terça-feira, 4 de julho de 2017

Questões ENEM Ásia 1

Questão 01)


Com relação apenas a locais, formações geográficas e termos relacionados ao continente asiático, assinale o que for correto.

01. Bangkok, rio Amur, deserto de Kalahari, monte Kilimanjaro, estreito de Gibraltar e mar Cáspio.

02. Rio Yangtsé, cordilheira Pamir, península Arábica, estreito de Ormuz, deserto de Gobi e Ulan Bator.

04. Mar Morto, rio Mekong, Irã, taiga Siberiana, Grandes Muralhas da China e estreito de Malaca.

08. Rio Reno, Seul, mar Egeu, cidade de Petra, ilha de Java e Costa de Malabar.

16. Montes Cárpatos, vulcão Niragongo, rio Níger, Cabul, Azerbaijão e montes Pirineus.

Gab: 06

Questão 02)


Observe o mapa:

clip_image002

Fonte: www.luventicus.orgAcessado em 07/09/2014

A região indicada com a seta representa a Caxemira, que ocupa um extenso vale fértil habitada, principalmente, por população muçulmana. Desde 1947, quando esses dois países conquistaram a independência da Inglaterra, já ocorreram duas guerras envolvendo a disputa por essa região. Os países que brigam pela dominação da Caxemira são:

a) China e Japão;

b) Irã e Afeganistão;

c) Índia e Paquistão;

d) Tailândia e Indonésia;

e) Rússia e Sri Lanka.

Gab: C

Questão 03)


Na figura abaixo, estão indicados, por números, três países do continente asiático.

clip_image004

Adaptado de: <http://geografiaetal.blogspot.com.br /2009/10/

mapa-mudo-politico-da-asia.html>. Acesso em: 25 ago. 2014.

Assinale a alternativa que apresenta a correspondência correta entre número, denominação do país e característica populacional.

a) 1 – Nepal – alta densidade demográfica

b) 2 – Catar – baixa densidade demográfica

c) 1 – Paquistão – alta densidade demográfica

d) 3 – Indonésia.–.baixa.densidade demográfica

e) 2 – Arábia.Saudita.–.baixa.densidade.demográfica

Gab: E

Questão 04)


Analise o mapa.

clip_image006

(www.geografiaparatodos.com.br. Adaptado.)

Sobre esse conjunto de países, é correto afirmar que:

a) é uma região de intensos conflitos religiosos, como o que opõe o governo cristão do Paquistão aos muçulmanos do Afeganistão.

b) concentra algumas das maiores áreas protegidas de florestas tropicais do mundo, especialmente no norte da Índia, Nepal e Butão.

c) apresenta algumas das maiores concentrações populacionais do mundo, especialmente na Índia e em Bangladesh.

d) é o berço dos Tigres Asiáticos, inicialmente representados pela Índia e Paquistão, mas que engloba atualmente países emergentes como a China.

e) com exceção da China, a religião muçulmana é predominante em todos os países, com destaque para o conflito entre xiitas indianos e sunitas paquistaneses.

Gab: C

Questão 05)


No contexto da Guerra Fria, a Coreia foi dividida em dois Estados rivais: a Coreia do Norte e a Coreia do Sul. Observe, na tabela a seguir, algumas informações sobre esses dois Estados.

clip_image008

(1) M/F – Masculina/Feminina; (2) PIB – Produto Interno Bruto; (3) Estimativa; (4) 2006; (5) 2007.

Todos os demais dados são referentes a 2008.

Fonte dos dados: Almanaque Abril 2009.

A respeito das Coreias, analise os dados da tabela e assinale a alternativa correta.

a) O alto volume de exportações da Coreia do Sul deve-se à existência de um vigoroso parque industrial e de uma mão de obra barata e pouco qualificada.

b) A densidade demográfica da Coreia do Norte é mais elevada do que a da Coreia do Sul.

c) A Coreia do Sul, um dos Tigres Asiáticos, possui grande capacidade exportadora, o que contribui para que seu PIB seja superior ao da Coreia do Norte.

d) Na Coreia do Norte, um dos mais duradouros regimes comunistas, indicadores como a expectativa de vida revelam um desenvolvimento social superior ao da Coreia do Sul.

e) O efetivo militar da Coreia do Norte é maior do que o da Coreia do Sul, em razão da população e do PIB norte-coreano serem mais elevados do que o sul-coreano.

Gab: C

Questão 06)


Analise os gráficos relativos à economia do Nepal.

Composição do PIB, por setor da economia

clip_image010

PEA, por setor da economia

clip_image012

clip_image014

(www.cia.gov. Adaptado.)

Em relação à economia do Nepal, é correto afirmar que

a) a maior parte da força de trabalho se concentra no setor ligado à prestação de serviços.

b) as atividades ligadas ao setor bancário empregam a maior parte da população economicamente ativa.

c) a maior parte da população economicamente ativa realiza atividades ligadas à agropecuária, caça, pesca ou extrativismo vegetal.

d) o setor industrial é responsável pela maior contribuição na composição do PIB.

e) o setor de transformações não contribui com a geração de empregos.

Gab: C

Questão 07)


Atualmente, além dos conflitos separatistas ou de libertação, existem diversos outros relacionados às disputas territoriais entre países e à delimitação de linhas de fronteira. São considerados conflitos territoriais relacionados à disputa de terras, a partir do fim da Guerra Fria, EXCETO:

a) O conflito entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul.

b) O conflito entre a Armênia e o Azerbaijão.

c) O conflito entre a Autoridade Palestina e Israel.

d) O conflito entre a China, a Índia e o Paquistão.

Gab: A

Questão 08)


“Gandhi pregava a resistência à dominação e a luta contra os britânicos por meio da nãoviolência e da desobediência civil, métodos que já havia empregado contra o Apartheid, na África do Sul, onde vivera.

A ação de Gandhi consistia em desobedecer as leis inglesas sem se importar em sofrer as consequências do ato, em boicotar os produtos ingleses, em fazer greves de fome para que hindus e muçulmanos deixassem de lado as divergências religiosas e se unissem em favor da causa comum: a independência. Sua fi gura acabou por conquistar admiradores no mundo todo, inclusive na Inglaterra, e o gandhismo inspira até hoje os movimentos pacifi stas.”

http://educacao.uol.com.br/historia/independenciadaindianaoviolencia

edesobedienciacivildeghandi. jhtm. Acesso em 27 out. 2012

O surgimento de novas nações na Ásia foi consequência da Segunda Guerra Mundial, e um dos momentos mais importantes desse contexto histórico foi a Independência da Índia. Analise e assinale a alternativa CORRETA:

a) A Índia era a principal colônia britânica da Inglaterra, já que era uma fonte econômica considerável.

b) A Índia, que era a principal fonte de lucros para os ingleses, lutou e obteve sua independência através de lutas sangrentas e boicote à Inglaterra.

c) A Índia obteve sua independência com o enfraquecimento da Inglaterra pela 2ª Guerra Mundial e com o princípio da não violência.

d) A Índia adquiriu sua independência pela união dos grupos islâmicos e induístas que se mobilizaram deixando de lado as divergências religiosas.

e) A Índia conquistou sua independência através da obediência civil e pelos confl itos ocasionados por cidadãos islâmicos e induístas.

Gab: C

Questão 09)


Um território dividido entre extremos. Ao norte, o país mais fechado do mundo. Ao sul, uma aliada dos Estados Unidos, país símbolo do liberalismo. Ao norte, uma população miserável, faminta e perseguida, dependente das doações de alimentos que vêm do exterior. Ao sul, uma economia próspera, um país moderno e industrializado.

clip_image016

Disponível em: <http://veja.abril.com.br/quem/coreia-norte-coreia-sul.shtml>. Acesso: 20 mar. 2013.

Passados mais de 50 anos de separação entre as duas Coreias, a região ainda é palco de uma grande tensão entre o sul “capitalista” com um governo democrático e o norte “socialista”, cujo governo militar

a) apesar de ditatorial, trabalha para que o país não se isole do mundo, permitindo aos norte-coreanos a leitura de jornais, revistas ou livros estrangeiros e acesso à internet.

b) quase não mantém relações exteriores e, apesar de receber ajuda financeira e humanitária para sua população, continua com os investimentos militares e o desenvolvimento de testes nucleares.

c) mesmo com uma economia estagnada, há vários anos, ainda controla os problemas relacionados à desnutrição da população e ao acesso aos bens básicos.

d) transformou o país em um dos Tigres Asiáticos, seguindo o exemplo da China que, mesmo sem ter um governo democrático, conseguiu modernizar e diversificar sua economia.

Gab: B

Questão 10)


Observe com atenção a imagem a seguir.

clip_image018

Com relação às áreas indicadas pelos números de 1 a 5, podemos afirmar que:

00. O país 1, durante o período de verão boreal, é atingido por pesados aguaceiros, às vezes catastróficos, com graves consequências socioeconômicas; esses aguaceiros são determinados por fluxos de ar que se deslocam de sul para o norte.

01. O país 2 adota o modelo político de Partido Único, com forte predominância do Estado sobre as atividades econômicas, contudo nele foram criadas Zonas Econômicas Especiais, abertas a investimentos estrangeiros e com certo incentivo à propriedade privada no campo.

02. O país 3 foi incorporado, no século XIX, às possessões britânicas da Índia. Apresenta conflitos étnicos e rivalidades religiosas. Na parte norte do país, há um trecho da Cordilheira do Himalaia.

03. O país 4 adota, ainda, o modelo político socialista marxista, com proibição da propriedade privada dos meios de produção. Na década de 1970, as milícias do Khmer Vermelho assumiram o controle do país, voltando-se a produção inteiramente para as áreas agrícolas.

04. O país 5 está situado na placa litosférica euroasiática. Os terrenos dessa placa são muito ricos em petróleo, daí a posição geopolítica estratégica assumida pelo país no contexto mundial.

Gab: VVVFF

Questão 11)


A Coreia do Norte tem gerado tensões geopolíticas em decorrência de sua capacidade nuclear, do seu isolamento político e das disputas territoriais com sua vizinha Coreia do Sul.

Atualmente separadas por uma faixa desmilitarizada, a divisão que criou as duas Coreias se originou

a) no final da Primeira Guerra Mundial, com o controle da Península Coreana pelo Japão.

b) logo em seguida ao fim da revolução comunista na China, com a expansão de seus domínios territoriais até a Península Coreana.

c) após a Segunda Guerra Mundial, em um conflito regional que envolveu Estados Unidos da América, União Soviética e China.

d) no decorrer da Guerra Fria, com os Estados Unidos da América procurando ampliar sua influência no continente asiático.

e) no final dos anos 1980, com o enfraquecimento da União Soviética e a retirada de suas tropas do território coreano.

Gab: C

Questão 12)


Qual país da África apresentava uma violenta segregação racial (política apartheid), com a minoria branca dominando política, social e economicamente a grande maioria negra? Essa segregação foi encerrada em 1993, e é uma das razões da grande concentração de renda em um país com grandes riquezas naturais e muita miséria.

a) Nigéria

b) África do Sul

c) Angola

d) Egito

e) Costa do Marfim

Gab: B

Questão 13)


O CHORO DOS COREANOS

[...] A emoção do momento foi simbolizada pelas lágrimas dos irmãos Park Yang-gon, da parte sul, e Park Yang-soo, da metade norte. A retomada das reuniões familiares – que duram apenas algumas horas – sempre pode ser suspensa quando o regime norte-coreano se sente ameaçado ou ofendido [...].

Fonte: Revista Veja, 26-2-2014, p. 40.

O contexto da reportagem e seus conhecimentos sobre a situação das Coreias permitem inferir, EXCETO

a) As duas Coreias surgiram de uma intervenção da ONU, na década de 1980, considerando a instabilidade política mundial e os riscos de uma Terceira Guerra Mundial.

b) Na década de 1950, em plena Guerra Fria, a Coreia foi dividida em duas porções independentes, surgindo, assim, no mapa-múndi, a Coreia do Norte e a Coreia do Sul.

c) A expansão capitalista no Extremo Oriente permitiu à Coreia do Sul fortalecer sua economia que, juntamente com outros países, foi identificada como integrante dos Tigres Asiáticos.

d) A reunificação das Coreias trará vantagens diplomáticas para o governo sul-coreano, em função da superioridade econômica em relação ao da Coreia do Norte.

Gab: A

Questão 14)


clip_image020

(Robin Clarke e Jannet King. O Atlas da Água, 2005. Adaptado.)

Desde 1957 o mar de Aral, localizado entre o Cazaquistão e o Uzbequistão, teve uma redução de 50% de área e de mais 66% de volume, em boa parte por causa do desvio dos rios Amu Darya e Syr Darya para prover

a) a indústria pesada.

b) o setor terciário.

c) a irrigação de lavouras.

d) a zona urbana.

e) o complexo industrial.

Gab: C

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis