terça-feira, 4 de julho de 2017

Exercícios África ENEM 5

Questão 60)


Segundo muitos autores, a Conferência de Berlim (1884-1885) definiu não apenas regras para a colonização da África, mas também o futuro político do continente.

a) Explique quais foram os objetivos da Conferência de Berlim.

b) Justifique a interpretação de que a Conferência de Berlim também definiu o futuro político do continente.

Gab:

a) A Conferência de Berlim conferia a partilha do território africano de acordo com as vontades dos europeus.

b) Devido ao fato de que cada país europeu, influenciou na colonização, na língua, e na exploração do território de acordo com suas necessidades.

Questão 61)


Nelson Mandela tomou posse ontem como o primeiro presidente negro da África do Sul, marcando o fim de três séculos e meio de dominação branca e o retorno do país à comunidade internacional. “Que reine a liberdade”, afirmou o líder de 75 anos após prestar juramento. Numa vibrante cerimônia que reuniu dezenas de milhares de negros e muitos brancos no antigo centro do poder branco, Mandela pediu que os sul-africanos esqueçam os rancores do passado e se unam para por fim à pobreza, ao sofrimento e a todo tipo de discriminação.

(O Estado de S.Paulo, 11.05.1994. Adaptado.)

Caracterize o regime político que antecedeu à chegada de Nelson Mandela à presidência sul-africana, em 1994. Por que é possível afirmar que, além das mudanças políticas que provocou na África do Sul, a posse de Nelson Mandela na presidência teve importante caráter simbólico?

Gab:

Regime de apartheid: consistia na separação de grupos étnicos que compõem a população sul-africana, com hegemonia da minoria branca e participação política diferenciada, com base em critérios raciais.

Importância Simbólica da posse de Mandela: fim do último núcleo de supremacia branca na África, remanescentes do neocolonialismo, e superação dos ódios e rivalidades étnicos, com vistas a uma integração voltada para o bem comum.

Questão 62)


Sobre o continente Africano, assinale o que for correto.

01. No século XIX, vários países africanos tiveram seus limites traçados pelos países europeus. Porém os limites estabelecidos não foram respeitados, pois não foram consideradas as diferenças étnicas existentes anteriormente à sua constituição, o que acarretou uma série de conflitos ao longo da história.

02. O separatismo na região do Cáucaso, na África subsaariana, culminou com o final da Primeira Grande Guerra (1939-1945). O Tratado de Versalhes, assinado em 1946, instituiu a independência da Nigéria, da Ruanda e da Eritreia, sendo esses os primeiros países africanos a serem reconhecidos pelos europeus.

04. Antigas colônias portuguesas, como Angola e Moçambique, tornaram-se independentes após longo período de guerras contra a Metrópole.

08. O tráfico de escravos africanos foi conduzido inicialmente pelos árabes, mas experimentou vigoroso crescimento a partir do século XVI, quando passou a enviar mão de obra para as colônias europeias na América. Os traficantes raramente se aventuravam na captura dos negros no interior da África, uma vez que esses eram capturados por outros africanos.

16. Desde a Antiguidade, o fluxo comercial entre a África subsaariana e o Norte da Europa é intenso, sendo que o Saara, maior deserto do mundo, constituiu-se um verdadeiro “rio de areia” que permitiu uma estreita ligação comercial entre as duas regiões.

Gab: 13

Questão 63)


Doenças tropicais surgem graças a um conjunto de fatores biológicos, ecológicos e evolutivos que condicionam a sua ocorrência exclusivamente nas proximidades do Equador, entre os trópicos de Câncer e Capricórnio. Porém, a perpetuação das doenças tropicais em países aí situados depende, fundamentalmente, da precária situação econômica vigente e é consequência direta do subdesenvolvimento.

E. P. Camargo, Doenças tropicais, 2008. Adaptado.

clip_image002

Com base no mapa e em seus conhecimentos, indique a afirmação correta.

a) O recente desenvolvimento econômico alcançado pela Índia e pela Indonésia favoreceu a erradicação da malária desses países, apesar da tropicalidade.

b) O clima tropical, quente e úmido, permite a rápida proliferação da malária em países como Peru, Chile e Colômbia.

c) A concentração da malária, no Nordeste do Brasil, deve-se à precariedade do saneamento básico na região semiárida.

d) Na África subsaariana, nota-se alta concentração da malária, fruto da tropicalidade e da miséria que assola a região.

e) Na Amazônia brasileira, a morte por malária foi erradicada, fruto de consecutivas campanhas de vacinação.

Gab: D

Questão 64)


“Uma série de revoltas se alastrou por países árabes este ano, e já derrubou três governos no norte da África: Tunísia (em janeiro), Egito (fevereiro) e Líbia (agosto). A professora Vânia Carvalho Pinto, da UnB, ressalta que nenhum dos três é uma monarquia – onde os soberanos têm outras fontes de legitimidade, inclusive descenderem de Maomé. ‘A única que sofreu uma ameaça séria é o Bahrein, onde a revolta da maioria xiita foi suprimida com ajuda da Arábia Saudita.’”

(http://www.estadao.com.br/noticias/)

O fato relatado teve início em dezembro de 2010, quando um jovem tunisiano, desempregado, ateou fogo ao próprio corpo como manifestação contra as condições de vida no país. Ele não sabia, mas o ato desesperado, que terminou com a própria morte, seria o pontapé inicial do que viria a ser chamado mais tarde de primavera

a) tunisiana.

b) islâmica.

c) árabe.

d) muçulmana.

Gab: C

Questão 65)


“Nascido da divisão do Sudão após décadas de guerra civil, o Sudão do Sul e desde a 0h local (18h desta sexta-feira de Brasilia) o mais novo país do mundo, o 54° da África e o 193° membro da Organização das Nações Unidas (ONU). A criação do país já é comemorada na madrugada deste sábado na capital Juba. ‘Somos livres! Adeus ao norte, bem-vinda a felicidade!’, gritava Mary Okach, uma cidadã da nova nação.”

(http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/no-sabadonasce- o-54o-pais-da-africa-o-sudao-do-sul)

clip_image004

A guerra civil que levou à divisão do Sudão era

a) a disputa, entre diversas tribos sudanesas, pelas extensas reservas de diamante presentes em todo o país.

b) a imposição de uma identidade islâmica aos cristãos, que são maioria no Sul.

c) a necessidade de melhor administrar política e economicamente o país, visto que o Sudão era o maior país africano.

d) a discriminação racial existente no país, sendo o Norte de maioria branca e o Sul de maioria negra.

Gab: B

Questão 66)


No final do século XIX, a partilha da África, feita de acordo com os interesses geopolíticos e geoeconômicos da Europa, apresentou diferenças quanto à atuação das potências europeias. Nesse contexto histórico, um Estado europeu incorporou-se tardiamente à corrida imperialista, enfrentando dificuldades para estabelecer suas colônias no Marrocos, em Camarões, no sudoeste africano (atual Namíbia), no Togo e na África Oriental.

Qual foi esse Estado europeu que participou tardiamente da partilha da África?

a) Alemanha

b) Bélgica

c) França

d) Inglaterra

e) Portugal

Gab: A

Questão 67)


Analise os mapas.

ÁFRICA – INCIDÊNCIA DE MENINGITE MENINGOCÓCICA – 2006

clip_image006

(www.travel-vaccines.com)

ÁFRICA – ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO – IDH

clip_image008

(Marieta de Moraes et al. História em curso, 2008. Adaptado.)

Comparando-se os dois mapas é possível realizar a seguinte correlação:

a) o atraso tecnológico da maioria dos países da África, evidenciado no baixo IDH, explica a falta de vacinas para doenças epidêmicas como a meningite.

b) o clima semi-desértico, que predomina no continente africano, favorece a proliferação de doenças infecto-contagiosas nas áreas de baixo IDH.

c) a lenta transição demográfica evidenciada no IDH africano explica a disseminação de doenças como a meningite no continente.

d) as más condições de vida em muitos países africanos, refletidas no IDH, ajudam a explicar a permanência de doenças epidêmicas como a meningite.

e) o uso de armas biológicas em conflitos militares pode ser a explicação para a permanência de doenças epidêmicas como a meningite em países africanos com baixo IDH.

Gab: D

Questão 68)


Observe o mapa e assinale V (verdadeiro) ou F (falso) nas alternativas que descrevem a região evidenciada.

clip_image010

SENE, Eustáquio de; MOREIRA, João Carlos. Geografia Geral

e do Brasil. Espaço Geográfico e Globalização. Volume 2. São Paulo: Sipione. 2012. P. 95

( ) É uma região de conflito na África Subsaariana, que envolve países como o Sudão e o Sudão do Sul, por questões étnicas, mas, principalmente, pela riqueza gerada pelo petróleo.

( ) O conflito dessa região envolve muçulmanos e árabes no Oriente Médio, onde a maior parte da população vive na pobreza e a riqueza do petróleo não gera desenvolvimento local.

( ) A principal causa dos conflitos entre Sudão, Sudão do Sul e Eiópia é a extrema pobreza em que vive a população, gerada pela aridez do clima e pela completa ausência de recursos naturais e minerais.

( ) O Sudão do Sul desmembrou-se recentemente do Sudão e constitui-se no mais novo país com um grave problema estratégico: não tem saída para o mar.

( ) O Sudão do Sul detém a maior parte das reservas de petróleo e o Sudão mantém os principais oleodutos que conectam o Mar Vermelho.

A sequência correta é

a) F – V – V – F – F.

b) F – F – F – F – V.

c) V – F – F – V – V.

d) V – F – F – V – F.

e) V – V – V – V – V.

Gab: C

Questão 69)


Considere a informação abaixo.

Atualmente inúmeros conflitos têm abalado o norte da África. Nessa região, primeiramente a Tunísia foi atingida pela movimentação popular; depois no Egito, a população provocou a renúncia de Hosni Mubarak, que ocupara por 30 anos a presidência; a seguir na Líbia, rebeldes iniciaram uma guerra civil contra Kaddafi, no poder desde 1969. Essa onda de revoltas pode ser entendida a partir da história da formação dos países dessa região.

Observe o mapa e em seguida assinale a alternativa que, no quadro, explica dois fatores histórico/político que concorreram para essa onda de revolta (na primeira coluna) e os números correspondentes no mapa à localização dos países citados no texto (na segunda coluna), na ordem das revoltas: Tunísia, Egito, Líbia.

clip_image012

clip_image014

Gab: A

Questão 70)


Sobre o continente africano é correto afirmar, exceto:

a) De forma geral, o continente se caracteriza pelo baixo nível de instrução escolar de sua população, apresentando um grande número de analfabetos.

b) O baixo nível de renda da maioria da população determina a formação de bolsões internos de pobreza, agravada pela má distribuição da renda.

c) Existe uma dependência das atividades primárias, como a agricultura e o extrativismo, o que explica a ocorrência de elevado número de trabalhadores neste setor na grande maioria dos países.

d) O desenvolvimento econômico localizado e setorizado, uma vez que apenas algumas áreas ou setores se desenvolvem – em geral, aqueles ligados às produções voltadas para o mercado externo –, determina a formação de “ilhas de prosperidade”.

e) As maiores cidades se localizam no interior do continente, para onde as populações se deslocaram no período da colonização.

Gab: E

Questão 71)


No ano de 2011 a África enfrentou revoltas populares no cenário político dos países com governos autocráticos ou de recentes democracias.

Analise os gráficos e as afirmações de I a IV.

clip_image016

clip_image018

(Época. Um continente à espera da liberdade, n.° 683, junho de 2011. Adaptado.)

I. Zimbábue, Egito, Tunísia, Costa do Marfim, Sudão, República Democrática do Congo, Libéria e Nigéria apresentam os dados do PIB per capita abaixo do valor médio no mundo.

II. O mapa do autoritarismo restringe-se aos países analisados nos gráficos, pois os demais países do globo são considerados plenas democracias.

III. Correlacionando as taxas de desemprego e PIB per capita do Zimbábue e da Libéria, é possível afirmar que estão entre as piores dentro do quadro analisado e muito distantes das taxas médias mundiais.

IV. A baixa taxa de desemprego e a alta renda per capita da Libéria são consequências de longas e sangrentas guerras civis e a baixa taxa de desemprego do Zimbábue é consequência da política ditatorial e corrupta do país.

A partir da análise dos gráficos e de seus conhecimentos, pode-se afirmar que estão corretas apenas

a) I e II.

b) I e III.

c) II e III.

d) I e IV.

e) I, III e IV.

Gab: B

Questão 72)


A crise de fome no continente africano, localizada mais acentuadamente na região representada abaixo, reúne, dentre outras, as seguintes condições atuais:

clip_image020

20/08/2011. Revista Veja. Adaptada.

1) violência generalizada entre milícias e grupos islâmicos fundamentalistas.

2) influência externa de países socialistas ocidentais nas disputas locais entre milícias.

3) ausência de políticas estruturais para os produtores locais, sobretudo agricultores.

4) alta taxa de longevidade.

5) desenvolvimento de políticas sociais estruturais apoiadas pelas principais potências econômicas mundiais.

Estão corretas:

a) 1 e 5 apenas

b) 2 e 5 apenas

c) 4 e 5 apenas

d) 1 e 3 apenas

e) 1, 2, 3, 4 e 5

Gab: D

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis