segunda-feira, 3 de julho de 2017

Exercícios Agropecuária ENEM 2

Questão 21)


Nas últimas décadas, têm-se transformado o espaço agrário brasileiro, o que se nota pela modernização das atividades e também pela ampliação das fronteiras agrícolas. Com relação a fatores que contribuíram para que isso acontecesse, assinale o que for correto.

01. Facilidades concedidas às empresas na obtenção de empréstimos bancários para a cultura da soja visando a exportação, e para a cultura de cana-deaçúcar visando a produção de álcool.

02. As propriedades rurais brasileiras, em maior número e em maior extensão do território nacional, sempre estiveram concentradas nas pequenas propriedades e minifúndios, o que facilitou assentamentos.

04. A utilização de máquinas, fertilizantes e defensivos agrícolas na produção intensiva, visando a exportação, concentrou-se no Norte e Nordeste do Brasil, que eram as regiões mais carentes.

08. Na ocupação agrária do Brasil Central, os solos não necessitaram de corretivos e fertilizantes, pois eram naturalmente ricos, mas por serem bastante acidentados não favoreceram a mecanização, o que dificultou, em princípio, a expansão agrícola nessa região.

16. Projetos de colonização, incentivos à compra de terras no Centro-Oeste e Norte do Brasil e construção de rodovias ligando essas regiões ao Sudeste e Sul, promoveram o aumento do espaço agrário do país.

Gab: 17

Questão 22)


Estimativas de pesquisadores apontam que em áreas planas, como no Cerrado mineiro ou no Sul da Bahia, mais de 50% das colheitas sejam mecanizadas. Acredita-se que no Sul de Minas o percentual tenha alcançado 30%, tomando por base a área com a cultura e o potencial de uso de máquinas obtidos em um estudo de 2006. Cerca de 80% da área total cultivada na região – 500 mil hectares – está apta a receber tratores e 70% dela, em média, é adequada para as colheitadeiras.

Nas áreas montanhosas, a mecanização torna-se limitada ao uso de derriçadoras portáteis, que fazem o serviço de três a cinco apanhadores. E cada vez mais produtores estão utilizando o equipamento, em virtude da falta de mão de obra.

(Valor Econômico, 20.08.2012. Adaptado.)

As informações apresentadas no texto referem-se à produção de

a) cana-de-açúcar.

b) algodão.

c) arroz.

d) cacau.

e) café.

Gab: E

Questão 23)


Leia o texto a seguir:

No Brasil e em boa parte da América Latina, o crescimento da produção agrícola foi baseado na expansão da fronteira, ou seja, o crescimento sempre foi feito a partir da exploração contínua de terras e recursos naturais, que eram percebidos como infinitos. O problema continua até hoje. E a questão fundiária está intimamente ligada a esse processo, em que a terra dá status e poder, com o decorrente avanço da fronteira da produção agrícola, que rumou para a Amazônia, nos últimos anos.

Berta Becker, IPEA, 2012.

Com base no texto e no conhecimento sobre a expansão da fronteira agrícola no Brasil, é CORRETO afirmar que

a) a agropecuária modernizada no Brasil priorizou a produção de alimentos em detrimento dos gêneros agrícolas de exportação. Esse fato contribuiu para o avanço das fronteiras agrícolas em parte da Amazônia localizada no Meio-Norte.

b) houve grande destruição tanto das florestas como da biodiversidade genética, ambas causadas pelas transformações da produção agrícola monocultora, além de complexos impactos socioeconômicos determinados pelo modelo agroexportador.

c) a maior parte das terras ocupadas no Brasil concentra-se nas mãos de pequeno número de proprietários os quais vêm desenvolvendo mecanismos tecnológicos para evitar os impactos ambientais causados pelo avanço do cinturão verde, sobretudo no Sul do Piauí.

d) as atividades do agrobusiness no Brasil, com destaque para a produção de soja, vêm provocando uma rápida expansão agrícola do Rio Grande do Sul até o Vale do São Francisco, sem causarem prejuízo aos seus recursos naturais.

e) com o aumento da concentração fundiária nas últimas décadas, a expansão das terras cultivadas obteve uma grande retração agropecuária em decorrência das inovações tecnológicas, desenvolvidas no campo brasileiro, apesar dos impactos ambientais.

Gab: B

Questão 24)


Observe as imagens.

clip_image002

(www.webpoli.blogspot.com)

clip_image004

(Museu Histórico Ernesto Ricciardi. www.acquintaldasartes.com.br)

Comparando as fotografias, pode-se observar uma das consequências da expansão do cultivo do café na região Sudeste do Brasil, a partir da segunda metade do século XIX. Trata-se da

a) utilização de mão de obra feminina na agricultura.

b) substituição da mão de obra escrava pela do imigrante europeu.

c) desvalorização do artesanato nativo no campo da cestaria.

d) mecanização das fazendas, visando o aumento da produtividade.

e) evolução da indústria de confecção de trajes femininos.

Gab: B

Questão 25)


Considere as afirmações I, II e III.

I: Há dois elementos fundamentais na agricultura que a diferem da indústria: o primeiro deles é o tempo da natureza.

II: Em 2009, o Brasil alcançou o primeiro lugar no ranking mundial de consumo de agrotóxicos.

III: Ressalte-se que 92% da receita líquida gerada pelas indústrias fabricantes de agrotóxicos em 2010 ficaram com apenas seis grandes empresas de capital estrangeiro.

Bombardi, 2012. Disponível em www.mcpbrasil.org.br.

Acessado em outubro de 2012. Adaptado.

a) Analise a afirmação II, considerando a afirmação I.

b) Qual o processo a que se refere a afirmação III? Explique.

c) Indique dois impactos socioambientais decorrentes do uso de agrotóxicos.

Gab:

a) A agricultura brasileira, seguindo uma tendência internacional, utiliza tal grau de agrotóxicos que acaba por subverter a natureza, acelerando o ciclo agroecológico.

b) A concentração da produção na mão de poucas empresas caracteriza a formação de um oligopólio. Esse conjunto de empresas prevalecem sob o ponto de vista técnico ou comercial dominando o mercado, determinando áreas de atuação de cada uma delas sem interferir no mercado uma da outra.

c) Os impactos socioambientais podem ser negativos ou positivos. Como impactos negativos poder-se-ia citar a poluição dos solos, poluição de cursos d’água e nascentes de rios. Os resíduos dos agrotóxicos, carreados pela água das chuvas, podem penetrar através do solo contaminando os lençóis subterrâneos. Os agrotóxicos, principalmente os defensivos agrícolas, podem ficar retidos nos cultivos e contaminar os alimentos deles derivados, trazendo problemas de saúde. Do ponto de vista positivo, o uso de agrotóxicos pode aumentar enormemente a produção agrícola, resultando, eventualmente na oferta de alimentos mais baratos. Outro aspecto seria o que alguns autores chamam de “segurança alimentar”, ou seja, o menor risco para quedas na produção. No caso de países exportadores de alimentos, o crescimento de produção, garantido pelo uso de agrotóxico, significa na manutenção do fluxo de renda.

Questão 26)


O Brasil, nas últimas décadas, transformou-se em um dos maiores celeiros de produção de gêneros alimentícios do mundo. Essa transformação foi impulsionada, entre outros fatores, pelo cultivo de soja.

Observe os mapas a seguir, cujos círculos representam áreas do cultivo de soja no território brasileiro, em diferentes períodos.

ÁREAS DO CULTIVO DE SOJA NO BRASIL

clip_image006 clip_image008

TERRA, L.; et al. Conexões. V. 3. São Paulo: Moderna, 2010, p. 152/153; 268/269.

a) A partir dos mapas, que mudança pode ser observada na dinâmica espacial da produção de soja?

b) Mencione dois fatores que justificam essa mudança.

c) Cite e explique um problema ambiental decorrente do cultivo da soja no Brasil.

Gab:

a)

Observa-se, nos mapas, que, entre 1977 e 2007, a área de cultivo de soja passou por um processo de expansão com a incorporação de espaços do Centro-Oeste, Tocantins, oeste da Bahia, Sul do Maranhão, entre outros.

ou

Observa-se, nos mapas, que, entre 1977 e 2007, a área de cultivo de soja passou por um processo de expansão em direção às frentes pioneiras, com a incorporação de espaços do Centro-Oeste, Norte e Nordeste.

b)

· Investimentos em pesquisa e/ou extensão;

· Descoberta e uso de novas tecnologias de cultivo adaptadas às áreas de cerrado;

· Melhoria das condições de solo mediante o uso de novas tecnologias;

· Disponibilidade de terras para agricultura;

· Baixo preço das terras;

· Linhas de crédito agrícola;

· Valorização da soja no mercado internacional e/ou nacional;

· Contribuição da soja no saldo da balança comercial brasileira;

· Melhoria da infraestrutura;

· Aumento da demanda por soja;

· Difusão do Agronegócio no Brasil;

· Maior utilização da soja pra fins industriais;

· Utilização da soja para fins de produção de biocombustíveis;

· Condições climáticas favoráveis;

· Relevo propício à produção;

· Solo propício à produção, desde que submetido a processos de correção.

c)

· Desmatamento (destruição dos recursos naturais) – o cultivo da soja, por se desenvolver com base na monocultura, ocupa grandes áreas, o que favorece a prática do desmatamento;

· Poluição dos solos – no cultivo da soja, o combate às pragas é feito com a utilização de agrotóxicos, que provoca a poluição dos solos;

· Poluição das águas – no cultivo da soja, o combate às pragas é feito com a utilização de agrotóxicos, que provoca a poluição das águas;

· Intensificação dos processos erosivos e/ou assoreamento de corpos hídricos – o cultivo da soja, por se desenvolver com base na monocultura, ocupa grandes áreas, o que favorece a prática do desmatamento, intensificando os processos de erosão e/ou assoreamento dos rios;

· Poluição atmosférica – decorrente das queimadas de matas nativas e/ou de resíduos sólidos (embalagens de agrotóxicos e fertilizantes), provocando poluição atmosférica;

· Produção de resíduos – destinação inadequada dos resíduos (líquidos ou sólidos) que provoca diferentes formas de poluição (do ar, do solo, das águas);

· Empobrecimento do solo – acentua a lixiviação dos solos contribuindo para a sua perda da produtividade;

· Empobrecimento do solo – devido ao seu uso intensivo, isso favorece a perda de produtividade;

· Redução da biodiversidade – proliferação de pragas invasoras, por se desenvolver com base na monocultura.

Questão 27)


O Decreto nº 4.887, de 20 de novembro de 2003, regulamenta o procedimento para identificação, reconhecimento, delimitação, demarcação e titulação das terras ocupadas por remanescentes das comunidades dos quilombos de que trata o artigo 68, do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias. A partir do Decreto 4883/03, ficou transferida do Ministério da Cultura para o INCRA a competência para a delimitação das terras dos remanescentes das comunidades dos quilombos, bem como a determinação de suas demarcações e titulações.

Sobre esse tema, podemos afirmar que:

00. Fruto do Movimento Negro brasileiro, a Fundação Cultural Palmares foi o primeiro órgão federal criado para promover a preservação, a proteção e a disseminação da cultura negra. Em seu planejamento estratégico, a instituição reconhece como valores fundamentais o comprometimento, a cidadania e a diversidade.

01. As comunidades quilombolas são grupos étnicos – predominantemente constituídos pela população negra rural ou urbana –, que são definidos segundo uma comissão governamental a partir das relações com a terra, o parentesco, o território, a ancestralidade, as tradições e as práticas culturais próprias.

02. Em toda a América, as comunidades afrorrurais constituíram-se como um contraponto à escravização de povos africanos e de seus descendentes no Novo Mundo. Muitos países latino-americanos reconheceram legalmente a relevância de suas comunidades afrorrurais.

03. No Brasil, os Territórios Quilombolas são titu-lados de forma coletiva e indivisa, ou seja, o território titulado – que já não era desmembrado – continua não podendo sê-lo posteriormente. Tal medida se dá em proveito da manutenção desse território para as futuras gerações. É uma terra que, uma vez reconhecida, poderá ser vendida, quer na sua totalidade, quer aos pedaços.

04. Em inúmeras comunidades quilombolas, pode-se identificar um conjunto de práticas comuns de cultivo, organizadas a partir das famílias, articuladas com regras de apropriação privada. O produto do trabalho sobre a terra tem apropriação individualizada, pelos grupos familiares. Os bens oferecidos pela natureza – recursos hídricos, matas, dentre outros – são de usufruto de todos.

Gab: VFVFV

Questão 28)


O país da soja

clip_image010

clip_image012

Adaptado de jornaloexpresso.wordpress.com, 27/11/2010.

Nas últimas décadas, o avanço do cultivo da soja no Brasil, além de incorporar novas áreas, causou diversas modificações nos ecossistemas do país.

Identifique dois biomas brasileiros que sofreram expressiva degradação em função da recente expansão da soja no território nacional.

Aponte, também, dois fatores que explicam o elevado crescimento de sua produção na região central do Brasil.

Gab:

Dois dos biomas:

• cerrado

• amazônia

• campos limpos

Dois dos fatores:

• baixo valor da terra

• estabelecimento de agroindústrias na região

• melhorias no sistema de transporte regional

• topografia altamente favorável à mecanização

• desenvolvimento tecnológico para a produção de soja

• incentivos fiscais para a abertura de novas áreas de produção, aquisição de máquinas e construção de silos e armazéns

Questão 29)


Considere as assertativas sobre a agricultura brasileira.

I. A modernização do campo brasileiro possibilitou o crescimento da agricultura familiar comercial, ampliando a produção e a produtividade.

II. Nestas últimas décadas, a agricultura camponesa tornou-se antieconômica, porque não conseguiu incorporar mudanças estruturais e, praticamente, desapareceu do campo brasileiro.

III. Nas últimas décadas, a industrialização da agricultura contou com o apoio do Estado que, oferecendo financiamentos e infraestrutura, priorizou os produtos destinados à exportação.

Está correto somente o que se afirma em

a) I.

b) II.

c) I e II.

d) I e III.

e) II e III.

Gab: D

Questão 30)


“Apelidada de Mapitoba por alguns e Bamatopi por outros, a região [...] desponta como uma das maiores potências no agronegócio. Com 2 milhões de habitantes, esse pedaço de Brasil ainda apresenta um PIB modesto: 6 bilhões de dólares, equivalente ao de Belém. Mas a geração de riqueza está se acelerando. Os produtores de grãos estabelecidos há mais tempo são migrantes do centro-sul do Brasil, em sua maioria gaúchos e paranaenses. A eles se somou recentemente uma leva de investidores estrangeiros e empresas do agronegócio. Foram eles que fizeram 70% das aquisições de terras na região em 2008. A estimativa conservadora é que a economia do Mapitoba esteja crescendo à taxa de 10% ao ano.”

Fonte: STEFANO, Fabiane. O sertão agora é assim. 9 jul. 2009. Disponível em

http://exame.abril.com.br/revista-exame/edicoes/0947/not, que icias/sertao-agora-assim-482542

a) Explique a origem dos apelidos dados à região mencionada na reportagem e cite, pelo menos, dois entre seus centros urbanos que tenham apresentado grande incremento demográfico na última década.

b) Caracterize a agricultura comercial praticada na região do ponto de vista do uso da tecnologia e cite seus principais produtos.

c) Mencione uma ferrovia e um porto largamente utilizados para o escoamento dos produtos agrícolas cultivados na região.

Gab:

a) A origem dos apelidos está relacionada às siglas dos Estados da Federação que compõem esta região: MA (Maranhão), PI (Piauí), TO (Tocantins) e BA (Bahia). Entre os centros urbanos que apresentaram grande incremento demográfico na última década estão, entre outros: Balsas e Imperatriz, no Maranhão; Luís Eduardo Magalhães e Barreiras, na Bahia.

b) A agricultura comercial praticada na região é caracterizada pelo uso de tecnologia intensiva, como, por exemplo, a mecanização das diferentes etapas do trabalho (semeadura, plantio e colheita), utilização de sistemas modernos de irrigação, da biotecnologia (alterações genéticas de sementes), monitoramento remoto das lavouras, utilização de insumos (defensivos e fertilizantes químicos). Soja, milho e algodão são os principais produtos.

c) Ferrovia Norte-Sul e, secundariamente, Carajás e Transnordestina e Porto de Itaqui (no Maranhão) e, secundariamente, Pecém (CE) e Suape (PE).

Questão 31)


Observe a produção de dois importantes gêneros da agropecuária brasileira.

clip_image014

Fonte: IBGE, Anuário Estatístico, 2009.

clip_image016

Fonte: IBGE, Anuário Estatístico, 2009.

Trata-se, respectivamente, de:

a) café e milho.

b) soja e café.

c) leite e soja.

d) café e trigo.

e) cana-de-açúcar e gado bovino.

Gab: A

Questão 32)


As fotos a seguir são de Antônio Luiz dos Santos, que trabalha como boia-fria na zona canavieira do Norte Fluminense, Rio de Janeiro.

clip_image018

A produção no campo passou por um processo de modernização em grande parte do território brasileiro. No entanto, no caso do boia-fria da reportagem, as condições de trabalho e de vida continuam as mesmas.

Com relação aos trabalhadores rurais temporários dos canaviais, no Brasil, é correto afirmar que:

a) trabalham o ano inteiro na mesma fazenda com seus facões afiados;

b) moram de favor com sua famílias nas próprias fazendas de cana-de-açúcar;

c) ganham um salário mensal e possuem carteira de trabalho assinada pelo patrão;

d) perdem o emprego devido à mecanização do corte da cana em várias fazendas;

e) vendem parte do que produzem nas cidades próximas das fazendas onde moram.

Gab: D

Questão 33)


Em 2012, o Supremo Tribunal Federal (STF) anulou, por sete votos a um, títulos de propriedades de fazendeiros cujas terras estavam situadas dentro dos 54 mil hectares da reserva indígena Caramuru Catarina-Paraguaçu, localizada no município de Pau Brasil, estado da Bahia. Essa reserva foi demarcada entre 1926 e 1938, mas nunca tinha sido homologada.

A decisão do STF traz à tona um aspecto presente no espaço agrário brasileiro que está relacionado

a) à garantia da propriedade privada da terra aos povos indígenas.

b) à implementação da reforma agrária como política pública de distribuição de terra para a população indígena.

c) ao reconhecimento de terras para fins de exploração dos recursos naturais, favorecendo as relações de arrendamentos entre indígenas e fazendeiros.

d) ao conflito entre fazendeiros e indígenas que lutam pela permanência na terra.

Gab: D

Questão 34)


Os documentos I e II se referem à questão da propriedade da terra na época da antiga colônia portuguesa e no Brasil atual, respectivamente.

Documento I

Empolgados com a imensidão territorial do Brasil, os responsáveis pelas concessões doaram sesmarias amplas, de "quatro, cinco, dez, vinte léguas, muitas vezes em quadra, isto é, 16, 100, e mais léguas, e isto em toda a Colônia: a sesmaria doada a Brás Cubas [por exemplo] abrangia parte dos atuais municípios de Santos, Cubatão e São Bernardo do Campo, enquanto, no Nordeste, foram frequentes as concessões de terras mais largas do que Estados de nossos dias".

FAORO, Raymundo. Os donos do poder: formação do patronato político

brasileiro. Porto Alegre: Globo, 1976. p. 124. [Adaptado].

Documento II

clip_image020

Charge publicada na revista Retrato do Brasil, n. 72, out.-nov. 2005.

Disponível em: <www.oretratodobrasil.com.br>.

Acesso em: 23 ago. 2012.

A partir da análise dos documentos, é correto afirmar que

a) a concentração da propriedade da terra foi resultante da passividade dos camponeses diante da violência dos proprietários.

b) a concentração de terras resulta de políticas fundiárias do Estado e da utilização de métodos ilícitos de apropriação de áreas rurais.

c) o desequilíbrio no processo de distribuição fundiária só foi reduzido com a consolidação do capitalismo no campo.

d) os variados segmentos sociais foram beneficiados no processo de distribuição de terras graças à extensão territorial do País.

Gab: B

Questão 35)


Um agricultor adquiriu dez hectares de terra para práticas agrícolas. A propriedade, atravessada por um rio perene, apresenta solos de boa fertilidade. Todavia, predomina um relevo de médias altitudes com declividade acentuada. Preocupado com a conservação do solo, o agricultor consultou um engenheiro agrônomo. Este recomendou arar e semear o solo seguindo as cotas altimétricas do relevo, o que reduz a velocidade do escoamento superficial da água, os processos erosivos e a perda de solo agricultável. A técnica de conservação do solo recomendada pelo engenheiro agrônomo denomina-se

a) curvas de nível.

b) terraceamento.

c) associação de culturas.

d) reflorestamento.

Gab: A

Questão 36)


Sobre o meio rural e suas transformações, assinale o que for correto.

01. A partir do século XVIII, no período da revolução industrial, o aperfeiçoamento de instrumentos e técnicas de cultivo, tais como, arado de aço e adubos, permitiu o aumento da produtividade agrícola, originando a agricultura moderna.

02. Ainda que a inovação tecnológica tenha determinado ganhos de produtividade com o crescimento da produção por área e ampliado os limites das áreas agrícolas, o desenvolvimento da produção rural ainda hoje necessita de grandes extensões de terras com condições climáticas e solos favoráveis.

04. Procedimentos técnicos, como a adubação e a irrigação e drenagem, têm diminuído a dependência da agricultura do meio natural. Entretanto, a difusão dessas inovações pelo espaço mundial é irregular, tornando o meio rural muito diversificado.

08. Na agropecuária extensiva, são utilizadas pequenas extensões de terras, podendo ser mantidas vastas áreas naturais preservadas. Há o predomínio do capital, uma vez que apresenta grande mecanização e a mão de obra utilizada é bem qualificada.

16. O plantation é um sistema agrícola típico de países desenvolvidos. As suas características atuais são: o minifúndio (pequenas propriedades rurais), policultura (cultivo de vários produtos agrícolas) e mão de obra qualificada.

Gab: 07

Questão 37)


Com a revolução agrícola, o impacto sobre a natureza tem aumentado gradativamente devido à derrubada de parte das florestas para a prática da agricultura e da pecuária. Como consequência disso, é correto afirmar que

01. no Paraná a peroba, árvore mais característica da floresta de araucária, tem sido explorada para obtenção de madeira para a construção de casas.

02. o surgimento das cidades, o acelerado crescimento demográfico e a exploração dos recursos naturais causaram impactos ambientais desastrosos.

04. a doença de Chagas, causada pelo Trypanosoma cruzi, ocorre apenas no continente americano e é transmitida pelo mosquito Lutzomia.

08. a região amazônica apresenta grande incidência de malária, favorecida pela extensa floresta equatorial, maior bacia hidrográfica, pela presença do mosquito Anopheles e por estratégias federais de colonização.

16. doenças como a leishmaniose, a malária e a doença de Chagas foram levadas das cidades para as matas.

Gab: 10

Questão 38)


“A produção de grãos no Brasil na safra 2009/2010 será recorde (147,10 milhões de toneladas), superando em 8,8% o volume produzido na safra 2008/2009 (....). A área plantada na safra 2009/2010 é de 47,33 milhões de hectares, 0,7% menor que a cultivada na safra 2008/2009.” (Jornal Brasil Econômico, 06/08/2010, p. 17.)

O aumento de produção de grãos em área menor indica um aumento da produtividade, em função dos seguintes fatores:

a) uso de sementes geneticamente modificadas, baixa utilização de insumos agrícolas e de maquinário, mão de obra predominantemente assalariada e uso intensivo do solo.

b) uso de sementes de melhor qualidade, maior utilização de insumos agrícolas e de maquinário, mão de obra predominantemente assalariada e uso intensivo do solo.

c) uso de sementes de melhor qualidade, maior utilização de insumos agrícolas e de maquinário, mão de obra predominantemente familiar e uso extensivo do solo.

d) uso de sementes geneticamente modificadas, maior utilização de insumos agrícolas e de maquinário, mão de obra predominantemente familiar e uso intensivo do solo.

Gab: B

Questão 39)


“Nos últimos vinte anos o Brasil tem desenvolvido novas formas técnicas e organizacionais, como a informatização e a automação nas atividades agropecuárias, na indústria e nos serviços, os atuais tipos de contratação e as políticas trabalhistas conduziram, entre outros aspectos, a um aumento do desemprego e da precarização das relações de trabalho.”

SANTOS, Milton; SILVEIRA, Maria Laura. O Brasil: território e sociedade no

início do século XXI. 2. ed. Rio de Janeiro: Record, 2001. p. 220. (Texto adaptado).

A implicação das mudanças tecnológicas no mundo do trabalho, no Brasil, sugeridas no texto, estão identificadas na alternativa:

a) A redução dos postos de trabalho nas atividades agropecuárias e industriais foi compensada pelo investimento dos setores público e privado em postos de trabalho nos grandes centros urbanos.

b) As ampliações das necessidades produtivas, sobretudo a partir da revolução das telecomunicações, têm contribuído para o aumento do desemprego no setor informal da economia.

c) As novas formas de contratação de trabalho, principalmente a terceirização, são um dos indicadores de que as relações de emprego se tornaram precárias, o que foi acompanhado da redução da renda do trabalhador brasileiro.

d) A crescente diversificação das profissões atende às novas necessidades produtivas do mercado, no entanto é responsável pelo crescimento do desemprego no setor de serviços e na economia informal do país.

e) O crescimento e a distribuição dos polos regionais de informática pelo território nacional foram responsáveis pela redução dos subempregos, na medida em que se absorveram os desempregados do mercado formal.

Gab: C

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis