domingo, 12 de dezembro de 2010

O BRASIL NÃO NASCEU PRONTO!


       A FORMAÇÃO DO ESPAÇO BRASILEIRO

1.1. BRASIL NÃO NASCEU PRONTO

Os indígenas que aqui viviam antes da chegada dos portugueses não eram brasileiros, não se sentiam brasileiros como nós nos sentimos hoje.
A formação de um povo, de uma nação, não é um produto da natureza. É o resultado de um longo processo histórico que nos fez chegar até um momento como este em que estamos estudando Geografia do Brasil.
Não fez sentido dizer: “Cabral descobriu”. Se o Brasil não existia, como poderia ser descoberto?
Os indígenas que aqui viviam não tinham a menor pretensão de construir o Brasil. O Brasil começou a ser formado a partir da expansão do colonialismo português, na ocupação e povoação de um território que, pelo Tratado de Tordesilhas, era muito menor que o Brasil atual. O Acre, por exemplo, só veio a ser brasileiro no ano de 1930.
Depois de 1.500, os colonizadores brancos portugueses aqui chegaram, trouxeram negros, submetendo-os à escravidão e estabeleceram relações com os índios. Através da submissão de negros e índios, os brancos foram moldando uma sociedade para explorar os recursos naturais do território.
Assim, cada parcela do território foi adquirindo determinadas características próprias que vão constituir as regiões brasileiras. Quando hoje falamos de Nordeste, de Amazônia, de Centro-Oeste, de Sul e Sudeste, estamos falando do resultado do longo processo histórico que definiu as regiões brasileiras.

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis