Questão 151)
Em se tratando do meio-ambiente e do contexto geoambiental do Ceará, assinale o INCORRETO.
a) As matas ciliares e os manguezais se localizam, respectivamente, nas planícies fluviais (várzeas) e nas planícies fluviomarinhas.
b) A principal limitação ao uso agrícola das serras úmidas decorre da existência de relevos muito acidentados e de vertentes íngremes.
c) A planície litorânea é, ambientalmente, diversificada e apresenta alta vulnerabilidade às condições de uso e ocupação.
d) Planaltos sedimentares, como a Chapada do Araripe e a Ibiapaba, têm solos muito férteis e abundância de recursos hídricos superficiais.
Gab: D
Questão 152)
[...] Levantamentos aerofotogramétricos, possibilitados pelo Radambrasil, forneceram informações detalhadas que foram utilizadas para fundamentar uma nova classificação do relevo e de suas unidades.
Essa classificação associa as informações altimétricas com os processos de erosão, sedimentação e gênese — origem e formação do modelado terrestre — integrando-os, também, às estruturas geológicas nas quais ocorrem. O relevo brasileiro passa a ser classificado [através] de três formas: depressões, planaltos e planícies.
(LUCCI; BRANCO; MENDONÇA, 2003, p. 311).
A partir da leitura do texto e dos conhecimentos sobre o relevo brasileiro, caracterize os planaltos e as planícies, considerando os processos de sua formação, e cite um exemplo de cada forma, indicando sua respectiva localização.
Gab:
Os planaltos são superfícies irregulares (planas ou acidentadas) de estruturas cristalinas ou sedimentares, nos quais predominam os processos erosivos. Localizam-se, geralmente, acima de 300m de altitude e apresentam bordas em declive.
Exemplos: Planaltos Norte-Amazônicos (Região Norte); Planalto da Borborema (Região Nordeste); Planalto Central (Região Centro-Oeste), Planalto Meridional (Região Sul), entre outros.
As planícies são áreas essencialmente planas geradas pela deposição de sedimentos recentes de origem marinha, lacustre ou fluvial. Predominam, portanto, os processos de sedimentação. As altitudes médias variam, geralmente, entre 0 e 100 metros, podendo ocorrer também em níveis mais elevados nas regiões interplanálticas e/ou intermontanas, podendo aparecer em vários níveis topográficos do país.
Exemplos: Planície do Rio Amazonas (Região Norte); Planície do Pantanal Matogrossense (Região Centro-Oeste), Planície Costeira (Litorânea), entre outras.
Questão 153)
Os processos tectônicos condicionam a formação das estruturas geológicas na superfície do nosso planeta, e as forças externas, atuando sobre estas ao longo do tempo geológico, modelam o relevo, estabelecendo, portanto, uma relação entre estrutura e forma. Marque a alternativa que apresenta uma correlação verdadeira entre as estruturas geológicas destacadas e as unidades de relevo existentes no Nordeste brasileiro.
a) Sedimentar – Depressão Sertaneja com presença de inselbergs.
b) Cristalina – Chapadas do Araripe, do Apodi e da Ibiapaba.
c) Sedimentar – Planaltos e Chapadas da Bacia do Parnaíba.
d) Cristalina – Planície e Tabuleiros Litorâneos.
e) Sedimentar – Planalto da Borborema.
Gab: C
Questão 154)
As frentes de cuestas, produzidas pela erosão diferencial nas estruturas arenito-basálticas, são feições de relevo características de diversas áreas do território brasileiro e são comuns
a) na Planície e no Pantanal Mato-grossense.
b) nos Planaltos e nas Chapadas da Bacia do Paraná.
c) nos Planaltos e nas Serras do Atlântico leste-sudeste.
d) nas Planícies e nos Tabuleiros Litorâneos.
e) na Depressão da Amazônia Ocidental.
Gab: B
Questão 155)
“Foi só um susto”
Terremotos como os ocorridos em quatro estados do país são mais comuns do que se imagina...
“Na noite de terça-feira da semana passada, um leve tremor de terra que durou seis segundos atingiu quatro dos estados mais populosos do país: São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina. Muita gente ficou assustada.Moradores de prédios desceram para a rua, com medo de uma catástrofe.(...) O terremoto, que ocorreu no Oceano Atlântico, a 210 quilômetros da costa brasileira, teve magnitude de 5.2 na escala Richter. Dezenas de terremotos de magnitude similar ocorrem no mundo toda semana e não chamam atenção porque raramente causam danos.(...) É verdade que a maior parte desses abalos ocorre em regiões do globo propícias a terremotos freqüentes...”
Revista Veja - 30 de abril de 2008
Tendo por base a formação geológica brasileira, considere as afirmações abaixo.
I. O território brasileiro está no centro da placa tectônica sulamericana e, portanto, menos sujeito a terremotos fortes.
II. A formação geomorfológica brasileira data do Período Terciário da Era Cenozóica, possuindo um perfil topográfico com reduzidos desgastes erosivos.
III. Devido à sua formação Pré-Cambriana, encontramos um subsolo rico em minério de ferro.
IV. O território brasileiro é formado, apenas, por dobramentos modernos.
Estão corretas, somente, as afirmações
a) I e II.
b) I e III.
c) II e IV.
d) III e IV.
e) II e III.
Gab: B
Questão 156)
Com base nos conhecimentos sobre a estrutura geomorfológica do território brasileiro, marque a alternativa que indica CORRETAMENTE a área onde se formou o complexo do pantanal mato-grossense:
a) Planícies sedimentares, que se estendem do norte do Mato-Grosso ao sul do Estado do Amazonas.
b) Planaltos de altitude média, com predomínio do cerrado inundado no período de chuvas.
c) Planícies sedimentares inundáveis da depressão da bacia hidrográfica do rio Paraguai.
d) Planaltos e chapadas da bacia do Paraná, estendendo-se até a depressão do Araguaia.
Gab: C
Questão 157)
Sobre a formação e as características do relevo brasileiro, assinale o que for correto.
01. O relevo brasileiro não possui áreas geradas por dobramentos modernos do período Terciário.
02. As planícies são as unidades de relevo dominantes no Brasil.
04. Cerca de 70% do território é constituído por escudos cristalinos, 20% por bacias sedimentares e 10% por rochas vulcânicas, formadas no Holoceno.
08. O relevo caracteriza-se por altitudes modestas, sendo que apenas 1% do território exibe altitudes superiores a 1200 m.
16. A proposta mais recente de classificação do relevo brasileiro (classificação de Ross) distingue três tipos de unidades morfológicas ou de relevo: planaltos, planícies e depressões.
Gab: 25
Questão 158)
Em suas viagens pelo Rio Grande do Sul, o ambientalista José Lutzemberg conheceu muitos lugares. Numa delas, partiu de Torres para Vacaria e de lá, para Uruguaiana. Neste trajeto, visualizou uma vasta extensão de áreas planas cobertas por dunas entremeadas por lagoas. A altitude foi subindo e avistou uma área com colinas cobertas de campos. À medida que foi deslocando-se para o sudoeste, a altitude do relevo foi decaindo em direção ao Rio Uruguai. Na paisagem amplas coxilhas cobertas por campos apareciam, associadas às matas galerias ao longo dos rios.
A partir dessa descrição e do mapa que indica a compartimentação geomorfológica do Rio Grande do Sul, assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta dos compartimentos do relevo por onde passou o ambientalista.
Fonte: Adaptado de Verdum et al.Rio Grande do Sul Paisagens e
Territórios em transformação. Porto Alegre: UFRGS, 2004.
a) Planície Litorânea, Escudo Sul-rio-grandense e Cuesta de Haedo.
b) Planície Litorânea, Planalto Meridional e Cuesta de Haedo.
c) Depressão Central, Planalto Meridional e Escudo Sul-rio-grandense.
d) Planície Litorânea, Planalto Meridional e Depressão Central.
e) Planalto Meridional, Escudo Sul-rio-grandense e Cuesta de Haedo.
Gab: B
Questão 159)
Assinale a alternativa incorreta:
a) No Brasil, os terrenos acidentados, de formação cristalina, são antigos e desgastados pela erosão, apresentando baixas altitudes.
b) O Brasil não possui cadeias montanhosas oriundas de dobramentos modernos.
c) As bacias sedimentares brasileiras são caracterizadas por serem terrenos planos e de idades geológicas recentes em seus estratos superiores.
d) As bacias sedimentares brasileiras, bastante extensas, são ricas em recursos minerais metálicos.
e) O território brasileiro encontra-se no meio da placa tectônica sul-americana, o que explica a ausência de cadeias montanhosas de grandes altitudes no território e a baixa atividade sísmica no país.
Gab: D
Questão 160)
Sobre relevo, observe o trecho a seguir.
“São feições de relevo de topo plano que se desenvolvem em terrenos sedimentares. Surgem em Pernambuco, como acontece em outros estados do Nordeste brasileiro, nas áreas ocupadas pelos sedimentos arenosos e areno-argilosos do Grupo Barrreiras. Acham-se entalhados pelos rios que compõem as bacias do Goiana, Botafogo, Igarassu e Capibaribe.”
(Atlas Escolar - Pernambuco, Ed. Grafset, 2002)
Assinale a alternativa que contém a unidade de relevo acima descrita.
a) Planalto da Borborema.
b) Pediplano do rio Capibaribe.
c) Tabuleiro Costeiro.
d) Planície Flúvio-Marinha do Recife.
e) Planalto da Borborema.
Gab: C
Nenhum comentário:
Postar um comentário