Questão 61)
Na atual classificação do relevo brasileiro, elaborada pelo geógrafo Jurandyr Ross (1996), destacam-se três unidades principais: planalto, planície e depressão. Nessa classificação, utilizou-se como critério a atuação de processos morfogenéticos (associados à ocorrência de bacias sedimentares, intrusões e coberturas residuais de plataforma, cinturões orogênicos, núcleos cristalinos, planícies e depressões) e processos morfodinâmicos (erosão e sedimentação).
Com base nos conhecimentos sobre a classificação de Jurandyr Ross, a relação entre as unidades de relevo, processos morfogenéticos e morfodinâmicos pode ser exemplificada respectivamente por:
Gab: B
Questão 62)
Leia o fragmento apresentado a seguir.
Os traços em relevo da mãe Terra são feitos por muitos escultores ao mesmo tempo. Há alguns escondidos debaixo da crosta terrestre, são justamente esses que nunca aparecem que constroem as grandes montanhas e também as maiores depressões: as vezes cospem fogo como vulcões, ou dançam como no baile das placas tectônicas. Há outros que são mais superficiais como o vento, o mar, os rios, todos fazendo parte do mesmo movimento: traz, leva, deposita, torna a retirar, mexe pra cá e depois pra lá, e assim vão pintando o sete nas telas da natureza. […] A natureza […] constrói coisas assim como as chapadas, os pães de açúcar, baías [...] e vez por outra dá na cabeça de fazer arranha-céus, tais como, as cadeias montanhosas.
FERNANDES,
Manoel. Aula de geografia e algumas crônicas.
Campina Grande: Bagagem, 2003. p. 52. [Adaptado].
O fragmento faz referência às formas e processos de formação do relevo. Com base em sua leitura e nos seus conhecimentos sobre o relevo,
a) identifique duas das formas de relevo mencionadas no texto e dê exemplos dos nomes das feições encontradas no território nacional ou internacional e os locais onde elas ocorrem.
b) identifique e explique os dois conjuntos de processos de formação do relevo, mencionados no texto, considerando a origem dos processos.
Gab:
a) O candidato deverá identificar e apresentar a localização de uma das quatro formas do relevo terrestre (chapadas, baías, pães de açúcar, cadeias montanhosas):
– Exemplos:
• Chapada dos Veadeiros: localizada na porção norte do estado de Goiás;
• Chapada Diamantina: localizada na porção central do estado da Bahia;
• Chapada dos Guimarães: localizada na porção central dos estados do Mato Grosso do Sul e do Mato Grosso;
• Baía de Guanabara: localizada na cidade e estado do Rio de Janeiro; Baía de Todos os Santos: localizada na cidade de Salvador e no estado da Bahia;
• Baía de Paranaguá: localizada na cidade de Paranaguá e no estado do Paraná;
• Complexo Pão de Açúcar: composto por morro da Babilônia, morro da Urca e morro do Pão de Açúcar, localizado na cidade e no estado do Rio de Janeiro.
• Corcovado, localizado na cidade e no estado do Rio de Janeiro;
• Pedra Branca: localizada no córrego do Pão de Açúcar, em Abre Campo, no estado de Minas Gerais;
• Morro do Cavalete: localizada na cidade de Pão de Açúcar, no estado de Alagoas;
• Montanhas Rochosas: ao longo da costa ocidental da América do Norte, abrangendo os países do Canadá e dos Estados Unidos, até a fronteira do México;
• Cordilheira dos Andes: ao longo da costa ocidental da América do Sul, abrangendo desde a Venezuela até a Patagônia e os países andinos (Chile, Argentina, Peru, Bolívia, Equador e Colômbia), porção litorânea do Oceano Pacífico a oeste, entre os países do Chile e da Colômbia, na América do Sul;
• Cordilheira do Himalaia: planície indo-gangético, ao sul e no planalto tibetano, ao norte. Abrange cinco países: Índia, China, Butão, Nepal e Paquistão, no continente asiático.
b) O candidato deverá identificar e explicar dois processos, segundo a origem, de formação do relevo:
– Processos endógenos: comanda a formação das feições do relevo por meio do condicionamento estrututural; ocorrem por meio da energia do interior da litosfera, com os movimentos das correntes de convecção e placas tectônicas e devido ao desgaste erosivo que é representado pelos diferentes tipos de rochas e arranjos estruturais na superfície terrestre.
– Processos exógenos: comanda a formação das feições do relevo por meio do condicionamento escultural; ocorrem por meio da energia do calor solar, que atua por meio dos agentes atmosféricos, como a ação físico e química na rocha, a erosão, o transporte e a deposição de sedimentos.
Questão 63)
Embora possa provocar grandes catástrofes naturais, como as ocorridas no estado do Rio de Janeiro, principalmente em Nova Friburgo, no início do ano de 2011, os deslizamentos são fenômenos naturais que fazem parte da dinâmica externa da crosta terrestre. Nesse caso específico, a geomorfologia da área e o clima local foram lembrados como os principais responsáveis pelo fenômeno.
- Cite um fator climático e um elemento do clima e explique como eles influenciam a ocorrência dos referidos deslizamentos.
Gab:
Poderá citar, como elemento climático, a precipitação pluviométrica abundante na ocasião de ocorrência do fenômeno como sendo um dos fatores de grande influência. Como fator do clima, poderá citar o relevo acidentado que, com declividade superior a 25%, contribuiu diretamente. Poderá ainda citar a estrutura geológica também como um elemento a mais, em que as rochas abaixo da camada dos solos serviram como barreira impermeabilizadora, forçando o escoamento das águas. A junção de todos esses elementos resultou na ocorrência dos referidos deslizamentos.
Questão 64)
O território brasileiro é formado, basicamente, por duas unidades geológicas: os escudos cristalinos e as bacias sedimentares, cuja ação dos agentes modeladores deu origem a três formas básicas de relevo denominados de planaltos, planícies e depressões.
Sobre a estrutura geológica e modelado brasileiro, assinale a alternativa correta.
a) As planícies, ao contrário dos planaltos, são áreas onde predominam os processos de sedimentação sobre a erosão, sendo o acúmulo de sedimentos realizado pela ação da água dos rios, mares ou lagos. São exemplos no Brasil a Planície do Rio Amazonas e as Planícies e Tabuleiros Litorâneos.
b) Os planaltos são áreas onde predominam os processos de erosão sobre a deposição de sedimentos, podendo ser classificados em planaltos cristalino e sedimentar como os Planaltos Residuais Norte Amazônico e os Planaltos e Chapadas da Bacia do Paraná.
c) Nas depressões caracterizadas por serem áreas baixas, circundadas por regiões de relevo mais elevado, onde predomina o processo de sedimentação, como nas planícies, causado pelo desgaste do relevo no entorno.
d) O relevo brasileiro, na classificação de Jurandir Ross, é constituído, predominantemente, por planaltos e depressões, estando as planícies restritas a vales de importantes rios e à extensa faixa costeira.
Gab: C
Questão 65)
No Nordeste, essas formações alongam-se do Maranhão ao Sul da Bahia. Elas resultam de depósitos recentes da era Cenozoica (período Quaternário) e alternam-se com formações mais elevadas, originárias de sedimentos da mesma era geológica, embora mais antigos (período terciário). Nessa área sedimentar, estão contidas grandes reservas de petróleo nos Estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Rio Grande do Norte, Ceará e Maranhão.
(MOREIRA, 1998, p. 214).
A alternativa que melhor expressa as formas de relevo descritas no texto é a
a) Planaltos e Serras do Leste-Sudeste.
b) Planícies e Tabuleiros Litorâneos.
c) Planaltos e Chapadas da Bacia do Parnaíba.
d) Chapada Diamantina e Depressão do Tocantins.
e) Planalto da Borborema e Chapada Diamantina.
Gab: B
Questão 66)
Compreende uma extensa área rebaixada e predominantemente aplanada, constituindo superfície de erosão que secciona uma grande diversidade de litologias e arranjos estruturais. Essa superfície apresenta inúmeros trechos com ocorrência de relevos residuais, quase sempre associados às litologias do cristalino. Entretanto, existem alguns relevos residuais de maior extensão esculpidos em sedimentos do Cretáceo.
(ROSS, 2000 p. 55, 63).
Com base no perfil, no texto e nos conhecimentos das formas do relevo brasileiro, pode-se afirmar que a depressão apresentada é a
a) periférica central.
b) sertaneja.
c) da borda leste da bacia do Paraná.
d) do Tocantins.
e) do rio Araguaia.
Gab: B
Questão 67)
A superfície do Paraná é dividida em cinco regiões naturais, levando-se em conta os aspectos morfoestruturais. São elas: Litoral, Serra do Mar, Primeiro Planalto, Segundo Planalto e Terceiro Planalto. Sobre essa compartimentação, assinale o que for correto.
01. A Serra do Mar é formada por rochas da Era Azoica, portanto, muito antigas, onde aparecem em grande quantidade os granitos e gnaisses. É nesse compartimento que estão localizadas as maiores altitudes do Estado.
02. O Litoral é a região de menor altitude do Estado. Ele é recortado por duas baías: a baía de Paranaguá, onde está situada a Ilha do Mel, e a baía de Guaratuba, onde se encontra um dos mais antigos balneários paranaenses.
04. O Primeiro Planalto paranaense, também conhecido como Planalto de Curitiba, é limitado a leste pela Serra do Mar e, a oeste, pela serra Devoniana. Ao norte desse planalto, encontra-se a zona montanhosa do Açungui com relevo movimentado provocado pela ação do rio Ribeira e seus tributários.
08. O Segundo Planalto Paranaense tem seus limites definidos a leste pela Escarpa Devoniana e a oeste pela serra Geral. Na primeira, são encontradas várias serras como denominações locais, tais como: serra São Luiz, serra das Furnas, serra Purunã, serra São Joaquim, entre outras.
16. O Terceiro Planalto Paranaense, também conhecido como Planalto de Ponta Grossa, é o menor dos compartimentos. As rochas mais comuns encontradas nesse planalto são os Arenitos de Vila Velha e Furnas, distribuídos nos grupos Passa Dois e Itararé.
Gab: 15
Questão 68)
A questão está relacionada à forma de relevo e ao mapa do estado de São Paulo.
(Dirce M.A.Suertegaray. Terra: feições ilustradas, 2003)
A forma de relevo é encontrada no estado de São Paulo, na área indicada no mapa, pela letra
a) A.
b) B.
c) C.
d) D.
e) E.
Gab: E
Questão 69)
Observe a imagem a seguir:
(Disponível em: <http://tiny.cc/cerrado862>. Acesso em: 5 jul. 2009.)
A imagem apresenta vegetação típica do cerrado brasileiro e, ao fundo, uma das formações características de seu relevo. Com base nessa informação, assinale a alternativa correta.
a) O domínio do cerrado corresponde em geral ao clima semiárido e à vegetação assemelhada à do deserto africano, e sua ocorrência corresponde ao planalto meridional com seus típicos “mares de morros”.
b) No domínio do cerrado geralmente predominam estações úmidas prolongadas (5 a 7 meses) e vegetação assemelhada à das estepes africanas, e sua ocorrência corresponde ao planalto das guianas com suas típicas “cuestas”.
c) No domínio do cerrado geralmente predomina o clima semiúmido com presença de vegetação semelhante à da savana africana, e sua ocorrência corresponde ao planalto central com suas típicas “chapadas” “chapadões”.
d) O domínio do cerrado em geral é associado com irregularidades de massas de ar, com predomínio da vegetação semelhante à dos cocais africanos, e sua ocorrência corresponde ao planalto brasileiro com seus típicos “tabuleiros”.
e) O domínio do cerrado corresponde em geral à região de convergência dos alísios, com vegetação rasteira assemelhada à das pradarias africanas, e sua ocorrência corresponde ao planalto atlântico com suas típicas “coxilhas”.
Gab: C
Questão 70)
A figura mostra uma das mais belas e divulgadas paisagens do Estado da Paraíba, o Cabo Branco, de grande importância geográfica por estar no ponto extremo oriental do Brasil. Sobre este lugar, assinale com V ou com F, conforme as proposições sejam respectivamente Verdadeiras ou Falsas.
( ) O Cabo Branco é uma falésia viva que ainda sofre o solapamento da base, pela abrasão marinha, que causa desmoronamentos sucessivos.
( ) A Barreira do Cabo Branco é parte do baixo planalto sedimentar, que no Nordeste recebe a designação de Tabuleiro. No local, a Planície Costeira corresponde a estreita faixa de terra no sopé da barreira, que fica submersa durante a maré alta.
( ) Os resquícios da vegetação de mangue que anteriormente cobria toda essa faixa de terra ainda podem ser encontrados no Cabo Branco, apesar da ocupação humana que ocorre no local.
( ) O Cabo Branco é uma faixa de areia que se depositou paralelamente ao litoral, graças ao dinamismo destrutivo e construtivo do mar, é portanto a mais extensa restinga do litoral paraibano.
A sequência correta das assertivas é:
a) V F V F
b) V V V F
c) F V V V
d) F F V V
e) V V F F
Gab: E
Nenhum comentário:
Postar um comentário