quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

A MINERAÇÃO E A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL INGLESA


A riqueza das Minas Gerais concentrou-se nas mãos dos grandes proprietários de minas e de poucos  privilégios que conseguiram contratos com a metrópole para exportar os diamantes no Arraial do Tejuco. Entretendo, os que mais se enriqueceram foram os grandes comerciantes.
A coroa portuguesa começou a cobrar pesados de tributos, para manter as cotas do ouro que alimentavam os gasto da nobreza e o pagamento da dívida do com a Inglaterra. Da riqueza  extraída das minas, para parte ia para a metrópole, sendo consumida pela nobreza e no pagamento das importações de produtos manufaturado  ingleses.
Os contrabandos do ouro e dos diamantes  eram  uma das maneiras de longo fugir ao fisco da metrópole.
No final do século XVIII à época de ouro apresento  seus sinais de esgotamento. A exploração metropolitana provocou reações dos grandes proprietários de minas. os conflitos, surgiram e sempre eram  resolvidos com a ação repressiva  e violenta dos funcionários e dos soldados do rei. um desses conflitos chegou às páginas dos nossos livros de história com nome de Inconfidência Mineira.
A decadência da produção aurífera reduziu a capacidade das Minas Gerais importarem os produtos manufaturados. Para suprir suas necessidades de manufaturados, estimulou se o artesanato nas vilas e fazendas.
O governador da capitania real de Minas Gerais não tardou a alertar a metrópole a respeito da "independência que os povos de Minas  se haviam posto do gênero da Europa, estabelecendo a maior parte dos  particulares, nas suas próprias fazendas, fábricas e teares com que se vestiam e a sua família e escravatura, fazendo panos estopas e diferentes drogas de linho e algodão e ainda de lã"
   O Estado português logo reagiu. D. Maria I em 1785, ordenou o fim das manufaturas e dos teares, “excetuando-se tão-somente aqueles teares e manufaturas que tecem fazendas grossas de algodão que serviam para uso e vestuário  dos negros”. Afinal, a colônia nasceu para servir aos interesses da metrópole, não é ?
   O ouro escasseara, as manufaturas foram proibidas. Restava a colônia viver o final de um outro ciclo - o fim “Eldorado”.

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis