência após o esgotamento da cultura agrícola que havia sido implantada no século XIX. A região a que se refere o livro e o produto agrícola em questão são, respectivamente:

a) a zona da mata pernambucana – cana-de-açúcar.

b) o sul da Bahia – cacau.

c) o Vale do Paraíba – café.

d) a zona da mata pernambucana – algodão.

e) a Amazônia – borracha.

Gab: C

Questão 285)


Nos primeiros 15 anos de vigência do Estatuto da Terra (1964-1979), o capítulo relativo à reforma agrária, na prática, foi abandonado, enquanto o que tratava da política agrícola foi executado em larga escala. Em vez de dividir a propriedade, porém, o capitalismo impulsionado pelo regime militar brasileiro (1964-1984) promoveu a modernização do latifúndio, por meio do crédito rural fortemente subsidiado e abundante. O dinheiro farto e barato, aliado ao estímulo à cultura da soja - para gerar grandes excedentes exportáveis - propiciou a incorporação das pequenas propriedades rurais pelas médias e grandes: a soja exigia maiores propriedades e o crédito facilitava a aquisição de terra. Assim, quanto mais terra tivesse o proprietário, mais crédito recebia e mais terra podia comprar.

Assinale a alternativa que corresponde à região brasileira com maior concentração fundiária. Os gráficos foram extraídos do Atlas Fundiário Brasileiro – Sistema Nacional de Cadastro Rural (1996).

a) Centro-oeste

clip_image014

b) Nordeste

clip_image016

c) Norte

clip_image018

d) Sudeste

clip_image020

e) Sul

clip_image022

Gab: B

Questão 286)


O espaço agrário brasileiro passou, nas últimas décadas, por um processo de modernização, com características de revolução agrícola. A propósito de modernização e de revolução agrícola, assinale o que for correto.

01. Correspondem a transformações sofridas pela economia rural, que geram incremento de produtividade.

02. Quando aplicadas no espaço rural, deixam como resultado a relativa superação de uma situação de dependência da natureza e da força de trabalho humana.

04. Modernização e revolução agrícola podem ser entendidas como incorporação de tecnologias no setor agrícola.

08. Como conseqüência, modernização e revolução agrícola podem gerar a intensificação do êxodo rural e a urbanização crescente das cidades.

16. Revolução agrícola aparece associada às lutas no campo desencadeadas pelo movimento dos trabalhadores rurais sem terra (MST).

Gab: 15

Questão 287)


Sobre o início da colonização brasileira e as primeiras atividades econômicas do País, assinale o que for correto.

01. As primeiras frentes de ocupação estabeleceram-se no Nordeste, motivadas por estímulos fiscais concedidos através da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

02. Em virtude das condições favoráveis de clima e de solo, a cultura canavieira fixou-se na Zona da Mata Nordestina, onde também se desenvolveram núcleos de ocupação humana na fase inicial da colonização.

04. As lavouras de cana, associadas ao estabelecimento da agroindústria canavieira, foram responsáveis pelo povoamento de trechos do litoral nordestino, enquanto a pecuária foi a atividade responsável pela penetração do povoamento mais para o interior.

08. As lavouras de café no Norte do Paraná, associadas ao trabalho escravo, desencadearam a ocupação do centro-sul do país durante o século XVI e parte do século XVII.

16. Com o declínio da atividade açucareira e o aparecimento da mineração, a área de atração populacional deslocou-se do Nordeste para Minas e regiões de Mato Grosso e Goiás, nos séculos XVII e XVIII.

Gab: 22

Questão 288)


A agricultura e o extrativismo vegetal e mineral tiveram grande importância na economia paranaense e sustentaram os processos de ocupação do Estado antes dos anos 1960. A propósito dessas primeiras atividades econômicas e de sua influência na ocupação humana, é correto dizer que

01. a mineração se destacou no século XVII e foi a atividade responsável pela formação das primeiras vilas e povoados do território paranaense.

02. a ocupação das zonas dos Campos Gerais ocorreu em função da pecuária associada ao tropeirismo. Cidades como Ponta Grossa e Castro devem sua origem a essa atividade econômica.

04. a extração da borracha desencadeou a ocupação da região Oeste do Estado entre o final do século XIX e o início do século XX. Cascavel deve sua origem a essa atividade.

08. boa parte da região Norte teve sua ocupação e desenvolvimento econômico associados ao deslocamento da frente cafeeira paulista. Cidades como Maringá e Londrina tiveram sua origem em função da cafeicultura.

16. lavouras mecanizadas de soja, trigo e milho, ao lado das pastagens plantadas, foram atividades que desencadearam a ocupação da região Leste em meados do século XV.

Gab: 10

Questão 289)


Os principais estados brasileiros produtores de cana-de-açúcar, cacau e soja são, respectivamente:

a) São Paulo, Bahia e Mato Grosso.

b) São Paulo, Bahia e Rio Grande do Sul.

c) Pernambuco, Bahia e Goiás.

d) Rio de Janeiro, Pernambuco e Mato Grosso.

e) São Paulo, Pernambuco e Paraná.

Gab: A

Questão 290)


Seu cultivo enriqueceu a região durante décadas. O aparecimento de uma praga denominada “vassoura-de-bruxa” fez fortunas desaparecerem e trouxe a crise à região. Estamos falando, respectivamente:

a) do café e do Vale do Paraíba.

b) do cacau e do sul da Bahia.

c) do algodão e do sul do Maranhão.

d) da cana-de-açúcar e do litoral pernambucano.

e) da cana-de-açúcar e do interior paulista.

Gab: B

Questão 291)


Os planos do imigrante nordestino que seguia para a Amazônia, seduzido pela propaganda fantasista dos agentes [...], ou pelo exemplo das poucas pessoas afortunadas que regressavam com recursos, baseavam-se nos preços que o produto havia alcançado em suas melhores etapas. Ao declinarem estes de vez, a miséria generalizou-se rapidamente. Sem meios para regressar e na ignorância do que realmente se passava na economia mundial do produto, lá foram ficando.

Furtado, Celso. Formação Econômica do Brasil.

São Paulo: Ed. Nacional, 1984, p. 134.

O produto a que Celso Furtado se refere é o(a):

a) borracha.

b) café.

c) algodão.

d) cacau.

e) açúcar.

Gab: A

Questão 292)


A oficina: “Educação em Alternância e Desenvolvimento Sustentável” apresentada no Forum Social Mundial partiu das seguintes afirmações: “Analisando o Brasil rural, hoje deparamos com uma realidade paradoxal, de um lado a agricultura e pecuária em escala empresarial, moderna, voltada para o mercado externo e de outro lado a agricultura familiar, formada de pequenos e médios produtores relegados quase que ao abandono em detrimento da prioridade ao modelo industrial urbano. (...)Sendo essa agricultura familiar reconhecidamente responsável pela produção de alimentos básicos (...)se justifica investir numa educação apropriada a esta realidade.”

http://www.forumsocialmundial.org.br/dinamic.

php?pagina=of_unefab_educa_por

A análise das afirmações acima e a realidade da estrutura fundiária brasileira permite afirmar apenas que:

a) a agricultura empresarial amplificou a concentração fundiária e a entrada de divisas externas, fatores que podem levar ao declínio na oferta e até mesmo a importação de alimentos.

b) as ações consideradas como reforma agrária executadas pelo governo redistribuiu grandes extensões de terra, principalmente em áreas da fronteira agrícola na Amazônia.

c) as ações políticas e os movimentos populares como o Movimento dos Sem–Terra visam firmar o Brasil como grande exportador de alimentos calcado na grande propriedade.

d) a ampliação do cultivo de cana e soja tende a beneficiar o pequeno e médio produtor rural, por isso a defesa de melhor educação para o desenvolvimento sustentável.

e) é a manutenção de uma estrutura fundiária de latifúndios que garante a produção de alimentos e leva ao desenvolvimento de outras atividades, como o turismo rural.

Gab: A

Questão 293)


A ascensão de países emergentes, como a Índia e a China, cria uma oportunidade histórica para o agronegócio brasileiro”.

Endossam essa frase as seguintes afirmativas:

00. a Índia e a China representam, na atualidade, o que há de mais pujante em termos de crescimento e geração de renda na Ásia.

01. o fim do socialismo chinês permitiu a legalização e a expansão de produtos agrícolas brasileiros àquele país.

02. independentemente de crise no campo brasileiro, esses dois países mencionados representam uma excelente oportunidade para o sucesso de empresas do agronegócio brasileiro.

03. desde a década de 90 do século passado, havia um decréscimo considerável anual das importações dos países emergentes em relação aos produtos brasileiros; em 2007, finalmente, essa situação foi revertida.

04. o Brasil apresenta uma pecuária competitiva e excelentes condições para expandir sua produção, uma vez que possui expressivos estoques de terra agricultáveis.

Gab: VFVFV

Questão 294)


Observe o gráfico a seguir.

clip_image024

ADAS, M.; ADAS S. Panorama Geográfico do Brasil. São Paulo: Moderna, 2004. p. 293.

Sabe-se que a expansão do setor agropecuário em áreas de florestas e cerrado é hoje uma das principais causas do desmatamento e perda da biodiversidade no brasil. Com base no gráfico e nos seus conhecimentos, é possível afirmar:

a) A redução da população empregada no setor primário representa um certo alívio á biodiversidade, por reduzir a pressão sobre as áreas naturais.

b) O setor secundário a que o gráfico se refere é representado pelas indústrias de alta tecnologia, com baixo uso de energias e matérias-primas, não representado uma pressão significativa sobre os recursos naturais do país.

c) A população empregada no setor terciário cresceu mais de 100% nos últimos 50 anos, como decorrência da melhoria da qualidade de vida nas áreas urbanas, que tiveram uma expansão da oferta de serviços.

d) A redução da população empregada no setor primário é uma conseqüência do modelo produtivo adotado no campo, produzindo um aumento na oferta de grãos e uma maior pressão sobre os ecossistemas naturais do país.

e) Em meados da década de 60, o Brasil deixou de ser um país de população rural, com a maior parte dos problemas ambientais se concentrando nas áreas urbanas, o que permitiu uma recuperação parcial das grandes áreas agrícolas abandonadas.

Gab: D

Questão 295)


"As secas do extremo norte delatam, impressionadoramente, a nossa imprevidência, embora sejam o único fato em toda a nossa vida nacional ao qual se possa aplicar o princípio da previsão."

A frase, escrita por Euclides da Cunha, soa hoje mais atual do que nunca. Passados quase cem anos desde sua morte, permanecem inalteradas as razões que levaram o autor de Os Sertões a manifestar seu inconformismo diante da falta de solução para a tragédia da seca que, volta e meia, se abate sobre boa parte do Nordeste brasileiro. Os brasileiros que hoje assistem com atenção a mais uma polêmica sobre como amenizar a penúria dos flagelados dos períodos de estiagem prolongada também se inquietam com o histórico descaso do poder público — resultado da chamada "indústria da seca", uma forma que os setores dominantes da região utilizam para se aproveitar do povo. Da época do Império até hoje, gastaram-se fortunas para pretensamente socorrer a região, sem que os seguidos governos colocassem em ação um projeto minimamente coerente para tentar retirar da seca nordestina o caráter de fatalidade.

(Disponível em: www.cut.org.br/site/start.php?infoid=8967&sid=21, acesso em 02/05/2008.)

Sobre a região focalizada no texto acima, é correto afirmar:

01. É uma área característica do clima semi-árido e está se retraindo devido à expansão das lavouras e implantação de grandes projetos como a Represa de Sobradinho e a Transposição das Águas do Rio São Francisco.

02. Está se tornando o mais novo celeiro de fruticultura e de cotonicultura da Região Nordeste, alterando as relações de produção no campo, forçando o governo a implantar novos núcleos de assentamentos rurais.

04. É a região de mais baixa densidade demográfica do Nordeste brasileiro e é ocupada principalmente pela pecuária extensiva de corte, desde o período colonial, e pelo cultivo de arroz, mandioca e algodão.

08. Ocupa uma extensa área com predominância da vegetação de caatinga, dependente principalmente das águas da bacia do rio São Francisco para abastecimento da população, consumo da pecuária e irrigação das lavouras.

16. Os principais problemas dessa região do Brasil são a concentração fundiária, a seca prolongada e as precárias condições de vida, sendo o êxodo rural uma conseqüência desses problemas.

Gab: 28

Questão 296)


A propósito da agricultura brasileira na atualidade, assinale a afirmativa correta.

a) A maior parte da soja é consumida no país na produção de ração, de óleo comestível e como matéria-prima para diversos produtos industrializados.

b) O cinturão verde ao redor das grandes cidades, formado por latifúndios, produz hortifrutigranjeiros por meio de técnicas modernas e uso de máquinas pesadas.

c) A modernização da agricultura derivou de investimentos privados sem incentivos estatais, que deram origem aos complexos agroindustriais.

d) A expansão dos pequenos produtores em direção à Amazônia provocou aumento significativo da produção de grãos no país.

e) Os assentamentos de pequenos e médios produtores no Nordeste ganham espaço na produção e na pauta de exportações de frutas devido à tecnologia de irrigação.

Gab: E

Questão 297)


Com a ampliação de sua área agrícola, o Nordeste se tornou um importante fornecedor de alimentos e matérias-primas para a indústria do Sudeste, contribuindo com cerca de 20% para o total da agropecuária nacional. Uma das conseqüências desse fato é

a) a diminuição da produção agrícola do Sudeste frente à concorrência com os produtos nordestinos.

b) o aumento das relações de dependência do Nordeste para com o centro econômico representado pelo Sudeste.

c) o relativo atraso no processo de urbanização nordestina devido à importância adquirida pelo campo.

d) a sensível redução do desemprego no campo nordestino face à introdução de modernas atividades agrícolas.

e) a plena ocupação das áreas agricultáveis do Nordeste, antes inexploradas por falta de mercados consumidores.

Gab: B

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis