quarta-feira, 29 de julho de 2020

Questões Formas e Estrutura da Terra X

Questão 91)

 

Com base no mapa, no perfil e nos conhecimentos sobre o Nordeste brasileiro,

 


 

 

• identifique, no perfil longitudinal A-B, as quatro grandes sub-regiões;

• cite duas características da sub-região II, em relação à exploração agrícola;

• estabeleça um contraste entre as sub-regiões I e IV.

 

Gab:

• Sub-regiões:

Meio Norte, Semi-Árido/Sertão, Agreste, Litoral/Zona da Mata.

• Características da sub-região II em reação à exploração agrícola:

― Cultivos de subsistência com predomínio de milho, feijão, mandioca, dentre outros;

― Cultivos explorados em grandes propriedades agrícolas (latifúndios) com baixa produtividade;

― Exploração comercial de algodão, sisal etc.;

― Grande exploração do trabalhador rural, com precárias condições de trabalho;

― Recente implantação de agricultura irrigada, principalmente às margens dos grandes rios.

• Setor I:

― Relevo com predomínio de planaltos e chapadas;

― Clima tropical com verão úmido e inverno seco;

― Economia baseada no extrativismo vegetal e na agricultura;

― Predomínio de Mata dos Cocais e cerrado;

― População relativamente pouco numerosa.

• Setor IV:

― Relevo com predomínio de planícies e tabuleiros;

― Clima tropical úmido (maior concentração de chuva no inverno);

― Economia com diversificação de atividades primárias, secundárias e terciárias;

― Vegetação de Mata Atlântica e Litorânea;

― Área mais populosa e povoada da região;

― Maior índice de urbanização.

 

Questão 92)

 

Sobre o Brasil, sua posição e suas dimensões, assinale o que for correto.

 

01.  O território brasileiro é atravessado pela linha do equador, que passa pelos estados do Amazonas, Roraima, Amapá, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte e é atravessado também pelo trópico de Capricórnio, que passa pelos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul.

02.  O território brasileiro estende-se por quatro fusos horários, sendo que as horas nem sempre correspondem à hora oficial, já que muitos estados praticam o horário de verão de outubro a fevereiro, enquanto outros (Norte e Nordeste), onde a variação da duração do dia é ínfima, não seguem esse procedimento.

04.  Entre as capitais estaduais a maior distância em linha reta no sentido leste-oeste é entre João Pessoa (Paraíba) e Rio Branco (Acre) e no sentido norte-sul é entre Boa Vista (Roraima) e Porto Alegre (Rio Grande do Sul).

08.  O Brasil é o quinto país do mundo em superfície; sendo que a Rússia, o primeiro, tem o dobro da área do Brasil, mesmo depois de perder colônias e satélites antes associados a ela na antiga URSS.

 

Gab: 14

 

Questão 93)

 

A região sudeste, principalmente o Estado do Rio de Janeiro, vivenciou, no período chuvoso de 2009/2010, uma série de catástrofes, com prejuízos financeiros e mortes em vários municípios. As análises das catástrofes apontam que elas foram produzidas, sobretudo, pela relação entre chuvas e ocupação de áreas de encosta íngreme, esculpidas ao longo de milhares de anos sobre rochas extremamente resistentes aos processos erosivos. Esta estrutura está presente não só no estado do Rio de Janeiro, mas também nos outros estados da região Sudeste.

 

     Sobre essa temática, responda as questões a seguir.

 

a)    Qual é a unidade geológica a que o texto acima faz referência?

b)    Caracterize os principais tipos de rocha que compõem essa estrutura.

c)    Explique como a interação entre a estrutura geológica e os processos exógenos, presentes no estado do Rio de Janeiro, contribuiu para a formação de um relevo acidentado, suscetível a escorregamento de encosta e deslizamento de terras até mesmo em áreas com significativa cobertura vegetal.

 

Gab:

a)    Escudo cristalino (maciço) ou escudo brasileiro ou escudo brasileiro do sudeste.

b)    Os principais tipos de rochas que compõem essa estrutura são as magmáticas intrusivas e metamórficas. As rochas magmáticas intrusivas como, por exemplo, o granito, são formadas a partir do resfriamento do magma no interior da crosta, só aparecendo na superfície depois de removido o material sedimentar ou metamórfico que a recobria. Em geral, o resfriamento é lento e ocorre a cristalização de todos os seus minerais. Já as rochas metamórficas como, por exemplo o gnaisse, são resultantes de alterações na composição e organização mineralógica causadas principalmente pela elevação da temperatura e pressão.

c)    A estrutura rochosa que compõe o estado do Rio de Janeiro foi moldada principalmente na era cenozóica, sofrendo − além do soerguimento da Serra do Mar − glaciações, interglaciações, transgressões, regressões marinhas e, principalmente, a ação dos processos de intemperismo e erosão prolongada sobre rochas cristalinas. Esses processos possibilitaram um desgaste diferencial dos minerais menos resistentes que compõem as rochas, gerando a formação de serras e morros de forma arredondada e encostas íngremes que torna relativamente difícil a fixação do solo sobre as mesmas.

 

TEXTO: 1 - Comum à questão: 94

 

     Verdadeiros espetáculos da evolução humana (as exposições universais) traziam um pouco de tudo: de negros africanos em pessoa à arte francesa, indígenas com seus artefatos e a mais recente das inovações.

     No fundo, para a grande maioria do público a feira significava diversão. É por isso mesmo que se vendiam muitos souvenirs, cartões postais e mesmo fotografias. Não foi mera coincidência o fato de a primeira máquina automática de fotografia ter sido apresentada na exposição de 1889.

     As exibições universais constituíram, portanto, o corolário ideal da política imperialista de final do século XIX. Em um momento em que a burguesia triunfante pretendia conquistar o mundo todo (...), as feiras mundiais cumpriam um papel exemplar: expunham didaticamente o avanço de uns e o atraso de outros; a tecnologia na mão de alguns e o exotismo como privilégio de outros.

(Lílian Moritz Schwarcz, As barbas do imperador. 1998. Adaptado)

 

Questão 94)

 

A questão está relacionada ao mapa de São Paulo e à foto a seguir.

 


 


(www.media.photobucket.com/image/vale%20do%20paraiba

/thgteixeira/SP%20Natural/20.jpg)

 

As fotografias, hoje obtidas por câmaras digitais, permitem analisar diferentes paisagens do Brasil e do mundo. A foto em questão apresenta a paisagem natural da região de São Paulo indicada com o número

 

a)    1.

b)    2.

c)    3.

d)    4.

e)    5.

 

Gab: A

 

Questão 95)

 

A Bacia Hidrográfica do Paraná apresenta uma característica peculiar: importantes rios, como o Tietê, Paranapanema, Grande, Iguaçu e Uruguai, embora tenham suas nascentes próximas ao oceano, correm para o interior do continente, como mostra o mapa.

 

Fonte: MORAES, P.R. Geografia Geral e do Brasil. 3. ed. São Paulo: Harbra, 2005. P.304.

 

Assinale a alternativa que melhor explique esse fenômeno.

 

a)    A calha do rio Paraná é uma falha geológica que divide duas placas tectônicas, o que orienta a hidrografia para sua direção.

b)    O movimento de rotação da Terra, de oeste para leste, exerce influência na orientação hidrográfica de superfície, como no caso da Bacia do Paraná.

c)    O soerguimento epirogenético da parte oriental da crosta continental e a reativação de falhas geológicas que ergueu estruturas como a Serra do Mar e da Mantiqueira alteraram a hidrografia dessa bacia.

d)    A subducção da crosta oceânica do Atlântico e a decorrente orogênese na linha de costa reorientaram a hidrografia para o interior do continente.

e)    Esse fenômeno resulta de intervenções antrópicas, sobretudo represamentos para fins de geração de energia hidroelétrica, que alteram o curso dos rios.

 

Gab: C

 

Questão 96)

 

Os 120 km de Altamira até a Reserva das Araras serão difíceis. É muito peso ladeira abaixo. A bike corre como um caminhão na banguela. Ladeira acima, o motor movido a comida desidratada e muita água sobe devagarzinho. E há quem chame isso de Planície Amazônica! Só é planície pra quem anda de avião.

(Osvaldo Stella Martins. Projeto Transamazônica.)

 

Com base nos conhecimentos sobre o relevo e a vegetação do Brasil, pode-se afirmar que o autor do texto está

 

a)    incorreto, pois a Planície Amazônica é constituída de planícies, depressões e planaltos sedimentares desgatados, cobertos pela densa vegetação da Floresta Amazônica.

b)    correto, pois as planícies são relevos esculpidos em bacias sedimentares, formando escarpas de serras e bordas de chapadas que diferenciam a mata de várzea da mata de terra firme.

c)    incorreto, já que o termo planície refere-se apenas ao relevo do baixo curso do rio Amazonas, no qual predominam extensos manguezais nas amplas várzeas inundadas diariamente pela maré.

d)    correto, pois a densa cobertura da Floresta Amazônica encobre um relevo diferenciado, no qual predominam as depressões, ficando a planície restrita aos terrenos próximos aos rios.

e)    incorreto, pois o termo Planície Amazônica refere-se ao grande domínio ecológico, ou seja, refere-se às características hidrográficas da região, onde predominam os rios com muitos meandros.

 

Gab: D

 

Questão 97)

 

Observe a figura.

 

Fonte: SILVEIRA, Ieda. A Geografia da Gente. São Paulo: Ática, 2003.

 

Considerando a figura, assinale a alternativa INCORRETA.

 

a)    O rio Paraíba do Sul tem drenagem encaixada entre as serras do Mar, da Mantiqueira e dos Órgãos.

b)    O rio Ribeira do Iguape apresenta perfil longitudinal, no sentido oeste/leste.

c)    A massa de ar úmido refere-se à Massa Tropical Atlântica.

d)    A presença da mata Atlântica é responsável pelas chuvas orográficas.

 

Gab: D

 

Questão 98)

 

Observe os mapas.

 

 

Considerando os conhecimentos sobre a distribuição do relevo brasileiro, pode-se afirmar que as áreas representadas nos mapas A e B correspondem, respectivamente, a

 

a)    Planaltos e Chapadas da Bacia do Amazonas.

b)    Planície Amazônica e Planície Litorânea.

c)    Bacias Sedimentares e Serra do Espinhaço.

d)   Planaltos Amazônicos e Tabuleiros Costeiros.

e)    Depressão Amazônica e Serra da Mantiqueira.

 

Gab: B

 

Questão 99)

 

Sobre a constituição física do território brasileiro, é correto afirmar que

 

01. o Brasil está, do ponto de vista geológico, assentado sobre parte do escudo das Guianas, sobre os escudos Brasil Centro-sul e Atlântico e sobre extensas coberturas sedimentares.

02. ocupa uma parte estável da plataforma sul-americana, submetida apenas a movimentos orogenéticos a partir do período Terciário.

04. os escudos cristalinos são terrenos muito antigos, datados predominantemente do período Pré-Cambriano, que apresentam estruturas em dobras e falhas.

08. a maior parte das estruturas geológicas e rochas que sustentam o relevo brasileiro são anteriores à configuração atual do continente sul-americano.

16. encontram-se nele três grandes bacias sedimentares, sendo a Bacia do Parnaíba a única  exclusivamente brasileira.

 

Gab: 28

 

Questão 100)

 

“Planaltos em núcleos cristalinos arqueados são planaltos que, embora isolados e distantes uns dos outros, possuem a mesma forma, ligeiramente arredondada”.

 

Entre esses planaltos, encontram-se os

 

a)    de Borborema e Sul-Rio-Grandense.

b)    planaltos e chapadas das bacias do Parnaíba e Paraná.

c)    planaltos residuais Norte-Amazônicos e Sul-Amazônicos.

d)    planaltos e serras do Atlântico Leste-Sudeste e Goiás-Minas.

e)    planaltos e Chapadas dos Parecis e do Alto-Paraguai.

 

Gab: A

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis