quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

GLOBALIZAÇÃO: A SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO






Outro fluxo que tem se ampliado e acelerado com a globalização é o de informações. Os satélites de telecomunicação possibilitam a circulação de informação em tempo real, ou seja, os acontecimentos são transmitidos para qualquer lugar do mundo no exato instante em que ocorrem.
Redes de computadores, com a Internet, conectam vários lugares de quase todos os países do mundo. Por meio dela, são trocadas mensagens (e-mails) e outros tipos de arquivos e programas: é computador. Pesquisas em infindáveis bancos de dados eletrônicos podem ser realizadas sem que o usuário saia de casa, mercadorias podem ser compradas e vendidas em lojas virtuais, investimentos e contas correntes são administrados e bancos igualmente virtuais.
Redes noticiosas de televisão, como a norte-americana CNN (Cable News Network) ou a britânica BBC (British Broadcasting Corporation), transmitem imagens dos principais acontecimentos em qualquer ponto do planeta. A telefonia, fixa e celular, liga o planeta inteiro. Redes de rádio também cobrem o mundo, emitindo programas de música, entrevistas, notícias, etc., em diferentes línguas.
O espaço geográfico mundial está cada vez mais denso de infra-estruturas, como redes de comunicação e de transportes, que permitem o aumento da conexão entre os lugares. Isso levou um estudioso da comunicação, o canadense Marshall McLuhan (1911-1980), a afirmar, em 1964, que o mundo se tornou uma aldeia global. Esse termo é bastante utilizado para se referir à globalização da cultura e das informações, enfatizando que os povos estão mais próximos do que nunca.
Porém, a tecnologia de comunicações é restrita a um número relativamente pequeno de pessoas. Em alguns países desenvolvidos, ela é praticamente universal, mas muitos lugares e indivíduos nos Países subdesenvolvidos ainda não fazem parte da aldeia global. Nos países periféricos, poucos participam da sociedade da informação. Leia o texto e analise a tabela a seguir, para entender melhor o que só significa.

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis