Questão 111)
O relevo brasileiro, segundo a classificação de Jurandir Ross (1989), apresenta 28 unidades geomorfológicas, mostradas na ilustração a seguir.
Unidades geomorfológicas do relevo brasileiro
ROSS, Jurandyr L. Saches. Geografia do Brasil. São Paulo:
EDUSP, 1995. p. 53. [Adaptado]
Na ilustração, as áreas 2, 3 e 7 correspondem, respectivamente, a
a) Depressão do Tocantins, Planaltos e Chapadas da Bacia do Paraná, Planícies e Tabuleiros Litorâneos.
b) Depressão Sertaneja, Planaltos e Chapadas dos Parecis, Planaltos, Serras do Atlântico-Leste-Sudeste.
c) Planaltos e Chapadas da Bacia do Parnaíba, Planalto Sul-rio-grandense, Depressão Periférica da Borda Leste da Bacia do Paraná.
d) Planaltos e Chapadas da Bacia do Parnaíba, Planaltos e Chapadas da Bacia do Paraná, Planaltos e Serras do Atlântico-Leste-Sudeste.
Gab: D
Questão 112)
No decorrer do século XX, a cartografia apresentou um surpreendente avanço técnico e científico. As fotografias aéreas, as imagens de radar e de satélite permitiram melhor levantamento de diferentes usos dos solos, eficácia na localização de recursos naturais, monitoramento de queimadas florestais, o acompanhamento da dinâmica das massas de ar etc. Os estudos a partir de imagens de radar, realizados entre as décadas de 1970 e 1980 no Projeto Radam Brasil, por exemplo, trouxeram conhecimentos sobre
a) o subsolo brasileiro que resultaram na descoberta das maiores jazidas mundiais de ferro.
b) o território nacional e a identificação de nações indígenas que se encontravam isoladas.
c) a rede hidrográfica brasileira com a descoberta da verdadeira nascente do rio Amazonas.
d) o relevo brasileiro que deram origem a sua mais nova classificação.
e) a nossa plataforma continental que culminaram com a atual descoberta de petróleo na camada pré-sal.
Gab: D
Questão 113)
Considere a figura e seus conhecimentos para responder.
a) Anote, na folha de respostas, os números de 1 a 5 correspondentes a cada unidade de relevo ou de estrutura geológica.
b) Compare as áreas A e B quanto às atividades agrárias espacialmente predominantes, relacionando essas atividades a características do relevo.
Gab:
a) No perfil topográfico do Estado de São Paulo, temos:
1 – Planalto Ocidental
2 – Depressão Periférica
3 – Bacia Sedimentar de São Paulo
4 – Escarpa da Serra do Mar
5 – Planície Flúvio-Marinha
b) Na região identificada com A, o Planalto Ocidental Paulista, a suave declividade e topografia plana dos planaltos de arenito-basalto facilitaram a implantação de culturas de grande escala, que ocupam vastas extensões que variam, desde cultivos perenes como a laranja, o café, até culturas temporárias como a cana. Na área B, o Planalto Oriental Paulista, constituído de terrenos cristalinos movimentados, com consideráveis inclinações, limita a lavoura à proximidade de vales de rios, ou a poucas áreas planas, induzindo principalmente aos cultivos temporários como o plantio de hortifrutigrangeiros e criação do gado leiteiro.
Questão 114)
Observe a figura abaixo e responda às questões:
Adaptado de Aziz Ab’Saber, 1956. “A terra Paulista”,
Boletim paulista de Geografia, São Paulo, 23: 5–38.
a) No perfil geológico-geomorfológico do Estado de São Paulo aparece representado o relevo de cuestas. O que é um relevo de cuestas e quais as suas principais características?
b) O Rio Tietê tem suas nascentes no município de Salesópolis, no reverso da Serra do Mar, a aproximadamente 50 km do litoral, e tem a sua foz no rio Paraná. Quando adentra a Bacia Sedimentar do Paraná, o Rio Tietê corre concordante ao mergulho das rochas desta bacia. Por que, apesar de nascer próximo ao litoral, o Rio Tietê é afluente do Rio Paraná? Como são denominados os rios que têm o mesmo comportamento que o Rio Tietê no trecho da Bacia Sedimentar do Paraná?
Gab:
a) Forma de relevo escarpado que divide uma depressão de um planalto em áreas de rochas sedimentares. É uma forma de relevo assimétrico, com um front escarpado e reverso suave, resultado de erosão diferencial. Ocorre em áreas de bacias sedimentares, sendo comum a existência de morros testemunhos.
b) Isso ocorre porque as cotas altimétricas a oeste são menores se comparadas com as das cristas da Serra do Mar, o que condiciona o fluxo do rio em direção ao interior do Estado. Trata-se de um rio cataclinal ou consequente, ou seja, que corre segundo o mergulho das camadas geológicas.
Questão 115)
Sobre as características geológicas, geomorfológicas e pedológicas da Amazônia e suas influências nas demais características físicas da Região, é correto afirmar que:
a) as cuestas e as chapadas são as feições geomorfológicas predominantes na Região.
b) os terrenos sedimentares de idades geológicas diferentes são predominantes na Amazônia.
c) a elevada profundidade dos solos permite a existência de uma vegetação regional densa e homogênea.
d) a atividade vulcânica ocorrida no Terciário favoreceu o desenvolvimento de solos basálticos de elevada fertilidade.
e) a Região, que se situa entre as placas Nazca e Sul-americana, é limitada, a leste e a oeste, pelas elevadas cadeias de montanhas de origem cenozóica.
Gab: B
Questão 116)
Considere o desenho de um perfil topográfico e no mapa do Brasil.
É provável que o perfil topográfico seja a representação do território por onde passa a linha identificada pelo número
a) 1
b) 2
c) 3
d) 4
e) 5
Gab: E
Questão 117)
A partir das informações do Projeto Radam Brasil, em 1996, o IBGE publicou uma classificação do relevo brasileiro com base em processos morfoesculturais, isto é, interação e correlação entre a morfologia e os aspectos geológicos. Sobre o assunto, assinale a alternativa INCORRETA.
a) O critério de classificação do relevo terrestre deve considerar a estrutura pedológica (fator estrutural) e a geometria ou modelado (fator escultural ou morfológico).
b) O primeiro nível de classificação do relevo permite mapear os planaltos, as planícies e as depressões.
c) O conhecimento pormenorizado do relevo brasileiro é fundamental para o planejamento de políticas de ocupação agrícola, de proteção ambiental, de exploração dos recursos naturais e da colonização.
d) O relevo brasileiro apresenta grande variedade morfológica, tais como serras, planaltos, chapadas, depressões, planícies e outras, resultado da ação, principalmente, dos agentes exógenos.
e) As chapadas e os chapadões são feições geomorfológicas remanescentes de antigas superfícies, cujos terrenos ao redor foram desgastados pelos processos erosivos, denominadas de mesas.
Gab: A
Questão 118)
Observe o mapa.
(Ross, 2000. Adaptado.)
Assinale a alternativa que contém as formas de relevo predominantes em cada porção do território brasileiro indicada, de acordo com a classificação de Ross.
a) Faixa litorânea: depressões.
b) Amazônia Legal: planícies.
c) Fronteira com o Mercosul: planaltos.
d) Região Sul: planícies.
e) Pantanal: planaltos.
Gab: C
Questão 119)
Sobre o relevo do Acre, é correto afirmar que sua formação é predominantemente composta de rochas do tipo:
a) Sedimentares
b) Metamórficas
c) Ígneas
d) Basálticas
e) Platônica
Gab: A
Questão 120)
A Bahia possui uma geologia bastante diversificada. Em seu território, afloram rochas formadas ao longo de praticamente toda a escala de tempo geológico.
Sobre a geologia da Bahia, identifique as afirmativas verdadeiras.
I. As rochas do complexo cristalino não são metamorfisadas e deformadas, e são predominantes no oeste da Bahia.
II. A área situada entre as cidades de Brumado e de Vitória da Conquista, na mesorregião Centro Sul-Baiano, possui rochas das mais antigas da América do Sul.
III. As rochas sedimentares, com arenitos, siltitos e argilitos, ocorrem na porção central do Estado, nos municípios que compõem a Chapada Diamantina e que foram formados pelos rios, ventos e até geleiras, que existiam na região.
IV. A Bahia é o estado brasileiro que possui as maiores reservas de minerais não metálicos, todavia em relação aos minerais metálicos, suas potencialidades são inexpressivas.
A alternativa que indica todas as afirmativas verdadeiras é a
01. I e II
02. I e III
03. II e III
04. II e IV
05. III e IV
Gab: 03
Nenhum comentário:
Postar um comentário